v

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Fortaleza - Luizianne pedirá reintegração de posse de sede da AMC ocupada por grevistas


A prefeita Luizianne Lins (PT) anunciou, nesta noite de segunda-feira, que vai pedir a reintegração de posse do prédio-sede da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) ocupada  por agentes de trânsito grevistas no começo da manhã. A Procuradoria Geral do Município pedirá ainda a ilegalidade e a abusividade da greve, adiantou Luizianne, quando de entrevista após solenidade em que O POVO inaugurou o Espaço Cultural O POVO Vida & Arte.


De acordo com a prefeita Luizianne Lins, os servidores usaram de violência para invadir a unidade, agredindo com spray de pimenta os funcionários que não aderiram às paralisações. Segundo ela, as imagens gravadas pelo circuito interno de TV do prédio serão avaliadas para que os responsáveis pelo ato sejam identificados e punidos.

Durante a ocupação, os servidores teriam ameaçado quebrar as portas do órgão e chegaram a cortar a energia do prédio por cerca de 30 minutos. Veículos de funcionários teriam sido danificados, com as válvulas dos pneus cortados. “Não é justificável que os agentes de trânsito que recebem o melhor salário do País ajam dessa maneira”, criticou a prefeita.

O presidente da AMC, Fernando Bezerra, classificou a ocupação do prédio do órgão como um “ato de vandalismo” praticado pelos funcionários da AMC. De acordo com ele, cerca de 150 servidores invadiram a unidade e expulsaram os servidores que estavam no local.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Blog Eliomar de Lima

CÂMARA FEDERAL - Lula pressiona acordo entre Tatto e Guimarães para emplacar o candidato paulista


O ex-presidente entra em campo e conquista o apoio da bancada: Tatto é o novo líder do PT na Câmara.

A decisão do novo líder do PT na Câmara, marcada para está terça-feira (07), parece ter sido antecipada. Segundo a coluna Radar on-line da Veja, o ex-presidente Lula fez diversos telefonemas, decidiu e a bancada acatou: Tatto será o novo líder do partido na Câmara em 2012. 


Parece mesmo que as decisões do partido, ultimamente, tem sido tomadas pelo telefone. Primeiro a senadora Marta Suplicy (SP) teria telefonado para seus correligionários e informado que não abriria mão da vice-presidência do Senado. Agora Lula entra em campo e emplaca Tatto como líder do partido, também através de ligações. 

Outra coincidência envolve os “boicotados”. O senador José Pimentel e agora o deputado federal José Guimarães, ambos cearenses, foram colocados de escanteio para atender aos desejos do PT paulista. 

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal Ceará Agora

Quixadá - Incêndio destrói borracharia em Quixadá



Na noite desta segunda-feira, dia 06, uma borracharia ficou totalmente destruída, por um incêndio, no centro da cidade de Quixadá.

O borracheiro Valdeci Pereira da silva, 35 anos, perdeu todos os bens, como material de trabalho e móveis residencial, pois alem de trabalhar também residia no ponto, que foi tomado pelo fogo. Felizmente ele e sua esposa não se encontravam no local.

A equipe do corpo de bombeiros de Quixeramobim, esteve no local, e ajudou a apagar o fogo, que já tinha sido controlado por moradores próximos a oficina e borracharia o Valdeci.


Dentre os bens perdidos estavam roupas, compressores, maquinas de remendos, ferramentas, e o que mais levou as lagrimas a caírem do rosto do Valdeci Pereira, é um sonho que vinha conquistando a cada novo dia, praticante de ciclismo, guardava inúmeros troféus e também sua bicicleta avaliada em 7 mil reais.

Várias pessoas que estavam no local, se prontificaram de colher ajuda numa campanha de solidariedade para ajudar, e assim fazer com que Valdeci Pereira possa retomar sua vida a normalidade e esqueçar a noite desta segunda-feira.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Monólitos Post

Ataque a carro-forte - Bandidos morrem durante tiroteio

A quadrilha tentou atacar um carro-forte e trocou tiros com os vigilantes. Na fuga, foi cercada pelo Raio
Terminou em tiroteio, morte e prisão a primeira tentativa de assalto a um carro-forte, neste ano, no Ceará. O fato aconteceu no começo da noite passada, quando uma quadrilha composta por, pelo menos, quatro homens, tentou roubar os malotes que eram recolhidos por vigilantes da empresa de segurança privada Corpvs em uma filial da rede de farmácias Pague Menos, na esquina da Avenida Augusto dos Anjos com Rua Aluísio de Azevedo, no Bairro João XXIII.


Os criminosos estavam armados com pistolas e chegaram a render o segurança da farmácia, de quem roubaram um revólver de calibre 38. Na sequência, trocaram tiros com os vigilantes do carro-forte que chegava para recolher o dinheiro.

Raio

Ao perceber que o plano de ataque ao blindado fora frustrado, diante da reação dos vigilantes, os bandidos fugiram do local em um carro roubado, o Voyage preto, placas OCH-6897 (CE). O carro pertence a um médico do ´Frotinha´ de Parangaba e havia sido roubado, na noite de domingo, durante um assalto na porta da casa da vítima, na Rua Doutor Suliano, no mesmo bairro.

Na fuga, os criminosos se depararam com uma patrulha do grupo Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio). Começou, então uma perseguição seguida de tiroteio. A equipe Raio-15, sob o comando do cabo PM S. Oliveira, entrou em confronto com os ladrões no cruzamento da Avenida Lineu Machado com a Rua Mozart Firmeza. No embate, dois assaltantes morreram e outros dois foram presos depois de baleados.

Apenas um dos mortos foi identificado, Benedito Juvenal Barbosa, 41. Foram presos Francisco Ivando Morais Alencar e José Fábio Souza Menezes. A Polícia apreendeu três pistolas.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Diário do Nordeste

Polícia - 2 mulheres mortas num intervalo de 40 minutos


Duas mulheres foram mortas, no último fim de semana, na Região do Cariri, num intervalo de 40 minutos. Cosma Campos Sales, 41,estava na calçada da casa de uma vizinha, em Juazeiro do Norte (493Km de Fortaleza), quando dois homens, em uma motocicleta modelo Honda Fan, de cor preta, chegaram, dispararam contra ela e fugiram.

Cosma morreu no local. A Polícia já identificou o nome dos acusados, que segundo informações de populares, teriam envolvimento com tráfico de drogas. Ambos seriam moradores do Conjunto Prourb, no bairro Triângulo, em Juazeiro.

No Crato (504Km de Fortaleza), menos de uma hora depois, a gerente de um posto de combustível foi assassinada. Maria Moreira Menezes, 40, foi encontrada morta em um matagal, próximo à Estrada do Barro Branco. O corpo apresentava vários disparos de revólver.

O automóvel de Maria, um Fiat Uno de cor preta, de placas KIZ-1269, foi encontrado próximo ao local onde o corpo da gerente foi localizado. Segundo informações de policiais que atenderam a ocorrência, o crime teve características de pistolagem. Os indícios apontam que a morte de Maria pode ter sido ´encomendada.´

Com a morte de Cosma e Maria já são 21 mulheres assassinadas somente neste ano no Ceará.

Outro Caso

A Polícia não tem ainda pistas para esclarecer a morte do morador de rua Francisco Rafael da Silva, 27. Ele foi executado, a tiro, no começo da noite de domingo em plena Praça Castro Carreira (da Estação), no Centro de Fortaleza. A Polícia suspeita de um crime ligado ao tráfico de drogas na Favela Oitão Preto, nas proximidades da praça.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Diário do Nordeste

Alianças - DEM discute sua posição nacional

Na manhã de ontem, o Democratas (DEM) reuniu representantes do partido nos diversos estados brasileiros em encontro na cidade de São Paulo para apresentar os pré-candidatos do partido que concorrerão nas próximas eleições municipais. No Ceará, apesar de já falar nos nomes de Rosário Ximenes para a prefeitura de Canindé, o de Jaime Júnior para Icó, e o de Regina Azevedo para o Trairi, o partido declara que ainda aguarda o retorno do ex-deputado Moroni Torgan para decidir sobre sua candidatura na Capital.


De acordo com o deputado estadual Idemar Citó (DEM), que representava o Diretório Regional cearense do partido no evento, Moroni está em missão religiosa em Portugal, e ainda espera resposta da igreja para poder retornar à Fortaleza. Citó declara que a posição de Moroni deverá estar definida até o dia 15 de fevereiro. "Só depois disso iremos falar sobre candidatura do partido na Capital", declara.

Prazo
Segundo o presidente estadual do partido, Chiquinho Feitosa, Moroni deve permanecer em Portugal até o final de maio, quando sua missão de três anos com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (popularmente conhecida como Igreja Mórmon) chega ao fim. Caso não receba autorização para voltar a Fortaleza até o dia 15 de fevereiro, ele deverá retornar para a Capital apenas em junho, mês limite para a oficialização das candidaturas segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O evento de ontem, que contou com a participação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e do ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (DEM), promoveu, de olho nas eleições municipais deste ano, seminários de formação para os pré-candidatos do partido.

Apesar de voltado para as eleições, o encontro não definiu ainda como serão realizadas as coligações partidárias da agremiação para o próximo pleito municipal, segundo Idemar Citó. "É prematuro falar em coligação, mas descartamos veementemente a possibilidade de o DEM promover fusões com outros partidos, como vem sendo veiculado", assevera.

A questão das coligações do DEM cearense é especialmente complicada pois, ao contrário da orientação da Executiva Nacional do partido, os membros da legenda no Estado tem agido, tanto no Interior como na Capital, como parte da base aliada do governador Cid Gomes e da prefeita Luizianne Lins.

Tanto na Assembleia, com Idemar Citó, quanto na Câmara Municipal, com os vereadores Mairton Félix e Machadinho Neto, o posicionamento do partido tem se mantido ao lado dos parlamentares de situação, ligados aos interesses do Executivo em âmbito estadual e municipal.

Esta indefinição de posições do DEM cearense, uma vez que à nível nacional o partido é um dos maiores opositores do Governo Federal, torna frágil a coligação do DEM com partidos destacadamente de oposição no Estado, como o PSDB, até bem pouco tempo o seu principal parceiro em todas as disputas, inclusive na última eleição, em 2010, quando o presidente estadual da sigla, Chiquinho Feitosa, estava como primeiro suplente na chama do senador Tasso Jereissati.

Alguns filiados ao DEM acreditam que só após definido todo o quadro sucessório municipal o partido vai se posicionar em Fortaleza, embora no Interior, os entendimentos sobre candidatos já estejam em estágio bem avançado.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Diário do Nordeste

Perda de mandato - Troca de partido gera 199 processos no TRE

O deputado federal Manoel Salviano foi o primeiro a ser absolvido pela troca de partido. Ele hoje é filiado ao PSD
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cearense está com 199 processos referentes à troca de filiação partidária em tramitação. A maioria dos casos trata da perda de mandato eletivo, embora existam alguns casos, de pedidos de justa causa para justificar a troca de legenda. Neste caso o pedido de declaração de justa causa é apresentado por quem trocou de partido.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já julgou alguns, inclusive um em que o PSDB nacional pedia o mandato de deputado federal Manoel Salviano que hoje está filiado ao PSD. A decisão, nesse caso foi monocrática, pelo fato de o advogado do PSDB ter cometido falha na petição.


No Ceará, os processos envolvem deputados estaduais suplentes no exercício do mandato, prefeitos, vereadores e suplentes interessados em assumir, bem como partidos políticos e o Ministério Público Eleitoral. Há casos de dois processos envolvendo a mesma pessoa.

Nessa situação se encontra o ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, João Salmito Filho, que deixou o Partido dos Trabalhadores (PT) para se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Contra ele existem dois pedidos de parda de mandato eletivo, sendo um deles interposto pelo Ministério Público Eleitoral e outro por Deodato José Ramalho Júnior, primeiro suplente de vereador na legenda do PT.

Contestação
No caso do processo contra o mandato do vereador Salmito, o PT fez uma contestação da contestação apresentada pelo vereador, para alegar que o vereador havia feito declarações, anteriormente, dizendo que não tinha mágoa da agremiação que havia deixado e na sua contestação disse ter sido perseguido.

A maior quantidade de ações foi interposta pela Procuradoria Regional Eleitoral que chegou a ajuizar 138 ações nesse sentido. Os partidos políticos ingressaram com 20 ações e o restante ficou a cargo de pessoas interessadas na cassação do mandato, como é o caso de suplentes que agiram com interesse em assumir o cargo, no caso de declarada a perda do mandato por infidelidade partidária. Neste rol também estão os processos em que a ação foi promovida pelo próprio político que trocou de partido.

Entre os partidos políticos a legenda que interpôs maior número de ações foi o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) que, na relação de processos fornecida pelo Tribunal Regional Eleitoral constam nove ações. Dentre outras lideranças o PSDB requereu a perda dos mandatos dos deputados Osmar Baquit, Cirilo Pimenta, José Teodoro Soares, Moésio Loiola e Jesuíno Rodrigues de Sampaio Neto (Nenem Coelho).

Os tucanos só não pediram o mandato do deputado Rogério Aguiar, que como os demais, também trocou o partido pelo PSD, na mesma época em que os deputados fizeram. Além do PSDB também requereram a perda do mandato para quem se elegeu e deixou o partido as seguintes legendas: DEM, PP, PPS, PR, PSB, PDT, PT e PRB. O PT ainda pediu o mandato do prefeito de Quixadá, que hoje está filiado ao PSB e por ele quer ser candidato à reeleição, disputando com o seu antigo padrinho político, o ex-prefeito Ilário Marques.

Prazo
A maioria das ações em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral foram interpostas nos meses de novembro e dezembro de 2011. Isso ocorreu porque a maior parte dos casos de troca de partido ocorreram no fim de setembro e início de outubro, por causa do prazo para filiação partidária, um ano antes do pleito municipal.

Os partidos políticos teriam um mês para ajuizar a ação apropriada e somente depois de terminado o prazo para o partido é que começa a correr o prazo o Ministério Público Eleitoral e os interessados também agirem.

Durante o período de recesso da Justiça Eleitoral os prazos foram suspensos, mas como esses processos devem ter uma tramitação mais rápida que os demais, a expectativa é de que sejam julgados o quanto antes, até porque muitas das ações em tramitação envolvem pretensos candidatos ao próximo pleito, no caso a prefeitos e vereadores.

Todos os casos já foram contestados pelos que mudaram de partido. Alguns processos, segundo informações de partes, já estão em condições de serem levados a julgamento, nas próximas sessões do Tribunal Regional Eleitoral.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Diário do Nordeste