v

quarta-feira, 18 de abril de 2012

REGIÃO METROPOLITANA - Protesto bloqueia tráfego na BR-116 pela 23ª vez



Clique para Ampliar
O protesto aconteceu pela manhã e no começo da tarde, com intervalos
 
Militantes do MST se uniram a moradores do Eusébio e voltaram a impedir o tráfego ontem na rodovia federal

Eusébio. Pela 23ª vez, os quilômetros 19 e 20 da BR-116 voltaram a ser bloqueados ontem. O ato vem se repetindo ao longo de 12 anos, com a explicação de que tem sido a única alternativa para apressar a construção de uma passarela e assim evitar os atropelamentos que ocorrem naquela área.

A manifestação ocorrida ontem teve ainda a motivação da determinação do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) em demolir duas colunas de concreto, que foram erguidas para a instalação da passarela.

O ato começou por volta das 8 horas, tendo à frente moradores de Eusébio e de Itaitinga, cidades que fazem limites no trecho e estão mais perto dos manifestantes do Movimento dos Sem Terra (MST), que se encontram acampados no entorno do Palácio do Abolição, em Fortaleza.

O líder comunitário Roque Chaves, da Associação dos Moradores do Jabuti, distrito do Eusébio, disse que a iniciativa visava a demonstrar que "o povo ainda não havia esgotado suas forças e ainda acredita na mobilização como forma de pressionar o governo Federal para a construção do equipamento".

"Não conseguimos entender que esse pleito se arraste há 12 anos e nenhuma ação seja desenvolvida para contemplar nossos pleitos", afirmou Enoque. Ele salientou que, enquanto isso, tem havido ao longo dos 12 anos, mais de 30 óbitos, decorrentes de atropelamento.

Além dos mortos que são vítimas dos veículos que trafegam naquela rodovia, há também toda uma população vitimada, havendo casos comuns de paralíticos e cadeirantes por conta dos acidentes.

Reunião

Com faixas e cartazes, inclusive com fotografias de vítimas em cadeiras de rodas ou já falecidas, os manifestantes foram parando os caminhões e veículos leves logo cedo pela manhã.

Uma extensa fila de veículos com cerca de 1,5 quilômetro foi formada na rodovia, requerendo uma intervenção da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para desviar o tráfego de alguns carros, o que foi feito entre as ruas Antônio Sobreira e Oliveira Paiva, e evitar os confrontos mais radicais, envolvendo aqueles que ousavam furar o bloqueio.

Esse foi o caso de um motoqueiro, que somente em vista da presença dos policiais não foi agredido, quando tentava se mover pela área de concentração dos manifestantes.

À medida que a manhã avançava, policiais rodoviários federais tentavam intermediar uma reunião com diretores do Dnit, como cobravam as lideranças do protesto. Somente por volta das 10 horas houve a primeira proposta: uma reunião com dois representantes da comunidade na sede da PRF.

A sugestão foi rechaçada pelas lideranças, que insistiram em permanecer mais tempo na rodovia. No entanto, ainda pela manhã, houve reunião com um grupo de cinco representantes na sede do Dnit, sendo recebido pelo superintendente adjunto, José Flávio de Lima. Houve a assinatura de um documento firmado por 12 pessoas e mais o compromisso de um encontro num período de 30 dias, já para deliberar sobre o pleito da passarela.

Os presentes foram informados sobre a demolição das colunas já construídas. No entanto, também foi prometido que técnicos voltariam ao local para estudar novas alternativas de uma passarela no trecho reclamado.

Transtornos

Enquanto a reunião acontecia na sede do Dnit, moradores e militantes do MST continuaram a promover bloqueios na BR-116. As ações aconteciam num período de 30 minutos, intercalando as pistas. Num momento, acontecia no sentido interior para a Capital e, em outro, na posição inversa.

Isso aumentava a impaciência dos motoristas, que não conseguiam se desviar pelos atalhos. O caminhoneiro Romualdo Guerra de Araújo, 47 anos, dizia ser contra o protesto. "Acho que isso deveria acontecer em frente a sedes dos governos ", sugeriu.

Pensamento semelhante tinha Humberto de Sousa Rocha, de Tocantins. Ele precisava estar, às 10 horas, em Canindé, enquanto naquele horário ainda ser encontrava no Eusébio.

Mais informações:

Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit)
Km 06 da Br 116 - Cajazeiras - Fortaleza
Telefone: 3295-3810




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

EFEITOS DA SECA - Agricultores ocupam sede de Canindé


Clique para Ampliar
Trabalhadores de diferentes comunidades da zona rural do Município se concentraram na Prefeitura e apresentaram uma pauta de reivindicações contra os efeitos da estiagem nos cultivos de milho e feijão
 
Canindé. Trabalhadores rurais ocuparam, na manhã de ontem, o pátio da Prefeitura deste Município em busca de uma solução contra os prejuízos causados pela seca no Estado. Esperam apoio por parte dos Governos Federal, do Estado e Município.Os trabalhadores reivindicaram ao prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, o decreto do estado de emergência no Município, liberação de 10 mil cestas básicas, pagamento de todas as parcelas do Garantia Safra, ampliação do serviço de carro-pipa e criação de um fundo emergencial para assistência aos agricultores.

Também reivindicam a liberação de recursos para as Secretarias de Agricultura, Infra-Estrutura, como forma de garantir a mão de obra dos trabalhadores, limpeza nas paredes dos açudes, recuperação das estradas, três lonas de 8x100metros e um reservatório de água para o acampamento do Xinuaquê, entre outros pontos. Cláudio Pessoa passou todo o dia de ontem em seu gabinete reunido com as lideranças do movimento e, de imediato, autorizou a liberação de alimentos e água para os trabalhadores acampados.

"Sempre estive do lado dos agricultores. Como gestor, espero atender, dentro de nossas possibilidades, os pedidos dos rurícolas. A luta não é só dos agricultores. A luta é nossa. Irei com vocês para onde for necessário´´, garantiu o prefeito.

Quanto ao decreto de emergência, Cláudio Pessoa anunciou que irá mandar fazer um levantamento para saber a real situação das áreas plantadas no Município. "Em relação ao Garantia Safra, já pagamos a primeira parcela no valor de R$ 21.073,20, no último dia 26 de março´´, frisou. "Vamos pagar dentro do prazo todas as parcelas da adesão´´.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canindé, José Thomé da Cruz Almeida, a perda de milho chega a 90% e o feijão a 70%. "A coisa é pior do que imaginávamos, Não tem nada no campo. Muita gente já encontra dificuldades para encontrar o que comer e beber´´, declarou. Já Josenildo Miguel, do Movimento dos Sem-Terra (MST), disse que todo o cultivo está perdido. "A fome e a sede já imperam no Sertão´´, salientou.

O agricultor Antônio de Sousa, da comunidade de Minador, lembrou que plantou dois hectares de milho e feijão. "O que nasceu, a lagarta comeu e o resto o sol se encarregou de matar". A Defesa Civil do Estado também participou da reunião. Ficou decidido que um relatório será entregue ao prefeito para ser analisado. "Vamos dar nossa parcela de contribuição nesse momento para ajudarmos aos agricultores e as autoridades de Canindé´´, garantiu Sávio Pimentel, coordenador da Defesa Civil no Sertão Central.

Quanto às cestas básicas, a Defesa Civil irá fazer um levantamento de toda a demanda, para ver até onde o órgão pode ajudar a minimizar a situação. A ampliação de carros-pipas também será avaliada pelas autoridades. Para decretar situação de emergência, é necessário atender a todas as exigências da Defesa Civil Nacional. Foram distribuídos no Município 13.600 quilos de feijão, 17.200 quilos de milho e mil quilos de sorgo. Até o fechamento dessa edição, a reunião ainda não havia sido concluída. Foram mais de cinco horas de debate.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Copa do Brasil - O buraco é mais embaixo



Clique para Ampliar
Os gols de Azevedo, artilheiro do time no ano, poderão ser vitais para o Vovô no Paraná
Clique para Ampliar

Para avançar no tempo normal, Ceará precisa quebrar tabu de 30 anos ou empatar acima de três gols

Para aqueles que ainda não mediram o tamanho da dificuldade que o Ceará terá para se passar à 3ª Fase da Copa do Brasil, hoje, às 21h50, contra o Paraná, no Durival de Brito (com transmissão ao vivo da TV Verdes Mares), um dado pode ilustrar bem o desafio: há 30 anos (ou 13 jogos, entre Séries A e B e Copa do Brasil), o Vovô não sabe o que é vencer um time paranaense fora de casa.

O último jogo vencido pelo Ceará - que hoje precisa de uma vitória simples por qualquer placar - por lá foi em 1982, pelo Brasileiro, contra o Atlético/PR, por 3 a 0 (gols de Ramón, Ademir Patrício e João Carlos). De lá para cá, foram seis derrotas e sete empates em território paranaense, enfrentando, além dos tradicionais Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná, os "pequenos" Londrina e o hoje extinto Corinthians/PR.

Mas o Ceará pode também se classificar sem precisar quebrar o tabu. Basta pelo menos repetir um dos placares dos confrontos anteriores contra o Paraná. Em 2003, também pela Copa do Brasil, o Vovô empatou em Curitiba em 2 a 2 - resultado que, se repetido este ano, levará a decisão para os pênaltis - e na Série B de 2009, o Ceará empatou em 3 a 3, placar que dará a vaga direta ao Vovô pelos gols fora de casa.

Desfalques

Para avançar à 3ª Fase - meta da diretoria - e encarar o Palmeiras, o Ceará terá dois desfalques importantes: o volante Heleno está fora por uma torção no tornozelo, e o meia Reina ainda está na Colômbia para renovar seu visto de trabalho. Assim, PC Gusmão escala Régis para exercer a função de Heleno, e Rogerinho volta a ser titular no meio.

Satisfeito com a atuação da equipe em Fortaleza, o técnico Ricardinho não mexerá na formação, que segue apenas sem o meia Bruninho e o atacante Wellington Silva, lesionados.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Seleção Brasileira vence Argentina e garante vaga na Copa do Mundo de Futsal



 
A Seleção Brasileira de Futsal garantiu vaga na Copa do Mundo na noite desta terça-feira (17) ao vencer o clássico contra a Argentina por 3 a 0, no ginásio Perinão, em Gramado-RS.
O Brasil lidera o Grupo A, com 9 pontos ganhos e segue com 100% de aproveitamento na Eliminatória Sul-Americana.
Gols
Falcão abriu o placar aos 15 minutos. Na cobrança de falta, Neto rolou a bola para o camisa 12, que de primeira, mandou no canto direito do goleiro Elias. Dois minutos depois, Rodrigo ampliou o marcador em cobrança de falta.
Aos 12 minutos do segundo tempo, Jé aproveitou rebote do goleiro e não desperdiçou. Brasil 3 a 0 em cima da Argentina e classificação garantida para o Mundial da Tailãndia.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Última cartada - Ferrão aciona Crateús no TJDF



Clique para Ampliar
Mau desempenho em campo fez a torcida sofrer no Estadual. Agora, a diretoria tenta reverter a situação amparada pelo regulamento

Com uma ação assinada pelo advogado Rogério Amorim, o Ferroviário entrou, ontem à tarde, com uma representação contra o Crateús, por este ter utilizado três jogadores irregulares no Campeonato Cearense-2012.

A ação foi levada pelo diretor de futebol do Ferrão, Tomaz Holanda, que protocolou a ação no TJDF, Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará. A intenção é que o Crateús perca os pontos das partidas em que utilizou os jogadores Erilson, William Carioca e Bruno Recife, com três cartões amarelos, conforme a acusação dos corais.

Regras

Tomaz Holanda não quis que a atitude do Ferroviário, ao requerer a perda dos pontos por parte do Crateús, fosse entendida apenas como uma manobra de bastidores para esconder o que deu de errado com sua administração. "Acho que a competição tem regras e essas regras foram quebradas pelo Crateús. Sei que campeonato se ganha dentro de campo, mas não podemos deixar impunes as falhas às mesmas regras do campeonato", disse.

"Achávamos que a irregularidade seria apenas no Bruno Recife, mas apareceram em mais jogadores, comprovando que eles falharam nesse aspecto", completou Tomaz Holanda.

O ex-presidente do TJDF, advogado Ernando Uchôa Lima Sobrinho, disse no site do Ferroviário que o clube está fazendo tudo dentro da Lei. "O caso não tem nada de dialética, nem muito o que se discutir, restringe-se às provas materiais, e essas são as súmulas", disse ele, que emendou: "a partir da data do fato gerador, data que o atleta jogou irregular, o Ferroviário tem 60 dias. Está tudo dentro do prazo".

Desmanche

Hoje, começa o desmanche do elenco. Tomaz disse que cerca de 20 jogadores serão mandados embora a partir de hoje. "Estamos fazendo acordo para não gerar causas trabalhistas", disse.

Será feita uma grande reunião com ex-dirigentes para repensar o Ferroviário para 2013.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

CLÁSSICO - Chelsea quer revanche contra o Barcelona


Clique para Ampliar
O brasileiro David Luiz (foto) sofreu lesão no domingo e desfalca o Chelsea hoje. Ramires deve ser seu substituto
 
O Chelsea recebe o Barcelona em Stanford Bridge, hoje às 15h45, pela partida de ida das semifinais da Liga dos Campeões, em confronto que já virou clássico nos últimos anos, com oito partidas disputadas entre as duas equipes desde 2005.

Os ´Blues´ esperam por este momento desde 2009, para dar o troco da eliminação pelo Barça, com um gol de Andrés Iniesta, nos acréscimos do jogo de volta, também pelas semifinais. A partida terminou empatada em 1 a 1, após o 0 a 0 da ida no Camp Nou.

A rivalidade entre as duas equipes aumentou ainda mais porque este último confronto foi marcado por muitas polêmicas em relação à arbitragem, já que os jogadores do Chelsea reclamaram de nada menos que seis pênaltis não marcados.

Ironia

Os jogadores do Barcelona não deixaram de aproveitar a oportunidade de ironizar sobre o sentimento de revanche dos rivais.

"É normal que eles estejam motivados", comentou o próprio Iniesta, carrasco em 2009.

Seu companheiro de equipe, o lateral brasileiro Daniel Alves, foi ainda mais longe na provocação. "O Chelsea perdeu (em 2009) porque teve medo. Com um homem a mais em campo, eles se conformaram com o resultado, se fecharam atrás e pagaram por isso", declarou.

O Barça se prepara para uma semana decisiva, já que, além do confronto contra os londrinos, enfrenta o Real Madrid no sábado pelo Campeonato Espanhol.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Copa do Brasil - Aflitos sem batalha


Clique para Ampliar
Atacante Jailson dá um salto da altura do alambrado, no gol que marcou no jogo de ida contra o Náutico, no Estádio Presidente Vargas, quando o Leão abriu uma larga vantagem para o jogo de volta
Clique para Ampliar
O Fortaleza não quer entrar no clima de guerra do Náutico e assim administrar quatro gols a favor

Após estabelecer uma goleada de 4 a 0 no jogo de ida na capital cearense, no PV, o Fortaleza encara o Náutico hoje, às 21h50, no Estádio dos Aflitos, pelo jogo de volta pela segunda fase da Copa do Brasil.

O Leão pode até perder por três gols de diferença que garantirá a vaga para a terceira fase.

Administrar

O técnico Nedo Xavier disse que seu time tem que jogar da mesma forma que jogou na partida anterior. "É um jogo como outro qualquer e não adianta nada chegar nos Aflitos e ficar todo fechado, esperando o Náutico. Vamos tentar marcar gols também, pois assim complicaremos mais a vida deles", comentou Nedo.

Para o treinador, os jogadores do Leão estão próximos de dar um grande passo na carreira, casos se classifiquem, entretanto, sabe que as dificuldades serão grandes. Será necessária muita concentração. "Vai ser uma partida muito difícil porque o Náutico vai jogar em casa, com o apoio de sua torcida. O placar que tivemos não quer dizer nada se não corrermos muito", avisa ele.

Nos bastidores, a diretoria silenciou sobre o caso Guto e somente no retorno é que vai se pronunciar sobre o assunto.

No Náutico, a vitória sobre o Central de Caruaru, pelo Pernambucano encheu o elenco de confiança, visto que o time não vencia um jogo há sete partidas.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste