v

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Quixadá - Dia do Desafio movimentou Quixadá


A ação que teve a frente às Secretarias de Esportes e Juventude, Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, mobilizou escolas, projetos sociais e a Faculdade Católica.
A campanha é de incentivo à prática regular de
atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.
Em Quixadá, assim como em boa parte do mundo, ocorreram inúmeras atividades esportivas voltadas para a temática.

Disposição foi o que não faltou para milhares de quixadaenses, que se uniram ao mundo e participaram de atividades esportivas. A atitude envolveu pela manhã os participantes do Projeto Mexa-se com a prática da hidroginástica. Foi também pela manhã que os jovens alunos dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), em especial do Bairro Campo Novo, ocuparam os espaços de esporte e laser com jogos, gincanas e outros.

Quem também aderiu o desafio foram às escolas das redes municipal e estadual de ensino. A Faculdade Católica Rainha do Sertão também não ficou de fora da programação e promoveu entre os alunos jogos, com foco para a natação e outras modalidades específicas.

No finalzinho da tarde foi à vez das integrantes do Mexa-se aeróbica suarem a camisa na Praça José de Barros. Ao anoitecer participantes do Projeto Passo a Passo com a Saúde na Av. Francisco Pinheiro de Almeida demostram que os exercícios físicos são primordiais para uma qualidade de vida saudável.

Um dos destaques também foram as visitas as academias de Quixadá, realizada por profissionais da Secretaria da Participação Popular, Esporte e Juventude, que também realizou jogos esportivos com os atletas frequentadores do Ginásio Coberto Governador Gonzaga Mota, como vôlei, basquete e futsal.

Na opinião da coordenadora do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (NASF), Nivea Paula, o dia foi mais que produtivo. “Todos os nossos encontros foram pontuais, foi um sucesso, superou as expectativas e o principal não é somente o dia, mas a lição que deixamos hoje”, disse.

O secretário da Participação Popular, Esporte e Juventude, Blasco Monte, lembrou das parcerias e do grande incentivo do prefeito Rômulo Carneiro, que de forma decisiva deu total apoio para que o evento pudesse ocorrer. “Foi fantástica a ideia do nosso prefeito em descentralizar as atividades, pois possibilitou a participação de todos os Distritos Educacionais, bem como as quase 30 entidades que aderiram o desafio, deixando verdadeiramente o desafio de implantarmos a cultura das atividades físicas”.
A Terra dos Monólitos teve como concorrente a cidade de Style na Nicarágua.

Saiba Mais: 
 
Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
 
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
 
A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.
 





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Alan Queiroz

Madalena - Polícia e moradores se mobilizam contra poluição sonora em Madalena



O comandante do destacamento da Polícia Militar no município de Madalena subtenente PM, Roberto Alves Tavares elaborou relatório circunstanciado, também subscrito por um grupo de moradores residentes no entorno da praça da igreja matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no centro da cidade e bairros próximos, expondo problemas ocasionados pela poluição sonora provocada principalmente pelo uso de sons automotivos,
que são utilizados nos porta malas dos veículos e ainda os chamados “paredões”.

De acordo com o comandante da PM, algumas apreensões de equipamentos e a elaboração de Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO têm sido efetuadas, no entanto alguns adeptos da prática insistem em desrespeitar o sossego alheio, onde em determinados momentos, as pessoas mesmo com as portas de suas residências fechadas, não conseguem estabelecer um diálogo, ou até mesmo descansar após um dia de trabalho.

Ainda de acordo com o relatório, em alguns casos, os abusos são apoiados ou presenciados também por uma camada da sociedade que detém um poder socioeconômico e que acha que está acima de tudo e de todos.

O relatório circunstanciado elaborado pelo comando da PM no município, com o apoio de populares, foi encaminhado ao representante do ministério público da comarca de Madalena, ao juiz de direito, ao prefeito municipal, e ao comando do 4º batalhão da polícia militar.

Ao receber o relatório nesta terça-feira, dia 29, o promotor de justiça da comarca de Madalena, Dr. Gustavo Pereira Jansen de Mello, sensível ao problema que vem enfrentado os moradores do centro e bairros circunvizinhos, de imediato baixou, no mesmo dia, uma recomendação ministerial, na qual restringe o uso dos aludidos equipamentos de som e estabelece punições aos infratores.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Ceará - Ministro lança campanha contra a febre aftosa no Ceará



O ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) lançará, às 16 horas desta sexta-feira, no Parque de Exposição de Sobral (Zona Norte), a campanha estadual de vacinação conta a aftosa.

Ao lado do governador Cid Gomes (PSB), que quer tirar o Estado da condição de risco médio para livre da doença.
 
 A meta é superar os 90% de cobertura.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Politica - PT impõe candidatura de Humberto Costa em Recife



 Maurício Rands: deputado abriu mão de sua candidatura a prefeito Foto: O Globo / André Coelho

Maurício Rands desiste de concorrer, mas prefeito diz que continua candidato

RECIFE - Depois do racha — que incluiu agressões físicas e verbais entre a militância por mais de dois meses e aumentou com uma prévia sob suspeita de fraude —,
o PT tenta se recompor para a disputa pela sucessão municipal: o deputado Maurício Rands (PT-PE) renunciou nesta quarta-feira à pré-candidatura para prefeito, e a prévia marcada para o próximo domingo foi suspensa. O nome indicado para a disputa agora é a do senador Humberto Costa (PT-PE), que foi imposto pela Executiva Nacional do PT com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No último dia 20, Maurício Rands — que está licenciado da Câmara Federal e responde pela Secretaria de Assuntos Institucionais do Palácio do Campo das Princesas — disputou a indicação para a eleição municipal com o prefeito de Recife, João da Costa. Este se considerava candidato natural do partido e acusava os próprios correligionários de traição. 

As principais lideranças do PT lançaram Rands com o apoio da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), que é majoritária em Pernambuco. O prefeito obteve 51,9 por cento da votação, com uma vantagem de 553 votos, e deu entrevista como vencedor da primária. Mas a Executiva Nacional do partido não proclamou o resultado devido a denúncias de fraudes e de informações não verdadeiras encaminhadas à Justiça, para ampliar o número de votantes na prévia.

Dois emissários do PT nacional vieram a Recife, onde fizeram uma auditoria na prévia e constaram 2,5 mil votos irregulares (militantes em pendência financeira com a sigla ou que não constavam na listagem oficial). A prévia do dia 20 foi anulada, e uma segunda chegou a ser convocada para o próximo domingo. Na última quinta-feira, a Executiva Nacional do PT interviu no processo e aconselhou os dois candidatos a renunciar. O nome de Humberto Costa surgiu, então, como alternativa mais viável, para juntar os cacos do PT recifense.

Nesta quarta-feira Rands anunciou a renúncia e até chorou durante entrevista coletiva, na qual confirmou o apoio ao senador, que, como Rands, pertence à CNB. E mandou um recado para o prefeito, seu desafeto:

— Espero que ele tenha essa compreensão, que possa renunciar, como eu fiz, e possamos apresentar Humberto Costa como candidato —disse. 

João da Costa, no entanto, mandou dizer pela sua assessoria que permanece candidato e que aguarda um posicionamento da Executiva Nacional para definir seu caminho. O presidente Nacional do PT, Rui Falcão, no entanto, havia aconselhado Rands e o prefeito a renunciar, já que o resultado da prévia inviabilizou qualquer possibilidade de unidade no PT de Recife. Depois da primária — na qual houve tapas, murros e denúncias de fraudes —, a troca de agressões entre seguidores dos dois se agravou.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Globo

Politica - Aécio e Sérgio Guerra defendem resgate do legado do PSDB


 O senador Aécio Neves, ao lado do presidente nacional do PSDB, discursa em evento que reuniu pré-candidatos tucanos a prefeito Foto: O Globo / Givaldo Barbosa

BRASÍLIA - Em encontro realizado nesta quarta-feira em Brasília com candidatos a prefeito do PSDB, o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) defenderam o resgate do legado do partido e do governo Fernando Henrique
Cardoso já nas campanhas eleitorais deste ano. De olho na campanha presidencial de 2014, Aécio disse aos colegas prefeitos que temas nacionais, como saúde, segurança pública e pacto federativo, devem ser abordados nas eleições municipais para fixar a imagem do PSDB no imaginário do eleitor. Embora pré-candidato em São Paulo, José Serra não compareceu ao evento.

- Temos a responsabilidade de lutar para resgatar parte do legado perdido. Qual o partido que administra melhor? O PSDB. Devemos potencializar isso. Nas eleições municipais os temas locais prevalecem, mas o PSDB tem que se diferenciar em relação aos demais partidos, temos um projeto nacional. É preciso que as pessoas percebam, com clareza, o que nos diferencia hoje dos que estão no governo, do que pensa o PT - afirmou Aécio, que em entrevista disse que os prefeitos são a principal vitrine do país.

Segundo o senador tucano, o cenário econômico em 2014 não será bom e o modelo de governar do PT chegará exaurido na campanha:

- Se chegarmos com um discurso ético e realista, representaremos algo novo. Aconteceu algo não usual. Mesmo tendo perdido a presidência três eleições consecutivas, o PSDB ainda é a grande alternativa de poder ao grupo que administra o país. Cabe a nós fazer com que isso seja real. Quero estar ao lado de vocês, em todos os estados, ajudando.

O presidente Sérgio Guerra também conclamou os candidatos tucanos a nacionalizarem o discurso em suas campanhas. Segundo ele, o PSDB - ao contrário do PT pode fazer discurso de que governa bem, citando as gestões dos governadores tucanos e citando, inclusive, Marconi Perillo, de Goiás.

- Marconi se elegeu porque fez uma bela gestão e Lula continua perseguindo ele. O PSDB tem história de governos bem sucedidos. O PT não pode fazer o discurso de que governo bem, o PSDB pode. Ganhamos em cima da experiência e é claro que temos que valorizar o que fizemos no governo Federal. O PSDB precisa ter o mesmo discurso em todo o país - disse Guerra, admitindo que o partido escondeu o legado FHC nas últimas disputas presidenciais.

O presidente do PSDB reclamou da falta de solidariedade de vereadores tucanos na campanha presidencial e disse que o partido trabalha para ampliar a intimidade entre dirigentes, parlamentares e filiados.

- Um fator que nos prejudica é a falta de solidariedade dos nossos nas campanhas presidenciais. Vereadores não fizeram nossa campanha. Somos prejudicados pela nossa divisão. Temos que ter solução institucional. Quem se filiar ao partido irá decidir quem será o candidato à presidência, em primárias. A democracia interna exige filiados vivos - disse Sérgio Guerra.

O PSDB tem hoje cerca de 800 prefeitos no país e tem como meta eleger, este ano, mais de mil prefeitos.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Globo

Brasil - Lula diz que precisa tomar cuidado com inimigos



 O ex-presidente Lula durante palestra em Brasilia Foto: O Globo / Gustavo MirandaEx-presidente fala em público pela primeira vez após polêmica com Gilmar Mendes

BRASÍLIA – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou em público pela primeira vez após o embate com o ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal.
Em palestra no 5º Fórum Ministerial de Desenvolvimento, que envolve dirigentes de dezenas de nações de países africanos e latinos americanos, o ex-presidente no inicio do seu discurso fez questão de dar um recado, ainda que indireto.

- Eu vou falar de pé porque senão podem dizer que estou doente, então é para evitar esses pequenos dissabores. Vocês sabem que tem muita gente que gosta de mim, mas tem outras que não gostam e eu tenho que tomar cuidado com essas. Elas são minoria, mas estão aí no pedaço – disse Lula.
No encontro, Lula criticou a atuação dos governos europeus e americanos durante a crise internacional, também fez defesa de seu governo e da presidente Dilma, e atacou governos anteriores.

Mais cedo, a presidente Dilma Rousseff, que negou qualquer crise institucional devido ao imbroglio gerado pelo encontro entre Lula e Gilmar Mendes, homenageou o ex-presidente ao final de seu discurso por ocasião da entrega do 4º Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil, no Palácio do Planalto:

- Processos e pessoas têm uma ligação íntima. As pessoas nos lugares certos e na hora certa mudam os processos e transformam a realidade. Por isso, eu queria, de fato, aqui, fazer uma homenagem especial ao presidente Lula - discursou Dilma sob aplausos dos presentes.

Na contramão do que afirmara Dilma, o tucano José Serra afirmou que “indiscutivelmente" o país vive neste momento o risco de uma instabilidade institucional diante do ocorrido entre Lula e Gilma Mendes. Já o presidente da Câmara, deputado federal Marco Maia, receitou chá de camomila para acalmar os ânimos dos envolvidos na polêmica.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Globo

Vixe - Calcinha encontrada no plenário da Câmara é incinerada


BRASÍLIA - Uma calcinha achada há duas semanas no plenário da Câmara dos Deputados foi incinerada, segundo disse um segurança da Casa. O mistério ronda a Câmara e preocupa um deputado saliente. Por volta das 17h, há cerca de 15 dias, no horário da Ordem do Dia, esse deputado chegou correndo para votar, e na entrada principal do plenário, próxima à Mesa, mexeu nos bolsos e sem ver, deixou cair a prova do crime: uma calcinha - mais para calçola - branca e vermelha, com babadinhos nas laterais.


Sem saber que deixara para trás o fetiche, o parlamentar foi para o meio do plenário. Um dos seguranças, vendo a calcinha estendida na entrada do plenário, sem despertar a atenção dos parlamentares, assessores e jornalistas que se amontoam na entrada, deu um chutinho discreto, empurrando a lingerie para o lado da lixeira.

Avisado pelos seguranças, um assessor do presidente Marco Maia (PT-RS) recolheu a calcinha e a escondeu no bolso. A partir daí, a peça íntima foi examinada por assessores, jornalistas e seguranças à exaustão. A única conclusão: a peça foi usada antes e não pertence a uma sílfide.

Sem saber o que fazer com o achado, a calcinha foi recolhida “aos achados e perdidos” da Segurança da Câmara e, depois, queimada. Até agora não foi reclamada por nenhum parlamentar.

Indagado sobre a polêmica em torno da calçola encontrada na entrada do plenário, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) comentou:
- Deve ser alguma sacanagem que fizeram com alguém. Era fio dental? Não? Calçolão? Aí não, aí é um fiasco.

O deputado Arnon Bezerra (PTB-CE) aproximou-se e Maia, brincando, perguntou se era ele quem tinha perdido a calçola e Bezerra emendou:
- Não, presidente. Deve ser algum fã do Wando.

Um dos seguranças que presenciou o momento em que o deputado perdeu a calçola, disse que não é dos mais conhecidos e que estão, dia a dia, ocupando os microfones do plenário.

- Parecia a calcinha de um torcedor do Bangu, listada de vermelho e branco.
O deputado Tiririca (PR-SP), que viu a calcinha, também comentou o incidente:

- Eu estava no cafezinho e dois colegas me chamaram para me mostrar a calcinha. Não tenho ideia de como se deu esse acidente. O que sei é que sumiram com ela. A gente tem uma desconfiança de quem é o dono, mas não podemos entregar o colega.


Peça íntima - branca e vermelha - caiu de bolso de deputado que foi votar








Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Globo