v

segunda-feira, 18 de junho de 2012

PCDOB - Entre a candidatura própria e a manutenção da aliança



De acordo com o senador Eunício Oliveira (PMDB), foi colocada na reunião do último sábado com o PCdoB a necessidade de ser manter a aliança na Capital. O PMDB de Eunício já fechou apoio à candidatura do PSB, em caso de confirmação do rompimento entre PT e PSB.



O presidente estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, disse que o partido prima, em todo o Brasil, pela manutenção das alianças. Segundo Patinhas, durante a reunião não foi proposta a retirada da pré-candidatura de Inácio. “Não foi colocado nesses termos”, ressalta Patinhas.

Uma das propostas colocadas na reunião, porém, foi a de uma candidatura que envolvesse PMDB, PSB e PCdoB, mas sem ter Inácio como candidato.

Na possibilidade de haver candidaturas independentes, a campanha deve ser “decente”, de respeito entre os partidos aliados, segundo Eunício. “Nós temos que nos respeitar e, se for o caso, nos encontrarmos na frente em projeto, que pode ser a fusão de vários projetos”, projeta Eunício.

Para ele, é preciso pensar um projeto para Fortaleza, cidade que, na avaliação do senador, fez “poucos investimentos em infraestrutura”.“Você não pode impor o nome, o projeto e a sequência de um projeto que de certa forma tem muitas críticas. Precisamos reavaliar isso, não adianta imaginar diferente, porque a opinião pública é que define na urna, no voto secreto”, disse Eunício no último sábado.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Prefeitura de Fortaleza - Elmano se coloca como o candidato de Lula


O petista disse, durante convenção do PTdoB, que conhece Fortaleza, ao contrário dos "candidatos de escritório"
Elmano contará com o apoio do PTdoB do ex-vereador Leonel Alencar para disputar a sucessão da prefeita Luizianne Lins
O pré-candidato do PT à Prefeitura
de Fortaleza, Elmanode Freitas disse que conhece a cidade e criticou candidatos que, segundo ele,não têm o devido conhecimento das áreas periféricas. Ele reforçou também que sua campanha será bastante atrelada ao nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Vamos de porta em porta, em cada casa, dizendo que o presidente Lula tem um candidato em Fortaleza”, avisou. As declarações foram feitas ontem no ginásio Aécio de Borba, durante Convenção municipal do PTdoB, que confirmou apoio ao PT na disputa pela Prefeitura.

Em seu discurso, Elmano citou principalmente avanços da atual administração e disse conhecer Fortaleza, ao contrário de políticos classificados por ele como “candidatos de escritório”. “Eu conheço Fortaleza, porque ando na cidade com meus companheiros do Orçamento Participativo”, disse, referindo ao programa que coordenou na Prefeitura.

O petista disse também que o PT “fez de tudo” para manter aliança com todos os partidos que integram a base aliada da presidente Dilma Rousseff. Ele garantiu ainda que, ao contrário do que ocorreu nas eleições municipais anteriores, desta vez o ex-presidente Lula virá participar da campanha.

Sobre a coligação, Elmano disse que o PT está “ancorado numa aliança que é a de maior expressão nas comunidades de Fortaleza”. Ele informou que o nome do vice na chapa petista começará a ser discutido amanhã, quando o conselho político formado por todos os partidos aliados começará uma série dereuniões.
 
Eleição proporcional
A aliança entre PTdoB e PT se refere apenas à eleição majoritária. No pleito para vereador, o PTdoB vai disputar sozinho, colocando, a princípio, 62 candidatos. O partido aguarda mais candidaturas femininas para, assim, fechar a cota necessária para mulheres, chegando a 65 nomes no total, quantidade máxima permitida por partido na eleição deste ano. A meta da sigla é eleger três ou quatro vereadores (atualmente são dois: Leonelzinho Alencar e Gerôncio Coelho).

De acordo com a presidente do partido em Fortaleza, Dercy Lira, a aliança com o PT tem sido positiva tanto para o PTdoB como para a cidade. Para ela, é necessário apoiar as conquistas da administração petista.

Saiba mais
A presidente do PTdoB em Fortaleza, Dercy Lira, afirma, ao mesmo tempo, que é necessário identificar os pontos onde a gestão Luizianne Lins tem deixado a desejar. “Estamos tendo muitas conversas(com o PT). Acho que há um bom propósito para a cidade”, avalia.

Darcy acrescenta que o PTdoB pretende participar da elaboração do plano de governo do PT e integrar a administração da Capital, caso o candidato petista saia vitorioso.
Além do PTdoB, o PT já tem aliança fechada com PV, PSC, PTN. Uma disputa interno no PTC ainda dificulta a coligação com o a sigla.
 
O partido tem conversas ainda com PR, PRB, PCdoB e PMDB, embora o presidente estadual dos peemedebistas, senador Eunício Oliveira, já tenha declarado que apoiaria a candidatura do PSB do governador Cid Gomes.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Eleições 2012 - Cid tenta atrair PCdoB para candidatura do PSB



PCdoB nacional organizou reunião no sábado com Cid Gomes para discutir sucessão em Fortaleza. Governador sinaliza querer apoio do PCdoB em candidatura PSB-PMDB. Inácio descarta retirar candidatura
Depois de romper com o PT da prefeita Luizianne Lins, Cid tenta fortalecer candidatura do PSB em Fortaleza
O governador Cid Gomes se reuniu no último sábado (16) com os senadores Eunício Oliveira (PMDB) e Inácio Arruda (PCdoB) para discutir o quadro da sucessão para prefeito em Fortaleza. Também participaram da reunião o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e a deputada federal Jô Moraes, membro da executiva nacional do PCdoB, e o ex-deputado federal Ciro Gomes. A estratégia de Cid é buscar a aproximação de Inácio para o bloco PMDB-PSB. O senador Eunício já declarou que o PMDB apoia o PSB, mesmo após o rompimento com o PT.

O presidente estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas, que também participou da reunião, diz que foram colocados três cenários: o apoio do PSB à candidatura de Inácio; uma candidatura que envolvesse os três partidos; ou cada partido sair com sua candidatura própria. Patinhas descarta a possibilidade de Inácio sair como vice em uma candidatura que unisse PMDB, PSB e PCdoB. O POVO apurou que outros cenários também foram discutidos na reunião.

“A direção nacional colocou com ênfase a solicitação de que fosse estudada a candidatura do Inácio. Em caso de união dos partidos, a candidatura do Inácio partiria de um patamar alto”, avalia Patinhas. Segundo ele, a reunião foi solicitada pela própria executiva nacional do PCdoB. Novas conversas para definir o quadro de alianças serão feitas nesta semana, de acordo com Patinhas.

O partido de Inácio tem encontrado dificuldades para fechar alianças. O apoio do PP, tido como quase certo para aumentar o tempo de TV da candidatura, está sendo cortejado para a candidatura própria do PSB. Além de Fortaleza, o PCdoB prevê manter candidaturas em outras seis capitais. As prioridades são, segundo Patinhas, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis.

Um dia antes da reunião, o senador Inácio Arruda declarou ao site do PCdoB que manterá sua candidatura “por maiores que sejam as dificuldades”. “Os comunistas terão candidatura própria em Fortaleza e está descartada a hipótese de apoiarmos outra candidatura”, disse Inácio.

PMDB dividido
Eunício chegou no fim da reunião do sábado. O senador do PMDB passou a manhã reunido com vereadores da Capital. O partido está dividido entre apoio ao PT, apoio ao PSB, defendida por Eunício, e até lançamento de candidatura própria.

Eunício disse ao O POVO, no sábado, que a defesa de candidatura própria é legítima, mas é preciso primeiro, esgotar “todas as possibilidades dentro da aliança”.

O governador Cid Gomes disse em evento no sábado que a reunião foi “preliminar” e não resultou em nada decisivo.

O POVO tentou contato com Inácio na tarde de ontem, mas as ligações não foram atendidas.
 
E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Caso a candidatura de Inácio se mantenha, os principais partidos da base aliada estarão em lados opostos nas eleições em Fortaleza. Cenário que dificultará, por exemplo, participação da presidente Dilma na campanha.
 
Serviço

Convenção Municipal do PCdoB
Quando: 30/06 a partir das 9h
Onde: Náutico Atlético Cearense (Av. da Abolição, 2727 - Meireles)
Outras informações: (85) 3281-9217



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Politica - Com apoio da direção nacional, Inácio diz para Cid que não abre mão da disputa



O senador Inácio Arruda , pré-candidato do PCdo B à Prefeitura de Fortaleza, participa, a partir desta segunda-feira, da Rio+20. Ele está engajado  na delegação de senadores convocados para o evento.

Inácio, que participou de conversas no sábado com o governador Cid Gomes (PSB) e com o presidente regional do PMDB, senador Eunício Oliveira, ao lado do dirigente estadual comunista Patinhas, do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e da deputado federal Jô Morais (MG) – estes chegaram de sexta para sábado, continua irredutível na tese de abrir mão de sua candidatura. No encontro, Renato Rabelo deixou claro para Cid que Fortaleza é prioridade para a legenda.

Rabelo e Jô Morais, inclusive, deixaram a cidade neste domingo pela manhã e seguiram para convenção partidária em Salvador.

Já o presidente estadual Patinhas reafirmou que Inácio é candidato, não somente por liderar pesquisas de preferência, mas por ter chances reais de passar para o segundo turnoe ganhar o pleito.

Aliás, Inácio, na disputa, garantiria, pelo menos, maior publicização para seu nome de olho em 2014, quando deixa de ser senador.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Ceará - Segundo imprensa do Maranhão, Ceará negocia com Arlindo Maracanã


 
Arlindo Maracanã destaca a emoção em ser campeão com o Sampaio (Foto: Diego Chaves/O Estado) O lateral-direito e hoje atuando como volante, Arlindo Maracanã, está sendo pretendido pelo Ceará. A informação foi veiculada neste final de semana pelo jornal maranhense "O Imparcial" em sua página eletrônica na internet.
Arlindo Maracanã que nasceu no Maranhão  jogou um bom campeonato maranhense e desperta o interesse em alguns clubes.

Segundo a imprensa do Maranhão dificilmente o jogador fica no Sampaio Corrêa, clube este que conquistou  o título estadual de 2012. Para piorar ainda mais a situação, o jogador se mostrou preocupado com o futuro do clube caso a suspensão do Brasileiro seja mantida.

De férias em Fortaleza jogador nega negociação
Para aumentar ainda mais as especulações, Arlindo Maracanã está de folga e encontra-se em Fortaleza. Porém, o jogador fez questão de desmentir o interesse do Vovô.
- Não existe nada disso. Como joguei no Ceará durante 10 anos tenho que resolver alguns problemas particulares. Então, não estou acertando com nenhuma outra equipe. Estou feliz aqui no Sampaio e quero ajudar o time a subir para a Série C do Brasileiro - disse Arlindo Maracanã.
A reportagem do GLOBOESPORTE.COM/CE tentou repercutir a informação com o presidente do Ceará, Evandro Leitão e com o diretor de futebol, Robison de Castro, mas ambos não atenderam as ligações.

Dois títulos pelo Ceará
Arlindo Maracanã conquistou dois títulos pelo Ceará. Ele foi campeão cearense em 2002 e 2006 com a camisa do Vovô e ainda participou da campanha no qual o Ceará retornou a elite do futebol brasileiro.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Fortaleza - Fortaleza muda de ideia e vai participar da Copa Fares Lopes 2012


Reviravolta. A diretoria do Fortaleza após afirmar publicamente que não iria participar da Copa Fares Lopes 2012 repensou e decidiu que vai disputar a competição. Já garantido na Copa do Brasil 2013 o clube não via vantagem em gastar com a competição e desgastar parte do elenco.
Por isso, atual gestão decidiu que o Fortaleza vai competir com parte do elenco formada
por garotos da categoria de base. Será uma forma de o clube colocar o futuro do Leão em campo e que sabe revelar algum jogador para a próxima temporada.
A participação do Fortaleza foi decidida durante a viagem no meio de semana que o presidente Osmar Baquit fez com Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF). O dirigente tricolor foi convencido a repensar a posição para não sofrer punição.
Caso ficasse mesmo de fora, o Fortaleza seria suspenso por dois anos e ficaria proibido nesse período da Copa Fares Lopes. O Ceará sofre hoje com essa suspensão.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Brasil - Homem perde memória por dois meses e se apaixona pela mesma mulher


Um homem perdeu a memória durante dois meses e se apaixonou de novo pela mesma mulher.

Alcino já era pai de três filhos quando deu o primeiro beijo. “Na hora que eu estava me aproximando dela me deu vontade de desistir, foi um friozaço na barriga até”, conta.


É que, aos 34 anos, algo muito estranho aconteceu na vida dele. Na madrugada de 18 de fevereiro ele acordou com vontade de ir ao banheiro, mas não sabia onde era o banheiro. Não sabia onde estava. Pediu para pessoa que dormia ao lado dele para guiá-lo.

Depois disso, voltou pra cama e fingiu que dormia. “Aí estava já dando umas 10 horas ele não levantava, fui conversar com ele e fui lá chamei disse: Alcino,vamos levantar, e ele assim: ‘mas que nome é esse que você está me chamando?’”, conta Priscila.

Alcino acordou sem memória. “Eu não sabia o que estava passando. Não sabia onde estava, não sabia quem eu era, é como se você entrasse em outro planeta”, diz alcino.

“Aí eu perguntei: você sabe quem sou eu? E ele: ‘não, não sei’”.

Alcino ouviu um choro que o assustou. Quando viu a criança, ele não sabia quem era. “Eu não sabia o que fazer, não sabia o que pensar. Olhando para ela eu não sentia nada”, conta

E Cristina, a filha de 11 meses também não o reconheceu. “Ela vinha para o meu colo e meio que chorava”, lembra Alcino

Priscila resolveu tentar fazer Alcino se lembrar. Ela mostrou as fotos do casal.

“A gente junto, viagens, passeios, as fotos da gravidez, então ele foi sentindo um pouco mais seguro”, diz Priscila.

Mas ele ainda não se lembrava de nada. Alcino começou então a escrever um diário, com medo de esquecer também da nova vida. “Levei ele a vários médicos, psiquiatra, neurologista, clinico geral, psicólogo. Até então a única resposta que a gente tinha é que era uma crise de estresse que ia passar”, lembra Priscila.

Os dois largaram o emprego. Começaram a viver em função do esquecimento. Procuravam um médico, um especialista, que desse a resposta, a solução para o problema. Foi aí que o Alcino lembrou, que antes de tudo, ele precisava reaprender a viver.


“Eu falei: estou cansado, vamos passear, vamos em algum lugar que eu possa fazer mais ou menos o que fazia.

Eles foram até a uma praia. Lá, tentaram conversar sobre outras coisas, relaxar.

Foi o momento em que Alcino se aproximou da mulher que conhecera há um mês.

“Foi como se fosse o primeiro. Eu não tinha lembrança. E agora eu tenho lembrança dos dois e garanto que meu segundo beijo com ela foi melhor foi mais carinhoso.

“Ali naquele momento a gente era a Priscila e o Alcino, marido e mulher.

Ele se apaixonou duas vezes pela mesma mulher. “Eu percebi que era muito mais difícil para ela do que pra mim, que não lembrava. Eu comecei a olhar para ela com outros olhos”, revela.

E a vida mudou. Tudo ficou um pouco mais leve. Ele viu como se fosse pela primeira vez os filmes que antes eram os seus favoritos. E reaprendeu uma antiga paixão.

“Olhava o Ronaldinho jogando no Flamengo e a Priscila dizia: ‘é seu time’. Mas pra mim era indiferente”, lembra.

Mas afinal, o que aconteceu com Alcino? Por que ele perdeu a memória por dois meses? 

O médico que atendeu Alcino já tem um primeiro diagnóstico: “A gente chama de amnésia global transitória. Você pode perder a memória por algum tempo, 4h, 6h 12h e recuperar a memória pro progressivamente”, analisa o neurocirurgião Élcio Machado.

Para o coordenador do departamento científico de neurologia cognitiva da Academia Brasileira de Neurologia, o caso de Alcino tem peculiaridades, por isso não poderia ser chamado de amnésia global transitória.

“Ela geralmente tem uma duração curta, em horas, minutos no máximo horas. Ele conhece as pessoas que o cercam: conhece esposa, filhos, mas não sabe o que está fazendo, não sabe onde está”, explica o neorologista Ivan Okamoto.

Foi isso que aconteceu com Wilson. “Eu me lembro de estar fazendo a barba, e a partir daí eu praticamente não me lembro mais do que aconteceu até me levarem ao hospital e lá que eu percebi que eu estava no hospital.Isso demorou talvez oito ou nova horas até eu em recuperar”, lembra Wilson Teixeira.

Agora, o caso do Alcino é muito raro. Ele não ficou oito ou nove horas, mas dois meses sem memória!

Depois de um monte de exames, o que o médico dele já conseguiu descobrir é que a irrigação sanguínea no cérebro não funcionava bem.

O Alcino agora precisa fazer uma cirurgia para implantar um stent numa veia que não deixava o sangue passar. Só que, mês passado, como mágica, ele começou a lembrar de tudo.

“Minha cabeça deu um: sabe como se tivesse vindo tudo de uma vez. Como se eu fosse um garoto, começasse a falar sem parar”, lembra.

Alcino se sente hoje outra pessoa. “Eu tenho que ser mais carinhoso, mais atencioso, mais afetivo”, relfete Alcino.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1