v

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

QUIXERAMOBIM - Governo lança edital de licitação do Hospital Regional do Sertão Central

Governo lança edital de licitação do Hospital Regional do Sertão Central
O Governo do Estado lançou o edital de licitação do Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central, que será construído pelo Governo do Estado em Quixeramobim, no Sertão Central.
O valor global da obra é estimado em R$ 83.882.724,64 e a previsão de conclusão é de 16 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço autorizando o início da construção.
A sessão de recebimento dos documentos de habilitação e propostas está marcada para as 9h30min do próximo dia 16 de dezembro, na Central de Licitação da Procuradoria Geral do Estado, Avenida Dr. José Martins Rodrigues, 150, Edson Queiroz, em Fortaleza.
Com 374 leitos, a futura unidade da rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado atenderá a população de 612 mil habitantes dos municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.
Será o terceiro hospital regional construído pelo governo do Estado no interior do Ceará, depois do Hospital Regional do Cariri (HRC), já em funcionamento em Juazeiro do Norte desde abril deste ano, e do Hospital Regional Norte (HRN), em construção em Sobral, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2012.
O Hospital e Maternidade Regional do Sertão Central terá 218 leitos de internação e 69 leitos na emergência. A exemplo do Hospital Regional Norte contará com um Centro de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher, com um total de 73 leitos, para ampliar e qualificar a assistência e reduzir a mortalidade materna. O hospital terá área total construída de 19.505 metros quadrados.
Votação popular
A escolha do município de Quixeramobim para sediar o hospital regional foi histórica. Ao invés de decidir a localização, o governo do Estado lançou para a região o direito de escolha. A população, através de conselhos de saúde e gestores municipais, participou da votação que, por maioria, venceu Quixeramobim.
Os concorrentes foram os municípios de Boa Viagem, Canindé e Quixadá. O novo hospital terá perfil terciário, com atendimento a casos de alta complexidade, semelhante ao Hospital Regional do Cariri.
No final do ano passado, o governador Cid Gomes garantiu que o Ceará terá a maior e melhor rede de saúde pública do Brasil, tendo em conta a implantação de 22 policlínicas, 18 CEOs, 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS 24 horas) e dos hospitais regionais do Cariri, Norte e Sertão Central.
Além desses, o Governo do Estado já anunciou que irá construir ainda outros dois hospitais de grande porte – o Hospital Regional do Maciço de Baturité e o Hospital Regional Metropolitano. O HRM será construído no eixo do estádio Castelão, em Fortaleza.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post
Telefones:(88)34143086/81212265/96311416/96694755  
ACI - Associação Cearense de Imprensa
A.P.C.D.E.C - 334
ABRACE  
Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará - Registro Profissional - 3743 - Matricula - 6185

POLITICA - Baquit contesta tentativa de tentar afastá-lo de comissão da Assembleia


O deputado Osmar Baquit (PSD) contestou nesta quinta-feira (24) em pronunciamento na Assembleia Legislativa, a possibilidade de ser excluído da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, sob alegação de que teria cinco faltas consecutivas. 
Em sua explicação, Baquit disse que durante o período estava de licença para interesses particulares, e segundo o regimento da Casa, a retirada de um parlamentar de uma comissão é decidida apenas pelo presidente da Assembleia.
O parlamentar explicou ainda que se sentiu constrangido ao saber da suposta impossibilidade de participar da reunião, fato que teria sido comunicado pela presidente da comissão, Eliane Novais (PSB).
Osmar Baquit revelou que considerou o fato uma agressão moral, notadamente porque o deputado Augustinho Moreira (PV), também presente na reunião, disse que o posicionamento de Baquit seria em decorrência de interesses eleitorais. O deputado avisou que nunca tratou os demais parlamentares dessa maneira, e queria para si o mesmo respeito.
Em aparte, Augustinho Moreira pediu desculpas, e avisou que a sua postura foi decorrente do desejo de aprovar o requerimento para a realização de uma audiência pública e deixar transparente a questão dos empréstimos consignados, que têm gerado polêmicas na Assembleia.
O deputado José Sarto (PSB) informou que a Mesa Diretora vai se reunir extraordinariamente para tratar e deliberar sobre o mérito da substituição de parlamentares nas comissões permanentes da Assembleia.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora
Telefones:(88)34143086/81212265/96311416/96694755  
ACI - Associação Cearense de Imprensa
A.P.C.D.E.C - 334
ABRACE  
Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará - Registro Profissional - 3743 - Matricula - 6185
gomessilveira13@gmail.com

QUIXADÁ - Bandidos invadem lotérica e roubam cliente em Quixadá

Bandidos invadem lotérica e roubam cliente em Quixadá
Mais um assalto a uma casa lotérica aconteceu em pleno meio dia desta quarta-feira, dia 23, no centro do município de Quixadá, sertão central do Ceará.
De acordo com a polícia militar, dois indivíduos, em uma motocicleta preta, sem placa, ambos com capacete e, portanto arma de fogo, adentraram na Vitória Loterias, na rua Basílio Pinto, no centro de Quixadá.
Os bandidos foram logo abordando um dos cliente da fila de atendimento, no momento em que a vítima fazia pagamentos no caixa da Sra. Bruna Kelly Rodrigues de Almeida, 22 anos.
Os assaltantes levaram a quantia de R$ 400,00 (quatrocentos reais), em seguida fugiram em direção ao bairro São João.
De imediato foram acionadas várias patrulhas da polícia militar para diligenciarem visando identificar e capturar os meliantes, porém até o momento nenhum suspeito foi encontrado.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post
Telefones:(88)34143086/81212265/96311416/96694755  
ACI - Associação Cearense de Imprensa
A.P.C.D.E.C - 334
ABRACE  
Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará - Registro Profissional - 3743 - Matricula - 6185
gomessilveira13@gmail.com

QUIXADÁ - Assédio Moral, audiência discute tema na Câmara de Quixadá

18 11 11 Audiência sobre assédio moral  - 0005
Na última Sexta Feira 18 de Novembro a Câmara de Quixadá recebeu várias personalidades para realização de mais uma importante audiência pública, desta vez a discussão do tema foi “Assédio Moral”. Entre os convidados estiveram presentes no plenário a deputada estadual Raquel Marques, a Sra. Luciene Alves presidente do SINDSEP Quixadá, a representante da policia militar Sra. Nair, a Sra. Maria Vilanir que é presidente da Associação Comercial e Industrial de Quixadá, a Sra. Sheila Maria Gonçalves coordenadora de politicas públicas para as mulheres do município e o representante da comunidade Quilombola de Dom Mauricio o Sr. Antônio.

A autora do requerimento à vereadora Edi Leal abriu os debates lembrando o dia municipal da mulher quixadaense, para ela uma data de grande importância que foi instituída pela Câmara Municipal no centenário de Raquel de Queiroz em 2010, mais ainda pouco lembrada no município, à vereadora fez um pequeno pronunciamento destacando a importância do papel da mulher hoje na sociedade, na politica, na economia e todo o referencial que as mulheres representam já que o nosso país é também governado por uma mulher.
Não saindo da temática os convidados presentes tiveram a oportunidade de usar a tribuna para suas reflexões e pensamentos no sentido de coibir esse mal que infelizmente está cada vez mais presente nos lares, no trabalho em fim no dia a dia de todos.
A reflexão foi bastante discutida no plenário, o assédio moral em suas várias formas de exploração deve ser combatido, a informação a serviço da população em casos de abusos é por demais importante, em Quixadá existem várias instancias que recebem denuncias de  exploração e assédios, são eles o Centro de Referência para as Mulheres, a Coordenadoria de Politicas para as Mulheres a Casa Abrigo que está sendo equipada, o Sindicato dos Servidores, a Delegacia da Mulher que logo vai poder realizar um trabalho em toda a região entre outros órgãos que estão a disposição das mulheres e da população em geral.
Conheça um pouco mais
O que é humilhação?
É um sentimento de ser ofendido/a, menosprezado/a, rebaixado/a, inferiorizado/a, submetido/a, vexado/a, constrangido/a e ultrajado/a pelo outro/a. É sentir-se um ninguém, sem valor, inútil. Magoado/a, revoltado/a, perturbado/a, mortificado/a, traído/a, envergonhado/a, indignado/a e com raiva. A humilhação causa dor, tristeza e sofrimento.
E o que é assédio moral no trabalho?
É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.
Caracteriza-se pela degradação deliberada das condições de trabalho em que prevalecem atitudes e condutas negativas dos chefes em relação a seus subordinados, constituindo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização. A vítima escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada, culpabilizada e desacreditada diante dos pares. Estes, por medo do desemprego e a vergonha de serem também humilhados associado ao estímulo constante à competitividade, rompem os laços afetivos com a vítima e, frequentemente, reproduzem e reatualizam ações e atos do agressor no ambiente de trabalho, instaurando o ’pacto da tolerância e do silêncio’ no coletivo, enquanto a vitima vai gradativamente se desestabilizando e fragilizando, ’perdendo’ sua autoestima.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Câmara de Quixadá

BRASIL - Comissão do Senado aprova texto base do Código Florestal


A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou a reforma do Código Florestal. A votação só foi possível após um acordo entre o relator Jorge Viana (PT-AC) e o governo para acolher demandas da bancada ruralista. Amanhã, a comissão vai analisar os destaques apresentados pelos senadores que propõem mudanças no texto do petista.
O texto trata da conservação de florestas e o uso da terra. Ele define as porções de florestas a serem preservadas em propriedades rurais, seja para manter a biodiversidade (reserva legal), seja para conservar água e solos frágeis, como encostas.
Senadores alinhados com o agronegócio ameaçavam barrar a votação caso não fossem atendidos em pelo menos três pontos que foram incluídos na emenda do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), que relatou o código em outras três comissões.
O acordo prevê o fim de restrições para áreas produtivas em encostas com 25° e 45º de inclinação, que traria problemas à produção de leite.
Outra concessão é a anulação das multas para os produtores em situação irregular que aderir ao Programa de Regularização Ambiental. Viana tentou emplacar que a chamada anistia valeria apenas para pequenos agricultores.
Há ainda uma mudança para as faixas mínimas de recuperação em APPs (áreas de preservação permanente). A obrigação para recompor margens de rios em pelo menos 15 metros de mata ciliar para rios até 10 metros de largura passa a valer para todas as propriedades. Para os rios maiores de 10 metros, a recuperação é de no mínimo de 30 metros até 100 metros. Os Estados vão definir as regras.
Após a votação na Comissão de Meio Ambiente, a proposta segue para análise do plenário do Senado. Como foi modificado, terá que passar por uma nova votação na Câmara.
O texto aprovado também fixa um prazo de um ano, prorrogável por mais um, para os proprietários aderirem ao chamado PRA, que os isentará de multas.
Ficam estabelecidas ainda faixas de recomposição das chamadas APPs em margens de rios. Nas últimas semanas, a bancada ruralista pressionou pela dispensa total de reposição para quem desmatou em margens de rios até 22 de julho de 2008.
Também fica previsto que o Brasil poderá impor barreiras comerciais a produtos agrícolas de países que não adotem legislações ambientais "compatíveis" com a brasileira. A medida autoriza a Camex (Câmara de Comércio Exterior) a adotar restrições à importação.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte: O Estado

QUIXADÁ - Prefeitura inicia ornamentação natalina

Profissionais montando a estrutura da árvore de natal da Praça José de Barros.
 
Uma das novidades será a implementação do presépio natalino na casinha dos aposentados e a casa do Papai Noel, na Praça José de Barros.
Durante os próximos dias, profissionais se empenham na realização da ornamentação em pontos estratégicos do município. Este ano além das Praças José de Barros e da Cultura o Centro Cultural Rachel de Queiroz, Museu Histórico Jacinto de Sousa, Chalé da Pedra e Centro Administrativo e Financeiro ganharão decoração especial. Os trabalhos se iniciaram na segunda-feira (21/11). Na Praça José de Barros soldadores e metalúrgicos montam a estrutura da árvore de natal de aproximadamente 15 metros, a fase seguinte fica por conta de eletricistas e decoradores, que darão o toque final na decoração, prevista para estar pronta entre os dias 4 e 5 de dezembro, incluindo o tradicional símbolo natalino da Pedra do Cruzeiro.

Todos os trabalhos são realizados por profissionais experientes contratados pela empresa Cargo Locações e Serviços, e acompanhados de perto pela primeira-dama do município, Cristina Almeida.

Para Cristina o momento é de reflexão e de renovação da fé em Cristo. “Estamos preparando uma grande confraternização para as famílias quixadaenses, com uma programação que visitará todos os bairros e distritos, levando a verdadeira mensagem do Natal, com renovação da esperança, realização de sonhos e incentivo a prática de novas atitudes, mas sempre com o olhar para o próximo, sem esquecer-se dos ensinamentos de Deus”, ressaltou.

A expectativa é que a decoração supere a dos últimos dois anos. O prefeito Rômulo Carneiro lembrou que “A decoração, as luzes, todo esse brilho tem um único objetivo, a valorização da fé em Cristo e a celebração do dom da vida”, afirmou.

Em breve programação completa do natal 2011 realizado pela Prefeitura Municipal de Quixadá.
 

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Alan Queiroz

QUIXADÁ - Pesquisa aponta Quixadá com melhor índice de desenvolvimento do Sertão Central



A Terra dos Monólitos apareceu com o melhor índice de Desenvolvimento Municipal do Sertão Central, os dados foram divulgados pela Federação das Industrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).
O órgão acompanha a evolução dos 5.564 municípios brasileiros e o resultado da gestão das Prefeituras, revelou nos dados de 2009 que o país tem 62,9% de cidades com desenvolvimento de moderado a alto; que o Centro-Oeste está bem próximo do patamar do Sudeste; e que o Norte e o Nordeste vão demorar, respectivamente, 20 e 10 anos para chegar à condição das regiões mais desenvolvidas. O levantamento tem periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM considera três áreas de desenvolvimento – Emprego & Renda, Educação e Saúde – baseado em dados declarados pelas próprias Prefeituras ao Governo Federal. As estatísticas oficiais mais recentes são de 2009.

O Centro-Oeste se destacou ao aumentar sua participação entre os municípios com índice de desenvolvimento moderado (entre 0,6 e 0,8) e alto (acima de 0,8): de 50% em 2006 para 83,4% em 2009. A região se aproximou, assim, do Sudeste, que tem 86% de municípios nesse patamar (em 2006, eram 79%). Já o Sul consolidou sua posição privilegiada com 96,2% dos seus municípios com IFDM moderado e alto.

O Nordeste revelou avanços, com aumento do índice de desenvolvimento em 74,8% dos municípios. A região passou de 7,7% de seus municípios na faixa acima de 0,6 para 24,6%. Mas a situação ainda preocupa, já que 382 municípios (21,3%), além de registrar redução de seus indicadores, apresentaram IFDM baixo (menor que 0,4) ou regular (entre 0,4 e 0,6).

O Norte foi o que se desenvolveu em ritmo mais lento, subindo sua participação de 10% para 22,1% de municípios com IFDM moderado e alto. A região apresentou também desempenho regular ou baixo e redução de indicadores em 25,4% dos municípios. Em uma simulação de futuro, o Nordeste alcançaria a condição do Sudeste em 2019 (tendo como referência 2009), caso mantivesse o mesmo ritmo de desenvolvimento dos últimos anos. Enquanto isso, o Norte chegaria ao mesmo patamar em quase duas décadas (2028).

Dos 1.668 municípios do Sudeste, 19% estão no grupo dos 500 maiores IFDMs ao lado de 11,7% dos 1.188 municípios do Sul e 6,5% dos 465 do Centro-Oeste. Sul e Sudeste, que reúnem 51% dos municípios brasileiros, predominam na lista com 91,2% de participação. O estado de São Paulo é o que tem mais representantes no ranking dos 500 melhores (261 municípios), seguido por Rio Grande do Sul (65), Santa Catarina (39), Paraná (35) e Minas Gerais (32).

Apesar de ser a região com o maior número de municípios no país, 1.793, o Nordeste figura com a menor participação entre os 500 maiores IFDMs: 0,6%, atrás da região Norte, que aparece com 0,7% de seus 449 municípios. Apenas 13 municípios das duas regiões mencionadas, incluindo nove capitais, estão presentes na lista dos melhores.

As regiões Norte e Nordeste, onde estão localizados 40% dos municípios brasileiros, surgem de forma maciça no quadro oposto: na lista dos 500 menores índices de desenvolvimento, com 94,4% de participação. A Bahia figura com mais representantes, 160 municípios, seguida por Maranhão (94), Pará (59) e Piauí (42). A região Norte predominou entre os 500 piores índices com mais de um quarto de seus municípios (26,5%) no grupo. O Nordeste aparece em seguida, com um quinto dos seus municípios (19,7%). Segunda maior região do país em número de municípios, o Sudeste tem 1,1% de participação entre os 500 piores índices, todos de Minas Gerais. O Centro-Oeste aparece com 1,3%, enquanto o Sul tem apenas um município nessa lista.

De acordo com a ordem divulgada pela Federação o município de Quixadá aparece em 35ª posição por Estado, configurando-se como a primeira cidade da região do Sertão Central, seguida de Solonópole (36ª), Pedra Branca (48ª), Senador Pompeu (80ª), Madalena (82ª), Canindé (83ª), Milhã (98ª)

Banabuiú (108ª), Deputado Irapuan Pinheiro (117ª), Piquet Carneiro (120ª), Quixeramobim (124ª), Paramoti (132ª), Itaitira (143ª), Choró (158ª), Ibicuitinga (159ª), Caridade (164ª), Boa Viagem (167ª), Ibaretama (177ª) e Mombaça (179ª).

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Alan Queiroz

POLICIA - PM que ´metralhou´ Hilux é condenado a 24 anos

Clique para Ampliar
O soldado Ary Barbosa foi condenado a 24 anos, por tentativa de homicídio contra quatro pessoas
O Conselho de Sentença reconheceu a coautoria do acusado durante perseguição policial equivocada
O Conselho de Sentença do 2º Tribunal Popular do Júri da Comarca de Fortaleza condenou, ontem, o policial militar Luiz Ary da Silva Barbosa Júnior a 24 anos de reclusão, em regime fechado, por quatro tentativas de homicídio. Os crimes foram cometidos contra dois turistas espanhóis, um italiano e uma brasileira, em setembro de 2007, na Avenida Raul Barbosa, durante uma ação desastrosa da PM, que ficou conhecida como ´Caso Hilux´.

Na noite do dia 26 de setembro de 2007, as vítimas trafegavam no sentido Aeroporto-Aldeota, em uma caminhonete, quando tiveram o veículo ´metralhado´ por policiais militares. Os PMs confundiram a caminhonete dos turistas com o veículo usado por bandidos que haviam roubado um caixa eletrônico momentos antes.

Paraplégico
Sem fazer abordagem, os policiais efetuaram diversos tiros, dos quais 22 atingiram o veículo. Innocenzo Brancati, que dirigia o carro, foi atingido no braço, e Marcelino Ruiz Campelo levou um tiro no ombro esquerdo. A bala se instalou na coluna, deixando-o paraplégico.

O julgamento, presidido pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira, durou cerca de dez horas. Por maioria de votos, os jurados reconheceram a coautoria do acusado durante perseguição policial equivocada.

O Conselho de Sentença aceitou a tese da acusação representada pela promotora de Justiça Alice Iracema Melo Aragão e pelo assistente Holanda Segundo, reconhecendo a qualificadora de uso de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas.

De acordo com o tenente-coronel Fernando Albano, relações públicas da PM, o soldado deverá ser submetido a um Conselho de Disciplina e poderá ser expulso da Corporação. A defesa do militar poderá apelar da decisão do Júri no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Conforme Albano, o soldado ficará detido no Presídio Militar.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

QUIXADÁ - Três crianças atingidas por tiros em Quixadá


Clique para Ampliar
As crianças estão assustadas com o fato. Duas têm balas alojadas no corpo, mas não correm risco de morte
O alvo dos criminosos era um homem que havia praticado um homicídio. As crianças brincavam no momento do ataque
Quixadá. Três crianças foram baleadas em um atentado ocorrido na noite da última terça-feira (22), na Rua dos Crentes, Campo Novo, um dos bairros mais populosos de Quixadá. Os pistoleiros tinham como alvo um homem acusado de homicídio. Por volta das 19 horas, um grupo de, aproximadamente, dez crianças brincava na calçada quando foi surpreendido por seis disparos de arma de fogo. Os tiros tinham como destino o pedreiro Luiz Ernandes Ventura Alves, 39, conhecido como ´Luizinho´, mas os meninos estavam na linha de fogo e três deles foram atingidos.

As vítimas foram socorridas por mototaxistas e levadas para o Hospital Maternidade Jesus Maria José. Após serem medicadas, retornaram para casa e nenhum deles corre risco de morte. Mesmo assim V.S.M., de 11 anos, está com um projétil alojado no braço esquerdo. Ele também foi atingido na perna.

O caso mais delicado é de D.S.R. oito anos. Além de ser atingido na coxa direita ele está com uma bala alojada nas nádegas. Tem dificuldade para andar e se queixa das dores. O irmão dele, C.M.R. um ano mais novo, teve mais sorte, uma das balas passou de raspão na testa dele, por centímetros não morreu. Eles, outros dois primos e mais nove crianças moram com a avó, Maria de Fátima Silva Morais, 56 anos, tia do verdadeiro alvo dos criminosos.

Segundo a avó, em setembro de 1994 seu sobrinho cometeu um homicídio naquele bairro. Luiz Ernandes ficou mais de seis anos preso. Ganhou liberdade recentemente e passou a trabalhar em outra cidade. Resolveu visitar os parentes e conversar com o restante dos familiares. Ele não imaginava que depois de tanto tempo ainda existisse desejo de vingança na família de Francisco Cláudio da Silva, na época do crime com 21 anos.

Um dos irmãos de Cláudio foi detido por equipes da 2ª Companhia do 1º Batalhão (Quixadá) juntamente com outro suspeito. Uma testemunha disse ter reconhecido a dupla, mas na presença do delegado Leonardo Ferreira mudou a versão.

O ex-presidiário confirmou não ter inimigos, exceto os familiares do rapaz que assassinou. "Apesar de terem me perseguido, batido em mim, quebrado meu nariz, meus dentes e até me esfaqueado, apenas me defendi e matei um deles. Paguei pelo meu erro e quero paz. Não é justo que, mesmo assim, ainda não estejam satisfeitos. Mas atirar em pessoas indefesas, inocentes, já é um absurdo". disse ´Luizinho´, preocupado com a segurança dos meninos e meninas criados pela tia. "Se soubesse não teria ido até a casa dela. Foram momentos horríveis".

Os dois suspeitos foram liberados por falta de provas, mas as diligências continuam. Até ontem, a arma de fogo e a moto utilizada na fuga não foram localizadas. O delegado Leonardo Ferreira, titular da Delegacia Municipal de Quixeramobim, respondendo pela Delegacia Regional de Quixadá, investigará o caso.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

CEARÁ - ´Cumprirei o contrato´


Clique para Ampliar
O goleiro Fernando Henrique, com suas defesas espetaculares, conquistou os torcedores alvinegros e garante que, mesmo valorizado, cumpre seu vínculo até o final de 2012
Clique para Ampliar
Galera alvinegra fez fila para adquirir os últimos ingressos na tarde de ontem, nas lojas oficiais do clube
Alheio a propostas, Fernando Henrique garante que fica no time, independentemente da divisão que o clube jogar
Quando o goleiro Fernando Henrique renovou, no dia 20 de junho, contrato com o Ceará até o fim de 2012, a torcida alvinegra comemorou. Afinal, o "novo paredão", vivia grande fase com o título estadual arrastão e as atuações destacadas na Copa do Brasil, levando o Alvinegro às semifinais.

Só que neste Brasileirão, o goleiro continuou se destacando, e a idolatria da torcida alvinegra só cresceu e o receio de perder o goleiro para uma grande equipe do futebol brasileiro aumentou, mesmo com algumas eventuais falhas.

Alheio à sua valorização e a indefinição quanto à permanência do Vovô na Série A, Fernando Henrique garantiu, em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste online, que cumpre seu contrato. "Estou em meu melhor momento da carreira e não quero sair. Foram muitas especulações. Mas como já sabiam meu desejo de ficar no Ceará, nem dei ênfase ao meu empresário em procurar saber dos interesses de outros clubes. Cumprirei meu contrato, não importa a divisão que o Ceará esteja".

Isso porque a identificação com Fernando Henrique e a torcida alvinegra foi imediata. Adaptado ao clube e ídolo da torcida, que o chama de "Paredão", FH brinca sobre sua condição de ídolo. "Um ídolo se faz com títulos e grandes jogos. Acredito que se eu ainda não for, estou perto", desconversa.

Comemoração
E, sem dúvida, a vibração de Fernando Henrique nos jogos facilita a idolatria da torcida. O goleiro, que comemora muito cada defesa que faz na meta do Vovô garante que o gesto não é autopromoção. "Muitas pessoas acham que é marketing. Mas para mim é um modo de agradecer ao momento que eu estou passando. Muitos comemoram gols e se eu, como goleiro, não posso fazê-los, os meus gols são as defesas. E comemoro, porque ajudo meu time", explica o paredão alvinegro.

SAIBA MIAS

Arbitragem
O árbitro paulista Wilson Seneme, que integra os quadros da Fifa, apitará o jogo entre Ceará e Cruzeiro, no domingo, no PV, pela 37ª rodada da Série A. O gaúcho Altemir Hausmann e o paulista Emerson Carvalho serão os auxiliares. O trio de arbitragem agradou a diretoria alvinegra

Treinos
O treinamento de ontem no Vovozão não foi conclusivo par apontar o substituto de Felipe Azevedo no ataque do Ceará. Dimas não realizou coletivo, trabalhando com o grupo dividido em quatro equipes, que se enfrentaram de forma alternada. Hoje o Vovô treina à tarde no Presidente Vargas

LOTAÇÃO
Torcida prestigia "decisão"
Mesmo com a aumento do preço dos ingressos para a partida de domingo às 16 horas contra o Cruzeiro, no Presidente Vargas, a torcida alvinegra promete lotar o estádio e empurrar o Vovô no jogo que pode valer a permanência do time na Série A.

As vendas, que iniciaram na última terça-feira, foram intensas nas lojas oficiais do clube e das torcidas organizadas. Até o início da noite de ontem, restavam apenas 500 ingressos à venda. É possível que a torcida alvinegra não encontre mais ingressos hoje nas lojas e só consiga adquiri-los por preços majorados, das mãos de cambistas.

Até os ingressos de gratuidade para as crianças já estão esgotados. Lembrando que os bilhetes para a torcida visitante - cerca de mil - serão vendidos hoje, a partir das 10 horas nas bilheterias amarelas do estádio Presidente Vargas.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

ICASA - Volta Xuxa,sai Arnaldo Lira

Clique para Ampliar
Júnior Xuxa retornou ao clube ainda ontem, após a demissão de Arnaldo Lira. Sem condicionamento físico, meia será opção no banco
Clique para Ampliar
A demissão do treinador aconteceu ontem, às vésperas da "decisão" contra a Portuguesa, no sábado
A dois dias da partida decisiva contra a Portuguesa, pela última rodada da Série B do Brasileiro de 2011, o Icasa passa por mais uma reviravolta, que poderá mudar o destino da equipe na temporada do ano que vem.

Após várias entrevistas polêmicas, discussões com atletas e "cutucadas" contra a diretoria alviverde, o técnico Arnaldo Lira foi dispensado, na manhã de ontem, do comando técnico icasiano. "Eu dei o máximo de mim, tirei jogador que achei que não deveria atuar pela equipe, consegui resultados importantes e livrei o Icasa do rebaixamento. Tenho certeza que a equipe ganha no sábado", disse Lira, que já está com o seu retorno garantido ao comando técnico do Bahia de Feira.

Demitido via telefone, Lira ainda acusou a diretoria caririense de não estar preocupada com o futuro do clube. "Eles só pensam em dinheiro. Não adiantava eu morrer de falar, se eles não queriam ouvir. Eu vim para o Icasa com o objetivo de não deixar o time cair e tenho certeza de que se não tivesse feito este trabalho ele já estaria rebaixado", concluiu o comandante.

Confusão
Como justificativa para a saída do técnico, inicialmente, o presidente do Icasa, Cicero Damião, afirmou que membros de uma das torcidas uniformizadas da equipe havia ameaçado invadir o gramado no jogo do próximo sábado, caso o treinador fosse mantido. "Tentamos contornar, mas a situação ficou insustentável e decidimos que é melhor o Lira não ficar no Clube. Portanto, pensando na integridade do profissional, decidimos não contar com o Lira no último jogo", justificou Damião em entrevista ontem ao portal Diário do Nordeste Online.

Em resposta as declarações do mandatário icasiano, o presidente da torcida uniformizada Fúria Icasiana, Willian Tavares, negou tal ameaça, afirmando que, a diretoria do clube estaria tentando transferir a responsabilidade para a torcida.

Diante dos fatos, o presidente do conselho deliberativo do clube, Zacarias Silva, veio a público desmentir a alegação dada por Damião. "O Icasa já havia perdido dois diretores (o vice-presidente, José Hilton, e o diretor de futebol, José Gomes), por eles discordarem das decisões tomadas pelo Lira. O presidente (Cicero Damião) também se disse insatisfeito com a presença do técnico, então, nós entendemos por bem, afastá-lo", declarou o mandatário.

Retorno do ídolo
Com a demissão de Lira, não demorou muito para que a volta do meia Júnior Xuxa fosse anunciada pela diretoria do clube. "Para mim é uma satisfação muito grande estar retornando para o grupo, mesmo não estando com o condicionamento físico ideal, estarei a disposição no sábado", afirmou o atleta, em entrevista a rádio Verde Vale, de Juazeiro do Norte. Há 12 dias sem treinar, o meia chegou ontem ao Cariri e já iniciou os treinos. "Tenho certeza que isto que aconteceu não vai manchar a minha imagem perante a torcida. Eu voltei porque acredito no meu time", concluiu Xuxa. O jogador havia sido afastado pelo técnico, a quem chegou acusar de "perseguição". O camisa 10 chegou até mesmo a revelar que o comandante havia viajado "bêbado" em um dos jogos.

Sem tempo e opções para contratar um treinador para a última rodada, o Icasa vai apostar no técnico da base Raimundinho. Para escapar da degola, o Verdão do Cariri precisa vencer a Portuguesa, invicta há 20 jogos, e ainda torcer por mais um resultado. Pode ser a derrota de ABC, Guarani ou Paraná, ou empate de ASA ou São Caetano. O time cearense é o atual 17º.

Postada:Gomes Silveira
Fomte:Diário do Nordeste

FORTALEZA - Especulações não faltam

Clique para Ampliar
Wanderley fez de tudo para ficar no Leão. Não conseguindo, foi para o América/RN e alcançou o acesso
NATINHO RODRIGUES
Desde quando encerrou sua participação na Série C, o Fortaleza não conseguiu reformular o elenco para 2012. O time ainda está sem técnico confirmado oficialmente e apenas com jogadores remanescentes da temporada de 2011. E o dia 5 de dezembro, data da apresentação do elenco, já está chegando.

Nome de jogador que esteja confirmadamente nos planos do Fortaleza, até o momento só surgiu o do zagueiro Ronaldo Angelim, do Flamengo. O restante é apenas especulação sem que a diretoria venha a público se pronunciar sobre o assunto.

Ontem, cogitou-se que, se o técnico Nedo Xavier vier mesmo, indicará três jogadores: Carlos Magno, meia de 25 anos, Marinho Donizete, lateral-esquerdo de 31 anos e Cléber Carioca, zagueiro, 35 anos. O Leão ainda teria interesse em Wanderley, do América/RN, o mesmo que queria atuar pelo Leão na Série C, foi esquecido, mas subiu com o time potiguar para a Série B do Brasileiro.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

PAPO CULTURAL - Iphanaq recebe especialista em Português

Quixeramobim - O Instituto do Patrimônio Histórico Cultural e Natural de Quixeramobim (Iphanaq) terá como convidado nesta sexta-feira, 25, do “Papo Cultural” que ocorre às 19 horas na Casa de Antônio Conselheiro, no Centro desta cidade, o professor Willamy Victor Nunes. O especialista em língua portuguesa e literatura apresentará a monografia “O Problema da comunicabilidade entre os falantes do Português Padrão – supervalorizado e os falantes do Português Popular- vítima de preconceitos”. O trabalho foi realizado pela Faculdade Kurios (FAK) em 2009. Mais informações: (88) 9998 7434  ou 9220 0056

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Vasco fica no 1 a 1 com a Universidad



Clique para Ampliar
Bernardo (esq.) foi o autor do gol que abriu o placar em São Januário. A Universidad empatou no segundo tempo
Time cruzmaltino deve vencer em Santiago, na próxima quarta-feira, para chegar à decisão da Copa Sul-Americana
O Vasco não conseguiu uma boa vantagem na primeira partida da semifinal da Copa Sul-Americana, disputada ontem, em São Januário. O time cruzmaltino apenas empatou em 1 a 1 com a Universidad de Chile e precisa vencer o jogo de volta, na próxima quarta-feira, em Santiago, para chegar à decisão. Os gols do jogo foram marcados por Bernardo e por González.

O jogo começou aberto no primeiro tempo, com ambas as equipes procurando o ataque. Depois de muitas jogadas ofensivas, o Vasco levou real perigo ao gol de Herrera com Élton, aos 30 minutos, que chuta a bola no travessão. Três minutos depois, Bernardo abriu o placar em São Januário. Após bola desviada, a revelação vascaína só teve o trabalho de chutar cruzado, rasteiro, no canto direito do goleiro.

Depois do intervalo, a Universidad de Chile teve maior volume de jogo e a superioridade se traduziu em gol aos 33 minutos. Osvaldo González subiu livre no meio da zaga vascaína. O zagueiro chileno deu um leve toque de cabeça e a bola entrou sem chances para Fernando Prass.

Placar

Copa Sul-Americana
Vasco 1x1 Universidad de Chile

Liga dos Campeões
Zenit 0x0 APOEL
BATE Borisov 0x1 Viktoria Plzen
Bayer Leverkusen 2x1 Chelsea
Valencia 7x0 Genk
Olympique 0x1 Olympiacos
Arsenal 2x1 Borussia Dortmund
Shakhtar Donetsk 0x2 Porto
Milan 2x3 Barcelona

Eliminatórias Oceania Ilhas Cook 2x3 Samoa