v

sábado, 2 de junho de 2012

ESPECULAÇÕES - Antônio Carlos nega que esteja para deixar o cargo de líder do Governo na Assembleia



O líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, deputado estadual Antônio Carlos (PT), descartou ontem que esteja para deixar o cargo. Segundo ele reclamou, ontem, há boatos envolvendo-o com as mais diversas situações, tanto quanto à provável saída do parlamento como uma chamada para integrar a equipe
da prefeita Luizianne Lins, em Fortaleza.

Segundo om deputado petista, somente por um pedido do governador Cid Gomes (PSB) ou por vontade própria, sua saída do cargo de líder seria efetivada. As especulações sobre uma possível saída de Carlos da função de líder governista são atribuídas ao momento de tensão instaurada entre Cid e a prefeita de Fortaleza (e presidente do PT no Ceará), Luizianne Lins (PT).

Nome de confiança da prefeita, ele mantém relações próximas com o governador, por causa da função de líder. Coube a Antônio Carlos, inclusive, o papel de pedir ao governador que telefonasse para Luizianne e agendasse uma conversa sobre a sucessão municipal. Ontem, na tribuna da Assembleia, além de descartar sair do liderança, Antônio Carlos prometeu que será "o primeiro a anunciar" sua saída da liderança no dia ela se efetivar.

Quanto às especulações envolvendo Antônio Carlos e a gestão municipal de Fortaleza, elas indicariam o crescimento do seu nome como opção para assumir a secretaria de Educação, que pode ficar vaga a partir da próxima semana com a escolha de Elmano Freitas para ser o candidato do PT à sucessão de Luizianne Lins. O deputado petista, porém, diz que as notícias nesse sentido são improcedentes, tanto quanto as que falam de sua saída da Assembleia.

Saiba mais
Ontem, durante a entrega de um residencial no Mondubim, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT),não confirmou a vinda do ex-presidente Lula (PT) a Fortaleza para fazer campanha para o candidato petista na Capital.

De acordo com ela, Lula disse que vai ajudar a manter a aliança entre PT e PSB na cidade. “E aí, diante da situação de aliança ou não ela vai tomar a decisão da participação dele ou não nas eleições”, pontuou.

Segundo a prefeita, a definição vai ocorrer depois de segunda-feira, “quando sair o candidato e quando a gente foi conversar com o governador”. “Vou perguntar se ele vai querer ou não manter a aliança”, disse.

Ainda de acordo com a prefeita, a pesquisa apresentada pelo governador a Lula não tem nenhum nome de expressão para a sucessão da Capital “independente de partido”.

A avaliação sobre a gestão de Luizianne Lins (PT) gera debate dentro do aliado PMDB. O presidente estadual do partido, Eunício Oliveira, já defende mudança radical no projeto. Não há consenso entre bancada peemedebista



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Dia decisivo de negociação - Rui Falcão chega para tentar salvar aliança


Às vésperas da realização das prévias dentro do PT que vai decidir o nome da sigla disputa eleitoral desse ano, petistas negociam candidatura
Rui Falcão tem à sua espera uma extensa agenda de encontros políticos nas próximas horas
As próximas 24 horas serão de negociações intensas dentro do PT de Fortaleza.
Hoje, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, chega à Capital para tentar salvar, pela última vez, a aliança entre PT e PSB, comandada pela prefeita Luizianne Lins (PT) e pelo governador Cid Gomes (PSB).

Durante a tarde de hoje, às vésperas da decisão sobre quem será o nome petista para a disputa em Fortaleza, Luizianne e Falcão se reúnem com os deputados federais Artur Bruno e José Guimarães, além dos secretários da Cultura, professor Pinheiro, e das Cidades, Camilo Santana, para bater o martelo sobre o nome a ser homologado.

Eles são lideranças importantes no processo, já que comandam alas dentro da sigla. Camilo e Bruno são pré-candidatos à Prefeitura e disputarão as prévias com o preferido de Luizianne, Elmano de Freitas.

Guimarães, que almoçou ontem com a prefeita, diz que trabalhará diuturnamente para “pacificar” a aliança. “Tenho conversado com o governador, mas a decisão será mesmo com o Rui”, disse.

Ontem, durante a entrega de um residencial no Mondubim, a prefeita garantiu que o nome do PT será realmente definido amanhã, “em respeito aos militantes”, e que ainda topa conversar com o governador, antes da decisão. Apesar disso, um encontro entre ela, Falcão e Cid estaria programado para segunda-feira.

Nome para a aliança
Na última quinta-feira, o ex-ministro Ciro Gomes (PSB) afirmou que o nome de Bruno rompe “qualquer barreira” entre a aliança PT-PSB na Capital. A prefeita, no entanto, refuta a informação. “O que eles (Ferreira Gomes) colocavam para mim em relação ao Bruno é que ele não seria aceito”, diz.

SERVIÇO

Escolha do nome petista para a Capital
Quando: dia 03 de junho (Amanhã)
Onde: Hotel Paria Centro (Av. Monsenhor Tabosa, 740 - Centro)
Horário: A partir das 10 horas




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Politica - Ciro diz que Elmano será alvo fácil de ataques na campanha


Em entrevista exclusiva à TV Cidade, o ex-deputado federal Ciro Gomes  voltou a defender nomes do PSB como alternativas  para disputar a Prefeitura de Fortaleza.  Mesmo reconhecendo que Cid vai se esforçar para manter a aliança com o PT, porque “é o jeito dele, adora entendimentos e tem uma certa  aversão a conflitos”,  Ciro considera fundamental que o PSB não deserte da responsabilidade de dar alternativas para o eleitorado.
 
Como alternativas citou os nomes do vereador Salmito Filho, do titular da Secretaria Especial da Copa, Ferrúcio Feitosa, e o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio. Quanto à opção da prefeita Luzianne Lins para sucedê-la,  o atual secretário de Educação, Elmano Freitas, Ciro Gomes foi enfático e relatou impressões do encontro que manteve com Elmano:
 
- Como é que você vai se apresentar, você é o secretário de Educação, seu adversário vai chegar e botar o dedo no seu nariz e dizer:  você é o secretário  da penúltima qualidade em educação no Ceará. O ano letivo começou em setembro, todos os diretores foram indicados por políticos. Eu não vou dizer a resposta dele pra mim, mas é constrangedor pra ele.
 
A proposta do Governo do Estado para tocar as obras de mobilidade urbana da Copa, que estão sob a responsabilidade da Prefeitura, Ciro diz que a cidade vai ganhar com a medida e que os túneis vão ser entregues ainda em 2013 para a Copa das Confederações.
 
Greve na Polícia
 
Ciro Gomes também falou sobre a greve da Polícia Militar e disse que, caso fosse o governador, teria mandado prender imediatamente todos os cabeças, antes que a greve tivesse começado. E no que tivesse começado, quem fosse envolvido , teria sido preso e expulso da Polícia. “ Não é que eu seja autoritário, porque é assim que a lei manda”, disse.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Cnews

Banabuiú - Pistoleiros tentam assassinar homem em Banabuiú


Até o momento não foi informado o motivo do crime. Agora a polícia Civil vai investigar. 

Crimes de toda a natureza têm acontecido na região do Sertão Central cearense, a maioria sem solução e a população fica a mercê da falta de gerenciamento do Comando do 11ª Batalhão Provisório da Polícia Militar, sendo a chefiada do Tenente-Coronel Francisco Paiva.
Banabuiú é mais uma das cidades que conta com efetivo policial abaixo normal.

O Destacamento PM de Banabuiú foi informado que havia dado entrada no Hospital da cidade à pessoa conhecida por Marcio, 35 anos. A equipe de serviço foi ao Hospital onde foi cientificada que a vítima foi atingida com dois disparos de arma de fogo, sendo um no rosto lado esquerdo e outro na coxa da perna esquerda, sendo atendida pelos profissionais daquele local, onde permanece em observação.

Os dois acusados do crime, que ocorreu na Rua Arrojado Lisboa, se evadiram do local em uma motocicleta, sem ser identificada qualquer característica do veículo. Um dos meliantes trajava short e blusa azul, apresentando como característica ser baixo, pele clara e cabelos loiros. Até o momento não foi informado o motivo do crime.

Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047
Destacamento da Polícia Militar de Banabuiú
Rua Francisco Soares, 121 – Centro
Fone: (088) 3426.1190 / 3426.1587



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Quixadá - Importante reunião sobre o programa Minha Casa, Minha Vida é realizada em Quixadá.



A reportagem da Revista Central acompanhou de perto uma importante reunião realizada nessa quinta-feira (31), no Centro Administrativo e Financeiro da Prefeitura Municipal de Quixadá, com integrantes da Fundação de Geração de Emprego, Renda e Habitação Popular – FUNGETH, comandada pela Assistente Social Gislane Grangeiro e Integrantes das Construtoras More Fácil e Mercurios, representados por Sr, Welington e Marcos Rodrigues e do Corretor de Imóveis, Pádua Silva que articula a negociação e a facilitação de documentos.


Na ocasião foram expostos os esforços para que Quixadá receba investimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, obras do PAC 1 e 2. Na pauta principal foram discutidas e aprovadas ações para o município viabilize o mais rápido possível a construção de casas para acomodar uma demanda crescente para a Faixa 1 do programa que é alvo de críticas da população pela morosidade na efetivação na cidade.

É importante destacar como titulo de informação para população que está inscrita no programa, que o projeto do governo federal independe tão somente dos esforços de construtoras e gestores municipais para concretização imediata, há uma série de processos burocráticos a serem seguidos para liberação dos recursos governamentais que estão em andamento aguardando pareceres técnicos de bancos e avaliação de projetos a serem analisados por especialistas da área.

Para uma compressão geral, passos importantes já foram iniciados para que a cidade possa receber esse empreendimento. Um terreno com características urbanas já está sendo avaliado para efetivação do projeto, a Construtora Mercurios em parceria com a More Fácil já executa projetos que preveem em duas etapas construir no local 2.500 casas. A primeira etapa deve contemplar a construção de 1.500 casas num terreno de 60 hectares que está em processo de negociação com os proprietários e numa segunda fase mais 1.000 unidades em terreno de 40 hectares.

Na próxima segunda-feira (04), há um comprometimento por parte das construtoras de já entregarem os projetos da divisão da gleba urbanizada em quadras, lotes, arruamentos, áreas verdes e institucionais que deverão abrigar projetos sociais para o novo bairro que surgirá, como também da planta baixa da casa padrão com área já aprovada em lei de 36m², em terreno que será definido entre 125m² a 150m² com os devidos recuos para futuras ampliações. 

Outro ponto importante definido com os proprietários do terreno em negociação que na próxima quarta-feira (06), em uma nova reunião marcada para Centro Administrativo de Quixadá, deverá ser assinada o contrato de promessa de compra e venda entre proprietários e construtoras para os passos que sucederão as negociações com o Banco do Brasil, financeira responsável pela liberação dos recursos.

Segundo o represente da More Fácil, Sr. Welington, esse novo bairro causará um impacto de grande importância para a economia do município, se considerado que na primeira fase com a construção de 1.500 casas cada uma delas forem residir 3 pessoas do grupo familiar, no total 4.500 pessoas residirão no bairro, numero de habitantes maior de que a sede de pequenas cidades no Brasil. O representante da Empresa Mercurios, Marcos Rodrigues, demonstrou total dedicação para a consolidação do empreendimento em Quixadá, respaldando a necessidade da demanda por moradia na cidade, que segundo os registros cadastrais da prefeitura quase 4.000 pessoas estão inscritas no programa.

A secretaria de Habitação, Gislane Grangeiro, salientou a preocupação de equipamentos sociais para que o projeto possa ser viabilizado, mas garantiu encontro com o prefeito de Quixadá, Rômulo Nepomuceno Carneiro com urgência para que no local sejam assegurados recursos para construção de escolas, Creches e um Posto de Saúde para atender uma nova demanda nesse novo bairro que surgirá.

Gislane Grangeiro acrescentou outro ponto importante para a reportagem da Revista Central, outro projeto que está em andamento na cidade, com recursos já assegurados em mais de 18 milhões para construções de 346 casas para moradores de área de risco (Assentamentos Precários), em julho próximo já será assinado o contrato com a construtora para que essas casas do projeto PAC 2 saia do papel, retirando pessoas de áreas condenadas pela defesa civil.

Outras informações do Minha Casa, Minha Vida em Quixadá.
- Com a assinatura do contrato para 1.500 residências, as Construtoras Mercurius em parceria com a More Fácil, montará um fabrica no local.

- O prazo para conclusão da 1ª etapa será de 18 meses, mas segundo os representantes das construtoras querem reduzir o tempo estimado para pelo menos 12 meses para conclusão final.

- Desse total (1.500 casas), serão construídas casas especiais para deficientes físicos.

- O programa deve atender a Faixa 1, com renda familiar máxima de até R$ 1.800,00, cadastrados no Fundação de Habitação do Município, os beneficiados só comprometerão de sua renda 10% de seu salário, ou seja, se você ganha R$ 800,00, a parcela deverá ficar em torno de R$ 80,00.

- Quase 4.000 (quatro mil pessoas), estão inscritas no programa em Quixadá, será feita uma triagem que selecionarão na 1ª etapa pessoas com renda menor, deficientes físicos e idosos que terão prioridade.

- Assentamentos Precários - O Programa Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários, tem por objetivo promover a urbanização, a prevenção de situações de risco e a regularização fundiária de assentamentos humanos precários, articulando ações para atender as necessidades básicas da população e melhorar sua condição de habitabilidade e inclusão social.

Fabio de Oliveira




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Politica - Em almoço, Luizianne e Guimarães discutem candidato e traçam rumos do PT para eleições


A prefeita Luizianne Lins e o deputado federal José Nobre Guimarães estiveram reunidos no restaurante Marcel, na Praia de Iracema, em Fortaleza, traçando os últimos detalhes para o encontro do partido, a ser realizado no próximo domingo (3). No cardápio, o nome do pré-candidato à sucessão de Luizianne.
Luizianne e Guimarães são as duas principais forças do PT no Ceará.
A prefeita domina a tendência conhecida como Democracia Socialista. Já o deputado lidera a tendência Campo Democrático. Hoje, para as eleições municipais, a prefeita detém a maioria dos delegados do partidos para o encontro – de onde será escolhido o candidato.
Lista
Da tendência luiziannista o nome é o secretário da Educação, Elmano de Freitas. Já na tendência de Guimarães sobressaiu-se o secretário estadual das Cidades, Camilo Santana. Também está na lista o deputado estadual Artur Bruno. Como a prefeita tem maioria dos delegados, Elmano deve ser o nome ungido do encontro.
O passo seguinte a ser dado entre Luizianne, Guimarães e outros caciques petistas é em relação à aliança com o governador Cid Gomes (PSB). Nas últimas semanas, a prefeita e o governador trocaram declarações fortes por meio da imprensa, que deixam dúvidas sobre a manutenção da parceria entre PSB e PT na capital.
Copa das Confederações
O último capítulo, após o sorteio dos jogos da Copa da Confederações, foi o anúncio por parte do governador de que o Estado pretende assumir parte das obras do Município para a Copa do Mundo. Nos bastidores, o anúncio foi interpretado como uma crítica velada à gestão e ao ritmo das obras tocadas pela Prefeitura de Fortaleza.
Um dos parlamentares mais próximos à prefeita, o deputado federal Eudes Xavier, deu declarações já dando a aliança como encerrada e culpando o próprio governador pelo fato.
Entre o PSB cogita-se a candidatura própria. Os nomes mais fortes são o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio, e o secretário da Copa, Ferruccio Feitosa. Uma aliança do PSB com o pré-candidato do PCdoB, senador Inácio Arruda, também é especulada nos bastidores.
O encontro do PT será realizado domingo, no Hotel Praia Centro, a partir das 10h.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

Politica - PCdoB apresenta proposta para PT retirar candidatura de Elmano e apoiar Inácio



Partido insistirá na tese até a convenção e voltará a falar com o governador Cid Gomes.
 
A direção nacional do PCdoB pede que o PT apoie a candidatura de Inácio Arruda em Fortaleza em troca do apoio do partido a candidatura de Fernando Haddad em São Paulo.

A proposta não foi aceita pelo presidente do PT, Rui Falcão. A justificativa dos comunistas é que Inácio lidera as pesquisa na capital
cearense, e que o candidato da prefeita Luizianne Lins, Elmano Freitas, "patina" nos levantamento de opinião pública.

O PCdoB insistirá na tese até a convenção dos partidos e voltará a falar também com o governador Cid Gomes (PSB), tentando conquistar apoio.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

Politica - Luizianne encontra Cid na segunda, mas diz que definição de candidato sai no domingo



Depois de aguardar, sem retorno, manifestação do governador Cid Gomes (PSB), a prefeita Luizianne Lins (PT) confirmou nesta sexta que o PT vai mesmo definir seu candidato a prefeito no Encontro Estadual do partido, que acontecerá neste domingo, 3. A petista voltou a afirmar que não recebeu qualquer chamado do governador para conversar sobre a aliança e o partido não vai mais adiar a definição do candidato.


“O PT tem o tempo dele. Os filiados do PT merecem respeito, estão num processo de escolha legitimado pela direção nacional e pelo presidente lula. Então eu acho que agora é nós cuidarmos da nossa convenção”, disse a presidente estadual do PT.

Neste final de semana as articulações para a definição do candidato petista serão intensas. Luizianne almoçou nesta sexta (1) com o deputado José Guimarães e neste sábado (2) conversará com o Francisco Pinheiro, Camilo Santana e Artur Bruno. À noite, deve se encontrar ainda com o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Luizianne disse ainda que deve se reunir com Cid Gomes na segunda-feira, depois da definição da candidatura, portanto. Perguntada se isso não atrapalharia a aliança, uma vez que Cid havia dito que o nome deveria ser discutido entre os aliados, a petista respondeu que ainda aguarda um contato até o domingo: “se ele pedir eu topo. Eu tô discutindo qualquer coisa”, afirmou.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Fortaleza - 'Governo tem muita obra pela frente' diz Luizianne sobre pedido de Cid


A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o governo do estado deve priorizar as obras VLT para a Copa do Mundo de 2014, após o governador do Ceará, Cid Gomes, demonstrar interesse em assumir as obras da Via Expressa.

"Eles tê que apressar as obras do VLT. O governo ainda tem muita obra pela frente", afirmou a prefeita. Luizianne não respondeu se entregaria ou não as obras para
o governo do estado já que, segunda ela, ainda não foi formalmente notificada sobre o pedido. "Só fiquei sabendo pela imprensa, mas não há nada formalizado", disse.

A Secretaria Especial da Copa do Ceará (Secopa) enviou nesta sexta-feira (1º) um ofício à Coordenadoria de Projetos Especiais da prefeitura de Fortaleza (Cooperii) um ofício solicitando "o interesse em conhecer o projeto físico-financeiro" da obra na Avenida Via Expressa. 


A avenida, considerada o "corredor da Copa" pela prefeitura de Fortaleza, é uma das principais vias no entorno do Castelão, estádio palco da Copa do Mundo 2014 e da Copa das Confederações, em 2013, e passa por reformas de ampliação e modernização.

Nesta semana, após paralisação das obras, o governo do estado demonstrou interesse em assumir as obras da Via Expressa, temendo o atraso da conclusão até a Copa das Confederações. As obras estão paradas há três semanas, quando a empresa responsável, a Delta, rescindiu o contrato com a prefeitura de Fortaleza. A empresa alegou que passa por mudanças societárias e não tem condições de dar continuidade.

saiba mais
A Delta foi comprada por outra empresa após denúncias de ligação com o contraventor Carlinhos Cachoeira, que está preso por suspeita de manter esquema de corrupção com políticos e financiar jogos ilícitos.

Em nota, a Cooperri solicitou que o ofício enviado à coordenadoria fosse enviado à prefeitura de Fortaleza, alegando que não tem autonomia para transferir a responsabilidade da obra para o governo do estado, que demonstrou interesse em dar continuidade às obras.

A Secopa responde que o ofício não solicita a transferência da responsabilidade da obra, mas o interesse em conhecer o projeto das obras e manter um diálogo que possa resultar no pedido de transferência da responsabilidade da obra. A Secopa afirma ainda que desde o inícios das obras de mobilidade urbana e reforma do estádio Castelão, ambos visando a Copa do Mundo 2014, tem sido mantido entre a pasta estadual e coordenadoria da prefeitura, a Cooperii.

As reformas da Via Expressa e outras três avenidas no entorno do Castelão estão paradas desde a rescisão com a Delta. A prefeitura de Fortaleza afiro que deve abrir um novo edital até agosto deste ano para contratar uma nova empresa que dará continuidade à reforma nas avenidas. Segundo a prefeitura, apesar da paralisação das obras, o prazo de entrega está mantido: agosto de 2013.

Segundo Geraldo Accioly, titular da Cooperii, o novo edital prevê serviço em quatro expedientes, o que deve compensar o tempo parado e entregar a obra no prazo já definido.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Briga boa - Fla ameaça cobrar R$ 325 milhões do Palmeiras por negociação com R10



Ronaldinho, Entrevista (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com) A guerra entre Ronaldinho Gaúcho e Flamengo já começou. E respingou no Palmeiras. No primeiro contra-ataque à liminar obtida pelo jogador na Justiça que rompe seu vínculo com o clube, o Rubro-Negro, em documento assinado pela presidente Patricia Amorim, enviou na noite desta sexta-feira uma notificação extrajudicial para o presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone, com cópias para a CBF e a Federação Paulista. Patricia alega que tem evidências de uma negociação
entre o jogador e o clube paulista antes do rompimento do contrato do atleta com o Rubro-Negro, o que caracterizaria indução de quebra de vínculo. O Flamengo diz que, caso haja um acerto entre jogador e o Palmeiras, irá à Justiça cobrar indenização de R$ 325 milhões. A diretoria do Verdão negou de forma veemente a acusação dos rubro-negros.

Segundo o documento, o Flamengo “tem evidências de que a Sociedade Esportiva Palmeiras iniciou tratativas para contratação do atleta Ronaldo de Assis Moreira em data anterior à concessão de antecipação de tutela proferida pela 9ª Vara do Trabalho da Comarca do Rio de Janeiro”, o que aconteceu na quinta-feira.

Na notificação extrajudicial emitida pelo Rubro-Negro, existe até um detalhe sobre a negociação com o Verdão, que estaria sendo financiada por um fundo de investimentos.

O Flamengo argumenta que a negociação do Palmeiras com o jogador caracterizaria indução à quebra do vínculo do atleta com o clube rubro-negro
Por fim, o Rubro-Negro diz que, caso a negociação se concretize, Arnaldo Tirone fica ciente de que o Flamengo tomará providências judiciais cabíveis em relação ao “reconhecimento de solidariedade” do Palmeiras no pagamento da cláusula indenizatória, e cita “o inciso 1º do caput do art.28 da Lei 9615-98, no valor de R$ 325.000.000,00 conforme previsto no parágrafo segundo do art.28 da citada Lei”. O valor teria que ser pago pelo clube paulista.

O diretor jurídico do Palmeiras, Piraci Oliveira, disse que não havia visto o documento até o momento em que deixou a sede do clube, às 21h30m desta sexta. Ele ficou irritado ao saber pela reportagem das alegações presentes na notificação do Flamengo.

- Eu refuto de forma veemente esse tipo de acusação, porque o Palmeiras nunca conversa com jogador que tem contrato em vigência. Não vamos deixar que eles façam isso com o Palmeiras, pois é uma história fantasiosa, completamente absurda - afirmou o diretor jurídico.

Depois de um ano e cinco meses na Gávea, Ronaldinho Gaúcho cobra do Rubro-Negro uma dívida de R$ 40.177.714,00, e conseguiu a tutela antecipada na 9ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro. A liminar concedida pelo juiz André Luiz Amorim Franco foi protocolada na tarde de quinta-feira na CBF, e o fim do vínculo contratual será oficializado assim que a liminar passar pelos departamentos jurídico e de registros da entidade, o que libera o jogador para assinar com outro clube.
Na tarde desta sexta, Patricia Amorim já dera o tom da guerra com Ronaldinho:
- A luta será implacável.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Brasil - 'Tá todo mundo míope', diz mulher de Cachoeira sobre rótulo de 'musa'



Mulher do contraventor Carlinhos Cachoeira, a empresária Andressa Mendonça, de 30 anos, disse nesta sexta (1) ao G1 que não se sente confortável como "musa da CPI", rótulo que recebeu ao comparecer à sessão da comissão na qual o marido foi levado para depor mas se recusou a responder às perguntas dos parlamentares.

Segundo ela, a prioridade neste momento é cuidar dos filhos e da defesa de Carlinhos Cachoeira. Nestas quinta (31) e sexta,
a Justiça Federal de Goiânia ouviria 15 testemunhas e sete réus no processo em que o contraventor é acusado de comandar uma quadrilha que explorava o jogo ilegal. Mas uma decisão provisória (liminar) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) suspendeu os depoimentos. Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, está preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

"Não acho que sou musa. Tá todo mundo míope", disse à reportagem por telefone. A equipe do G1 esteve, na manhã desta sexta-feira (1º), no condomínio de luxo em Goiânia onde mora o casal. Ela não quis receber a equipe, mas concordou em falar por alguns minutos pelo telefone. "Estou toda desarrumada, ajudando meu filho a fazer tarefa", contou.

Andressa Mendonça afirmou que, "apesar de não entender muito de direito", a suspensão dos depoimentos favorece seu marido. "Acho que ele ganha tempo para se encontrar com a defesa, se defender." Ela disse que a última vez que falou com Cachoeira foi na última terça (29). "Eu estou achando ele otimista, confiante, todos nós estamos confiantes", declarou.

Andressa Mendonça em três momentos: em entrevista recente em Brasília; no depoimento de Cachoeira à CPI; de óculos escuros rumo a Mossoró, onde seu marido está preso (Foto: ABr; Folhapress; AE) A empresária tem dois filhos, um de 4 e outro de 6 anos, com o ex-marido, Wilder Pedro de Morais, suplente do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), que responde a processo disciplinar no Conselho de Ética do Senado por ter supostamente usado o mandato para beneficiar Cachoeira. O senador nega as acusações, mas não o fato de ser amigo do contraventor.

Além dos dois filhos de Andressa, Cachoeira também tem outros três filhos - dois meninos de 14 e 9 anos e uma menina de 6 - com Andréa Agrígio, a ex-mulher, que atualmente dirige a indústria farmacêutica Vitapan. Para a PF, a empresa é comandada pelo bicheiro.

 O Ministério Público Federal pediu bloqueio das contas da empresa por suspeitar que era utilizada para lavagem de dinheiro, e a empresária foi convocada a prestar esclarecimentos na CPI.

De acordo com Andressa, os filhos estão sofrendo "muita pressão". "Os filhos estão com muita saudade. É um pai presente, um pai amoroso. Ontem [quinta] o filho mais velho veio aqui, está fazendo tratamento psicológico. [...] É muita pressão. Estão matando muita aula, coleguinhas comentam, a gente também tá sofrendo muita pressão", disse.

CasamentoEla contou que já tem tudo pronto para casar oficialmente com Cachoeira assim que ele deixar o presídio. O casamento estava marcado para maio, mas foi adiado. Andressa, no entanto, não quis dar detalhes de como será a cerimônia. "A gente conversou. Estou esperando a saída, que ele saia para a gente casar. Está tudo definido", afirmou.

Andressa disse passar "tempo quase integral" cuidando de questões referentes à defesa do marido. "Vida social não tenho mais enquanto ele não estiver aqui fora."

Apesar de ter deixado de frequentar festas, ela afirma que continua indo ao salão de beleza frequentemente para se preparar para quando o marido sair.
"Estou me cuidando, claro, para ele. Às vezes quando eu vou visitá-lo com os irmãos, a família dele, eles dizem: 'Não sei por que você se arruma tanto'. Mas a pessoa já tá presa e ainda vai encontrar mulher feia? Ninguém merece.

Loja de lingerieEm um dos shoppings considerados mais luxuosos de Goiânia, fica a loja de lingerie de Andressa. Segundo a gerente, ela não tem freqüentado o estabelecimento com tanta frequência nos últimos três meses, desde que o marido foi preso.
A loja de lingerie de Andressa Mendonça em Goiânia (Foto: Mariana Gurgel / G1)
“Têm pessoas que chegam aqui, entram na loja, só para perguntar como está a Andressa. Chega a ser meio constrangedor”, conta a gerente Carlene Pereira dos Santos.
A loja tem sido comandada pela irmã de Andressa, Andréa, mas a atual mulher de Cachoeira ajuda a escolher cada uma das peças de lingerie expostas na loja, diz a gerente. “Ele sempre vem conferir as novidades, e até leva para ela", conta.
Andressa também confere pessoalmente cada uma das novidades que chegam para incrementar o “cantinho do fetiche”, um pequeno espaço na loja onde ficam artigos eróticos.
Para entrar lá, as funcionárias fecham as cortinas de veludo vermelho para fazer a demonstração dos apetrechos sexuais que fazem mais sucesso na loja.
A ex de CachoeiraA pouco menos de um quilômetro do shopping onde fica a loja de Andressa, mora Andréia Aprígio, ex-mulher e mãe dos três filhos do contraventor.
Ela mora em um dos prédios mais elegantes e com o metro quadrado mais caro da capital de Goiás, o Excalibur. O G1 esteve no prédio, mas não conseguiu falar com Andréa, que tem motorista particular e, desde a prisão de Cachoeira, recebe menos visitas, segundo o porteiro, que preferiu não se identificar.
saiba mais
“Os amigos sumiram. Só os advogados que têm vindo bastante aqui”, disse um dos porteiros, que disse trabalhar há mais de 15 anos no prédio.
Ela faz as unhas uma vez por semana, sempre no mesmo salão, a poucos metros da entrada do apartamento. “É como se ela nem tivesse sido a esposa do Cachoeira. Ela é muito simples, anda de chinelinho”, disse a dona do salão Lenne House, Marlene Ferro.
Marlene é dona do salão há 23 anos. Costuma atender pessoas “famosas da sociedade de Goiânia”. Devido à clientela sofisticada, instituiu uma regra dentro do salão. “Funcionário meu não pode conversar com cliente, ficar procurando saber de marido, essas coisas”, contou.
A ex de Cachoeira costuma fazer pé e mão sempre com a mesma profissional, e leva os próprios esmaltes ao salão.
Foi no mesmo salão freqüentado pela ex-esposa de Cachoeira que a filha do senador Demóstenes Torres foi preparada para ser dama de honra do casamento do senador no ano passado, conta a dona do estabelecimento.
Pelas bodas, Demóstenes e a nova esposa receberam de presente de Cachoeira uma cozinha completa, o que foi alvo de polêmica na CPI do Congresso.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Cantor - Pedro Leonardo perdeu 27 quilos desde o acidente, diz assessora


O cantor Pedro Leonardo, que está internado após um acidente de carro (Foto: Reprodução/Globonews) O cantor Pedro Leonardo emagreceu 27 quilos desde o início de seu tratamento, segundo Ede Cury, assessora do pai do sertanejo, o cantor Leonardo. Ele está internado no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 26 de abril, após ter sofrido um acidente automobilístico no dia 20 do mesmo mês, em Minas Gerais.

Nesta quinta-feira (31), o cantor ingeriu alimentos sólidos pela primeira vez após o acidente. Ele comeu panqueca de carne com purê de batata, disse Ele.
"Ele está superbem. Ficou feliz e pediu frango assado para a mãe, brincando", afirmou a assessora.

A sonda alimentar de Pedro foi retirada na quinta, junto com o aparelho que era usado para facilitar a respiração, afirmou Ede. Como ele está se recuperando na unidade semi-intensiva, sua alimentação é cuidadosa e acompanhada por uma nutricionista. "Ele não está comendo de tudo, é um paciente que acabou de sair de um coma de 40 dias", disse.

O cantor deve deixar a unidade semi-intensiva na próxima semana e passar para o quarto, de acordo com Ede. Pedro passou por uma cirurgia para corrigir uma fratura no fêmur esquerdo no dia 22. O procedimento durou pouco mais de três horas.
 
Arte Pedro - 22/05 às 15h50 (Foto: Arte/G1)
O osso havia se quebrado em vários pedaços, que puderam ser reunidos sem a colocação de placas. A fratura ocorreu durante um acidente de carro no dia 20 de abril próximo ao município de Tupaciguara, em Minas Gerais, quando voltava de um show. Segundo a assessora de Leonardo, os pais, irmãos e tios de Pedro podem visitá-lo na unidade semi-intensiva, mas há restrições. Quando não consegue ir até o hospital, o cantor Leonardo fala com o filho por telefone.

Após o acidente, ele foi inicialmente levado ao Hospital Municipal de Itumbiara, em Goiás. Horas após a batida, ainda no interior de Goiás, Pedro foi submetido a uma cirurgia para retirada do baço. Ele sofreu traumatismo craniano e trauma abdominal e teve de ser colocado em coma induzido. No mesmo dia, foi transferido para hospital de Goiânia.

Em 23 de abril, Pedro Leonardo sofreu uma parada cardiorrespiratória. No dia 26, o sertanejo foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Em 29 de abril, a equipe médica decidiu suspender a sedação do cantor, para verificar como ele reagiria sem a medicação. Ele permaneceu em coma e só acordou no dia 20 de maio.

Nos últimos dois dias antes de acordar, parentes relataram que ele vinha reagindo, mesmo inconsciente, cada vez mais aos estímulos provocados por amigos e familiares.

No acidente, ele também sofreu traumatismo craniano e lesões na outra perna, que teve ligamentos rompidos. Por isso, segundo Ede Cury, ele terá que passar por uma segunda cirurgia na perna direita, mas o procedimento ainda não tem data para ocorrer.

Shows
Uma semana antes de Pedro acordar, seu primo, Thiago, com quem faz dupla, anunciou que retomaria a agenda de shows em mensagens publicadas em sua página pessoal no Twitter. Na semana passada, Thiago afirmou que, agora que Pedro acordou, será mais fácil definir a retomada dos shows. “É um sonho meu e do Pedro levar nossa música para todo o Brasil. A gente já estava decidindo tudo em família, mas agora com ele de volta, fica mais fácil a conversa e [saber] o que ele sente em relação a isso”. Entretanto, ainda não foi divulgado quando a agenda será retomada.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Mundo - Mubarak é condenado à prisão perpétua no Egito


O Tribunal Penal do Cairo considerou o ex-presidente do Egito, Hosni Mubarak, culpado de implicação no massacre de manifestantes durante a revolta que terminou na sua renúncia, e o condenou à prisão perpétua. A sentença foi lida neste sábado (2) pelo juiz Ahmed Refaat.

Mubarak chegou à Academia de Polícia, sede do tribunal, às 9h27 locais (4h27 de Brasília).
Assim como em algumas ocasiões anteriores, o ex-mandatário foi levado de helicóptero desde o Centro Médico Internacional do Cairo, onde está hospitalizado, à Academia de Polícia, também na capital.

A emissora mostrou imagens da aterrissagem do helicóptero na Academia de Polícia e da ambulância que o transportou desde a aeronave à entrada da sala onde acontece o julgamento.

Também foi possível ver Mubarak, com óculos escuros, sendo tirado da ambulância em uma maca e levado para dentro da sede do tribunal.
Parentes de pessoas que morreram durante a revolulão no Egito esperam pelo veredicto do ex-presidente do país, Hosni Mubarak.  (Foto: Suhaib Salem / Reuters)Parentes de pessoas que morreram durante a revolulão no Egito esperam pelo veredicto do ex-presidente do país, Hosni Mubarak. 
 
O ex-mandatário, de 84 anos, foi acusado, junto a seu ex-ministro do Interior Habib al Adli e seis de seus ajudantes, por implicação no massacre de manifestantes. Ele também responde por abuso de poder e enriquecimento ilícito com seus dois filhos, Gamal e Alaa, com os quais compartilha o banco dos réus.
A Promotoria pediu a pena de morte para o ex-chefe de Estado por supostamente ter ordenado a Adli que disparasse contra os manifestantes pacíficos durante a revolução.
Centenas de policiais, apoiados por blindados do Exército, permanecem na Academia de Polícia.
Antes do julgamento, manifestantes partidários e detratores de Mubarak se concentraram no lugar. Alguns dos simpatizantes do ex-presidente levam retratos de Mubarak, que foi chefe do Estado egípcio durante três décadas.
O chamado "julgamento do século" no Egito começou em 3 de agosto de 2011, após a detenção de Mubarak e de seus filhos em abril desse mesmo ano na localidade litorânea de Sharm el-Sheikh.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Sucessão municipal - PT define escolha do candidato


O grupo da prefeita não aceita adiar a indicação do nome do candidato para ter mais espaços para negociações

O deputado federal Artur Bruno (PT), ainda acredita que seu nome poderá ser viabilizado como candidato à Prefeitura de Fortaleza, no encontro do Partido dos Trabalhadores, que acontece amanhã. No entanto, internamente, o grupo que tem a maioria dos 300 delegados eleitos pela legenda, é o que apoia a candidatura do secretário de Educação, Elmano de Freitas, defendido pela prefeita Luizianne Lins.


O deputado Artur Bruno reconhece a força do apoio da prefeita, mas afirma que vai defender sua pré-candidatura até o último momento

Na última quinta-feira à noite, o grupo da prefeita Luizianne decidiu que no domingo sairá o nome do PT à Prefeitura, contrariando a ideia de outros petistas defensores do adiamento da escolha do candidato para permitir novos espaços de negociação de aliança com o PSB do governador Cid Gomes. Nesse caso, os delegados transfeririam a competência de escolher o candidato ao diretório municipal.

Bruno voltou a afirmar que o partido deve indicar um nome que seja de consenso tanto para a legenda quanto para permitir a possibilidade de um maior diálogo com os aliados. Segundo disse, ele é este nome, visto que tem trânsito livre entre as diversas legendas aliadas e no próprio PT. "Vou defender a minha candidatura até o último minuto".

O deputado, porém, reconhece que a força do apoio de Luizianne Lins, que tem 70% dos delegados a seu favor, irá ser definitiva para a escolha no próximo domingo. O grupo da prefeita, que ainda tem o senador José Pimentel, o deputado federal Eudes Xavier, o deputado estadual Antônio Carlos, além dos vereadores Guilherme Sampaio e Ronivaldo Maia, conseguiu eleger a maioria dos 300 delegados do partido.

Condições

"Eu creio que deveremos buscar já no domingo uma maior conversação com os demais partidos, pois já teremos condições de escolher o nome neste dia", salientou o parlamentar, preocupado com um possível adiamento do processo. "Se a maioria dos delegados decidir por adiar este trâmite, tudo bem, eu não me oporei".

No PT, alguns membros acham melhor adiar o processo para que haja um maior diálogo entre de mais partidos políticos e com os próprios movimentos petistas. No entanto, o presidente municipal da legenda, Raimundo Ângelo, garantiu ao Diário do Nordeste, que o nome petista sairá mesmo amanhã, durante o encontro.

Alguns partidos aliados chegaram a defender a candidatura própria de todas as agremiações no primeiro turno, e uma aliança majoritária em somente no segundo turno, o que, para Artur Bruno, é tido como uma manobra arriscada, pois, de acordo com ele, dois partidos de oposição poderiam ser viabilizados. "Isso é um risco desnecessário, que eu não vejo possibilidade para existir", apontou.

Bruno afirmou ainda que sua relação política e de amizade com os Ferreira Gomes poderiam ajudar na continuação da aliança com PSB, e consequentemente, PMDB, que estará junto com o partido do governador Cid Gomes nessas eleições.

O deputado federal aponta ainda algumas afinidades com Luizianne Lins, que também devem ser percebidas quando da escolha do candidato petista. "Fui, praticamente, o líder da prefeita na Assembleia Legislativa e também coordenei a campanha que reelegeu ela como prefeita de Fortaleza. Ou seja, tanto entre aliados como no PT, eu tenho trânsito livre", afirmou.

Encontro

O encontro do PT acontecerá amanhã, a partir das 9 horas, no Hotel Praia Centro, e contará com a presença de petistas das mais variadas alas. O presidente nacional do partido, Rui falcão deve acompanhar o processo que se estenderá até o final da tarde, quando o nome do candidato do PT irá ser anunciado pelos 300 delegados escolhidos para representar a legenda.

Partidos realizam encontros no CE

Nos próximos dias, os principais partidos do Estado realizarão encontros com os seus filiados no Interior e na Capital. Segundo dirigentes partidários, esses eventos têm como objetivo discutir estratégias e propostas para as candidaturas majoritárias e proporcionais. No início do mês das convenções partidárias, nas quais serão definidas as candidaturas para as eleições de outubro, as siglas pretendem também animar a militância e aproximá-la de seus líderes.

Hoje, PCdoB, PPS, PDT e PMDB promovem eventos com pré-candidatos. Amanhã, o PT realiza o encontro para definir o nome do seu candidato para disputar a Prefeitura de Fortaleza. Na segunda-feira, o PSDB reunirá seus filiados para discutir as eleições municipais no Estado.

A partir das 9h, o PCdoB, juntamente com o PP, fará um seminário sobre a Educação em Fortaleza. "Pensando na eleição municipal, com propostas concretas e trazendo diversos indicadores dessa área em Fortaleza", disse Carlos Augusto Diógenes, presidente do PCdoB no Ceará. "O objetivo é apresentar propostas concretas para a área". O evento contará com a participação do senador Inácio Arruda, pré-candidato do partido na Capital, e do deputado Chico Lopes.

Também no período da manhã, o PPS realiza um evento para o lançamento de um livro comemorativo do partido, na Casa José de Alencar. Na ocasião, entretanto, não está descartada conversas com outras legendas para tratar do pleito. Foram convidados os pré-candidatos Heitor Férrer e Inácio Arruda, além do deputado Chico Lopes.

O PDT, por sua vez, desde quinta-feira reúne seus filiados no congresso estadual. E, a partir de hoje até domingo, promove o congresso da juventude. O presidente do PDT no Ceará, André Figueiredo, diz que os eventos não têm relação com as eleições municipais, mas conta com a presença do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi. "É um evento bienal, para trabalhar a perspectiva do partido onde a juventude está organizada. Sem relação com a campanha", disse.

Palestras

Durante a tarde de hoje, a juventude do PMDB de Barbalha promoverá palestras para pré-candidatos da região, com a participação do senador Eunício Oliveira, presidente da sigla no Ceará. "Vamos discutir políticas públicas voltadas para a juventude. O evento é aberto a todos os outros partidos da região", disse Roberto Wagner, presidente da juventude do PMDB de Barbalha.

No domingo, o presidente nacional do PT, Rui falcão, acompanhará o encontro municipal do partido, do qual participarão o senador José Pimentel e o secretário Nacional de Formação do PT, Carlos Henrique Árabe.

Na segunda-feira, o PSDB promove o Encontro Estadual dos líderes e pré-candidatos, liderados pelo presidente estadual da sigla, Marcos Cals, pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza. "O objetivo é discutir as eleições municipais, para que os participantes apresentem o quadro em cada município", diz Cals.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Eleição - Cuidados para ser rápido o processo


O processo de votação e de apuração das eleições deste ano deverá ser concluído com maior rapidez que nas eleições de 2010. O principal motivo é o fato de o eleitor, este ano, votar apenas duas vezes (prefeito e vereador) e nas eleições de 2010 teria que registrar seis votos, ou seja, para presidente, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual.

Em condições normais, como a própria história das eleições tem demonstrado, o processo de votação nas seções eleitorais será bem mais rápido e as filas também serão menores porque o eleitor vai demorar menos tempo na cabina para escolher os seus candidatos.

Isso também vai refletir na apuração. Embora cada sessão de votação, às 17 horas, tenha que encerrar os trabalhos ou distribuir senha com quem estiver na fila aguardando a vez de votar, quanto antes chegarem os dados para processamento mais cedo será conhecido o resultado da apuração.

Processamento

Em Fortaleza o processo a ser utilizado é semelhante ao das eleições passadas. Cada zona eleitoral vai estabelecer um local para receber as informações de todas as seções da sua jurisdição e transmitir para processamento pela junta apuradora da capital que ficará na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

No Interior do Estado o procedimento é semelhante, sendo que o juiz de cada zona fará a totalização dos votos do município e encaminha os dados para o TRE fazer a divulgação. Para corrigir alguns problemas registrados nas eleições municipais de 2008 está sendo feito um levantamento das causas que resultaram em atraso na divulgação dos dados.

Há casos em que o juiz encaminhou o resultado somente depois de concluída a apuração, sendo também registrada situação em que as informações de um determinado município começaram a ser enviadas às 21 horas.

Como solução para agilizar a divulgação do resultado alguns municípios que não são sede de zona eleitoral farão o encaminhamento diretamente para o TRE. Este é o caso, por exemplo, de Tejuçuoca. Esse procedimento será feito em relação a outros municípios, quando o fator determinante para o atraso for a distância do Município termo para a sede da zona eleitoral, explica o secretário de tecnologia da informação do TRE, Carlos Sampaio, lembrando que há casos em que a distância chega a 100 quilômetros.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Drogas - Adolescente executado em Messejana


Um garoto de 14 anos foi executado, a tiro, no fim da noite de ontem. O crime ocorreu na Rua José Moreira, bairro Parque Santa Maria, na Grande Messejana. Com a morte de Átila Ramon Evaristo da Silva, chegou a 22 o número de adolescentes mortos, na Grande Fortaleza, somente no mês de maio.

Policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) não sabem ainda o que motivou o crime, mas acreditam em mais um caso de ´acerto de contas´ do tráfico de entorpecentes. O rapaz foi atingido por quatro tiros à curta distância e teve morte imediata, conforme atestaram peritos da Pefoce (Perícia Forense do Estado do Ceará).

Mais casos

Outros três adolescentes foram também executados nas últimas 24 horas na RMF. Um deles, identificado como Jonathan dos Santos Lima, morto na Rua José Mendes, no bairro Dias Macedo. Outros dois casos envolvendo menores ocorreram na Avenida do Canal, no Lagamar; e na Rua José Moreira, no bairro Ancuri.

Entre os adolescentes assassinados no mês de maio na RMF, estão, Diogo Ferreira Nogueira, 15; Nayanderson Prince de Moraes, 17; Sidney Holanda dos Santos, 17; Leonardo Oliveira dos Santos, 16; Jonas Tomé Pereira da Silva, 17; Alan Ribeiro de Paiva, 17; Kleverton Bruno de Brito da Silva, 14; Francisco Sales Tallys da Silva Rodrigues, 15; Carlos da Silva Nascimento Júnior, 16; Everton Soares Gadelha, 16; Bruno Lemos de Oliveira, 16; Daniel Gomes de Oliveira, 16; Francisco marcos da Silva Filho, 17; João Victor Carvalho da Silva, 16; e Francisco Daniel Ribeiro de Lima, 17.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Choque de ordem - Ronda ocupa ruas do Centro de Fortaleza


A ação contou com a participação de 40 militares, entre praças e oficiais do Batalhão de Polícia Comunitária

O Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom) desencadeou uma operação no começo da noite de ontem, no Centro de Fortaleza. A ação ocorreu um dia depois de denúncias publicadas pelo Diário do Nordeste revelando os constantes assaltos registrados no quadrilátero formado pelas ruas São Paulo, Guilherme Rocha, Princesa Isabel e Avenida Imperador.


À frente da operação, o comandante do Ronda do Quarteirão, coronel PM Alencar, percorreu a pé as ruas onde os bandidos vinham aterrorizando a população, como a Guilherme Rocha, Princesa Isabel e a Avenida Imperador

O comboio formado por cinco viaturas e um micro-ônibus, além de uma equipe da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), saiu da sede do BPCom, por volta das 18 horas. O primeiro ponto das abordagens foi a Rua Princesa Isabel.

Na manhã de anteontem, equipes do Ronda do Quarteirão já haviam ido ao cortiço localizado no número 377 da mesma rua. O imóvel, segundo denúncias, era ponto de apoio de marginais que agiam naquela área. Na ocasião, os PMs encontraram 64 pedras de crack; vários celulares, chips, máquinas fotográficas e três cadernos com nomes de possíveis usuários de drogas.

Moradores

Ontem, a movimentação de aproximadamente 40 policiais militares, entre praças e oficiais, chamou a atenção dos moradores da Rua Princesa Isabel.

"O que aconteceu?", indagou uma moradora. A resposta foi dada pessoalmente pelo comandante do BPCom, tenente-coronel Roosevelt Alencar. "É a Polícia na rua", disse. Após responder a indagação da dona de casa, que pediu à Reportagem para não ser identificada, -o oficial se identificou e recebeu elogios pela iniciativa, seguidos de pedidos de continuação das operações naquela área. "Aqui está muito perigoso", disse.

Os policiais seguiram realizando abordagens a pessoas suspeitas. Cerca de duas horas depois do início da operação, uma arma de fogo foi apreendida e dois homens presos, acusados de tentar roubar a moto de um homem que chegava em uma igreja evangélica. A dupla foi levada para o 34º DP (Centro).

Até o fechamento desta edição, os militares haviam realizado 230 abordagens em bares e pessoas suspeitas nas ruas. Segundo Alencar, patrulhas serão deslocadas para aquela área do Centro diariamente.

Contudo, o oficial ressaltou que somente a Polícia não conseguirá resolver o problema dos roubos e furtos ali. "Precisamos de ações sociais nessa região, principalmente para os usuários de drogas", afirmou.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste