v

terça-feira, 3 de abril de 2012

Castelão - Operários estão em estado de greve


Clique para Ampliar
Os funcionários pretendem manter a paralisação até o dia 16 de abril
 
Trabalhadores pararam 100% das obras do estádio para reivindicar o valor salarial firmado em acordo em 2011
Os mais de 1.200 operários da construção pesada que trabalham nas obras do Castelão para a Copa 2014 entraram em estado greve na manhã de ontem. A previsão é que a paralisação continue até 16 de abril, quando acontece a próxima assembleia.

O movimento começou às 14h da última segunda-feira, quando 60% da categoria parou os trabalhos e realizou uma passeata em frente à praça esportiva do estádio. Com a situação, membros do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Pesada e Montagem Industrial do Ceará (Sintepav-CE) foram, ontem, até o Castelão e realizaram assembleia na qual ficou decidida a paralisação total das obras.

"Não adianta anunciar que temos 60% do trabalho concluído, se as empresas não estão cumprindo as obrigações com os funcionários", destaca o fiscal de trabalho do sindicato, Arquimedes Fortes.


A paralisação é decorrente do descumprimento do acordo coletivo fechado em assembleia geral realizada em abril de 2011. Os operários reivindicam o valor salarial firmado entre o sindicato, o Consórcio Arena Multiuso Castelão, formado pela Andrade Mendonça e Galvão Engenharia, e empresas subcontratadas e/ou terceirizadas.

A última vez que a categoria paralisou os trabalhos foi em fevereiro, quando também reivindicou o cumprimento do acordo de abril de 2011. Na época, a decisão de retomar os trabalhos foi feita em assembleia após uma reunião com representantes da Secretaria Especial da Copa e do consórcio construtor da Arena.

De acordo com Arquimedes Fortes, o consórcio possui empresas subcontratadas que pagam salários diferenciados para os seus trabalhadores. "Elas não podem fazer isso. Precisam agir conforme o acordo coletivo, no qual é estabelecido o mesmo valor salarial para todos", defende. Sobre a paralisação dos operários da obra do Estádio Castelão, o consórcio construtor esclarece, em nota, que abril é o mês do dissídio dos trabalhadores da construção pesada e a pauta de reivindicações, apresentada pelo Sintepav-CE, segue em negociação. O conjunto de empresas acrescenta, ainda, que sempre esteve à disposição para negociar e continua empenhado para chegar a um acordo.

Em busca de soluções para o impasse, a próxima reunião entre o Sintepav-CE e o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon) está prevista para o dia 12 de abril. Nela, serão discutidas as propostas das empresas e dos trabalhadores. No dia 16, haverá uma nova assembleia com os grevistas. Na data, será discutido o acordo.

Construção civil
Os trabalhadores da construção civil, que também estão em estado de greve, paralisaram as obras no Porto das Dunas, onde estão sendo construídos condomínios fechados de luxo.

Na manhã de ontem, eles realizaram uma passeata na região cobrando negociação com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Siduscon). Em seguida, os cerca de 1.500 trabalhadores fizeram assembleia geral para discutir o caso.

A exigência é de reajuste salarial de 17%, aumento da cesta-básica, plano de saúde, jornada 40 horas, dia do trabalhador da construção civil, auxílio creche. Um dos pontos mais reivindicados é a segurança no ambiente de trabalho.

Propostas
Conforme o vice-presidente de relações trabalhistas do Sinduscon-CE, Fernando Pinto, a paralisação é parcial e ilegal.

"As negociações não foram rompidas, elas ainda estão acontecendo. Durante este período, o sindicato precisa se abster de paralisações, pois elas prejudicam as negociações", defende.

De acordo com ele, as empresas da construção civil já fizeram proposta de reajuste no piso de 8,57% e de 7% no auxilio alimentação, valor superior à inflação, uma vez que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) teve variação de 5,47% em 2012.

"O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Fortaleza e Região Metropolitana faz promessas irreais. Querem reajuste de 25% e férias de 45 dias. Nenhuma outra região do País tem isso", avalia Fernando Pinto.

Para analisar o problema dos trabalhadores civis, hoje, às 15h30, acontece uma rodada de negociação entre todos os sindicatos e empresas.

A reportagem tentou entrar em contato, por telefone, ontem, com o STICCRMF, no entanto, não obteve resposta até o fechamento desta edição.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Carlomano volta a atacar Luizianne Lins


O deputado Carlomano Marques (PMDB), defensor de candidatura própria do seu partido à Prefeitura de Fortaleza, voltou a criticar a prefeita Luizianne Lins (PT), cujo lema administrativo, segundo ele, parece ser “não faço nem deixo fazer”, e o presidente da AMC, Fernando Bezerra, a quem o deputado acusa de direcionar uma licitação da Autarquia no valor de 138 milhões de reais.

“A prefeita Luizianne não tem vocação para o trabalho e muito menos vocação para o exercício do poder em favor da comunidade”, disse ontem Carlomano na Assembleia Legislativa. “Para encontrar a prefeita, só botando um chocalho: no gabinete ela não está; nas ruas ela não pode andar; e às solenidades públicas ela não comparece”, continuou o vice-líder do governo, causando desconforto no líder, o deputado Antônio Carlos, vice-presidente do PT cearense.


Na tribuna, Carlomano declarou que “o povo de Fortaleza precisa saber que o governo do Estado disponibilizou 300 milhões de reais para aumentar a rede de esgoto sanitário de Fortaleza em mais de 13%, e a prefeita não quer por birra”. Ele afirmou ainda que o governo não entrega aos cuidados da Prefeitura a primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) de Fortaleza, inaugurada no último dia 22, “porque sabe que a Prefeitura não tem capacidade administrativa”.

Por essas e outras, seguiu o deputado do PMDB, o chefe de gabinete do governo, Ivo Gomes, está mais do que certo ao condenar a gestão de Luizianne, como fez na semana passada em sua página no Facebook. “Eu acho que o Ivo disse pouco. Tem que aumentar a dose”.

LICITAÇÃO DA AMC
Carlomano também repisou críticas a Fernando Bezerra, presidente da AMC, a quem chamou de “malfeitor”, e lançou suspeita sobre a decisão do juiz Carlos Augusto Gomes Correia, da 7a Vara da Fazenda Pública, de mandar continuar a licitação para a contratação de uma empresa de iluminação pública.

O juiz revogou a liminar concedida por ele mesmo que suspendia a licitação, atendendo a um pedido do Ministério Público do Ceará, que questionava critérios do certame. Segundo Carlos Augusto, o motivo da mudança de decisão foram os argumentos expostos pela Prefeitura de Fortaleza na contestação da liminar.

O principal deles foi o de que a concorrência havia sido devidamente analisada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, que determinou mudanças no edital e as quais foram acatadas pela AMC.


“Como é que o juiz muda sua posição de uma hora pra outra? É a mesma licitação gerada para beneficiar a empresa Citeluz”, disse Carlomano, que novamente sublinhou que Fernando Bezerra, indicado ao secretariado de Luizianne pelo senador Eunício Oliveira, presidente do PMDB cearense, não mais representa o partido.

“Ele está de conluio com outras pessoas para fraudar uma licitação de mais de 138 milhões de reais. Uma licitação direcionada, viciada, que mostra a pouca vergonha de quem está administrando Fortaleza.”
PETISTA REAGE
Ao fim do discurso, Carlomano informou aos colegas, sem convencê-los, que aquele pronunciamento não era um ataque a Luizianne. “Se isso não for um ataque, temos que tirar essa palavra do dicionário”, contestou em seguida o petista Antônio Carlos. “O deputado disse que a prefeita é preguiçosa, e ela não é, trabalha com dedicação por Fortaleza. Disse que ela não é apta para governar, e o povo a reelegeu em primeiro turno”.

Para Antônio Carlos, o fato de o juiz Carlos Augusto ter mudado sua decisão após ouvir os argumentos da Prefeitura mostra que a licitação está limpa. “O próprio TCM foi chamado para orientar a licitação. A liminar do juiz dando continuidade ao certame comprova a lisura do processo. O deputado Carlomano está querendo inverter a lógica das coisas. A AMC ganhou um atestado de lisura quando o juiz reviu sua posição”. Atestado de lisura, acrescentou o petista, que se estende a Fernando Bezerra.

“O deputado Carlomano sabe que essas decisões são revogadas, que as empresas que por questões técnicas não podem participar recorrem à Justiça. Isso é mais do que comum. Agora, dizer que há direcionamento, não admito. Não tem o menor perigo de essas insinuações serem reais. Fernando Bezerra é um homem de conduta ilibada”.

Os ataques de Carlomano a Luizianne e ao seu secretariado, finalizou Antônio Carlos, são reflexos de movimentações pré-eleitorais do PMDB. “Eu, como vice-presidente do PT, não vou deixar de responder”, prometeu o líder.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Estado

Demóstenes entrega carta de desfiliação do DEM



 Em carta encaminhada ao comando do DEM, o senador Demóstenes Torres (GO) pediu a desfiliação do partido. O senador critica na carta a decisão da legenda de pedir a sua expulsão ao afirmar que sofreu um pré-julgamento público sobre o seu envolvimento com o empresário Carlos Cachoeira, suspeito de comandar esquema de jogos ilegais no país.
"Embora discordando frontalmente da afirmação de que eu tenha me desviado reiteradamente do programa partidário, mas diante do pré-julgamento público que o partido fez, comunico a minha desfiliação do Democratas", diz Demóstenes na carta.
Ontem, o comando do DEM encaminhou carta a Demóstenes par comunicá-lo da abertura do processo de expulsão.
O presidente do DEM, José Agripino (RN), disse na carta que houve "reiterado desvio do programa partidário" por parte do senador, "principalmente no que diz respeito à ética".

Com o pedido de desfiliação, o processo de expulsão de Demóstenes fica automaticamente suspenso pelo DEM, que já tinha designado o deputado Mendonça Prado (DEM-SE) para relatar o processo no partido.
"Antes de despachar o processo, recebi a carta do senador Demóstenes. Cabe ao partido aceitar o pedido e o processo perde o sentido. A desfiliação é automática", disse Agripino.
O presidente do DEM afirmou que a legenda não vai pedir, na Justiça, o mandato de Demóstenes por infidelidade partidária.
"Não há razão para isso, não existe evidência de infidelidade. Quem tem que discutir o mandato do senador é o Conselho de Ética do Senado", disse Agripino.
O líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto (BA), afirmou que o caso Demóstenes é um "assunto superado" dentro do partido.
"A gente não passa a mão na cabeça de quem erra. Se ele não tivesse pedido para se desfiliar, certamente seria expulso. Não temos nenhum problema em cortar na própria carne."




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Estado

Quixadá - Quixadá atrai turistas pelas belezas naturais e exóticas



Clique para Ampliar
Resorts na zona rural são uma das opções de hospedagem na cidade 
 
Clique para Ampliar
O turismo de aventura em Quixadá e em todo o Sertão Central é uma das opções que podem ser mais exploradas no Interior do Estado
 
Apesar dos atrativos naturais da cidade, o potencial turístico de Quixadá ainda não é bem explorado
Quixadá "Seja bem vindo". A boa receptividade, associada aos atrativos naturais, históricos e religiosos são ferramentas suficientes para o sucesso do setor hoteleiro de Quixadá. O Município é considerado um dos mais belos e exóticos recantos do Interior do Ceará. Para especialistas do ramo, o Município tem o maior número de atrativos por metro quadrado do Estado, comparado com outros centros turísticos, inclusive praianos. Hoje, o setor está em expansão. Em breve o Vale das Pedras começará a funcionar.

O Município possui uma boa estrutura hoteleira. Além do novo empreendimento conta também com o Hotel Belas Artes e o Pedra dos Ventos Resort. Na lista entram ainda os hotéis Imaculada Rainha do Sertão, Monólitos, Quinzinho, Cedro Palace Hotel, Nova Aldeota, Itajubá e as pousadas Raios do Sol, Itajubá e São José, situada na Serra do Estevão. A maioria está voltada ao visitante comercial. Há opção para todos os gostos e bolsos.


Segundo a articuladora do escritório regional do Sebrae no Sertão Central, Wilma Almeida, o setor começou a se expandir na região no início de 2000. Atualmente, Quixadá possui mais de 800 leitos. Localizado no importante ecossistema semiárido do Nordeste, suas formações rochosas apresentam características singulares. Monólitos, montanhas, trilhas ecológicas, uma exuberante fauna e flora da caatinga, também conhecida como "mata branca", são interessantes atrativos para o turismo, mas é preciso aquecer ainda mais o segmento, para suprir a nova demanda, reconhece e avalia a especialista.

Conforme levantamentos feitos pela técnica do Sebrae junto ao Instituto de Pesquisas do Ceará (Ipece), o turismo vem mostrando dinamismo no Estado. O lazer ganha destaque. Todavia, o fluxo turístico é afetado pelo fenômeno da sazonalidade, sendo concentrado, sobretudo nos períodos de férias escolares.

Dentro do projeto Economia Criativa, o Sebrae realizou ações de apoio com os parceiros visando resultados segmentando o nicho de mercado turístico, delinear claramente as vocações de cada território. Além da organização para competitividade, os empresários foram premiados pelas melhorias implementadas de infraestrutura e serviços, com o Programa Selo de Qualidade e serviços turísticos. Apontaram como necessidades: aumentar contatos com agências, ampliar divulgação dos empreendimentos, criar, com o apoio das prefeituras, uma rota turística e organizar programas de incentivo ao turismo: rotas, trilhas, segurança em locais turísticos, etc.

Antonio Almeida, proprietário do Pedra dos Ventos, fez tudo isso por contra própria. Hoje, o hotel fazenda situado no distrito de Juatama, na zona rural de Quixadá, conta com uma boa taxa de ocupação, superior aos 80% nos fins de semana, e garante sua sustentabilidade explorando o período mais crítico da região, a seca, principalmente a partir de novembro. O resort lota. Na maioria, turistas de outros estados e estrangeiros. Para Almeida, os hospedes se isolam da cidade. Encontram no Resort os atrativos para um agradável fim de semana no Sertão. A satisfação traz mais clientes.

O Belas Artes, considerado um dos pioneiros do ramo na região, se adequa a nova realidade. Após investimentos de R$ 500 mil, o empresário Joaquim Gomes Neto está contando com casamentos, aniversários e encontros institucionais para incrementar os negócios. Ele também está reorganizando seu empreendimento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quixadá, Osmundo Costa, reconhece a necessidade de divulgação dos atrativos locais para atrair mais turistas. Salienta, porém, o empenho da administração pública local no incremento do setor. Ele cita como exemplo os eventos promovidos pela Prefeitura, como o Pula Fogueira, e por outros órgãos institucionais, como o Sebrae e a Fenerce.

Visitantes estão mais exigentes
Mais do que a simples construção de hotéis e equipamentos similares, o desenvolvimento do turismo, em qualquer região do Estado, depende de diversos fatores, que variam da capacitação de profissionais à divulgação dos atrativos. Enquanto algumas regiões do Estado, principalmente no litoral, conseguem explorar o potencial turístico, outras têm esse setor ainda "adormecido", à espera de maior atenção por parte de iniciativas públicas ou privadas.

Segundo a coordenadora do curso de turismo e hotelaria da Universidade de Fortaleza (Unifor), Samira Lodi, os turistas hoje estão "cada vez mais exigentes", principalmente por conta do fácil acesso a informações, por meio da internet, sobre atrativos de cada cidade e a infraestrutura que garante uma boa estadia a visitantes.

Por esse motivo, indica, é preciso que toda a estrutura que irá recepcionar os turistas seja pensada nos mais diversos detalhes. "A pessoa tem que chegar em uma cidade e se encantar, querer ficar ali", acentua.

Por esse motivo, complementa, é necessário que não haja apenas equipamentos onde os turistas possam se abrigar, mas também uma ampla rede de atrativos - com profissionais capacitados - que os façam querer permanecer na cidade.

Ampliação
Samira Lodi destaca ainda que o Estado tem conseguido ampliar o leque de opções para os visitantes - que não se resume ao turismo praticado nas praias mais frequentadas -, a exemplo do turismo de aventura, que tem se desenvolvido em regiões como o Sertão Central.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Topo da tabela - Sabor de liderança


Clique para Ampliar
Volante Lucas Retorna ao time titular do Fortaleza , no posto do companheiro Esley
Clique para Ampliar
Careca vinha fazendo boas partidas pelo Fortaleza, mas ficará parado por mais de um mês 
 
Uma vitória hoje sobre o Tiradentes, que briga por vaga no G4, fará o Tricolor dormir novamente como líder

Com 45 pontos ganhos, mesma contagem do líder Ceará, o Fortaleza enfrenta o Tiradentes, às 20h20 de hoje no PV, desejoso de dormir esta noite no topo da tabela. Para tanto, terá de vencer hoje e amanhã torcer por um tropeço do seu maior rival, contra o Crateús, também no PV.

Mas o Leão do Pici tem ainda três jogos pela frente para tentar reaver a primeira colocação. Terá o Tiradentes hoje e depois Ferroviário e Crateús, este na casa do adversário.

O técnico Nedo Xavier entende que seu time continua com uma performance alta para recuperar a antiga posição. "Não vejo nada que nos deixe fora do páreo para lutarmos pelo título no final do campeonato. Teremos agora três decisões e continuaremos na luta", avisou o comandante.

Desfalques

Nedo não terá o zagueiro Ciro Sena nem o volante Esley, que receberam o terceiro cartão. Além deles, o time perdeu mais dois, o que deve afetar o rendimento da equipe. O volante Leandro e o atacante Cléo ficam ausentes mais uma vez, por causa de lesões. Gilmak reaparece no time na vaga de Ciro Sena e o volante Lucas substitui Leandro.

Tabu

Uma boa notícia para Nedo Xavier é que o Fortaleza não perde para o Tiradentes desde o Estadual de 1996, o que dá uma confiança maior.

O Tigre, comandado por Filinto Holanda, ocupa a quarta posição. O técnico terá os desfalques de Júnior Cearense, Dedé, Manuelzinho, Ivan, Neilton e Reginaldo Júnior. Este não pode enfrentar o Fortaleza, clube ao qual pertence seu passe, por questões contratuais.

Volante Careca está fora do campeonato De saída Felipe Sodinha é dispensado do Vovô

Um jogador que caiu como uma luva na meia cancha do Fortaleza, no caso o volante Careca, não poderá mais atuar nos jogos do Campeonato Cearense. Por causa de uma lesão na parte anterior da coxa direita, o atleta precisará ficar mais 30 dias em tratamento médico para se reabilitar.

A informação foi dada pelo médico Fernando Landim. Segundo ele, Careca apresentou uma ruptura do músculo, o que foi considerado uma lesão grave. Nem mesmo a aplicação do PRP (Plasma Rico em Plaquetas) ajudou na recuperação do atleta. "A cicatrização da lesão está muito lenta e não daria tempo para ele se recuperar e entrar em forma. Por conta disso, vamos prepará-lo para o Brasileiro", informou o médico Landim.

Dessa forma, as lesões acabam prejudicando o Fortaleza na reta final do campeonato.

O atacante Cléo, ainda com dores no joelho, também desfalca o time e é dúvida para domingo, contra o Ferroviário. Outro ausente é o volante Leandro, com um edema ósseo no joelho.

Em sua chegada, no dia 9 de janeiro, o meia Felipe Sodinha, de certa forma, assustou a todos no Ceará. Muito acima do peso e precisando perder mais de dez quilos para entrar em campo, o jogador prometeu que emagreceria para jogar pelo Vovô no returno do Estadual. "Com o sol maravilhoso dessa cidade, entrarei em forma mais rápido", declarou em sua chegada.

O jogador até cumpriu a primeira etapa, hoje estando com seu peso ideal, mas quase três meses após sua chegada e tendo estado por poucos minutos em campo, a diretoria do Ceará sentenciou: a forma física veio, mas faltava força, a explosão para um jogador de meio campo.

A disputa do Brasileiro pesou na decisão da diretoria do Vovô. Esta avaliou que o jogador, que deve rescindir contrato esta semana, não estaria preparado para a competição e que sua situação no clube não se modificaria. Mesmo tendo estreado contra o Guarany (S) no PV, na estreia do técnico PC Gusmão, o jogador já não vinha sendo relacionado para os jogos, situação que dificilmente seria revertida na disputada Série B do Nacional.

Em suma, a diretoria do Ceará não queria um jogador só para compor o grupo e que não pudesse ser aproveitado até dezembro, data do fim de seu contrato.

O jogador até deu esperanças para a torcida de que seria aproveitado. Em quase três meses lutando contra a balança para entrar em campo, nos treinos em Porangabuçu, Sodinha foi reconhecido por sua técnica e jogadas de efeito, como dribles curtos, sendo muito aplaudido. Mas se a técnica estava lá, faltava gás para executá-la. Foi o que atrapalhou o meia no Ceará.

Contraste

Apresentado no mesmo dia de Sodinha, Rogerinho constrói uma trajetória bem diferente no Ceará. Destaque do time de PC Gusmão, o meia ainda é dúvida para o confronto de amanhã contra o Crateús, no PV.

O jogador apenas correu no gramado do Vovozão, não participando dos trabalhos com bola, como os demais do elenco. Caso Rogerinho não possa atuar, seu substituto será Reina, assim como ocorreu na vitória contra o Itapipoca no último domingo.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

De saída - Felipe Sodinha é dispensado do Vovô



Clique para Ampliar
Felipe Sodinha chegou com dez quilos acima do ideal no início do ano. Ele conseguiu perder esse peso para entrar em campo, porém, para a disputa da Série B que inicia em maio, a diretoria concluiu que o atleta não estaria apto 
 
Em sua chegada, no dia 9 de janeiro, o meia Felipe Sodinha, de certa forma, assustou a todos no Ceará. Muito acima do peso e precisando perder mais de dez quilos para entrar em campo, o jogador prometeu que emagreceria para jogar pelo Vovô no returno do Estadual. “Com o sol maravilhoso dessa cidade, entrarei em forma mais rápido”, declarou em sua chegada.
O jogador até cumpriu a primeira etapa, hoje estando com seu peso ideal, mas quase três meses após sua chegada e tendo estado por poucos minutos em campo, a diretoria do Ceará sentenciou: a forma física veio, mas faltava força, a explosão para um jogador de meio campo.

A disputa do Brasileiro pesou na decisão da diretoria do Vovô. Esta avaliou que o jogador, que deve rescindir contrato esta semana, não estaria preparado para a competição e que sua situação no clube não se modificaria. Mesmo tendo estreado contra o Guarany (S) no PV, na estreia do técnico PC Gusmão, o jogador já não vinha sendo relacionado para os jogos, situação que dificilmente seria revertida na disputada Série B do Nacional.

Em suma, a diretoria do Ceará não queria um jogador só para compor o grupo e que não pudesse ser aproveitado até dezembro, data do fim de seu contrato.

O jogador até deu esperanças para a torcida de que seria aproveitado. Em quase três meses lutando contra a balança para entrar em campo, nos treinos em Porangabuçu, Sodinha foi reconhecido por sua técnica e jogadas de efeito, como dribles curtos, sendo muito aplaudido. Mas se a técnica estava lá, faltava gás para executá-la. Foi o que atrapalhou o meia no Ceará.

Contraste

Apresentado no mesmo dia de Sodinha, Rogerinho constrói uma trajetória bem diferente no Ceará. Destaque do time de PC Gusmão, o meia ainda é dúvida para o confronto de amanhã contra o Crateús, no PV.

O jogador apenas correu no gramado do Vovozão, não participando dos trabalhos com bola, como os demais do elenco. Caso Rogerinho não possa atuar, seu substituto será Reina, assim como ocorreu na vitória contra o Itapipoca no último domingo.

SAIBA MAIS

Retorno
Sem Paulo Sérgio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico PC pode contar com o retorno de Apodi na lateral direita contra o Crateús, amanhã, no PV. O jogador, que já havia desfalcado o time no domingo, treinou normalmente no Vovozão

João Marcos
Outro que volta ao Ceará depois de um longo período é João Marcos, que não joga desde 23 de fevereiro. O volante, que após se recuperar de lesão na coxa e trabalhar apenas a parte física, deve figurar pelo menos no banco de reservas amanhã

Na briga
A diretoria do Ceará declarou que ainda existe a chance de Felipe Azevedo ficar para a Série B. Para isso, é preciso aproximar a proposta do clube ao "padrão Série A". As negociações com o empresário do jogador, que vem a Fortaleza, serão retomadas na semana que vem






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Flagrante - Presa ladra que fazia furtos nas academias


Clique para Ampliar
A Polícia encontrou duas identidades com a acusada. Outras vítimas da mulher deverão aparecer nas próximas horas, já que Anna Keylla Dias vinha agindo há semanas. Seu alvo eram academias de ginástica e clínicas de estética
 
Imagens gravadas da acusada em plena ação ajudaram a Polícia a localizar a mulher. Ela confessou os crimes
Depois de várias semanas sendo procurada, após sua imagem ter sido divulgada na Imprensa, Anna Keylla Dias Lima, 25, a ladra que agia nas academias de ginástica e clínicas de estética e de fisioterapia de bairros nobres da Capital, como Aldeota, Papicu e Dunas, foi finalmente detida.

Ela foi presa em flagrante delito quando novamente agia, na Capital. Ao todo, oito vítimas já prestaram queixa somente no 2º DP (Aldeota).

No entanto, o titular daquela distrital, delegado Francisco Porto, informou que contra a acusada foram feitos Boletins de Ocorrência em outras duas delegacias, o 4º DP (Pio XII) e o 15º DP (Cidade 2000).


Furtos

A mulher foi presa, na tarde de anteontem, após ser reconhecida pela funcionária de uma clínica de estética, localizada na Rua Barbosa de Freitas, na Aldeota. No 2º DP, Anna Keylla confessou os crimes e disse que agia assim para sustentar seu vício. Ela diz que é usuária de cocaína. Ao examinar os antecedentes da acusada, o delegado descobriu que ela já havia sido autuada em flagrante outras duas vezes, nas delegacias do 1º DP (Monte Castelo) e 3º DP (Otávio Bonfim).

Quando foi levada á presença do delegado Porto, a mulher apresentou, pelo menos, duas carteiras de identidade com a sua fotografia, mas nomes diferentes. Numa delas, se passava por Fernanda Campelo Barroso. Para o delegado, certamente a carteira foi usada pela acusada depois de furtada de alguma cliente de academia.

As investigações, baseadas nos relatos das vítimas e confirmadas nas imagens da acusada gravadas pelas câmeras de segurança das academias, mostraram que Anna Keylla chegava nos estabelecimentos e dizia estar grávida. Procurava informações sobre as aulas de pilates.

Furtos

Segundo a Polícia, a ladra acompanhava a pessoa que iria lhe dar orientações e, em um descuido, se apoderava das bolsas das alunas ou de outros objetos como telefones celulares, notebooks e também cartões e documentos.

Em seguida, retirava-se rapidamente da academia ou da clínica e seguia direto para lojas de rua ou de shoppings, onde passava a fazer compras usando os cartões ou identidade das vítimas dos furtos.

Compras
Somente quando as aulas se encerravam nas academias, as alunas percebiam que seus objetos pessoais e documentos haviam sido furtados. A ladra tinha preferência por lojas de informáticas, onde comprava notebooks, câmeras e outros produtos do gênero. Somente em uma loja, ela comprou dois televisores de 42 polegadas usando o cartão de crédito de uma vítima.

Segundo Porto, outras vítimas dos golpes da ladra deverão comparecer ao 2º DP.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Violência - Tiroteio, prisão e garoto baleado


Clique para Ampliar
O adolescente baleado, e que estava no carro que capotou, é atendido por uma equipe do Samu. Há um mês ele praticou um assassinato 
 
 Policiais militares da Força Tática de Apoio (FTA), da 1ª Companhia do 6º BPM (Maraponga), apreenderam, na tarde de ontem, um adolescente que, momentos antes, havia tentado matar outro jovem de 15 anos, no Conjunto Cidade Nova, Município de Maracanaú.

Enquanto os PMs faziam a detenção do acusado, nas proximidades da Rua Beira-Rio, a vítima era levada para o hospital em um veículo particular. Contudo, o automóvel capotou na Avenida Francisca Maria da Conceição, no Planalto Ayrton Senna (Pantanal). O jovem de 15 anos teve que ser conduzido para o IJF-Centro em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A equipe da FTA, formada pelo sargento Carlos e soldados Mesquita e Rubens, fazia o patrulhamento na região quando ouviu os estampidos e se deparou com três pessoas fugindo em bicicletas. "Conseguimos prender o que estava com o revólver, mas os outros dois fugiram", disse Mesquita. Os policiais descobriram que o suspeito, um adolescente de 17 anos, havia tentado matar outro menor de 15.

Ao procurar informações sobre a vítima e para onde ela havia sido socorrida, os policiais foram informados que o automóvel em que o garoto baleado estava, tinha se envolvido em um acidente de trânsito.

Ajuda

O veículo pertence ao desempregado Raimundo Rodrigues Cavalcante. Ele contou que estava saindo de casa com o filho de seis anos, que é portador de transtornos mentais, quando foi abordado por pessoas exigindo que socorresse o adolescente.

"Colocaram ele no carro e o meu filho estava no banco de trás. Quando ia passando pela rua (Avenida Francisca Maria da Conceição) uma mulher atravessou, tentei desviar dela e o carro capotou. Graças a Deus, meu filho estava com o cinto de segurança e não sofreu nada", disse.

Raimundo e o filho também foram atendidos pela equipe do Samu. O adolescente acusado do crime foi levado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Ele disse aos militares que o menor que levou o tiro havia assassinado seu irmão, há cerca de um mês.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Oman Carneiro deve assumir cadeira de Antônio Balman na Câmara Federal



O deputado pode pedir licença para tratar de motivos particulares, viabilizando a possibilidade do republicano assumir sua vaga.
Com a saída de Edson Silva da Câmara dos Deputados, o suplente de deputado federal José Gerardo Arruda Filho (PMDB), conhecido como "Gera", marcou a primeira movimentação dos cearenses na Câmara Federal no último mês. 

E essa movimentação não parou por ai, o próximo passo partiu da prefeita Luizianne Lins (PT) que convocou o deputado federal Eudes Xavier (PT) para a Secretaria Executiva Regional VI, na vaga antes ocupada por Cícero Cavalcante (PT). Eudes, licenciado do mandato, abriu caminho para que o ex-presidente do PT, Ilário Marques, suplente de deputado, pudesse assumir a vaga na Câmara Federal.

Com Ilário Marques tornando-se deputado federal, o presidente do PRB de Sobral, Oman Carneiro (PRB) fica na primeira suplência de sua coligação. Neste cenário, o deputado Antônio Balman (PSB) deve pedir licença, para tratar de motivos particulares, viabilizando a possibilidade de Oman assumir uma cadeira na Câmara Federal.


A possibilidade de Sobral conquistar mais um representante na Câmara deve-se ao período eleitoral, em que alguns deputados costumam tirar licença, para acompanhar o pleito eleitoral, em todo o Estado, ou até mesmo participar como candidato.

Oman Carneiro diz estar pronto para trabalhar por mais investimentos do Governo Federal para a cidade de Sobral e os demais municípios que o confiaram os mais de 40 mil votos, a ele. 
 




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

O calendário petista e o tempo de Cid



O aquário pode até se mostrar vantajoso como negócio. Mas a falta denúmeros consistentes deixa o Estado vulnerável à crítica

A prefeita Luizianne Lins (PT) degusta amargo chá de cadeira que lhe impõe Cid Gomes (PSB). O governador é useiro e vezeiro na estratégia de adiar ao máximo as decisões para contornar os problemas pelo cansaço. Em 2008, enquanto a prefeita resistia a aceitar Tin Gomes (PHS) como candidato a vice-prefeito, ele fingiu que a eleição nem existia. Depois de um mês de campanha na rua, Luizianne cedeu. Em 2010, foi Tasso Jereissati (PSDB) quem cansou de esperar, anunciou o rompimento e acabou se dando mal. Mas o “cozimento” do PT tem data para terminar. Já está decidido que não haverá prévias. Tal definição precisava ocorrer até sábado passado. O grupo da prefeita até preferia a votação entre todos os filiados. Mas a pressão da direção nacional para que se evite a disputa interna e seja buscada a unidade prevaleceu. A definição será no encontro do partido, marcado para 20 de maio.
Já houve vários adiamentos – a sigla pretendia definir o candidato em dezembro, depois 15 de janeiro, em seguida o fim daquele mesmo mês, postergou para fevereiro e, por fim, março. Mas nova prorrogação é mais improvável e exigiria operação menos simples. A data agora acertada é oficial, não mera intenção, como antes. A realização do encontro é um dos pilares da democracia interna petista. É inegociável. Caso Cid deseje ter voz na escolha e tentar manter a aliança, precisará realizar as tratativas até lá. Não poderá dizer que não sabe como as coisas funcionam no aliado. Mas talvez tenha argumentos para dizer que não foi consultado, não concorda e, por isso, não apoiará quem vier a ser apontado.

Vale lembrar que o processo de debate interno do PT já forçou o governador a antecipar prazos. Em 2006, a legenda decidiu apoiar o então candidato ao Executivo estadual antes mesmo de ele admitir que iria concorrer. O encontro foi em 21 de abril, no ginásio poliesportivo da Parangaba. Depois de os petistas majoritariamente decidirem abrir mão de ter candidato ao governo cearense – pela primeira vez desde 1982 – Cid fez a primeira manifestação de que disputaria a sucessão de Lúcio Alcântara. Com as bênçãos petistas, ele se disse mais à vontade para falar em candidatura. O resto é história.

A VIABILIDADE DO AQUÁRIO
Preocupa a manifestação do Estado sobre a ausência de plano de negócios para o aquário. Recentemente, a coluna defendeu que o empreendimento não pode apenas ser avaliado pelo viés do custo, mas também do retorno que pode propiciar. Dessa equação é possível saber se o negócio é bom ou ruim, do ponto de vista econômico – que, claro, não é o único viés. No entanto, sem plano de negócios, fica difícil avaliar a consistência das projeções. Por exemplo, a coluna já reproduziu questionamento do economista Ricardo Pamplona. Ele disse que já há mais de 100 aquários similares mundo afora e outros tantos em construção. Qual seria o diferencial para atrair os turistas esperados e fazer com que busquem o equipamento da Praia de Iracema, não qualquer outro da mais de centena de opções que há por aí? Outro leitor, Dorelland Ponte Lima, informa que, segundo ele, o oceanário de Lisboa recebeu 951 mil visitantes em 2010. O lucro foi de 1,36 milhão de euros (aproximadamente R$ 3 milhões). Muito menos que os cerca de R$ 20 milhões de faturamento esperados no Ceará. Como disse, o aquário pode se mostrar vantajoso como negócio. Caso seja capaz de transformar o perfil do turismo local, seguramente trará retorno muito maior que o gasto. No entanto, não há dados públicos que permitam ter segurança de que isso ocorrerá. A falta de números consistentes deixa o Estado vulnerável à crítica. E torna difícil contestar quem reclama do uso de quantia tão elevada em projeto de retorno não comprovado.
POR DENTRO DOS PALÁCIOS
Lançada ontem, a revista O POVO Cenário mostra quem são, como operam e qual o papel e a influência dos secretários e interlocutores mais poderosos de cinco dos mais importantes governos do Nordeste. O diagnóstico é traçado por repórteres de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí. Sobre o Ceará, este colunista aborda o papel desempenhado por Arialdo Pinho, Ivo Gomes e Ciro Gomes. Escrevo também sobre guerra fiscal e traço um perfil político de Luizianne Lins.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Projeto Biomas avança na Caatinga de Ibaretama


 
Pesquisadores da Embrapa Florestas e da Embrapa Semiárido percorreram esta semana diferentes áreas da Fazenda Triunfo, no município de Ibaretama, próximo a Quixadá, no Ceará. A fazenda foi escolhida como o local para o desenvolvimento das pesquisas experimentais do Projeto Biomas.
O projeto no Bioma Caatinga já está na segunda fase, pesquisas diagnósticas, durante a qual se procedem estudos de caracterização das potencialidades e fragilidades ambientais, considerando solo vegetação e água.
Uma equipe com dez especialistas das citadas áreas estão relacionando a distribuição das fitofisionomias em coerência aos diferentes tipos de solo.
O principal objetivo do Projeto Biomas, parceria da Embrapa com a CNA e demais instituições de pesquisa, é a introdução de árvores dentro das propriedades rurais trazendo benefícios sociais, econômicos e ambientais. Por isso, o estudo do solo e do tipo de vegetação já existente é fundamental para determinar as espécies que podem ser plantadas nas propriedades considerando as especificidades do ambiente.

Os pesquisadores encontraram, nos quase 40 hectares pesquisados, três tipos predominantes de solos: Neossolo Flúvico, Vertissolo e também o Planossolo. Além da identificação, os especialistas também analisaram propriedades físicas como a composição, estrutura, textura, permeabilidade, porosidade, coesão e coloração.
Na fazenda Triunfo, no perímetro dominado pelos Vertissolos, por exemplo, há presença da carnaúba, da mariseira, do molungu, além da invasora exótica “unha do diabo”, cientificamente conhecida como Cryptostegia madagascariensis.
Nesse contexto, as fendas originadas pelo movimento do solo agem como uma aliada para a disseminação da última espécie. “Como a semente dela se dispersa pelo vento, assim que cai dentro das fendas encontra um local ideal para sua germinação”, informa o engenheiro florestal da Embrapa Semiárido, Iêdo Bezerra Sá.
O proprietário, Wellington Ribeiro Gomes, já tentou controlar a planta de diversas formas, inclusive com queimadas, prática considerada imprópria pela equipe de pesquisadores já que compromete os nutrientes presentes nas camadas mais superficiais do solo. Conter essa espécie é uma das esperanças de Wellington com a presença do grupo de pesquisa.
Ele acompanha a equipe de perto desde que os trabalhos foram iniciados, em dezembro de 2011. “Eu ainda estou entendendo o que eles estão fazendo aqui,” diz o produtor sobre a presença dos cientistas em sua fazenda. “Mas se eles puderem pelo menos amenizar a ‘unha do diabo’ já seria ótimo”, pondera.







Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Dupla assalta comércio em pleno meio dia em Quixeramobim



Mais um comércio é assaltado em plena luz do dia, dessa vez foi no município de Quixeramobim, sertão central cearense.
Segundo informações da polícia militar, nesta segunda-feira, dia 02, na localidade de Onça, por volta das 13:30 horas, dois elementos chegaram, em uma motocicleta, no estabelecimento comercial denominado “ Mercadinho Tem de Tudo” e anunciaram o assalto.
De acordo com a vítima, Maria Arlene Alves Barbosa, 28 anos, um dos bandidos estava portando arma de fogo.
Ainda segundo a vítima, os assaltantes estavam trajando calças compridas e jaquetas jeans, e, levaram a quantia de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e fugiram em direção a localidade do “Vinte”.
Os policiais, Sgt Heannes, Cb Pereira e Cb Lima, estiveram no local e orientaram a vítima a registrar um boletim de ocorrência na delegacia de Quixeramobim, onde deverão ser tomadas todas as medidas cabíveis.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Ibaretama: Irmãos agridem agricultor com pauladas na cabeça durante bebedeira





Durante uma bebedeira dois irmãos agrediram um agricultor a pauladas no município de Ibaretama, sertão central do Ceará.
O crime aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 02, onde o agricultor Francisco Antônio Ferreira da Silva, 22 anos, estava bebendo com os acusados, os irmãos Pedro Marques Sabino da Silva, 28 anos, e Francisco Marques Sabino da Silva, 26 anos.
Segundo informações da polícia militar, no momento que a vítima e os acusados estavam bebendo, ocorreu um desentendimento, e os acusados atingiram a vítima com duas pauladas na cabeça.

A vítima foi socorrida para o hospital local. A polícia está realizando diligências no sentido de prender os acusados, porém até o momento ainda não obteve êxito.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

'Além do Horizonte': por projeção, cearenses pegam o Verdão em casa


horizonte treino (Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)Modesto clube do interior do Ceará enfrenta o Palmeiras e, por ‘espetáculo’, nem cogita mudar jogo para a capital. Museu irá lembrar partidas históricas

A cidade de Horizonte-CE, a 40 km da capital Fortaleza, está em festa para receber o Palmeiras. A diretoria do clube e a Prefeitura dão os últimos retoques no estádio Domingão, palco da partida, e comemoram a sorte grande nos últimos anos: só a chance de enfrentar o Verdão na segunda fase da Copa do Brasil é vista como um “espetáculo” de presente à população e uma chance de expandir o nome do time pelo país. Como define o próprio prefeito de Horizonte, Manoel Gomes de Farias Neto, o Nezinho: é a prova de que um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar.

Isso porque, no ano passado, o clube ganhou projeção nacional depois de enfrentar o Flamengo nas oitavas de final da competição nacional. Mais que isso: apesar da derrota por 3 a 0 no jogo de volta, no Domingão, o time segurou empate em 1 a 1 no Rio de Janeiro e comemora o resultado até hoje. Com mais um dos grandes brasileiros pela frente, o resultado e a renda do jogo pouco importam. Por isso, o clube nem cogitou mudar a partida para Fortaleza no Estádio Presidente Vargas, segundo maior da capital – o Castelão está em reformas para a Copa de 2014.
saiba mais
- Não é só um jogo, é um momento histórico para o Município. Levar o jogo para o PV seria um crime para o povo horizontino. Nosso orgulho hoje é jogar contra o Palmeiras, e em Horizonte. Jogamos com o Flamengo, ouvimos gozações. Falaram para levarmos um saco para guardar os gols no Rio de Janeiro... Fomos ao Engenhão com humildade e empatamos por 1 a 1. Para nós, foi excelente. Perdemos aqui, mas perder para o Flamengo é normal – afirmou Nezinho.
O prefeito, inclusive, tem investido no esporte da cidade. Desde a profissionalização do Horizonte, em 2004, a Prefeitura é a principal patrocinadora do clube e colhe os frutos – como o título da Segunda Divisão Cearense de 2007. Neste ano, a equipe faz campanha regular no estadual e é a terceira colocada na primeira fase (atrás somente dos grandes Ceará e Fortaleza). Com folha salarial de cerca de R$ 100 mil, o clube convive com as dívidas. Mas paga os salários e os “bichos” em dia, como garante o presidente Paulo Wagner.
nezinho horizonte prefeito (Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)
- Se passar de fase tem premiação da CBF, que dividimos com os jogadores. Sempre o que vai passando, nós dividimos. Temos prejuízo de R$ 50 mil por mês, e o que sobra nós cobrimos o que já vem sendo gasto. Têm viagens, concentrações... Gastamos muito com isso. O gasto para manter um clube é alto, nem o que a Prefeitura paga dá para cobrir tudo – afirmou o presidente.
- Um jogador de nível médio do Palmeiras, ganha a folha salarial toda do Horizonte. Nosso orgulho é recebê-los e fazer um grande jogo, independentemente do resultado. Já fomos “além do Horizonte”, só de pegar o Palmeiras. É um presente para nós, estamos orgulhosos – completou o prefeito Nezinho.
Museu será criado no estádio
A cidade de Horizonte passa por período de rápido desenvolvimento. Grandes empresas exportadoras foram erguidas na região e a população tem aumentado, pois recebe muitos cearenses em busca de emprego. Entre 1989 e 2008, passou de 16 mil a 52 mil habitantes. Hoje, são quase 60 mil horizontinos. Para comemorar a ascensão também no esporte, um museu será criado no Estádio – as principais “relíquias” serão dos dois maiores jogos da história do clube: contra o Flamengo, em 2011, e Palmeiras, em 2012.
- Estamos vendendo ingressos a um valor pequeno. Um momento desses, de jogar contra o Palmeiras, é histórico. Ninguém saber quando teremos outro. Tivemos sorte dois anos seguidos, mas temos que ter consciência que o raio não cai três vezes no mesmo canto (risos) – brincou o prefeito.
horizonte treino (Foto: Daniel Romeu/Globoesporte.com)Depois do Fla, Domingão vai receber o Verdão na Copa do Brasil (Foto: Daniel Romeu / Globoesporte.com)





Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Ex-vereadora ameaça de morte diretor de escola no Ceará, diz polícia


Polícia Militar esteve na escola após ameaça de morte a diretor (Foto: Demontier Tenório/Agência Miséria)Diretor foi ameaçado por fazer críticas a vereador da cidade, diz delegado.
Segundo policiais, ex-vereadora invadiu escola e sacou uma arma de fogo.

Uma ex-vereadora de Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, ameaçou de morte um diretor de escola da cidade na manhã desta terça-feira (3), de acordo com a Polícia Civil. Segundo o delegado Washington Pedro, a ameaça ocorreu porque o diretor da escolas fez críticas ao filho da ex-vereadora, que atualmente é vereador em Juazeiro do Norte.
"É uma questão de desavença política. Ela tem um filho que é vereador e era criticado pelo diretor", diz o delegado Washington Pedro. De acordo com a Polícia Militar de Juazeiro do Norte, a diretora entrou no colégio por volta das 10 horas da manhã desta terça-feira e sacou uma arma de fogo. Nenhum tiro foi disparado.
O diretor da escola, segundo a Polícia Militar, fugiu do local e prestou depoimento em seguida na delegacia municipal de Juazeiro do Norte. Ainda de acordo com a Polícia Militar, houve correria entre os alunos da escolas quando souberam da ameaça de morte.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Motorista se distrai e cai com veículo em açude de universidade do Ceará


Automóvel ficou suspenso. Motorista não se feriu.  (Foto: George Albuquerque/VC no G1)

Jovem que dirigia o carro se distraiu com bolsa, afirma universidade.
Motorista não se feriu, diz internauta. Acidente foi na manhã desta terça (3).

O estudante de engenharia elétrica da Universidade Federal do Ceará George Albuquerque, 20 anos, flagrou no final da manhã desta terça-feira (3) um veículo que caiu e ficou suspenso no açude Santo Anastácio, no Campus do Pici. De acordo com ele, o carro é de uma aluna, que ele não identificou, mas disse que ela estava bem. "Estava passando e vi. Foi umas 10h", afirmou o estudante.

saiba mais
De acordo com ele, várias pessoas foram até o local após o ocorrido. O automóvel ficou suspenso pelas duas rodas traseiras.
Nota da redação: A Universidade Federal do Ceará informou ao G1 que não houve nenhum prejuízo humano, mas que que o carro ficou danificado na frente, segundo informações do prefeito do campus, Francisco José Abreu. De acordo com a UFC, uma moça estava dirigindo o automóvel e se distraiu ao tentar pegar um objeto na bolsa. A proprietária do automóvel acionou o serviço de guincho, para retirar o veículo, que ainda se encontra no local.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Barça com ajuda de juiz,despacha Milan com pênaltis polêmicos e novo recorde de Messi


Argentino marca dois gols em lances discutíveis e se torna o maior goleador de uma edição da Champions. Time espera por Chelsea ou Benfica na semi


Esqueça a polêmica que envolveu as condições do gramado do San Siro na última semana: nada promete ser tão agitado nas próximas semanas como a discussão sobre os pênaltis marcados pelo holandês Björn Kuipers a favor do Barcelona nesta quarta-feira, no Camp Nou, pelo jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões. O craque Lionel Messi nada teve a ver com isso e, com dois gols e novo recorde, garantiu mais uma classificação de sua equipe às semifinais da principal competição do continente, com vitória por 3 a 1 sobre o Milan.

O argentino marcou em ambas as vezes de pênaltis discutíveis. No primeiro, ele sofreu a falta de Antonini, mas teria voltado de uma posição de impedimento - o lateral italiano, porém, se atrapalhou ao dominar a bola e cometeu a infração com o carrinho, em lance que gerou dupla interpretação (veja os melhores momentos acima). No segundo, o zagueiro Nesta acabou como vilão ao puxar a camisa de Busquets em um escanteio. Nocerino ainda pôs fogo no jogo entre os dois gols, mas Iniesta selou a vaga na etapa final.
Messi marca dol Barcelona contra o Milan (Foto: Reuters)
Com os dois gols, Messi tornou-se o maior artilheiro em uma edição da Champions, agora com 14, igualando-se ao brasileiro Mazzola na temporada 1962/63. Ele também ultrapassou a marca dos 50 gols na competição - tem 51 em 66 jogos - e ainda poderá ampliar a marca, já que tem pelo menos mais dois confrontos pela frente. O Barça, por sua vez, igualou o recorde do Real Madrid da década de 50 ao alcançar a semifinal pela quinta vez consecutiva.
O adversário do time de Pep Guardiola será conhecido nesta quarta-feira. Em Londres, o Chelsea receberá o Benfica com a vantagem de ter vencido por 1 a 0 no confronto em Lisboa, na última semana. Na outra chave, o Bayern de Munique derrotou o Olympique de Marselha por 2 a 0 e aguarda possivelmente pelo Real Madrid, que enfrentará o Apoel no Santiago Bernabéu, após ter vencido a partida de ida por 3 a 0.
Árbitro e, claro, Messi roubam a cena
Ibrahimovic na partida do Milan contra o Barcelona (Foto: Getty Images)
Seria raro Lionel Messi ter alguém protagonista como ele em um primeiro tempo que o Barcelona marcasse duas vezes - as duas com o argentino. Mas Björn Kuipers tratou de colocar mais polêmica em um clássico já quente desde a última semana.
Foram dois pênaltis assinalados na etapa inicial. O primeiro veio aos nove minutos, quando o Barça já tomava conta do jogo e havia assustado o goleiro Abbiati em duas oportunidades, ambas com Messi - a segunda após um passe sensacional de Fàbregas que caiu no pé direito da Pulga.
O zagueiro francês Mexès saiu jogando errado e entregou o ouro para o argentino, que preferiu o toque para trás. Antonini, porém, se atrapalhou e cometeu a falta no atacante, que teria se aproveitado de uma posição de impedimento na jogada - a bola veio do próprio lateral, que cortou passe de Xavi. Na cobrança, Messi colocou no canto direito e abriu o placar.
saiba mais
O Milan se atrapalhava com a movimentação do setor ofensivo catalão, que alternava de posicionamento. Seedorf também tinha dificuldades em acompanhar Xavi, assim como Ambrosini. Mas bastou uma jogada organizada para os rossoneros comprovarem o temor de Guardiola. Aos 32, Ibrahimovic deu ótima enfiada para Nocerino, livre na grande área, chutar rasteiro: 1 a 1.
Messi e Fabregas comemoram gol do Barcelona contra o Milan (Foto: AP')
A superioridade em campo já era evidente, mas não há como negar que o gol, que àquela altura classificava os italianos, deu novo gás aos donos da casa. Abbiati teve sua meta sufocada até o apito final e até fez um bom trabalho. Só não pôde com mais uma penalidade. Aos 39, Nesta puxou Busquets em cobrança de escanteio e viu Björn marcar a penalidade. Os italianos reclamaram, mas Messi nada tinha a ver com isso. Desta vez no canto esquerdo, o argentino anotou o seu segundo na partida, e 14º em toda a competição, igualando o recorde do brasileiro Mazzola, artilheiro na temporada 1962/63.
Iniesta amplia
Daniel Alves na partida do Barcelona contra o Milan (Foto: Reuters) 
Milan e Barcelona voltaram sem substituições para a etapa final. E o panorama também não mudou. Dono da posse de bola, o time de Guardiola foi apenas colecionando mais finalizações. Aos três, em falta da entrada da área, Xavi fez Abbiati suspirar. Cinco minutos depois, porém, não houve jeito: Iniesta recebeu lançamento de Messi e deu um toque por cima para abrir uma confortável vantagem.
Precisando sair para o jogo, Allegri mexeu: pôs Aquilani e Alexandre Pato; Xavi, que não estava na melhor de suas condições, também deixou o gramado. E os visitantes encontraram espaço para oportunidades. Aos 16, Robinho roubou a bola de Piqué, avançou e concluiu para boa defesa de Valdés - o juiz, no entanto, deu um toque de mão do brasileiro. Do outro lado, a resposta veio da mesma moeda: Messi recebeu na meia-lua e entregou para Thiago Alcântara dentro da área. O brasileiro naturalizado espanhol chutou para fora.
O Milan tinha pressa, mas não conseguiu transformar sua ambição em um futebol que incomodasse de verdade o Barcelona. Alexandre Pato, que havia entrado no decorrer do segundo tempo e jogado pela primeira vez desde fevereiro, sentiu dores musculares e deu lugar a Maxi López. Não fez diferença, e graças a mais gols perdidos pelo Barça no fim, o placar não se transformou em goleada.
barcelona 3 x 1 milan
Valdés, Daniel Alves, Piqué (Adriano), Mascherano, Puyol; Busquets, Xavi (Thiago Alcântara) e Fàbregas (Keita); Cuenca, Messi e Iniesta. Abbiati, Abate, Nesta, Mexès e Antonini; Ambrosini, Nocerino e Seedorf (Aquilani); Boateng (Pato, depois Maxi López); Robinho e Ibrahimovic.
Técnico: Josep Guardiola. Técnico: Massimiliano Allegri.
Gols: Messi, aos dez, Nocerino, aos 32, e Messi aos 40 minutos do primeiro tempo; Iniesta, aos oito minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Antonini, Nesta, Robinho, Maxi López, Nocerino e Mexès (Milan); Mascherano (Barcelona).
Estádio: Camp Nou (Barcelona). Data: 03/04/2012. Árbitro: Björn Kuipers (HOL).








Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Vasco vence Alianza no sufoco e fica perto da vaga

Fellipe Bastos brilha, Vasco vence Alianza no sufoco e fica perto da vaga
Meia faz os dois gols nos 2 a 1 em Lima, e vascaínos agora torcem para o Libertad bater o Nacional para se classificarem antecipadamente
Numa noite inspiradíssima de Fellipe Bastos, que acertou dois belos petardos de fora da área, o Vasco derrotou novamente no sufoco o Alianza-PER, por 2 a 1, nesta terça-feira, no estádio Alejandro Villanueva, em Lima, e ficou bem próximo da classificação para as oitavas de final da Taça Libertadores. A equipe carioca, que dificultou um jogo que era tranquilo, pode até chegar à última rodada já garantido na próxima fase, se o Libertad-PAR vencer o Nacional-URU nesta quinta-feira, em Assunção.

saiba mais
O Vasco, que em São Januário também teve muitos problemas para vencer os peruanos, por 3 a 2, agora é o líder da chave com dez pontos, três a mais que a equipe paraguaia. O Alianza tem somente três pontos, está em último e não tem mais qualquer chance de classificação. Na última rodada da chave, o time cruz-maltino enfrentará o Nacional-URU, em Montevidéu, no dia 12, e a equipe peruana fecha sua participação no mesmo dia, novamente em casa, contra o Libertad-PAR.
O jogo começou morno, mas quem logo ocupou o setor ofensivo foi o Vasco. No entanto, a primeira boa chance de gol pertenceu ao time da casa. González arriscou de muito longe e a bola passou perto do ângulo esquerdo de Fernando Prass, aos 6. Um minuto depois, também de fora da área, Bazán ameaçou. Como chutar de longe parecia ser bom negócio, afinal o campo duro dificultava a troca de passes, Alecsandro imitou os adversários e obrigou Libman a fazer difícil defesa, aos 8.
Depois desses lances a partida ficou mais equilibrada, mas com as defesas levando vantagem sobre os ataques. O meio de campo vascaíno errava muitos passes e o ataque não penetrava na área adversária em boas condições. Então, a solução era o arremate de longa distância. E foi assim que o time brasileiro abriu o marcador, aos 17: Fellipe Bastos fez boa jogada pela meia-esquerda e disparou uma bomba, a bola resvalou em Carmona e






Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1