v

sábado, 14 de janeiro de 2012

Câmara de Quixadá em luto pelo falecimento do secretário e vereador licenciado Jean Silva.

 
O vereador Kleber Junior presidente da Câmara de Quixadá em nome de todos os vereadores e funcionários vem através desta nota deixar os sinceros pêsames a toda família e amigos pela trágica partida do secretário de esporte e vereador licenciado Jean Silva.

Sabemos que neste momento difícil as palavras pouco confortam, são etapas da vida que nos custam sempre aceitar, mas eternamente ficam as memórias e as infindáveis recordações.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Câmara de Quixadá

Avô é condenado a mais de 17 anos de prisão por estuprar neta

Antônio Pereira da Silva foi condenado a 17 anos e seis meses de reclusão por ter estuprado a neta, de 12 anos de idade. A sentença foi publicada nesta quinta-feira (12).

Segundo denúncia do Ministério Público do Ceará (MP/CE), no dia 1º de junho do ano passado, por volta das 3h, Antônio da Silva constrangeu a vítima a manter relações sexuais, sob grave ameaça. A garota acordou para urinar quando o avô materno a acompanhou. Naquele momento, o acusado segurou a menina pelo pescoço e disse que, caso ela gritasse, a mataria.

Em seguida, tirou a roupa, colocou a vítima na cama e cometeu o estupro. Ainda de acordo com o MP/CE, cerca de 15 dias depois, o acusado retornou à casa da neta e pediu para dormir. Novamente, durante a madrugada, “se postou de pé ao lado da rede da vítima que no momento gritou por socorro, sendo acudida pela mãe e pelo padrasto”.

Revoltado, puxou uma faca e cortou os punhos da rede onde estava a menina, além de ameaçar as pessoas que estavam no local. O Ministério Público denunciou Antônio Pereira da Silva pelo crime de estupro contra vulnerável duas vezes, uma na forma consumada e outra na forma tentada.

Ao julgar o processo, o magistrado considerou que, apesar de o defensor afirmar que não há elementos para a condenação, as provas corroboram com a versão da vítima. “Ademais, há ocorrência de crime continuado”.
A pena
Por esses motivos, o juiz fixou a pena-base em dez anos. Além disso, aumentou em um sexto pela tentativa de estupro, considerada como continuação da conjunção carnal. Como o acusado é ascendente (avô) da vítima, a pena teve aumento, ainda, de metade. Com isso, chegou a 17 anos e seis meses. A pena será cumprida, inicialmente, no regime fechado.
Ele permanecerá preso enquanto aguarda o trânsito em julgado da sentença (quando não há mais possibilidade de recorrer).



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

Homem estupra mulher do ex-patrão e ameaça operários de obra em Fortaleza

Um homem de 30 anos foi preso, nesta sexta-feira (13), acusado de estuprar a mulher do ex-patrão dentro da casa dela, depois de ser demitido. O crime ocorreu Rua Inglaterra, no bairro Serrinha, em Fortaleza. Segundo a polícia, o suspeito afirmou ser “apaixonado” pela vítima.
Janilson Rocha da Silva teria ido à casa da mulher do ex-patrão para pedir água, quando a agarrou por trás, rasgou a roupa dela e a violentou sexualmente. Em um descuido do homem, a vítima conseguiu fugir e saiu, ainda pelada, correndo pela rua, para buscar socorro.
Operários de uma obra vizinha à residência ajudaram a mulher. Ao vê-la com os homens, o acusado, que também saiu nu, ameaçou todos com uma faca. A polícia, que já havia sido acionada, conseguiu prender o suspeito antes de ele agredir os operários e a mulher novamente.
O acusado foi preso e encaminhado ao 5º Distrito Policial, no bairro Parangaba, onde prestou depoimento, sendo transferido em seguida para a Delegacia de Capturas. Segundo a polícia, ele responde por vários crimes, entre eles de atentado ao pudor e lesões corporais.





















Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

'Profetas da chuva' do CE preveem bom ano para agricultura no Nordeste


Os chamados “profetas da chuva” se reúnem neste sábado (14) em Quixadá, sertão central do Ceará, para divulgar previsões para o período chuvoso com base em elementos da natureza. Três deles antecipam as previsões e dizem que a estação chuvosa será boa para os agricultores do Ceará e do Nordeste. Meteorologista que acompanha trabalho do grupo diz que as previsões baseadas na natureza são de curto prazo.
João de barro construiu a casa voltada para o poente, sinal de muita chuva, diz profeta. (Foto: Alex Pimentel/Agência Diário)
Os 32 profetas que se encontram anualmente em Quixadá fazem leitura em plantas, insetos, ventos e nuvens para arriscar palpites. Erasmo Barreira, um dos profetas da chuva, diz que os pássaros da espécie joão-de-barro construíram seus ninhos com a entrada voltada para o poente, um sinal de bom período chuvoso, segundo ele. “O joão-de-barro faz a entrada da casa voltada para poente para proteger os filhotes da chuva. Em 2012 teremos um ótimo inverno, até melhor do o de 2011”, diz.
O idealizador do encontro dos profetas da chuva, Élder dos Santos Cortez, diz que um métodos mais comuns de previsão é com o uso do sal de cozinha. Os profetas fazem seis montes de sal, equivalente aos meses de janeiro a julho. Na primeira chuva do ano, se um dos montes de sal absorver muita água significa que o mês referente àquela porção de sal será chuvoso; caso contrário, haverá estiagem naquele mesmo mês. Com base no sal, os profetas também preveem um bom ano para a agricultura no Ceará.
Já o dentista e profeta Paulo Costa aposta em uma metodologia menos comum. Em setembro, ele entra em um período de abstinência sexual e de oração diária para se purificar e ter a capacidade de fazer a leitura dos astros e das nuvens. Com base nessas leituras, Costa acredita que prevê a evolução do período chuvoso no Ceará.
saiba mais
De acordo com o idealizador e coordenador do evento, Élder dos Santos, 26 dos 32 profetas da chuva afirmaram em janeiro de 2011 que as chuvas seriam boas para a agricultura no ano passado. Neste ano, os profetas e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário consideraram 2011 um bom ano para a agricultura, como previram os profetas.
Valor cultural
Para Élder dos Santos, o maior valor do encontro dos profetas é a valorização cultural da “sabedoria popular”. “Em todas as cidades do Ceará nós temos profetas, o que fizemos foi reunir essas profetas, que são os personagens principais do evento, e valorizar as profecias deles”, diz.
O coordenador destaca também que já foram publicados livros, trabalhos de conclusão de curso, teses de mestrados e documentários sobre o encontro anual. “Queríamos mais a participação de professores e alunos das universidades cearenses. Atualmente recebemos mais pesquisadores de outros países do que próprio Ceará”, diz.
O coordenador do evento diz também que os profetas participam do evento sem interesse em remuneração ou promoção pessoal. "O profeta da chuva tem o objetivo de ajudar os colegas da agricultura sobre como ele deve se preparar para a aquele ano. Ele recebe dicas se deve plantar muito porque haverá muita chuva ou, se houver pouca chuva, não plantar muito para não perder as sementes."
Profecia popular com base na em elementos da natureza só funciona a curto prazo, diz meteorologista (Foto: André Teixeira/G1)
Para o meteorologista Luiz Gonzaga Campos, que participa do encontro dos profetas, as previsões de chuva com base em elementos da natureza funcionam somente em leituras a curto prazo, para período de 24 horas. “Ainda assim às vezes dá certo, às vezes dá errado”, ressalta.
O meteorologista diz conhecer apenas um elemento da natureza confiável relacionado a precipitações, a planta mata pasto. Campos diz que essa espécie floresce apenas quando se encerra o período chuvoso.
Com base em metodologia científica, Campos também afirma que este ano o inverno será bom para a agricultura. Ele explica que a temperatura resfriada do Oceano Pacífico e a corrente vento frio vinda do continente africano favorecem a formação de nuvens que culminam em chuva. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ainda não divulgou oficialmente o prognóstico de chuvas para o Ceará em 2012.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Polícia recupera tablete de prefeito com ajuda de GPS

Quixeramobim - Por essa os criminosos não esperavam. Policiais do Ronda do Quarteirão juntamente com uma equipe do Pelotão Ostensivo Geral (POG) de Quixeramobim recuperaram um tablete (minicomputador pessoal em forma de prancha) com a ajuda do sistema de posicionamento global, popularmente conhecido por GPS. Através dos sinais emitidos pelo aparelho furtado a polícia chegou até a adolescente A.E.G.L., 17 anos. Ela informou ter comprado o tablete pela importância de R$ 75,00 ao vigia Yapi Filho Rios, 42 anos. Ambos foram conduzidos à delegacia de polícia para prestarem esclarecimentos. De acordo com a polícia o equipamento furtado pertence ao perfeito da cidade, Edmilson Júnior.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Sertão Central

Quixadá - Milhares se despedem de secretário assassinado


Quixadá - Aproximadamente duas mil pessoas assistiram a missa de corpo presente e acompanharam o sepultamento do secretário de Esportes e Juventude de Quixadá, José Jean da Silva Pereira, na tarde de ontem, 13, em Quixadá. Depois de velar o corpo de Jean Silva no Polo de Lazer do Campo Novo, o cortejo acompanhou a Banda de Música Municipal até a igreja Santa Terezinha. Dali, familiares, amigos e admiradores seguiram até o Parque Nova Jerusalém, onde deram o último adeus ao ex-vendedor ambulante que a cada dia ganhava mais popularidade no mundo político.
No percurso até o campo santo dezenas acompanharam em motocicletas. A maioria seguiu á pé, alguns empunhando faixas e cartazes, com homenagens e agradecimentos ao humilde morador do bairro pelo empenho e dedicação a sua curta trajetória pública. O ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, sua esposa, a deputada estadual Rachel Marques estavam, entre os muitos representantes políticos espalhados na multidão. Havia também muitos casais, os quais conquistaram seus matrimônios graças a uma celebração coletiva promovida por Jean Silva em junho do ano passado.
A cada passo para o adeus final o clima de comoção se tornava mais forte. “Você se foi e levou uma parte de nós”. A mensagem da Juventude de Quixadá, a cortar de um lado ao outro da rua, simbolizada o sentimento de todos. A dor e o silêncio pareciam falar mais alto que a revolta.
Veja neste sábado novidades sobre o assassinato de Jean Silva. O restante da cobertura fotográfica, feita pelo amigo e morador do Campo Novo, Fábio Biô.







Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Quixadá - Polícia caça mototaxista que matou secretário

Francisco Reginaldo Feitosa disparou quatro tiros contra o secretário e, em seguida, fugiu 
 
Policiais da Delegacia Regional de Quixadá e da 2ª Companhia do 1º Batalhão Policial Militar continuam à procura do mototaxista Francisco Reginaldo Feitosa Sousa, 38. Ele é apontado com suspeito do assassinato do secretário de Esportes e Juventude de Quixadá, José Jean da Silva Pereira, 31.

Reginaldo chegou a atender uma das ligações efetuadas pelos policiais logo após o crime. Disse não ser o momento "propício" para se entregar. Somente com a captura dele os motivos do assassinato poderão ser esclarecidos. O crime ocorreu na tarde de anteontem, no bairro da Lagoa, nesta cidade. A vítima foi atingida na cabeça por três disparos de arma de fogo.

Enquanto policiais procuram o assassino, o corpo de Jean Silva foi velado no Polo de Lazer do Campo Novo, complexo poliesportivo onde ele o secretário início a sua vida política. Carismático, antes de começar a participar da atual gestão municipal ele vendia utensílios domésticos de porta em porta. Foi decretado luto oficial no Município de Quixadá. (Colaborou, Alex Pimentel)

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Mistério - Corpo encontrado dentro de matagal

O homem apresentava lesões no pescoço. Conforme a perita Sônia Silva, da Perícia Forense (Pefoce), ele deve ter sido morto por asfixia 
 
O corpo de um homem foi encontrado, na tarde de ontem, em um terreno situado na Rua Capitão Hermínio, Parque Santa Maria, na Grande Messejana. O cadáver apresentava lesões no pescoço e a causa da morte pode ter sido asfixia por estrangulamento, de acordo com análise preliminar da Coordenadoria de Criminalística (CC), da Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

O homem, que não portava nenhum documento, foi encontrado por moradores do bairro que passavam pelo terreno baldio no começo da tarde. Patrulhas do Ronda do Quarteirão e do Policiamento Ostensivo Geral (POG), da 2ª Companhia do 5º BPM (Messejana) foram acionadas para o local.

Conforme o subtenente PM Argeu, uma mulher esteve no local onde o corpo foi encontrado e disse que a vítima morava no Conjunto Itamaraty e era conhecido como Gabriel.

Drogas

O rapaz, conforme o relato da mulher aos militares, era usuário de drogas. "Ela disse que estava na casa dela com o companheiro e a vítima. Os três teriam passado a noite usando drogas e hoje (ontem) pela manhã o rapaz teria saído da casa dizendo que iria em busca de mais pedras de crack e não voltou mais", contou o PM. Uma equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) esteve no local iniciando as investigações.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Verbas desviadas - Fraude milionária atinge Pacajus

O prefeito Pedro José Philomeno Figueiredo (cabelos grisalhos) foi preso, solto, e novamente está na cadeia. Ele e seus assessores diretos, além da filha e do genro, são investigados pelo desvio do dinheiro da Prefeitura
Após o afastamento e prisão do prefeito, as autoridades chegaram à descoberta de mais desvios de dinheiro

O desvio de verbas públicas na Prefeitura de Pacajus (a 49Km de Fortaleza) pode superar a casa de R$ 20 milhões. Esta é a estimativa das autoridades que investigam o caso e dos vereadores da Câmara Municipal daquele Município da Região Metropolitana de Fortaleza.

Informações colhidas com exclusividade pelo Diário do Nordeste dão conta de que, após o afastamento do cargo do prefeito Pedro José Philomeno Gomes Figueiredo, novos ´rombos´ foram descobertos pela Câmara nos cofres municipais. Um deles, diz respeito à apropriação indébita de aproximadamente R$ 1,1 milhão do fundo de aposentadoria dos servidores municipais, o Fapem.

Outro desvio chega a ordem de R$ 4,4 milhões de verbas públicas federais destinadas ao Município através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundeb). Para completar, outros recursos no valor de R$ 9,9 milhões se referem a ´restos a pagar´, relativo à despesas feitas pela Prefeitura e cuja dívida não foi quitada com fornecedores e prestadores de serviços diversos.

Preso novamente

O prefeito afastado foi preso numa operação da Polícia Civil e da Procuradoria Geral da Justiça (PGJ) em dezembro do ano passado. Depois de passar cerca de três semanas recolhido na Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), o prefeito foi solto por ordem do Tribunal de Justiça do Estado. Mas, no começo da semana, o relator do processo que apura as fraudes, desembargador Darival Beserra Primo, decretou novamente a custódia do ex-gestor, considerando que a prisão é imprescindível para que a investigação tenha continuidade sem o risco de ameaças às testemunhas, desaparecimento de provas e fuga do político.

O prefeito de Pacajus é alvo de uma investigação do MP, através da sua Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Procap).

Outro que permanece preso preventivamente, desde o ano passado, é o prefeito afastado de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira, acusado de comandar um esquema criminoso de desvio de verbas públicas.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Araripe - Prefeito acusado de agredir garoto

Acompanhado da mãe, o adolescente foi levado para Delegacia de Polícia Civil de Araripe e, depois, submetido a exame no IML de Juazeiro
Araripe. O prefeito de Araripe (a 526Km de Fortaleza), Humberto Germano Correia, vice-presidente da Associação de Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) está sendo acusado de ter agredido fisicamente o adolescente A.L.F.S., de apenas 13 anos.

A principal motivação apresentada pelo garoto e sua família foi por conta dele ter escrito palavras de baixo escalão contra o gestor em seu próprio veículo, que estava estacionado próximo à Prefeitura do Município. O fato ocorreu por volta das 12h30 de ontem, em Araripe.

Desmentiu

O prefeito afirma que esse acontecimento não procede e que não é do seu comportamento sair agredindo as pessoas, mas que chegou a flagrar o garoto no momento em que saia da Prefeitura riscando o seu carro.

"Segurei ele pelo braço até que veio a Polícia Cidadã e o encaminhou para a delegacia", disse Germano Correia. Ele atribui motivações políticas à proporção que tem sido dada ao caso. O garoto afirma que chegou a ser espancado também por um agente do Pró-Cidadania, que ele não soube dizer o nome. No momento da agressão, conta o garoto, que várias pessoas se aproximaram do local. "Ao invés do agente ter tirado o menino, os espancamentos continuaram", disse o advogado Normando José de Sousa, que na noite de ontem se encontrava em Juazeiro do Norte, com o adolescente e a mãe da vítima, Antônia Ferreira da Silva, tentando registrar a ocorrência. O garoto foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito.

Segundo o adolescente, no momento em que escrevia no vidro do carro, Humberto Germano saía da Prefeitura e foi logo pegando em seu braço e torcendo para trás. Em seguida o garoto foi deitado no chão e passou a ser agredido.












Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Campanha antecipada - TRE admite dificuldade de evitar disputa em plenário

Presidente Ademar Mendes afirma que a única medida a ser tomada é punir os parlamentares, caso haja desrespeito flagrado 
 
Em ano eleitoral, são comuns os embates políticos ocorrerem nas tribunas de muitas casas parlamentares do País

São recorrentes em ano eleitorais, as disputas políticas acirradas em plenários do País inteiro e, embora a prática seja desrespeito à Legislação, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Ademar Mendes, afirmou que a fiscalização dessas campanhas antecipadas nas casas parlamentares não é possível porque há dificuldade de coibir ações relacionadas ao tema.

De acordo com Ademar Mendes, a única forma de tentar impedir essas ações corriqueiras é a punição, depois de contestado os casos. "Você não pode impedir que um maluco entre em sua residência e pratique um ato criminoso contra um parente seu. O que podemos fazer é apenas punir", destacou.

Durante entrevista na manhã de ontem, o presidente da Corte revelou ainda que o corte no Orçamento do Poder Judiciário do Ceará não irá prejudicar as eleições deste ano. Segundo ele, o Tribunal de Justiça está realizando encontros com o Governo do Estado, que disponibilizará recursos caso seja necessário.

Promoções

Um levantamento feito pela Procuradoria Regional Eleitoral, como foi divulgado no Diário do Nordeste na edição do dia 4 de janeiro, mostra que promoções de juízes do Interior e da Capital poderá deixar aproximadamente 100 municípios sem juiz residindo na sede da zona eleitoral, o que poderá prejudicar a campanha eleitoral nessas comarcas.

"O presidente do TJ, o desembargador José Arísio Lopes, está mantendo em constante contato com o Governador e irá ter, sim, esse recurso dado pelo Estado. Sabemos que existe carência de juízes em algumas comarcas, mas estamos mantendo contato para levar juizes de Fortaleza para o Interior para manter o pleito. Se faltar verba, o Estado dará subsídios para que não tenha prejuízos. Não é por conta disso que deixaremos de realizar as eleições", disse Ademar Mendes.

De acordo com ele, diversas comarcas surgiram quando alguns distritos do Interior se emanciparam e passaram a necessitar do mesmo aparato das cidades, havendo necessidade nas eleições e também um aumento no número de juízes. "Fortaleza chama para si a grande maioria dos juízes. Alguns foram nomeados sem experiência, mas nestes casos, manteremos quatro ou cinco juízes com experiência, para dar assistência aos jovens juízes", sinalizou.

Acordo

A Câmara Municipal firmou acordo com o TRE para realização de um seminário sobre direito eleitoral. A ideia do presidente do Legislativo, Acrísio Sena (PT), é realizar acordo com os partidos políticos a fim de impedir a poluição sonora e visual durante as campanhas.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Itália - Naufrágio de navio na Itália deixa seis mortos e dezenas de feridos

Ao menos seis pessoas morreram e outras dezenas ficaram feridas na noite de sexta-feira (13) após um navio da empresa Costa Cruzeiros encalhar com mais de 4 mil passageiros a bordo em um banco de areia próximo à ilha de Giglio, região da Toscana, na Itália.

saiba mais
Segundo a imprensa local, a retirada dos últimos passageiros e membros da tripulação do navio Costa Concordia apresentou complicações. Unidades da guarda costeira e barcos de passageiros participavam do resgate.

Um dos passageiros do Costa Concordia disse à imprensa italiana que, por volta das 21h30 (18h30 no horário de Brasília), "todos estavam jantando quando a luz apagou, houve um tranco e os pratos caíram da mesa".

Quando a luz voltou, o comandante do navio anunciou uma avaria no gerador elétrico e garantiu um conserto rápido, mas um vazamento de água se abriu no navio, que ficou inclinado. A tripulação pediu que todos colocassem os coletes salva-vidas e logo veio a ordem para abandonar o navio, disse o passageiro.

O navio, que partiu na sexta de Civitavecchia, na região de Roma, faria um cruzeiro de uma semana pelo Mar Mediterrâneo com escalas programadas pelas cidades de Savona, Marselha, Barcelona, Palma de Mallorca, Cagliari e Palermo, informou a assessoria de imprensa da Costa Cruzeiros.
Ainda de acordo com a Costa Cruzeiros, cerca de 1.000 passageiros do Costa Concordia têm nacionalidade italiana, enquanto aproximadamente 500 são alemães e 160 franceses. Até 0h30 deste sábado (14), não havia informações de brasileiros a bordo.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Eusébio - Daqui não saio

Eusébio sai na frente na disputa na lateral-esquerda pelas boas atuações
Com boas atuações na lateral-esquerda pela Série A, Eusébio cai nas graças de Dimas e inicia 2012 como titular

Quando o Vovô se reapresentou apenas com a primeira parte do elenco, ainda no dia 26 de dezembro de 2011, todos se surpreenderam quando avistaram o baixinho Eusébio. Afinal, o polivalente jogador tinha sua apresentação marcada apenas para o dia 2 de janeiro de 2012, junto com os principais jogadores do elenco alvinegro.

Eusébio queria se condicionar melhor, sabendo que tinha uma grande chance de iniciar como titular na lateral-esquerda, função que passou a cumprir nas últimas rodadas da Série A, quando Dimas Filgueiras assumiu o comando do time.

E a exemplo do ano passado, quando colocou o especialista Vicente no banco, em 2012, Eusébio deve jogar no posto de mais um atleta da posição. O recém contratado Romano, que se reapresentou apenas no dia 4 desse mês. "Pelos treinamentos, Dimas deve me escalar mesmo na lateral-esquerda. Terminei o ano jogando ali e acredito que o Dimas gostou das minhas atuações. Mas se ele quiser, posso jogar de volante também", lembrando da função que desempenhou ao chegar no Alvinegro, no ano de 2010.

A expectativa foi reforçada nos treinamentos, com Eusébio titular nos dois coletivos, enquanto Romano foi reserva.

O "pescocinho" admite que sai na frente na disputa da posição. "A gente larga na frente por ter começado logo a preparação, mas temos que demonstrar isso dentro de campo. Se não formos bem e o resultado for negativo, não adianta de nada. O Romano mostrou ser um bom jogador, mas o Dimas é quem decide".

SAIBA MAIS

Ingressos
A diretoria do Ceará definiu ontem os preços dos ingressos para o Campeonato Cearense 2012. O setor de Arquibancada custará R$ 30,00 e o setor social R$ 60,00, todos setores com meia entrada. Já nos clássicos contra Fortaleza e Ferroviário, e nas hipotéticas semifinais e decisão do campeonato, a Arquibancada custará R$ 40,00 e Setor Social (Inteira): R$ 80,00; estes setores também contam com a meia entrada

Avaliação
O técnico Dimas Filgueiras, embora não tenha realizado nenhum amistoso antes da estreia do Estadual, fará uma avaliação do elenco. O técnico analisará quais os jogadores em melhor condição física para estrear na quarta-feira, contra o Trairiense, no dia 18, no PV

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Em 2011 - TCM julga irregular a maioria das contas

A maioria das contas de gestão julgadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em 2011, foram consideradas irregulares. O TCM imputou débitos no valor de R$ 39,9 milhões e multas no total de R$ 14,6 milhões, sendo da ordem de R$ 54 milhões o montante de recursos a serem devolvidos aos cofres municipais pelos gestores.

O mês de outubro foi o que registrou maior volume de recursos a serem devolvidos, chegando a um total de R$ 9 milhões, sendo R$ 7,9 milhões referentes a débitos e R$ 1,1 milhão de multas. As condenações com maior volume de débitos a serem restituídos aconteceram em fevereiro com um total de R$ 7,9 milhões, e o mês de dezembro foi o campeão em multas com um total de R$ 1,6 milhão.

Nos julgamentos das prestações de contas de gestão foram consideradas irregulares 1.129 contas, o que corresponde a 59.52% do total. Nas contas julgadas irregulares, foram aplicadas 414 notas de improbidade administrativa. No relatório de julgamentos do TCM, consta que 17 prestações de contas de gestão foram arquivadas.

Apenas 265 prestações de contas (13.97%) foram consideradas regulares e 486, que correspondem a 25.62% foram julgadas regulares com ressalva. Em 198 contas de gestão foram registrados débitos que somados chegam a R$ 25.735.417,33 e em 1.466 processos foram aplicadas multas atingindo um montante de R$ 11.004.677,72.

Ressalva

Nos processos relativos a tomada de contas de gestão, de um total de 244, apenas uma conta foi julgada regular e 32 foram consideradas regulares com ressalva. Quatro processos foram arquivados, e 207 contas julgadas irregulares, sendo 82 com nota de improbidade em tese. Nas tomadas de contas de gestão, foram aplicados débitos de R$ 7,2 milhões e multas de R$ 1,9 milhão.

Nas prestações de contas de governo, consta que o Tribunal de Contas dos Municípios julgou 109 processos e nenhum deles foi arquivado.

Gestão

414 é o número de notas de improbidade administrativa aplicadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios a gestores cearenses no ano passado
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

POLÊMICA CONTINUA - ´CNJ não pode estar acima das leis´, diz AMB

Nelson Calandra, presidente da AMB, disse que a onda de acusações contra juízes tem provocado atos violentos contra a categoria
Envio de relatório do Coaf mostrando operações "atípicas" de membros do Judiciário provoca críticas

Brasília. O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra, voltou a acusar ontem a corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Eliana Calmon, de ter quebrado sigilos bancários e fiscais de forma ilegal de juízes e servidores de tribunais, além de dependentes.

"A corregedora do CNJ e nenhum brasileiro, por mais popular e glamouroso que seja, pode estar acima da Constituição, das leis ou do Supremo Tribunal Federal (STF)", disse.

Na última quinta-feira, Eliana enviou ao STF relatório no qual o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) mostra operações financeiras "atípicas" de membros do Judiciário estimadas em R$ 855,7 milhões.

Para Calandra, o relatório é uma "devassa" na vida de magistrados e servidores do Judiciário. "Nem tudo que é atípico é ilegal. Só será ilegal o que for apurado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal", defendeu.

Segundo o presidente da AMB, a "onda" de acusações contra juízes tem provocado atos violentos contra a categoria. "Não se pode sentar o juiz no banco dos réus e botar na rua quem matou e quem roubou. Isso tem gerado uma série de atentados".

Calandra disse que apoia investigações contra eventuais abusos de juízes, mas defende que isso seja feito de forma correta. Ele critica o fato de a apuração tenha sido determinada apenas por Eliana, e não pelo plenário do CNJ.

"A magistratura brasileira não se opõe a nenhuma inspeção que seja feita dentro dos padrões da Constituição. O CNJ não é um órgão onde um conselheiro, seja ele corregedor ou não, possa falar pelo órgão".

Calandra explicou que o CNJ, por ser um órgão administrativo, não pode determinar quebra de sigilo. "É preciso que haja um fato concreto e é preciso que o Ministério Público apresente um pedido ao juiz. Isso não foi feito".

Repercussão

O TJ de São Paulo estipulou prazo de 30 dias para que os juízes apresentem as declarações de bens dos últimos cinco anos. O comunicado, publicado no Diário da Justiça, lembra aos magistrados que essa é uma obrigação anual determinada pela Lei 8.429 de 1992.

Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro, Wadih Damous, afirmou que é fundamental que os suspeitos demonstrem que os valores movimentados são lícitos.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste