v

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Faxineira não consegue andar após operar joelho 'errado' em Cosmópolis


Faxineira teve os dois joelhos operados (Foto: Arquivo pessoal / Maria Aparecida da Silva Corrêa)Maria Corrêa acusa médico de erro em cirurgia feita no Santa Gertrudes.
Afastada do trabalho, vítima avalia prejuízos para cuidar do filho de 6 anos.

Vítima registrou ocorrência e mostra exame feito em Hospital de Campinas (Foto: Arquivo pessoal / Maria Aparecida da Silva Corrêa) Uma paciente do Hospital Beneficente Santa Gertrudes, em Cosmópolis (SP), não consegue andar depois de ter sido internada para operar o joelho esquerdo e ser liberada com os dois operados. A faxineira Maria Aparecida da Silva Corrêa, de 29 anos, acusa o cirurgião e ortopedista Paulo Kuroda de erro médico, já que a cirurgia de artroscopia estava prevista para o lado esquerdo. A vítima relatou, nesta segunda-feira (16), que a articulação correta só foi operada quando ela comunicou o equívoco ao médico.

"Só então fui sedada novamente e daí fizeram o procedimento no joelho correto. Agora estou com dor e não consigo andar sozinha", explicou a faxineira ao mostrar que o exame feito no Hospital Evangélico Samaritano, em Campinas (SP), aponta o problema do lado esquerdo. A Polícia Civil informou que ela registrou boletim de ocorrência no sábado (14), mas a cirurgia foi realizada na quinta (12). O médico, segundo a polícia, deve ser intimado a prestar esclarecimentos, mas sem data definida.

Maria diz que possui atestado médico válido para 15 dias, mas teme pela recuperação e danos provocados. Além disso, ressalta que procurou Kuroda e teve como justificativa um possível erro da equipe que o acompanhou no procedimento. "Ele disse que chegou na sala e se deparou com o joelho direito preparado para a cirurgia. Só percebeu o erro depois. Estou indignada", criticou. Ela adiantou que pretende processar o hospital e o ortopedista.

Afastada do trabalho, a faxineira começa avaliar os prejuízos e dificuldades para cuidar do filho de 6 anos. "Longe da refinaria, vou ficar sem receber pelo menos R$ 350, do vale-alimentação e 30% de peliculosidade. Como faço agora?", reclamou.
O cirurgião e ortopedista Paulo Kuroda informou que, embora a cirurgia estivesse prevista para o joelho esquerdo, um exame clínico também apontou problemas no joelho direito. "Havia tempo cirúrgico, anestesia e material, então foi possível realizar o procedimento, que não apresentou nenhuma intercorrência", defendeu o médico.

Kuroda afirma que pediu permissão à Maria para realização da outra cirurgia e diz que está surpreso com a ocorrência registrada pela paciente. "Não houve erro. No sábado, durante a consulta de retorno, ela não comentou a respeito e disse que sequer lembrava da anestesia", rebateu o cirurgião. Sobre o tempo de recuperação, o ortopedista afirma que a paciente deve voltar a caminhar normalmente nos próximos dias e informou que fará contato com a administração do hospital.
Nenhum representante legal do hospital foi encontrado pelo G1 para comentar o assunto até a publicação desta matéria.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

MORTES NO TRÂNSITO - Imprudência, irresponsabilidade ou falta de fiscalização ?


A1-Quixadá-Acidente-Motocicleta-X-Caçamba-15.0.4.12-1Quixadá - Um jovem com 20 anos e o outro com 17 morreram na manhã de domingo, 15 em Quixadá. Foram apenas mais duas vítimas dos muitos acidentes envolvendo motociclistas, registrados na cidade, principalmente nos fins de semana. Pelas estimativas dos órgãos de segurança e de saúde pública desde o início do ano já foram mais de 200. Pelo menos 20% deles com mortes. Coincidentemente as estatísticas se elevam quando não existe fiscalização. Pilotos e garupeiros sem capacetes; sem calçados adequados; motos sem retrovisores e até com três ou mais passageiros. Para completar a lista de irregularidades, muitos embriagados e não habilitados.

A2-Quixadá-Acidente-Motocicleta-X-Caçamba-15.0.4.12-6Boa parte da população atribui as mortes aos próprios motociclistas, mas também critica o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) . Os fiscais, acompanhados de policiais rodoviários, só realizam as blitze durante a semana. Apesar do Detran justificar tratar-se de operações de rotina, na opinião de muitos “perseguem” bons cidadãos, quem está a caminho do trabalho ou tentando ganhar a vida. Aparecem apenas para encher ainda mais os cofres do órgão. Se utilizassem o mesmo rigor nos fins de semana o número de acidentes e de mortes seria bem menor.

A3-Quixadá-Acidente-Motocicleta-X-Caçamba-15.0.4.12-8Conforme o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 11º Batalhão Policiai Militar neste domingo também foram registrados acidentes, em Iparuan Pinheiro, Solonópole, Ibicuitinga e Pedra Branca, todos envolvendo motocicletas. A maioria dos motociclistas sofreu traumatismo craniano e foram encaminhados para o IJF de Fortaleza. Outros, até uma adolescentes de 15 anos, sofreu fratura exposta. Na maioria dos acidentes familiares e amigos retiraram as motocicletas dos locais dos acidentes antes da polícia chegar. Alguns até fugiram para não informar os nomes das vítimas.







Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Disputa por rapaz - Mulher executa rival a faca


Uma mulher assassinou outra em Pacajus, na Região Metropolitana, com vários golpes de faca. Segundo populares informaram à Polícia, há algum tempo elas disputam o mesmo homem e isto teria gerado a desavença.

A disputa teria, então, motivado o crime. A vítima, Antônia Ferreira de Lima, 33, morreu no local. A acusada, que não foi ainda identificada, fugiu e não foi encontrada.

Lavras

Na Região Centro-Sul, no Município de Lavras da Mangabeira, a estudante Natanaely Feitosa Gonçalves, 21, contratou um adolescente de 16 anos para matar Cícera Daniele Terto Gonçalves, 18. O garoto receberia R$ 50 pelo crime.

Natanaely entregou o revólver do padrasto ao garoto, mas ele vendeu a arma antes de executar Cícera. As duas são rivais na disputa de um rapaz. A mandante do crime confessou seu plano ao prestar depoimento.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Praia do Futuro - Dois mortos em latrocínio


Clique para Ampliar
O corpo de Cícero André Pinheiro de Lima ficou dentro do carro, que caiu em um barranco no canteiro central da Avenida Aldyr Mentor 
 
Uma tentativa de assalto terminou com duas pessoas mortas, na noite de domingo último, na Avenida Aldyr Mentor, na Praia do Futuro, em Fortaleza. O veículo, que seria roubado, foi danificado em um acidente e por isto, não foi levado pelos bandidos.

O condutor do veículo, Cícero André Pinheiro de Lima, 31, foi abordado por uma dupla de assaltantes, mas não parou. Ele foi alvejado, por um deles, com um tiro na cabeça. Baleado, André perdeu o controle do veículo e desceu um barranco. O rapaz teve morte instantânea.

O ocupante do banco do carona, José Valdir de Souza, também foi atingido. Ele chegou a ser socorrido e, já estava a caminho do hospital, mas também faleceu.

A Polícia ainda não tem pistas dos autores do latrocínio - roubo seguido de morte. As equipes do Ronda do Quarteirão que atenderam à ocorrência afirmaram que as características do crime são de um assalto, mas que uma investigação será feita, a fim de descobrir o que motivou realmente o duplo homicídio.

Aquiraz

Luís Carlos Duarte da Silva, 38, foi morto, na tarde de domingo, depois de discutir com a ex-esposa. Ele foi até a casa dela, na Rua Judite Martins, em Aquiraz, e teria lhe agredido verbalmente.

O atual companheiro da mulher foi procurar por Luís Carlos para tomar satisfações e acabou por assassiná-lo, golpeando o rival várias vezes com uma faca. O acusado fugiu e ainda não foi capturado.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Grande Fortaleza - 21 homicídios no fim de semana



Clique para Ampliar
Leonardo Mendes foi assassinado, no começo da tarde de ontem, no bairro Floresta. No local, foram achadas cápsulas de balas de pistola 
 
Vinte um assassinatos foram registrados na Grande Fortaleza entre a noite da última sexta-feira e a manhã de ontem. Entre as mortes estão um triplo e dois duplos homicídios.

A sequência de crimes teve início com a execução de André Luis Soares. Ele foi morto na rotatória da Avenida Aguanambi por volta das 18 horas de sexta-feira. Segundo a Polícia, o crime teve motivação passional. Outras duas pessoas foram assassinadas no mesmo dia no Conjunto Palmeiras e Bom Jardim.

Durante todo o dia de sábado, dez homicídios foram anotados pelas autoridades de Segurança Pública. Somente na Barra do Ceará, durante um tiroteio entre gangues rivais, ocorreram três mortes. As vítimas foram identificadas como Valdir Felipe Freitas, 16; Felipe Almeida dos Santos, 19; e Ronaldo Vieira da Silva, de 21 anos.

Ainda na noite de sábado, no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO I ) I , os detentos Antônio Sérgio Almeida e Luis Paulo Barbosa, foram encontrados mortos.

Por todo o dia de domingo mais oito assassinatos aconteceram nos bairros Pirambu, Álvaro Weyne, Parque Santa Filomena, Parque Iracema, Praia do Futuro e no Município de Pacajus. Entre as vítimas, os dois homens mortos a tiro na Praia do Futuro. As vítimas foram identificadas como Cícero André Pinheiro Lima e José Valdir de Sousa.

Floresta

Já na tarde de ontem no bairro Floresta, Leonardo Mendes de Moraes, 20, foi executado na Rua Pitanga. Segundo a Polícia, a vítima foi morta por dois bandidos. No local do crime, foram encontradas cápsulas de pistola calibre 380.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Monsenhor Tabosa - Quadrilha invade BB e ´limpa´ cofre



Os assaltantes tiveram informação privilegiada sobre a hora da abertura do cofre da agência e levaram todo o dinheiro

Cinco homens, armados com pistolas e uma carabina calibre 12 (escopeta) assaltaram, no começo da tarde de ontem, a agência do Banco do Brasil da cidade de Monsenhor Tabosa (319Km de Fortaleza) e levaram todo o dinheiro que havia no cofre. O dinheiro estava sendo preparado em pacotes para ser colocado em um carro-forte e seria transportado para a agência do BB de Crateús.

Para a Polícia, os assaltantes tinham a informação privilegiada sobre a hora que o cofre seria destravado para a retirada do dinheiro. Assim, eles não tiveram nenhuma dificuldade em praticar o roubo. Invadiram a agência no exato momento em que o cofre foi aberto pelos funcionários. O gerente da agência foi levado como refém e deixado, cerca de 20 minutos depois, na localidade de Santana, na zona rural. O carro dele, um EcoSport, foi abandonado cerca de 30 quilômetros da sede.

Armados

Segundo relato do comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel PM Gomes Filho, a Polícia já tem, pelo menos, um suspeito do crime, mas seu nome está sendo mantido em sigilo para não prejudicar as investigações. Para o oficial, a quadrilha que praticou o assalto é formada por pessoas daquela região do Interior cearense.

Os assaltantes entraram no banco por volta de 13 horas e foram direto para a tesouraria. Os funcionários e clientes viraram reféns e foram mantidos sob a mira das armas dos ladrões. Depois de apanhar todo o dinheiro, dominaram o gerente e o forçaram a seguir com eles em seu próprio carro. Com o gerente feito ´escudo humano´, os criminosos evitaram que a Polícia tentasse capturá-los

Segundo a Polícia, a quadrilha fugiu em direção ao vizinho Município de Boa Viagem. Durante o ataque, quatro dos ladrões usavam capuzes e apenas um deles fez o assalto sem esconder o rosto.

Segundo Gomes Filho, rapidamente a área foi cercada pela Polícia Militar, com o apoio de dois helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), e policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), além das unidades operacionais da PM na região, sob o comando dos majores Adrianízio e Isaías.

Tiro no pé

"Temos pistas e é provável que os suspeitos sejam presos nas próximas horas. Estamos no trabalho de cerco na região", reafirmou o comandante do CPI.

Um detalhe curioso chamou a atenção das autoridades. No interior do banco havia sangue. Segundo a Polícia, durante o ataque o bandido que portava a escopeta acabou disparando a arma acidentalmente e sofre um tiro no próprio pé. O gerente, levado como refém, confirmou que um dos assaltantes estava ferido na hora da fuga.

Balanço

Desde o começo do ano, foram registrados no Ceará 33 ataques a bancos no Estado do Ceará. A maioria deles - 17 casos - ocorreu no Interior, nas cidades de Solonópole, Capistrano, Irauçuba, Senador Sá, Mineirolândia, Novo Oriente, Madalena, Catarina, Banabuiú, Pacoti, Jaguaruana, Choró, Chorozinho, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Pentecoste e Monsenhor Tabosa. Nas 33 ações, em cinco delas os assaltantes usaram dinamite ou outros artefatos para provocar explosões nos caixas.

Em Pentecoste (88Km de Fortaleza) a dinamitação do cofre destruiu a agência do BB.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

SUCESSÃO MUNICIPAL - Para Marcos Cals, o PSDB está preparado


Clique para Ampliar
Marcos Cals, pré-candidato do PSDB, diz que já tem um projeto para a administração de Fortaleza, se realmente for eleito prefeito
 
O representante tucano diz que o partido foi para as eleições de 2010 sem realmente antes ter estruturado a campanha

Reconhecendo que faltou preparação do seu partido para disputar o Governo do Estado em 2010, o presidente estadual do PSDB, ex-deputado Marcos Cals, garante que a agremiação chega com situação diferente para a disputa pela Prefeitura de Fortaleza. O partido já vem trabalhando um plano de Governo para administrar a Capital desde o ano passado. Ele, como pré-candidato à Prefeitura, apesar de defender que todos os partidos lancem candidatos à sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT) garante que está buscando aliados para entrar na disputa.

Acreditando que seu partido teve bons gestores no Governo do Estado, o tucano acredita que a agremiação tem capacidade de administrar a Capital cearense nos próximos quatro anos. Segundo afirma, o sucesso das administrações passadas do PSDB, no Estado, levam a agremiação a colocar seu nome à disposição dos fortalezenses, com o objetivo de encontrar soluções para os diversos problemas que a cidade vem enfrentando na atual gestão petista.

Momento

Questionado sobre o fato de o PSDB nunca ter elegido um prefeito em Fortaleza, Cals afirma que o partido nunca teve "foi oportunidade" de administrar Fortaleza, mas que o momento seria propício para que isto acontecesse. Para ele, a legenda já tem um programa de Governo preparado, mas não irá apresentar, pois corre o risco de ficar "envelhecido". Cals não quis entrar em detalhes sobre do que trata este programa em questão.

De acordo com ele, durante as eleições estaduais de dois anos atrás, o partido não estava preparado para disputar o Governo contra o governador Cid Gomes, mas havia se organizado para uma possível aliança, que não foi concretizada. Para as eleições municipais de outubro próximo, no entanto, ele assegura que o PSDB já vem se preparando desde o ano passado.

"Na eleição estadual, a definição de um candidato foi pensada já no final do prazo, ou seja, só lançamos candidatura três meses antes das eleições. Não tínhamos nos preparado, o que é diferente agora", ressaltou, afirmando que naquela época havia se preparado para seu sétimo mandato como deputado estadual.

Indagado se o PSDB vem se beneficiando na demora do PT em apresentar seu candidato, o dirigente tucano afirma que as decisões de seu partido independem da demora no lançamento de um nome do PT. "Já estamos com nossa decisão definida. E eu estou disposto 100% para esta disputa", disse, ressaltando que a decisão do partido deve ser apresentada até o início do próximo mês.

O PSDB nacional, conforme assegura, tem interesse que o partido invista "maciçamente" nas principais capitais do País. Segundo ele, o partido já tem assegurada estrutura mínima necessária para a realização de uma eleição.

Experiente

O principal aliado da campanha de Cals, segundo assegurou, será o ex-senador Tasso Jereissati, que conforme disse, "está mais militante do que nunca". De acordo com o ex-deputado, Tasso estará presente nos palanques onde o PSDB tiver candidato. "No Ceará, em termos de administração, ele é o mais experiente. É a voz mais ouvida do Ceará e estará conosco durante esta jornada", garantiu.

O PSDB, segundo disse, trabalhará na intenção de realizar coligação com outros partidos, e, em um segundo momento, dependendo do que vai acontecer durante as negociações, deverão pensar em uma candidatura só, sem alianças. O Democratas, segundo disse, é o partido que o PSDB tem maior alinhamento para as disputas eleitorais de outubro.

"Neste momento estamos em conversas de bastidores, em contato com diversos atores, mas o que temos mais próximo de uma aliança é com o DEM. Estamos com expectativas de novos partidos aderirem a uma possível aliança", disse Marcos Cals, que no entanto, defende que todos os partidos tenham candidatura própria.

Programa

"Quanto mais candidatos, melhor é para a cidade. No segundo turno é que a população vai definir quem melhor apresentou programa de Governo. Temos tido conversa com Moroni (Torgan) via senador Tasso, mas o que nos chega é que Moroni só estará em Fortaleza no final de junho. Ele será um grande parceiro, seja para ser coligado junto com o PSDB, seja para candidatura própria", disse.

Marcos Cals também critica o alinhamento político entre PT, PSB e PMDB, que segundo ele, só tem interesses eleitoreiros e não se preocupam com os problemas da população de Fortaleza. "As pessoas que administram a Prefeitura de Fortaleza e o Estado, disseram que este alinhamento político iria melhorar a vida dos fortalezenses, que iria transformar a realidade da cidade. E quase nada melhorou nesses anos todos. Os líderes partidários dessa aliança nunca sentaram juntos para discutirem os problemas da cidade, pois esta aliança só existe por conveniência política", apontou.

Para ele, as principais dificuldades do Município estão em setores básicos para a sociedade, como saúde e educação, além da problemática da mobilidade urbana. Marcos Cals afirmou que vem realizando visitas a unidades de saúde na Capital para avaliar a situação do setor em Fortaleza, e tem visto situações constrangedoras para a administração.

Para ele a prefeita Luizianne Lins é "muito fraca" como administradora, pois não teria tido capacidade "sequer de montar uma equipe competente. Como política, Luizianne tem uma desenvoltura enorme, mas como administradora é muito fraca. Foi uma grande parlamentar, mas usa muita publicidade e pouca eficácia. Por incapacidade dos atuais gestores do Município não tivemos um aproveito maior. E quem sofre é a população com esta situação", disparou.

Sobre o Hospital da Mulher, o presidente do PSDB, afirma que quer, sim, que a prefeita conclua a obra, mesmo com oito anos de atraso. Para ele, o mais difícil será dar eficácia para que o equipamento funcione de forma adequada. A demora para a criação do Iplanfor, que teve sua instalação aprovada recentemente na Câmara Municipal, também foi criticada pelo ex-deputado, que afirma que a cidade foi pensada no improviso durante a gestão Luizianne Lins.

Funções

Marcos Cals, já está na vida política há 26 anos, onde já exerceu seis mandatos consecutivos como deputado estadual e esteve a frente da Secretaria de Justiça (Sejus) do Ceará no primeiro Governo Cid Gomes. Em 2010 disputou as eleições para o Governo do Estado, ficando em segundo lugar, obtendo cerca de 230 mil votos na Capital.

É filho do ex-governador e ex-senador César Cals e conseguiu se eleger deputado pela primeira vez em 1986, com apenas 22 anos, pelo PSD, sendo eleito o deputado estadual mais novo da história do Brasil. Em seguida, foi eleito deputado estadual por seis vezes. Está filiado ao PSDB desde 1997.

Marcos Cals foi presidente da Assembleia Legislativa, com atuação destacada durante a gestão, onde criou a TV Assembleia, e construiu o prédio administrativo do Legislativo Estadual. Foi designado pelas lideranças do PSDB para tentar fortalecer a sigla na Capital e possui diversas bases no Interior do Ceará.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Ceará - Aleluia Apodi!


Clique para Ampliar
O lateral-direito Apodi é uma das principais armas ofensivas do Vovô por sua velocidade no apoio, constante durante todos os jogos 
 
De início, constante no apoio, mas com pouca produtividade, o lateral já vê a história mudar nas últimas partidas

Com um fôlego invejável e uma participação constante nas partidas do Ceará, o lateral-direito Apodi resolveu o problema crônico da posição, mas sofria da síndrome do "quase". Embora muito participativo no apoio, e assim arrancando urros constantes da torcida - que ganhou rapidamente empatia por sua disposição - faltava a ele acertar nos cruzamentos e nas finalizações.

E olha que as tentativas foram muitas - esteve em 16 jogos pelo Estadual e dois pela Copa do Brasil - , seja nos cruzamentos, que nunca resultavam em gols, ou nas finalizações, que geralmente iam para fora. Ainda que sua imagem com a torcida continuasse intacta e a idolatria crescesse - suas arrancadas em velocidade e dribles nos adversários cativaram os alvinegros - faltava o desfecho perfeito das tentativas.

Mas a insistência em acertar deu resultado e a história mudou nos últimos dois jogos - contra Paraná, na Copa do Brasil, e Tiradentes, pelo Estadual, ambos no PV. Finalmente o cruzamento para gol saiu, como também um gol dele. Contra o Paraná, Apodi, depois de muitas tentativas, cruzou na medida para Romário cabecear e empatar o jogo em 2 a 2.

Era o alívio de quem criava muito e acertava pouco, segundo o próprio jogador, que se cobrava um aproveitamento melhor nos jogos. "Eu conseguia chegar bem à frente, ao fundo e cruzando muitas bolas, mas deixava a desejar, pois as jogadas aconteciam, mas não eram concluídas em gol. Isso ficava um pouco evidente. Eu sempre ficava muito desapontado, pois participava muito do jogo e pouco produzia. Faltava pegar o tempo dos atacantes para que eles pudessem fazer o gol. E para um lateral, acertar um cruzamento para gol é como um gol nosso".

Contra o Tiradentes, cinco dias depois, na última rodada da fase classificatória, finalmente o gol dele saiu. Aos 12 minutos do primeiro tempo, o lateral-direito Apodi mandou uma bomba de esquerda e finalmente comemorou seu gol com a torcida, que já estava cansada de ver o jogador se esforçar e ficar no "quase".

Reina

O meia Reina ainda encontra-se na Colômbia, seu país natal, para renovar seu vínculo de trabalho com o Vovô até o fim do ano. O atual tem validade até 5 de maio. O jogador ficou de fora da partida de domingo contra o Tiradentes pelo Estadual por esse motivo e deve ficar de fora também no jogo de volta contra o Paraná, em Curitiba, amanhã pela 2ª Fase da Copa do Brasil. Reina era aguardado ontem no clube, mas ainda está resolvendo problemas de passaporte.

O vice-presidente do Ceará, Robinson de Castro descartou qualquer irregularidade com a documentação do jogador. "Quem fica insinuando uma provável situação irregular envolvendo o Reina dá sinal de desespero e despreparo. Talvez usem essa especulação para tirar o foco de algo relacionado a si. Se acham que realmente existe algo, podem vir para cima que estamos muito bem preparados e respaldados para nos defender".






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

ASSEMBLEIA DA CBF - Série D pode acabar em 2014



Clique para Ampliar
Guarani de Juazeiro foi o representante cearense na Série D em 2011, quando terminou em 23º lugar entre 40 clubes 
 
Uma proposta levada à Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por algumas federações sugere o fim da Série D do Campeonato Brasileiro, a quarta divisão nacional, criada em 2008.

Em contrapartida, a Série C, hoje disputada por 20 equipes, seria disputada por 64 clubes, como era antes da criação da quarta divisão. A mudança, no entanto, se aprovada, só será adotada a partir de 2014.

De acordo com declarações de presidentes de federações estaduais, a proposta é defendida pela ampla maioria dos dirigentes. As dificuldades financeiras dos clubes que disputam a quarta divisão, devido à baixa rentabilidade do torneio, é uma das justificativas apontadas.

Nos bastidores, comenta-se que os clubes estariam de olho na ajuda de custo da CBF, que custeará as passagens aéreas de todos os times da Série C em 2012. Na quarta divisão, cada clube responde por seus gastos.

Outra atração é a transmissão da TV por canal fechado (Sportv), que começa a ocorrer a partir deste ano.

30 dias

O presidente da CBF, José Maria Marin, afirmou que encomendou estudos de técnicos para avaliar o melhor a se fazer com a quarta divisão e se comprometeu em dar um retorno em 30 dias, no máximo.

Zagallo

A Federação Paulista de Futebol (FPF) não aceitou a indicação de Zagallo, feita pelo Federação do Estado do Rio (Ferj), para uma das cinco vice-presidências da CBF e também apresentou um nome - até a noite desta segunda-feira não revelado - para concorrer ao cargo, vago desde que José Maria Marin assumiu o comando do futebol nacional.

Com a resistência da FPF ao nome de Zagallo, a escolha do novo vice-presidente vai se dar por eleição. Cabe à direção da CBF convocar assembleia que vai reunir as 27 federações e os 20 clubes da Série A do Brasileirão para eleger o sucessor de Marin na Região Sudeste.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Destaque na frente - Fortaleza vive uma ´cléo-dependência´


Clique para Ampliar
Cléo faz um treino para aprimorar a conclusão no Pici. Ataque tricolor parece ter criado uma dependência do seu futebol, tanto pela produção como também por ser o único atleta do elenco com suas características 
 
A cara do novo time do Fortaleza, que se classificou em segundo lugar para as semifinais do Campeonato Cearense e está na segunda fase da Copa do Brasil, tem muito da marcação forte, da articulação que vem do meia Geraldo - além de sua importância como aglutinador de forças - do padrão tático da equipe e da união do grupo.

Mas, às vezes, mesmo com tudo isso somado, o Leão só mostra a sua identidade ofensiva quando um certo baixinho de 1m59 de altura está em campo.

Todos os jogadores tricolores têm a sua importância dentro do time, mas com ele em campo o atual time se agiganta. Apesar de Cléo Paraense - como ele gosta de ser chamado - estar com apenas cinco gols no Campeonato Cearense e três na Copa do Brasil. Nesta última competição, o ataque do Tricolor tem mostrado serviço. Cléo junto com Jailson já estão com sete gols em três partidas no torneio nacional.

Retrospecto

Cléo já fez 21 partidas com a camisa do Fortaleza, juntando Campeonato Cearense e Copa do Brasil. Dessas 21, com ele em campo, o Leão venceu 16 delas, houve três empates e apenas duas derrotas, que foram para Horizonte e Ceará.

Tanto faz quando seu companheiro é Rômulo, que é um atacante que faz o pivô, como quando seu companheiro é Jailson, que gosta mais de atuar pelos flancos do campo. A produção de Cléo acaba puxando a do resto do time, pela velocidade que ele imprime à linha de frente.

"A gente fica feliz por ter uma importância grande dentro do grupo. A gente trabalha para isso, com o objetivo de estar ajudando. Mas não é apenas o Cléo, é um todo", diz o atleta, procurando espalhar a luz dos holofotes para o trabalho dos demais companheiros. "A partir do momento em que os jogadores têm compromisso com o objetivo principal do clube, as coisas tendem a acontecer, tal como ocorreu nos últimos três jogos", completou o atacante.

Alguns repórteres o questionaram pelo fato de ter marcado um gol contra o Paraná, ter tirado a camisa, dado uma cambalhota e em seguida levar cartão amarelo. "Foi mais um desabafo porque já fazia algum tempo que eu não marcava gol com a camisa do Fortaleza e voltei a marcar. Mas, se tivesse com dois cartões amarelos ou já tivesse recebido um na partida, com certeza não iria tirar a camisa", defendeu-se.

Náutico

O atacante Cléo demonstra levar a sério o compromisso desta quarta-feira, às 21h50, nos Aflitos, contra o Náutico, no jogo de volta, mesmo com a larga vantagem obtida. "Temos que ter todo o respeito contra eles porque, mesmo com a nossa vitória por 4 a 0 aqui, as coisas podem se complicar por lá. Já passei por situações semelhantes e é bom termos cuidado", disse o jogador.

Para esse jogo, o Leão embarca às 15h07 de hoje, com destino a Recife, com chegada prevista para às 16h20 no Aeroporto dos Guararapes. Não haverá treino do Tricolor por lá. O único desfalque será o zagueiro Ciro Sena, que recebeu três cartões.

Diretoria crê que atleta Guto esteja regular

A diretoria do Fortaleza não quis se pronunciar sobre o assunto, mas em conversa informal, o diretor do departamento jurídico do clube, Daniel de Paula Pessoa, entende que não haja nenhum problema relativo ao lateral-esquerdo Guto.

Como se sabe, o Ceará acusou o jogador de ter assinado um pré-contrato com o clube alvinegro e descumprido o trato. Como reação, o Tricolor fez um aditivo no contrato do atleta, prorrogando seu vínculo por um ano. Por isso, fontes ligadas ao Ceará dizem que Guto estaria irregular por estar com um contrato de seis anos, quando o permitido, pela Lei Pelé, seria de no máximo cinco anos de duração.

Justificativas

Daniel disse que, primeiro, o atleta está registrado pela CBF e sem nenhum impedimento legal; segundo, a CBF possui um dispositivo que identifica quando há erros nos contratos, devolvendo a documentação para que o clube a corrija, se preciso. Além disso, a legislação permite que se faça um aditivo no prazo de um ano a mais do contrato em vigência. Por último, foi feita consulta à CBF e a resposta foi positiva.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Champions - Bayern e Real abrem as semifinais em Munique


Clique para Ampliar
Atacante do Bayern, Mario Gomez avisa que 'a coisa vai ferver' no duelo entre alemães e espanhóis
O Real Madrid visita o Bayern de Munique nesta terça-feira, às 15h45 (de Brasília), na Arena München, em Munique, na Alemanha, na abertura das semifinais da Liga dos Campeões da Europa. Os dois times, que fazem o jogo da volta no dia 25 de abril na Espanha, lutam para enfrentar na grande decisão o vitorioso do encontro entre Barcelona e Chelsea, que se enfrentam a partir desta quarta-feira.

Ganhar do Real representará para o Bayern o direito de jogar a decisão da Champions em casa, uma vez que a Arena München será o palco da final em maio.

"Nunca escondi de ninguém que esta será uma semifinal muito equilibrada. Vamos ter de nos matar para chegar á final com o Barcelona", disse José Mourinho, técnico do Real, considerando que o Barça não terá problemas para eliminar o Chelsea.

A expectativa de um confronto equilibrado também é sentida pelos alemães. "A coisa vai ferver nesta terça-feira e também no Santiago Bernabéu", disse o atacante Mario Gomez, esperança de gols do Bayern.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Para não ser rebaixado - Até as últimas consequências


Clique para Ampliar
Caso seja julgado culpado, Guerreiro do Poty poderá perder 13 dos seus 26 pontos e acabaria na vice-lanterna da competição 
 
Clique para Ampliar
Maurílio não quis comentar sobre o assunto, pois disse não ter controle sobre os cartões 
 
Ferrão entrará hoje com uma denúncia no TJDF contra o Crateús, que teria escalado atletas de forma irregular

Depois da confirmação do rebaixamento do Ferroviário dentro de campo, o clube coral agora corre por fora para conseguir no "tapetão" a sua permanência na elite do futebol cearense.

Hoje, a diretoria do Tubarão da Barra irá protocolar junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Estado do Ceará (TJDF) uma denúncia contra o time do Crateús que, segundo os representantes corais, atuou com três atletas irregulares em três partidas distintas.

Os jogadores do time crateuense Erilson Morais Maciel (Erilson), Bruno Leandro Raposo Santana (Bruno Recife) e William da Silva de Lima (William Carioca) não poderiam ter atuado, respectivamente, nos jogos: Crateús x Crato (no dia 11 de março); Ceará x Crateús (dia 05 de abril); e Ferroviário x Crateús (em 28 de março).

"As nossas provas são as súmulas das partidas. Nelas constam os nomes dos jogadores, que deveriam cumprir suspensão por terem sido advertidos com cartões amarelos em partidas passadas", afirmou o ex-presidente do clube coral, Carlos Mesquita. De acordo com o Regulamento Geral de Competições da CBF, a equipe que jogou com atletas irregulares perderá os pontos que conquistou nas três partidas e ainda perderá mais três pontos por cada jogo. Portanto, no total, o Guerreiro do Poty deve perder 13 dos seus 26 pontos atuais.

Tal punição acarretaria na queda da equipe crateuense para a vice-lanterna da competição, consequentemente, rebaixando-a para a Segundona do Campeonato Cearense.

Defesa

Para o presidente do Crateús, Franzé Martins, porém, não existe motivo para se preocupar. "Estamos tranquilos, pois atuamos de acordo com o regulamento. Então, quem estiver nos acusando, que apresente as provas", afirmou Franzé acrescentando: "eu não sei onde que eles acharam esta falha, pois aqui no nosso controle está tudo normal".

Segundo o mandatário da equipe interiorana, o clube deverá entrar com um processo por danos morais contra o Ferroviário, que, de acordo com Franzé, acabou colocando em risco a integridade física dos funcionários ao incitar tais denúncias.

"Estes irresponsáveis jogam este tipo de notícia na mídia sem saber a repercussão negativa que causa na população. Isso acaba gerando a reação de alguns torcedores desinformados, que atentam contra a vida de inocentes", explicou o dirigente, referindo-se às ameaças sofridas pelo supervisor da equipe do Guerreiro do Poty, Juninho.

Punição

"Em tese, o jogador que participa de uma partida com pendências referentes ao cumprimento de suspensão por ter levado o terceiro cartão, seja amarelo ou vermelho, está irregular. Consequentemente, este atleta está passível de punição", explicou o procurador-geral do TJDF, Marcelo Desidério.

Segundo ele, em se tratando de prazo para a realização da denúncia, a contagem só começará a acontecer quando a denúncia chega à Procuradoria do TJDF. "A contagem dependerá do momento em que a Procuradoria for devidamente informada pelo Ferroviário", concluiu.

Jogadores levaram cinco amarelos seguidos

O blog Time de Fora, do Diário do Nordeste Online fez uma análise das súmulas dos jogos e constatou as irregularidades cometidas pelo time do Interior.

Foi constatado que o zagueiro crateuense Erilson Moura Maciel chegou a tomar cinco cartões amarelos seguidos para só então cumprir suspensão.

Já o meia-atacante William Silva de Lima deveria ter cumprido dois jogos por ter acumulado três cartões amarelos e um vermelho. No entanto, o atleta ficou ausente em apenas um jogo.

A exemplo de Erilson, o zagueiro Bruno Recife também chegou a levar cinco amarelos para só depois cumprir a pena.

Responsabilidade

Em entrevista ao jornalista e colunista Tom Barros, o técnico do Crateús, Maurílio Silva, informou que não poderia falar nada a respeito do assunto por não ter controle nenhum sobre a contagem dos cartões.

Segundo o treinador, quem controlava a quantidade de cartões tomados pelos atletas do time era a diretoria do clube, cabendo a ela apenas o comando da equipe em campo






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

FORA DO HEXAGONAL - Barbalha perde 3 pontos e classifica Quixadá



O Barbalha foi apenado com a perda de três pontos no julgamento realizado ontem pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (TJDF-CE), referente à escalação de 12 jogadores irregulares na estreia da equipe na segunda divisão do Campeonato Cearense, contra o Boa Viagem, no último dia 10 de março.

Além disso, o clube terá de pagar multa de R$ 2.400,00 - R$ 200,00 por atleta irregular. A base jurídica para a decisão da 1ª Comissão Disciplinar do TJDF-CE foi o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - "utilizar um ou mais atletas em situação irregular".

Com a perda dos três pontos, apesar de escapar da punição mais pesada, defendida pela Procuradoria do TJDF - que resultaria na perda de 36 pontos -, o Barbalha fica fora do hexagonal final da Segundona, visto que cairá para o quarto lugar, com 12 pontos, ficando atrás do Quixadá (15 pontos) no grupo A02.

O resultado do julgamento não agradou nem à Procuradoria nem à diretoria do Barbalha. O procurador Marcello Desidério, que ofereceu a denúncia, informou que pedirá a reforma de decisão junto ao Pleno, até esta quinta-feira, 19.

"Cada inclusão de jogador irregular é uma infração. Se o clube incluiu 12 atletas irregulares, não pode ter a mesma pena de quem incluiu apenas um", disse.

Barbalha recorre

Por outro lado, o presidente do Barbalha, Mavinier Morais de Carvalho, informa que entrará com pedido suspensivo até amanhã, também por discordar da punição imposta.

"A regularização foi paga no dia 9, mas só entrou no sistema no dia 13. O erro não foi nosso", protestou o dirigente.

"A gente foi punido com três pontos e depois punido com R$ 200,00 por atleta. Ninguém pode ser punido duas vezes pelo mesmo ´erro´. Além do que, se a gente estivesse irregular, ou perderíamos os 36 pontos ou nada. Isso é ridículo", continuou.

São Benedito

O presidente do Barbalha falou que o clube também entrará no TJDF, pedindo a punição do São Benedito (2º do mesmo grupo, com 17 pontos), também por escalação de jogador irregular.

Segundo o presidente do São Benedito, Gregório Aurélio Alves, a denúncia teria por base a escalação do volante Clemilson, que foi suspenso pelo TJDF dois anos atrás, quando atuava pelo Caucaia. Na sequência, o jogador transferiu-se para o futebol potiguar sem cumprir a pena.

"Estou tranquilo. Quando fui fazer o contrato, recebi do tribunal o nada consta de que o jogador não devia nada. Depois de um ano, toda punição perde validade. Se o São Benedito for punido, quem vai pagar é o próprio TJDF, que deu a informação".




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Dois homens morrem durante tentativa de assalto em Fortaleza


Homens morreram após tentativa de assalto (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Vítimas estavam em um carro em movimento quando foram mortas.
Ainda não pistas sobre os autores dos crimes.

Duas pessoas foram mortas após reagirem a uma suposta tentativa de assalto nas proximidades da Praia do Futuro, em Fortaleza no fim da tarde de domingo (16), segundo informações do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur). De acordo com o BPTur, as vítimas estavam em um carro em movimento quando foram mortas.
saiba mais
O crime aconteceu entre as Avenidas Dioguinho e Aldir Mentor e ainda está sendo investigado. A polícia acredita que as duas pessoas que estavam em um carro reagiram a uma tentativa de assalto ao arrancarem com o veículo, mas foram atingidas com tiros.
Segundo o BPTur, o condutor levou um tiro na cabeça e morreu na hora. O carro ficou sem controle, parando apenas quando colidiu com um barranco de areia. O passageiro chegou a ser levado para o hospital mas não resistiu. Ainda não há pistas sobre os autores do crime.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Mulher recebe 27 facadas do ex-namorado e sobrevive, no Ceará


Assistente social de 32 anos passou por cirurgia de reconstrução do rosto.
Agressor de 26 anos foi preso na casa da ex-namorada, em Sobral.

Uma mulher de 32 anos está internada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral após ser ferida com 27 facadas pelo ex-namorado, de 26 anos. De acordo com a polícia, o agressor invadiu a casa da ex-namorada e a agrediu na tarde do sábado (14) no Bairro Junco. As duas filhas da mulher, que é assistente social, presenciaram a tentativa de homicídio.
saiba mais
Os vizinhos ouviram gritos e chamaram a polícia, que prendeu o homem ainda na casa da ex-namorada. A mulher passou por uma cirurgia para reconstruir o rosto e está em quadro estável no hospital. Segundo a polícia, os dois namoraram por um ano e meio e estavam separados há uma semana.
Ainda de acordo com a polícia, o agressor tinha sido denunciado pela mulher por duas vezes. A última denúncia foi há uma semana. Segundo a Delegacia da Mulher de Sobral, os casos de violência contra a mulher não param de crescer na região. Em 2012, foram instaurados 125 inquéritos em Sobral. Uma médias de 31 casos registrados por mês.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Apesar de pior campanha, Horizonte pode chegar à final sem vencer o Fortaleza




Um empate no Estádio Domingão e outro com maior número de gols no segundo confronto da semifinal, na partida realizada no Estádio Presidente Vargas, será o suficiente para levar, pela primeira vez em sua história, a equipe do Horizonte para as finais do Campeonato Cearense, eliminando o Fortaleza.
O que parece ser estranho, levando-se em conta que o time horizontino está atrás do Fortaleza Esporte Clube na tabela, é respaldado pelo Regulamento Específico da 1ª Divisão do Campeonato Cearense.
O Galo do Tabuleiro, 3º colocado na tabela, enfrenta o Fortaleza, 2º lugar, e fará a segunda partida da semifinal no PV. Apesar da melhor colocação, o time tricolor só terá uma única vantagem: no caso de dois resultados com placares totalmente iguais.

O regulamento do Campeonato Cearense de 2012 tem como segundo critério de desempate o maior número de gols marcados fora de casa, como acontece na Copa do Brasil e na Champions League. Esse detalhe do regulamento só é aplicável a jogos entre times de diferentes cidades, o que não é o caso do outro confronto da semifinal entre Ceará X Tiradentes.
Confira o Artigo 15 do regulamento na íntegra:
Art. 15º – Na fase semifinal, as Entidades de Prática se enfrentam, em jogos de ida e volta, com mando de campo da segunda partida da Entidade de Prática com melhor campanha na fase classificatória
§1º- Os jogos das semifinais acontecerão de acordo com a seguinte chave: 1º Colocado da Fase classificatória X 4º Colocado da Fase classificatória e. 2º Colocado da Fase classificatória X 3º Colocado da Fase classificatória.
§2º – Em caso de empate em pontos ganhos entre as duas Entidades de Prática na fase semifinal o desempate para efeito de classificação será efetuado observando os seguintes critérios abaixo:
I Melhor saldo de gols somados às duas partidas da fase final
II Maior número de gols marcados sem o mando de campo na fase semifinal (critério usado apenas em caso de entidades de prática de diferentes cidades):
III Melhor campanha na Fase classificatória
Para entender melhor
Para ajudar o seu raciocínio, resumimos esses pormenores do regulamento em uma comparação: A SEMIFINAL DO CAMPEONATO CEARENSE, SOMENTE PARA FORTALEZA X HORIZONTE, SERÁ SEMELHANTE AO QUE ACONTECE NA COPA DO BRASIL, COM A DIFERENÇA QUE, NO CASO DE DOIS RESULTADOS COMPLETAMENTE IGUAIS, NÃO HAVERÁ DISPUTA POR PÊNALTIS, E SIM A CLASSIFICAÇÃO DO FORTALEZA POR TER FEITO A MELHOR CAMPANHA.
É justamente baseado nesse artigo que o Horizonte, apesar de ter uma campanha inferior ao seu futuro oponente, pode assegurar uma vaga na decisão do Estadual sem ao menos precisar vencer.
Opiniões
Para o diretor de futebol do Fortaleza, Jorge Mota, a situação é clara, embora injusta. “Sei perfeitamente que 2 empates pode favorecer o Horizonte, mas não acho justo”.
Questionado por qual motivo aceitou que o critério de desempate fosse definido da forma que está, Jorge Mota alegou: “A maioria do Conselho Arbitral é formado por equipes do interior e eles vão sempre votar por situações que os favoreçam”.
Não participação
Haroldo Martins, titular do Departamento Jurídico da Federação Cearense de Futebol, declarou que não participou da elaboração e revisão do regulamento do campeonato.
Ceará X Tiradentes
Já no caso de Ceará X Tiradentes, outra disputa da semifinal, o trecho do regulamento sobre gol fora de casa não tem validade, já que os dois times são da mesma cidade. Nesse caso, dois empates ou dois resultados completamente iguais classificam o time alvinegro, dono da melhor campanha da competição.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Assembleia do Ceará cria a Procuradoria da Mulher




Por sugestão da deputada estadual Rachel Marques (PT), a Assembleia Legislativa caba de criar a Procuradoria Especial da Mulher. O organismo terá por objetivo examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher, fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo estadual que visem à promoção da igualdade de gênero.
A Procuradoria, já em atuação, realizará nesta terça-feira, um seminário onde irá reunir entidades e organizações de mulheres para ouvir suas sugestões em relação ao desenvolvimento das atividades do organismo. Rachel Marques foi designada como dirigente da Procuradoria.
SERVIÇO
Procuradoria Especial da Mulher
Local – Edifício José Euclides Ferreira Gomes – Rua Barbosa de Freitas esquina com Av. Pontes Vieira.
Horário de funcionamento – De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Polícia registra 28 acidentes e duas mortes nas rodovias que cortam o CE


Vítimas tinham 20 e 17 anos. Morreram na CE-060.
Acidentes foram registrados entre 6h de domingo e 6h desta segunda.

As Polícias Rodoviárias Estadual (PRE-CE) e Federal (PRF-CE) registraram 28 acidentes entre às 6h de domingo (15) e às 6h desta segunda-feira (16) nas rodovias que cortam o Ceará. Duas pessoas morreram e 18 pessoas ficaram feridas.
saiba mais
As vítimas eram um jovem de 20 anos e outro 17, segundo dados da PRE-CE. Os dois estavam em uma moto às 6h30 de domingo, no quilômetro 143 da CE-060, em Quixadá, quando colidiram com um caminhão. Os jovens morreram na hora. A vítima de 20 anos conduzia a moto, mas não era habilitado.
Nas rodovias federais não houve acidentes graves, mas o número de ocorrências foi considerado alto. Do total de 28, 16 aconteceram nas vias federais e oito pessoas ficaram feridas.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1