v

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Apesar de pior campanha, Horizonte pode chegar à final sem vencer o Fortaleza




Um empate no Estádio Domingão e outro com maior número de gols no segundo confronto da semifinal, na partida realizada no Estádio Presidente Vargas, será o suficiente para levar, pela primeira vez em sua história, a equipe do Horizonte para as finais do Campeonato Cearense, eliminando o Fortaleza.
O que parece ser estranho, levando-se em conta que o time horizontino está atrás do Fortaleza Esporte Clube na tabela, é respaldado pelo Regulamento Específico da 1ª Divisão do Campeonato Cearense.
O Galo do Tabuleiro, 3º colocado na tabela, enfrenta o Fortaleza, 2º lugar, e fará a segunda partida da semifinal no PV. Apesar da melhor colocação, o time tricolor só terá uma única vantagem: no caso de dois resultados com placares totalmente iguais.

O regulamento do Campeonato Cearense de 2012 tem como segundo critério de desempate o maior número de gols marcados fora de casa, como acontece na Copa do Brasil e na Champions League. Esse detalhe do regulamento só é aplicável a jogos entre times de diferentes cidades, o que não é o caso do outro confronto da semifinal entre Ceará X Tiradentes.
Confira o Artigo 15 do regulamento na íntegra:
Art. 15º – Na fase semifinal, as Entidades de Prática se enfrentam, em jogos de ida e volta, com mando de campo da segunda partida da Entidade de Prática com melhor campanha na fase classificatória
§1º- Os jogos das semifinais acontecerão de acordo com a seguinte chave: 1º Colocado da Fase classificatória X 4º Colocado da Fase classificatória e. 2º Colocado da Fase classificatória X 3º Colocado da Fase classificatória.
§2º – Em caso de empate em pontos ganhos entre as duas Entidades de Prática na fase semifinal o desempate para efeito de classificação será efetuado observando os seguintes critérios abaixo:
I Melhor saldo de gols somados às duas partidas da fase final
II Maior número de gols marcados sem o mando de campo na fase semifinal (critério usado apenas em caso de entidades de prática de diferentes cidades):
III Melhor campanha na Fase classificatória
Para entender melhor
Para ajudar o seu raciocínio, resumimos esses pormenores do regulamento em uma comparação: A SEMIFINAL DO CAMPEONATO CEARENSE, SOMENTE PARA FORTALEZA X HORIZONTE, SERÁ SEMELHANTE AO QUE ACONTECE NA COPA DO BRASIL, COM A DIFERENÇA QUE, NO CASO DE DOIS RESULTADOS COMPLETAMENTE IGUAIS, NÃO HAVERÁ DISPUTA POR PÊNALTIS, E SIM A CLASSIFICAÇÃO DO FORTALEZA POR TER FEITO A MELHOR CAMPANHA.
É justamente baseado nesse artigo que o Horizonte, apesar de ter uma campanha inferior ao seu futuro oponente, pode assegurar uma vaga na decisão do Estadual sem ao menos precisar vencer.
Opiniões
Para o diretor de futebol do Fortaleza, Jorge Mota, a situação é clara, embora injusta. “Sei perfeitamente que 2 empates pode favorecer o Horizonte, mas não acho justo”.
Questionado por qual motivo aceitou que o critério de desempate fosse definido da forma que está, Jorge Mota alegou: “A maioria do Conselho Arbitral é formado por equipes do interior e eles vão sempre votar por situações que os favoreçam”.
Não participação
Haroldo Martins, titular do Departamento Jurídico da Federação Cearense de Futebol, declarou que não participou da elaboração e revisão do regulamento do campeonato.
Ceará X Tiradentes
Já no caso de Ceará X Tiradentes, outra disputa da semifinal, o trecho do regulamento sobre gol fora de casa não tem validade, já que os dois times são da mesma cidade. Nesse caso, dois empates ou dois resultados completamente iguais classificam o time alvinegro, dono da melhor campanha da competição.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário