v

domingo, 15 de janeiro de 2012

PROFETAS DA CHUVA - Bom inverno só a partir de março

Os prognósticos são realizados com base em elementos da natureza que os cerca 
 
Reunidos em Quixadá, no Sertão Central do Ceará, os profetas da chuva anunciaram as previsões para 2012

Quixadá No XVI Encontro de Profetas da Chuva, ontem, em Quixadá, 13 dos 24 profetas e três profetisas anunciaram suas previsões e apontaram como tardio o início da quadra invernosa. Plantar somente a partir da segunda quinzena de março foi o alerta aos agricultores.

Basearam seus prognósticos em vários elementos da natureza, como animais, insetos e também nos astros. Apenas dois foram pessimistas: Antonio Queiroz e Renato Lino, ambos de Quixadá. Este último não viu nos cupins um bom sinal. As asas dos insetos não estão crescendo, portanto não há motivo para se preocuparem com aguaceiros: "Se não tem água não tem chuva".

Dessa vez, além de Quixadá, Itatira foi a cidade com o maior número de representantes. Onze homens e uma mulher, a técnica em enfermagem Maria de Nazaré de Oliveira, acompanharam a secretária de Agricultura daquele município, Claudia Almeida. Havia ainda profetas de Banabuiú, Limoeiro do Norte, Monsenhor Tabosa, Morada Nova e Piquet Carneiro.

O ex-oficial da Marinha Mercante, Luiz Gonzaga, veio de Camocim. Era o único a não se enquadrar entre os profetas. Se considera um pesquisador. De acordo com ele, ainda é cedo para confirmar o quadro invernoso no Ceará. "O período ideal está na segunda quinzena de fevereiro, quando a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) deverá se posicionar oficialmente. Ele, que foi o primeiro a se apresentar, utiliza como base a Zona de Convergência do Oceano Atlântico e outros 20 elementos indicadores. Mesmo assim previu inverno médio na região.

E cada um, de forma descontraída, anunciava suas previsões, como a de José Nascimento, de Monsenhor Tabosa: "Quando o sapo canta tem bom inverno e, neste ano, se tá cantando, tem, e dos bons".

Neste ano, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta, prestigiaram o evento.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Policia - Acidentes em Quixeramobim e Quixadá

Quixeramobim - O plantão policial foi menos agitado nas últimas 24 horas. A ocorrência mais grave, segundo o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) da região foi o capotamento do CrossFox de placas HXL 2341. O condutor do veículo, Raimundo Valdemar Rodrigues, 33 anos, morreu no local. O acidente ocorreu por volta das 15h40 na CE 060, a altura do Km 200, na localidade denominada Fazenda Parelhas, cerca de 3Km do Centro de Quixeramobim. Conforme o Copom, não havia nenhum passageiro no automóvel envolvido no sinistro.
Fotos - www.osertaoenoticia.com

Ainda de acordo com a Polícia Militar outro acidente foi registrado na cidade de Quixadá. Na madrugada desde domingo, 15, um homem de 33 anos perdeu o controle da motocicleta de placa OCS 3227 quando trafegava pela avenida Estado Unidos, no bairro São João. Populares solicitaram uma ambulância e Antonio Freitas da Cruz foi socorrido ao Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso. Outra motocicleta, uma Honda, modelo Biz, de cor vermelha, placa HWX 2103 foi furtada no início da noite do sábado, 14, no bairro da Baviera, em Quixadá.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Quixada - Câmara de Quixadá em luto pelo falecimento do secretário e vereador licenciado Jean Silva.

 
O vereador Kleber Junior presidente da Câmara de Quixadá em nome de todos os vereadores e funcionários vem através desta nota deixar os sinceros pêsames a toda família e amigos pela trágica partida do secretário de esporte e vereador licenciado Jean Silva.
Sabemos que neste momento difícil as palavras pouco confortam, são etapas da vida que nos custam sempre aceitar, mas eternamente ficam as memórias e as infindáveis recordações.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Câmara de Quixadá

Conjunto Palmeiras - Assalto termina com dois feridos

Também na manhã de ontem, o corpo de um homem sem identificação foi achado em um terreno, no Distrito de Pajuçara, em Maracanaú
Um assalto ocorrido na manhã de ontem, em um mercadinho situado na Rua Campinense, no Conjunto Palmeiras, Grande Messejana, resultou no comerciante e no assaltante baleados. Os dois foram levados para o Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, o ´Frotinha´ de Messejana.

De acordo com informações repassadas pela patrulha do Ronda do Quarteirão (RD-1072), formada pelos soldados Deives e Almeida, eles foram acionados para uma ocorrência de lesão a bala no Conjunto Palmeiras, mas ao chegar ao local, se depararam com um homem no chão sob ameaça de ser linchado.

Conforme os militares, populares disseram que o homem, que não foi identificado, havia tentado roubar um mercadinho, mas o proprietário reagiu ao assalto. Os dois travaram luta corporal e, durante o confronto, ambos foram lesionados.

O comerciante, que não teve o nome divulgado, foi levado por populares para o ´Frotinha´ de Messejana. Segundo os PMs, os dois não correm risco de morte, mas o assaltante foi transferido ainda na manhã de ontem para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro).

Outros casos

Também na manhã de ontem, o corpo de um homem foi encontrado no Caminho dos Macacos, no Distrito de Pajuçara, Município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com a Polícia, o cadáver apresentava lesões a bala pelo corpo. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil foi acionada e iniciou as investigações.

No Tancredo Neves, um tiroteio deixou duas pessoas feridas. Todos os feridos, conforme a Polícia, foram levados para a emergência do IJF-Centro.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Quintino Cunha - Suspeito de executar filha de PM é preso

Autuado por tráfico de drogas, John Lenon Alves dos Santos, 21, disse no 17º DP (Vila Velha), que não tem nenhuma participação na morte da adolescente Letícia Marcolino Barros Costa, filha de um soldado da PM
As polícias Civil e Militar continuam as buscas aos acusados de matar, no último dia 11, no bairro Quintino Cunha, a adolescente Letícia Marcolino Barros da Costa, 12, filha de um soldado da Polícia Militar. Durante o cerco aos suspeitos, equipes do Serviço Reservado da 6ª Companhia do 5º BPM (Antônio Bezerra) e da Força Tática de Apoio (FTA) prenderam um traficante de drogas na região.

O jovem de 21 anos, identificado como John Lenon Alves dos Santos, teve o nome divulgado como sendo um dos envolvidos na execução da garota. Ele estava na Rua Pedro Sampaio, no bairro Quintino Cunha, quando foi abordado pelos policiais militares. Na casa dele, os PMs encontraram cocaína, maconha, balança de precisão, R$ 50,00 e um caderno de anotações.

O acusado foi levado para o 17º DP (Vila Velha) e apresentado ao delegado Sidney Furtado Ribeiro, titular do 33º DP (Planalto das Goiabeiras), mas que está respondendo pela distrital. Na delegacia, ele confirmou que as drogas eram dele e que havia adquirido o material entorpecente há poucos dias.

Morte

De acordo com Sidney Furtado, John Lenon foi autuado por tráfico de drogas, mas segundo o delegado, ele negou qualquer participação na morte da filha do militar. "Não sei de nada. Não estava no bairro quando ela (Letícia) foi morta. Só fiquei sabendo depois", disse.

Sobre a participação de um homem identificado apenas pelo apelido de ´Pretinho´ na morte da adolescente, o acusado disse que não sabia disso. "Só conheço ele do campo onde a gente joga".

Os motivos que levaram bandidos a assassinar a adolescente Letícia Marcolino, filha do soldado M. Costa, lotado no Comando Tático Motorizado (Cotam), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), no Conjunto Ômega II, ainda não foram esclarecidos pela Polícia Civil.

Conforme o delegado Sidney Furtado, inicialmente surgiram informações de que ela seria testemunha de um crime ocorrido dias antes e sua morte seria uma queima de arquivo. Contudo, dois dias depois do fato, as diligências continuam e outros dados surgiram, mas que ainda não podem ser divulgados. Até ontem, os principais suspeitos do crime, identificados pela Polícia como ´Rafinha´ e Samuel permanecem foragidos.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Promessa de Luizianne - Termina prazo para anúncio do PT

Luizianne Lins, presidente estadual do PT, depois de divulgar um nome, irá levar a opção para o governador Cid Gomes fazer uma avaliação
Prefeita Luizianne Lins se comprometeu de revelar, até o dia 15 de janeiro, o nome petista para sucessão municipal
Termina hoje o prazo que Luizianne Lins, atual presidente estadual do PT, estabeleceu para anunciar o candidato petista que deverá disputar a Prefeitura de Fortaleza na campanha municipal deste ano. Até agora, entretanto, nenhum nome foi discutido na agremiação e, conforme o vice-presidente da legenda, Joaquim Cartaxo, se Luizianne Lins realmente divulgar um nome hoje, o que é pouco provável, a escolha será "pessoal".

"Surgiu esse prazo político de que a prefeita teria que apresentar um nome da preferência dela, mas isso é uma disposição dela porque, oficialmente, o partido não abriu nenhuma discussão sobre isso. Se tiver que ser apresentado isso amanhã é uma decisão da presidente do partido", esclareceu Cartaxo.

A data foi estabelecida por Luizianne Lins durante entrevista concedida ao Diário do Nordeste e veiculada na edição do dia 20 de dezembro. Depois disso, a presidente do PT se comprometeu em levar a escolha petista ao governador Cid Gomes, a fim de articularem a aliança governista para o pleito deste ano.

Coligação
A escolha do PT servirá de base não somente para as articulações dos partidos que deverão formar a coligação governista, pois até membros da oposição já admitiram que aguardam o anúncio petista para dar início às negociações sobre os nomes que formarão a aliança adversária na Capital.

Durante entrevista, ontem, Joaquim Cartaxo deixou claro que esse prazo trabalhado pela prefeita não é o mesmo do partido e, segundo ele, somente na próxima semana é que a agremiação irá se reunir para dar seguimentos às conversas sobre eleições, momento no qual serão tratados de nomes para a sucessão municipal. "Temos o primeiro semestre todo pra discutir. Por enquanto está tudo em recesso e a convenções acontecem somente em junho", acrescentou o dirigente.

Enquanto isso, continua nos bastidores das correntes estaduais do PT a disputa pelo posto de candidato, principalmente agora que, segundo parlamentares petistas, Valdemir Catanho, nome mais próximo de Luizianne Lins, tem apresentado resistências para aceitar o papel de pré-candidato.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Politica - PSDB articula com outros partidos para garantir eleições municipais

O partido tem 790 prefeituras, mas pretende conquistar a marca dos mil prefeitos eleitos.
 
Nesse período que antecede a disputa das eleições municipais, os partidos articulam alianças para se fortalecer diante da proximidade da batalha nas urnas. Matéria publicada pelo Correio Braziliense deste sábado (14), conta essa história através do principal partido de oposição ao governo, o PSDB.

De acordo com o presidente nacional do partido, Sérgio guerra, a intenção dos tucanos é “afinar o discurso entre as legendas e definir uma linha estratégica” que não acabe por beneficiar os aliados do governo federal.

Além, de tentar evitar que as prefeituras municipais acabem, de maneira totalitária, nas mãos da base governista. O PSDB hoje tem 790 prefeituras, mas pretende conquistar a marca dos mil prefeitos eleitos em 2012.

O presidente regional do PSDB, Marcos Cals, lembra que “quando existe uma oposição forte, existe também a garantia de que quem está no poder tentará corrigir possíveis equívocos e aprimorar sua administração”.
Sobre a possibilidade de parcerias no Estado, Cals antecipa que o desejo da sigla é manter a aliança com o DEM.

“Por termos afinidades queremos manter essa parceria. A gente espera que possa haver coligações no maior número de municípios para esses dois partidos” explica o pré-candidato a prefeitura de Fortaleza.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

Fortaleza - Poucas soluções para o Centro saíram do papel

O coordenador Daniel Rodrigues afirma que a execução do Plano Habitacional do Centro exige um processo a longo prazo, com novos estudos
Embora vários prefeitos tenham prometido requalificar a área, o Centro continua sem resolução definitiva

Os problemas urbanísticos do Centro de Fortaleza têm sido historicamente alvo de críticas. Foram vários os gestores da cidade que prometeram requalificação, mas ainda hoje a área continua sem solução. Entendendo que a resolução definitiva só seria possível pelo viés habitacional, a gestão Luizianne elaborou, há dois anos, o Plano Habitacional do Centro. O estudo indicou alguns caminhos, mas não tem previsão para ter sua execução concluída.

Inicialmente, a atual gestão desenvolveu o zoneamento dos imóveis com potencial para moradia, mapeou as ações subjacentes necessárias para isso e trouxe propostas de programas habitacionais. Isso porque, no entendimento da Prefeitura, os problemas só seriam resolvidos se o Centro passasse a ter utilidade diurna e noturna. A Administração tentou captar recursos junto ao Governo Federal para executar o Plano, mas, sem conseguir encaixar as sugestões nos programas da União, recebeu negativa.

Alternativas

Agora, dois anos depois, o Município ainda tenta angariar verbas e trabalha alternativas de consórcio para viabilizar a execução. Uma saída que está sendo estudada é a utilização do programa Minha Casa, Minha Vida.

"É bobagem pensar no que a atual gestão vai conseguir concluir, porque é uma ação que permanece para a cidade e que exige muito tempo", declara o coordenador do Plano e técnico da Habitafor, Daniel Rodrigues, destacando que a execução exige um processo longo, com estudos de impactos urbanísticos, econômicos e legislativos.

Segundo ele, a expectativa é de que, até o final do mandato, a Prefeitura formate uma sugestão de consórcio e conclua alguns projetos para captação de recursos, mas o processo não é fácil. "São Paulo optou por uma alternativa de consórcio e demorou 12 anos. Claro que nós queremos agilizar isso, mas não é algo fácil", justifica.

Conforme Daniel Rodrigues, o novo gestor de Fortaleza vai receber o Plano pronto. "Cabe à população cobrar de forma organizada, para que o Plano não se torne apenas uma carta de boas intenções", acrescenta. Segundo ele, o estudo aponta a existência de cerca de 660 imóveis vazios no Centro, estando 11 em boa situação.

Mas, para viabilizar a moradia, seria preciso realizar uma série de intervenções difusas (como estacionamentos, limpeza e solução ao problema dos ambulantes no local). Nesse sentido, Daniel afirma que a Secretaria Executiva do Centro tem atuado seguindo orientações e estratégias do Plano Habitacional. Ele citou a reforma do Passeio Público e do Paço Municipal, a recuperação de praças e o trabalho para ordenamento de camelôs.

Ações para a área central são isoladas e pontuais

Apesar das promessas de requalificação feitas por sucessivas gestões municipais, o Centro continua sem soluções definitivas. Para o urbanista Marcos Lima, isso ocorre porque o Município tem desprezado as soluções técnicas, optando por ações pontuais e centralizadas. Para ter resultado prático e rápido, ele defende que as propostas contemplem as ideias de instituições e promovam ações que congreguem diversos setores.

"As propostas, até agora, foram muito ingênuas. É preciso uma visão macro do problema para integrar várias ações e políticas permanentes que promovam o uso do espaço. Falta parceria com as entidades, e hoje as ações estão muito isoladas no Poder Municipal", avalia.

Isoladas

Marcos Lima afirma que o retorno de alguns órgãos públicos, a promoção de eventos culturais e a reforma de praças têm contribuído para requalificar o Centro, mas atenta que, isoladas, essas ações não resolvem o problema. No seu entendimento, a "monofuncionalidade comercial" intensifica os problemas de desordenamento urbano, sujeira e sensação de insegurança.

Por isso, ele aponta que a solução está na utilização contínua do espaço em todos os horários, salientando que o Plano Habitacional do Centro é importante nesse sentido, mas deve ser implantado de forma integrada com outras políticas públicas. "A recuperação da habitação do Centro é uma das alavancas importantes, mas não é a única. Apesar da dificuldade de sua implantação, é algo que não se deve abandonar pelos futuros gestores", pontuou Marcos Lima.

Reconhecendo os problemas, a Câmara Municipal está finalizando o relatório do movimento Viva Centro. O objetivo é que as propostas discutidas com a sociedade possam se tornar leis. 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Politica - Planalto se alia ao PT para por freio no PSB do Nordeste

Disputa por hegemonia das legendas na região esquenta disputa eleitoral.
O Palácio do Planalto quer evitar que o PSB seja o principal beneficiado com as nomeações do governo federal no Nordeste. Dos três Estados mais importantes da região, dois são comandos por socialistas (Ceará e Pernambuco) e um pelo PT (Bahia).
“Existe uma disputa por hegemonia entre o PT e o PSB no Nordeste”, reconhece um líder no Senado com trânsito no Planalto.
Respectivamente, em Pernambuco e no Ceará, Eduardo Campos e Cid Gomes, do PSB, estão em seu segundo mandato. Governador na Bahia pela segunda vez, Jaques Wagner é o contraponto do PT.
“No fundo, no fundo existe uma disputa, mas ela é natural. Afinal de contas, os oito anos de governo Lula acabaram com as oligarquias, com o jeito antigo de fazer política. E o PT e o PSB se fortaleceram”, afirma o deputado José Nobre Guimarães (PT-CE).
A preocupação é com 2014, mas em 2012 o cenário de disputa já começa a se desenhar em Fortaleza. Falta acordo entre a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes (PSB) para lançarem um candidato único.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora