v

domingo, 3 de junho de 2012

Politica - Guimarães e Antônio Carlos declaram apoio a Elmano



O deputado federal José Guimarães e o deputado estadual Antônio Carlos declararam há pouco apoio à pré-candidatura de Elmano de Freitas à sucessão da prefeita Luizianne Lins.

Enquanto Guimarães é ligado ao grupo do governador, Antônio Carlos é o líder do Governo Cid Gomes na Assembleia Legislativa. O deputado estadual não comentou ainda a sua situação, em caso de rompimento.


Presente de grego
O deputado estadual e secretário das Cidades, Camilo Santana, completa neste domingo 43 anos de idade. Como presente, desistiu de concorrer à sucessão da prefeita Luizianne Lins.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

SUCESSÃO MUNICIPAL - Encontro Municipal do PT: Elmano diz que irá profissionalizar mais a gestão



O pré-candidato a prefeito pelo PT, Elmano de Freitas, já se colocou à imprensa durante o encontro do PT municipal, como candidato do partido às eleições deste ano. 

Ele afirmou que é hora de profissionalizar ainda mais a gestão, e colocou como pontos que deverão ser fortemente abordados na campanha, que são mobilidade urbana, trânsito e transportes.


Ele disse ainda acreditar na manutenção da aliança com o PSB, e finalizou, destacando ser a primeira vez que Fortaleza terá um secretário de educação como prefeito.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Politica - Professor Pinheiro diz que entrega secretaria na terça-feira



O secretário da Cultura do Estado, deputado estadual Professor Pinheiro (PT), confirmou para o Blog, na manhã deste domingo (3), no Hotel Praia Centro, na Praia de Iracema, que na próxima terça-feira (5) colocará o cargo à disposição.
Segundo o secretário, que participa do encontro municipal do PT, o governador Cid Gomes pediu para que alguns secretários se descompatibilizassem para as disputas eleitorais de outubro próximo.

O secretário afirmou ainda que, no momento, não almeja nenhuma disputa, mas seguirá a recomendação.
O Blog acompanha toda a movimentação do encontro municipal do PT. O presidente nacional do partido, Rui Falcão, somente dará entrevista coletiva na tarde da próxima terça-feira.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

SUCESSÃO MUNICIPAL - Encontro Municipal do PT: Camilo considera um erro escolha do nome hoje


O secretário das Cidades, Camilo Santana, disse há pouco durante o encontro do PT municipal, que acontece no Hotel Praia Centro, considerar um erro a escolha do nome do partido hoje para concorrer às eleições para prefeitura. Segundo ele, essa posição foi externada ontem na reunião que manteve com a prefeira Luizianne Lins. 


No encontro com a prefeita, ele aceitou retirar sua pré-candidatura como forma de manter a unidade do partido, mas afirmou que adiar a escolha seria uma forma de acenar com a possibilidade de manutenção da aliança com o PSB. Camilo, todavia, diz que irá apoiar a decisão que for tomada hoje.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

ENCONTRO MUNICIPAL DO PT - Luizianne descarta mudança de nome e diz que Rui Falcão veio chancelar o resultado


A prefeita de Fortaleza Luizianne Lins, afirmou ao chegar no encontro do PT, que o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, veio à capital para chancelar o resultado do encontro em nome da executiva nacional do PT.

Ela afirmou descartar qualquer possibilidade de alteração do nome escolhido hoje pelos delegados, como
forma de ainda tentar uma possível manutenção da aliança com o PSB de Cid Gomes. "O PT já cedeu em muitos outros lugares para o PSB", disse ela, citando caso de Belo Horizonte.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Quixadá - Rui Falcão e José Guimarães participam de encontros do PT em Quixadá, Sobral e Fortaleza



O presidente e o vice-presidente nacional do PT, Rui Falcão (SP) e José Guimarães (CE), respectivamente, participam dos encontros municipais do partido em Fortaleza, Quixadá e Fortaleza no próximo domingo (03). Os encontros municipais, que discutem a estratégia eleitoral nas cidades-pólos, acontecem entre as 9h e as 17h.


A participação do presidente nacional do PT em Fortaleza é aguardada na manhã de domingo. A visita de Rui Falcão à Quixadá é prevista para as 15h e às 17h, José Guimarães e Falcão participam do encontro municipal de Sobral, que deve aprovar a reeleição do prefeito Veveu Arruda (PT).

Na última terça-feira (29), de acordo com a presidente estadual do PT Ceará, Luizianne Lins, o presidente emérito do PT, Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu em trabalhar para manter a aliança entre o Partido dos Trabalhadores e o PSB, legenda do governador Cid Gomes. O chefe do Executivo estadual também esteve com Lula, na semana passada.

Na eleição que elegeu os 300 delegados de Fortaleza que debaterão o nome petista para suceder Lins na gestão municipal, no primeiro domingo de maio (03), a tendência que representa a prefeita garantiu a indicação de 204 representantes. A chapa 3 – Construindo a Unidade para Vencer (Camilo Santana) obteve 10,99% dos votos e estará representada por 33 delegados.

Em terceiro lugar, ficou a chapa 5 – Fortalecer a Democracia para Corrigir Rumos (Francisco Pinheiro) com 9,92% dos votos e 30 delegados. Em quarto, a chapa 2 – Participação, Democracia e Unidade (Artur Bruno) ficou com 7,82% dos votos e 23 delegados, seguida pela chapa 4 – Militância Socialista (Acrísio Sena) com 3,4% dos votos e 10 delegados.

A eleição de delegados do PT Fortaleza foi realizada de 9h as 17h deste domingo em 13 zonas eleitorais da cidade. Ao todo, votaram 4.318 filiados, o que resultou em um quórum de 39%, o maior da história do PT Fortaleza.

Histórico
A última visita de Falcão ao Ceará aconteceu ainda no ano passado, quando visitou o canteiro de obras do programa Minha Casa, Minha Vida em Juazeiro do Norte (CE), o maior habitacional em construção do interior do Ceará. Os prefeitos Manoel Santana (Juazeiro do Norte) e José Leite (Barbalha) acompanharam o presidente nacional no Cariri.

Além de Fortaleza, também, em 2011, Falcão participou de reunião com a prefeita Luizianne Lins, visitou as obras do Vila do Mar, no Pirambu, e o Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará. Em 30 de junho do ano passado ainda não havia lista de pré-candidatos para as eleições de Fortaleza e nem mesmo era cogitado a ruptura entre PT e PSB na capital cearense.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:José Guimarães

Eleições 2012 - Eleições 2012: PT promete definir pré-candidato à prefeitura de Fortaleza neste domingo



O PT de Fortaleza realiza na manhã deste domingo (03) o encontro municipal para definir nomes de candidatos que irão disputar as eleições de 2012. A expectativa é de que os petistas escolham o representantes do partido para a sucessão da prefeita Luizianne Lins.
A reunião acontece a partir das 10h no Hotel Praia Centro (Av. Monsenhor Tabosa, 740). 
A escolha dos nomes estará a cargo dos 300 delegados eleitos pelos filiados na eleição interna realizada no dia 06 de maio em 13 zonas da capital.
Lideranças
O encontro vai contar com a presença do presidente Nacional do PT, Rui Falcão; e da prefeita de Fortaleza e presidente do PT no Ceará, Luizianne Lins. Além do presidente do PT Fortaleza, Raimundo Angelo, e de militantes, vereadores e lideranças da sigla.

Elmano leva vantagem
De acordo com o resultado da eleição, a chapa 1 – Unidade para Avançar o Projeto Democrático Popular (Elmano de Freitas) terá 204 delegados, a chapa 3 – Construindo a Unidade para Vencer (Camilo Santana) estará representada por 33 delegados, a chapa 5 – Fortalecer a Democracia para Corrigir Rumos (Francisco Pinheiro) por 30 delegados, a chapa 2 – Participação, Democracia e Unidade (Artur Bruno) terá 23 delegados, e a chapa 4 – Militância Socialista (Acrísio Sena), 10 delegados.

Plano “B”
Os nomes do deputado federal Artur Bruno e do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, ganharam força nos últimos dias. Eles seriam uma alternativa para a manutenção da aliança eleitoral entre PT e PSB uma vez que o grupo ligado ao governador Cid Gomes, presidente do PSB no Ceará, não apoia a possível candidatura de Elmano de Freitas.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

Canindé - Descaso: Paciente espera há meses por uma cirurgia no Hospital de Canindé


De acordo com informações, os médicos fazem uma cirurgia por dia, isso quando tem médico plantonista.

A saúde nos municípios da região do Sertão Central cearense tem sido um setor que mais recebe critica da população. Em Canindé, a senhora Maria Rita Nice Silva Almeida, 49 anos, deu entrada na Santa Casa de Canindé, no dia 22 de abril por ter levadouma queda e torceu o pé direito, quando recebeu atendimento foi feito um raio-X e constatado que seu pé estava faturado. A partir dai a paciente tem enfrentado um desafio na sua vida, fazer uma cirurgia.


O ortopedista mandou locar uma botar de gesso e passa trinta dias. Foi marcado um retorno para o dia 21 de maio, novamente do Rita Nice fez outro raio-X , o medico disse; “seu pé está quebrado em dois cantos, precisamos fazer uma cirurgia para colocar platina”. Moral da história, a paciente está desde do dia 21 de maio internada no Hospital São Francisco de Canindé, há espera dessa cirurgia.

Já não basta os trintas dias que ela passou com o pé no gesso e quebrado ainda tem que suporta mais um erro grave a falta de vaga para realizar o procedimento médico solicitado.

De acordo com informações, os médicos fazem uma cirurgia por dia, isso quando tem médico plantonista. Próximo ao leitor de dona Rita, de numero 221, a reportagem encontrou outras pessoas que tiveram de buscar uma cirurgia em Fortaleza, já outras pessoas estão pagando para fazer esse tipo de cirurgia.
Com informações do Blog Canindé Online.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Quixadá - Cego Aderaldo: O Cantador e o Mito: Documentário revive a história do herói nacional


Contando com imaginação e carinho pelo homenageado, este belo documentário nos mostra como, das situações mais adversas possíveis, pode surgir um homem com um talento inimaginável. 

Em 1878, no Crato, nasceu Aderaldo Ferreira de Araújo, o homem que viria a ser conhecido posteriormente como Cego Aderaldo. Criado na cidade de Quixadá, Aderaldo sofreu diversas provações em sua vida, perdendo o pai e sua visão ainda na juventude. Isso, no entanto, foi só o começo de sua história, que culmina em sua consagração como um dos baluartes da cultura do nordeste brasileiro.


A fascinante história do Cego Aderaldo, grande expoente da cantoria poética nordestina na primeira metade do século XX, é exposta para o público pela ótica peculiar do cineasta cearense Rosemberg Cariry neste documentário “Cego Aderaldo – O Cantador e o Mito”.

Acometido pela cegueira e pobreza durante sua juventude, Aderaldo não deixou que essa triste condição o abalasse. De uma vida repleta de provações, surgiu um grande campeão da arte, capaz de transformar seus dissabores e alegrias em uma inspiradora poesia. A importância e a influência de suas obras era tal que, quando em idade avançada, suas viagens às capitais eram manchetes de jornais.

Para compor o longa, Cariry tinha de vencer um obstáculo complicado: a parca quantidade de materiais de arquivo sobre Aderaldo. Muitas das informações sobre ele sobreviveram esses quase cem anos apenas por meio de fontes orais, misturando um pouco fato e lenda. O diretor, então, buscou certa inspiração no biografado e usou sua imaginação para sair do proverbial escuro.
Somos então levados para uma viagem de 78 minutos pela vida pessoal e artística de Aderaldo, isso por meio de uma inteligente mistura de raríssimos materiais de arquivo, entrevistas com aqueles que foram tocados pelo poeta, breves trechos docudramáticos e utilização lírica de filmes clássicos de diretores como Luís Buñuel e F.W. Murnau.

A utilização de breves momentos de fitas como “Um Cão Andaluz” e “Fausto”, embora cause certo estranhamento inicial, logo este se justifica. Afinal, Aderaldo não apenas desempenhou papel significante para o reconhecimento e a evolução das canções e poesias típicas do nordeste, mas também para a expansão do cinema pelo interior da região, levando salas de projeções itinerantes e atuando como explicador, sendo, apesar de sua deficiência, um entusiasta da então nova mídia.

A despeito de ter caído em um relativo esquecimento junto ao público dos grandes centros urbanos, o Cego Aderaldo é um dos grandes heróis do nordeste brasileiro, formando um verdadeiro triunvirato ao lado de nomes como Padre Cícero e Lampião, com quem teve relações de amizade e protagonizam um dos momentos mais marcantes da película.

As entrevistas não só conseguem expor muito bem quão influente o homenageado é, como também nos mostram um pouco de sua privacidade. Desnecessário falar da trilha sonora que traz os versos e desafios de Aderaldo muitíssimo bem interpretados, para o deleite de novos e antigos admiradores.
Nada mais justo que o cinema prestar a devida homenagem a este verdadeiro titã da cultura, cuja generosidade o fez adotar 26 filhos e partilhar com o mundo seu talento. Sua história sobreviveu e ganhou contornos de mito graças à tradição dos contos orais e dos cordéis, tendo este ótimo filme resgatando-a para uma nova geração.

“Meus prantos se enxugaram.
Das lágrimas que corriam
Chegou-me a poesia
E eu me consolei.
Sem pai, sem mãe, sem Vista,
Meus olhos se apagaram;
Tristonhos se fecharam
E eu nunca mais chorei”
(Trecho de “As TrêsLágrimas”, de Cego Aderaldo)
Esse filme fez parte da programação do 22º Cine Ceará, em junho de 2012.
___Thiago Siqueira é crítico de cinema do CCR e participante fixo do RapaduraCast. Advogado por profissão e cinéfilo por natureza, é membro do CCR desde 2007. Formou-se em cursos de Crítica Cinematográfica e História e Estética do Cinema.
Cinema com Rapadura


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Politica - Camilo desiste; Bruno vai à disputa



Apenas dois nomes do PT concorrerão neste domingo (3) nas prévias do partido: o do secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas, e o do deputado federal Artur Bruno. Em reunião na noite desse sábado (2) entre os pré-candidatos, segundo O POVO apurou, o secretário das Cidades, Camilo Santana, retirou seu nome da disputa.

A reunião contou com a participação do presidente municipal da sigla, Raimundo Ângelo, e do deputado federal José Guimarães.
O vereador Guilherme Sampaio, que também é pré-candidato, e a prefeita Luizianne Lins (PT), que havia anunciado que participaria da reunião, não compareceram ao encontro.

O sábado inteiro foi de articulações intensas entre membros do PT em Fortaleza. Reuniões e encontros marcaram a agenda política da sigla.

Antes de seguir para o encontro com os pré-candidatos, Bruno se reuniu com os delegados de sua ala petista para tratar da sucessão. Procurado pelo O POVO, por meio de sua assessoria, Elmano disse que só falaria sobre articulações durante as prévias.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, chegou na noite desse sábado à Capital e foi recebido pela prefeita e por Guimarães. Do aeroporto, eles seguiram para uma reunião na qual tratariam do nome petista e da aliança entre o governador Cid Gomes (PSB) e Luizianne.

Guimarães confirmou que Falcão estará neste domingo em Sobral e que um café da manhã, nesta segunda-feira (4), está sendo marcado com a prefeita, Falcão e o governador.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

ALIADOS - O fator Eunício Oliveira e a influência do PMDB nos acertos de 2012 e 2014


 
Como se já não fosse difícil equacionar os interesses entre PT e PSB, surge ainda um terceiro elemento para embolar ainda mais o meio de campo das negociações na aliança governista: o PMDB.

O presidente estadual e líder mor da sigla, senador Eunício Oliveira, fechou acordo quase incondicional com o governador Cid Gomes (PSB). Para onde Cid for o PMDB vai junto, diz ele.

“O processo é muito dinâmico, mas a tendência natural é que quem ficar aliado em 2012 também vai estar junto em 2014”, afirmou Eunício, sem esconder que uma das estratégias do partido é justamente
a eleição de daqui a dois anos, quando é grande a chance de o peemedebista se lançar candidato à sucessão de Cid.

O principal trunfo político do peemedebista é o fato de ter recuado da disputa pelo Senado, em 2006, em prol do hoje senador Inácio Arruda. Também pesa o fato de ter uma das maiores fatias no horário eleitoral gratuito.

A parceria entre PMDB e PSB, no entanto, pode ser um fator complicador na aliança de Cid com o PT em 2012. Na última quinta-feira, Eunício disse ao O POVO que um acordo fechado com o governador coloca, obrigatoriamente, o PMDB na chapa majoritária nas eleições deste ano. “O PMDB não abre mão disso”, colocou Eunício.

Isso significa que os peemedebistas querem, pelo menos, o posto de candidato a vice-prefeito na chapa.

Em um cenário de aliança entre o PT e o PSB, o partido de Cid teria de abrir mão de emplacar um nome próprio para acompanhar o “cabeça” da chapa – que, nesse caso, seria petista.


O PMDB – e, particularmente, Eunício – monitora com atenção redobrada os passos do PT, já que, em 2014, os peemedebistas podem ter de disputar com os petistas um lugar ao sol na aliança rumo ao Governo e ao Senado. A depender dos acertos políticos até lá, Eunício e Luizianne podem vir a se enfrentar em 2014 – situação que, pelas características das duas siglas, criaria uma grande celeuma política.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Oposição - O PSDB e as chances do retorno de Tasso Jereissati


Os tucanos querem recuperar a força para, quem sabe, criar as bases para uma possível volta de Tasso à vida pública. Desempenho de Marcos Cals em Fortaleza será fundamental
Principal líder político do Estado, ex-senador faz movimentos, acenando com retorno
Quieto, calado, sem dar pitacos
ou se manifestar publicamente sobre política, o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) até aparenta estar cumprindo aquilo que prometeu após sofrer derrota nas urnas: cuidar dos netos. Nos bastidores, entretanto, o tucano cumpre uma rotina que não é típica de quem quer se aposentar da cena pública. Todos os dias, no fim da tarde, Tasso dá uma pausa nas atividades empresariais para fazer articulações políticas e monitorar o cenário eleitoral.

Quem relata ao O POVO é o presidente estadual do PSDB, Marcos Cals, candidato a prefeito de Fortaleza este ano. Segundo ele, Tasso tem recebido com frequência lideranças do Interior do Estado para tentar desenhar alianças, fechar acordos e orientar políticos do Interior com vistas à disputa de 2012. Além disso, a expectativa é que ele suba ao menos uma vez no palanque dos cerca de 55 candidatos a prefeito que o PSDB pretende lançar este ano.

A movimentação cheira a um possível retorno do ex-senador ao protagonismo do mundo eleitoral, situação que chegou a ser anunciada por Cals nas últimas semanas. Segundo o tucano, a depender do desempenho do PSDB em 2012, Tasso pode voltar a disputar uma eleição em 2014, para os cargos de senador, governador ou deputado federal.

O peso do agora
A performance eleitoral do PSDB este ano, tanto na Capital quanto no Interior, é fundamental para a sobrevivência do partido e para o futuro político de Tasso. A sigla tucana perdeu força nos últimos pleitos e saiu de um patamar de 55 prefeituras cearenses em 2008 para 23 em 2012. Recuperar esse fôlego significa deixar pronta uma base de apoio para possível retorno de Tasso.

A disputa em Fortaleza terá particular importância nesse sentido. É na Capital onde reside a maior parte da resistência dos eleitores a Tasso. A colocação de Marcos Cals no resultado final da eleição para a Prefeitura funcionará como um termômetro da aceitação da Capital para o PSDB. Fora de Fortaleza, segundo Cals, a sigla centrará forças na Região Metropolitana e na região do Cariri, nas cidades de Barbalha e Crato, onde os tucanos disputarão contra o PT. (Hébely Rebouças-hebely@opovo.com.br)

O POVO tentou conversar com Tasso, mas sua assessoria de imprensa informou que o tucano não se manifesta sobre assuntos relacionados à política.

Saiba mais

A influência de direta

2006
Luizianne apoia Cid Gomes para o Governo do Estado. Eunício Oliveira abre mão do Senado, para atrair apoio de Cid em 2010.

2008
Cid Gomes se compromete a apoiar Luizianne em troca do apoio da petista à sua reeleição.

2010
Antes aliados, Cid Gomes rompe com Tasso Jereissati. Isso mina a possibilidade de os dois saírem juntos em 2012.


Quem vai dar as cartas em 2012

Luizianne Lins

A favor: conta com o peso partidário do PT e com a máquina administrativa da Prefeitura, além do apoio de vários partidos de médio e pequeno porte.

Contra: sua gestão tem sofrido sucessivos desgastes e sua imagem como administradora vem dividindo opiniões na Cidade.

Cid Gomes

A favor: possui ampla aliança partidária no Estado, com pontuais focos de oposição. Tem uma gestão relativamente bem avaliada e expectativa de entregar várias obras.

Contra: caso opte pelo rompimento com o PT, ficará refém de uma oposição que promete ser dura e perderá espaço no governo Dilma.

Luiz Inácio Lula da Silva

A favor: popularidade perante o eleitorado cearense e peso político suficiente para coordenar articulações, inclusive em Fortaleza, onde o PT encabeçará chapa.

Contra: questiona-se a capacidade de transferência de votos de uma liderança nacional para candidatos nos municípios, uma disputa local.

Dilma Rousseff

A favor: é uma das principais figuras nacionais do PT, é bem avaliada pela população e possui o peso da máquina administrativa federal, que os aliados sabem explorar.

Contra: o talento político é questionado. Por estar articulada politicamente com vários partidos, terá dificuldade de subir em palanques divididos.

Tasso Jereissati

A favor: três vezes governador e uma vez senador, é o nome mais conhecido do PSDB cearense e ainda possui margem de influência no eleitorado, principalmente no Interior.

Contra: o PSDB perdeu força e Tasso já não conta com a mesma rede de apoio Ceará a fora. Também ficou isolado após derrota em 2010.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Cantor Pedro Leonardo ouve música sertaneja de raiz no hospital em SP


Pedro Leonardo (Foto: globo news) O cantor Pedro Leonardo ouviu música sertaneja de raiz na unidade de terapia semi-intesiva do Hospital Sírio-Libanês neste sábado (2), segundo a assessora dele e do cantor Leonardo, Ede Cury. Pedro cantou junto algumas canções e preserva as funções da memória, destacou a assessora.

O paciente,
que sofreu um acidente de carro no dia 20 de abril e está internado em São Paulo desde o dia 26 daquele mês, dormiu durante a tarde e comeu lasanha esta noite.

Desde o início do tratamento, o cantor já emagreceu 27 kg, e de terça-feira (29) para cá começou a ingerir alimentos sólidos.

saiba mais
"Ele passou o dia alegre, ouvindo música, falando com a mãe e comendo. Pediu bolacha e frutas, e a dieta dele está sendo controlada por uma nutricionista, com alimentos mais pastosos e amassadinhos", disse Ede Cury.
De acordo com a assessora, Pedro Leonardo deve ir para o quarto já na próxima semana, após uma nova avaliação médica. Ele ainda não ficou em pé, apenas sentado e, na hora de tomar banho, usa cadeira de rodas.
As visitas ao paciente ainda estão restritas, e só a família pode vê-lo. O pai do cantor, Leonardo, está em Goiás neste fim de semana para cumprir a agenda de shows.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Fumo - 8 famosos que morreram em decorrência do fumo


Ramon Valdés – O Seu Madruga da Turma do Chaves.
Idade: 65 anos
Motivo: Câncer de pulmão

O tabaco é uma droga tão fatal como qualquer outra - me refiro as atualmente ilícitas. A substância, talvez poucos saibam, causa dependência e é responsável pela morte de 25 por cada mil mortes no Brasil.
 
Felizmente o hábito está encontrando resistência na juventude atual, mas os pais devem ficar atentos (principalmente os que fumam) para que seus filhos não se envolvam com a droga.
 
 Alguns famosos que já foram vítimas do tabagismo:



Audrey Hepburn – A bonequinha de luxo, símbolo do charme de fumar.
Idade: 63 anos
Motivo: Câncer
Walt Disney – Criador dos famosos Mickey Mouse e Pato Donald.
Idade: 65 anos
Motivo: Câncer de pulmão


George Harrison – Guitarrista dos Beatles
Idade: 58 anos
Motivo: Câncer de pulmão

Patrick Swayze – Ator mais conhecido pelo filme Ghost
Idade: 57 anos
Motivo: Câncer de Pâncreas


Louis Armstrong – Legendário músico norte-americano
Idade: 69 anos
Motivo: Ataque cardíaco em decorrencia do fumo e drogas


Luiz José Costa – O Leandro da dupla Leandro e Leonardo
Idade: 36 anos
Motivo: Câncer de mediastino, causado pelo fumo e exposição a agrotóxicos.

John Wayne – Premiado ator norte-americano
Idade: 72 anos
Motivo: Câncer de pulmão

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Força Tática

Politica - O apoio de Lula e Dilma será fundamental na possível vitória de um candidato do PT?



SIM
Lula é uma liderança nata, em qualquer situação. Já a presidente Dilma está bem avaliada, mas ela não demonstrou ser uma grande liderança política. Na minha concepção, o homem mais forte na disputa pela Prefeitura de Fortaleza é o governador Cid Gomes. Ele soube costurar uma aliança ampla, ganhou com certa facilidade (a reeleição) em 2010 e chega com força em 2012.

Chico Lopes, deputado federal pelo PCdoB

NÃO
A principal referência eleitoral o do povo de Fortaleza chama-se Lula. Mesmo que a aliança na Capital rache, vamos discutir a presença dele aqui, sim. Lula é hoje um militante do PT, enquanto a Dilma é presidente da república. É diferente. Não sei se Lula não viria. O PT entende que ele vai ser o porta estandarte da campanha municipal.
José Guimarães, deputado federal pelo PT.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Personagens de uma disputa paralela - Um olho no peixe; o outro em 2014



Para o cidadão comum, a próxima eleição é sempre a mais importante. Para os principais líderes políticos do Estado, o foco já é outro

Por trás das cortinas do cenário pré-eleitoral no Ceará, um mundo de negociações se desenvolve
sob o comando de líderes políticos que não disputarão um voto sequer em 2012. Mas que parecem mais interessados no jogo do que até mesmo os próprios candidatos. A razão da cobiça é simples: eles miram, ávidos, as eleições de 2014 – e decidiram tomar a frente das articulações de hoje para, assim, tentarem garantir uma zona de conforto para o pleito posterior.

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são os personagens que darão as cartas na disputa que começa oficialmente a partir de julho.

Juntamente com outros “caciques” que O POVO apresenta nas próximas páginas, eles entram em cena para tentar influenciar a decisão do eleitor e, mais que isso, para adiantar acertos com vistas a 2014.

Nas últimas semanas, o interesse por essa espécie de disputa paralela deixou de ser velado e tornou-se mais nítido. No auge da crise da aliança com o governador Cid Gomes, a prefeita Luizianne Lins (PT) chegou a dizer que parte do PSB tenta minar sua liderança agora para que ela chegue enfraquecida em 2014, em uma possível disputa pelo Senado ou Governo do Estado.

Na oposição, o PSDB também admite olhar além. O presidente estadual da sigla, Marcos Cals, já avisou que, dependendo do desempenho do partido este ano, o ex-senador tucano Tasso Jereissati pode voltar à vida pública em 2014.

Ao O POVO, o senador Eunício Oliveira (PMDB) também confirmou que há uma corrida adiantada sobre o futuro político dos partidos. “Claro que2014 entra na mesa de negociação. Existe um sentimento focado em 2014. Todo político, quando vem a eleição, tá focando na próxima”, explicou.

O peso da disputa
Assim como 2012 representa o fim de um ciclo político em Fortaleza, 2014 significará também o encerramento de uma era iniciada por Cid Gomes em 2006, em nível estadual. A situação será particularmente desafiadora. Cid não poderá mais se reeleger e terá á sua frente a tarefa de emplacar um sucessor, no momento em que várias lideranças do Estado estarão de olho no cargo, a fim de se manter em altos patamares de importância política.

Além do topo do Executivo estadual, também estará em jogo uma vaga no Senado, com o fim do mandato de Inácio Arruda (PCdoB), que em 2012 disputa a Prefeitura da Capital. Diante dessa conjuntura, várias questões se interpõem: quem estará forte o suficiente para pleitear uma vaga ou outra? Que siglas terão poder de barganha para pleitear cargos e postos em chapas majoritárias? Tais indagações já são feitas entre os protagonistas dessa disputa paralela, focada em 2014. Parte do que vem sendo ponderado passa a ser de conhecimento do leitor, a partir das próximas páginas.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Por mais que algumas siglas queiram adiar decisões sobre 2012, para ganhar tempo nas negociações rumo a 2014, o prazo para a batida de martelo esta perto do final. Todas as convenções partidárias têm de ser realizadas até 30 de junho.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Futuro - O que está em jogo na aliança entre PT e PSB

A prefeita Luizianne e o governador Cid Gomes tentam equacionar o interesse de ter alguém de confiança no maior colégio eleitoral do Estado


De hoje a exatos dois anos, o governador Cid Gomes (PSB) estará se preparando para deixar o Palácio da Abolição. Provavelmente, estará planejando seu futuro político – de olho, talvez, na vaga que ficará aberta no Senado em 2014.
Enquanto isso, outros líderes estarão se articulando para disputar a sucessão de Cid – como, possivelmente, a petista e agora Luizianne Lins (PT), que já terá deixado ao cargo.

Para o eleitor comum, tantas conjecturas podem soar como mera especulação; para o político profissional, no entanto, todos esses cenários já estão postos à mesa de negociação. É assim, principalmente, na tentativa de acordo – até agora fracassada – entre PT e PSB.

Com foco no futuro, Cid tem total interesse em ter alguém de sua confiança na Prefeitura da Capital. Em primeiro lugar, porque isso significaria um conforto administrativo que pode lhe render bons frutos em 2014. Vale lembrar que, nos últimos anos, Cid e Luizianne estiveram em lados opostos em projetos considerados estratégicos para o Governo – como o estaleiro na praia do Titanzinho, barrado pela petista a contragosto do aliado.

A dificuldade nas negociações entre PT e PSB também passa pelos riscos que a escolha do nome do candidato à sucessão pode implicar. Cid tem dito com frequência que quer um nome forte e com reais chances de vitória. A derrota do nome apoiado por ele significaria uma baixa política que o governador nem sonha em sofrer.

Colocadas as condições, resta ao PSB decidir entre apoiar o personagem escolhido pelo PT, lançar um nome próprio ou mesmo se aliar à candidatura de Inácio Arruda (PCdoB). Entretanto, há ainda outra variável a ser considerada: romper com o PT em Fortaleza significa ganhar uma pedra no sapato. Uma vez distante da sigla, Cid ganharia um opositor barulhento, com forte tradição de briga e relativa inserção social – algo com que ele não está acostumado.

Ponto de vista do PT
Do outro lado da balança estão as muitas ambições petistas, também com foco em 2014. Assim como Cid, Luizianne também deseja ter um aliado no controle do Paço Municipal. Perder essa prerrogativa é assinar um atestado de enfraquecimento político, o que lhe tiraria pontos para a eleição estadual. Mais que isso: não emplacar um sucessor seria uma espécie de derrota administrativa – uma demonstração de que sua linha de gestão aparentemente não logrou êxito.

Luizianne precisa de um nome que defenda sua gestão, construa uma boa imagem de sua passagem pelo Paço Municipal e subsidie um possível retorno à cena pública em 2014, como possível candidata ao Senado ou mesmo ao Governo – situações que ela nunca descartou.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Politica - A encruzilhada do PT


Saiba o que pode acontecer, hoje, no Encontro Municipal do PT, quais as consequências de cada cenário e como isso pode impactar na disputa eleitoral de outubro em Fortaleza

A intensa movimentação petista nos últimos dias – particularmente, nas últimas horas - mostra o clima de indefinição do partido e a importância do Encontro Municipal, marcado para este domingo. Na reunião, cerca de 300 delegados da legenda poderão oficializar o nome de Elmano de Freitas para disputar a sucessão de Luizianne Lins.


Nesse caso, o PT confirma a tendência, antecipada no último dia 6 de maio, na escolha dos delegados, de que a prefeita conseguiu unificar o partido em torno de si, para daí bancar a candidatura do seu secretário da Educação. Terá sido o resultado final das inúmeras e tensas reuniões, telefonemas e conversas ao pé de ouvido que vararam os últimos dias e avançaram pelas madrugadas.

Pelo calendário inicial do PT e pelos quase 70% de apoio que Elmano recebeu na escolha dos delegados, a oficialização já deveria ter sido feita. Há duas semanas, exatamente. Não aconteceu porque isso significaria um claro sinal de rompimento com os principais aliados, hoje abrigados no PSB do governador Cid Gomes - resistentes ao nome preferido por Luizianne.

Diante dos riscos políticos de um racha na aliança, o PT resolveu adiar o Encontro do último dia 20 para hoje. De lá para cá, petistas dos mais variados calibres e tendências envolveram-se no esforço de superar o impasse, ao mesmo tempo em que estudaram os cenários possíveis.

Os cenários
São, basicamente, três as possibilidades para o PT: manter o nome de Elmano e, praticamente, selar o divórcio político-eleitoral com os Ferreira Gomes ou apontar outro nome entre os pré-candidatos que, formalmente, estão no páreo – Artur Bruno, Guilherme Sampaio ou Camilo Santana.

Numa terceira hipótese, para tentar segurar a aliança, o PT apresentaria, em comum acordo com o PSB, um outro nome, de dentro do PT e de fora da lista. Mas, como no PT, tudo pode acontecer – inclusive, nada -, há ainda a possibilidade de o partido, sem acordo interno neste domingo, resolver empurrar a decisão para frente.

O certo é que cada um dos três cenários projetados traz consequências para a principal aliança política em curso no Ceará, com reflexos diretos na campanha eleitoral e, concretamente, no resultado das urnas, em outubro próximo. O POVO antecipa cada um deles.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Pelo regimento interno petista, o partido pode, em encontros partidários, escolher candidaturas, aprovar coligações, eleger tática eleitoral e outros instrumentos previstos na disputa eleitoral da sigla.

SERViÇO

Encontro Municipal do PT
Onde: Hotel Praia Centro
Rua Monsenhor Tabosa, 740 - Centro, Fortaleza - CE
Quando: neste domingo, dia 3, a partir das 9 horas



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

"Foi a pior coisa da minha vida", diz Gretchen sobre pornôs



Durante a madrugada deste domingo (3), os peões participaram de um jogo da verdade na sede da fazenda. Ao ser questionada sobre algum arrependimento, Gretchen foi enfática: "os filmes pornôs foram a pior coisa da minha vida". 

"Isso vai contra meus princípios. Eu recebi R$ 1 milhão e fiz porque foi uma garantia para sustentar meus filhos", continuou. 


Gretchen finalizou o assuntou e afirmou que não faria novamente outros filmes do gênero.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Terra

Polícia - Mulher morre e marido e filho ficam feridos após colisão entre Kombi e caminhão


Uma mulher morreu e o marido e o filho dela ficaram feridos na tarde deste sábado (2), após a Kombi em que trafegavam colidir com a traseira de um caminhão baú. O acidente ocorreu por volta das 14h30, no km 15 da BR-222, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Segundo a Polícia Militar, o veículo era conduzido por
Maurício Paulo, de 45 anos. Ele voltava do município de Itapipoca junto com a esposa, identificada apenas como Laila, de 23 anos, e com o filho, de 6 anos, quando bateu na traseira do caminhão, que estava parado no acostamento.

Maurício e o filho foram socorridos com lesões leves para o Hospital Municipal de Caucaia. Já o corpo de Laila passou por perícia e foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML). O motorista do caminhão foi levado para o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Caucaia, para prestar esclarecimentos.

Familiares das vítimas que estiveram no local informaram que Laila e o marido trabalhava como feirantes. A família disse ainda que acredita que Maurício pode ter cochilado ao volante, o que teria provocado o acidente. A perícia, no entanto, ainda está investigando as causas do acidente.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

Politica - Com críticas de Lula a Serra, PT de SP confirma candidatura Haddad


Lula e Haddad conversam durante encontro do PT de SP que oficializa nome do ex-ministro como candidato do partido à Prefeitura de SP (Foto: Roney Domingos/ G1)Ex-prefeita Marta Suplicy não compareceu ao evento na Zona Norte.
Lula disse que José Serra está 'desgastado'; tucano não quis comentar.

Com participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
e sem a presença da ex-prefeita Marta Suplicy, o diretório municipal do PT de São Paulo confirmou em ato realizado neste sábado (2), na Zona Norte da capital paulista, a candidatura do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo nas eleições de outubro.

O evento, que teve participação de 2 mil pessoas, segundo a organização, teve clima de festa, coordenada pelo publicitário João Santana, o mesmo da campanha de Dilma para a presidênica em 2010.
Ainda com tosse, por causa dos medicamentos utilizados no tratamento do câncer, Lula extrapolou mais uma vez o tempo que ele estabeleceu, de dez minutos, para o discurso. Sem citar nome, o ex-presidente atacou o principal adversário de Haddad, José Serra (PSDB).  Procurada, a assessoria de Serra disse que não iria se manifestar.

"Os teus adversários são possivelmente os mais frágeis adversários. Tem um que já está desgastado. Eu nem sei por que ele foi candidato a prefeito. Alguém que foi eleito prefeito e não exerceu o mandato. Alguém que usa a cidade apenas como trampolim para ser candidato a governador. Que achou que governador era pouco, que não cumpriu o seu mandato e saiu para ser candidato a presidente e tomou uma tunga da presidente Dilma. Que estava desesperado porque o governador é o principal adversário dele aqui em São Paulo, resolve voltar a ser candidato na cidade de São Paulo, que ele abandonou com um ano e quatro meses de mandato", disse Lula, sob aplausos da militância.

O ex-presidente lembrou mais uma vez das enchentes na cidade e disse que Haddad deve governar para os pobres da periferia, mas sem deixar de cuidar da classe média. "As pesquisas estão mostrando neste momento, não que ele (Haddad) não tem voto, mas que ele não é conhecido pelo povo de São Paulo.  O desafio que está colocado para nós não  é apenas falar com os 30% a 35% que já votam na gente, mas com os 15% que por alguma razão ainda temem votar no PT, ou por preconceito, ou por medo ou por falta de informação. É essa gente que devemos procurar", disse Lula.

O ex-presidente não fez referência à recente polêmica que se envolveu com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendes, segundo a reportagem da revista Veja, disse que Lula pressionou o ministro para o adiamento do julgamento do mensalão. Lula, em nota, disse que seu sentimento diante da reportagem era de indignação.
Os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Miriam Belchior (Planejamento) Alexandre Padilha (Saúde) e José Eduardo Cardoso (Justiça) compareceram ao encontro ao lado dos ex-ministros José Dirceu e José Genoino. 

Haddad, que discursou acompanhado pela mulher, Ana Estela, e dois filhos,baseou seus discurso nas realizações do Ministério da Educação, criticou a falta de investimentos, ressaltou o apoio de Lula e da presidente Dilma Rousseff e comprometeu-se a combinar investimentos com ideias criativas.

Jovens
Painéis publicitários que decoram o saguão onde o diretório municipal do PT realiza neste sabado o encontro municipal que refrenda o nome de Fernando Haddad como candidato a Prefeitura de São Paulo mostram que a campanha do petista sera endereçada ao público jovem e usará elementos copiados das redes sociais.

Painéis que retratam jovens de diversas etnias destacam que Haddad representa "o novo", argumento utilizado pelo ex-presidente Lula na escolha do ex-ministro da educação como candidato.

O publicitário João Santana comanda pessoalmente a organização da festa neste sábado e evitou falar com os repórteres. Um dos cartazes exposto utiliza o polegar para cima usado no Facebook. Outro se apropria do sinal de hashtag usado no Twitter. Um dos slogans estampado em banners diz "um homem novo para um tempo novo."
 




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1