v

sábado, 10 de dezembro de 2011

Policia - Homem mata ex-esposa a tiro e tenta suicidar-se


Clique para Ampliar
Várias patrulhas do Ronda do Quarteirão foram mobilizadas para a residência onde ocorreu o crime passional
Cenas de violência ocorreram dentro da residência do casal. O acusado está internado sob escolta de PMs

Um crime passional assustou, ontem, os moradores da localidade de Olho D´água dos Prata, uma comunidade localizada às margens da Estrada da Tangueira, que liga os Municípios de Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. Inconformado com o fim do casamento, José Lucivaldo Pereira dos Santos, 43, assassinou a ex-esposa, Francisca Pereira dos Santos, 46, com vários tiros de revólver calibre 32.

Após matar a mulher, o acusado tentou praticar o suicídio disparando um tiro próximo do ouvido direito. Ferido, foi levado de ambulância para o Instituto Doutor José Frota (IJF), onde deu entrada consciente. Segundo policiais de plantão no hospital, o acusado não corre risco de morte. "Ele está orientado, falando, mas algemado e sob nossa escolta", disse à Reportagem o sargento PM Balbino, de plantão no hospital.

Familiares do casal informaram aos policiais militares da patrulha do Ronda do Quarteirão de prefixo RD-1157, que a separação ocorreu há cerca de 15 dias. Lucivaldo não se conformou com o fim do relacionamento e insistia em reatá-lo.

Ontem, ele teria bebido e voltado à residência para, mais uma vez, tentar a reconciliação. Como não conseguiu o intento, decidiu matar a ex-mulher.

Francisca foi atingida por vários tiros a queima-roupa e caiu morta na cozinha. O casal tinha três filhos. A arma usada pelo assassino foi apreendida e entregue à Perícia Criminal.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Quixadá - 22 no Sertão Central: Mais um caso de gripe “A” é registrado em Quixadá

De acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira, 9, pela Secretaria da Saúde do Estado foram confirmados 22 casos de gripe A H1N1 a partir do surto registrado em Pedra Branca, que teve origem no mês passado. Desse total, 18 casos em Pedra Branca confirmados pelo Laboratório de Saúde Pública do Estado- Lacen, 2 em Quixadá e 2 em Boa Viagem. Em relação ao número de casos notificados, foram 759 em Pedra Branca e 60 em 11 municípios. O boletim da Sesa ressalta que todos os casos notificados como suspeitos até agora tiveram alguma relação com Pedra Branca. Nenhum dos casos evoluiu para a forma grave da doença e a cada dia, desde o último dia 29, diminui o número de pacientes que procuram as unidades de saúde com sintomas da gripe A – febre, tosse, dor de garante. Só para ser ter um parâmetro de que o surto está sob controle no dia 26 de novembro foram notificados 193 novos casos no hospital de Pedra Branca e na quinta-feira, 8, apenas 4 novos casos suspeitos foram registrados no hospital.
“Na medida em que as ações preventivas são implementadas a ocorrência dos casos diminui progressivamente”, destaca o boletim. Mesmo com a desaceleração do número de casos, a Secretaria da Saúde do Estado mantém os ações de prevenção e controle, com alerta aos profissionais de saúde para os sintomas da doença. Além de febre, tosse e dor de garganta, os pacientes podem apresentar cefaleia e mialgia. E mais: a vigilância da gripe é realizada de forma sentinela durante todo o ano, independente de surto, em duas unidades na capital – Hospital Infantil Albert Sabin e Centro de Saúde Aída Santos. Por semana. essas duas unidades colhem cinco amostras de pacientes com sintomas de síndrome gripal para identificar vírus respiratórios que possam estar circulando. Na semana anterior ao surgimento do surto em Pedra Branca, foram notificados 9 casos suspeitos de H1N1. Todos foram descartados.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central - www.revistacentral.com.br

Policia - Duas mulheres mortas por ordem do tráfico

Clique para Ampliar
O corpo de Norma Alves de Jesus, 38, é retirado de dentro da casa onde ela foi morta, no Parque Leblon, em Caucaia
Crimes ocorreram nos Municípios de Caucaia e Maracanaú. O motivo seria dívidas e disputa pelo comércio de drogas

Duas mulheres foram mortas a tiros nas últimas 36 horas na Grande Fortaleza em decorrência do envolvimento com o tráfico de drogas, segundo a Polícia. Os crimes ocorreram nos Municípios de Caucaia e Maracanaú e já estão sendo investigados pela equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Em ambos os casos, os assassinos permanecem foragidos, mas sendo caçados.

O primeiro homicídio ocorreu por volta das 20 horas de quinta-feira dentro de uma residência localizada na Rua Antônio Gonçalves, no bairro Parque Leblon, em Caucaia. Uma mulher de 38 anos de idade, identificada como Norma Alves de Jesus, foi executada na presença de várias pessoas.

Conforme apurou a Polícia, o crime deveu-se a uma disputa pelo domínio no tráfico de drogas naquela comunidade. A vítima, conforme atestaram os peritos da Coordenadoria de Criminalística (CC) da Perícia Forense do Estado (Pefoce), foi atingida por, pelo menos, oito tiros, provavelmente de pistola.

Drogas

Dentro da residência da vítima, a Perícia e policiais da DHPP encontraram indícios de drogas. Produtos utilizados para empacotar pedras de crack e maconha também foram achados no imóvel e recolhidos pelas autoridades. Policiais do 12º BPM (Caucaia) informaram já ter pistas dos envolvidos no assassinato da mulher.

Já no Município de Maracanaú, outra mulher, ainda não identificada, foi assassinada do mesmo modo. Recebeu vários tiros. O crime aconteceu no começo da madrugada de ontem na Rua 39 do Conjunto Jereissati I. Até a noite passada, a vítima não havia ainda sido identificada. O corpo foi levado para o Serviço de Verificação de Óbito (SV), em Messejana, na condição de indigente.

Testemunhas disseram aos policiais que a vítima era moradora de rua. Informações colhidas no local apontam para um crime ligado à dívida de drogas. A Delegacia Metropolitana de Maracanaú vai aprofundar as investigações. Moradores do local onde ocorreu o fato preferiram ficar em silêncio, por temerem represálias dos traficantes que atuam na área.

Outros casos

Ainda na noite de quinta-feira passada, um homem, identificado apenas por Marciano, foi assassinado, a tiro, na Rua João Paulo Primeiro, no bairro Jardim Cearense.

Na manhã de ontem, o desempregado André dos Santos de Souza, 23, conhecido por ´Bombadão´, foi morto na Rua Puebla, distrito de Jurema, em Caucaia. O crime foi praticado por dois homens. A vítima, conforme a Polícia, era autora de dois homicídios.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Policia - Comerciante vítima de uma pistolagem


Clique para Ampliar
Os vizinhos ficaram assustados diante do crime no interior da churrascaria na Avenida Castelo de Castro, Jangurussu
Mais um crime com características de pistolagem foi registrado nas últimas horas em Fortaleza. Um comerciante, dono de uma churrascaria e restaurante localizado na Avenida Castelo de Castro, no bairro Jangurussu, foi assassinado no começo da tarde de ontem.

Manuel Domingos Soares Gomes, 39, foi baleado na presença da esposa, de uma cunhada e de duas funcionárias. O crime foi registrado pelas câmeras de segurança do estabelecimento comercial.

Tiros

Segundo apurou a Polícia, o pistoleiro chegou na churrascaria da vítima por volta de 12h30 e teria feito um pedido de refeições que iria levar. Manuel Domingos não desconfiou da intenção do suposto cliente e tratou de preparar a encomenda, mas acabou sendo surpreendido e atingido à queima-roupa.

O assassino fugiu da churrascaria a pé, mas, segundo moradores das proximidades, ele teria embarcado em um automóvel que estava estrategicamente parado nas proximidades. O comerciante foi socorrido pelos familiares e funcionários, mas morreu logo em seguida na emergência do Frotinha de Messejana. O caso teve registro no 30º DP (São Cristóvão).

Policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa foram ao local e descobriram que o mesmo homem havia estado na churrascaria no dia anterior e no mesmo horário. Supostamente, só não consumou o assassinato ainda na quinta-feira porque coincidentemente, no momento em que ele chegou ao local uma equipe de policiais do grupo Raio (Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas) passou pelo local fazendo patrulhamento naquele bairro.

As imagens gravadas da cena do crime agora deverão auxiliar a Polícia Civil na identificação do pistoleiro. A DHPP apura também a informação extraoficial de que o comerciante tinha antecedentes criminais, o que pode levar à suspeita de um assassinato por vingança.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Quixadá - Quixadaenses protestam nas redes sociais contra gaúcha preconceituosa

Quixadá - Nada melhor do que uma miss para protestar contra o preconceito e a intolerância. Não é de hoje que alguns sulistas tem ofendido o povo nordestino, mas chegar ao ponto da nossa Miss Simpatia, Lilia Souza, de Quixeramobim, abdicar da sua elegância para demonstrar sua indignação na rede social do Facebook, com certeza merece atenção. A xenófoba se identifica pelo nome de Sophia Fernandes, diz ser gaúcha de Porto Alegre, taurina, gremista e tem 18 anos. O twitter dela é @ SophiaOfDreams. Em suas provocações chega a classificar o Bolsa Família de “171”, se referindo a um golpe criminoso.
Por coincidência, ontem, dia 8, postei uma informação acerca de golpe que surgiu em Quixadá, com o objetivo de alertar a população. Como cearense e orgulhoso das minhas raízes utilizei a expressão “mete o pé na carreira” me referindo ao ato de fuga do meliante. Por conta dessa colocação recebi críticas como a do internauta que se identificou pelo pseudônimo de Dexter (Personagem sanguinário de um seriado de tv): Dexter “mete o pé na carreira” é ótimo! Imagino alguém de fora do estado lendo a notícia e imaginando como é que se mete o pé na carreira…
Afinal de contas, devemos ou não preservar e utilizar a nossa linguagem, tipicamente nordestina, ou devemos nos render a normatização jornalística imposta pelo regrismo dos grandes veículos de mídia ?! E quanto ao preconceito de Sophia ?! o que você acha ? O povo nordestino merece ser tratado assim, como escória desta imensa nação ? Somos a essência ou não da nossa brasilidade ? Quem foram os primeiros a civilizarem estas terras após o seu descobrimento ? Onde estão as maiores riquezas naturais do nosso país ? Quem ergueu as grandes industrias,  arranha-céus e rodovias nos estados do Sul ? Onde nasceu o melhor presidente do Brasil ? Essas são indagações de muitos internautas .
Tramita no Congresso o Projeto de Lei 122 /2006. Apresentado pela então deputada Iara Bernardi (PT) de São Paulo, tem por objetivo criminalizar a homofobia no país. Encontra-se na Comissão de Direitos Humanos do Senado. Em seu Artigo 20 a norma estabelece que praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, origem, condição de pessoa idosa ou com deficiência, gênero, sexo, orientação sexual ou identidade de gênero é crime. A pena solicitada é de reclusão de um a três anos e multa.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Canindé - Mortandade de urubus é registrada em Canindé


Clique para Ampliar
Miguel Augusto diz que as aves ficam bêbadas, depois tremendo, caem e morrem. Ele espera providências
Na zona rural de Canindé, pequeno produtor mostra-se intrigado com a mortalidade de urubus

Canindé Um fato curioso está chamando a atenção das autoridades de saúde pública neste Município, a 126 quilômetros de Fortaleza. A mortandade de urubus na Fazenda Carneiro, distante 26 quilômetros da sede, no acesso da CE-257 com destino à cidade de Aratuba, tem deixado o proprietário Miguel Augusto muito preocupado. "Sou agente de saúde e ambientalista por vocação, e nunca na minha vida tinha presenciado una cena dessa natureza. As aves ficam bêbadas, tremendo, caem e morrem", conta o pequeno produtor.

O fenômeno vem ocorrendo há aproximadamente um mês. Miguel Augusto falou que já morreram mais de 40 urubus, sem que se tenha uma explicação para o fato. "Estão morrendo também carcarás, anum preto, gavião e até um cachorro já perdeu a vida. Moro há 16 anos nessa fazenda e nunca tinha visto coisa igual. Vou pedir a intervenção do Ibama para apurar a causa das mortes. Da maneira que está é que não pode continuar. Sou defensor da natureza e jamais imaginei que um dia iria acontecer um caso tão intrigante nas minhas terras", lamenta Miguel Augusto.

O caso ganhou repercussão na região. Muitas pessoas acham que as aves de rapina estão morrendo por envenenamento. Outras acham ser consequência do desequilíbrio ambiental. De certo, mesmo, é que até agora nenhuma autoridade ligada à proteção dos recursos naturais se pronunciou oficialmente sobre a verdadeira causa das mortes dos urubus.

Na opinião do ambientalista Fábio Maurício dos Santos, não é comum entre urubus acontecer morte repentina, e ainda por cima em grande escala. Como são aves que se alimentam de resíduos orgânicos, muitos já em decomposição, apresentam grande resistência no ambiente.

"É preciso um estudo mais aprofundado da área. Saber de onde essas aves estão vindo, como elas chegam até a reserva ambiental da fazenda, colher amostras dos urubus mortos, enfim, é preciso cuidar o quanto antes desse problema", disse.

A secretária de Saúde de Canindé, Clara Medeiros, falou que irá mandar uma equipe da Vigilância Sanitária ao local para apurar esse fenômeno.

Limpeza do ambiente

"Estamos preocupados com tudo isso. É muito estranho urubus morrendo repentinamente. Queremos cuidar da saúde da população de forma concentrada, mas também não podemos deixar que fatos dessa natureza aconteçam. O urubu é uma espécie que precisa ser preservada, porque ele ajuda na limpeza do ecossistema, com a decomposição de animais mortos, deixando o ambiente mais limpo", observa a secretária de Saúde.

Miguel Augusto mostra-se preocupado com a situação. "Espero que depois da divulgação deste problema, as autoridades que estudam esses casos possam se pronunciar a respeito dessa tragédia ambiental e apresentar solução", diz ele, esperando solução antes que o problema se agrave.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste