v

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Cid diz à prefeita que não veta nenhum nome do PT

O PT renovou a esperança pela manutenção da aliança com o PSB. O governador Cid Gomes (PSB) já iniciou conversas sobre a sucessão municipal em Fortaleza. Antes do Carnaval manteve contato com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e na última sexta-feira com a prefeita da Capital, Luizianne Lins, presidente estadual do PT. Na ocasião ele declarou que não tem veto a nenhum dos cinco pré-candidatos petistas (Acrísio Sena, Artur Bruno, Camilo Santana, Elmano de Freitas e Guilherme Sampaio).



De acordo com o deputado estadual Antônio Carlos (PT), líder do Governo Estadual na Assembleia Legislativa, a conversa entre Cid e Luizianne Lins foi muito boa. “Eu conversei ontem (sexta) com a prefeita Luizianne Lins. O governador reafirmou o que já vem deixando muito claro publicamente, a manutenção da aliança do PT com PSB. E não teria veto a nenhum dos cinco nomes do PT que estão colocados”.
 
Manifesto pela Unidade

O maior grupo do PT, o Campo Democrático, divulgou “Manifesto da Unidade”, tratando da sucessão municipal em Fortaleza. O discurso reforça o interesse de construir um nome de consenso dentro do PT e de preservar as alianças com a base aliada, principalmente com PSB , PMDB e PCdoB.

No manifesto, o Campo Democrático propõe o nome de Camilo Santana para representar o partido. “Não é imposição, é diálogo”, destaca o deputado federal, José Guimarães (PT). De acordo com ele, a intenção é dialogar sobre todos os nomes que estão colocados. Mas, conforme Guimarães, Camilo tem qualidades essenciais para liderar a unidade do PT e a defesa do governo de Luizianne.

“Camilo é um militante do PT. Essa história de dizer que é o candidato do governador é conversa furada. O governador enxerga no Camilo um de seus melhores secretários. É essa a admiração que o governador tem, pelos serviços que ele tem prestado pelo Ceará”, disse. Ainda assim, ele afirma que Camilo Santana só será candidato se for pela unidade interna do PT.


ENTENDA A NOTÍCIA

Semana passada, a aliança entre PT e PSB entrou em xeque, por causa do atrito entre Cid Gomes e o senador José Pimentel. Agora as esperanças se renovam.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

CEARÁ CEDE O EMPATE NO FINALZINHO DA PARTIDA E CAI PARA A TERCEIRA COLOCAÇÃO


Na próxima rodada o Ceará enfrenta o Trairiense no Estádio Barrosão, em Trairi. Na Quarta-Feira, às 16h, no mesmo dia, e no mesmo horário, o Icasa encara o Trairiense no Estádio Romeirão.

Campeonato Cearense da Primeira Divisão – 11ª Rodada

Ficha Técnica

Crateús 0 x 1 Ceará

Data: Domingo, 26 de Fevereiro de 2012

Local: Estádio Juvenal de Melo, em Crateús

Horário: 16hs

Árbitro: Avelar Rodrigo
Assistente 01: Armando Lopes
Assistente 02: Pereira Neto

Crateús
Renato, Geovane, Branco, Erilson, Joazinho, Gil Pernambucano, Deines (William Carioca), Gildazio, Dino Sousa, Jadilson (Marquinhos Rato), Diego
Técnico: Maurilio

Ceará
Adílson, Apodi, Heleno, Daniel Marques, Paulo Sérgio, Everton, Eusébio (Geovane), Bruno, Rogerinho (Luis Henrique), Misael (Éderson) e Felipe Azevedo.
Técnico: Lula Pereira

Cartões Vermelhos: Não Houveram
Cartões Amarelos:;

Gols: Rogerinho 20/1T (Ceará); Marquinhos Rato 47/2T

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Artilheiro

Farc anunciam libertação de 10 reféns e fim dos sequestros de civis



A guerrilha colombiana das Farc anunciou que libertará 10 reféns, quatro a mais do que havia se comprometido a deixar em liberdade em dezembro, e afirmou que renuncia ao sequestro de civis, segundo um comunicado divulgado neste domingo (26) em seu site.
"Queremos comunicar nossa decisão de somar à anunciada libertação dos seis prisioneiros de guerra a dos quatro restantes em nosso poder", indicou o comunicado, assinado pelo Secretariado (comando central) das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

O maior e mais antigo grupo guerrilheiro do país, com mais de 47 anos de existência e cerca de 9.000 combatentes, anunciou também que não sequestrará mais civis como forma de financiar economicamente suas atividades. "Muito se falou a respeito dos sequestros de pessoas, homens ou mulheres civis, que com fins financeiros nós das Farc efetuamos para apoiar nossa luta. (...) Anunciamos também a partir desta data o fim da prática deles em nossa atuação revolucionária", ressaltou o documento. "É hora de começar a esclarecer quem e com que propósitos sequestram hoje na Colômbia", acrescentou.
No comunicado, as Farc aceitaram também que o governo brasileiro forneça a logística para a libertação dos dez reféns, como já ocorreu em ocasiões anteriores.

No final de dezembro passado, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia anunciaram a sua intenção de libertar seis membros das forças de segurança de um grupo de pelo menos dez que mantinham em seu poder há mais de 12 anos.
No entanto, essa libertação foi adiada inicialmente porque, segundo as Farc, a área onde seria realizada estava cercada por militares. Além disso, ressaltaram que estavam à espera de que o governo aceitasse a participação de um país que fornecesse a logística necessária.
Há duas semanas o presidente Juan Manuel Santos anunciou que o Brasil havia sido autorizado a colaborar na libertação dos membros da força pública, cinco policiais e um militar. No dia 16 de fevereiro, o governo brasileiro anunciou que aceitava colaborar com a libertação.
Insuficiente
Juan Manuel Santos avaliou neste domingo como positivo o anúncio da guerrilha, mas advertiu que não é suficiente, segundo uma mensagem em sua conta do Twitter. "Consideramos o anúncio das Farc de renunciar ao sequestro como um passo importante e necessário, mas não é suficiente na direção correta", ressalta a mensagem presidencial.
Santos manifestou sua alegria pelos reféns e por suas famílias, e garantiu que o governo dará as garantias necessárias para a libertação "sem circo midiático". "Estamos muito felizes por eles e pelos 10 sequestrados que vão libertar e por suas famílias. O governo dará garantias sem circo midiático", indicou no Twitter.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

'Dançarino' Fred faz dois, Flu vence o Vasco e leva a Taça Guanabara



A dança esquisita de Fred para celebrar gols entrou em ação duas vezes na tarde deste  domingo, no Engenhão. O talento de Deco apareceu em outro lance e a festa do Fluminense ficou completa. O time soube se impor à base de velocidade e frieza, derrubou o Vasco por 3 a 1 e levou a Taça Guanabara. Eduardo Costa fez o gol cruz-maltino.
Mais do que o título do primeiro turno e a vaga na final do Campeonato Carioca, a vitória tem efeitos importantes no início de ano do Fluminense. Antes pressionado e até ameaçado de demissão, o técnico Abel Braga ganha força. O sistema ofensivo com Deco, Thiago Neves, Wellington Nem e Fred também. O quarteto teve ótima atuação no primeiro tempo e empolgou os torcedores.

Há também o lado das estatísticas. O Tricolor não vencia uma Taça Guanabara desde 1993 – 1 a 0 sobre o Volta Redonda, gol de Ézio. A taça deste domingo é a nona da história do clube. Por fim, o incômodo jejum de 12 clássicos sem vitória (seis empates e seis derrotas) também caiu.
Depois de sete vitórias seguidas no Estadual, o Vasco perdeu quando não podia. A atuação confusa do sistema defensivo e a falta de precisão de Diego Souza – ele errou duas cabeçadas fáceis e chutou uma bola na trave – custaram caro. No fim, com Dedé de centroavante, o time ensaiou uma pressão, mas foi em vão.

O Vasco estreia na Taça Rio contra o Bonsucesso, quarta-feira, em São Januário. A partida será às 19h30m. No mesmo dia, às 17h, o campeão Fluminense viaja a Volta Redonda para enfrentar o Resende.
Velocidade de Nem e esperteza de Deco: chaves da vantagem tricolor
O Fluminense iniciou a decisão com toques rápidos e bastante movimentação. Aos 20 segundos, o time reclamou de um impedimento assinalado de Wellington Nem – o jogador aparentemente estava na mesma linha do último defensor. Logo depois, com pouco mais de um minuto, Dedé passou por uma cena rara nos últimos meses. Misturando velocidade com técnica, Nem driblou facilmente o zagueiro vascaíno e entrou na área. Fred apareceu como opção, mas o atacante tricolor preferiu chutar – torto – para fora.
Por outro lado, o Vasco demorou a entrar no jogo. Revezando entre a ponta esquerda e direita, William Barbio inicialmente não conseguiu dar a mobilidade de jogos anteriores. Desta forma, a combinação Juninho e bola parada teve de entrar em ação para assustar o rival. O meia sobrou falta lateral, Diego Souza subiu livre e cabeceou muito perto da trave esquerda de Diego Cavalieri.
Mas o Fluminense prosseguiu mais perigoso. Thiago Neves deu um chute traiçoeiro e Fernando Prass salvou quase de manchete. Na chance seguinte, Wellington Nem recebeu de Deco, disputou com Fagner e rolou para Fred. Pressionado por Rodolfo, o capitão tricolor bateu por cima na entrada da pequena área.
Outro impedimento mal marcado chamou a atenção. Desta vez, a reclamação veio dos vascaínos. Alecsandro levantou para Fagner livre na área e o auxiliar parou a jogada erradamente. Na continuação, o lateral cabeceou, Cavalieri defendeu parcialmente e William Barbio, que poderia completar para o gol vazio, parou por causa do apito do árbitro Marcelo de Lima Henrique.
Barbio melhorou e levou consigo o Vasco. O atacante de 19 anos fez jogada rápida pela ponta esquerda, entrou na área, mas bateu longe da baliza. Aos 33, Alecsandro roubou de Carlinhos na ponta esquerda e rolou para Diego Souza. O meia entrou na área e chutou com força. A bola tocou na trave direita e voltou.
Quando a torcida do Vasco inflamou, o ligeiro Wellington Nem entrou na área e foi surpreendido por um carrinho de Fagner. Pênalti. Fred cobrou alto no canto direito – Prass pulou para o outro lado – e abriu o placar, aos 36.
Diego Souza teve a chance do troco instantâneo após cobrança de falta lateral de Juninho. O meia subiu na risca da pequena área, mas não cabeceou com firmeza e a bola saiu à direita da trave.
O Fluminense ampliou aos 42. Deco observou o posicionamento equivocado de Fernando Prass e chutou de longe. O camisa 1 vascaíno tentou voltar, mas era tarde demais e a bola entrou no canto direito.
- Percebi que ele saiu pensando que eu iria cruzar no segundo pau. Tentei chutar e dei sorte - disse Deco, no intervalo.
O segundo gol desnorteou o Vasco. Na jogada seguinte, Rodolfo errou primariamente um domínio, Thiago Neves o desarmou e entrou livre. Porém, a finalização rasteira foi para fora.
Dedé vira centroavante; Flu amplia
A desvantagem parcial obrigou o time cruz-maltino a lançar-se ao ataque na etapa final. William Barbio prosseguiu como a melhor opção. Mas foi pouco para incomodar. O Fluminense soube administrar e armou um belo contra-ataque aos 11. A bola foi de pé em pé até Thiago Neves passar para Fred finalizar rasteiro e marcar o terceiro.
Foi a senha para a torcida do Fluminense puxar o coro de “vice de novo”, que pontuou a rivalidade do Vasco com o Flamengo nos últimos anos. Em meio à festa, Diguinho quase fez o quarto em chute forte à esquerda da trave.
Dedé largou a defesa e passou a jogar como centroavante. Diante de tanta desorganização, o time tricolor insistiu nos contragolpes. Wellington Nem entrou livre, mas tentou driblar Prass e se enrolou.
O Vasco teve chance de diminuir o prejuízo. Juninho chutou forte e Cavalieri espalmou no canto esquerdo. Depois, Leandro Euzébio salvou um cruzamento perigoso de Thiago Feltri.

Os tricolores não se preocuparam e começaram a gritar "é campeão" aos 35 minutos do segundo tempo. Mas Eduardo Costa tratou de esfriar o grito. Ele cabeceou com força aos 38 e diminuiu.

No lance seguinte, Dedé quase deu dramaticidade ao jogo. Ele subiu e cabeceou na trave direita. A pressão final prosseguiu, mas àquela altura boa parte dos vascaínos que foram ao estádio tinham ido embora. Kim chutou rasteiro para fora aos 40. Logo depois, Diego Cavalieri fez duas defesas espetaculares em chutes de Diego Souza e Alecsandro dentro da pequena área.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Polícia - Motoqueiros matam vendedor com cinco tiros em Limoeiro do Norte



Dois indivíduos em uma moto de cor preta efetuaram cinco disparos contra o vendedor Francisco Kerlandio de Araújo, 30, por volta das 15h25, deste sábado (25). O crime aconteceu na barragem das pedrinhas, em Limoeiro do Norte.
A vítima foi atingida com dois tiros na cabeça e os demais no ombro, peito e coxa esquerda. Francisco veio a óbito no local.
O eletricista Jucieudo Gomes de Lima, 33, também foi atingido pelos indivíduos da moto no braço direito, por um disparo, mas foi socorrido por populares e seu estado clínico é satisfatório.
Até o momento, os policias do 1º Batalhão de Policiamento Militar (BPM) não identificaram os autores do crime.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

PMDB pode romper com PT e lançar candidatura própria em Fortaleza


Presidente nacional do PMDB diz que programa de TV levou ao ar os pré-candidatos a prefeito nas capitais.
O programa de televisão do PMDB está repercutindo em toda mídia nacional. A ausência de “gente grande” da legenda tem causado uma grande turbulência dentro e fora do partido. Nem o líder da bancada no Senado, Renan Calheiros (AL), nem o presidente do Senado, José Sarney (AP), tiveram espaço na propaganda eleitoral.
O presidente nacional do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO), disse que a ideia era “prestigiar os pré-candidatos a prefeito nas capitais” para “fortalecer a legenda para o pleito municipal”.

O atrativo dessa declaração para o eleitor cearense é a presença de Eunício Oliveira (CE), em detrimento de Sarney e Renan, no vídeo. Se for verdade, confirma-se uma nova ruptura de aliança nas bases do governo petista de Fortaleza.
E como na política as histórias se repetem, mudando apenas os personagens, um episódio em São Luís pode avalizar a teoria de que os pré-candidatos estavam em cena no vídeo. Max Barros (MA), enquanto pré-candidato, chegou a gravar 30 segundos de depoimento para o programa de TV da sigla, mas não chegou a ir ao ar porque desistiu de disputar o cargo.
Entretanto, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (BA) afirma não ter havido regionalização das inserções da legenda, o que desmente a justificativa de Raupp para a ausência de algumas lideranças do PMDB.
O político baiano lamenta, pois considera essa uma ótima uma oportunidade de fortalecer os candidatos do PMDB em todos os municípios onde haverá horário eleitoral na tevê nas próximas eleições municipais, segundo o jornalista Luiz Carlos Azedo.
De acordo com Raupp, “fatores externos que estimulam uma rede de intrigas” não conseguem contaminar o espírito democrático que norteia a vida dos peemedebistas.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

Cid Gomes só aceita apoiar candidatura de Camilo Santana


Mas Luizianne Lins rejeita o acordo e prefere a realização de prévias.
Em meio a crise da última semana na cena da política cearense, a revista Veja que chega nas bancas neste domingo, 26, revela que o governador Cid Gomes já bateu o martelo e agora só aceita apoiar um nome do PT: o deputado Camilo Santana. Mas Luizianne Lins (PT) rejeita o acordo e prefere a realização de prévias.
Uma relação de oscilações entre o ódio e amor, acertivamente Veja define a aliança PT-PSB em Fortaleza. Se bem que o momento atual não parece ser de muita amorosidade, tanto que o cerimonial da Presidência teve de marcar às pressas um segundo evento na visita que Dilma Rousseff fará a Fortaleza, já que o governador e a prefeita recusam dividir o mesmo palanque.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

PSB discute nomes para sucessão de Fortaleza e Cid marca encontro com Luizianne


O Governador agendou, para sexta-feira (09), uma conversa "objetiva" sobre o futuro da aliança PT-PSB.
O Governador Cid Gomes (PSB) não tem pressa para tratar de sucessão em Fortaleza. Cid viaja para o Exterior na segunda-feira (27), após dividir o palanque com a presidente Dilma Rousseff na capital cearense, e retorna entre os dias 9 ou 11.
Se a data de retorno está sujeita a alterações, “dependendo de uma programação em Paris”, a intenção de procurar a prefeita Luizianne Lins (PT), para uma conversa sobre a aliança PT-PSB, já está confirmada.

Os dois principais atores da cena política cearense tiveram uma conversa “muito pessoal” por telefone, onde acertaram de antemão o encontro para discutir a sucessão de Fortaleza.
Mas, uma reunião entre lideranças e parlamentares socialistas já sinaliza um desfecho para essa história. O partido começa a se movimentar de olho no pleito deste ano. Um encontro, na tarde desta sexta-feira (24), foi dominado pela discussão em torno do levantamento dos municípios em que a legenda deve lançar candidatura própria, a sucessão em Fortaleza e a arrecadação de fundos para realizar pesquisas e avaliar os quadros da agremiação no Estado.
De acordo com Cid, a agremiação da sigla deverá lançar 84 candidatos a prefeito no Ceará. Ele informa que esse número pode chegar a 106, dependendo dos resultados da pesquisa que será realizada nos maiores municípios do Estado, incluindo Fortaleza.
Para o PSB, a última palavra sobre a manutenção da aliança PT-PSB deve ser de Cid. Entretanto, o diretório municipal está preparando uma chapa de candidatos a vereador e fortalecendo eventuais nomes para uma possível disputa na Capital.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

Pais e alunos preocupados com rachaduras em escola de Quixadá



Pais e alunos estão preocupados com a estrutura física da escola estadual Cesar Cals, que fica localizada no município de Quixadá, sertão central cearense.
Um muro daquele estabelecimento de ensino já caiu, e uma sala de aula foi interditada pela direção da escola, devido a rachaduras nas paredes.
A área de engenharia da secretaria estadual de educação já esteve no local para realizar um levantamento dos problemas estruturais, para que sejam tomadas medidas para realizar uma reforma na escola.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Quixadá tem forte índice de chuvas no sertão central



A FUNCEME divulgou o índice das chuvas no sertão central cearense, o órgão repassou os dados pesquisados do dia 01/02 à 24/02 de 2012, sendo que Quixadá foi o município que mais choveu e Senador Pompeu foi o com o menor índice de chuvas.
As cidades e os milímetros:
Quixadá – 129,6 mm.
Choró – 129,0 mm.
Madalena – 127,0 mm.
Solonópole – 101,4 mm.
Quixeramobim – 76,6 mm.
Ibaretama – 67,8 mm.
Senador Pompeu – 14,8 mm.
O MonólitosPOST também pesquisou junto a FUNCEME, a capacidade dos principais açudes do sertão central.

Os açudes e sua capacidade:
Quixadá – Cedro: 21,50% / Pedras Brancas: 53,00% de capacidade.
Quixeramobim – Fogareiro: 76,00% / Açude Quixeramobim: 83,00%
Banabuiú – Arrojado Lisboa: 77,00%
Senador Pompeu – Patú: 78,00%
Madalena – Umari: 27,00%
Pedra Branca – Trapiá: 71,00%
Boa Viajem – Vieirão: 66,00%
As chuvas na Região tem como característica principal a variabilidade espacial e temporal, ou seja, não há como definir em qual município vai chover exatamente ou quais são os dias de chuva. Para isso, é necessário um acompanhamento diário das previsões do tempo.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Dupla tenta assaltar casa lotérica de Ibaretama



Dois indivíduos tentaram assaltar uma casa lotérica no município de Ibaretama, sertão central do Ceará.
De acordo com informações da polícia militar, por volta das 16 horas desta sexta-feira, dia 24, a proprietária da casa lotérica Casa da Sorte acionou a polícia alertando sobre uma tentativa de roubo naquele estabelecimento comercial.
Segundo a proprietária, dois indivíduos, armados de revolver, tentaram roubar o dinheiro da casa lotérica, porém eles não conseguiram lograr êxito e fugiram em direção ao município de Quixadá.
A  composição da CP, composta pelos Cb Melo, Cb Brito e Sd Bento, foram até o local e em seguida  empreenderam perseguição aos meliantes em direção a cidade de Quixadá, sendo que a composição não conseguiu  prender os indivíduos.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

MUSA do BLOG - Beleza e sensualidade de Tábata




Choró - A técnica em enfermagem Tábata Diávina, 24 anos, é a musa desta semana do Diário Sertão Central. Simpática e sensual, esta jovem de Choró, uma pequena cidade do Sertão Central, esbanja beleza no ensaio fotográfico de Jonathas Oliveira, realizado na Fazenda Chorolândia e no Açude Pompeu Sobrinho. Seu maior sonho é ser modelo fotográfico, e pelo jeito talento não falta.  Do signo de gêmeos, é muito sincera. E não é à toa que ela foi escolhida como a primeira representante de sua terra natal no quadro de maior sucesso da web.
Tábata é técnica de enfermagem e integrante da equipe de futsal feminino em Choró. Na quadra, além da beleza e sensualidade sua  humildade cativa até mesmo a torcida adversária. Apesar de ser uma superatleta esta musa também não esconde o seu amor pelo Rubro-Negro Carioca, “Flamengo” do qual veste a camisa com muito amor. Mais a verdade mesmo é que nessas fotos ela está jogando um verdadeiro bolão.

Nas horas vagas a musa adora ouvir músicas. Uma de suas preferidas é “Desejo de Menina – Nada é pra sempre”. Já os filmes ela adora os gêneros, terror e romance, exemplo, “Um amor para recordar”, de 2002 baseado no livro de romance homônimo de Nicholas Sparks. As redes sociais também fazem parte da vida constante dessa linda jovem. Quem tem a felicidade de tê-la como amiga no Facebook, Orkut, Twitter pode se encantar com seu jeito de ser. Difícil mesmo é resistir e não dar uma espiadinha no seu book.
 
“Tabinha”, como é carinhosamente tratada, confessa que já se decepcionou  muito. Era muito boba. Já calou tantas vezes quando devia ter falado. Já baixei a cabeça quando eu estava certa. Eu era tão fraca, tão pequena, tão vulnerável. E então de uma hora pra outra levei um baque daqueles. Precisei arrumar forças que não existiam em mim, encarar a vida de outra maneira, Precisei amadurecer crescer, mas o tempo é o melhor, se não o único consolador das mágoas passageiras da vida.”


“Às Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas, o tempo passa e descobrimos que grande mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais”
Tábata Diávina.








Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

CASO da TAÍBA - Expectativa de familiares e amigos nas investigações



Quixadá - Os familiares e amigos da estudante Emanuele Saraiva Costa, 16 anos, tratada carinhosamente por Manu, aguardam com expectativa o resultado das investigações que estão sendo realizadas pelo delegado Cléofilo Melo, responsável pela unidade policial de São Gonçalo do Amarante. Esperam saber as reais causas do desabamento do telhado de uma casa de veraneio, na praia da Taíba, na terça-feira passada, 21, onde a adolescente foi morta ao ser atingida pelos escombros. Ela foi sepultada na última quinta-feira, 23.

Desde o acidente, as especulações tem sido grandes em torno do caso. Houve até quem apontasse alguns paredões de som como responsáveis pelo sinistro. Todavia, a Polícia Civil aguarda o laudo técnico da Pericia Forense do Ceará (Pefoce) para definir as reais causas do desabamento. Enquanto isso o delegado de São Gonçalo do Amarante está colhendo o depoimento de testemunhas.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

ACERTO de CONTAS - Menor envolvido em roubo é esfaqueado e apreendido


Quixadá - Um adolescente de 16 anos, envolvido no roubo onde o assaltante Francisco Audemir Tomaz Freitas, 21 anos, conhecido por Branquinho foi baleado também foi lesionado e em seguida apreendido por uma equipe do 11º Batalhão Policial Militar no Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso. O menor foi atingido com cinco perfurações, uma nas costas atingindo o pulmão, três no braço esquerdo e uma no pulso esquerdo. Ele confessou à Polícia que quem o esfaqueou foi o indivíduo pelo apelido de Rupinol.
Conforme levantamentos feitos pela Polícia, horas após Branquinho ser baleado, o restante do bando voltou a se desentender novamente. Dessa vez sobrou para o adolescente. Ele foi encontrado por volta de 1 hora da madrugada deste sábado, 25, nas proximidades do posto de combustíveis Cinco Estrelas. Foi socorrido pela equipe da VTR 1442. Está internado no Hospital Maternidade Jesus Maria José. Não corre risco de morte. Os outros dois comparsas, Rupinol e Lucas continuam sendo procurados pela Polícia.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

QUIXADÁ - Bandido é baleado por comparsa e capturado pela polícia



Branquinho
Quixadá - Policiais do Ronda do Quarteirão e do 11º Batalhão Policial Militar capturaram na noite de ontem, 24, o assaltante Francisco Audemir Tomaz Freitas, 21 anos, conhecido por Branquinho. Ele foi preso após ser baleado por um comparsa de um roubo com o qual havia praticado pouco antes no bairro do Herval, em Quixadá. Como havia sido atingido no braço direito “Branquinho” procurou socorro no Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso, onde foi preso.
Branquinho disse à Polícia que foi alvejado com dois disparos de revólver calibre 38 quando fazia a partilha do roubo, cerca de R$ 150,00 juntamente com Júlio Cesar, Rupinol e Lucas. Foi este último quem o acertou. O assaltante disse ainda que Lucas fez cinco disparos. Ele e os outros dois assaltantes estão sendo procurados pela Polícia. O bando havia se embrenhado em um matagal quando as equipes da RD 1242 e da VTR 1442 cercaram um apartamento situado na rua Padre Cícero, na área urbana desta cidade.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Polícia investiga duplo homicídio em Aquiraz


A Polícia Civil iniciou as investigações para localizar e prender os acusados de matar o casal Pedro Jorge Caetano dos Santos, 22, e Luíza de Oliveira Rodrigues, 18, executados a tiros de pistola durante o domingo de Carnaval, na Prainha, em Aquiraz. As primeiras informações colhidas no local do crime pela Polícia Militar apontam para uma execução praticada por um homem mascarado que seria integrante da quadrilha comandada por Francisco Wellington da Silva Justino, o ´Etim´.


Único sobrevivente do trio que comandava um bando de assaltantes, ´Etim´, assumiu o controle das ações após as mortes dos comparsas Victor Antônio da Silva de Oliveira, o ´Salsicha´; e de Carlos Antônio da Silva Moraes, o ´Dante´. ´Salsicha´ tombou morto num confronto com a Polícia Militar no dia 30 de maio do ano passado, dentro de um matagal nas margens da BR-020, em Caucaia.

Exatamente um mês depois, foi a vez de ´Dante´ morrer da mesma forma, durante uma troca de tiros com policiais militares no Parque Santa Maria, na Grande Messejana.

Confronto
Segundo a Polícia, depois que os dois assaltantes tombaram mortos em confronto com PMs, ´Etim´ revitalizou o grupo criminoso e voltou a praticar crimes, aterrorizando os moradores dos municípios de Eusébio e Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Entre os crimes atribuídos a quadrilha estão homicídios e tráfico de drogas.

Especialistas em invadir residências de veraneio e condomínios, o bando migrou e passou a comandar a venda de drogas na região. Com isso, traficantes rivais e viciados que estivessem com dívidas, passaram a ser eliminados. Essa é uma das suspeitas da morte do casal, ocorrida na madrugada do domingo, durante os festejos do Carnaval.

De acordo com o relato de testemunhas, um homem utilizando uma máscara e que fingiu ser um folião, se aproximou dos dois e deu um tiro a queima roupa no pescoço de Pedro Jorge. Desesperada, a namorada dele, Luíza, tentou defender o companheiro e também foi baleada na cabeça e morta.

Investigação
O caso está sendo investigado pelo delegado Moacir Maciel Júnior. O titular da Metropolitana de Aquiraz, no entanto, nega que as mortes tenham sido praticadas por integrantes da quadrilha chefiada por ´Etim´. "Já temos uma linha de investigação, mas ainda não podemos revelar para não prejudicar o andamento dos trabalhos", disse. Na próxima semana, parentes das vítimas serão ouvidas, assim como testemunhas do duplo crime.

Apesar de descartar a ligação com o bando de ´Etim´, o delegado confirma a informação de que Pedro Jorge tinha envolvimento com tráfico de drogas. "Ele morava numa Favela na Prainha e começou a crescer no tráfico. Por esse motivo ele pode ter sido eliminado", disse.

Nos últimos meses, os Municípios de Eusébio e Aquiraz tem vivenciado seguidos casos de execuções tendo como pano de fundo o tráfico de drogas. Muitos dos assassinatos são atribuídos a quadrilha de ´Etim´, como a do jovem Raimundo Uátilas, 19. 





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Dois homens são mortos em praça


A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está investigando um duplo homicídio registrado no fim da noite da última sexta-feira (25), na Praça das Malvinas, na Rua Francisco Alves de Brito, bairro Santo Antônio, em Itaitinga. Além dois mortos, outras duas pessoas foram baleadas durante o tiroteio.

De acordo com testemunhas, bandidos em dois veículos chegaram ao local, onde funciona um restaurante e passaram a efetuar disparos de pistola em direção ao um grupo de pessoas que estava sentado em uma mesa. Uma correria foi registrada e o motorista José Edson Farias Tomé, 28; e o auxiliar de produção José Valclécio Machado de Oliveira, 32, morreram na hora.


Um homem e uma mulher que também estavam na praça foram baleados pelos acusados. Maria Auricélia Cavalcante Lima, 33, foi atingida na perna e José Borges Aquino, 51, com um tiro de raspão na cabeça. O casal foi levado para o Hospital Municipal e depois transferido para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), em Fortaleza.

Logo após o fato, patrulhas do Ronda do Quarteirão e do Policiamento Ostensivo Geral (POG), do 14º BPM (Maracanaú) realizaram diligências tentando localizar os criminosos, que haviam fugido em um Gol prata e num Astra branco. Depois de várias buscas na região, os militares não localizaram nenhum dos suspeitos.

Perícia
Uma equipe da DHPP esteve no local do duplo homicídio e iniciou as investigações. O perito Alderley Barbosa, da Coordenadoria de Criminalística (CC), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) examinou os corpos e o local do crime.

A reportagem apurou que o duplo assassinato pode ter sido uma vingança contra uma das vítimas, que é morador do bairro Vila Velha. Contudo, na manhã de ontem, no Serviço de Verificação de Óbito (SVO), parentes dos dois que aguardavam a liberação dos corpos não quiseram falar sobre o caso.

Também na noite de sexta-feira, um homem que não portava nenhum documento, foi executado por dois bandidos, na Rua Miguel Cândido Vitorino, Município de Maracanaú. De acordo com a Polícia, a vítima não foi identificada por nenhum morador da região. Até o fim da manhã de ontem, o corpo permanecia no necrotério do SVO.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Processo é mandado para Brasília


O envolvimento do conselheiro Teodorico Menezes, no caso do desvio de recursos, fez o processo ir para o STJ
O Ministério Público com atuação no Superior Tribunal de Justiça é quem vai cuidar da ação resultante do inquérito sobre o desvio de recursos do Estado para a construção de banheiros em residências de alguns municípios do Interior cearense, por conta do envolvimento do conselheiro Teodorico Menezes, do Tribunal de Contas do Estado. Os documentos reunidos pela investigação do Ministério Público do Ceará já foi encaminhado para Brasília.


No entendimento de promotores de Justiça cearenses, como Teodorico Menezes tem foro privilegiado, por integrar um Tribunal de Contas, e sendo ele um dos apontados como o responsável pelo desvio dos recursos liberados pela Secretaria das Cidades do Governo cearense, todos os outros relacionados como culpados nos autos do inquérito também passarão a ser julgados pelos ministros do Superior Tribunal de Justiça.

O trabalho de investigação sobre desvio de recursos do Estado para a construção de banheiros em residências de famílias pobres do Interior foi feito por promotores lotados na Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap). A partir de um certo momento a investigação passou a ter caráter sigiloso e só uns poucos deputados conseguiram ter alguma informação. O inquérito concluído foi entregue ao procurador Geral de Justiça, Ricardo Machado, recentemente e logo ele determinou, segundo fontes da Procuradoria, que os autos fossem encaminhados ao Ministério Público da União, em Brasília, competente para levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça.

Outros
Além de Teodorico Menezes, são citados na investigação, dentre outros, o deputado estadual Téo Menezes (PSDB), conforme já havia noticiado o Diário do Nordeste, com base em informações de deputados que estiveram na Procap, naquela oportunidade, buscando informações sobre as investigações.

Teodorico Menezes que está afastado do Tribunal de Contas, por decisão própria, desde o início do processo investigatório, quando ocupava a presidência do órgão. Ele está sendo apontado como o principal envolvido no caso. Familiares seus e pessoas a ele ligadas eram os responsáveis pelas associações que fizeram os convênios com o Estado e receberam os recursos para a construção dos banheiros. O deputado Téo Menezes é apontado como beneficiário dos recursos empregados na sua campanha eleitoral de 2010.

No Tribunal de Contas do Estado, o processo de investigação sobre o envolvimento do seu ex-presidente no caso está na estaca zero. Na época o conselheiro Pedro Timbó que era o Corregedor da Corte só praticou o ato de instauração do processo. O novo Corregedor, conselheiro Edilberto Pontes, está com a responsabilidade de dar início às investigações. Teodorico Menezes, apesar de tudo, não tem nenhum impedimento de voltar a assumir o seu lugar e isso está preocupando alguns dos conselheiros.

Na Assembleia, o problema dos banheiros ficou restrito a umas visitas feitas por um grupo de deputados a órgãos da administração estadual. Os oposicionistas, no entanto, insatisfeitos, fizeram outras incursões, inclusive visitas à Procap, para informarem-se do andamento das investigações e, por último, apresentaram um requerimento ao plenário da Assembleia, que deverá ser votado na próxima quinta-feira, pedindo ao Ministério Público uma cópia do inquérito.

A insistência dos deputados Augustinho Moreira, Eliane Novaes, Fernando Hugo, Heitor Férrer e Roberto Mesquita, autores do requerimento, segundo um deles, é para evitar que o caso caia no esquecimento e o trabalho feito pelos promotores surta resultado. Até a apresentação do requerimento eles não sabiam que a questão já havia sido encaminhada para Brasília.

Se o Ministério Público federal denunciar o deputado Téo Menezes a Assembleia vai ter ciência do caso, até para se pronunciar sobre o processo. Diferentemente do Tribunal de Contas do Estado que, no caso só seria informado se o Superior Tribunal de Justiça resolvesse afastar o conselheiro das suas funções até o julgamento final da ação criminal.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Governador fala só, defendendo a aliança


No encontro da última sexta-feira, de líderes do PSB, ficou evidente a distância deles com a prefeita Luizianne
O governador Cid Gomes (PSB) e a prefeita Luizianne Lins (PT) conversaram, na última sexta-feira, antes do almoço que ele tinha com os deputados federais, estaduais e dirigentes do PSB, para tratarem das eleições municipais deste ano, em todo o Estado. O diálogo dos dois foi mais de ordem administrativa, pois a parte ligada à política, a geradora de maior interesse dos segmentos partidários diretamente interessados na sucessão de Fortaleza, ficou para quando ele retornasse da viagem ao exterior, a ser empreendida a partir de amanhã, com duração de aproximadamente dez dias.


Antes da conversação deles, havia uma certa expectativa quanto à possibilidade de encontrarem-se ao lado da presidente Dilma Rousseff, amanhã, em Maracanaú, e no almoço que acontecerá em hotel no Município de Aquiraz, oferecido pelo governador à presidente.

Sem confirmação
A prefeita foi convidada a participar do evento em uma das estações do metrô, em Maracanaú, quando a presidente anunciará a liberação de recursos no montante de R$ 900 milhões para a continuidade das obras daquele sistema de transportes, além do apoio para o Estado contratar um empréstimo de R$ 1 bilhão para aplicar no mesmo empreendimento e para o almoço, óbvio.

Mas o Palácio da Abolição não tinha a confirmação da presença de Luizianne naqueles dois momentos. E já estava definido que o governador não participaria da parte da programação da presidente com a prefeita, quando da visita ao projeto Vila do Mar, obra com recursos da União. Ainda na sexta-feira, antes da conversa dos dois, um dos secretários do Governo dizia, ao falar da programação da presidente, que o governador se despediria de Dilma logo após a visita ao eixão das águas, para que ela cumprisse o roteiro de Luizianne, deixando explícito a divisão dos espaços.

Sozinho
Especulações à parte. O governador reiterou para os seus liderados, na presença do ex-ministro Ciro Gomes, o articulador do PSB para as eleições municipais, sua posição em favor da manutenção da aliança na Capital, com o PT, para a sucessão da prefeita. Falou praticamente sozinho. Os que se manifestaram sobre Fortaleza foram para defender o lançamento de um candidato próprio do partido, a começar por Ciro Gomes, repetindo o discurso de ser importante para sua agremiação disputar tendo um dos seus como cabeça da chapa, não só para fortalecer a sigla, como, principalmente, prepará-la para os embates seguintes.

Como a principal liderança do PSB, mesmo sabendo de estar defendendo uma posição contrária ao sentimento da quase totalidade dos liderados, Cid não poderia sair do encontro daquele grupo como força vencida. E nesse sentido foi providencial o posicionamento de Ciro ao afirmar ser do governador a última palavra sobre a manutenção ou não da aliança em Fortaleza, decisão qualquer que todos acatariam sem empecilho algum.

Preparado
A disposição de Cid de continuar em um mesmo palanque com Luizianne, como ele tem sempre enfatizado, guarda limites não tão fáceis de serem ultrapassados, sendo o principal deles o nome a ser apresentado pelo PT. Ele estabeleceu condições e delas parece não ter se afastado. O candidato terá de reunir algumas qualidades para ser aceito por si e pelos demais partidos aliados, dentre eles o PMDB. E o petista da vez, o secretário de Educação do Município, Elmano de Freitas, parece não se enquadrar no perfil imaginado pelo chefe do Executivo.

A conclusão do encontro de o partido continuar se preparando para disputar a Prefeitura da Capital, com a ciência do governador, não deixa de ser uma demonstração clara da grande chance de a maioria, defensora da candidatura própria, aliado ao fato de as exigências do governador para apoiar um petista não serem atendidas, ter a sua tese, de candidatura própria, ao final vencedora.

Ciro faz críticas à prefeita Luizianne
Enquanto o governador Cid Gomes (PSB) considera "esgotado" o imbróglio com o senador José Pimentel (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PSB) voltou a afirmar que o parlamentar "mentiu lamentavelmente" ao dizer que o Estado teria devolvido recursos à União por não viabilizar projetos. Ele ainda criticou algumas ações da administração do PT na Capital em relação a três temas: emprego, saúde e educação.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o ex-ministro Ciro Gomes ao sair do encontro com seus correligionários do PSB, na última sexta-feira, disse que a provocação entre políticos em ano eleitoral já se tornou "vulgar" e que a população estaria interessada na eficiência e nos compromissos das administrações públicas. "Agora eu tenho quatro pontos relativos a grandes questões de Fortaleza para debater com respeito ao senador", declarou Ciro.

Primeiro, ele criticou a não instalação de um estaleiro no Titanzinho, empreendimento que, conforme destacou, representaria a geração de 2 mil empregos inicialmente. "Eu afirmo que a Prefeitura de Fortaleza expulsou daqui mais de 2 mil empregos, que foram para Pernambuco", enfatizou.

Segundo Ciro, a atual administração da Capital levou, nos últimos sete anos, a qualidade da educação de Fortaleza ao 180º lugar dos 184 municípios cearenses. "É a pior educação pública entre todas as capitais do País. Isso eu estou afirmando para o senador Pimentel dizer se é verdade ou não é verdade", disparou.

Indicação política
O ex-ministro também criticou o calendário das escolas municipais de Fortaleza, afirmando que o ano letivo dos alunos, no ano passado, começou no dia primeiro de setembro. "O próximo prefeito, se não tiver nenhum dia de greve, ainda não vai conseguir atualizar o ano letivo, o que significa que toda uma geração de filhos de trabalhadores perdeu um ano de vida, um ano de acesso à universidade e ao trabalho", declarou.

Disse mais: "Eu afirmo que todos os diretores das escolas municipais de Fortaleza são nomeados por políticos, como fazem os coronéis e os fisiológicos". O ex-ministro também reclamou do abandono de, pelo menos, metade dos leitos da atenção básica de saúde de Fortaleza, o que tem feito a população procurar "caoticamente" atendimento básico no Instituto José Frota (IJF) e no Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

"São afirmações objetivas e acho que isso interessa ao povo. Não estou atacando ninguém. Ele (senador José Pimentel) propôs duas questões, e estou propondo essas quatro questões: uma relativa a emprego, duas a educação e uma a saúde", declarou Ciro Gomes.

O ex-ministro disse que o fato de os políticos se provocarem em época de eleição se tornou algo comum. "É uma coisa que já está vulgar e até meio sem graça. E o que o povo pode ganhar disso? O que eles querem saber é da eficiência, dos compromissos". Neste sentido afirmou que o PSB tem feito discussões teóricas sobre diversas questões importantes para a cidade, citando como exemplo as áreas de saúde, educação, urbanismo e outras.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Decisão vale muito mais que o título


A final da Taça Guanabara vale mais que a decisão do primeiro turno do Campeonato Carioca para Vasco e Fluminense, que se enfrentam neste domingo, às 16 horas, no Engenhão.

Além do prestígio da conquista, que tem status de título no Rio, a partida é decisiva para o desfecho do planejamento dos rivais para o 1º semestre. Vencer o turno significa garantir vaga antecipada em uma eventual final do Estadual. Como os dois clubes se encontram na Copa Libertadores, seria de suma importância poder privilegiar a competição continental.


No Flu, o atacante Wellington Nem sofre com dores no tornozelo direito e corre risco de não jogar, assim como o volante Edinho. As prováveis alterações, se confirmadas as ausências, são Rafael Sóbis, no ataque, e Jean, na cabeça de área.

Sem problemas semelhantes, o técnico vascaíno Cristóvão Borges disputa sua primeira final desde que assumiu o comando da equipe, após o Acidente Vascular Cerebral sofrido por Ricardo Gomes. "Mesmo que seja a decisão de um turno, é bom ter no currículo e eu vou comemorar (como título) se ganhar".





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Horizonte vence fácil e volta ao 2º lugar


Com tranquilidade, o Horizonte venceu o Itapipoca ontem à tarde por 3 a 1 e retornou à vice-liderança do Campeonato Cearense. O jogo, disputado no Estádio Domingão, foi válido pela 11ª rodada da competição.

O Galo do Tabuleiro começou o jogo perdendo várias chances até que, aos 14 minutos, Moisés abriu o placar, batendo da entrada da área. Na única chance que teve no primeiro tempo, o Itapipoca conseguiu empatar oito minutos depois. Pantera desviou de cabeça cruzamento da esquerda, aproveitando a saída do goleiro Jéfferson.

Mesmo com o gol sofrido, o Horizonte seguiu perdendo chances. O empate, porém, só veio na segunda etapa.

Aos 22 minutos, Vanger, de cabeça, recolocou o time da casa na frente mais uma vez.

O resultado poderia ter sido mais elástico se, aos 25 minutos, André Cassaco não tivesse desperdiçado pênalti.

O placar ganhou números finais aos 38 minutos, quando Stênio Júnior ampliou a contagem, marcando o terceiro gol do Horizonte. Com a derrota, o Itapipoca continua ocupando a lanterna do Estadual.

Vitória do Cacique
Na estreia de Cleisson Assunção no comando técnico, o Guarany de Sobral venceu o Guarani de Juazeiro por 2 a 1 em casa, na tarde de ontem. A partida foi disputada no Estádio do Junco.

Aos 19 minutos do 1º tempo, Carlos Henrique abriu o placar do jogo e colocou o Guarany na frente. Três minutos depois, Wescley deixou tudo igual.

Quando todos esperavam o empate, o zagueiro Gaúcho aliviou a crise no Cacique do Vale, garantindo a vitória aos 45 do segundo tempo.

Com a vitória, o Guarany saiu da zona da degola para o oitavo lugar na classificação. O Leão do Mercado permanece em sétimo.

Classificação
CAMPEONATO  CEARENSE - 2012
Clubes PG J V
01º FORTALEZA 26 10 8
02º HORIZONTE 24 11 8
03º CEARÁ 23 10 7
04º CRATO 19 10 5
05º TIRADENTES 14 9 4
06º CRATEÚS 14 10 4
07º GUARANI (J) 13 11 4
08º GUARANY (S)10 11 2
09º TRAIRIENSE 8 10 2
10º ICASA 7 9 2
11º FERROVIÁRIO 5 9 1
12º ITAPIPOCA 5 10 1

Próximos jogos
Hoje: Fortaleza x Ferroviário, Crateús x Ceará, Icasa x Trairiense, Crato x Tiradentes







Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Respeito pelas outras cores

Em situações distintas dentro e fora de campo, Fortaleza e Ferroviário se enfrentam hoje; Leão prega cautela
Em posições opostas na tabela de classificação, Fortaleza e Ferroviário se enfrentam às 17 horas de hoje, no Clássico das Cores, no Estádio Presidente Vargas, pela 11ª rodada do Campeonato Cearense 2012. De um lado, o Fortaleza encontra-se invicto e na liderança da competição, com 26 pontos. Do outro, o Tubarão da Barra amarga a vice-lanterna do torneio, com apenas cinco pontos em nove jogos.


Apesar da atual situação do adversário, que se afunda em uma crise interna sem precedentes, no Fortaleza o que se prega é o respeito ao time coral. "Sabemos que independente de como esteja a outra equipe, clássico é clássico e vamos respeitar o time do Ferroviário, assim como qualquer outro na competição", destacou o atacante Cléo.

Com um elenco reduzido e vindo de uma sequência desgastante de jogos, o técnico Nedo Xavier preferiu poupar os titulares nos treinos da última semana, quando trabalhou mais a parte física. "Este jogo irá exigir muita atenção de cada um de nós, pois a equipe deles está a mais de uma semana sem jogar e nós tivemos jogos no último sábado e na quarta-feira. Então, sabemos o que será exigido, tanto do nosso físico, quanto do psicológico", disse o meia Geraldo.

Desfalque
Para o jogo de hoje, o técnico Nedo Xavier não poderá contar com o volante Lucas, que cumprirá automática por ter levado o terceiro cartão amarelo. Para a sua vaga, Leandro retorna entre os titulares, após recuperar-se de uma lesão no joelho. Fora essa alteração, Nedo poderá contar com a presença do meia Marquinhos no banco, que retorna após um longo período no departamento médico da equipe.

Recuperações
Na próxima semana, o lateral-esquerdo Kauê passará para o departamento físico onde iniciará os trabalhos de recuperação - o jogador trata uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda.

Já o atacante Ray, que deverá ficar fora do elenco titular por cerca de seis meses, fará uma cirurgia para recuperar o ligamento do joelho direito, nesta segunda-feira. A semana também é de expectativa para a confirmação de mais reforços.

Ficha técnica
Competição: Campeonato Cearense 2012

Estádio: Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)

Data-Hora: 26 de fevereiro de 2012 - 17 horas

Arbitro: Helber Vieira

Assistentes: Mardonio Ribeiro e Marcos Xavier

Ingressos: R$ 30,00 (Arquibancada) / R$ 60,00 (Sociais)

Fortaleza
Técnico: Nedo Xavier

Lopes

Rafinha

Ciro Sena

Cléber Carioca

Guto

Careca

Marielson

Geraldo

Rômulo

Cléo

Leandro

Ferroviário
Técnico: Flávio Mendes

Raphinha

Canga

Felipe Daniel

Marcelinho

Rildo

Nego

Felipe Cauan

Bruno

Agnaldo

Cesinha

Handerson

Corais se inspiram em última vitória
No ano passado, a situação era parecida. Pressionado com o fantasma do rebaixamento, os corais ensaiavam uma reação no returno e enfrentariam o Fortaleza no dia 20 de março.

Comandado por Filinto Holanda, recém chegado ao clube, o Ferrão superou as limitações técnicas e o histórico recente de derrotas para o Leão, vencendo por 1 a 0 no Castelão, com gol do atacante Juranílson.

Naquela partida, os dois times ainda desperdiçariam um pênalti. O Leão perdeu a chance do empate, com Ari defendendo, e depois Arlindo Maracanã, que poderia dilatar o placar, também desperdiçou.

O Ferrão venceu a partida com Ari, Arlindo Maracanã, Lúcio, Rafael e Teles; Marcelo Mendes, Glaydstone, Reginaldo (Vinícius) e Piva; Juranílson (Ediglê) e Rômulo (Fábio Lima).

Realidade
Aliado a essa boa recordação, o Ferroviário tenta enxergar na crise uma motivação para vencer o rival. Com inúmeros problemas administrativos, como salários atrasados e ameaça de debandada de jogadores, o time coral, integrante da zona de rebaixamento com apenas cinco pontos ganhos, chega ao clássico com a vantagem de ter folgado na rodada anterior, realizando uma quase intertemporada.

Com o jogo da 10ª rodada contra o Tiradentes adiado, o técnico Flávio Mendes pôde trabalhar a semana inteira pensando no Clássico das Cores. "A intertemporada foi muito positiva para o grupo. Vamos com humildade contra o líder, mas sabendo que a tradição entra em campo e podemos, sim, vencer esse clássico", afirmou o comandante Flávio. Para ele, o período sem jogar rendeu um melhoramento físico do elenco coral.

Para o meia Raphinha, um clássico é o cenário ideal para uma reação. "Essa é a hora de ganhar. Estamos ansiosos para enfrentar o Fortaleza e acabar com a invencibilidade do adversário", disse, entusiasmado.

Mas o técnico tem problemas para montar o time. O principal articulador das jogadas do time, Márcio Tarrafas, continua entregue ao departamento médico e não joga. Em contrapartida, Anderson Borges voltou de lesão e é opção na defesa.

Campanha mobiliza torcedor
O Sistema Verdes Mares e a Nacional Gás realizam a campanha Doação Campeã - Batendo um Bolão de Solidariedade, com o intuito de mobilizar torcedores do futebol cearense a doarem alimentos e contribuírem com instituições de caridade. A campanha começa hoje, no clássico entre Fortaleza e Ferroviário, no Estádio Presidente Vargas.

A campanha funcionará somente nas partidas do Campeonato Cearense de Futebol, da seguinte forma: o torcedor que for ao PV assistir aos jogos pode trocar um quilo de alimento não perecível por brindes exclusivos da Nacional Gás, como bolsas de viagem, bolas, canecas e camisas oficiais de seu time. A cada quilo de alimento doado, o torcedor terá direito a um brinde. Não há limites para as doações. Se o torcedor doar 10 quilos, por exemplo, receberá 10 brindes. Promotoras da campanha ficarão às entradas da praça esportiva para receberem as doações e entregarem os brindes.

A campanha acontecerá até o dia 13 de maio e será amplamente divulgada nos veículos de comunicação do SVM, que estão reforçando a importância da contribuição solidária. As instituições beneficiadas cuidam das crianças carentes e todo alimento é de grande valia.

O gerente nacional de Marketing da Nacional Gás, Leandro Cestari, justifica a iniciativa da campanha, pelo fato de a população cearense ser solidária e apaixonada por esportes, em especial pelo futebol. Ele citou como exemplo, o movimento "Doe de Coração", em que o Ceará se destaca no cenário nacional como o segundo Estado do País que mais realiza doações de órgãos.

"Ao aliarmos a paixão pelo futebol com a campanha Doação Campeã e com o apoio dos meios de comunicação, estamos convidando os apaixonados por seus times, seus familiares e amigos a frequentarem o PV e a contribuírem para uma causa maior enquanto desfrutam de um momento de lazer", argumentou.







Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste