v

terça-feira, 29 de novembro de 2011

QUIXADÁ - Quixadá na luta contra a AIDS



Em 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A campanha deste ano dará enfoque na comunidade jovem considerando que quase metade dos novos casos de AIDS ocorre na faixa etária entre 15 e 24 anos. A idéia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos (as) estamos vulneráveis. As ações acontecerão na praça da catedral no período da manhã de 8 às 12h, em um momento destinado a sensibilização da população, alertando sobre as formas de prevenção e transmissão, com realização de testes, distribuição de preservativos e materiais educativos e conta com o apoio: ONG Mais Amor Pela Vida, RNP Mais Ceará, Escola de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa e Pinheiro Supermercado.

HIV NA ADOLESCÊNCIA




Marcada por um período que manifesta transformações físicas, psicológicas e sociais, a adolescência anuncia uma fase de intensas modificações, frente a um mundo cheio de novidades e opções, que convida a explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas dificuldades e transformações principalmente estão relacionadas à sexualidade e favorece a prática do sexo desprotegido tornando os jovens vulneráveis e um grupo propenso a infecção por DST e HIV/AIDS. Atualmente a maioria dos doentes com HIV estão na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, onde a doença estava em sua fase assintomática.

VOCÊ PERGUNTA A GENTE RESPONDE!


Consciente da necessidade de tornar os adolescentes capazes de se protegerem da AIDS e de outras DSTs, e de garantir-lhes o direito a um desenvolvimento sexual seguro e saudável a Secretaria de Saúde de Quixadá abre até 15 de Dezembro um espaço nesse blog com discussão entre profissionais da saúde e juventude sobre educação sexual, onde o jovem poderá tirar suas dúvidas e ficar sabendo tudo sobre formas de prevenção e contágio de DST e HIV/AIDS. Aqui Ele terá muito mais do que informação sobre sexo, terá um espaço com médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais para expressar seus questionamentos e buscar ter acesso a informações que irão contribuir para a sua vida sexual e afetiva. “É só perguntar que a gente responde”.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Blog da Saúde de Quixadá
Telefones:(88)34143086/81212265/96311416/96694755  
ACI - Associação Cearense de Imprensa
A.P.C.D.E.C - 334
ABRACE  
Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará - Registro Profissional - 3743 - Matricula - 6185
gomessilveira13@gmail.com

POLICIA - Policial do Raio é morto por tiro acidental após queda de moto

Um policial do Ronda de Ações Ostensivas e Intensivas (Raio) morreu acidentalmente na madrugada desta terça-feira (29) após ser atingido por um tiro de um companheiro na avenida Senador Carlos Martins, próxima ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza.
De acordo com o sargento Cristiano Duarte, do Grupamento Raio, a dupla voltava para casa quando foi surpreendida por outra dupla de motoqueiros que trafegavam na contra-mão da avenida. “A dupla que via na contra-mão derrapou e acabou atingido a moto dos policiais. Na queda, a arma de um deles disparou”, afirma o sargento.
Acidente
Identificado como Álisson Wendel, o policial do Raio, foi atingido com um tiro na cabeça no momento da queda. A arma que efetuou o disparo acidental era do seu companheiro que vinha garupa, cabo Mateus.
Álisson foi levado para o Instituto Dr. José Frota (IJF), mas já chegou quase sem vida, segundo informações do sargento Duarte. O Policial morto tinha apenas 23 anos.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

POLICIA - Dois homens são mortos dentro de churrascaria em Independência

Dois homens foram assassinados na noite desta segunda-feira (28) dentro de uma churrascaria no município de Independência, no interior do Ceará. As vítimas foram Antônio Washington Rodrigues, de 31 anos, e Edivaldo Rodrigues de Sousa, de 23 anos, segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI),
De acordo com o CPI, dois homens chegaram na churrascaria e dispararam contra as vítimas. Os acusados fugiram em uma motocicleta e não foram identificados.
A polícia ainda não tem informações sobre o que teria motivado o crime.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

PLANTÃO POLICIAL - Polícia Militar captura trio de assaltantes

Ibaretama - Equipes do Destacamento Policial Militar de Ibaretama e da Força Tática de Apoio (FTA) da 2ª Companhia do 1º Batalhão Policial Militar capturaram na manhã desta segunda-feira, 28, um trio que assaltou um posto avançado dos Correios na cidade de Quixadá. O roubo ocorreu por volta das 7h30, no bairro São João. Juntamente com um quarto integrante do bando os criminosos roubaram R$ 2.090,00. A quadrilha fugiu num Corsa de placas HUV 2086, de Fortaleza, mas nas proximidades da Caixa Econômica Federal, no Centro da cidade, o veículo foi abandonado. A própria vítima perseguiu os assaltantes e acionou a polícia.
Segundo a Polícia, após abandonar o Corsa o bando se espalhou. Dois deles tentaram fugir num carro de horário, uma Topic, mas foram presos quando o utilitário cruzava o município de Ibaretama. Outro assaltante foi preso logo depois, também em Ibaretama. Ele havia fretado uma moto-taxi e pretendia seguir para a localidade de Serragem, no município de Ocara. Foram presos Paulo Leandro Lopes, 21 anos,   Willians Ricarte Mendes do Nascimento, 23 e Giovani Bezerra do Prado Costa, 21. Todos nasceram e moram em Fortaleza. Eles se recusaram a identificar o quarto assaltante, foragido.
Mesmo assim os policiais militares recuperaram o dinheiro roubado e ainda apreenderam o revólver calibre 38 usado no assalto, a munição e ainda quatro telefones celulares, usados na comunicação entre os criminosos. O veículo usado no roubo também foi apreendido. Além de periciado, policiais da Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá estão levantando a origem do veículo e com as investigações pretendem identificar e prender o quarto integrante da quadrilha. Também querem descobrir quem deu assistência a quadrilha, já que tinham conhecimento dos hábitos da vítima, um funcionário dos Correios de Quixadá.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Crime bárbaro: Família do agricultor espancado até a morte, pede justiça

“Eu quero justiça, como pode uma autoridade fazer uma coisa dessa”. desabafa sobrinho da vítima.
Pouco mais de 12 mil habitantes, pessoas pacatas pelo menos era assim que se descrevia Ibaretama, no Sertão Central cearense, o fato é que o aumento da violência tem assustado populares. O município que depois de emancipado tinha seus índices de violência sobre controle, pelo menos quanto a assassinatos, tem assistido a execuções quase que corriqueiramente.
Em menos de um ano pelo menos quatro assassinatos, todos com choque imediato para a população, o medo reflete-se no receio de falar com a imprensa. Neste último episódio do assassinato do agricultor Francisco Freire da Silva, 56 anos, conhecido pelo pseudônimo “Quim Galdino”, no Distrito de Nova Vida, foi o de maior impacto aos moradores, pois o vereador afastado por atos de corrupção e formação de quadrilha, Francisco Oliveira Filho, esposo da prefeita interina Núbia Cavalcante, juntamente com os seus comparsas Antônio Lucas de Sousa Moura, vulgo “Alex”, Francisco Valmir Júnior, ambos sobrinhos do político.
O portal Revista Central procurou familiares da vítima, abalados não quiseram gravar entrevista, mas revelaram está revoltados com a crueldade praticada contra seu ente, um sobrinho desabafou “eu quero justiça, como pode uma autoridade fazer uma coisa dessa”.
O principal suspeito do crime é Francisco Oliveira Filho, vereador afastado do município de Ibaretama. Oliveira ficou preso durante 46 dias depois que a Polícia Federal desencadeou junto com o Ministério Público uma operação que prendeu políticos e agentes públicos de Ibaretama, solto por ordem da justiça o vereador continuou a participar de atos públicos em Ibaretama.

Motivo Banal
Segundo a polícia o que motivou o crime foi o fato de o agricultor ingere constantemente bebida e chamou-o de ladrão. Segundo populares a vítima estava embriagada e não tinha chance de defesa na hora do ocorrido, os acusados agrediram a socos e ponta pés, a vítima que não resistiu. O crime pode ter sido premedito.
A polícia não confirma o uso de nenhuma arma, no entanto, confirma que o principal suspeito é o vereador afastado e seus dois sobrinhos Alex e Junior que estão foragidos e são procurados pela polícia.
O Alerta do Ministério Público.
Francisco Oliveira Filho foi afastado depois de denúncias de corrupção e de celebrar um acordo fraudulento registrado em cartório denunciado pelo ex-vereador João Vieira Picanço, preso por 46 dias na Cadeia Pública de Quixadá. Oliveira foi liberado pela Justiça, o Ministério Público havia alertado a justiça pela não soltura dos investigados e fez novo pedido de reclusão.
Ibaretama estava sem juiz há pelo menos dois meses e os pedidos permanecem com a justiça sem nenhuma decisão prevista. O Ministério público alertou a justiça do então perigo da liberdade dos acusados, quanto à instrução processual e andamento das investigações por corrupção.
A noticia caiu como uma bomba dentro da pequena cidade. Apreensivos, populares querem saber qual é o desfecho da situação. A Câmara Municipal de Ibaretama até agora não se pronunciou sobre o assunto, o vereador que está apenas afastado deve agora perder definitivamente seu mandato.
Foragido
O vereador e seus capangas estão foragidos e possivelmente devem se apresentar a polícia nas próximas horas. E tudo indica que serão liberados, colocando assim a população em risco iminente.
Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047
Quartel da Polícia Militar3445-1042  / 190
Destacamento Policial de Ibaretama
Rua Vereador Armando Queiroz, 34 - Centro
(088) 3439.1102

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central - www.revistacentral.com.br

JARDIM UNIÃO - Bandidos matam comerciante a tiro


Clique para Ampliar
Uma equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizou os primeiros levantamentos no local
A Polícia trabalha com a hipótese de um crime de pistolagem. Os dois acusados fugiram e não foram identificados

O comerciante Haroldo Alves do Nascimento, 59, foi executado, na tarde de ontem, dentro do restaurante dele, situado no bairro Passaré, em Fortaleza. A Polícia descartou a tese de latrocínio (roubo seguido de morte), já que os pistoleiros chegaram ao local atirando e não roubaram nada da vítima.

Testemunhas relataram à Polícia que dois jovens, aparentemente adolescentes, entraram no Restaurante Baturité como se fossem clientes e atiraram em Haroldo Alves. O comerciante foi baleado nos braços, ombro e na cabeça. Ele tombou morto dentro do comércio, localizado na Rua Menor Jerônimo.

O delegado Franco Pinheiro, diretor adjunto da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), realizou as primeiras investigações. Conforme Pinheiro, está afastada a tese de latrocínio. O delegado explicou que "não houve diálogo" entre vítima e os atiradores, o que reforça a tese de execução sumária.

Quanto à motivação, Pinheiro afirmou ainda não ter nenhuma informação que possa indicar porque o comerciante foi assassinado. "Conversaremos com a família e procuraremos saber se ele estava sendo ameaçado ou se ocorreu algo que possa ter motivado o crime".

A ex-mulher de Haroldo, identidade preservada, disse desconhecer qualquer ameaça que ele estivesse sofrendo. Uma testemunha disse que os acusados pareciam adolescentes. "Eles chegaram e, em seguida, ouvi os tiros. Só vi os dois correndo em direção à Rosalina".

Patrulhas do Ronda do Quarteirão e da 1ª Companhia do 6º BPM (Maraponga) realizaram buscas na região. Até o fim da noite, os acusados não haviam sido identificados e localizados.

Mulher

Também na tarde de ontem, o corpo de uma mulher foi encontrado na Rua Escritor Antônio Abuchaim, Praia do Pacheco, em Caucaia. A vítima, sem nenhuma identificação, apresentava quatro perfurações a bala.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diario do Nordeste

IBARETAMA- Crueldade: Agricultor é espancado até a morte por vereador afastado de Ibaretama

Mais um crime com requinte de crueldade em Ibaretama, no Sertão Central cearense, o agricultor Francisco Freire da Silva, 56 anos, conhecido pelo pseudônimo “Quim Galdino”, foi espancado e até morte no inicio da tarde desta segunda-feira,28. O crime aconteceu na localidade de São Francisco, zona rural do município de Ibaretama e deixou a população revoltada com a crueldade praticada pelos autores.
Segundo as informações da Polícia Militar a redação do portal Revista Central, “Quim Galdino” bebia em um bar quando foi abordado pelo vereador afastado Francisco Oliveira Filho(foto), juntamente com os comparsas identificados apenas como Júnior e Alex, cujos são seus sobrinhos, abordaram a vítima de forma violenta e espancaram até a morte. A crueldade foi tanta que a vítima morreu na hora.
O Cabo Filho do destacamento provisório de Ibaretama, disse a nossa reportagem que o motivo do espancamento foi porque a vítima havia chamado o vereador afastado de ladrão, ainda segundo cabo, populares afirmaram ser Oliveira, Alex e Junior os autores do espancamento seguido de morte. Os acusados pela polícia, mataram o agricultor a chutes, socos e ponta pés.
A polícia Militar de Ibaretama faz diligências, mas até o momento não conseguiu êxito na prisão dos acusados. O corpo da vítima deu entrada no hospital municipal Antônio Cavalcante Costa por volta do meio dia e aguarda o rabecão do Instituto Médico Legal em Quixeramobim-IML.
O vereador afastado de Ibaretama Oliveira Filho e os sobrinhos fugiram em um carro Fiat de cor prata. Oliveira Filho estava afastado por ordem da justiça, esteve preso por 46 dias acusado de participar de uma quadrilha criminosa na Câmara Municipal de Ibaretama. Ganhou liberdade por não oferecer risco às investigações. Ele é também esposo da prefeitura interina Núbia Cavalcante, que assume o cargo do prefeito afastado Edson Morais, também afastado.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central - www.revistacentral.com.br

QUIXADÁ - Câmara discute a implantação de um polo de tecnologia da informação em Quixadá.

A Câmara municipal de Quixadá realizou nesta Sexta Feira dia 25 de Novembro atendendo a um requerimento da vereadora Edi Leal, uma grande audiência pública com diretores de universidades e faculdades localizadas em Quixadá, a sessão contou com a presença do professor Manoel Messias da FCRS, professor Jorge Alberto diretor da FECLESC, professor Davi Romero diretor da UFC, Henrique Andrade da IFACTORY em ter outros.
O principal leque de discussões foi em torno da implantação de um polo de tecnologia da informação em nossa cidade, essa intenção vem de encontro ao atual momento favorável vivido por Quixadá, já que atualmente te o município se destaca como polo universitário da região central e com implantação também de um polo tecnológico da informação a cidade passaria a ser região de grande destaque no estado.
Faculdades e universidades já estão inseridas neste contexto, a capacitação de jovens para o mercado de trabalho, o valor salarial pago ao profissional, a absorção da mão de obra especializada com facilidade, e a certeza de que hoje, essa profissão é a profissão do futuro.
Para o representante da IFACTORY Henrique Andrade, a implantação do polo atrairá inúmeros outros benefícios para Quixadá, além de colocar o nosso município bem mais próximo das tecnologias que hoje são essenciais para o desenvolvimento intelectual de uma Região teremos o poder de nos relacionar com o mundo sem precisar sair de casa teremos a instalação de um polo de qualificação de mão de obra, e a garantia da absorção desta mão de obra na própria região.
A principal vertente é a qualificação dos recursos humanos, formação profissional qualificada e a absorção no mercado, gerando assim, uma melhoria na condição social da juventude e da própria população.
Amplas discussões já estão acontecendo, cabe também o engajamento da população e da classe estudantil, no sentido de potencializar nossa juventude e buscar inseri-los neste competitivo mercado de trabalho. Parcerias podem ser realizadas com a câmara municipal, prefeitura, governo, e a população. Discussões voltadas para essa área. Como implantar, onde irão funcionar, parceiros, e acima de tudo, o compromisso de todos nós.
Postada:Gomes Silveira

Fonte:Câmara de Quixadá

QUIXADÁ - Quixadá é representado em encontro nacional de chefes de gabinetes

Florianópolis, cidade sede do evento.
A Terra dos Monólitos está representada pela chefe de Gabinete, Lucilene Xavier (Bamba) no evento que acorre em Florianópolis/SC entre os dias 27 e 30 de novembro de 2011.
A atividade visa capacitar os municípios brasileiros para uma melhoria contínua na qualidade de suas funções administrativas, liderança, comportamentais, saúde, educação, comunicação, trânsito, cerimonial, protocolo, etiqueta e ambientais, numa perfeita sintonia de trabalho em equipe, para um ótimo atendimento aos munícipios.

Em seu retorno, previsto para a quarta-feira, 30, Lucilene Xavier trará a experiência de várias palestras, rodas de ideias, entre outros.
 
Postada:Gomes Silveira

Fonte:Alan Queiroz

QUIXADÁ - Quixadá realiza 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social

O evento acontecerá na quinta-feira (30/11), a partir das 8h, no Auditório da Câmara Municipal de Quixadá. A atividade é idealizada pela Controladoria Geral da União em conjunto com o Governo do Estado e Prefeitura.
A Controladoria-Geral da União – CGU promove, durante os anos de 2011 e 2012, a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ªConsocial. Convocada por Decreto presidencial de 8 dezembro de 2010, a 1ª Consocial tem etapas preparatórias, previstas para realizarem-se de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil, que devem mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1200 delegados esperados para a etapa nacional entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.

A 1ª Consocial tem como tema central: “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública” e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

Serão debatidos, durante todo o processo conferencial, quatro eixos temáticos sobre assuntos da maior relevância como: a promoção da transparência e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Além das etapas estaduais e municipais, a sociedade poderá debater os eixos temáticos da Conferência participando e realizando conferências livres e virtuais além de programas e atividades especiais como: concursos culturais, debates acadêmicos e seminários, encaminhando propostas à coordenação-executiva nacional, via site da 1ª Consocial, para serem direcionadas aos estados e à etapa nacional conforme o âmbito indicado.

Todas as etapas preparatórias, assim como a nacional, são regulamentadas por um regimento interno, aprovado pela Comissão Organizadora Nacional – CON, composta por representantes do poder público, da sociedade civil e dos conselhos de políticas públicas, que prevê o número de delegados para cada etapa, os eixos temáticos que nortearão os debates e demais normas obrigatórias para a validação das conferências.

Com a realização da 1ª Consocial, os temas e propostas debatidos durante todo o processo conferencial podem transformar-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.

Mais informações e documentos sobre a Conferência podem ser obtidos no endereço: www.cgu.gov.br/consocial, por meio dos perfis de redes sociais: @consocialCGU - do Twitter, Consocial Cgu - do Facebook e Consocial CGU do Orkut ou na coordenação-executiva da Conferência nos endereços: consocial@cgu.gov.br ou imprensa-consocial@cgu.gov.br .
Postada:Gomes Silveira

Fonte:Alan Queiroz

POLITICA - Pedido de expulsão do deputado Osmar Baquit discutido hoje


Clique para Ampliar
Osmar Baquit, segundo a presidente Eliane Novais, teria faltado a cinco sessões consecutivas do colegiado
A expectativa de alguns membros da Mesa Diretora é que Osmar Baquit permaneça no colegiado
Será decidida hoje, em reunião da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado, a questão da permanência do deputado Osmar Baquit (PSD) na comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa. Segundo o vice-presidente da Assembleia, deputado Dr. Sarto (PSB), a expectativa é de que Baquit permaneça como membro do colegiado, já que as faltas que poderiam levar a sua expulsão ocorreram durante período em que o parlamentar encontrava-se de licença por motivo particular.

“O Regimento Interno da Casa é claro, o deputado entra de licença exatamente para não ter que ir para as sessões ordinárias, tanto do plenário quanto das comissões”, declara Sarto.
Na semana passada, a presidente da comissão de Direitos Humanos, deputada Eliane Novais (PSB), encaminhou à Mesa Diretora pedido de expulsão do deputado Osmar Baquit do colegiado. Segundo ela, o parlamentar teria faltado a cinco reuniões ordinárias consecutivas, o que é previsto como passível de expulsão de comissão segundo o Regimento Interno da Assembleia.

Em contrapartida, Dr. Sarto e outros membros da Mesa afirmam que três das cinco faltas denunciadas por Eliane teriam ocorrido durante período de licença parlamentar de Baquit, não podendo então ser consideradas como ausências. Segundo ele, não deve haver “nenhuma outra interpretação” do caso.
A tensão envolvendo Eliane e Baquit teve início na semana retrasada, quando o deputado pediu anulação de uma sessão extraordinária da comissão de Direitos Humanos. Segundo Baquit, a reunião do colegiado, onde foi aprovado requerimento pedindo realização de audiência pública para debater a situação dos empréstimos consignados do Estado, teria ocorrido paralelamente a uma sessão ordinária da plenária da Casa, o que é proibido pelo Regimento.

Corriqueira
Eliane e outros membros da oposição, como Heitor Férrer (PDT), estranharam a justificativa do deputado, pois afirmam que, apesar do que prevê o Regimento, a realização de reuniões de comissões no horário das sessões ordinárias sempre foi prática corriqueira na Casa, o que é descartado por Dr. Sarto.
“Eu não tenho conhecimento desse tipo de situação. Quando presidi a Comissão de Constituição, tinha pleno entendimento de que a realização de reuniões em horários diferentes da sessão plenária era obrigatória. Mas se houve alguma reunião do tipo, por equívoco do presidente, elas são ilegais e devem ser anuladas”, avalia Sarto.

Ele ainda denuncia um possível desvirtuamento da função da comissão de Direitos Humanos por Eliane Novais. Segundo Sarto, o colegiado de Trabalho, Administração e Serviço Público possui fórum mais adequado para tratar da questão dos empréstimos consignados.

De acordo com Eliane Novais, a Mesa Diretora teria suspendido a sessão pois, na realidade, a base governista teria “comprometimento” em não discutir o caso dos empréstimos consignados na Assembleia.
Embora afirme ainda não possuir decisão formada sobre o caso de Baquit, o deputado João Jaime (PSDB), 3º secretário da Mesa Diretora da Casa, concorda com a opinião de Eliane de que a base tenta impedir a discussão do assunto na Assembleia. “Que a base não quer debater nada, isso é fato. Ela atua como um verdadeiro rolo compressor, não deixando nenhum requerimento que aja contra o governo passar”, declarou o deputado tucano.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diario do Nordeste