v

domingo, 1 de abril de 2012

Morre Chinaglia, ídolo do Lazio e ex-companheiro de Pelé no Cosmos



Giorgio Chinaglia ex-jogador falecido (Foto: AP)O italiano, que estava com 65 anos, passou por uma operação na última semana, após sofrer um ataque cardíaco

Morreu na manhã deste domingo na Flórida, nos Estados Unidos, o ex-jogador italiano Giorgio Chinaglia, ídolo do Lazio. Quem confirmou o falecimento foi Anthony, filho de Chinaglia.
- Nesta manhã ele acordou para tomar um remédio e depois disse que iria deitar. Fui verificá-lo e ele não respirava mais - disse Anthony em declarações publicadas pela agência de notícias italiana “Ansa”.
Chinaglia, que estava com 65 anos, passou por uma operação na última semana, após sofrer um ataque cardíaco.
Ídolo do Lazio na década de 70, Chinaglia chegou a ser companheiro de equipe de Pelé quando o brasileiro atuou no New York Cosmos. O italiano foi o jogador que mais marcou gols pela equipe da Big Apple (193 gols em 213 jogos).





Postada;Gomes Silveira
Fonte:G1

Fortaleza reencontra caminho das vitórias e vence o Icasa no PV



Geraldo e Jaílson marcaram os gols do tricolor
Tuno Vieira
O Fortaleza venceu o Icasa por 2 a 0, na tarde deste domingo (1º), no Estádio Presidente Vargas. Os gols do Tricolor de Aço foram marcados por Geraldo e Jaílson. O resultado pôs fim à sequência de três partidas sem vencer do Tricolor de Aço.
Com a vitória, o Leão se mantém na vice-liderança do Estadual, com 45 pontos ganhos. O time do técnico Nedo Xavier tem o mesmo número de pontos do Ceará, mas perde no saldo de gols a primeira colocação.
O Icasa segue com 18 pontos, na oitava colocação. O Verdão tem apenas 2 pontos a mais do que o Trairiense, primeiro time na zona de rebaixamento.

O jogo
O primeiro tempo foi fraco tecnicamente. O Fortaleza parecia sentir bastante as mudanças no time titular. O Leão não tinha Cléo, suspenso, e tinha João Carlos no gol e Mariélson no lugar de Lucas, no meio-campo.
Com muitos erros de passa, o Fortaleza desperdiçava a maior posse de bola que detinha. O Icasa levava perido nos contra-golpes.

No segundo tempo, o Fortaleza cresceu no jogo e criou boas chances de ampliar. Jaílson perdeu gol incrível aos 27. Um minuto depois foi a vez de Marquinho desperdiçar.
Pênalti polêmico
Aos 29 minutos, o lance mais polêmico da partida. Ciro Sena dominou a bola na área, o camisa 10 Carlos André antecipou-se do zagueiro e tentou roubar a bola. Após a dividida, o meia caiu e o árbitro marcou pênalti.
Após muita reclamação por parte dos atletas do Fortaleza, e dos torcedores na arquibancada, o mesmo Carlos André foi para a cobrança e chutou sobre o travessão de João Carlos.
Selando a vitória
Já nos acréscimos, Jaílson fez boa jogada individual e tocou na saída de Carlos Luna, dando números finais à partida.

Próximos jogos
O Fortaleza volta a campo na quarta-feira (4), quando encara o Tiradentes no PV. O Verdão do Cariri volta a campo apenas no final de semana que vem. No dia 8, domingo, encara o Trairiense, em Trairi, no litoral oeste do estado.



Ceará vence, mantém liderança e rebaixa Itapipoca



Jogadores comemoram primeiro gol
O Ceará venceu o Itapipoca por 3 a 0 na tarde deste domingo (01), no estádio Perilo Teixeira, em Itapipoca. Com o resultado, o Vovô permanece na liderança do Campeonato Cearense, com 45 pontos ganhos, e rebaixa matematicamente o Itapipoca, que permanece estacionado na laterna, com apenas 7 pontos ganhos.
Primeiro tempo
O jogo começou com as duas equipes trocando muitos passes. O Itapipoca tentou ir para cima do Ceará, que dominava a posse da bola em seu campo de defesa. Mas apesar dos dois meios de campo pouco criativos, o jogo foi bastante movimentado. E logo aos dois minutos, o Ceará confirmou sua superioridade. Após cobrança de escanteio da esquerda, Heleno surgiu como elemento surpresa na segunda trave e escorou para abrir o placar.
A partida seguiu morna, com o Ceará incrivelmente lento, como que se poupasse para o restante da partida. Com isso, o Itapipoca se aproveitou e arriscou. E aos quatro minutos, Vitor, do Itapipoca, chutou de fora da área, a bola bateu na trave e quicou cerca de 30 cm além da linha do gol. O árbitro não viu, e mandou o jogo seguir, não marcando o gol legítimo do Itapipoca.
A equipe da casa não se abateu, e continuou tentando o gol. Mas o poderio ofensivo do Alvinegro era incontestávelmente superior. E apesar de pouco arriscar no jogo, chegou ao segundo gol ainda no primeiro tempo. Aos 32 minutos, Paulo Sérgio e Felipe Azevedo descobriram o caminho do ouro: trocaram passes pela direita, e Felipe cruzou na medida para Mota apenas escorar de cabeça para o gol.

Daí, o restante do primeiro tempo foi todo do Ceará, que chegou a ter um gol corretamente anulado pelo juiz, que marcou impedimento do lateral Paulo Sérgio, que havia cruzado na cabeça de Reina a bola que entrou no gol e foi invalidada.
Mota e Felipe Azevedo ainda perderam um gol claro, cada um, cara a cara com Eufrázio.
Segundo tempo
O Ceará voltou mais ligado. Entretanto, PC Gusmão queria claramente poupar seu time. Logo aos 17 minutos, tratou de tirar Felipe Azevedo, o melhor em campo, e Mota, o capitão da equipe. O jogo foi perdendo a velocidade. Com o desespero batendo, o Itapipoca foi para cima, tentando diminuir o prejuízo.
E aos 38, o golpe final. Romário recebeu cara a cara com Eufrásio, que derrubou o jovem atacante na área. Penalti claro. O goleiro foi expulso, e o baixinho lateral Neto Moura teve de ir para debaixo das traves. O próprio Romário bateu e marcou o terceiro gol.
Com o resultado, o caixão do Itapipoca foi fechado, e a equipe estará na Segunda Divisão do Campeonato Cearense do próximo ano.
Ficha técnica: Itapipoca: Eufrázio, Aderlan, Marconi (Marcos Aurélio), Wendel, Neto Moura , Eder Paraíba, César Baiano, Vitor, Wellington (Jefferson), Raiff, Felipe Alemão (Chapadinha). Técnico: Márcio Eugênio.
Ceará: Fernando Henrique, Paulo Sérgio, Thiego, Potiguar, Marcio Careca; Heleno, Everton (Juca), Eusébio, Reina; Mota (Lima), Felipe Azevedo (Romário). Técnico: PC Gusmão.
Gols: Heleno (2'/1T); Mota (32'/1T); Romário (38'/2T)
Cartões Amarelos: Vitor e Welligton (Itapipoca); Felipe Azevedo, Thiego e Paulo Sérgio (Ceará).
Cartão vermelho: Eufrásio (Itapipoca)
Árbitro: Carlos Custódio. Auxiliares: Thiago Brigido, Anderson Silveira. Quato árbitro: Everton Cortez.




Postada;Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Politica - Vice-presidente nacional do PT participa de Plenária em Monsenhor Tabosa e reúne mais de 200 lideranças no STTR



guimaraesO deputado federal José Guimarães (PT/CE) participou, na noite da última sexta-feira (30), da Plenária do PT de Monsenhor Tabosa. Durante o encontro, que aconteceu no sindicato dos trabalhadores rurais, o parlamentar discutiu a organização do partido para as próximas eleições e prestou conta das atividades do mandato.
A militância petista de Monsenhor Tabosa possui uma ligação histórica com o parlamentar, que é vice-presidente nacional do PT. Segundo informou, desde 1982 ele visita a cidade, quando ajudou a fundar do diretório municipal do PT e ministrou aulas de formação política. “Só sou deputado federal por conta dessa militância fiel que temos em todo Ceará. Hoje, não posso mais estar toda semana com vocês, mas jamais irei abandonar Monsenhor Tabosa”, disse.

Agradecendo os mais de 210 mil votos que recebeu durante as últimas eleições, o deputado federal cearense que teve a segunda maior votação estadual, em 2010, também lembrou do apoio do prefeito José Souto (PSD) e dos quase R$ 8 milhões empenhados em emendas parlamentares nos últimos dois anos. “Nós, que somos do PT, temos que estar em Brasília de terça à quinta, mas nos outros dias nosso dever é viajar pelo Estado conhecendo as necessidades de cada município”, completa.
“Meu compromisso com o PT é do tamanho do Ceará”, finaliza José Guimarães.”, defendeu José.
Participantes
Participaram do encontro o vice-prefeito de Tamboril, Raimundo Martins; e os vereadores Bibi (Tamboril) e Juraci (Monsenhor Tabosa). Além destes, o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Ceará, Moisés Brás, e o presidente do diretório municipal do PT, Sebastião Messias.







Postada;Gomes Silveira
Fonte:Higo Carlos

Politica - PT x PT – Pré-candidatura de Rands é lançada com parte da cúpula petista


26994f481e5f9b8c2f76bd9e22c67f8cUm verdadeiro time de pesos-pesados compareceu, na manhã desta sexta-feira (30), para acompanhar o lançamento da pré-candidatura de Maurício Rands à Prefeitura do Recife pela corrente CNB, do PT. Além de Humberto Costa, uma das lideranças do PT, estiveram presentes Sérgio Leite, Dilson Peixoto, Isaltino Nascimento, Pedro Eugênio e Josenilso Sinésio.
A reunião aconteceu em um hotel em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Pela quantidade de lideranças que compareceu, fica evidente que o prefeito João da Costa, que vai tentar a reeleição e, portanto, enfrentar Rands na prévia, não consegue agradar a cúpula do PT.

Um dos primeiros a falar foi o presidente estadual do PT, Pedro Eugênio. Fez questão de ressaltar que o lançamento não é uma crítica à gestão João da Costa e que as prévias não podem atrapalhar o Recife. “Não podemos perder de vista a governabilidade no âmbito da gestão municipal e da Câmara. Esta gestão é nossa. Não podemos perder de vista os nossos aliados e o nosso compromisso”, afirmou Pedro Eugênio que garantiu que, presidente estadual da legenda,  vai conduzir o processo sem tomar partido de nenhum dos postulantes.
Dilson Peixoto leu um manifesto que explicava os motivos da CNB para escolher o nome de Maurício Rands. O texto explica que a gestão João da Costa teve grandes avanços na área administrativa, mas deixou a desejar na questão política. O caráter centralizador do atual prefeito atrapalhou na criação de uma unidade dento do PT e da Frente Popular. Por isso a CNB oferece a alternativa de Rands para discputar a prefeitura.
Maurício Rands fez questão de elogiar a o trabalho do Governador Eduardo Campos e lembrar que o PT é co-responsável pela gestão que vem sendo bem avaliada.
Já Humberto Costa elencou os diversos sacrifícios que ele prórpio e seu grupo político já fizeram para manter a unidade dentro do PT. “Agora, acredito que Maurício Rands, é um nome melhor que o meu e que o dos companheiros João da Costa e João Paulo para concorrer a prefeitura do Recife”, afirmou o senador que completou. “Caso sejamos derrotados nas prévias, seremos os primeiros a declarar apoio ao candidato vencedor”.






Postada;Gomes Silveira
Fonte:Higo Carlos

Com aliados que tem, governo dispensa oposição


No Congresso, os dissabores de Dilma são fruto da rebeldia de setores da base aliada, que têm feito mais barulho do que a própria oposição
Senador Requião: a %u201Cgrande política%u201D foi esquecida
No Governo Dilma, a base aliada, com seus setores rebeldes, dá mais trabalho do que a própria oposição. Mesmo que lideranças do Governo Federal neguem a existência de uma crise, a presidente vem enfrentando a morosidade na tramitação de projetos considerados prioritários e já tem sofrido algumas derrotas nas Casas Legislativas Federais. O Partido da República (PR), que compunha a base nas gestões de Lula e ajudou a eleger Dilma, já se desligou do Governo e, pelo menos no Senado, já se colocou como partido de oposição.



No último mês de março, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), admitindo preocupação com as eleições de 2012, chegou a divulgar nota demonstrando insatisfação quanto à hegemonia do Partido dos Trabalhadores (PT). Parlamentares peemedebistas consideram o tratamento recebido pelo Governo de “injusto” e “desigual” e afirmam que o PT estaria empenhado em assumir o lugar do PMDB como maior partido com base municipal do país.

O professor de Ciências Políticas da Universidade de Fortaleza (Unifor), Francisco Moreira Ribeiro, afirma que a larga base de apoio ao Governo petista é fruto do adesismo. “Aquela adesão não tem vínculos programáticos. As adesões assim como as rupturas que estão ocorrendo, com essa crise que se instalou no governo com a base, têm finalidade eleietoral”, defende. Para Ribeiro, os partidos vêm fazendo oposição ou situação de acordo com o momento, e com a necessidade de tirar maior proveito eleitoral.

Já o professor Valeriano Costa, professor de Ciência Política da Unicamp, explica que a base está insatisfeita com a atitude do Governo, com relação à retenção e contingenciamento de verbas e emendas parlamentares. “Isso criou desconforto e a Dilma está demorando muito na negociando para substituição e nomeação dos ministros que hoje são provisórios”, argumenta.

A crise com a base já vem resultando em derrotas ou atrasos no Senado e na Câmara Federal. Um exemplo foi a tramitação do projeto que cria o Regime de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp) e fundos de pensão, não tramitou com a pressa desejada pelo Governo, embora tenha sido aprovado na última quarta-feira, no Senado.

Desencanto

Diante da aprovação da Funpresp, senador Roberto Requião (PMDB-PR) confessou seu desencanto com a política brasileira. Em protesto, ele denominou o Senado de “geleia geral em que se transformou o Senado”. Para o senador, os políticos de esquerda cortaram os laços com a ideia de transformação da sociedade brasileira, “que em um dia tão distante cultivamos”’. Segundo ele, a “grande política” foi escorraçada do Parlamento e dos sindicatos e hoje está confinada aos livros.

Na avaliação do parlamentar, PT, PCdoB, PSB e PDT, que ajudaram a aprovar a Funpresp, “não perceberam ainda” que, nos últimos 30 anos, o país está se desindustrializando com as políticas liberais. Ele criticou a ausência de uma “política séria” que contenha o ingresso do “capital vadio” na Bolsa de Valores e evite “a política de terra arrasada” causada pelo dólar barato. (Lucinthya Gomes - lucinthya@opovo.com.br)

Saiba mais

Mesmo que a oposição venha se empenhando em atacar o Governo Federal, sob o ponto de vista da ética e da moralidade, a presidente Dilma Rousseff, mesmo com a substituição de vários ministros por suspeita de corrupção, tem conseguido se preservar diante da opinião pública. Para a população, ela é quem está fazendo uma verdadeira “faxina” no Governo.

A propósito, o primeiro ano do Governo Dilma foi melhor avaliado do que o primeiro ano das duas gestões do ex-presidente Lula. Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo em janeiro indica que 59% da população considera a administração de Dilma boa ou ótima.
 
Nos dois primeiros anos de gestão, Lula conseguiu a aprovação positiva de 42% e 50%, respectivamente.
 
O índice de confiabilidade da presidente empata com o de Lula em seu primeiro mandato no Palácio do Planalto. Segundo pesquisa do Ibope divulgada no último mês de dezembro, ela conta com a confiança de 68% dos entrevistados.







Postada;Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Antonio Teixeira acusa imprensa de perseguição e se diz injustiçado pelo MP


O prefeito afastado do município de Senador Pompeu, no Sertão Central, advogado Antonio de Oliveira Teixeira, respondeu a diversas perguntas e interrogações de ouvintes e internautas no Programa Repórter Ceará da Rádio Campo Maior AM 840, nesta sexta, dia 30, quando pôde expor sua defesa diante das acusações que vêm sofrendo nos últimos meses.

“Eu sofri muito mais ofensa do que acusação”, foi esta uma das primeiras palavras de Teixeira na entrevista. O Prefeito afastado enfrentou uma série de perguntas sobre todas as recentes matérias publicadas na imprensa cearense e nacional, dando conta da existência de mais processos contra ele. Teixeira iniciou a entrevista criticando a imprensa de maior domínio no Estado e programas de rádio de Senador Pompeu que, segundo ele, estão aliados aos seus adversários.


Apesar da crítica ao comportamento da imprensa, Teixeira reconhece que ainda há exceções, veículos de comunicação que respeitam o limite de comunicar: “Eu tenho sido muito injustiçado pelos veículos de comunicação que levam a notícia de forma desonrosa e não ouvem o outro lado- e se faz isso por fins político-eleitoreiros e é exatamente por ver isso com muito repúdio que eu evidencio o trabalho daqueles que escutam o outro lado”.

Teixeira fez uma avaliação da atual administração de Senador Pompeu, comandada pelo prefeito interino, Ibervan Ramos, destacando que recebe diariamente dezenas de populares em sua residência, situada no município. Segundo ele, as pessoas relatam a situação administrativa da cidade: “O que posso perceber e que muito me deixa indignado é que Senador Pompeu ficou ‘emborcado’, você observa a maneira como o município estava no momento que eu estava governando, hoje você volta e não tem remédio nos postos de saúde, faltam ambulâncias. Eu estou falando de saúde e esta situação é muito calamitosa, mas em todos os setores da administração há uma lamentação enorme”.

Ainda se referindo ao prefeito interino, o entrevistado disse que Ibervan responde a uma ação por peculato e improbidade administrativa, acusado de falsificar matrícula de servidor em empréstimos consignados junto ao antigo BEC(Banco do Estado do Ceará). “Foi para proteger o dinheiro de Senador Pompeu que eu fui afastado. Aí colocam lá um indivíduo que já responde a processos e, com um agravante: o de que ele não foi eleito pelo povo”.

A equipe de jornalismo do Sistema Maior de Comunicação tentou por diversas vezes contato com o prefeito interino de Senador Pompeu, Ibervan Ramos, mas seu celular encontrava-se fora da área de cobertura ou desligado.

Um dos principais argumentos de defesa de Teixeira na entrevista foi o de que ele teria sido vítima, além de perseguição política, de injustiça, por parte do próprio Ministério Público: “Não sou contra a apuração de quaisquer acusações, que exista alguma dúvida sobre a regularidade, legitimidade, legalidade. Agora, a constituição diz que antes de ser apurado, antes da sentença transitar em julgado, todo mundo é considerado inocente”.

O prefeito afastado alegou que seus direitos foram cerceados: “Antes da sentença ser transitada em julgado eu não posso ser privado dos meus direitos e a Constituição está dizendo isso comigo, com você, com o promotor que me acusa, com o juiz que me julga, com os Tribunais que apreciam os recursos. Aí pergunto: em relação a minha pessoa isso não vale?[...] O Ministério Público colocou o pé em cima de mim como se eu não fosse nada”.
Foram muitas as participações de ouvintes, através dos canais de interação do Sistema Maior de Comunicação, na grande maioria com mensagens de apoio ao entrevistado.

Em relação as acusações de desvios de recursos destinados a obras públicas, Teixeira afirmou veementemente que todas as obras estão feitas e que não houve desvio de dinheiro, bem como que as mesmas devem ser periciadas. Referindo-se a “festa do galo”, como ficou conhecida a festa realizada na cidade para a comemoração de sua liberdade após a concessão de um habeas corpus pelo STF, em fevereiro deste ano, após quase oito meses de encarceramento, o entrevistado disse que é muito importante o trabalho do Ministério Público, mas que o mesmo dever ser realizado com cautela: “Disseram que eu tinha promovido uma carreata, um carnaval. Se o MP escutou informações da minha oposição, fez errado porque teria que provar. Em primeiro lugar eu cheguei ao KM 020 e fui recebido pelas pessoas. Se depender de mim, hoje eu não tenho um centavo para promover uma passeata de um metro, mas as pessoas estavam lá espontaneamente. E outra coisa: você ser recebido numa manifestação pública é crime? Não é! A Constituição diz que todos têm o direito de reunir-se pacificamente, está no artigo 5º”.

Indagado sobre o motivo que o teria levado a evadir-se do município quando da decretação de sua prisão preventiva, em junho de 2011, o prefeito afastado afirma que tomou a decisão após ameaças da oposição, que teve acesso a informação da decretação de sua prisão quinze dias antes da decisão judicial e que assim agiu para se preservar: “Essa pergunta muitos têm me feito e, na verdade, nos protegemos. Eu temia pela minha integridade física, pela minha vida [...] até porque nós sabemos que eu tenho inimigos políticos”.






Postada;Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Colisão entre caminhão e bicicleta deixa um morto em Ibicuitinga



Uma colisão entre um caminhão e uma bicicleta causou a morte de um agricultor no município de Ibicuitinga, no sertão central de Ceará.
Segundo informações da polícia militar, nesta sexta-feira, dia 30, por volta das 18 horas, no Sítio Antônio Pereira, CE 265, zona rural de Ibicuitinga, um motorista conduzia o caminhão Mercedez Benz, modelo 1512, de cor vermelha, de placa HUY 1535, pela CE 265, sentido Ibicuitinga – Morada Nova, quando, segundo o motorista do caminhão, uma bicicleta o surpreendera, cruzando na frente do veículo, e aconteceu um choque.

O ciclista foi identificado como J. P. C., agricultor, solteiro, 28 anos, que ainda chegou a ser socorrido por populares, porém veio a óbito a caminho do hospital de Ibicuitinga.
A vítima sofreu lesões graves por todo o corpo. O condutor do caminhão evadiu-se do local, sem prestar socorro a vítima.
O caminhão foi localizado na entrada da cidade de Morada Nova, e  conduzido à Delegacia Municipal para a adoção das medidas cabíveis.







Postada;Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Ações antidrogas - PRE usa cães em operações para combater tráfico


Clique para Ampliar
Os animais foram treinados para a localização de drogas como cocaína, crack e maconha em veículos. Diariamente, são realizadas dez blitze da Polícia Rodoviária Estadual, na Capital, juntamente com o CPC e fiscais do Detran 
 
Diariamente, policiais da Corporação fazem dez blitze nas avenidas de acesso aos bairros de maiores taxas de crimes

Dois homens se armam com revólveres de calibre 38, saem de casa numa motocicleta e seguem em direção ao bairro Vila Velha, na zona oeste de Fortaleza, com o objetivo de matar um desafeto. Mas, no caminho, acabam sendo presos em flagrante delito. Não contavam com a presença ostensiva da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) em plena zona urbana de Fortaleza. O fato aconteceu na noite de quinta-feira passada.

Esta tem sido a rotina, nas últimas semanas, dos policiais militares que compõem àquela unidade operacional da PM cearense. A PRE tem intensificado operações de blitze nas principais avenidas que dão acesso aos bairros de maior incidência de crimes como tráfico de drogas e homicídios.

E para reforçar o efetivo, os policiais da PRE agora contam com quatro cães farejadores de drogas. Eles vêm sendo utilizados todos os dias nas dez blitze que a Corporação realiza em conjunto com o Comando do Policiamento da Capital (CPC) e o Departamento Estadual de trânsito (Detran).

"Nosso foco são os veículos de duas rodas, as motocicletas e ciclomotores (mobiletes), que são os veículos mais utilizados pelos traficantes e seus ´aviões´ para transportar drogas e também praticar os homicídios por conta de acertos de contas", explica o comandante da PRE, tenente-coronel PM Túlio Studart.

Apreensões

O oficial ressalta que desde a implantação deste novo modelo de policiamento, já são cerca de 50 motocicletas apreendidas. A maioria delas estavam servido de meio de transporte para que os criminosos conduzissem drogas como maconha, crack e cocaína de um bairro para outro, entre favelas e também para Municípios vizinhos à Fortaleza, como Maracanaú e Caucaia.

"O objetivo das operações da Polícia Rodoviária Estadual é, em primeiro lugar, impedir que os criminosos fiquem circulando livremente pela cidade, no leva e traz de drogas e armas de fogo, sendo estas últimas usadas em assassinatos a mando de traficantes", ressalta.

Nas abordagens, os policiais utilizam os quatro cães para fazer a revista. As buscas têm tido um resultado positivo. "Os quatro cães são usados nas blitze diurnas e noturnas nas avenidas que dão acesso aos bairros que apresentam maiores índices de assassinatos e tráficos, como Barra do ceará, Vicente Pinzón, Vila Velha, Jangurussu, Pajuçara (em Maracanaú), Bom Jardim, Canindezinho, Morro Santa Terezinha (no Mucuripe) e Barroso", cita Studart.

O comandante revela ainda que, na maioria das apreensões de motocicletas e mobiletes, os condutores são adolescente e jovens que não têm habilitação.

"O foco é o combate ao crime. Em seguida, as equipes do Detran, que acompanham nossas patrulhas, fazem a parte administrativa (aplicação de multas e recolhimento dós veículos). A nossa prioridade é fragilizar o tráfico, tirando dos criminosos a capacidade de mobilidade", diz o tenente-coronel.

Bairros

O comandante destaca, ainda, que as operações são montadas em locais previamente escolhidos de acordo com os levantamentos estatísticos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social sobre os bairros de maior incidência de homicídios e tráfico de entorpecentes na Grande Fortaleza.

Lei Seca

Já na parte de policiamento de trânsito, a PRE registrou um aumento da ordem de 19 por cento em relação ao número de prisões em flagrante de motoristas que dirigiam alcoolizados nas rodovias estaduais, comparando os dois primeiros meses de 2011 e deste ano. No total, foram 81 motoristas detidos, enquanto no primeiro bimestre do ano passado foram 68 guiadores apanhados no exame do bafômetro.

No Interior do Estado, as equipes da PRE realizam operações conjuntas com os destacamentos dos destacamentos, companhias e batalhões, para impedir crimes como roubo de cargas, assaltos a ônibus intermunicipais e interestaduais, além de combater o tráfico de drogas e assaltos bancos.

Conforme o tenente-coronel Studart, o trabalho diuturno da PRE tem tido importantes resultados no combate ao tráfico.

NÚMERO

50 motocicletas que trafegavam de forma irregular em Fortaleza foram apreendidas desde o início das operações da PRE juntamente com o CPC e agentes do Detran





Postada;Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Violência - Quatro homicídios a bala na Capital


Clique para Ampliar
Perito Auderley Barbosa, da Coordenadoria de Criminalística (CC), da Perícia Forense (Pefoce), examina o corpo de uma das vítimas 
 
Quatro homicídios foram registrados pelas autoridades de Segurança Pública na Grande Fortaleza (Capital e região metropolitana), no período compreendido entre as 18 horas da última sexta-feira e a manhã de ontem.

No bairro Carlito Pamplona, o jovem Vitor Santos, 18, foi baleado e morreu na presença da namorada, que também foi ferida a tiro na perna. A vítima já respondia a processos na Justiça.

Por volta das 20h, Reginaldo Pereira Barbosa foi assassinado no bairro Genibaú. Os suspeitos do crime foram identificados, mas não foram presos.

Outro crime de morte ocorreu minutos no Planalto Ayrton Senna (Pantanal). Um homem foi morto a tiro na Rua da Juventude. Os acusados fugiram em uma moto.

Cerca de 30 minutos, na Rua José Abílio, Granja Portugal, o adolescente Matheus Felipe Barbosa, de 16 anos, foi morto por desconhecidos. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) compareceu ao local, mas o jovem já estava morto.

Outro tiroteio foi anotado na Avenida Costa Oeste, Planalto das Goiabeiras, próximo ao Bar do Araújo. A vítima, que não teve o nome revelado pela Polícia, foi levada para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro).

No fim da noite de anteontem, na Rua Américo Vespúcio, na Serrinha, Edson Ferreira Pontes, 35, foi assassinado. Outra pessoa não identificada também foi baleada e depois levada para o hospital em uma ambulância do Samu.

Mulher

Em Acopiara (distante 255Km de Fortaleza) Maria de Lourdes Alves Castro, 39, foi morta a tiro por bandidos que estavam em uma moto. Ela foi executada em frente a uma pousada, onde estava com amigos. Segundo parentes da vítima, ela não tinha inimigos. A Polícia também não informou a motivação do crime.






Postada;Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Assalto - Tiroteio e prisões em Sobral


Um assalto a um posto de combustíveis situado no Município de Sobral (distante 250Km de Fortaleza) na manhã de ontem, resultou em tiroteio e na prisão de dois assaltantes. Dois policiais do Ronda do Quarteirão foram atingidos no braço e de raspão na cabeça, mas não correm risco de morte. Os dois assaltantes acabaram presos.

Conforme o relato do soldado PM Alberto Idalmir, ele o soldado Djalmo Magalhães, da patrulha RD-1202 foram acionados para um assalto a um posto de combustíveis. Ao chegar ao local, encontraram clientes e funcionários sob a mira das armas dos assaltantes. Houve um primeiro confronto e os PMs solicitaram apoio de outras equipes.


Os bandidos fugiram, mas foram localizados algumas ruas depois. Após um novo tiroteio, o soldado Charles, da RD 1209 foi atingido de raspão na cabeça e o soldado Lima Forte no braço.

O assaltante e homicida Francisco Savoni Firmino Dantas, 30, foi baleado na perna e capturado. Além dele, também foi preso Antônio Rogério dos Santos, 27. Um revólver foi apreendido depois de ter sido jogado em um rio. Contudo, a Polícia acredita que a dupla estava com, pelo menos, outra arma, que ainda não foi localizada.








Postada;Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Leão tenta se reequilibrar



Clique para Ampliar
Lateral-esquerdo Kauê reaparece no time titular como uma boa alternativa de jogada pelas alas e também como boa opção para cobrar faltas 
 
Clique para Ampliar
Sem vencer há três jogos, o Fortaleza tem a oportunidade de mostrar que se refez da perda da liderança

Sem o baixinho Cléo, que vinha sendo o atacante mais destacado do time, o Fortaleza recebe o Icasa, neste domingo às 17 horas no PV, pela 19ª rodada do Campeonato Cearense.

O Leão do Pici anda em busca da identidade perdida no primeiro turno, quando olhava à distância os adversários situados na parte de baixo da tabela, devido a sua boa campanha. Agora, o momento se torna adverso, embora os jogadores digam que a fase que atravessam é normal.

O defensor Ciro Sena, por exemplo, que se destacou como zagueiro artilheiro do time, diz que o time está passando por altos e baixos. "Estamos num momento de oscilação, o que é normal em qualquer equipe. Vou te dar um exemplo. No ano passado, o Flamengo passou dez jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. Acho que o momento é de tranquilidade, de união de forças e de se manter a cabeça no lugar", ponderou Ciro. Para ele, uma atitude de reflexão de cada jogador consigo mesmo poderá fornecer as respostas que o time procura para sair dessa fase de três jogos sem vitória. Na coletiva da última sexta-feira, perguntou-se a Ciro se o ambiente interno do elenco estaria enfrentando algum tipo de problema. "Não existe nenhum problema no elenco. É natural que vocês façam esse tipo de pergunta. Hoje (anteontem), o treino começava ás 16 horas e cheguei às 14 horas, alegre e satisfeito para trabalhar, com o salário em dia e tudo mais", comentou.

Hoje, o técnico Nedo Xavier não poderá contar com seu principal atacante, Cléo, que está com uma entorse no joelho. Em seu lugar deverá entrar Rômulo, para formar dupla com Jailson.

O lateral-esquerdo Kauê e o zagueiro Cléber Carioca retornam ao time, após cumprirem suspensão por cartão amarelo. O volante Leandro continuará em tratamento médico. Já o goleiro João Carlos, contratado junto ao Atlético Paranaense, ficará no banco de suplentes, visto que Lopes recebeu o terceiro cartão.

Icasa

O técnico Oliveira Lopes reclamou muito da árbitro Paulo Marcelo na derrota para o Horizonte. Para completar, o lateral-direito Olavo foi expulso após cometer um pênalti, para o Verdão, mal marcado.







Postada;Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

OUTROS JOGOS - Tiradentes e Crato jogam fora em busca do G4


A medida que a fase classificató-ria do Estadual vai chegando perto do fim, a briga para estar no grupo dos quatro classificados às semifinais vai se afunilando.

E dois dos principais times envolvidos nessa briga entram em campo hoje, às 16h, fora de casa, sem poder vacilar para não ficar fora da disputa.

Atualmente em quarto lugar, com 34 pontos, o Tiradentes vai a Sobral, encarar um desesperado Guarany, no Junco. Caso vença, o Tigre garante mais uma rodada no G4, faltando apenas três jogos para o fim dessa fase.

Por outro lado, o Bugre precisa da vitória, a qualquer custo, para sair da zona de rebaixamento e aproveitar que Trairiense e Ferroviário, seus adversários diretos na luta contra a degola, não jogam este fim de semana.

Clássico regional

Já o Crato encara o Guarani de Juazeiro, em um clássico regional no Romeirão. O Azulão é o quinto colocado, com 33 pontos, e não pode pensar em tropeçar, já que tem um jogo a mais que o Tiradentes na briga pelo G4.

Distante dos líderes, o Leão do Mercado, em sexto, com 28 pontos, joga as últimas esperanças de ainda sonhar com uma vaga nas semifinais.





Postada;Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

No Perilão - Não dá pra tropeçar


Clique para Ampliar
O atacante Mota está confirmado por PC Gusmão após cumprir suspensão automática
Clique para Ampliar
Embalado por quatro vitórias com PC Gusmão, o líder Ceará visita o lanterna Itapipoca para manter a ponta

Nada menos que 35 pontos separam o líder Ceará do lanterna do Estadual, o Itapipoca, que se enfrentam hoje às 16 horas no Perilo Teixeira. Um abismo.

Se a lógica indica uma vitória fácil do Vovô, que alcançou a liderança do Estadual com 42 pontos, após a goleada de 5 a 0 sobre o Guarani de Juazeiro, na última quinta-feira, os alvinegros não querem menosprezar o pior time do Estadual antes da bola rolar.

Com apenas sete pontos, metade da pontuação do vice-lanterna Ferroviário, o Itapipoca pode ser rebaixado já hoje, caso seja derrotado. Até um empate pode levar o Garoto Travesso para a 2ª Divisão, se o Guarany de Sobral vencer o Tiradentes.

O técnico do Ceará, PC Gusmão, declarou que o maior respeito que o Vovô pode dar ao Itapipoca é encarar o jogo com seriedade. "O torcedor pode até achar que será um jogo fácil, mas, na nossa realidade, a palavra-chave é o respeito. E o nosso maior respeito ao Itapipoca é fazer prevalecer a nossa qualidade", resumiu.

O volante Eusébio, confirmado como titular e em boa fase, não crê em facilidade contra o Itapipoca. "Será outra batalha. O adversário está na lanterna, zona de rebaixamento e vai dificultar o jogo. Agora que somos líderes, temos que manter a vantagem que conseguimos com tanta luta e dificuldade", prega.

A advertência de Eusébio é também a preocupação de PC, agora que o Vovô alcançou a liderança. "O nosso objetivo era levar o time à liderança e conseguimos. As coisas agora ficarão ainda mais difíceis. Temos de ter equilíbrio e controle para manter a posição até o fim da fase".

Sem inventar

Para manter a liderança, PC Gusmão vai manter uma base sólida e mexer o menos possível no time. De ordem tática, apenas o retorno de Mota ao ataque, no lugar de Romário.

O experiente atacante, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo na última quarta-feira, forma o ataque com Felipe Azevedo, que desencantou ao marcar quatro gols na última quinta-feira, após ficar sete rodadas sem balançar as redes.

Assim, PC só mudará o time caso Rogerinho e Apodi não tenham condições de jogo por dores musculares. Se a dupla não atuar, Reina e Paulo Sérgio serão os substitutos.





Postada;Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

Sucessão municipal - Política Cid ficou ferido com as ameaças de Luizianne


 
Clique para Ampliar
Manchete principal do Diário do Nordeste que aumentou a divergência política entre o governador Cid Gomes e a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins
A prefeita vai continuar esperando, um bom tempo, pela ligação do governador para tratarem da aliança

O decorrer do tempo e declarações de representantes de um e outro lado só têm servido para alargar o fosso entre os dois principais atores da sucessão municipal em Fortaleza. O governador Cid Gomes (PSB) não escondeu sua irritação com a entrevista da prefeita Luizianne Lins, geradora da manchete principal do Diário do Nordeste no dia 13 de março passado. No jornal, está estampado: "Luizianne: sem aliança, PT será oposição a Cid", afirmação feita, no dia anterior, ao jornalismo da TV Diário.

O líder do Governo na Assembleia, deputado Antônio Carlos, um dos petistas mais próximos da prefeita, foi o portador de uma mensagem de Cid a Luizianne. O governador recomendou que a prefeita "calçasse a sandália da humildade" e não esperasse, "tão cedo", da parte dele, qualquer iniciativa de negociação sobre a continuidade ou não da aliança entre o PSB e o PT, para a sucessão de Fortaleza, neste ano. Alguns deputados ouviram o diálogo. Ele aconteceu no dia da inauguração de um novo prédio da Assembleia Legislativa, dia15 de março.

Reservadamente, essa irresignação de Cid foi comentada por vários petistas e não tardou a chegar aos ouvidos do chefe do Executivo manifestações de representantes de grupos, do PT, contrariados com as afirmações de Luizianne sobre fazer oposição ao PSB cearense. Um deles chegou a afirmar, para conhecimento do governador, que para a oposição a seu Governo, no caso de rompimento da aliança, a prefeita iria sozinha.

Manifestos

À exceção da tendência liderada por Luizianne, todas as demais, dentro do Partido dos Trabalhadores, pelos comentários ouvidos sob reserva, estão insatisfeitas com a condução do processo de escolha do candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza. Talvez por isso, na quinta-feira a direção estadual da agremiação tenha distribuído uma nota, com declarações atribuídas ao presidente nacional do PT, Rui Falcão, com quem Luizianne teria estado, naquele dia, afirmando estar o processo de escolha do candidato do partido, sendo conduzido "da maneira correta".

Coincidentemente, no mesmo dia, as redações dos meios de comunicação da Capital, recebiam um manifesto, de responsabilidade da Corrente Esquerda Popular e Socialista, liderada pelo deputado e ex-vice-governador do Estado, Professor Pinheiro, dizendo "não ao isolamento" da agremiação e enfatizando a necessidade de o grêmio "pautar-se pela manutenção da coerência programática e pelo debate aberto, franco e solidário", para permitir "o amadurecimento e o posicionamento da militância".

Preocupação

Antes dessa manifestação pública da tendência do Professor Pinheiro, uma outra, liderada pelo deputado federal José Guimarães já havia externado seu posicionamento em razão da condução do processo de escolha do candidato petista, também reclamando abertura para o debate com a base partidária. "Somente em Fortaleza, a principal cidade administrada pelo PT, a sucessão da prefeita Luizianne Lins vem causando preocupação. Até o momento, não se encontrou um caminho que leve o partido à unidade, possibilidade fundamental para abrir o diálogo com prováveis aliados externos".

A prefeita está conduzindo a escolha do seu candidato, apesar do discurso da existência de um debate democrático, com a força de quem detém o controle do diretório municipal, responsável pela homologação do nome a ser apresentado à Justiça Eleitoral como aquele que representará o partido na disputa. Desde o início de toda essa movimentação que ela se fixou em um nome. A lista de 13 pretensos candidatos, depois reduzida a cinco é uma fantasia.

Discurso igual

Quem conversa com o ex-ministro Ciro Gomes sobre a sucessão municipal, em Fortaleza, ouve o mesmo que disse Ivo Gomes, na última terça-feira, em seu espaço na Internet. Os dois são os principais defensores do fim da aliança com o PT na Capital, se a escolha do candidato ficar, como está sendo feita, sob o controle direto da prefeita. O discurso de ambos já contaminou quase todo o PSB, isolando cada vez mais o governador que, embora defensor da aliança faz exigências quanto à qualificação do petista a ser escolhido.

A última pesquisa do PSB, sobre a eleição em Fortaleza, reafirma alguns pontos da anterior, realizada no ano passado, com a mesma amplitude. Um desses pontos é o relacionado ao fato de o eleitor preferir que Cid e Luizianne tenham candidatos diferentes na disputa municipal.









Postada;Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

Confronto - Disputa pela Prefeitura de Fortaleza divide os irmãos Ferreira Gomes

Enquanto Cid Gomes prega a manutenção da aliança com o PT; Ciro e Ivo Gomes defendem o fim da aliança com os petistas.
Os irmãos da família Ferreira Gomes, nomes mais influentes do PSB no Ceará, divergem em suas opiniões quanto ao futuro das eleições municipais de Fortaleza. O governador Cid Gomes defende, solitariamente, a manutenção da aliança com o PT na capital cearense. Cid insiste em ser fiel ao projeto nacional de aliança entre as duas legendas.

Do outro lado, o ex-ministro Ciro Gomes e o caçula da família, Ivo Gomes, chefe de gabinete do governo do Estado, defendem o fim da aliança com os petistas. Dentro do partido a insatisfação com a aliança é majoritária.
Enquanto isso, a base aliada da prefeita Luizianne Lins não se entende em torno do nome do candidato à sucessão municipal. No páreo cinco nomes: Artur Bruno, Camilo Santana, Elmano Freitas, Acrísio Sena e Guilherme Sampaio. Mas a decisão de Luizianne já está traçada: o secretário de Educação Elmano Freitas.
Elmano surgiu com a desistência de secretário de articulação política, Waldemir Catanho. O secretário de Educação não coleciona nenhum mandato eletivo em seu currículo e emerge como uma proposta nova, desligada do arquétipo de político presente no imaginário do eleitor.
Cid Gomes já declarou que, dentre os pré-candidatos, prefere o secretário estadual de Cidades, Camilo Santana. Mas Luizianne descarta que a decisão seja imposta por demais partidos.
Durante o encontro do PSB, na semana passada, Ciro Gomes disparou questionamentos sobre a indicação de Elmano. “É isso mesmo? A Luizianne quer levar a debate público uma candidatura majoritária do responsável institucional por uma administração sob crítica generalizada da cidade? Quem é o candidato? De onde o senhor veio?”, disse Ciro.
O primogênito da família Gomes disse que, apesar da insatisfação, quem possui a “magistratura” para decidir manter ou não apoio ao PT de Luizianne é o governador Cid Gomes. Ciro garante que a decisão de seu irmão será acatada.
“Se ele (Cid) disser: atenção pessoal, minha palavra é aliança, ele terá pouquíssimas defecções, ou nenhuma. Eu, por exemplo, me alinharei imediatamente, embora vá pedir a ele permissão para viajar para o estrangeiro”, disse.
Nos últimos dias dessa semana o irmão caçula, Ivo Gomes, usou o Facebook para expor seu descontentamento com a Prefeitura de Fortaleza. “Continuidade do atraso. Nem a pau, Juvenal. Continuidade de clientelismo? Já são 20 anos. Tá bom! Continuidade de governo de patota? Fortaleza tá grande demais”, declarou Ivo.
Na sexta-feira (30) o alvo das publicações foi à educação. Ivo disse que não compactuaria com a prática de aparelhar escolas com políticos e justificou suas declarações dizendo que a “educação do povo é inegociável”.


Postada;Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora