v

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Polícia - Dois integrantes da Cearamor são executados no bairro Aerolândia, em Fortaleza


O ex-puxador da Torcida Organizada Cearamor (TOC), Luiz André Silva de Oliveira, 26, foi executado com três tiros na noite desta quinta-feira (19), no bairro da Aerolândia junto a outro integrante chamado Emanuel Ribeiro de Lima, 21, conhecido por "Ratinho".
Luiz André  foi morto dentro de um de um carro Polo de cor preta, no cruzamento da rua 4 com a BR-116, nas proximidades do atacadista Makro.
Já "Ratinho" tentou fugir após os disparos terem atingido seu companheiro, mas foi perseguido e alvejado com seis tiros, morrendo no jardim da Escola de Ensino Fundamental Prof. Maria Conceição Porfírio Teles, na rua Monte Castelo.
Prisão
Em agosto de 2010, Luiz André, então gerente da Loja da Cearamor, localizada na avenida João Pessoa, no bairro Damas, foi acusado de fornecer armas para outras pessoas praticarem delitos. Depois de uma abordagem da Polícia Militar, foi encontrado na sede da torcida um veículo Gol prata, tomado de assalto por jovens que confessaram ao delegado Aurélio Araújo, do 34º DP, que os revólveres foram cedidos pelo ex-puxador.
Na vistoria no galpão da TOC os policiais encontraram outras armas e drogas, resultando na prisão em flagrante de Luíz André, comunicada à Primeira Vara de Delitos e Tráfico de Substâncias Entorpecentes da Comarca de Fortaleza.
Outros assassinados
No ano passado, em julho, Anderson Amorim Lobo, 27, também integrante da Cearamor, foi executado, com vários tiros, quando saía de um curso profissionalizante situado na Avenida da Universidade, no Benfica.
Três meses depois, Marcos Vinícius Cavalcante Costa, 35, morreu no bairro Damas, após levar dois tiros na cabeça. Marcos também fazia parte da Torcida Organizada Cearamor.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Ciro Gomes diz que policiais militares que paralisaram as atividades são 'marginais fardados'


O ex-governador do estado do Ceará, Ciro Gomes, disse na noite desta quinta-feira (19) que os policiais e bombeiros militares que paralisaram as atividades são "marginais fardados". Ciro Gomes disse que o governador, seu irmão Cid Gomes, só negociou com a categoria para evitar que um "mal maior" acontecesse.
A declaração foi concedida à TV Diário durante a entrega do Prêmio Contribuintes 2011. Na ocasião, Ciro disse que os policiais foram "covardes" e usaram crianças e mulheres como "escudo".
Veja a declaração do ex-governador

"O Cid tinha que decidir se ia reprimir ou se ia engolir esses abusos todos, para não correr o risco de carregar na sua consciência a morte de uma criança ou de uma mulher. Esses marginais fardados, covardes que são, usaram como escudo criancas e mulheres, e o Cid tomou uma decisão que qualquer pessoa pode condenar, mas que é uma decisão duríssima de tomar. Ele preferiu ceder do que carregar na consciência o cadáver de uma criança." disse o ex-governador Ciro Gomes.
O presidente Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramece), Pedro Queiroz, disse que o ex-governador deve ter dado essa declaração em um momento de emoção. Pedro Queiroz disse também que a presença das mulheres no movimento foi uma decisão das próprias esposas.
"As mulheres dos policias e dos bombeiros, diferentemente de outras que só servem para a cama e a cozinha, são mulheres guerreiras, que ajudam os policiais. São elas que recebem o marido com problemas psicológicos e são elas que tratam o marido. Nenhuma mulher foi para nenhum canto obrigada. Pelo contrário, os policiais não queriam expô-las a essa situação", disse o presidente da Aspramece.
A paralisação policiais e bombeiros militares durou cinco dias e deixou o Estado sem o seu aparato de Segurança Pública.Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário Sertão Central

Policia - Exclusivo: Assassino do secretário de Esportes de Quixadá se apresenta a policia e fica preso

Já está na Cadeia pública de Quixadá o assassino secretário José Jean da Silva Pereira, 34 anos, gestor Municipal da Participação Popular, Esporte e Juventude. Ele foi assassinado no último dia 12 com cinco tiros. 

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central - www.revistacentral.com.br
Telefones:(88)34143086/81212265/96311416/96694755  
ACI - Associação Cearense de Imprensa
A.P.C.D.E.C - 334
ABRACE  
Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará - Registro Profissional - 3743 - Matricula - 6185
gomessilveira13@gmail.com

Tenente-Coronel Edvar Azevedo deixa comando do 11° BPM da Polícia Militar

Em seu lugar assumirá o Tenente-Coronel Francisco de Assis Paiva. 
 
Considerado como um dos mais atuantes Comandantes da Polícia Militar do Interior cearense, o Tenente-Coronel Edivar Azevedo Rocha, gerenciou por onze meses o 11° Batalhão Provisório da 2ª  Companhia. Ele deixa o cargo com redução de quase 16% do número de homicídios em sua circunscrição.

Com 28 anos de atuação na Polícia Militar do Ceará, Edvar Rocha estava no 11° Batalhão pela segunda, em entrevista exclusiva ao portal Revista Central disse que sai com a missão cumprida, “não tenha dúvida que fizemos mais do que estava ao nosso alcance, temos um contingente reduzido, e, é preciso mais homens para suprir a necessidade de 11 municípios”. Atualmente 330 policiais fazem a segurança, sendo que apenas 280 ficam na linha de frente. Edvar reconhece que Quixadá é um município violento e se faz necessário à criação urgentemente do batalhão para que a tropa seja reforçada, para isso basta os deputados aprovarem a Lei de Organização Básica da PM.


Segundo o Tenente-Coronel todos os municípios dispõem de pelo menos uma viatura, reconhece que é insuficiente, “fizemos recentemente um contrato com a Tech Autos e hoje solucionamos o problema de manutenção e aquisição de peças, isso é o que poderia fazer”, Destaca.

As estatísticas mostram que foram assassinadas 97 pessoas no ano de 2010, já no ano passado foram 81 na circunscrição, reduziu cerca de 16% entre homicídios a bala, a faca, latrocínios e outros (ex. paulada).

Sobre a sua atuação no comando, Edvar avaliou a sua gestão como boa, “avalio que foi muito positiva, progredimos muito, colocamos muitos traficantes na cadeira, quadrilha e tantos outros. Agora a maioria dos crimes em Quixadá era impossível evitar, visto que tem características de pistolagem”. Ao todo foram realizadas 710 prisões.

Uma das caraterísticas de Edvar Rocha é estar sempre na linha de frente das ações, sempre foi um comandante ausente de gabinete, mas presente nas operações policiais. Prova disso foi na greve da PM onde ele e em companhia de poucos policiais conseguiram manter a ordem em Quixadá e evitando arrastões.

O Tenente-Coronel Edivar Azevedo Rocha comandará o 9° batalhão de Itapipoca. Em seu lugar assumirá o Tenente-Coronel Francisco de Assis Paiva, porém, no último sábado entro de férias e provisoriamente um oficial responderá pelo Comando.

Por fim Edvar Azevedo agradeceu a população pela colaboração, “a sociedade foi fundamental em nossas ações, bem como a imprensa que sempre manteve uma grande cordialidade com a polícia”.


Mais Informações:
Quartel do Comando da 2ª Companhia do 1ª Batalhão Provisório em Quixadá
Rua Tenente Cravo - Campo Velho
Contato: (88)3445-1042  / 190


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central - www.revistacentral.com.br

Vereador de Quixeramobim nega agressão à enfermeira

Direção do hospital disse que só comentaria o caso pessoalmente e negou-se a falar por telefone. 

O portal Revista Central publicou nesta quinta-feira, 19, uma acusação partindo de uma Enfermeira do Hospital Regional Dr. Pontes Neto da cidade de Quixeramobim, que afirmou por meio de um Boletim de Ocorrência que havia sido agredida pelo vereador tucano Clébio Pavone. Desde do momento nossa equipe tentou localizar o parlamentar que ficou de retornar a ligação para esclarecer a sua versão sobre o caso, o que não tinha feito até o fechamento da reportagem Vereador de Quixeramobim é acusado de agredir a Enfermeira.

O fato ganhou repercussão em vários veículos de comunicação, mas foi no programa Secretário do Povo da rádio Cristal, apresentado pelo radialista Jotha Willame que o parlamentar deu a sua primeira explicação sobre o caso. “Fico muito triste como esse tipo de noticia que começa a aparecer, quem me conhece sabe do meu trabalho independente de cor, raça e posição na sociedade, sempre procurei levar meu mandato como dignidade”.

Sobre a denúncia da enfermeira Maria Leonilde Pereira Cruz, 49 anos, chefe de enfermagem do hospital, alegou que teria sido empurrada pelo vereador, ele disse que em momento algum comentou tal ato contra a agente pública, “não agredir ninguém, o que houve foi uma mera discussão verbalmente”.  
Ao ser questionário pelo radialista se ele tentou furar a fila, garantiu que não foi verdade, “não tentei furar a fila”. Ao fim o político disse que espera que este caso seja revolvido da melhor forma possível, cogita ainda processar a enfermeira por calúnia e destacou: “Vamos continuar trabalhando e fazendo o que sempre fiz”.
A produção entrou em contato por telefone com a Dra. Ana Claudia, Secretária de Gestão Hospitalar, disse que só se pronunciaria caso nossa reportagem fosse até ao hospital. No fim da tarde o vereador explicou os fatos ao portal Revista Central, defendendo a mesma tese da entrevista a emissora local.
O caso foi o mais comentado do portal, muitos não acreditam na versão da enfermeira, alegando que o vereador jamais faria isso. Outros lamentaram o episodio por ser uma autoridade pública.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central - www.revistacentral.com.br

DEMOLIDOR - Ex-presidiário destrói carro de policial


Quixadá - Na madrugada desta sexta-feira, 20, moradores da avenida Francisco Pinheiro de Almeida, em Quixadá, se depararam com uma cena geralmente vista nos filmes de ação, um homem destruindo um automóvel. Era o ex-presidiário Francisco Thiago de Freitas Queiroz, 23 anos. Segundo a polícia, aparentemente drogado, após brigar com um irmão, ele saiu à rua e passou a quebrar vidros e a danificar portas e o capô do Honda Civic de placas HXC 2433. O “demolidor” fugiu, mas foi capturado logo depois por equipes do Ronda do Quarteirão. O carro avariado pertence a um policial militar. O veículo será levado para Delegacia Regional de Quixadá, onde será periciado.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Sertão Central

SEDE PRÓPRIA - Prefeitura de Choró inaugura Paço Municipal


 
Choró - No próximo dia 27 de março o município de Choró completará seu 20º ano de emancipação política. Durante essas quase duas décadas a prefeitura da cidade não possuía uma sede própria. Funcionava em imóveis alugados e mais recentemente em uma escola adaptada para as atividades administrativas do poder executivo, na avenida Nossa Senhora de Fátima.
Hoje à noite, ás 19 horas, o prefeito Antônio Mendes, mais conhecido por Dé, inaugura finalmente o paço municipal da cidade. Pela manhã, às 9 horas haverá o encerramento das festividades do padroeiro do Munícipio, São Sebastião.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário Sertão Central

Homem enfrenta polícia com facão


Solonópole - Um homem conhecido pelo apelido de “Luiz do peixe”, 56 anos, enfrentou a polícia nesta quinta-feira, 19, armado com um facão. De acordo com o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) de Quixadá, a equipe do destacamento de Solonópole chegou a efetuar disparos de advertência. Mesmo assim “Luiz do peixe” partiu para cima dos policias. Para evitarem o ataque os policiais acertaram a mão que ele segurava o facão. Para surpresa da composição o homem enfurecido agarrou o instrumento de corte com a outra mão e investiu novamente contra os PMs. Mais um disparo foi efetuado. Dessa vez ele foi atingindo na coxa esquerda. Não resistindo a dor “Luiz do peixe” foi preso e transferido para o Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza.


Ainda conforme informações do Copom a policia havia sido acionada por uma mulher, ex-companheira de “Luiz do peixe”. Segundo a polícia o acusado encontrava-se próximo a residência dela, com o facão na mão, a ameaçando de morte. Ele já responde a processo por violência doméstica. Complementando a operação os policiais de Solonópole ainda localizaram e apreenderam uma faca tipo peixeira, uma foice e até um machado, objetos pertencentes a “Luiz do peixe”. Quando foi preso ele apresentava sintomas de quem estava embriagado ou drogado. Populares informaram que ele toma remédio controlado e quando bebe bate saudade da amada, a qual maltratava muito.
Diário Sertão Central > (88) 9970 5161 / (88) 8865 6118 ou pelo email alex.pimentel@oi.com.br

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário Sertão central

Polícia registra 16 acidentes nas rodovias que cortam o Ceará

Um caminhoneiro morreu, outras 12 pessoas ficaram feridas.
Acidente fatal ocorreu no quilômetro 133 da CE-232.

As Polícias Rodoviárias Federal (PRF-CE) e Estadual (PRE-CE) registraram 18 acidentes nas rodovias que cortam o Ceará entre 6h de quinta-feira (19) e 6h desta sexta-feira (20). Um caminhoneiro morreu, outras 12 pessoas ficaram feridas.
Segundo a PRE-CE, a vítima tinha 38 anos e morreu após capotar o caminhão que conduzia no quilômetro 133 da CE-232, no município de Viçosa do Ceará. A polícia investiga as causas do acidente. Ainda de acordo com a PRE-CE, três pessoas ficaram feridas nos seis acidentes registrados nas estradas cearenses.
A PRF-CE registrou ainda outros 11 acidentes nas últimas 24h, três deles ainda remanescentes do plantão anterior. Ao todo, nove pessoas ficaram feridas e não houve mortes.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

CNJ tem 46 processos abertos para investigar juízes no Ceará

Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, onde funcionam 107 varas. (Foto: Irailton Menezes/Divulgação TJ-CE)
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem 46 processos abertos para investigar juízes no Ceará. São representações e processos administrativos disciplinares, iniciados de 2005 a 2011, na maioria por "conduta incompatível com as funções de magistrado".
Em todo o país, são 1.369 processos do CNJ em andamento para investigar magistrados. Para o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Marcelo Roseno, ''o número não parece exagerado'' e os desvios de conduta são ''exceção''.

Empatado com a Bahia, o Ceará é 10º estado no ranking do país com 46 investigações do CNJ a magistrados, cada, sem considerar processos arquivados que totalizam 30. Pernambuco lidera a lista, com 247 processos em andamento, seguido de Piauí (154), Maranhão (148), São Paulo (123), Alagoas (73), Mato Grosso do Sul (71), Amazonas (65), Espírito Santo (61) e Minas Gerais (59).
 

saiba mais
Também foram alegados motivos para abertura de investigações como improbidade administrativa, falta funcional por parte do magistrado, suspensão de uma sentença, baixa produtividade, interceptação telefônica, morosidade processual e descumprimento do art. 93, inciso VII da Constituição Federal, que diz que o juiz titular deve residir na respectiva comarca, salvo autorização do tribunal.
Processos arquivados
Além desses processos em andamento, há ainda 30 processos do CNJ para investigar juízes cearenses que já foram arquivados. Eles foram aberto entre 2001 e 2010, sob a mesma justificativa, a maioria, "por conduta incompatível".

Ao todo, foram arquivados em todo o Brasil 464 processos contra magistrados de um total de 1833 ações abertas desde 2001, segundo dados do Conselho, criado para reformulação de quadros e meios no Judiciário, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual. Criado em 31 de dezembro de 2004 e instalado em 14 de junho de 2005, o CNJ é um órgão do Poder Judiciário com sede em Brasília e atuação em todo o território nacional. Os processos anteriores ao CNJ foram abertos pelas respectivas corregedorias.

A divulgação das investigações acerca dos magistrados, afirma o CNJ, tem como objetivo dar mais transparência aos processos disciplinares contra juízes e desembargadores nas corregedorias e tribunais locais.
'Não são 76 magistrados processados'
O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Marcelo Roseno, explica que entre os processos listados há representações ofertadas contra magistrados, que podem levar à instauração de sindicâncias, fase preliminar de investigação, e depois a processos administrativos disciplinares, que podem aplicar sanções. Estes dependem da decisão do Pleno do Tribunal de Justiça.

Entre esses processos instaurados, afirma Roseno, há alguns que se referem a um mesmo magistrado. "De modo que não são 76 magistrados processados", diz. Com isso, ele argumenta, são na verdade 76 ações que envolvem representações, sindicâncias e processos administrativos, sendo alguns mais antigos. "O número não parece exagerado, especialmente quando em conta o lapso e a quantidade de magistrados em atuação na Justiça Estadual (em torno de 400), confirmando a conclusão de que eventuais desvios de conduta são exceção", defende.
Além disso, o presidente da ACM defende que não se pode negar a possibilidade de representações formuladas por partes inconformadas com eventuais derrotas em processos. "O número de representações não pode ser examinado isoladamente", argumenta.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1
Telefones:(88)34143086/81212265/96311416/96694755  
ACI - Associação Cearense de Imprensa
A.P.C.D.E.C - 334
ABRACE  
Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará - Registro Profissional - 3743 - Matricula - 6185
gomessilveira13@gmail.com

TRAGÉDIA NA ITÁLIA - Capitão assume culpa por naufrágio

Schettino foi visto comendo no restaurante do navio vestido de uniforme. Ele teria comido e bebido vinho na noite do acidente
Jovem estaria na cabine de comando, o que levanta a suspeita de que acidente foi causado por distração

Roma. Francesco Schettino, capitão do navio que naufragou na costa da Itália, admitiu à Polícia a culpa pelo acidente da última sexta-feira, informou a imprensa italiana ontem. Os jornais locais também denunciaram a presença de uma mulher que estaria acompanhando o comandante na noite do incidente. Os dois teriam inclusive fugido no mesmo bote antes da maioria dos passageiros.

No depoimento, o capitão dizia que "conhecia muito bem as profundidades da zona (perto da Ilha de Giglio)", mas ordenou "muito tarde" a volta. Schettino está em prisão domiciliar e pode pegar até 15 anos de cadeia por abandono do navio e homicídio culposo múltiplo.

Informações sobre uma jovem misteriosa que estaria com o capitão no momento do naufrágio elevaram as suspeitas sobre o comandante. Domnika Certoman confirmou que estava com Schettino na cabine de comando. Contudo, disse que estava no Costa Concordia a trabalho, sob a função de tradutora.

A Costa Cruzeiro, empresa que administra o navio, confirmou que a jovem embarcou "regularmente" e se prontificou a entregar o cartão de embarque de Domnika à Justiça.

Em entrevista à uma TV da Moldávia, a jovem defendeu Schettino e negou que ele tenha abandonado o navio, como todas as provas indicam até agora. Domnika disse que deixou o barco por volta das 23h40, e que o capitão continuou a bordo. Ela descreveu o comandante como um "herói".

"Acredito que ele fez um excelente trabalho, toda a equipe está em dívida com ele", disse.

De acordo com uma testemunha, a jovem também jantou com o capitão na noite do naufrágio. Francesco Schettino foi visto comendo no restaurante mais chique do Costa Concordia vestido de uniforme. O comandante teria comido e bebido vinho em abundância.

A Promotoria, no entanto, aposta na hipótese de que o acidente tenha sido produzido pela falta de atenção do capitão Schettino e por isso quer interrogar Domnika.

Buscas
O naufrágio do Costa Concordia deixou pelo menos 11 mortos. As buscas pelas 24 pessoas que ainda estão desaparecidas foram retomadas ontem.

Mergulhadores tentam entrar na cabine do capitão, que está submersa, em busca de documentos que possam explicar detalhes do acidente.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Telefones:(88)34143086/81212265/96311416/96694755  
ACI - Associação Cearense de Imprensa
A.P.C.D.E.C - 334
ABRACE  
Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará - Registro Profissional - 3743 - Matricula - 6185
gomessilveira13@gmail.com

Policia - Polícia prende quadrilha suspeita de homicídio e tráfico de drogas

polícia plantão
A Polícia Militar prendeu nesta quinta-feira, dia 19, em Jaguaribe, um homem suspeito de homicídio e tráfico de drogas e apreendeu dois adolescentes suspeitos de infração análoga aos mesmos crimes.
De acordo com a PM, os policiais investigavam um crime de homicídio ocorrido no dia 9 deste mês. Os policiais encontraram na residência de um dos suspeitos a motocicleta usada para fugir o homicídio.
O suspeito estava na companhia de dois adolescentes suspeitos na participação do crime. Na apreensão, os PMs afirmam que descobriram que os suspeitos também praticavam tráfico de drogas na cidade.

Na residência do suspeito foram encontrados 73 papelotes de cocaína, armas e munição. O homem foi encaminhado à delegacia municipal da cidade e deve responder por homicídio doloso, tráfico de droga, porte ilegal de armas aliciamento de menores e formação de quadrilha.

Os adolescentes foram enviados ao conselho tutelar de Jaguaribe. Os policiais estão em busca de um quarto suspeito de compor a quadrilha.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post
Telefones:(88)34143086/81212265/96311416/96694755  
ACI - Associação Cearense de Imprensa
A.P.C.D.E.C - 334
ABRACE  
Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará - Registro Profissional - 3743 - Matricula - 6185
gomessilveira13@gmail.com