v

domingo, 8 de janeiro de 2012

Quixadá - Quixadá - Coletivo Dom Quixarte planeja ações para 2012

Neste sábado,7, e domingo,8, acontecerá a primeira imersão do Coletivo Dom Quixarte na residência da produtora cultural Joana Matias, em Quixadá. Durante todo o dia o coletivo fará um balanço das atividades, experiências e vivências realizadas no ano de 2011 e planejará as ações para 2012.

O Dom Quixarte surgiu a partir de um projeto de formação livre chamado Entrepontos, através dele alguns dos membros do Coletivo durante todo o ano de 2011 participaram ativamente na produção dos principais eventos de Fortaleza, como a Mostra de Música Petrúcio Maia, Forcaos, Feira da Música, Festival das Juventudes e Festival Ponto CE, sob orientações dos produtores/idealizadores do projeto. Além de Oficinas e palestras  sobre empreendedorismo, economia criativa, produção cultural entre outras, realizadas nos intervalos de cada evento como forma de ampliar e aprimorar o conhecimento de cada agente.

“Essa imersão, portanto, será de fundamental importância para o crescimento e reconhecimento do coletivo enquanto Ponto Fora do Eixo e articulador da cultura em Quixadá e região Sertão Central. Todo o conhecimento adquirido e as conquistas serão compartilhados com o restante dos membros e interessados que quiserem participar deste encontro.”, destacou a idealizadora.

Mais Informações:
Joanna Matias
Contatos: 8896052854
joanna.cultura@hotmail.com
www.domquixarte.com

Postada:Gomes Silveira
Fonte:revista central - www.revistacentral.com.br

Quixada - Ematerce empossa nova gerente em Quixadá

 ematerce
O presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta, na manhã da última sexta-feira, dia 06, empossou como gerente local do escritório, no município de Quixadá, a veterinária Graça Nery, servidora do quadro da empresa, com mais de trinta anos de serviços prestados, que goza de grande prestigio e admiração junto à comunidade. O evento contou com a presença de várias autoridades, além de representantes de importantes segmentos parceiros da assistência técnica e extensão rural.

Por motivo superior, o gerente regiona,Walter Ferreira, foi representado pelo engrº agrº Tarcísio do Rêgo, gerente do escritório local de Quixeramobim-Ce. Representando a Adagri a veterinária Juliana Castelo Branco, o Banco do Nordeste o gerente da Agência Quixadá José Aires Pinheiro, a Câmara Municipal de Quixadá pelo o vereador Wellington Queiróz, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixadá Marcelo Lucena, a presidenta da Federação das Associações Comunitárias Maria Moreira, presidente do CMDS Francisco Antônio, Veterinário André Medeiros da secretária municipal de agricultura, entre coordenadores e técnicos da escritório local.

Ao fazer uso da palavra, o presidente, Engrº Agrº José Maria Pimenta, ressaltou o trabalho, o dinamismo e o desafio da gerente que acabara de tomar posse, veterinária Graça Nery. Reforçou a orientação a todos os técnicos da empresa da necessidade de prestar um serviço de qualidade ao homem do campo.

“Temos como principal meta, atuar como agentes do desenvolvimento, agindo como braço direito da Secretaria do Desenvolvimento Agrário na ação da implementação das políticas públicas e orientação do governador Cid Gomes, que é prestar um serviço decente, que possibilite o desenvolvimento da agricultura em regime de economia familiar”, destacou Pimenta.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Polícia - Escrivães federais já atuam nas DPs em substituição aos grevistas

Clique para Ampliar
Viaturas da Polícia Civil permanecem na Delegacia Geral com os pneus furados
A rotina da greve dos policiais segue durante o fim de semana, com o atendimento precário ao público na Capital

Vinte e três escrivães, ligados diretamente ao Ministério da Justiça, já estão em Fortaleza trabalhando nas delegacias da Capital. Eles substituem os escrivães da Polícia Civil que estão em greve desde a última terça-feira. A mobilização destes funcionários foi acertada em reunião do governador do Estado, Cid Gomes, com os comandantes das tropas federais que atuam no Ceará por conta do Estado de Emergência.

Na última sexta-feira, os escrivães do Ministério da Justiça estiveram reunidos com o Comando das tropas federais no Quartel da 10ª Região Militar. Na ocasião, foram traçados os próximos passos das ações dos efetivos na Capital e Interior, visando o completo restabelecimento da ordem pública após a paralisação dos PMs e a deflagração de mais uma greve da Polícia Civil do Ceará.

Procurador

No mesmo encontro na 10ª Região Militar, foi concedida à Imprensa uma entrevista coletiva pelo promotor militar federal do Ceará, Alexandre Barros Leal Saraiva. Ele explicou que o caso envolvendo as agressões aos familiares da desembargadora Sérgia Maria Miranda serão apurados com rigor. "É um evento absurdo", considerou.

Com relação incidente que quase termina em confronto entre policiais civis grevistas e uma patrulha do Exército, o promotor considerou que houve um engano da parte dos manifestantes, pois os militares que estavam chegando ali, na verdade, iriam se dirigir ao prédio da Delegacia Geral, onde já havia outros soldados. Provavelmente, a patrulha, composta por apenas nove soldados, que iria desembarcar, faria a rendição dos que estavam no prédio.

Acompanhar

"Desde o início da chegada das tropas ao Ceará estou acompanhando e nada de anormal foi detectado. Quando houver algo, logo será investigado. Se alguém cometer crime, será processado".

Ainda de acordo com Alexandre Saraiva, "a máquina (da Segurança Pública) tem que continuar funcionando. Se não há servidores (estaduais) para fazer o registro das ocorrências, as pessoas habilitadas podem fazê-lo. Não há ilegalidade quando se fala em crise".

Efetivo

O efetivo de tropas federais no Ceará já chega a cerca de dois mil homens. Não há, ainda, previsão para que o contingente seja desmobilizado e o patrulhamento devolvido à PM.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Balanço do TSE - Eleitorado analfabeto no CE ultrapassa o índice nacional

As estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em relação ao eleitorado, revelam que o índice de eleitores analfabetos no Ceará é superior ao nacional. As informações referem-se à última atualização realizada pelo TSE, em novembro do ano passado, já que os dados de dezembro de 2011 ainda não foram publicados no portal do Tribunal.

Conforme os dados do TSE, o Brasil conta com 7.905.969 eleitores analfabetos, o que corresponde a 5,8% do eleitorado nacional. Já no Ceará existem 585.671 eleitores cadastrados como analfabetos, o que representa 9,87% do total do estado. Em relação à cidade de Fortaleza, a taxa de eleitores analfabetos é de apenas 3,12%, uma vez que existem 49.089 eleitores nessa mesma condição.

O Estado do Ceará também supera o índice nacional de eleitores classificados pelo Tribunal na categoria dos que apenas sabem ler e escrever. Enquanto no Brasil 19.102.962 estão nessa faixa, o que corresponde a 14,02%, no Ceará esse índice chega a 24,27% com um total de 1.440.740 inscritos. A Capital cearense revela um quadro inferior à situação nacional, pois com 186.877 eleitores que apenas admite saber ler e escrever, seu índice é de 11,88% em relação ao total de inscritos.

Quanto ao grau de instrução, as informações do Tribunal Superior Eleitoral mostram que os índices do eleitorado cearense são inferiores às taxas nacionais também em relação aos que têm o ensino fundamental completo e curso superior completo.

Estatísticas

As estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral na internet também indicam que no Brasil 13,85% do eleitorado tem o ensino médio completo e 7,52% conta com o ensino fundamental completo. No Estado do Ceará, a taxa de eleitores com o ensino médio completo é de 9,35% e de quem tem o ensino fundamental completo é da ordem de 5,38%.

Quando se trata de curso superior completo, os dados do TSE mostra que o índice nacional é superior ao dobro do Estado porque no plano nacional, a taxa de eleitores com curso superior completo é da ordem de 4,19% e no Ceará é de apenas 2,04% o índice de eleitores com curso superior completo.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Criminalidade - Em seis dias, cinco mulheres mortas


Clique para Ampliar
Na tarde de sexta-feira, uma adolescente foi assassinada dentro de um bar, no Jardim União. A vítima, sem identificação, recebeu vários tiros
O ano de 2012 começou de forma violenta em termos de assassinatos de mulheres no Ceará. Em apenas seis dias, cinco mulheres foram mortas na Capital. O caso mais recente ocorreu na madrugada de ontem, quando faleceu no Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), a jovem Ana Cláudia Ribeiro de Paula.

Segundo a Polícia, Ana Cláudia estava internada naquele hospital desde a noite da última segunda-feira (2), quando ela foi baleada por desconhecidos. O crime ocorreu na Avenida Francisco Sá, na Barra do Ceará, na Zona Oeste de Fortaleza.

Outros casos

Na tarde de sexta-feira passada, uma jovem, aparentando ser adolescente, foi morta, a tiro, dentro de um bar, no bairro Jardim União. O corpo dela permanece no Serviço de Verificação de Óbito, em Messejana, sem nenhuma identificação.

Logo no primeiro dia do ano, uma jovem, identificada como Karolaine Alves Santana, 22, foi morta em meio a um tiroteio ocorrido na Rua da Felicidade, no bairro Quinino Cunha.

Em seguida, no dia 4, mais dois casos. Jacqueline Ribeiro Soares foi assassinada, com vários golpes de faca, no bairro Edson Queiroz. O autor do crime foi o próprio irmão da garota, que acabou sendo preso.

No mesmo dia, morreu no IJF-Centro uma jovem identificada como Daniele Ferreira da Silva.

Acidente

Um acidente terminou em morte, na manhã de ontem, no quilômetro 17 do Anel Viário, em Maracanaú. Francisco Sandro Alves Rabelo, 29, morreu quando bateu sua motocicleta na traseira de um Pálio Weekend. Em seguida, o corpo foi arremessada para a pista contrária e atropelado por um caminhão.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Adílson - ´Quero encerrar a carreira com o Ceará campeão´



Clique para Ampliar

O apelido de Paredão, que hoje a torcida do Vovô canta para o goleiro Fernando Henrique, foi criado por ela para reverenciar Adílson
Com 37 anos, o goleiro Adílson sabe que o fim de carreira se aproxima. Embora garanta que não esteja se preparando para isso, o eterno "Paredão" admite a possibilidade e sonha em parar como campeão pelo Vovô, clube pelo qual disputará o oitavo estadual. "Meu contrato vai até o fim de maio. Ainda que eu não esteja me preparando para encerrar a carreira, sei que este momento se aproxima e se eu tiver que parar neste ano, quero encerrar com o Ceará campeão", declara.

Adílson tem oito anos de Ceará. Ele ainda se recorda da data que chegou ao clube: "São oito anos. Cheguei em 16 de março de 2004. Foram momentos difíceis e felizes, e ainda tenho a contribuir com o Ceará".

Disputa

Com este pensamento, Adílson ainda quer jogar com a camisa 1 do Ceará, ainda que o ´rival´ seja de respeito, o titular Fernando Henrique. "Trabalho para vestir novamente a camisa 1. Sei que o Fernando foi uma contratação pesada e veio para jogar. Dei minha contribuição no início do Estadual, o Fernando herdou a posição e virou ídolo. Se ele está bem, não tem como mexer. Mas vou lutar pela vaga", declarou o arqueiro do Vovô.

Se parar este ano, Adílson admitiu sentir falta da idolatria da torcida alvinegra. "Por onde ando sou reverenciado. Pelo título estadual de 2006 e por ter ajudado na Série B evitando rebaixamentos. Isso o torcedor não esquece. Sentirei falta disso".
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Cachorro-do-mato - Espécie é encontrada no Ceará

Clique para Ampliar
O cachorro-vinagre, como é conhecido popularmente, é uma espécie ameaçada de extinção
Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) encontraram, no município de Aratuba, no Maciço de Baturité, um animal que nunca havia sido registrado no Ceará. Popularmente conhecido como cachorro-vinagre (Speothos venaticus), o bicho é considerado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela International Union for Conservation of Nature (IUCN) como uma das espécies ameaçadas de extinção.

O grupo analisava, em 2010, os impactos de caça de animais no Maciço de Baturité quando, de repente, achou o cachorro, um filhote do gênero feminino. Como informa um dos pesquisadores, o mineiro Hugo Fernandes Ferreira, o animal estava perdido da mãe e morreu poucas horas depois de ser encontrado. O cachorro-vinagre, explica, é um canídeo de pequeno porte e tem hábitos noturnos. Vive em tocas no chão plano, em barrancos de rios ou em troncos ocos de árvores caídas.

Segundo Hugo, a espécie pode ser encontrada do Panamá ao Sul do Brasil, no Paraguai, no norte da Argentina e em áreas da Bolívia, do Peru e do Equador. No Brasil, o cachorro-vinagre ocorre nos biomas Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, podendo também ser visto em matas úmidas.

Regiões contínuas

A descoberta, complementa o biólogo, comprova que, há milhares de anos, a Mata Atlântica e a Amazônia eram contínuas e abrangiam outras regiões do País. O Maciço de Baturité, por exemplo, era coberto todo por mata úmida, ao invés de existir apenas pequenos fragmentos de mata nas regiões mais elevadas. "Isso indica um processo natural de desertificação no local ao longo dos anos. Restou somente pequenos resíduos", afirma Hugo.

Outros fatores percebidos pelo grupo é que, no Ceará, há uma escassez de estudos sobre mamíferos. Portanto, não dá para saber quais espécies, de fato, ocorrem no Estado. Os dados também indicam uma população de cachorros-vinagre criticamente ameaçada em âmbito estadual.

A descoberta da espécie Speothos venaticus no Ceará está sendo divulgada somente agora, depois de ter sido publicada em revista científica. Os pesquisadores encontraram apenas um cachorro vinagre no Estado. No entanto, acreditam que outros indivíduos da mesma espécie devem existir no Maciço de Baturité, principalmente porque o animal encontrado era um filhote.

O grupo, composto pelo mineiro Hugo Fernandes-Ferreira; pelos cearenses Sanjay Veiga e Newton Gurgel Filho; pelos paraibanos Anderson Feijó e Rômulo Alves; e pelo uruguaio Alfredo Langguth, também catalogou mais 35 mamíferos que, diferentemente do cachorro-vinagre, já eram esperados no Maciço de Baturité.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

EUA - Obama inicia esforço extra para a economia

Clique para Ampliar
O presidente americano destacou que a Casa Branca planeja realizar um fórum para incentivar a criação de vagas de empregos no País
Em discurso, presidente americano destacou empresas que levaram de volta vagas de empregos ao país

Washington. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu início a um esforço extra ontem para restabelecer a economia americana e incentivar as empresas a manter postos de trabalho no país, em vez de terceiriza-los no exterior.

Durante seu discurso semanal em áudio e vídeo, Obama ressaltou que o maior desafio do país "é restabelecer a economia de modo que o trabalho duro novamente obtenha resultados", ao mesmo tempo em que colocou a confiança da classe média como prioridade, visando as próximas eleições.

"Temos que continuar reconstruindo nossa economia de modo que todos tenham uma oportunidade justa, todos façam o que é justo fazer, e todos obedeçam às mesmas regras", disse. "Não podemos retornar à época em que o sistema financeiro plantava armadilhas para os habitantes comuns e correntes".

O presidente americano destacou em sua fala as empresas que levaram de volta os empregos ao território americano, dizendo que essa é uma forma de reforçar o mercado de trabalho e fortalecer a economia.

Segundo ele, a Casa Branca planeja realizar um fórum na próxima quarta-feira que reunirá os líderes de negócios que trouxeram vagas empregos de volta para os EUA. Obama disse que o evento vai discutir como outros líderes empresariais podem fazer o mesmo pelo país.

"Nós ouviremos líderes empresariais que estão trazendo empregos de volta para casa e veremos como nós podemos ajudar outras empresas a seguir esse exemplo", afirmou Obama

Executivos de mais de uma dúzia de empresas participarão do evento, inclusive a fabricante de cadeados Master Lock, a companhia de móveis Lincolnton Furniture, a desenvolvedora de software GalaxE Solutions e a companhia química DuPont.

Obama afirmou que sua "resolução de Ano Novo" a todos os americanos era de "continuar a fazer o que for preciso para mover a economia para a frente, e se certificar de que as famílias de classe média recuperassem a segurança que perderam na última década". Com base nos indicadores mais recentes sobre o mercado de trabalho dos EUA, Obama disse que o país está indo na direção certa.

Mover a economia

A economia americana deu mais um sinal de fortalecimento, com nova queda do desemprego, no sábado. Os EUA criaram 200 mil vagas no mês passado, e a taxa de desemprego ficou em 8,5%, a menor desde fevereiro de 2009, no início do governo Obama.

Em um momento em que diferentes pesquisas mostram que a economia e o desemprego são as maiores preocupações dos eleitores americanos, os novos dados sobre o mercado de trabalho representam uma boa notícia para Obama, em busca do segundo mandato.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

BBB 12 - Mais básico e imprevisível

Clique para Ampliar
A 12ª edição do reality show mais popular do Brasil começa terça-feira
Clique para Ampliar
Pedro Bial acredita que o programa virou palco para discussões sobre mudanças de comportamento do brasileiro
Clique para Ampliar
Boninho, diretor de núcleo e criação do Big Brother Brasil
Clique para Ampliar
Laisa
Clique para Ampliar
Yuri
Clique para Ampliar
Renata
Clique para Ampliar
Mayara
Clique para Ampliar
Jonas
Clique para Ampliar
João Maurício
Clique para Ampliar
João Carvalho
Clique para Ampliar
Fernanda
Clique para Ampliar
Jakeline
Clique para Ampliar
Kelly
Clique para Ampliar
Netinho
Clique para Ampliar
Rafa
Clique para Ampliar
Ronaldo
"Big Brother Brasil 12" estreia prometendo resgatar o clima das primeiras edições

Com este "Big Brother Brasil", que estreia na próxima terça-feira, após a novela "Fina estampa", lá se vão dez anos. No primeiro, que estreou na TV Globo em 29 de janeiro de 2002, era difícil prever até onde iria o reality show. Hoje, depois de muitos romances e barracos, o programa vem provando sua longevidade.

Tanto que, em sua 12ª edição, os 12 novos candidatos ao prêmio de R$ 1 milhão podem até tentar seguir a mesma cartilha que vem sendo usada há uma década. No entanto, a estrutura do jogo, que sempre muda, segue envolta em mistério. E, às vezes, o que faria um participante se tornar vilão, é eleito o mocinho.

"Eu continuo esperando o inesperado. É uma competição que depende fundamentalmente de seus jogadores", explica o Big Boss Boninho, diretor de núcleo e de criação da atração: "Escolhemos um grupo diversificado, que não representa o Brasil. O "BBB" não foi feito para representar o nosso país. Mas colocamos participantes que, pela nossa expectativa, vão dar uma boa limonada desse limão".

Apesar de não liberar detalhes do novo ano do programa - a Casa de Vidro será reeditada? Mais concorrentes podem entrar ao longo do confinamento? Haverá o temeroso quarto branco?-, Boninho afirma que a produção está voltada para "recuperar o clima dos primeiros ´BBBs´".

"Inclusive, provas e dinâmicas. Vamos voltar ao básico. Como sempre, vai ser um ano de surpresas para o telespectador e, principalmente, para os jogadores".

E entre eles, os competidores, há espaço para tipos conhecidos do público - já acostumado a rotular os novos brothers antes mesmo de o programa começar, mas que sempre espera uma novidade. Na ala das bonitonas, comparecem a empresária carioca Fernanda, de 29 anos; a assistente comercial de Minas Gerais Kelly, 23; a estudante de Medicina Laisa, 23, natural do Rio Grande do Sul, e a mineira Renata, estudante de Psicologia, 21. Fecham a lista feminina a paulista modernete Mayara, 23, que trabalha com arte-educação (e é produtora de filmes pornôs alternativos), e a estudante de Zootecnia Jakeline, 22, da Bahia.

Entre os homens não falta o bonitão da vez: Jonas, de 25 anos e natural do Rio Grande do Sul, já foi Mister Brasil (concurso pelo qual passou Rodrigão, do "BBB 11"). De Goiás, vem Yuri, 26, professor de muay thai e lutador.

O único gay assumido desta edição é o representante comercial João Carvalho, 46, de Minas Gerais. Os brothers se completam com o pecuarista de Goiás João Maurício, 34; o projetista de iluminação Rafa, 35, do Rio de Janeiro, e um confinado de última hora: Ronaldo, 31, vendedor e morador de São Paulo, substitui o advogado Netinho, que pediu para sair antes de o reality começar.

"O "BBB 12" marca nosso aniversário de uma década; dez anos em que o mundo se transformou. O programa foi um dos principais palcos no qual se assistiu a essas mudanças, seus sintomas e reflexos", acredita o apresentador Pedro Bial. Para ele, as questões morais que surgem no "BBB" antes não eram "conversa de salão": "Desde o primeiro minuto no ar, o programa conquistou todas as classes, sexos e idades. De minha parte, digo: melhor que fazer televisão, só fazer o "Big Brother".

Quem é quem

A Rede Globo divulgou na última quarta-feira, dia 4 de janeiro, a lista dos participantes do próximo Big Brother Brasil, que estreia na terça-feira, dia 10 de janeiro. Apesar dos nomes dos participantes terem sido divulgados a poucos dias do início da edição de 2012, os novos brothers já estão isolados do mundo real, em um hotel do Rio de Janeiro.

Os 12 participantes do programa deverão ficar no hotel até a próxima terça-feira, quando seguirão para a casa do BBB. E, apesar dos participantes não terem nem entrado ainda na casa mais vigiada do País, já estão dando o que falar. Alguns já tiveram suas vidas reviradas. E até um participante, o advogado Netinho, desistiu de entrar no programa. Apesar de terem divulgado que ele não teria aguentado o confinamento, o mineiro negou o motivo.

O Zoeira fez um breve resumo sobre cada brother para que os telespectadores já possam se acostumar com os jogadores. Já pode até começar a torcida!

Laisa

A estudante de medicina gaúcha tem 23 anos e foi uma das finalistas do concurso Preferência Nacional, da Playboy. Sonha em ser capa da revista.

Yuri

De Goiás, o professor de Muay Thai (26 anos) é personal trainner da musa do Brasileirão Lucilene Caetano, que deu todo o apoio ao professor.

Renata

A estudante de psicologia de 21 anos terminou um namoro para entrar no jogo. A mineira , no entanto, ainda conta com a torcida do ex.

Mayara

Ela se inscreve para o programa como arte-educadora, mas a paulista de 23 anos trabalha na produção de filmes pornô alternativo. No Twitter, disse que queria "pegar" 501 meninas em 2012.

Jonas

Não teremos Miss, Mas esta edição terá o Mister Brasil 2010. É o modelo gaúcho Jonas, que já teve até fotos suas seminu publicadas em 2008. O rapaz tem 25 anos e mora em São Paulo.

João Maurício

João Maurício, de 34 anos é carioca da gema, mas vive em Goiânia cuidando de animais de fazenda. Ele adora futebol. O pecuarista é conhecido por participar de exposições e criar os famosos gados nelore.

João Carvalho

O mineiro João Carvalho, de 46 anos, é o participante mais velhos desta edição. Ele é formado em direito e é homossexual assumido e diz " gostar de homens e mulheres".Trabalha com moda.

Fernanda

A empresária carioca, de 29 anos, já está dando muito o que falar. Ela teria namorado a cantora Nise Palhares, intérprete da música "O Quereres", da abertura do seriado "Divã.

Jakeline

Com 22 anos, a estudante de Zootecnia é a representante da Bahia no BBB12. Evangélica, a jovem até cita em seu perfil do Facebook diversas passagens da bíblia. Tem relacionamento estável.

Kelly

A mineira disse que sua profissão é assistente comercial, mas sabe-se já que ela foi dançarina da banda cearense Aviões do Forró. Evangélica, a moça tem namorado e é viciada em academia.

Netinho

Um dia após a lista com os participantes ter sido divulgada, o advogado pediu para deixar o jogo. "Não foi porque não aguentei o confinamento. Me pediram para eu deixar de fazer algo e eu não concordei".

Rafa

Rafael é projetista de iluminação e mora a 13 anos no Rio de Janeiro, mas viveu por um bom tempo em Porto Alegre. Antes do confinamento, fez um "limpa" em seus perfis nas redes sociais.

Ronaldo

O vendedor, de São Paulo, entrou no jogo aos 45minnutos do segundo tempo, substituindo Netinho, que pediu para sair do reality. Com 31 anos, ele é festeiro e adora música eletrônica.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Canindé - Moradores de rua têm cidadania resgatada

Clique para Ampliar
Moradores de rua recebem assistência de moradia e alimentação em Canindé
Ponto de apoio criado pela Prefeitura oferece banho, lazer, local para descanso, atendimento psicológico e educação

Canindé Localizada na Rua Mercês Santos, 771, no Centro deste Município, a Casa de Passagem, Amor, Vida e Esperança para Moradores de Rua, um projeto da Prefeitura Municipal de Canindé, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, está resgatando a cidadania e a autoestima dos moradores de rua da cidade, que antes viviam em situação de abandono social.

O ponto de apoio dessas pessoas, que deixaram para trás uma família, oferece alimentação, banho, lazer, local para descanso durante o dia, cidadania, assistência social, psicólogo, advogados, educação profissional, identificação pessoal, e o mais importante, o direito à vida.

Todos os dias, o caminho dos que ainda dormem na rua começa às 7h, quando os funcionários iniciam a rotina de trabalho que só termina às 15h, com o último lanche. "Aqui é terminantemente proibida a discriminação. Todos têm direitos iguais. O que realmente faltava para essas pessoas era o direito de recomeçarem suas vidas. Muitos têm profissão definida, estão nas ruas por um motivo ou outro. Agora, vamos dar esse direito para que possam retornar ao convívio social e retomem suas vidas", observa a secretária de Assistência Social do Município, Irani Paulino de Freitas.

Atendimento

Irani Paulino diz ainda que o trabalho com os moradores de rua faz parte da política de atendimento do Centro de Referência a Assistência Social (Creas). No entanto, como não existe previsão de recursos específicos para esse fim, o objetivo acaba sempre ficando de lado, ofuscado por outras políticas de atendimento aos carentes.

Esta é a primeira vez, que um projeto dessa amplitude chega para tratar com seriedade pessoas em vulnerabilidade social. O ponto mais importante é dar condições necessárias a esse público que vive no anonimato, sem que a sociedade tenha conhecimento de seu valores moral, social, educacional, profissional e de cidadão.

Morando nas ruas de Canindé, há pessoas de diversas origens, como pedreiros, serventes, pescadores, artesãos, camelôs, estudantes, enfim um grande número de populares que tem oportunidades para retornar ao convívio social.

O prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, disse ter autorizado a secretária de Assistência Social a colocar como meta, no plano de ação do Creas, um trabalho para identificar quem e quantos são os moradores de rua do Município, além de assegurar um local de atendimento permanente para essas pessoas. "Quero investir mais no social. Vejo essa questão como primordial em meu governo. Cada morador que está nas ruas tem uma profissão, basta apenas colocarmos as condições necessárias para que, assim, o ser humano volte a viver com dignidade", afirma Cláudio Pessoa.

De acordo com o gestor, uma pesquisa do Ministério do Desenvolvimento Social apontou que a maior parte dos moradores de rua do Brasil não é pedinte e nem mendigo. 70% deles têm algum tipo de trabalho informal remunerado.

Viver na rua não é vontade de ninguém. Um protagonista de situações desse tipo é o morador de rua, Francisco Antônio Soares de Lima, 34 anos, natural de Pedra Branca. Ele conta ter vindo de carona com um motorista de caminhão para cidade de Paramoti com a promessa de trabalhar na construção de casas populares. "Tudo não passou de uma ilusão, o melhor caminho foi seguir para Canindé e pedir esmolas. Passados alguns dias sem ter onde dormir fui para as ruas, onde me encontro até hoje. O que mais quero é um dia poder trabalhar para viver às minhas próprias custas", diz Francisco, cheio de esperança.

Ele afirma que, morando longe de casa, começou a consumir bebida alcoólica, tornando-se um dependente do vício. "Só bebo porque não tenho o que fazer, mas a partir do momento que encontrar uma ocupação, deixo isso de mão", garante.

Uma das pessoas que dividem espaço nas ruas de Canindé com Francisco Antônio é Gilvan Santos Vieira, de 37 anos, natural de Fortaleza. Servente de pedreiro, ele teve problemas com a família e foi tentar a sorte fora de casa. O álcool tornou-se seu maior companheiro, já que não tinha a quem recorrer. Gilvan aproveita o dia para juntar material reciclável e, quando a diária é boa, consegue juntar R$ 10.

Sem documentação, vai se tornar cidadão a partir de fevereiro, quando a assistente social do projeto vai tirar to suas carteiras de identidades e de trabalho na própria Secretaria, onde há um programa voltado para pessoas em vulnerabilidade social.

Já Valdinar Silva Lima, de 49 anos, diz que a família vive na cidade de Guarulhos, em São Paulo. Ele perdeu o convívio do lar em 1984, quando decidiu colocar a "sacola nas costas e viajar mundo afora". Passados vários anos, desembarcou em Canindé, onde vive até hoje.

"Tudo que eu mais quero na minha vida era voltar a conviver com a minha família, porque a partir do momento que eu conseguir reencontrar meus familiares, irei viver feliz", diz o artesão.

O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social, destina recursos específicos para trabalhar a população de rua dos Municípios com mais de 100 mil habitantes. As cidades cujos moradores de rua não atingem esse índice acabam sendo excluídas dessa política de promoção humana. Em Canindé, já foram identificados 26 moradores de rua.

ENQUETE

O que espera do novo lar?

Tudo o que eu mais quero na vida é poder voltar a viver com a minha família, porque, quando eu reencontrar os meus familiares, sei que vou ser realmente feliz, experimentando um novo momento de vida " .

Valdinar Silva Lima
Morador de rua

"Consumo bebidas alcoólicas porque não tenho uma ocupação de verdade, mas, quando encontrar algum trabalho que eu possa fazer e crescer como pessoa, tenho certeza que eu vou deixar a bebida de lado".

Francisco Soares de Lima
Morador de rua

Mais Informações

Secretaria de Assistência Social
Centro Social Urbano
Bairro: Santa Luzia
Canindé
Telefone (85) 33432073

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Sem faculdade - Setor de petróleo e gás quer contratar 50 mil

Clique para Ampliar
No setor naval, faltam profissionais qualificados interessados em trabalhar em alto mar. O mercado de trabalho na área é promissor
Para despertar o interesse dos estudantes, a Petrobras criou o programa Profissões de Futuro

Brasília. O setor de petróleo e gás está atrás de estudantes que cursam o último ano do ensino fundamental e dos níveis médio e técnico e que ainda não definiram a profissão. A ideia é qualificar o quanto antes a mão de obra para um segmento da economia carente, porém estratégico. A expectativa é de que até 2015 devam surgir mais de 50 mil vagas por ano no Brasil para técnicos nessas áreas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Quem está em começo de carreira hoje chega a ganhar R$ 2.615,86, valor referente à remuneração básica desses profissionais na Petrobras. Atualmente a estatal petrolífera não tem nenhum concurso com inscrições abertas. Mas a estimativa da empresa é admitir 17 mil novos empregados até 2015, com a realização de dois processos seletivos por ano para cargos de níveis técnico e superior.

Para despertar o interesse dos estudantes, a Petrobras incrementou o programa Profissões de Futuro, com a criação de um site, onde é possível acessar informações sobre o cenário da indústria de energia e do mercado de nível técnico, além de conhecer as profissões relacionadas. O gerente-geral da Universidade Petrobras e responsável pelo programa, Ricardo Salomão, diz que a área mais acessada na página eletrônica é o Mapa de Cursos, onde o aluno conhece os cursos técnicos com uma breve descrição, carga horária, profissões relacionadas e onde estudar. O site foi lançado em dezembro e já contabiliza cerca de 25 mil acessos.

"Com a perspectiva de crescimento nos segmentos de petróleo, gás e energia, construção civil e infraestrutura, a demanda por técnicos de nível médio é crescente. Para termos uma ideia, na Petrobras controladora, somos cerca de 60 mil empregados próprios sendo dois terços deste efetivo posicionado em carreiras técnicas de nível médio. Esta proporção se repete e até aumenta pelas empresas destes segmentos no País", afirma.

Quem apostar no setor de energia está no caminho certo, na opinião do vice-presidente de operações da consultoria DBM Brasil e América Latina, José Augusto Figueiredo. "O setor de energia em geral é um campo promissor no Brasil", afirma o especialista.

"Trabalhar no setor de petróleo e gás sempre será promissor. Tem técnico sênior que ganha mais que um profissional que fez curso superior, por exemplo", afirma Fernando Monteiro da Costa, diretor de operações da consultoria de RH Human Brasil. Para ele, trabalhar na Petrobras garante estabilidade e um pacote de benefícios.

Naval

No setor naval, Costa diz que faltam profissionais qualificados e interessados em trabalhar em alto mar. O site Profissões de Futuro relaciona ainda outras funções que devem se destacar nos próximos anos, como técnico de operação, técnico de exploração de petróleo, técnico químico e técnico de automação industrial. Para começar a exercer as funções, basta diploma em cursos técnicos.

Segundo Salomão, a formação demora três anos se o curso for feito com o ensino médio ou em 1,2 mil horas (aproximadamente 18 meses) na modalidade após o ensino médio.

Oportunidades

17 mil novos empregos é a estimativa de vagas que deverão ser abertas pela Petrobras até 2015, com a realização de dois processos seletivos por ano.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste