v

sexta-feira, 2 de março de 2012

DESTRUIÇÃO > Bandidos estouram agência mas não levam dinheiro

 
Banabuiú > A fachada da agência, aparentemente intacta, não reflete a dimensão da destruição provocada por um grupo de assaltantes, fortemente armados, na cidade de Banabuiú, na região Centro do Ceará. No interior da unidade do Banco do Brasil não ficou pedra sobre pedra. As paredes que sobraram corem o risco de desabarem. Por ironia, apenas os caixas eletrônicos, no auto atendimento da agência, e um dos cofres ficaram intactos.
Segundo a Polícia, os bandidos não conseguiram levar o dinheiro, guardado no cofre principal. Usaram uma carga muito grande de explosivos. A caixa forte praticamente desapareceu no meio dos escombros. O delegado Marcos Sandro de Lira investiga o caso. Após a remoção dos entulhos terá certeza se os assaltantes tiveram êxito no roubo. Veja amanhã, dia 3, a reportagem completa na edição impressa do Diário do Nordeste.
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Acidente de moto lidera atendimento em hospital do Ceará no 1º bimestre



Acidente entre moto e caminhão provoca morte de idoso em Ribeirão (Foto: Reprodução EPTV Ribeirão Preto)Acidentes com motocicletas lideram a lista de atendimentos do Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), a maior unidade hospitalar de urgência e emergência de Fortaleza. Segundo o hospital, em janeiro e fevereiro deste ano, o IJF atendeu 1.490 pacientes que sofreram acidentes de motocicleta.
Ainda de acordo com o IJF, no primeiro semestre foram realizados 15.691 acidentes. O número de pacientes acidentados em motocicletas atendidos no IJF representa 9,5% do total de atendimentos no primeiro bimestre desse ano. O Hospital Instituto Doutor José Frota tem uma média de 150 mil atendimentos por ano.

saiba mais
Em janeiro deste ano, o IJF havia informado que o número de acidentes com motos cujos aumentou 1000% em nove anos. Somente em 2011, 7985 pessoas sofreram acidentes com motos. Em 72% dos casos, o acidentado apresenta invalidez permanente, ou seja, ela não pode voltar ao trabalho.
Tratamento clínico é o segundo atendimento mais comum no primeiro semestre deste ano no IJF, com 1.100 casos. Em seguida aparecem queimaduras (1.042), dor (961) e queda proporcional à própria altura (932).


Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Criança de três anos cai dentro de tambor e morre afogada no Crato



Uma criança de 3 anos morreu afogada, no bairro Pinto Madeira, no município do Crato, na região do Cariri, depois de cair dentro de um tambor de plástico cheio de água.
De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), a menina estava brincando quando tudo aconteceu. Quem encontrou a criança foi o irmão dela de 12 anos.
Não há informações de quanto tempo a vítima teria passado dentro do tambor. A família ainda chegou a levar a menina ao hospital, mas quando chegaram a criança já estava sem vida.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

Ex- presidiário é morto a tiros na presença da amante



Um ex-presidiário foi assassinado a tiros na frente da amante, na noite desta quinta-feira (01), no cruzamento das ruas Urucutuba e Estrada do Jatobá, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Reginaldo Pereira Melo, de 36 anos, foi morto com quatro disparos.
De acordo com a polícia, a vítima estava em uma moto acompanhado da amante, a doméstica Leandra Bezerra. Eles foram abordados por dois homens que estavam em outra motocicleta. O garupeiro sacou a arma e efetuou os disparos contra Reginaldo, que morreu na hora.

Leandra não foi atingida e confessou à polícia que, em casa, o amante guardava droga e munição. Os policiais foram até o local e encontraram pedras de crack, cocaína, uma balança de precisão e balas de revólveres.
Dono da droga
O filho da doméstica, de 17 anos, assumiu ser o dono da droga e, por isso, foi apreendido e conduzido à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Segundo a polícia, Reginaldo passou 10 anos na cadeia por assalto e, também, foi processado por lesão corporal. Os acusados não foram identificados.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

Usuário de drogas agride o próprio pai e é morto pelo sobrinho

Um homem foi assassinado pelo sobrinho nesta quinta-feira (1º), em Fortaleza. A vítima foi José Valdenir da Silva, de 24 anos. Segundo a polícia, ele teria espancado o próprio pai, Raimundo Custódio, de 62 anos.
O sobrinho da vítima, José Valdemir da Silva, de 18 anos, prometeu que mataria o tio para vingar a surra que o avô levou. Segundo a família, Valdenir era usuário de crack e praticava furtos e assaltos para sustentar o vício.

Homicídio na Aerolândia
Outro homicídio ocorreu na Rua Djamar Petit, no bairro Aerolândia, também na Capital cearense. A vítima tinha 26 anos e morava na área. Segundo a polícia, o rapaz foi abordado por indivíduos que fugiram logo após o crime. A vítima respondia a processos na justiça. A polícia já identificou os suspeitos.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

Deputados do PMDB fazem manifesto contra o PT

Na nota, os parlamentares signatários alegam que o problema é o fato de o PT ter mais "apetite do que disposição para compartilhar as decisões do governo"
Deputado federal cearense Danilo Forte é um dos 45 parlamentares que assinaram a nota

Insatisfeitos na relação com o governo Dilma Rousseff e ameaçados de perder para o PT o status de partido com maior número de prefeitos, 45 deputados do PMDB assinaram um manifesto protestando contra a hegemonia petista. No texto de 25 linhas que será entregue oficialmente na segunda-feira ao vice-presidente da República, Michel Temer, e ao presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp (RO), os deputados reclamam “da relação desigual e injusta” do governo com o PMDB se comparado com o tratamento que o PT recebe do Palácio do Planalto.


“Nas propostas e nas decisões maiores (do governo), o PMDB não tem participado e é visível o esforço do governo para fortalecer o Partido dos Trabalhadores”, afirma a nota. Embora só a metade da bancada tenha assinado o manifesto, os demais parlamentares deverão aderir ao texto até segunda-feira. Também vão receber o manifesto os líderes na Câmara, Henrique Alves (RN), e no Senado, Renan Calheiros. Mas o sinal de que não se trata de um movimento da base parlamentar contra a cúpula partidária, vem da lista de signatários. O deputado Renan Filho e Francisco Escórcio , respectivamente ligados ao líder Renan e ao presidente do Senado, José Sarney, não teriam aderido à revelia de ambos.

“Nós estamos vivendo numa encruzilhada, onde o PT se prepara com ampla estrutura governamental para tirar do PMDB o protagonismo municipalista e assumir seu lugar como o maior partido com base municipal no País”, afirma o documento, resumindo a preocupação do conjunto do PMDB e o nervosismo do partido diante da proximidade das eleições municipais de outubro.

Entre os signatários estão os deputados Danilo Fortes (CE), Lúcio Vieira Lima (BA), Osmar Terra (RS) e Nilda Gondim, que é mãe do senador Vital do Rego Filho (PMDB-PB). É nesse clima de tensão na relação com o PT e com o governo que o manifesto propõe um encontro nacional das bases do partido em Brasília, no dia 25 de abril, quando vereadores, prefeitos e presidentes de diretórios do PMDB em todo o País deverão questionar a aliança.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Deputados ressaltam que o manifesto não tem nada contra o líder, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), mas sim especificamente contra o PT. Por enquanto, de uma bancada de 76 deputados em exercício, 45 já assinaram.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Governo turbina o turismo apoiando gravação de programas da Rede Globo no Ceará


Depois de apoiar gravações do programa “Caldeirão do Huck” no Beach Park, em Aquiraz, o governo estadual respalda agora as gravações do quadro “Dança da Galera”, do Domingão do Faustão.
As gravações acontecem em Canoa Quebrada (Aracati) e tem gerado boa movimentação naquela banda do litoral leste.

O objetivo de apoiar programas da Rede Globo, segundo o Governo do Estado, é aquecer a movimentação turística de julho. O saldo com as gravações do “Caldeirão do Huck”, garantindo mídia e  muita exposição para o Ceará no País, teria contribuído para resultar em bons frutos durante a última temporada e o período do Carnaval.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Barbada: Recebe o programa ‘Governo na Minha Comunidade’


O lançamento do projeto “Governo Na Minha Comunidade” foi consagrado sucesso absoluto. A comitiva da administração o Poder do Povo esteve na última quarta feira, dia 29, no distrito de Barbada, onde foi recepcionada por grande numero de munícipes daquela comunidade. Com o intuito de atender as pessoas próximas aos seus lares e assim levando [...]







Postada:Gomes Silveira
Fonte:Prefeitura de Choró

SBT tira programa de Silvio Santos do ar



altComandado por Silvio Santos, o “Roda a Roda” deve sair em breve do ar no SBT. A emissora quer substituir a atração por outra que promova a marca de cosméticos Jequiti. O plano é que seja um game show. O próprio dono da emissora está trabalhando no projeto, que deve entrar no ar a partir de maio.
A informação foi vazada pela própria Jequiti, que enviou uma carta aos consultores da marca, que fazem o trabalho de porta em porta. No comunicado, o presidente da empresa e vice do Grupo Silvio Santos, Lásaro de Carmo Junior, diz: “a concorrência vai tremer quando souber. Vamos ’causar’ em rede nacional”. É aguardar para ver





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Sertão Noticias

Ex-pagodeiro pastor tenta evangelizar Marlene Mattos na igreja




altPara surpresa de muita gente, Marlene Mattos foi visitar uma igreja evangélica no final de 2011. Lá dentro foi filmada pela equipe do templo e as imagens foram parar no Youtube, com a autorização dela. Quem assiste, vê a ex-toda-poderosa-diretora de Xuxa cantando louvores, fazendo orações e participando dos momentos do culto, junto com Waguinho, ex-vocalista do grupo Os Morenos, que hoje é pastor da Assémbleia de Deus dos Últimos Dias.

Por causa do vídeo, que está bombando de acesso na web, rolou um boato de que Marlene teria se convertido à religião. Porém, em conversa com O Fuxico, ela garante que isso não é verdade. Marlene salienta que foi ao culto a convite de uma amiga, mas ao menos por enquanto não se tornou evangélica.
“Eu faço oração, sempre. Eu tenho um grupo de oração. Sempre fiz e confio em Deus, senão não estava viva. Eu tenho uma amiga que é dessa igreja, ela me convidou e fui. Gostei muito do que o pastor faz lá: ele ajuda quase 200 pessoas de rua e tenta salvar almas. Já fui lá algumas vezes e gosto. Não me converti ainda para a igreja, mas talvez um dia aconteça.”




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Sertão Noticias

Jornal: Rede TV! culpa Globo por atrasos nos salários



Em entrevista à coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo, Marcelo de Carvalho, vice-presidente da Rede TV!, falou sobre os atrasos dos salários dos funcionários da emissora. Segundo o marido de Luciana Gimenez, a Globo e a crise financeira mundial de 2011 foram os responsáveis.
Carvalho disse que, após perder os direitos da série A do Brasileirão e do UFC para a TV Globo, contratos comerciais foram cancelados. Sobre perder o Pânico para a Band, disse que foi uma surpresa, mas que a atração já não faturava tanto.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Terra

"Você só dá atenção pra Maisa, tô com ciúmes", diz filha a Silvio Santos



O Programa Silvio Santos deste domingo (5) contará com a participação de Patricia Abravanel e Maisa no Jogo das 3 Pistas. Elas irão se enfrentar no jogo de perguntas e respostas. Durante a participação da dupla, Silvio não perdeu a oportunidade de brincar com as duas estrelas de sua emissora, principalmente com Maisa. "Você só dá atenção para a Maisa. Tô ficando com ciúmes", brincou Patrícia com o pai.
Silvio, porém, não perdeu a oportunidade de alfinetar a filha: "eu só dou atenção pra quem dá Ibope, ela (Maisa) quando vem aqui o ibope sobe de 11, 12 pra 16, 17". Maisa também interagiu com o apresentador. "Tem gente até hoje que pensa que você judia de mim, que me maltrata e que me mantém em cativeiro. Eu vi isso na internet, maior mentira", afirmou a menina.

"A Maisa é de outro planeta e você faz parte do mesmo planeta que ela. Vocês são meio superdotados", se intrometeu Patrícia Abravanel. O Programa Silvio Santos vai ao ar aos domingos, a partir das 19h45.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Terra

Pela primeira vez no Cearense 2012, Ceará repetirá uma mesma formação


Meia Rogerinho treina no Ceará (Foto: Divulgação/Cearasc.com)Foram 12 jogos, e nessas partidas, o Vovô sempre colocava um time titular diferente devido a problemas de documentação, físicos, lesões e supensões

Pela primeira vez neste Campeonato Cearense 2012, um treinador do Ceará terá a oportunidade de repetir uma formação. Isto porque desde o início, o time de Porangabuçu teve problemas com jogadores com problemas físicos, por lesão, suspensão e por problemas na documentação.
Depois da vitória suada em cima do Trairiense, o elenco de jogadores se reapresentou em Porangabuçu já de olho no duelo contra o Icasa, neste domingo, às 16 horas, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte. Os atletas que jogaram contra a Lagosta Mecânica realizaram apenas treinos regenerativos, na academia do clube e, em seguida, a recuperação teve sequência com trabalho de relaxamento no gelo.

Os jogadores que não atuaram nesta quinta-feira trabalharam na sede do clube. O grupo participou de um treino técnico bastante movimentado. Lula Pereira fez questão de aprimorar as finalizações em jogadas de bola aérea. No final do treino, Lula Pereira deixou claro que não fará mudanças e vai repetir o time que atuou contra o Trairiense.
- Não vou mexer, pois tenho que dar entrosamento para a equipe. O grupo aos poucos vai pegando confiança e isso já foi demonstrado nas duas últimas partidas - disse.

Mesmo com a boa apresentação de Rogerinho e com Reina à disposição, Lula Pereira deverá utilizar o seguinte time para encarar o Icasa com: Fernando Henrique; Apodi, Heleno, Daniel Marques e Paulo Sérgio; Juca, Everton, Leandro Chaves e Mota; Felipe Azevedo e Romário.

Volante João Marcos começou o tratamento com PRP
Volante João Marcos do Ceará (Foto: Divulgação/Ceará)
Volante João Marcos deve ter o seu tempo de recuperação para recuperar um estiramento muscular na coxa reduzido. Ao invés de 45 dias a recuperação do atleta está estimada para ocorrer em um mês. Isto porque o atleta alvinegro iniciou o tratamento de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) proposto na semana passada pelo departamento médico do Ceará.
Com esse tratamento, segundo o DM alvinegro, a recuperação tem grandes chances de ser reduzida, pois o mesmo consiste na retirada de sangue do atleta e depois de um processo a recolocação no local do PRP. O grupo de atletas do Vovô retornam aos trabalhos nesta sexta-feira, às 16horas, em Porangabuçu.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Senador José Pimentel tem paralisia facial


“O senador cearense José Pimentel (PT) foi diagnosticado na última terça-feira, em Brasília, com um quadro de paralisia facial. Segundo a assessoria do parlamentar, o problema detectado trata-se de um paralisia periférica leve que faz com que um nervo da face sofra um inchaço deixando uma parte do rosto imóvel. De acordo com a assessoria de Pimentel, todavia, o dano facial é somente estético.
O senador, que é líder do governo Dilma no Congresso, começou a sentir os sintomas da paralisia facial no último final de semana, mas somente na terça-feira é que decidiu fazer os exames que diagnosticaram o problema. Segundo ainda a assessoria do parlamentar, há duas hipóteses para a origem desse tipo de paralisia: viral ou de um choque térmico.

Após o diagnóstico o parlamentar passou a tomar medicação e está sendo submetido a fisioterapia para melhorar o quadro que pode se estender de 15 à 90 dias.
Apesar do diagnóstico, a assessoria esclareceu que o senador não irá modificar a sua rotina política, e manterá a agenda. Por meio da assessoria, Pimentel disse que “não queria se ausentar desses compromissos e que e que era uma coisa simples o que foi detectado”.”




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Envolvidos no “Escândalo dos Banheiros” em Quixadá podem ter de devolver mais de R$ 160 mil




O relatório de inspeção de um convênio entre a Secretaria das Cidades e a Associação Comunitária de Sítio Novo, em Quixadá, Sertão Central do Estado, já está disponível para análise do pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE). De acordo com o documento, o ex-secretário das Cidades, Jurandir Vieira Santiago, e outros servidores do Governo também deverão ser convocados a prestar esclarecimentos no TCE.
O Caso
O documento diz respeito a um dos casos denunciados no Escândalo dos Banheiros Fantasmas, especificamente ao superfaturamento na construção de banheiros em comunidades carentes do interior do Ceará.

Devolução do dinheiro
De acordo com o apontamento dos fiscais, os suspeitos de envolvimento no esquema terão de devolver R$ 164.686,54 aos cofres públicos. Dentre eles estão o ex-secretário das Cidades, Joaquim Cartaxo Filho; o ex-Coordenador Administrativo-Financeiro da Secretaria das Cidades, Fábio Castelo Branco Ponte de Araújo; o ex-Coordenador de Habitação do Governo, Sérgio Barbosa de Souza; o Gerente de Obras do Interior da Cagece, Ernanes Freire Alves; e o presidente da Associação de Moradores de Sítio Novo, Francisco Rogério da Silva Bezerra.
Leia mais:
Irregularidades
Foi identificado que o valor da soma das notas fiscais ficou abaixo da quantia repassada para as obras. Outra irregularidade constatada foi a de que os materiais para a construção dos 60 kits sanitários foram comprado em lojas diferentes e a tomada de preços dos produtos foi feita após a compra dos mesmos.
Segundo o relatório do TCE, o preço dos produtos comprados eram “flagrantemente abaixo do mercado”. Enquanto no orçamento do projeto constava a compra de uma bacia sanitária por R$ 74,39, o objeto adquirido custou R$ 13,21.
O superfaturamento também foi constatado na contratação de um pedreiro para a realização das obras. O documento inicial previa o pagamento de R$ 624,80 para cada banheiro pronto, mas um dos funcionários ganhou R$ 1.374,21 pelo trabalho.
Também chamou a atenção dos fiscais do TCE um saque de R$ 214.259,40 no dia 22 de dezembro de 2010. Segundo o relatório, não houve pagamento de despesa que justificasse a retirada da quantia.
A fiscalização verificou que as duas primeiras prestações de contas do convênio não obedeceram ao prazo estabelecido pela legislação. O atraso de alguns dias, foi considerado razoável pelo TCE.
“Banheiros Fantasmas”
Conhecido como “Escândalo dos Banheiros Fantasmas”, o processo consiste na investigação de mais de 90 convênios entre o Governo do Estado e associações inexistentes em cerca de 50 municípios, que seriam responsáveis pela construção de kits sanitários em comunidades carentes.
De acordo com as investigações, mais de R$ 16 milhões foram liberados paras as obras em todo o Ceará que nunca saíram do papel.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Cnews

Atriz de “Fina Estampa” não aceita posar nua



Carolina Dieckmann recusou o convite para posar sem roupa
 
 
Carolina Dieckmann disse “não” mais uma vez a uma conceituada revista masculina de circulação nacional.
 
A intérprete de Teodora em “Fina Estampa” recusou, novamente, uma proposta para posar nua.
 
A loira foi convidada a tirar a roupa na edição especial de aniversário da publicação, no mês de agosto.
 
Aos 33 anos, Carolina alegou que, independente do cachê oferecido, jamais posaria nua, ainda mais por ter dois filhos, um dos quais com 12 anos.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Cnews

PSDB e PTC questionam viagem de Luizianne Lins



Os presidentes estaduais do PSDB, Marcos Cals, e do PTC, vereador Marcelo Mendes, enviaram na tarde desta quinta-feira (1º), um ofício ao procurador geral de Justiça, Ricardo Machado, solicitando a abertura de procedimento investigativo para apurar possível crime de responsabilidade cometido pela prefeita de Fortaleza Luizianne Lins.
 
Os dirigentes partidários questionam a viagem da prefeita para os Estados Unidos, sem o procedimento legal de realizar a transmissão do cargo. Como Fortaleza não tem mais a figura do vice-prefeito, uma vez que Tin Gomes se elegeu deputado estadual para a atual legislatura, o presidente da Câmara Municipal, Acrísio sena (PT), deveria estar interinamente no exercício do executivo municipal.
 
O documento apresentado por PSDB e PTC baseia-se em informações divulgadas na imprensa, bem como no inciso XXXVIII do artigo 83 da Lei Orgânica do Município (LOM). 




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Cnews

Justiça Eleitoral multa Lula, Dilma e PT por propaganda antecipada em 2010


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (1º), por unanimidade, multar o PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff por propaganda antecipada nas eleições de 2010. Lula e Dilma receberam multas individuais de R$ 5 mil, e o PT foi multado em R$ 25 mil. Os ministros também cassaram o tempo de propaganda do PT no primeiro semestre de 2012.
Estavam em julgamento duas representações, uma do PSDB e outra do Ministério Público Eleitoral, que alegavam uso indevido da propaganda partidária do PT, veiculada em 13 de maio de 2010. De acordo com as representações, a propaganda que deveria divulgar ideias da legenda foi usada para fazer propaganda para a então pré-candidata Dilma Rousseff. A propaganda eleitoral só era permitida a partir do dia 6 de julho.

Com a nova condenação, Dilma soma R$ 63 mil em multas referentes às eleições de 2010, das quais já pagou R$ 33 mil. Quatro multas de R$ 5 mil, aplicadas em diferentes processos, aguardam julgamento de recurso na Justiça Eleitoral. Os R$ 5 mil restantes resultam de entendimento individual ainda não confirmado no plenário do TSE. O julgamento do processo foi interrompido em junho de 2010 por pedido de vista do ministro Antonio Dias Toffoli.
Já o ex-presidente Lula recebeu R$ 52,5 mil em multas e ainda não pagou nenhuma. A maior parte desta quantia, R$ 32,5 mil, está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF). As outras pendências estão no TSE. Em um dos processos, o ex-presidente foi multado em R$ 5 mil, mas há recurso que aguarda julgamento. O outro processo, que penalizou Lula em R$ 10 mil, é o mesmo caso que foi objeto de pedido de vista de Toffoli e que também cita Dilma.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Político deverá ter contas aprovadas para se candidatar, decide TSE


Plenário do TSE nesta quinta, quando ministros decidiram barrar candidatos com contas reprovadas em 2010 (Foto: Carlos Humberto./ASICS/TSE) Por 4 votos a 3, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou nesta quinta-feira (1º) que não poderão concorrer às eleições municipais deste ano os políticos que tiveram a prestação de contas de campanha de 2010 rejeitada pela Justiça Eleitoral. Reprovações anteriores às eleições passadas serão analisadas caso a caso.
O TSE mudou a interpretação da lei eleitoral feita para as eleições de 2010, quando era exigido apenas que o político apresentasse as contas para ter liberado o registro de candidato.


Ao final de cada eleição, os políticos que participaram da disputa são obrigados a entregar à Justiça Eleitoral um relatório do que foi gasto e arrecadado pelo candidato, pelo partido e pelo comitê financeiro. A reprovaçao acontece quando são identificadas irregularidades nessa prestação de contas.

De acordo com a corregedora eleitoral, ministra Nancy Andrighi, 21 mil políticos fazem parte do cadastro de contas reprovadas da Justiça Eleitoral. Nem todos, porém, estarão automaticamente impedidos de concorrer, já que o cadastro inclui reprovações anteriores a 2010.
saiba mais
Com a decisão, o político que estiver em débito com a Justiça no momento do registro não poderá concorrer. Caso as contas sejam apresentadas e a Justiça Eleitoral demore para julgá-las, o candidato poderá concorrer.
Os ministros aprovaram nesta quinta a última resolução do conjunto de regras para a disputa eleitoral deste ano em relação à prestação de contas, arrecadação, gastos de campanha feitos por partidos, candidatos e comitês financeiros. Pela lei, o prazo para aprovar essas normas terminaria em 5 de março.
Esta não é a primeira vez que uma regra semelhante é aprovada pela Justiça Eleitoral. Em 2008, o TSE também considerava inelegíveis os políticos que tiveram contas de campanha reprovadas.
Votaram contra a modificação da regra os ministros Arnaldo Versiani, Marcelo Ribeiro e Gilson Dipp. Eles argumentaram que a Lei das Eleições só se refere à apresentação de contas de campanha e não fala em reprovação. "A lei me parece clara e onde não há espaço para interpretação extensiva o tribunal não pode fazê-lo", afirmou o ministro Marcelo Ribeiro.
Dúvidas
A validade da mudança provocou polêmica no plenário e os ministros chegaram a se reunir em volta do presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, para discutir, fora dos microfones, uma solução diante do impasse. A Justiça terá de analisar caso a caso se a nova regra vale para contas rejeitadas referentes à eleições anteriores a 2010. A maioria dos ministros entendeu que a intenção da Lei das Eleições foi também verificar o conteúdo das contas.

"Aquele que apresente contas, mas foram rejeitas não pode obter a certidão de quitação eleitoral. Devemos avançar, visando a correção de rumos, dando ao preceito uma interpretação integrativa e de concretude maior", afirmou o ministro Marco Aurélio.
"O candidato que foi negligente não pode ter o mesmo tratamento daquele zeloso, que cumpriu, com seus deveres. Assim, a provação das contas não pode ter a mesma consequência da desaprovação", afirmou a ministra Nancy Andrighi.
"Tratar igualmente os que têm contas aprovadas e desaprovadas feriria, a mais não mais poder, o princípio da isonomia", disse o presidente do TSE.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Políticos com contas desaprovadas não poderão concorrer nas eleições de 2012, decide TSE



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (1º), por maioria de 4 votos a 3, que os políticos com contas desaprovadas não poderão concorrer nas eleições de 2012. Os ministros endureceram a regra das eleições de 2010, que declarava quite o candidato que prestava contas, independentemente de elas serem aprovadas ou não. A quitação eleitoral é uma exigência para obtenção do registro para concorrer a um cargo.
O julgamento começou no dia 14 de fevereiro, com o voto do relator Arnaldo Versiani, que queria manter a regra mais branda aplicada em 2010. Ele foi seguido pelos ministros Gilson Dipp e Marcelo Ribeiro, para quem a lei é clara ao exigir apenas a prestação de contas. “O tribunal não pode fazer interpretação extensiva”, disse Ribeiro.

A divergência foi aberta pela ministra Nancy Andrighi, que defendeu a aprovação das contas como condição para a obtenção do registro. “Entendo que não se pode considerar quite com a Justiça Eleitoral candidato que teve as contas desaprovadas porque isso tiraria a razão de existir da prestação de contas. A prestação de contas seria apenas uma mera formalidade, sem repercussão na situação jurídica do candidato”.
Para Andrighi, o candidato que foi negligente e não observou a legislação não pode ter o mesmo tratamento do candidato que cumpriu seus deveres. “A aprovação das contas não pode ter o mesmo efeito da desaprovação”, resumiu. Seu entendimento foi acompanhado pelos ministros Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. “Tratar igualmente aqueles que têm contas aprovadas e desaprovadas feriria a mais não poder o principio da isonomia”, disse Lewandowski.
Os ministros não definiram, no entanto, o prazo para que a desaprovação de contas interfira no registro. Atualmente, a Corregedoria do TSE tem o registro de 21 mil políticos que tiveram as contas desaprovadas em eleições anteriores. A dúvida é se um candidato que teve contas desaprovadas em 2008, por exemplo, poderia obter o registro para concorrer em 2012. Ficou definido que a rejeição de contas relativas às eleições de 2010 deixa o político não quite, e que as outras situações serão analisadas caso a caso.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Debate em torno da ficha limpa


Por iniciativa do tucano Fernando Hugo, a sessão ordinária, ontem, foi substituída por uma ampla discussão
No debate sobre eleição, realizado ontem, no plenário da Assembleia Legislativa, a Lei da Ficha Limpa foi o tema mais explorado. A eleição deste ano, será a primeira em que a nova norma estará valendo. Os deputados fizeram questão de tirar várias dúvidas sobre a aplicação da Lei.


O procurador regional eleitoral do Ceará, Márcio Torres, reconheceu que o maior desafio para esta eleição será fazer valer a Lei da Ficha Limpa. "E nós estamos nos aparelhando para que isso se dê da forma mais completa possível", ressaltou.

O procurador pediu o apoio dos partidos políticos, requerendo o compromisso de não encaminharem registros de candidaturas que tenham contra si, algum fato que possa gerar impugnação. Segundo aponta, a Lei da Ficha Limpa é bem clara e ela vai ser cumprida na íntegra.

Porém Márcio Torres revela que somente um ponto da nova Lei gera questionamento, é que nem toda desaprovação de contas, seja de Gestão ou de Governo, gera inelegibilidade. Conforme explicou o procurador, o candidato que teve sua conta desaprovada só se torna inelegível, se o motivo da desaprovação de contas for uma irregularidade insanável ou se a desaprovação vier acompanhada de nota de improbidade.

A observação do procurador gerou dúvida entre os parlamentares. O deputado José Sarto (PSB) questionou se somente as contas desaprovadas não são, por si só, um fator que gera inelegibilidade, ou se isso só ocorre se estiver acompanhada da nota de improbidade.

Insanável

Já o deputado Moésio Loiola (PSD) perguntou o que é julgamento de contas com nota de improbidade, tendo dúvida também onde isso está previsto no Código Eleitoral e na Constituição brasileira. Moésio Loiola também pediu para explicar o que seria uma situação insanável, no exercício de cargo na administração pública.

A resposta dada para a pergunta do deputado José Sarto, é que um candidato que tenha contas desaprovadas com nota de improbidade torna-se inelegível, já aqueles que a desaprovação das contas não veio com nota de improbidade podem ter suas candidaturas barradas.

Sobre o questionamento levantado pelo deputado Moésio Loiola, o procurador Márcio Torres respondeu que a nota de improbidade significa que o Tribunal de Contas ao apreciar as contas encontrou uma conduta que pode figurar ato de improbidade, como utilização do erário para enriquecimento próprio.

A procuradora de Contas Leyliane Feitosa, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), explicou que irregularidades insanáveis, são aquelas que não podem ser consertadas. Se um gestor contratou uma pessoa sem concurso público, quando era obrigado a fazer o concurso, mesmo que depois venha a demitir essa pessoa, não tem como voltar atrás no erro cometido.

Outro questionamento bastante levantado foi em relação as contas de Governo que, após serem apreciadas pelo Tribunal de Contas, são encaminhadas para julgamento do Legislativo. O deputado Perboyre Diógenes (PMDB) disse compreender que a Lei da Ficha Limpa não terá tanto alcance, pois as Câmaras Municipais têm a competência de derrubar os pareceres dos Tribunais de Contas.

Legislativo

Leyliane Feitosa disse que não há como fugir disso, pois o estado democrático de direito deixa claro que quem julga as contas de governo é o Legislativo, por isso, no caso das contas dos prefeitos, os vereadores devam ter consciência do julgamento que irão fazer, salientado que o parecer do TCM tem embasamento puramente técnico.

A procuradora ressaltou que não se pode ter a ingenuidade de achar que já nessa eleição, a Ficha Limpa proporcionará uma mudança radical, afastando todo e qualquer candidato desonesto. Ela aponta que a Lei é uma vitória da sociedade e que, aos poucos, irá trazer as mudanças positivas para os pleitos.

Já o deputado Lula Morais (PCdoB), levantou a discussão sobre a lista que o TCM envia ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com a relação dos candidatos que tiveram suas contas desaprovadas. O parlamentar reivindicou que nessa relação deveria estar exposto o motivo da desaprovação das contas, se por algum ato de improbidade ou apenas por atecnia.

"Precisamos raciocinar também que na lista das fichas sujas, nem todos são corruptos que querem meter a mão no dinheiro público", alertou. Na eleição de 2010, o TCM encaminhou ao TRE uma relação com mais de 3.500 nomes de gestores com contas desaprovadas.

O promotor da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), Luiz Alcântara, defendeu que o TCM deve remeter à Justiça Eleitoral a relação dos que tiveram contas desaprovadas, independente de ter ou não nota de improbidade, pois quem vai fazer a análise é o promotor da comarca.

Ele chamou a atenção para o fato de que à Justiça Eleitoral importa a condição de elegibilidade no momento do registro da candidatura e, se nesse ocasião o candidato está com suas contas desaprovadas, com ou sem nota de improbidade, então ele está sujeito a impugnação.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Aprece e UVC são chamadas ao TCM


A recomendação do Ministério Público começa a ser adotada, agora, pela Corte de Contas municipais
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vai exigir que a Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), a Associação das Primeiras Damas e a União dos Vereadores do Ceará (UVC), a partir deste mês, apresentem prestações de contas mensais àquela Corte de contas. O anúncio dessa providência foi feito pelo presidente do Tribunal, conselheiro Manoel Veras, no encerramento da sessão plenária de ontem, após as providências administrativas que haviam sido adotadas.


Na próxima segunda-feira Manoel Veras deverá se reunir com os dirigentes dessas entidades para orientar sobre a maneira como as contas dessas entidades devem ser prestadas. Essas três entidades recebem recursos dos municípios, mas não prestam contas, formalmente, sobre a maneira como administra os recursos recebidos.

Durante a sessão do pleno, ontem, o conselheiro Manoel Veras informou também que recebeu, do Ministério Público Estadual, solicitação para uma inspeção nas três entidades, Aprece, UVC e Associação das Primeiras Damas, durante os últimos cinco anos. A solicitação foi convertida em processo, que tem como relator o auditor Manasses Pedrosa. O pedido do Ministério Público estadual é originário da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), após a análise de informações sobre o funcionamento das entidades, mantidas com recursos da administração pública.

Livres

Desde que foram criadas, essas associações são subsidiadas com recursos das prefeituras e das câmaras municipais e nunca prestaram contas dos recursos recebidos como acontece com todas as outras entidades sustentadas com o dinheiro público.

As associações dos prefeitos, das primeiras damas e a União dos Vereadores, são entidades que só têm finalidade social ou de defesa dos interesses pessoais dos seus filiados. O fato de serem subvencionadas com recursos públicos suscita muitos questionamentos e intrigou o Ministério Público estadual.

A recomendação para que o Tribunal de Contas dos Municípios reclame a prestação de contas das subvenções recebidas por aquelas associações é o primeiro passo para que, após conhecidos valores das quantias liberadas por prefeituras e câmaras municipais, possam os promotores de Justiça adotarem as outras providências necessárias à guarda do dinheiro público. A suspeita é de que, em alguns casos, sequer existe Lei Municipal autorizando a liberação de recursos públicos para tais associações, o que se constituiria em ato de ilegalidade.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Com gol no fim, Icasa vence o Crateús



O Icasa suou, mas venceu mais uma no Campeonato Cearense. Com gol aos 45 do segundo tempo, o Verdão do Cariri superou o fraco futebol apresentado e fez 2 a 1 no Crateús, na noite desta quinta-feira (1º), no estádio do Romeirão, em Juazeiro do Norte.
Com o Resultado, o Icasa soma 13 pontos e está em 8º na classificação. O Crateús, por sua vez, perdeu a oportunidade de encostar no G-4 e, em 7º, manteve os 15 pontos conquistados.Na proxima rodada, o Verdão do Cariri recebe o Ceará, enquanto o Crateús viaja para Sobral, onde enfrenta o Gurany.
O jogoLogo aos 2 minutos de partida, Bismarck chutou sem chances para o goleiro Renato, do Crateús e colocou o Icasa na frente.

Mesmo em vantagem, o Verdão do Cariri continuou buscando o gol. Aos 7, Éder receber falta dentro da área e o árbitro marcou pênalti. O meia, no entando, desperdiçou a chance de ampliar o placar.
O grande volume de jogo icasiano se resumiu aos primeiros dez minutos. Foi o tempo que o Crateús levou para se organizar em campo e dominar a partida. Foi ai que apareceu um dos destaques da partida, o goleiro Carlos Luna.
Ainda no primeiro tempo, o arqueiro icasiano foi o responsável por manter o Verdão do Cariri na frente, aos fazer três grandes defesas, a principal delas aos 42, quando Diego mandou uma bomba no canto do gol.
O Crateús manteve o volume de jogo na etapa complementar. Aos 5 minutos, Joãozinho tirou do alcance de Carlos Luna e empatou a partida.
Se a situação já estava complicada para o Icasa, ela piorou aos 24. Jucemar recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida.
Contudo, quando tudo levava a crer que a partida terminaria empatada, André Turatto aproveitou um bate-rebate na zaga do Crateús e deu números finais ao duelo do Romeirão.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Flávio Mendes decide ficar no Ferroviário


Depois de anunciar que deixaria o comando coral ao fim do jogo da última quarta-feira, quando o clube venceu o Guarany de Sobral por 3 a 2, o treinador Flávio Mendes voltou atrás e confirmou oficialmente que continua seu trabalho no Ferroviário.

O técnico havia revelado em entrevistas alguma insatisfação com algumas condições de trabalho, mas o ótimo clima gerado pela última vitória motivou uma reunião entre diretoria e o treinador. Após esse encontro, comandante e dirigentes firmaram a permanência em prol da reabilitação coral na competição.


"Não era o momento de sair. Ontem os garotos foram demais! Minha ideia era ir embora, mas ajustamos detalhes e vamos continuar", afirmou o treinador logo após a reunião com a presidência do clube.

Antepenúltimo colocado na tabela, o Ferrão encara difícil desafio contra o Horizonte neste sábado, às 16h, no Estádio Presidente Vargas.







Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Após derrota, Júlio Araújo é demitido


A derrota para o Ceará, por 2 a 1, na noite dessa quarta-feira, pela 12ª rodada do Campeonato Cearense, pôs fim ao trabalho do técnico Júlio Araújo à frente do Trairiense.

A diretoria da Lagosta Mecânica comunicou que o treinador deixa a equipe, que tem pela frente a difícil missão de encarar o Fortaleza, domingo, no Estádio Presidente Vargas (PV).

Assumirá interinamente o clube o auxiliar técnico Francisco Wellio (Branco), mas a diretoria já busca um novo treinador.

Segunda demissão

Júlio Araújo deixa o segundo clube no Campeonato Cearense 2012. Melhor treinador do Estadual 2011, pelo Guarani de Juazeiro, ele já havia comandado este ano o Ferroviário.


No ano passado, Araújo conseguiu levar o Guarani até a final do segundo turno, quando foi derrotado pelo Ceará.

Com a derrota para o Ceará, o Trairiense está na zona de rebaixamento do Estadual, em antepenúltimo (10º), com apenas oito pontos ganhos.

Antes de perder para o Vozão, o clube recém-promovido da segunda divisão do Estadual já vinha de derrota para o Icasa, por 2 a 1, no Estádio Romeirão.

Até agora, o clube só conseguiu duas vitórias na competição, contra o Guarany de Sobral e o lanterna Itapipoca.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Novo desafio: jogar sem ataque


Para o duelo contra o Trairiense, no domingo, o treinador leonino poderá ficar sem sequer um homem de frente
A expulsão do atacante Cléo na partida contra o Crato, na última quarta-feira, e o incomodo muscular sentido por Rômulo - que deverá fazer exames médicos para saber sua condição de jogo hoje -, traz à tona uma das principais questões que têm assombrado o Fortaleza neste Campeonato Cearense de 2012: a falta de peças de reposição.


Caso a ausência do atacante Rômulo seja confirmada pelos médicos do clube, o técnico Nedo Xavier terá uma grande dor de cabeça para o duelo do próximo domingo, contra o Trairiense - que no último confronto com o Leão do Pici deu trabalho ao time, no surpreendente empate de 3 a 3 no Domingão.

A situação é tão crítica com relação ao sistema ofensivo do time, que o técnico poderá optar até pelo atacante Jaílson, que nem bem acabou de se apresentar ao clube. A expectativa da diretoria e comissão técnica do clube é a de que o atleta seja regularizado ainda hoje, para já ficar à disposição. "Eu estava treinando, joguei duas partidas neste ano, estou bem fisicamente e ansioso para jogar e corresponder às expectativas", afirmou o novato, confirmando que está preparado.

Um dos fatores que poderão atrapalhar a atuação do novo reforço, porém, será a falta de entrosamento com o resto do elenco. Dos que estão no Pici, Jaílson só conhece Geraldo e Esley (este já regularizado).

"Joguei contra o Esley e o Geraldo, que são jogadores diferenciados. Já enfrentei o Fortaleza e sei da torcida que o time possui. Agora, o meu objetivo aqui é ser campeão e ajudar o time a subir para a Segunda Divisão", completou o atacante. Na ausência de outro homem de frente, Nedo ainda poderá improvisar um meia, que pode ser Marquinhos.

Novo patrocinador

O Fortaleza anunciou, ontem, um novo patrocinador para a camisa tricolor pelo restante da temporada. Trata-se de uma empresa piauiense que trabalha no ramo de equipamentos elétricos, que vai estampar a parte próxima aos ombros dos atletas.

Esley está confiante de que terá apoio
Mesmo diante da saída conturbada no final do ano passado, quando atuou pela Série C do Brasileirão com a camisa do Fortaleza, o meia Esley retorna à equipe leonina com o aval do técnico Nedo Xavier, que já garantiu que a fama de "nervoso" do atleta é coisa do passado.

O meia foi apresentado ontem no clube tricolor e garantiu que as polêmicas ficaram no passado. "Eu costumo ser um jogador muito guerreiro. Em todos os clubes que passei sempre fui assim, e o lance da expulsão (contra o Campinense, pela Terceirona no ano passado) foi um lance de jogo, onde, infelizmente, me descontrolei. Mas sei que o torcedor conhece o jogador que corre pelo clube e tenho certeza de que está tudo resolvido e que eles irão nos apoiar", disse.

Já regularizado, assim como o lateral Raul, Esley já teve o seu nome publicado no BID e já encontra-se à disposição de Nedo Xavier. Como o técnico tricolor tem mantido o padrão de utilizar três volantes e apenas um meia (no caso, Geraldo) na maioria dos compromissos do Fortaleza no Estadual, o novo reforço não descarta a oportunidade de alterar um pouco a sua característica de jogo.

"Atuar como terceiro volante tem sido a forma como tenho jogado ultimamente. Então não tenho problema nenhum de jogar assim. Onde o treinador precisar, eu estarei à disposição", concluiu o meia.

Mais reforços

Com a apresentação de mais dois reforços ontem, o diretor de futebol leonino, Jorge Mota, reconheceu as necessidades que a equipe possui e garantiu que o clube ainda corre atrás de mais jogadores para o Cearense.

"Nós ainda temos um intuito de trazer outros reforços para reporem as lacunas que ainda existem na nossa equipe. Estes reforços serão trazidos após uma avaliação do grupo que nós temos. Sabemos que ainda precisamos de atacante, zagueiro e uma ou outra posição que se mostrem com carência", concluiu o dirigente tricolor.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Será que aguenta?

Da sequência de quatro jogos fora de casa, o Vovô disputou dois jogos e já vê resquícios do desgaste físico
Desde que assumiu o Ceará, o técnico Lula Pereira, de refresco mesmo, só teve a estreia, quando venceu o combalido Icasa no Presidente Vargas, no dia 23, pela 10ª rodada do Estadual-2012. Depois daquela partida, vencida por 2 a 0 pelo Vovô, o técnico deve ter franzido a testa ao ver que o clube seria visitante nos próximos quatro jogos.


Como agravante, as viagens ao longo desses quatro jogos em 14 dias. Na primeira parada, no dia 26, em Crateús, empate em 1 a 1 com o time da casa. Sem tempo para respirar ou mesmo uma "partidinha" no Presidente Vargas no meio de semana, o Alvinegro foi a Trairi na última quarta-feira, 29, e venceu a Lagosta Mecânica por 2 a 1.

Mas o clube percorreu apenas a metade do caminho. Ainda terão duas longas visitas a cumprir antes de, finalmente, jogar no PV diante da torcida, no dia 11, contra o Ferroviário. Mas antes disso, a próxima parada é em Juazeiro, contra o Icasa, no dia quatro. E na última visita, a mais distante, o Vovô estreia na Copa do Brasil contra o Gama, em Brasília, no dia 7.

Para o técnico Lula Pereira, o departamento de fisiologia do clube terá uma importância maior nesse momento, já que o desgaste tende a ser maior. "Tudo que estamos fazendo é em cima daquilo que me é passado. Do monitoramento físico destes jogadores. Nada é feito sem que o fisiologista, os médicos e o preparador físico me deem os subsídios. Tal jogador você pode forçar, mas outro não, pois ele está no limite. Estou dependendo disso para escalar o time".

O técnico comentou ainda que a pesada sequência de jogos fora de casa diminui o período de treinos e aprimoramento técnico. "Eu gostaria de fazer trabalhos que são importantes para a melhoria técnica do time, mas não posso. Jogo quarta, descanso quinta. Na sexta, faço treino leve e viajo". O treinador reclamou que o calendário apertado prejudica a recuperação dos jogadores. "Os atletas de futebol só se recuperam 72 horas depois. Assim, ele entra com déficit no jogo, e com isso aparecem os declínios técnicos e as contusões", ensinou Lula.

Jogadores

Os jogadores do Ceará também opinaram sobre as viagens, ressaltando que o tempo existe apenas para a recuperação. "O desgaste é grande. Você joga na quinta, domingo, quarta, domingo, só entrando em campo, treinando, e o tempo que tem é para recuperar as energias", reclamou o zagueiro Daniel Marques.

O zagueiro acrescentou que a torcida não entende o desgaste dos jogadores, cobrando resultados. "A torcida não quer saber se o time viaja muito, isso ou aquilo. Eles querem saber de resultado. E temos de nos preparar para isso. Temos suportando bem as primeiras partidas fora e vamos em busca dos resultados, esquecendo o desgaste".

E para minimizar o desgaste, os jogadores relacionados para domingo não treinarão hoje. É o quase centenário Vovô buscando um pouco de fôlego.

Lula Pereira pode repetir time
Em 12 rodadas do Estadual, o Ceará ainda não repetiu a mesma escalação, seja com Dimas Filgueiras ou Lula Pereira. As lesões ou suspensões sempre atrapalhavam a escalação de um jogo para outro.

Embora os problemas no departamento médico ainda atrapalhem - Eusébio e João Marcos estão lesionados - pelo menos Lula Pereira terá à disposição para domingo, contra o Icasa, todo o grupo que concentrou contra o Trairiense, na última quarta, já que Eusébio e João Marcos já estavam desfalcando o Vovô desde o jogo com o Crateús. Com isso, Lula pode escalar a mesma equipe que venceu a Lagosta Mecânica, se assim achar necessário. O Alvinegro jogou na última quarta-feira com Fernando Henrique; Apodi, Heleno, Daniel Marques e Paulo Sérgio; Everton, Juca, Leandro Chaves e Mota; Felipe Azevedo e Romário.

Se mudar o time, Lula levará em conta o critério técnico. Analisando as atuações diante do Trairiense, Reina e Rogerinho, que entraram no segundo tempo, deram outra cara ao time depois do intervalo. A dupla tem boas chances de entrar no time titular. Os dois que têm maior possibilidade de serem sacados são Leandro Chaves e Romário.

Animados

Rogerinho e Reina ficaram bem animados após e exibição da última quarta. Para o primeiro, que deixou sua marca nos dois últimos jogos, é hora de comemorar o fim da má fase. "O início da temporada é sempre mais complicado para o atleta se firmar. Agora, estou me sentindo bem e sei que minha confiança aumenta a cada jogo, fazendo com que eu possa produzir mais".

Já o meia Reina, que reestreou pelo Vovô depois de uma longa espera por seu visto de trabalho no País, quer ser um jogador importante no time. "Foi meu primeiro jogo, fiquei satisfeito com a minha partida. Espero ser titular e ser um dos atletas importantes no meio", declarou o colombiano.

Sem repetições
12 foram as partidas no Estadual 2012 que o Ceará atuou com formações diferentes. Contra o Icasa, será a primeira vez que um time poderá ser repetido

Maratona Alvinegra - No meio do caminho
Das quatro partidas seguidas que o Vovô tem fora de casa, o time já cumpriu duas. Na primeira, o Ceará empatou com o Crateús em 1 a 1, no Jumelão, no último domingo, 26 de fevereiro. Anteontem, 29, foi a vez de vencer o Trairiense, no Barrosão, em Trairi, por 2 a 1. Neste domingo, o Alvinegro de Porangabuçu pega o Icasa no Romeirão, mesmo adversário contra quem o técnico Lula Pereira estreou, no dia 23 de fevereiro, no Presidente Vargas. A última parada da maratona alvinegra como visitante é em Brasília contra o Gama, próxima quarta-feira, pela Copa do Brasi.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Quadrilha ataca BB de Banabuiú

A cidade de Banabuiú, no Sertão Central (214Km de Fortaleza), foi sitiada, na tarde de ontem, por uma quadrilha de ladrões de banco. Em pouco mais de 48 horas, foi o segundo ataque de criminosos contra agências bancárias do Ceará. Na manhã de terça-feira passada, o ´alvo´ foi Catarina, nos Inhamuns.

Ontem, um grupo formado por cerca de 12 homens, armados com fuzis, escopetas, pistolas e carabinas, além de explosivos, invadiu a cidade, fez diversos reféns e usou dinamite para destruir os caixas eletrônicos. O ataque ocorreu entre 15 e 16 horas. Até a noite passada, a Polícia fazia um cerco na região, na tentativa de localizar os ladrões.


Veículos
Segundo as primeiras informações da Polícia Civil de Quixadá, já era próximo do fim do expediente bancário, quando os assaltantes invadiram a cidade de Banabuiú utilizando, pelo menos, quatro veículos, sendo duas caminhonetes Hilux (uma prata e outra preta), um Uno prata e, ainda, a caminhoneta S-10 que havia sido tomada de assalto, na noite de anterior, do prefeito do Município de Salitre, no distrito de Cristais, próximo à BR-116.

Os criminosos dispararam muitos tiros de fuzil e usaram uma excessiva carga de dinamite para explodir os caixas. A detonação dos artefatos destruiu, praticamente, toda a agência bancária, fazendo ruir o teto e espalhando estilhaços de vidro de portas e janelas.

A Polícia não sabe ainda se a quadrilha conseguiu roubar todo o dinheiro que havia no prédio do BB. Ainda na noite passada, a caminhoneta S-10 do prefeito de Salitre foi encontrada abandonada na zona rural de Banabuiú. Outra informação colhida pela Polícia revela que um dos criminosos estava usando uma farda parecida a da PM.

Tão logo tomou conhecimento do fato, o comandante geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias, determinou que fossem deslocadas da Capital para a região de Banabuiú e Quixadá patrulhas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Comando Tático Motorizado (Cotam), ambas as unidades pertencentes ao BpChoque.

Neste ano, já ocorreram ataques a bancos em nove cidades do Interior; Banabuiú, Catarina, Madalena, Novo Oriente, Pedra Branca, Senador Sá, Irauçuba, Capistrano e Solonópole.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste