v

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Consequências da seca - Famílias ameaçam arrombar trecho do Canal da Integração

Comunidades de Morada Nova querem que água do "Eixão" chegue até riacho que abastece localidades

Morada Nova A situação já saiu de preocupante para alarmante para centenas de famílias de comunidades neste Município. A seca diminuiu o volume do açude que abastece um riacho, que atende ao menos sete localidades. Agora não mais. E preocupados, os moradores reivindicam que um trecho do Canal da Integração, que passa sobre o riacho seco, libere água ou eles mesmos, numa atitude dramática, ameaçam abrir a válvula. Uma comissão de moradores foi recebida pela regional da Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Cogerh), que orientou a elaboração de um relatório a se encaminhar à diretoria em Fortaleza.

O Açude Cipoada, em Morada Nova, está com apenas 20,1%. E a continuar sem chover, a projeção é que termine o ano com 8% da capacidade, conforme o escritório da Cogerh em Quixeramobim. Por isso, a situação já é considerada crítica pela própria Companhia, inclusive em vários outros açudes, especialmente com pequena capacidade de reserva, conforme já apontou o Caderno Regional.

Com tão pouca água, a Cogerh cortou o abastecimento a comunidades mais distantes atendidas pelo Açude Cipoada. Moradores das comunidades Flor de Lis, Pedra da Mesa, Vaca Morta, Cacodé, Melões, Frade e Porção estão sem receber água do reservatório.

"O Cipoada está em alerta máximo. A situação está muito crítica e não dá para atender a todas as comunidades de quando o açude está cheio. Levamos em consideração o uso prioritário, que é o abastecimento humano. A partir das medições de vazão nos trechos é possível medir o quanto se pode liberar de água", esclarece Luís César, do escritório da Cogerh em Quixeramobim, a quem cabe a gerência do Açude Cipoada.

O agricultor José Pedro lamenta que os animais já estão morrendo, a começar pelos peixes, e não vinga plantação de milho nem de sorgo. "A situação está braba mesmo. O pedaço do riacho que passa aqui tá seco, terra batida, e a gente tem medo que a situação só piore, porque aí quando faltar água para todo mundo beber a gente não sabe o que vai acontecer. Por isso, estamos pedindo às autoridades que despejem água do eixão aqui. Existe uma válvula, que pode derramar água no Santa Rosa", afirma Pedro.

Ele se refere a um trecho de adutora do "Eixão", ou Canal da Integração, que passa próximo ao Riacho Santa Rosa. Em um segmento da tubulação existe uma válvula, chamada de Descarga de Fundo.

Esse dispositivo é acionado (aberto) para realizar limpezas na tubulação, como a retirada de detritos. Periodicamente a gerência regional Cogerh em Limoeiro realiza descargas, para evitar entupimento nas ventosas. De acordo com um técnico ouvido pela reportagem, que não quis se identificar, ao menos teoricamente essa descarga usada na manutenção do canal poderia prover o abastecimento em um trecho do Riacho Santa Rosa. Mas a decisão sobre o que pode ser feito passará pelo crivo da direção da Cogerh em Fortaleza, que ainda nesta semana receberá uma carta de solicitação dos moradores. Liderados pelo padre Almir Costa, de São João do Jaguaribe, as famílias de agricultores visitaram o escritório regional da Cogerh em Limoeiro pedindo providências. "O mais importante é tentar todos os meios legais para que uma saída seja dada às comunidades, que estão sofrendo", afirma o padre.

Mas os próprios moradores ameaçam tomar medidas mais radicais, caso não sejam atendidos ou não se apontem saídas que garantam o abastecimento de água. A medida mais drástica seria arrombar um trecho do canal da integração, que leve água para o trecho seco do Riacho Santa Rosa. Atualmente, o Açude Cipoada pereniza 58km do Riacho Santa Rosa.

O Canal da Integração liga o Açude Castanhão ao Pecém, projetado como um garantidor de abastecimento para a Região Metropolitana de Fortaleza. Bem como para as indústrias na região. O "Eixão", como também é conhecido, recebeu duras críticas por não contemplar, inicialmente, o abastecimento humano de famílias que moram por onde passa o canal. Só no ano passado a Secretaria dos Recursos Hídricos conseguiu gerar abastecimento a 2.280 famílias pelo canal, mas somente graças a um recurso de R$ 3,7 milhões do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, porque esse abastecimento não estava previsto no plano inicial do Canal.

Mais informações:
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Rua Adualdo Batista, 1550 - Parque Iracema, Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3218.7025


51 Municípios decretaram emergência
Iguatu O quadro de seca se agrava no sertão do Ceará. Até ontem, 51 Municípios haviam decretado situação de emergência e mais 88 demandaram pedido de informações na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Na primeira quinzena deste mês, choveu em média no Ceará apenas 6mm, ou seja, 10% do esperado para o período, que é de 60mm. A probabilidade é de continuidade de chuva isolada, de baixa pluviometria e restrita ao litoral Norte.

De acordo com a Cedec, 51 municípios decretaram estado de emergência. Desse total, três já foram reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. São eles: Quiterianópolis, Quixeramobim e Tauá. Outros 15 estão em análise no órgão federal. Quatro municípios tiveram os decretos homologados pela Cedec: Caridade, Iracema, Tauá e Milhã.

Hoje, a Cedec deve homologar mais 12 decretos de emergência e até o fim desta semana serão mais dez. "Os processos de reconhecimento pela União e de homologação pelo Estado são distintos e independentes", explicou o coronel Hélcio Queiroz, coordenador da Cedec. "Os municípios devem enviar cópias dos decretos tanto para a Secretaria Nacional de Defesa Civil, quanto para Coordenadoria Estadual para que possam receber ajuda, apoio e recursos".

Sem conhecimento
A falta de conhecimento das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec) fica evidente no número de cidades que pediram à Cedec informações sobre como proceder para elaborar o decreto municipal de Situação de Emergência e elaboração de documentos necessários ao processo. Até ontem, 88 prefeituras solicitaram orientação e esclarecimentos. Além do decreto de Situação de Emergência, a Comdec deve apresentar a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), fotos georreferenciadas, requerimento que descreve a situação de perda de plantio, escassez de água, desabastecimento e a Declaração Municipal de Atuação Emergencial (DMATE), que deve expor as medidas e ações em curso. O relatório de Avaliação de Danos (Avadan) não é mais exigido. Para que os governos Federal e Estadual possam liberar recursos e realizar ações nos Municípios é necessário que os decretos de emergência estejam reconhecidos pela União e homologados pelo Estado. "A situação é grave e praticamente todos os municípios vão decretar emergência", disse ele.

Na prática, ainda não há ação efetiva da Cedec no Interior. "Na verdade, estávamos preparados para enfrentarmos um período de chuvas, mas veio uma estiagem muito intensa. De imediato, o Exército retomou a Operação Pipa que estava suspensa desde fevereiro passado, mas é uma ação emergencial".

Segundo o meteorologista da Funceme, Bruno Rodrigues, o quadro permanece o mesmo dos últimos dias e a probabilidade é de ocorrência de chuva bem abaixo da média, com baixa pluviometria, isolada, e praticamente restrita ao Litoral Norte.

Apesar da queda 50% de chuva em relação à média histórica, dois açudes continuam sangrando: Junco, em Granjeiro, e Valério, em Altaneira. Das 12 Bacias Hidrográficas monitoradas pela (Cogerh), onde estão localizados 138 açudes cearenses, uma apresenta volume abaixo de 50%, a do Curu (44,75%). A que apresenta maior volume é a Bacia do Alto Jaguaribe, com 94,96% da sua capacidade total. Ontem, a comissão local que analisa a perda da safra reuniu-se e hoje deve ser elaborado relatórios com os índices de perda.

Mais informações:
Funceme
Telefone: (85) 3101. 1117
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Telefone: (85) 3101. 4571



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Série B - Ceará quer o bate e volta


A partir de amanhã, 20 times iniciam a disputa da Série B, que promete equilíbrio por uma vaga na elite em 2013

Uma passagem relâmpago. Assim que a diretoria e a torcida alvinegra esperam que seja a trajetória do Ceará na Série B. O gosto por disputar a Série A nos últimos dois anos continua vivo entre os alvinegros, que esperam saciá-lo em 2013 e garantí-lo em 2014, centenário do clube.

Mas para estar pelo menos entre o quatro primeiros colocados, que garantem uma vaga no paraíso do Brasileirão, a tarefa promete ser das mais difíceis para o bicampeão cearense. Isso porque, embora na edição deste ano não haja nenhum "bicho-papão" do futebol brasileiro, como Vasco, Corinthians, Palmeiras ou Grêmio, entre outros, que já "passearam" pela Série B, times tradicionais na competição e de estrutura despontam como favoritos ao acesso e principais ameaças ao projeto do Alvinegro. Atlético Paranaense, Vitória e Goiás podem ser considerados os times mais fortes, sejam por estrutura ou cotas de TV.

Ainda que os dois rubro negros tenham perdido as finais de seus estaduais - o Goiás foi a exceção - o trio mostrou força ao superar três gigantes da Série A na Copa do Brasil - Cruzeiro, Botafogo e Atlético/MG - competição na qual ainda estão vivos nas quartas de finais. Em outro escalão estão outros clubes, em um patamar mais próximo ao do Ceará. Avaí, América/MG, Guarani e Bragantino, todos com belas campanhas nos Estaduais. O Avaí foi campeão com autoridade, vencendo duas vezes o rival Figueirense - hoje na Série A. América/MG e Guarani também surpreenderam os favoritos Cruzeiro e Palmeiras, chegando ao vice em seus respectivos estaduais. Já o Bragantino foi finalista do torneio paulista do interior.

Bem abaixo destes oito clubes de mais destaque, estão aqueles que parecem fadados ao meio da tabela - ABC/RN, América/RN, Criciúma, Paraná e Barueri - e à disputa contra o rebaixamento. Já os alagoanos ASA e CRB, o Guaratinguetá (rebaixado para A-2 paulista), e o Ipatinga (eliminado no Módulo II do Mineiro), além de São Caetano, Boa Esporte e Joinville, tiveram campanhas pálidas no Estadual.

Estrelas
Se a Série B não tem as estrelas que desfilam seu talento no Brasileirão, como Neymar, Ganso, Lucas, Ronaldinho Gaúcho, Fred e Leandro Damião, a Segundona conta com nomes de destaque no cenário nacional, que dão um brilho à competição.

Jogadores como o goleiro Fernando Henrique e o atacante Mota, do Ceará, o atacante Neto Baiano, do Vitória, o meia Cléber Santana, do Avaí, Fumagalli do Guarani/SP e os experientes Iarley, do Goiás, Paulo Baier, do Atlético/PR, Marcelinho Paraíba, do Barueri, Giovanni, do Vitória, Gilberto e Fábio Júnior, do América/MG, além das promessas Romarinho, do Bragantino, Rodriguinho, do América/MG, Ricardo Goulart do Goiás, entre muitas outras que devem despontar rapidamente. Muitos deles podem chamar a atenção dos clubes da Série A e logo se transferirem para a elite do futebol brasileiro.

O goleiro Fernando Henrique, do Ceará, destaque do time na Série A em 2011, continuou no clube para a disputa da Série B sem problemas. "Não vejo jogar a Série B como um demérito. Permaneci no Ceará pela grandeza do clube e da torcida. A competição é organizada, com grandes clubes, grandes jogadores e todo mundo gosta de disputar", finalizou o camisa 1 do Vovô, candidato a ser um dos destaques do campeonato.

Acesso e descenso - 4 Clubes serão premiados com acesso à Série A ao ocuparem as quatro primeiras posições, enquanto os quatro últimos serão rebaixados para a Terceirona



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Série B - Depois do Bi, o bis



Embalados pelo título estadual, diretoria e técnico sonham repetir 2009 e levar o time novamente à elite

"Sonho em repetir aquele feito da Série B de 2009 e ver a torcida nos recebendo daquele jeito", declarou o técnico PC Gusmão, ainda no gramado no PV, eufórico pela conquista do título estadual, obtida no último domingo.



O sonho do técnico remete ao dia 22 de novembro de 2009, quando milhares de alvinegros saíram às ruas para ver o time desembarcar da viagem de volta que partiu de Campinas, onde, ao vencerem a Ponte Preta por 2 a 1, garantiu o acesso do Vovô à Série A depois de 16 anos.

Evandro Leitão, que já era presidente do Ceará também sonha com o bis. "Estamos em uma competição nacional pensando para cima. Respeitando os adversários, mas o objetivo é repetir 2009 e voltar à primeira divisão do futebol brasileiro. Com muita dedicação, vamos tentar recuperar a posição que perdemos no ano passado", declarou.

O técnico PC Gusmão lembrou que, ao ser convidado por Evandro para retornar, a grande obsessão dele era o acesso. "Na minha conversa com o Evandro, quando eu voltei este ano, o grande objetivo era a Série B. E vamos em busca dela. Não tenho como esquecer como fomos recebidos em 2009, quando garantimos o acesso", argumentou.

Campeão pela primeira vez pelo Ceará com a conquista Estadual no último domingo, PC espera que a comemoração se repita e adverte que o time vem muito forte para a competição. "Espero que a gente possa comemorar ainda mais este ano. Iniciamos bem, agora esperamos que a sequência possa ser ainda melhor. Agora é Série B, com uma equipe forte, jogadores chegando, e ainda vão chegar, para que ela se torne ainda mais forte. Temos um time competitivo. O Ceará caiu da Série A, mas tem tudo para voltar. Não tem jeito".

Mentalidade

E segundo Robinson de Castro, vice-presidente e diretor de futebol do clube, os efeitos daquela Série B de 2009 ainda podem ser vistos no clube, principalmente no comportamento da torcida.

Para ele, a campanha vitoriosa de 2009 mudou a forma de os alvinegros encararem a competição. "O Ceará sabe o caminho a trilhar para chegar à Série A. Já provamos isso em 2009. Subimos com aquele time inesquecível e a torcida está empolgada com a disputa da Série B. Antes do acesso, a torcida estava descrente, por tanto tempo jogando na Série B sendo coadjuvante (o Ceará passou 16 anos seguidos jogando a Segundona). Já para este ano o sentimento é diferente. Há um ambiente favorável e a confiança da torcida é grande. Esperamos o apoio dela em todos os jogos no PV", afirmou.

Reforços

Evandro Leitão confirmou que novos reforços chegarão, depois de uma análise do time após o título estadual. "Todos os times estão se reforçando. E no Estadual, vimos que ainda estamos precisando de alguns jogadores. Isso ficou claro em um jogo mais forte, contra nosso rival. O time ainda precisa de reforços. Até porque os demais adversários (do Estadual) estavam em um nível muito baixo. Sabemos que precisamos contratar, reforçar o time", sentenciou o presidente.

Ainda segundo Evandro, o clube procura um zagueiro, um meia, um atacante (Magno Alves) e, em último caso, um lateral-esquerdo, para fechar o elenco e tentar repetir 2009.

Ataque alternativo para a estreia

Mota e Felipe Azevedo, dois principais atacantes do Ceará no Estadual, marcaram, juntos, 40 gols, um respeitável poder ofensivo para qualquer time na Série B do Brasileiro. Mas o Alvinegro, pela a estreia na competição nacional amanhã, corre o risco de ter o ataque todo modificado.

Isso porque Felipe Azevedo foi negociado com o Sport - já se apresentou e vestiu a camisa do novo time - e Mota, não está treinando, liberado para resolver problemas particulares.

A diretoria do Vovô espera o capitão até momentos antes de o time entrar em campo contra o América/MG, mas seu aproveitamento em campo dependerá do técnico PC Gusmão. "O Mota nos ligou na segunda-feira pedindo para ser liberado para resolver pendências pessoais. Nós entendemos e o deixamos à vontade, pois trata-se de um jogador que sempre foi muito correto conosco. Ele pediu para retornar na sexta-feira (amanhã) e se reapresentar. Caso isso aconteça, sua escalação fica a cargo do técnico", declarou o vice-presidente Robinson de Castro.

Se não puder contar com Mota na estreia, PC deve escalar um ataque alternativo. Misael, que subiu de produção nas finais do Estadual e Henrique Dias, contratado recentemente, formaram a dupla titular no treino de ontem e têm mais chance de jogar. Lima corre por fora.

Itamar

Com tantos problemas no ataque, o clube apresentou ontem o atacante Itamar, de 32 anos. O jogador, que atuou na Coreia do Sul com Mota, mostrou personalidade. "Cheguei para marcar gols. Vim aqui para isso e quem veste a camisa nove tem que fazer", respondeu, ao ser perguntado sobre seus objetivos no Vovô.

Sobre o novo clube, Itamar diz que já foi seduzido pela torcida. "Já ouvi falar muito bem do Ceará. Joguei com o Mota e ele me disse que um dia eu teria que jogar aqui para conhecer uma grande torcida. Em um simples treino já vi o apoio dela".

Quem são os candidatos a "herói" em 2012

Com a diretoria, técnico e jogadores sonhando com mais um desfecho apoteótico do Ceará na Série B do Brasileiro, não faltam jogadores candidatos a heróis na campanha de 2012.

Quem desponta com principal nome do Alvinegro na competição é Rogerinho. O meia, classificado por PC Gusmão como o meia que ele não tinha em 2009 - de características como drible e chute potente -, pode ser uma grande arma para o acesso. "O Rogerinho é um jogador diferenciado, ainda que tenha oscilado na parte física e técnica. O cobro porque sei do que ele pode render para o time", declarou Paulo César Gusmão.

O jogador sabe da responsabilidade que tem em liderar o meio campo do Vovô. "Motivação na Série B não falta. São grandes clubes, grandes jogadores e queremos conquistar o acesso. Sei que serei cobrado, como fui desde quando cheguei, mas em times de massa é assim mesmo".

Outros jogadores que reforçam a esperança da torcida são Fernando Henrique, goleiro menos vazado do Estadual, o lateral-direito Apodi, com seu incansável ímpeto no apoio e (por que não?) o atacante Mota.

Embora o experiente jogador não tenha atuado bem nas duas partidas da decisão do Estadual, é o homem de confiança do PC e esteve em campo em 2009.

SAIBA MAIS

Campanha - A trajetória do Vovô na Série B 2009 foi marcante. Iniciando mal e ocupando a zona de rebaixamento com Zé Teodoro, o time só engrenou com a chegada de PC Gusmão. Com uma campanha sólida, atuando no Castelão e pontuando com frequência fora de casa, o Ceará terminou a campanha em 3º lugar, com 68 pontos. O Alvinegro venceu 19 jogos, empatou 11 e perdeu apenas oito, marcando 54 gols e sofrendo 34

Heróis - Os maiores destaques daquela campanha foram o zagueiro Fabrício (autor do gol do acesso), o volante Michel, o meia Geraldo e o atacante Mota, com menção honrosa ao veterano Sérgio Alves, que se aposentou após a campanha





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Fortaleza - Destaques da base estão de saída




Tricolor já dispensou oito jogadores após o término do Campeonato Cearense, boa parte deles é prata da casa

Sem ainda ter se desfeito de algum atleta titular, a diretoria do Fortaleza resolveu disponibilizar, do seu elenco, nada menos que oito jogadores, ontem.

O detalhe que chama a atenção é que todos eles são destaques das categorias de base.

Inicialmente, os dirigentes trataram de rescindir logo os contratos de alguns atletas que não foram muito utilizados na campanha do Estadual e os que nem participaram do Cearense.

Rescindiram contrato os seguintes jogadores: Cris e Renato (zagueiros), Raul e Júnior Maranhão (laterais-direitos) e Adilson Canga, atacante.

Muitos torcedores que viram Canga defendendo o Ferroviário observaram que o atleta tinha potencial para seguir no Leão, mas os dirigentes e a comissão técnica entenderam que não. O jogador fica de passe livre e pode até acertar com o Icasa.

Outra peculiaridade das rescisões e empréstimos é a saída de três atletas que foram forjados no próprio clube, como o meia Bismarck, o volante Rogério e o atacante Reginaldo Júnior.

Bismarck fora emprestado antes para o Guarany (S) e foi campeão da Série D pelo clube sobralense. Rogério também fez parte da campanha. Já o atacante Reginaldo Júnior definiu sua ida para o Icasa, também rival tricolor na Série C do Brasileiro. A diretoria do Leão só não quer que os três sejam escalados contra o Fortaleza na Série C.

Quem esteve no Estádio Alcides Santos ontem à tarde foi o meia Marquinho, que deve ser o próximo da lista a sair, mas ainda está em vias de negociação para fazer acordo.

Lucas fica

A diretoria tratou de desmentir, via assessoria de imprensa a informação de que o volante Lucas iria deixar o clube. O clube informa que ele só sairá se tiver alguma proposta a qual ele queira aceitar. Caso contrário, permanecerá no Tricolor.

E ainda não foi ontem que os nomes de um lateral-direito e de um meia foram anunciados, o que pode acontecer amanhã.

SAIBA MAIS

Reapresentação - O técnico Nedo Xavier estará de volta hoje à Capital para receber o elenco, que se reapresenta após quatro dias de folga. O restante do grupo vem treinando em apenas um expediente, entretanto, a partir de hoje, os treinos serão retomados em dois períodos. O time estreia na Série C no dia 27, contra o Águia/PA

Vavá - O atacante Vavá esteve no clube, após devolução feita pelo Treze/PB, mas a diretoria ainda não decidiu se reintegra o jogador. Vavá saiu do Leão ainda no primeiro turno do Campeonato Cearense



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

COPA BR - São Paulo abre dois gols de vantagem contra Goiás

Em noite inspirada da dupla Lucas e Luis Fabiano, o São Paulo derrotou o Goiás por 2 a 0, ontem, no Morumbi, e abriu vantagem no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Lucas infernizou a defesa rival com boas finalizações e uma sequência de passes precisos, contando com a finalização decisiva de Luis Fabiano no primeiro gol. O segundo surgiu em jogada individual do lateral-direito Douglas, na etapa final.
Na próxima quarta-feira, 23, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, o time paulista poderá perder por até um gol de diferença para avançar à semifinal.

Em Salvador

Vitória e Coritiba ficaram no 0 a 0 no Barradão, em Salvador, também no primeiro jogo de ida das quartas de final do torneio.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

LIBERTADORES - Vasco e TIMÃO não saem do 0 a 0


Times não atenderam em campo à expectativa criada fora dele durante a semana. Decisão ficou para o jogo de volta

Na abertura do confronto brasileiro válido pelas quartas de final da Copa Libertadores, ficou tudo igual e não houve qualquer definição. Em um jogo muito equilibrado, Vasco e Corinthians empataram por 0 a 0, ontem, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.

Agora, os dois times voltam a se enfrentar na próxima quarta, 23, no Pacaembu, em São Paulo, para ver quem vai à semifinal da competição continental.

O Corinthians começou jogando um pouco melhor, explorando principalmente as investidas de Emerson pelo lado esquerdo do ataque. O Vasco, porém, logo conseguiu equilibrar a partida.

No geral, foi um primeiro tempo bastante igual, com muita disputa pela posse de bola, marcação forte e poucas chances de gol. Debaixo de chuva insistente, o gramado ficou prejudicado, o que também atrapalhou os jogadores dos dois lados.
Diante desse cenário, as melhores chances do primeiro tempo saíram em jogadas de bola parada. Logo aos dois minutos, Emerson bateu falta na área, Fernando Prass conseguiu afastar e Fábio Santos pegou a sobra, chutando com perigo.
Já aos 37 minutos, Alex cobrou falta e exigiu difícil defesa do goleiro vascaíno. Nos acréscimos, o Corinthians teve a melhor chance para abrir o placar. Alessandro invadiu a área sozinho e chutou cruzado, mas errou a finalização.

Segundo tempo

No segundo tempo, o Vasco voltou melhor. Com mais espaço para atacar, passou a aproveitar a velocidade de Eder Luís.
Aos quatro minutos, ele recebeu um lindo passe de Diego Souza, mas pegou fraco na bola e desperdiçou ótima chance. Depois, puxou contra-ataque aos nove e chutou cruzado para boa defesa de Cássio.

A resposta corintiana veio aos 14, quando Jorge Henrique cabeceou já na pequena área e Fernando Prass fez milagre.
O Vasco chegou a marcar o gol aos 25 minutos, com Alecsandro, mas o árbitro apontou um impedimento polêmico e anulou o lance.
Logo depois, Cristóvão Borges colocou Felipe e Carlos Alberto nos lugares de Juninho Pernambucano e Diego Souza. Carlos Alberto, inclusive, teve boa chance aos 36, mas Leandro Castán salvou o Corinthians.

Do outro lado, Tite trocou Alex por Douglas e Emerson por Willian. Nada disso, porém, mudou o 0 a 0.

Chilenos e paraguaios

No jogo que abriu as quartas de final, o Libertad/PAR e a Universidad do Chile também empataram, mas com gols.
O placar terminou em 1 a 1.O jogo de volta, no próximo dia 24, define o adversário de Fluminense ou Boca Juniors nas semifinais da competição.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Fatalidade - Trave de gol vira e mata criança de oito anos em São Pedro do Butiá, RS


Acidente trave (Foto: Polícia Civil/Divulgação)Menino se pendurou no equipamento, que virou e caiu sobre sua cabeça.
Trave não estava fixada no chão de ginásio da escola, diz a polícia.



O que era para ser uma aula de educação física terminou em tragédia nesta terça-feira (15) em São Pedro do Butiá, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Uma criança de oito anos morreu após ser atingida pela trave de ferro de um gol que caiu sobre ela. O incidente ocorreu no ginásio da Escola Estadual Professor Pedro José Scher, onde o menino estudava.

Segundo a polícia, o menino e outra criança se penduraram na trave, que virou e atingiu a cabeça dele. Uma ambulância da Samu foi chamada, mas a criança não resistiu.


O delegado Rogério Junges, que investiga o caso, diz que as condições gerais do ginásio são precárias. Professores e funcionários da escola disseram que a quadra de esportes estava desativada, e o equipamento não estava fixado ao chão. No entanto, a área não estava isolada.

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as responsabilidades sobre a morte da criança. O acidente ocorreu por volta das 17h, e a perícia foi concluída apenas durante a noite. O corpo do menino está no Instituto Médico Legal de Santo Ângelo aguardando pela necropsia.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Quixadá - Primeira Festa dos Namorados do HMJMJ


O Hospital Maternidade Jesus Maria José realizará a 1ª Festa dos Namorados dia 09 de Junho com a Orquestra Paulo de Tarso no Balneário Cedro Clube em Quixadá.
Toda a renda será revestida em Prol desta instituição que presta um grande Serviço de Cunho Social em benefício da populaçao mais carente.
Os Ingressos estarão sendo vendidos ainda esta semana.
Valor do Ingresso:

  • Individual: R$ 25,00
  • Mesa: R$ 80,00
Lembramos que haverá sorteio de brindes durante a festa.

Vai ser inesquecível!

Em breve maiores informações.

Realização: Hospital Maternidade Jesus Maria José






Postada:Gomes Silveira
Fonte:HMJMJ

Brasil - Lançado ação Brasil Carinhoso



Com o objetivo de tirar da pobreza absoluta toda as famílias brasileiras que tenham crianças com até 6 anos de idade, a presidenta Dilma Rousseff lançou a ação Brasil Carinhoso. O programa faz parte do Plano Brasil Sem Miséria e une esforços para ampliar a cobertura de saúde para as crianças, facilitar o acesso às creches e aumentar a renda de mais de duas milhões de famílias que vivem em extrema pobreza.


O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha participou do lançamento oficial da ação Brasil Carinhoso, nesta segunda-feira (14), em Brasília, e destacou as medidas do Ministério da Saúde para combater a pobreza extrema: “Para promover o desenvolvimento saudável das crianças brasileiras nós vamos combater a anemia nutricional e distribuiremos suplementos nutricionais. Outra iniciativa importante é a distribuição gratuita, por meio do programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’, de medicamentos gratuitos para o tratamento da asma”.
A partir de 4 de Junho o Ministério da Saúde vai disponibilizar para a população, por meio do programa Saúde Não Tem Preço, três medicamento para o tratamento da asma, de forma totalmente gratuita, além dos 11 medicamentos para hipertensão e diabetes nas 554 farmácias populares da rede própria (administradas e montadas pelo governo) e 20.374 da rede privada. Os medicamentos disponíveis para asma são: brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol.

A doença está entre as principais responsáveis pela internação de crianças entre zero e seis anos de idade no Sistema Único de Saúde (SUS). Só em 2011 foram mais de 77 mil crianças que tiveram o problema e a expectativa é que este número diminua. “Começamos a reduzir as internações nos últimos dez anos e a distribuição de remédios gratuitos vai diminuir as aflições dos pais que tem crianças com asma”, enfatizou Padilha.

O Brasil Carinhosos também tem ações de suplementação nutricional (sulfato ferroso + vitamina A). Com isso o governo federal pretende diminuir em 10% os casos de anemia e em 5% a deficiência de vitamina A nas crianças menores de cinco anos.

A distribuição das doses de vitamina A vai ser feita nas Unidades Básicas de saúde (UBS) e em campanhas de vacinação, a partir de agosto deste ano, em todos os 2.755 municípios brasileiros. Serão priorizados os municípios que integram o Plano Brasil Sem Miséria.

Padilha também destacou que o programa Saúde na Escola já acompanha mais de 11 milhões de crianças. “As equipes de Atenção Básica vão continuar o trabalho com as crianças, enfatizando a atenção nas que estão entre a faixa etária de zero a seis anos”.

O ministro Alexandre Padilha finalizou a fala no evento enfatizando a necessidade de diminuir os índices de mortalidade infantil. “Estas ações vão fazer com que os brasileirinhos e brasileirinhas aproveitem ao máximo as oportunidades criadas pelo governo Dilma”.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:HMJMJ

Ceará - Ceará deve apresentar atacante Itamar nesta quarta-feira



O Ceará fechou como novo reforço para o ataque, visando a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Trata-se do atacante Itamar, que rescindiu contrato com o Flamengo no início deste mês. O jogador, de 32 anos, desembarca em Fortaleza à meia noite e deve ser apresentado na tarde de quarta-feira (16), em Porangabuçu. As informações são do repórter Lucas Leite, da Rádio O POVO/CBN.


Itamar começou sua carreira no Iraty/PR e teve passagens curtas por Goiás,  Palmeiras e São Paulo. Fora do país, o atacante mineiro atuou pelos sul-coreanos Chunnam Dragons, Pohango Steelers, Suwon Bluewings e Seongnam, além dos mexicanos Jaguares e Tigres. Os últimos clubes pelos quais passou foram Al-Rayyan, do Catar, e Flamengo, do qual foi dispensado.

Em 2002, quando atuava pelo Palmeiras, o jogador chegou a trabalhar com o técnico PC Gusmão. Com a saída de Felipe Azevedo, a diretoria do Alvinegro corre para reforçar a posição carente, antes do início da Série B do Brasileirão.
O presidente do Ceará, Evandro Leitão, diz que o clube ainda busca contratações para reforçar novas posições. "Queremos um zagueiro, um meia e um atacante. se possível, um lateral-esquerdo, caso surgir uma boa oportunidade", afirmou, em entrevista ao Trem Bala da Rádio O POVO/CBN.

O Ceará recebe o América-MG no estádio Presidente Vargas, na próxima sexta-feira (18), às 21h, em jogo válido pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2012.

Magno Alves
O prazo está acabando. Ainda sem nenhum acordo concreto com o jogador, Evandro Leitão afirma que o Ceará espera até o fim da semana para ter alguma resposta de Magno Alves.
"Se até sexta-feira, não tivermos uma resposta do Magno, vamos partir em busca de outro atleta", afirmou o dirigente.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

CPI DO CACHOEIRA - Liberação de inquéritos permite depoimento de Cachoeira, diz ministro


Advogados do bicheiro pediram acesso a provas contra ele antes de ida ao Congresso. Convocação foi remarcada para o dia 22

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta terça-feira (15) que, caso os advogados de Carlinhos Cachoeira tenham acesso aos inquéritos da Polícia Federal, o contraventor pode depor na CPI instalada no Congresso.


Mello afirmou que pode rever a decisão de ontem que suspendeu o depoimento do bicheiro, previsto para esta terça. Segundo o ministro, a liminar que adiou a ida de Cachoeira ao Congresso perdeu o objeto já que a comissão liberou o inquérito sobre Cachoeira, que está em poder dos parlamentares, para os advogados do empresário. Celso de Mello disse que, agora, o presidente da CPI deve informar a decisão de liberação das informações formalmente ao STF para que sua liminar seja revista.

“Se, eventualmente, esse acesso se confirmar, isso resulta na prejudicialidade do processo de habeas corpus, porque haverá perda de objeto”, disse, lembrando que a única reclamação dos advogados de Cachoeira no pedido de habeas corpus era a necessidade de ter acesso às provas documentais antes que o empresário prestasse o depoimento.

saiba mais
O ministro também indicou que o pedido dos advogados por mais tempo para analisar as provas contra Cachoeira pode ser diretamente negociado com os parlamentares. “Nada impede que o presidente da CPMI, deliberando sobre essa matéria, estabeleça um prazo razoável”, ponderou. A CPI reconvocou Cachoeira para depor na próxima terça-feira (22).
O relator do inquérito que apura a relação de Cachoeira com parlamentares, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou hoje que nunca negou aos advogados do empresário o acesso a informações que integram o inquérito, o que iria de encontro a uma das súmulas do STF. “A decretação do sigilo que eu determinei na CPI é em relação a terceiras pessoas, naturalmente não atinge os investigados”, disse Lewandowski.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Época

Quixadá - História do Distrito de Califórnia orgulha homens e mulheres quixadaenses



Califórnia, terra das raízes de grandes homens. Foi lá que morou por muito tempo Arcelino de Queiroz Lima, avô da escritora Rachel de Queiroz.
Dentre seus filhos estava José Jucá de Queiroz Lima, autor do projeto que elevou Quixadá a categoria de cidade. Hoje os moradores agradecem a ele e a São Francisco, padroeiro do distrito, pelo desenvolvimento local.

Os agradecimentos são reforçados em outubro, na festa organizada para a Igreja de São Francisco. Mas, na localidade quem não é católico é evangélico e ora por um desenvolvimento ainda maior nos templos da Assembléia de Deus Bela Vista e Assembléia de Deus Templo Central.


Os segredos das leituras são ensinados inicialmente no Centro de Educação Infantil de Califórnia e posteriormente na Escola de Ensino Fundamental Francisca Teixeira. É também nas unidades municipais de ensinos que os pequenos aprendem a se organizarem em sociedade. Lá eles ficam sabendo da existência da Associação dos Trabalhadores Livres da Califórnia.


A diversão dos moradores fica por conta das partidas entre São Paulo e Vila Nova Futebol Clube, os dois times da localidade, no Campo de Futebol da Califórnia. Caso um dos jogadores saia machucado do jogo, poderá comparecer até a Unidade Básica de Saúde da Califórnia, inaugurada em 30 de setembro de 2002.


O abastecimento da comunidade vem do açude da Califórnia. Já a economia local está baseada na comercialização dos produtos agrícolas, nos investimentos realizados pelos aposentados, pelos servidores públicos municipais e por pessoas cadastradas nos programas assistenciais do Governo Federal.


Na atual gestão os moradores passaram a contar com uma nova Praça e brevemente será inaugurada a Escola de Campo daquele distrito.








Postada:Gomes Silveira
Fonte:Alan Queiroz

Obras - Construtora abandona obras para a Copa de 2014 em Fortaleza



A construtora Delta abandonou as obras referentes à mobilidade urbana de Fortaleza que faziam parte do projeto para a Copa de 2014. A Prefeitura Municipal anunciou a saída da empresa nesta terça-feira, 15. Agora, o Município  irá preparar uma nova licitação para decidir qual empresa substituirá a Delta. A previsão é a conclusão desse processo demore até 90 dias.

Segundo a Prefeitura, a construtora enviou um documento no qual assumia a impossibilidade de cumprir os prazos antes citados. Na Câmara dos Deputados, a Delta é investigada por uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI).


As obras de mobilidade urbana de Fortaleza, orçadas em R$ 145.038.193,45, incluem túneis e viadutos na Via Expressa, túneis na rotatória no encontro das avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha, alargamento da avenida Alberto Craveiro e implantação de Bus Rapid Transit (BRTs), mais conhecidos como corredores exclusivos para ônibus.

Como a construtora Delta já executou parte das obras, a empresa irá receber cerca de R$ 5 milhões da Prefeitura de Fortaleza.
 
Com as obras paradas, o acesso à rotatória do Castelão será liberado. Atualmente, O semáforo previsto para a área não será mais instalado até que seja necessário. Enquanto isso, a Prefeitura promete que vai acelerar o processo de desapropriação em trechos das obras, fazer a retirada de postes e tubulações enquanto estiver sendo realizada a nova licitação.
 
Para o Município, apesar desse revés, ainda vai ser possível manter o prazo de conclusão dos projetos de mobilidade urbana para agosto de 2013. Para isso, a nova licitação irá exigir que a construtora vencedora trabalhe, simultaneamente, em vários pontos das obras e durante quatro turnos.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Cnews

Politica - Pode dar cearense no comando da Juventude Nacional do PTB


A Juventude Nacional do PTB vai eleger, nesta quarta-feira, em Brasília, sua nova coordenação. Na lista dos candidatos à presidência do organismo está o cearense Júlio Cals. Ele disputa com mais quatro outros postulantes e já s encontra em Brasília nas últimas articulações políticas.
Júlio Cals conta com o trabalho político do presidente
estadual petebista, o deputado federal José Arnon.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Policia - Cearense que matou seis e colocou orelhas na boca das vitimas é transferido para Campo Grande




“O preso Cássio Santana de Sousa, condenado a 144 anos de detenção pela morte de seis pessoas em Limoeiro do Norte, foi transferido nesta terça-feira, 15, às 15h30min, para a Penitenciária Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. 

Os crimes de Cássio ficaram conhecidos porque as vítimas foram encontradas com as próprias orelhas decepadas e depositadas na boca. Cássio e seu irmão, Cassiano Santana de Sousa, foram condenados em dezembro de 2012 pela chacina ocorrida em 2003. Cassiano está cumprindo 25 anos de prisão.

Cássio havia retornado da Penitenciária Federal de Catanduvas em janeiro e estava cumprindo pena na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Luciano Andrade Lima (CPPL I). Segundo a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, a transferência para a tutela federal foi solicitada porque o preso poderia comprometer a segurança penitenciária no Ceará.


Esse tipo de solicitação é feita ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e possui amparo na Lei 11.671/2008, que prevê vagas nas penitenciárias federais para os Estados. O período da permanência no presídio federal é de 360 dias, podendo seu prorrogado por igual período.
Os agentes penitenciários federais fizeram a escolta pelo aeroporto internacional Pinto Martins.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Preparação eleitoral - PMDB realiza encontros



O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) realiza, no próximo fim de semana, mais dois encontros regionais preparatórios para as eleições municipais deste ano. Um dos encontros será na sexta-feira à noite, em Beberibe, e o outro será no sábado, no Crato.

Neste ano, o PMDB já realizou seis encontros com o propósito de reunir as lideranças do partido e pretensos candidatos para debater os principais problemas da região onde o encontro está sendo realizado.

Também é feita uma avaliação da situação política da agremiação em cada município, bem como o potencial eleitoral dos pretensos candidatos e os partidos com os quais deve formar aliança.

Estratégia

Com a realização de encontros dessa natureza o PMDB mantém uma estratégia já adotada em eleições passadas e que tem contribuído para o fortalecimento da agremiação.

Nas eleições municipais de 2004, o partido elegeu 18 prefeitos com um total de 491.320 sufrágios e mas eleições de 2008 conseguiu eleger 33 prefeitos com um total de 579.957 votos.

Para Fortaleza a direção regional ainda não definiu data para a escolha de candidatos e homologação de coligações.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Fortaleza - PCdoB diz não abrir mão de candidatura



O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) diz não abrir mão da candidatura de Inácio Arruda à prefeitura de Fortaleza nas eleições de outubro, embora esteja disposto a conversar com outras siglas. A informação é do presidente estadual, Carlos Augusto Diógenes, ao acrescentar que no próximo fim de semana começam a ser realizadas as assembleias de base para escolha dos delegados à convenção que vai deliberar sobre os candidatos a cargos majoritários e proporcionais e homologar coligação.

Ele faz questão de dizer que o seu partido não se nega a conversar com outras legendas e está conversando. Com o PP já está definida uma aliança majoritária e proporcional. Para ampliar essa aliança, as lideranças do PCdoB estão conversando também integrantes do PSD, do PMDB e do PRP. O candidato a vice-prefeito não está definido, assim como a composição da coligação para vereador, pois dependendo da quantidade de aliados, poderá ser dividida em blocos.

As conversas com outros partidos são no sentido de ampliar a base de apoio ao seu candidato, ressalta Carlos Augusto Diógenes, ao afirmar que não se nega a conversar com lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT). Descarta, no entanto, a possibilidade da retirada da sua candidatura de Inácio Arruda em apoio ao candidato que for lançado pelo PT.

Quanto a um entendimento no plano nacional envolvendo as duas agremiações, assegura que isso não vai ocorrer porque em 2004 foi feito um acordo nesse sentido e não foi cumprido. Lembra que em 17 capitais o PCdoB apoiou nomes do PT, mas em Fortaleza o acordo não foi cumprido porque o PT lançou Luizianne como candidata.

Carlos Augusto Diógenes reconhece o direito do PT e outras agremiações lançarem candidato, mas informa que o PCdoB há anos vem se preparando para administrar a cidade. Como a situação lhe é favorável, não cogita a possibilidade de apoiar um candidato de outro partido no primeiro turno de votação.

Delegados

Quanto às assembleias de base o propósito do partido é realizar mais de 100, envolvendo mais de 3.000 filiados na Capital. Cada grupo de 15 filiados presentes a uma assembleia pode eleger um delegado à convenção que está marcada para o dia 23 de junho, com a possibilidade de ser adiada para o dia 30. As convenções de todos os partidos que forem participar das eleições deste ano devem ser realizadas do dia 10 ao dia 30 de junho.

A direção do PCdoB não fixou uma data específica para a realização das assembleias de base, cabendo a cada um dos 14 comitês distritais definir. Os comitês são formados por áreas da cidade e atividades dos filiados. Em 2011, o partido realizou 96 assembleias para escolher os delegados à convenção de escolha dos dirigentes e nelas foram discutidas questões referentes à cidade. Agora essas questões serão aprofundadas e definidas as propostas a integrarem o plano de governo para Fortaleza.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Emergência contra a SECA - Produtores pedem urgência na liberação de recursos



Trabalhadores de Quixeramobim protestaram pela liberação de recursos. BNB garantiu repasse
Quixeramobim Os efeitos da seca estão afetando ainda mais os nervos dos agricultores no Interior do Ceará. Um mês após a ocupação da Prefeitura de Quixeramobim em busca de alimentos, eles saíram novamente em marcha pelas ruas desta cidade, reivindicando agilidade na liberação do custeio agropecuário emergencial da seca. Dessa vez resolveram acampar do outro lado da Praça Capitão Dias Ferreira, em frente à agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Conforme lideranças da mobilização, pretendiam permanecer naquele local até a realização de audiência pública com representantes do Governo do Estado, Defesa Civil e superintendência dos bancos do Nordeste e do Brasil.


Foram atendidos por um representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Valmir Severo. O presidente Jose Maria Pimenta está em Israel buscando novas alternativas tecnológicas para o sertão. As negociações se estenderam até a noite. Após atendimento das reivindicações, coordenadas pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quixeramobim, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento Sem Terra (MST) retornaram para os assentamentos. Tiveram a garantia do início da liberação do custeio emergencial. O primeiro projeto foi apresentado na manhã de ontem.

Também ficou acertado o auxílio da Prefeitura de Quixeramobim no transporte do milho subsidiado pela Conab, explicou o secretário de Políticas Agrárias e Meio Ambiente da Fetraece, José Militão Neto. Os grãos estão chegando nos armazéns da Conab espalhados pelo Estado, mas sem organização a despesa para adquirir a saca de R$ 18,50 pode sair bem superior aos R$ 45,00 cobrados atualmente pelos atacadistas. A alternativa para o frete não onerar o preço é juntar muitos pequenos produtores para comprarem uma carga fechada. Nas outras regiões deve ocorrer o mesmo.

Há pressa no acesso à verba especial dos R$ 2,7 bilhões concedida pela presidenta Dilma Roussef aos nordestinos afetados pela seca deste ano porque os animais estão começando a morrer, justificou Militão. A silagem está acabando, e apesar da promessa de distribuição de cestas de alimento muitos assentados querem continuar produzindo feijão, milho e pasto nas suas terras. Sem o empréstimo não tem como adquirir equipamentos para irrigação. O recurso disponibilizado deve ser aplicado somente para adquirir ração animal e estruturação hídrica das propriedades dos sertanejos.

Sem demora
Segundo o superintendente estadual do BNB, Francisco Rivônio Pinho, não há demora na distribuição do amparo emergencial. Apenas a divulgação foi feita antes da liberação ser regulamentada pelo Banco Central, no último dia 9. O crédito especial, de R$ 2.500,00 a R$ 12 mil para cada trabalhador da agricultura familiar, já pode ser sacado, garantiu. Mas é preciso apresentar os documentos e o projeto exigido pelo Governo Federal para liberação do auxílio financeiro. Sem pendências o crédito chega às mãos dos beneficiados dentro de uma semana. Havendo demanda acentuada de solicitações o BNB realizará até mutirões técnicos, acrescentou.

Ele ressaltou a necessidade dos trabalhadores rurais se organizarem em busca da elaboração de projetos de custeio, conforme orientação do Governo, com absoluta prioridade para a seca. Sem o projeto não há como receber o crédito e alertou: esse tipo de empréstimo só é liberado para os municípios onde houve decretação de Estado de Emergência, reconhecida pelos órgãos federais. Segundo o Ministério da Integração (MI), além de Quixeramobim, Quiterianópolis e Tauá estão com situação de emergência reconhecida pela Secretaria Nacional de Defesa Civil por estiagem. Outras 11 cidades cearenses estão com processo em análise.

Crédito já está disponível
Crato Após ter sido decretado estado de emergência devido à atual seca que assola as plantações, para os produtores rurais do Município já está disponível, desde o último dia 14, uma linha de crédito especial do programa emergencial para a seca de 2012. Os empréstimos podem ser feito junto ao Banco do Nordeste (BNB).

O dinheiro foi disponibilizado para ações de combate a seca por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Sem chuvas, algumas comunidades, como o Sítio Páscoa, Minguiriba, Alto Grande e Mata Velha já enfrentam problemas de abastecimento.

Este ano, as perdas nas lavouras no município chegam a ser superiores a 70%. Em várias localidades já há uma grande diminuição dos rebanhos. O gado está sendo vendido a preços inferiores aos praticados no mercado. Consequentemente houve uma redução da produção de leite e desemprego no campo, na mesma proporção das perdas.

Renda
A renda familiar dos agricultores do município, em grande maioria, é proveniente do cultivo de hortifrutigranjeiro e grão de centeio, da criação de animais e da produção de peças artesanais. A ideia do crédito é manter as mandalas produtivas para que, no próximo ano, os rebanhos possam ser repostos evitando a supervalorização dos preços. Os financiamentos poderão auxiliar o homem do campo na compra de ração para os animais, geração de pomares, melhoramentos dos mananciais de água e irrigação, geração de emprego e renda e na recuperação da infraestrutura dos imóveis rurais, sendo 35% do volume destinado ao custeio das atividades. Segundo o secretário de agricultura do Crato, Erasmo Ferreira, a aplicação do dinheiro vai movimentar a economia local. "Os beneficiados têm a característica de gastar o valor no município. Com esses investimentos manteremos o homem no campo, dando continuidade às atividades". Além dos agricultores familiares, poderão ser atendidos empresários do comercio, indústria e prestação de serviços.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Vasco x Corinthians - Brasileiros brigam por vaga



O funil está ficando cada vez mais apertado na Libertadores e um brasileiro vai se despedir do sonho do título. Isso porque Vasco e Corinthians se enfrentam logo mais, às 21h50, em São Januário, pelo confronto de ida das quartas de final.

Para chegar nesta etapa, o cruzmaltino despachou o Lanús da Argentina, nos pênaltis, após os dois times alternarem triunfos como anfitriões, por 2 a 1. Já o Corinthians teve menos problemas para eliminar o Emelec, goleando por 3 a 0 em casa, após empate em 0 a 0 no Equador.

Se o histórico for levado em consideração, o Vasco tem mais motivos para se animar. Essa será a quarta vez que o time carioca terá um brasileiro pela frente em mata-matas de Libertadores. Em 1998, ano que foi campeão, eliminou Cruzeiro e Grêmio. Porém, no ano seguinte, foi eliminado pelo Palmeiras.

Mau retrospecto

Já o Corinthians tem péssimo retrospecto em duelos caseiros. Das oito eliminações na história, metade foi para clubes do Brasil - Grêmio (nas quartas de final de 1996), Palmeiras (nas quartas de 1999 e na semifinal de 2000) e Flamengo (nas oitavas de 2010). Ao Timão resta se inspirar em 2000, quando conquistou o Mundial de Clubes derrotando justamente o Vasco na grande final, nos pênaltis.

Com respeito à escalação, o Corinthians terá duas mudanças em relação ao time que derrotou o Emelec. O volante Edenilson, com fratura no pé direito, fica de fora. Como vinha sendo improvisado na lateral direita, vai ceder seu espaço a Alessandro. Jorge Henrique retorna.

No Vasco, ainda sem poder contar com o zagueiro Dedé, com edema na coxa, Cristóvão vai manter a base que foi derrotada pelo Lanús na Argentina, se classificando nos pênaltis.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Ceará x América/MG - Festa prolongada


A comemoração pelo bi vai continuar na estreia do Alvinegro na Série B. Jogo terá promoção e entrega de taça

A festa pelo bicampeonato cearense do Ceará está longe de terminar. Antes da carreata do acesso, que deve acontecer no domingo, a diretoria do Vovô programou para esta sexta-feira, data em que o time estreia na Série B, no PV, contra o América/MG, às 21 horas, a entrega da taça e das faixas de campeão.

A diretoria alvinegra conclamou a torcida para comparecer à estreia na competição nacional. "O torcedor tem três grandes motivos para comparecer. Será nossa arrancada para o acesso e, antes da partida, será o jogo da entrega de faixas e de levantarmos a taça, confeccionada por nós", declarou o presidente do clube, Evandro Leitão.

O clube confeccionou o próprio troféu após não aceitar o exemplar da Federação Cearense de Futebol (FCF), ao vencer a decisão do Estadual, boicotando a cerimônia de premiação.

Troféu

No dia seguinte, a FCF doou a taça para uma instituição de caridade, a Associação Madre Paulina. Para o presidente do clube, a decisão da mentora do Estadual é irrelevante para o Vovô. "Não queríamos a taça. A FCF até que deu um destino interessante para ela. Já temos a nossa e ela será apresentada no dia do jogo, entregue pelo Gony Arruda, secretário de Esportes", declarou.

Para a festa ser completa, a diretoria do Vovô reduziu o preço das arquibancadas para o jogo com o time mineiro: R$ 20. As cadeiras sociais permanecem com o valor de R$ 60. "Essa promoção é para a torcida que não pôde comparecer à decisão do Estadual pelo fato de o público ser dividido. Queremos este torcedor sempre conosco e na Série B isso é possível. Quero esse PV lotado para empurrar o time para largarmos rumo ao acesso com o pé direito", definiu o presidente do clube, Evandro Leitão.

De acordo com a diretoria, a promoção de ingressos será pontual, pelas comemorações que o jogo oferecerá. Nas partidas seguintes, a tendência é que o valor da arquibancada volte a ser R$ 40. Evandro justifica. "Fazer futebol é caro e para manter um elenco competitivo na Série B, precisamos de receitas. Além disso, estamos vindo de um campeonato deficitário. As promoções, como para este jogo, poderão voltar a acontecer, mas temos um valor fixo para os jogos da Série B", finalizou.

Atacante será apresentado hoje

A diretoria do Ceará confirmou que um atacante se apresenta hoje à tarde em Porangabuçu. Porém o vice-presidente Robinson de Castro não quis confirmar o nome do jogador.

Indagado se este seria Itamar, ex-Flamengo e Palmeiras, ele admitiu estar na lista de reforços. "Só confirmamos uma contratação quando o jogador está aqui e assina contrato. Ele está entre os nomes que podemos contratar. Apresentaremos um atacante amanhã (hoje), mas não posso afirmar que é o Itamar".

O atacante em questão, Itamar, está com 32 anos e já foi jogador de PC Gusmão em 2002, no Palmeiras. O jogador estava no Flamengo, mas teve poucas oportunidades de jogar pelo time carioca. Itamar foi levado à Gávea pelo técnico Vanderlei Luxemburgo no início do ano, mas acabou com problemas na documentação quando chegou ao clube, e só disputou dois amistosos, contra Londrina e Corinthians, na pré-temporada. Em pouco mais de 90 minutos, o atacante não marcou nenhum gol.

Magno Alves

O presidente do Ceará, Evandro Leitão, declarou que espera resolver a contratação de Magno Alves até sexta-feira, data de estreia do clube na Série B. "Espero definir a negociação com o Magno até sexta-feira. Não podemos esperar tanto, a Série B está aí batendo à porta. Precisamos qualificar o time e, se necessário, iremos atrás de outro jogador", ressaltou o mandatário.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste