v

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Quixadá - História do Distrito de Califórnia orgulha homens e mulheres quixadaenses



Califórnia, terra das raízes de grandes homens. Foi lá que morou por muito tempo Arcelino de Queiroz Lima, avô da escritora Rachel de Queiroz.
Dentre seus filhos estava José Jucá de Queiroz Lima, autor do projeto que elevou Quixadá a categoria de cidade. Hoje os moradores agradecem a ele e a São Francisco, padroeiro do distrito, pelo desenvolvimento local.

Os agradecimentos são reforçados em outubro, na festa organizada para a Igreja de São Francisco. Mas, na localidade quem não é católico é evangélico e ora por um desenvolvimento ainda maior nos templos da Assembléia de Deus Bela Vista e Assembléia de Deus Templo Central.


Os segredos das leituras são ensinados inicialmente no Centro de Educação Infantil de Califórnia e posteriormente na Escola de Ensino Fundamental Francisca Teixeira. É também nas unidades municipais de ensinos que os pequenos aprendem a se organizarem em sociedade. Lá eles ficam sabendo da existência da Associação dos Trabalhadores Livres da Califórnia.


A diversão dos moradores fica por conta das partidas entre São Paulo e Vila Nova Futebol Clube, os dois times da localidade, no Campo de Futebol da Califórnia. Caso um dos jogadores saia machucado do jogo, poderá comparecer até a Unidade Básica de Saúde da Califórnia, inaugurada em 30 de setembro de 2002.


O abastecimento da comunidade vem do açude da Califórnia. Já a economia local está baseada na comercialização dos produtos agrícolas, nos investimentos realizados pelos aposentados, pelos servidores públicos municipais e por pessoas cadastradas nos programas assistenciais do Governo Federal.


Na atual gestão os moradores passaram a contar com uma nova Praça e brevemente será inaugurada a Escola de Campo daquele distrito.








Postada:Gomes Silveira
Fonte:Alan Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário