v

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Vigia em serviço morre com 27 facadas



O vigia de um posto de combustível, Luís Alberto Rodrigues de Sousa, 37, foi assassinado com 27 golpes de faca, na madrugada deste sábado (25), enquanto trabalhava. O crime aconteceu por volta de 1h30min da manhã no município de Pires Ferreira, a 300 quilômetros de Fortaleza.
A Polícia Militar (PM) foi informada do homicídio através de denúncia anônima, mas Luís Alberto já estava sem vida quando a viatura chegou ao local, 10 minutos após a ligação. Segundo os policiais, o lugar era isolado e escuro.

De acordo com a PM, a testemunha teria dito que a vítima estava trabalhando quando foi abordada de surpresa pelo acusado, ainda não identificado.

Não houve roubo. Pertences como relógio e carteira foram encontrados ainda no corpo. O laudo da Perícia Forense de Sobral aponta que dez das 27 facadas foram no pescoço, oito no tórax e sete nas costas. A Polícia Civil está encarregada de investigar o caso.
O vigia não tinha antecedentes criminais e deixou uma viúva e cinco filhos. No mês passado, o irmão da vítima também foi assassinado, próximo ao município de Ipu, num caso ainda não solucionado.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Horizonte vence o Itapipoca e reassume a vice-liderança do Campeonato Cearense

Em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Cearense, o Horizonte recebeu o Itapipoca, neste sábado (25), no estádio Domingão e derrotou a equipe da terra dos três climas pelo placar de 3 a 1.
Aos 14 minutos, Moisés abriu o placar para o Horizonte. 8 minutos depois, Pantera concluiu de cabeça, igualou a contagem e definiu o marcador da primeira etapa.
2º Tempo
No segundo tempo, o Horizonte mostrou sua força jogando em casa. Aos 22 minutos, Vanger, de cabeça, recolocou o Galo do Tabuleiro na frente e fez o 2º gol horizontino. Aos 25 minutos, André Cassaco disperdiçou cobrança de pênalti. Aos 38, Stênio Júnior ampliou a contagem e fez Horizonte 3 x 1 Itapipoca, placar final.

Vice-líder
A vitória levou o Horizonte novamente na vice-liderança do certame, com 24 pontos. O Itapipoca segue na lanterna do campeonato com apenas 5 pontos conquistados em 10 jogos.
Proximos jogos
Na próxima rodada, terça-feira (28), o Galo do Tabuleiro recebe o Guarani de Juazeiro, às 20h20, no Domingão. Na quinta-feira (1), também no estádio Domingão, às 20h20, o Garoto Travesse enfrenta o Tiradentes.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

População de Ibaretama recebe nova Unidade Básica de Saúde

Além de Ibaretama, mais sete municípios da Regional de Quixadá, têm Unidades Básicas.
Com consultórios médico e odontológico, farmácia e sala de vacinação, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF ) do distrito Nova Vida, em Ibaretama, no Sertão Central, será inaugurada nesta sexta-feira (24). A nova unidade de saúde, com área de 211 metros quadrados, foi um investimento de R$178.660,00, oriundos do Governo do Estado. A inauguração do equipamento acontece às 11, com a presença do da saúde do Estado, Arruda Bastos.

Para a Prefeita do município, Núbia Cavalcante, a nova UBSF representa uma mudança total para mil famílias assistidas no antigo posto de saúde do Distrito.
"Antes era uma casa antiga, alugada pela Prefeitura, funcionando em precárias condições. Agora temos uma nova e moderna estrutura, que permite um melhor atendimento à população", destacou Eudênia.

Além de Ibaretama, mais sete municípios da Regional de Quixadá, têm Unidades Básicas de Saúde da Família, construídas pelo Estado, com base nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. São: Banabuiú, Choró, Milhã, Quixerampobim, Senador Pompeu e Solonópole e Ibicuitinga. Antes da solenidade de inauguração, o secretário Arruda Bastos visita a UBSF de Ibicuitinga, que já está em funcionamento.
Méritos
No total, são 150 Unidades Básicas de Saúde da Família distribuídas em 150 municípios, um investimento global de R$26.779.000,00. As obras estão concluídas em 110 municípios. As 40 UBSFs restantes estão em fase de acabamento. Os municípios contemplados cumpriram critérios de atenção básica, como garantia de pelo menos quatro consultas às gestantes, cobertura de 70% do Programa Saúde da Família e ainda adesão aos consórcios públicos de saúde, uma estratégia de gestão compartilhada entre Estado e gestões municipais.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Declaração de Pimentel não surte efeito imediato

As declarações do senador José Pimentel (PT), publicadas ontem na coluna do jornalista Érico Firmo, de que não colocou “em dúvida a capacidade gerencial do governador Cid Gomes” no impasse vivido na semana passada entre os dois, aparentemente, não surtiram efeito imediato.

Na Assembleia Legislativa, principal termômetro da política cearense, onde as declarações poderiam ter repercutido em plenário, parlamentares do PSB e do PT silenciaram sobre as declarações do senador.


O líder do Governo do Estado na Casa, deputado estadual Antônio Carlos (PT), preferiu usar os seus minutos na tribuna para ressaltar as obras do Governo estadual, que serão inauguradas ainda este ano.

Sem efeito
Em declaração ao O POVO, o primeiro vice-presidente da Assembleia, deputado estadual José Sarto (PSB), parlamentar ligado ao governador, afirmou que ambas as declarações de Pimentel - tanto as de crítica, quanto as de conciliação - não influenciaram nas discussões do partido, quanto à candidatura própria da sigla nas eleições municipais de 2012 em Fortaleza.

“A nossa decisão excede as declarações do senador, com todo respeito que temos a ele”, disse, acrescentando que, a depender dos nomes que o PT vai colocar para o PSB avaliar na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, é que o seu partido vai “evoluir ou involuir das conversas quanto à manutenção da aliança com o PT”.

Já a deputada estadual e ex-senadora Patrícia Saboya (PDT), que, no último dia 16, criticou de forma dura as primeiras declarações de Pimentel de que verbas federais estariam voltando aos cofres da União porque o Estado e as prefeituras cearenses não estavam fazendo o “dever de casa”, considerou que “pedir desculpas é legal, bacana e é um sinal de humildade”.

Apesar disso, ela diz acreditar que “a opinião do senador Pimentel em relação aos recursos do Ceará e do Governo Federal, demonstra apenas o que ele pensa de verdade”. “Em hipótese alguma um senador pode estar defendendo o Governo Federal em detrimento do Estado, como fez Pimentel”, completou a parlamentar.

Durante toda a tarde de ontem, O POVO tentou fazer contato com os outros deputados do PSB ligados ao governador, mas nenhum deles atendeu às ligações. A cúpula do Governo do Estado também não foi contatada, por estar deslocada para a Região Norte do Ceará, onde ocorreram inaugurações de obras da gestão.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Diferente da semana passada, em que vários parlamentares usaram a tribuna da Assembleia Legislativa para criticar o senador José Pimentel, ontem, nenhum deles citou as explicações do senador ao O POVO

Entenda o caso

15/02 - Em declarações à imprensa, o senador José Pimentel diz que verbas federais referentes ao Programa Minha Casa, Minha Vida e à Refinaria Premium II voltaram aos cofres públicos da União porque o Governo do Estado e prefeituras do interior cearense não faziam “o dever de casa”.

17/02 - Durante café da manhã com jovens empresários do Ceará, o governador Cid Gomes rebateu de forma dura as críticas de Pimentel. O governador chama o senador de “mentiroso” e diz que Pimentel “quer aparecer”. Ainda diz que não sabe “a troco de quê” o senador concedeu tais declarações.

24/02 - O senador decidiu explicar as suas declarações. Disse que foi mal interpretado e declarou que, para ele, o assunto estava “encerrado e superado”.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Ficha Limpa será reavaliada na AL


constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa deve levar a Assembleia Legislativa do Ceará a rever sua posição sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que barra os chamados “ficha suja” em cargos do Governo do Estado. O procurador jurídico da Assembleia, Reno Ximenes, declarou que irá reavaliar o parecer desfavorável que havia emitido sobre a PEC antes da decisão do STF. À época, Ximenes havia dito que a matéria era inconstitucional.
A PEC é de autoria do deputado estadual Heitor Férrer (PDT) e, uma vez aprovada pelo plenário da Casa, impedirá que pessoas consideradas inelegíveis pela Lei da Ficha Limpa sejam nomeadas em cargos públicos de qualquer um dos Poderes do Estado do Ceará.


Embora tenha garantido que até a próxima quarta-feira emitirá um novo parecer sobre o assunto, Reno Ximenes adiantou que, em partes, sua opinião sobre a PEC permanecerá a mesma. O procurador reafirmou ao O POVO que decisões sobre o perfil exigido a funcionários do Governo devem partir do Executivo. Por isso, a PEC deveria ser transformada em projeto de indicação – uma espécie de sugestão para que o governador envie mensagem para apreciação no Legislativo.

Já em relação ao conteúdo da PEC, Ximenes prometeu reavaliar com base nos novos parâmetros do STF, mas deixou claro que discorda da decisão da Corte. “Quero deixar claro que sou a favor da moralização do setor público, mas existe muito maniqueísmo nessas retóricas jurídicas. A Ficha Limpa é um filtro positivo, mas a gente não pode ficar criando listas, retirando direitos constitucionais sagrados”, argumentou.

Clima
O parecer de Ximenes é apenas um guia para os deputados, que têm liberdade para acatar, ou não, o documento. Entre os parlamentares, o clima é de indefinição. Enquanto alguns prometem defender a PEC com unhas e dentes, outros se mantêm em cima do muro e pregam a ampliação do debate. “Já existe um controle de quem é indicado. Isso não quer dizer que a gente possa fazer essa discussão”, afirmou o deputado Dedé Teixeira (PT).

Defensora da PEC, a deputada Patrícia Saboya (PDT) ponderou que caberá a Férrer uma articulação mais intensa com os colegas. “Apesar de ser excelente parlamentar, a interlocução dele às vezes é frágil. Falta nele mais habilidade para dialogar”, avaliou.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

O novo parecer sobre a PEC deve ser emitido quarta-feira. Depois, os deputados avaliam se acatam o documento. Caso decidam, são independentes para votá-la. A matéria não precisa seguir para sanção do governador.

SERVIÇO

Assembleia Legislativa
Fone: (85) 3277.2500
Onde: Av. Desembargador Moreira, 2807
Saiba mais

Depois da decisão do STF pela constitucionalidade da Ficha Limpa, na última semana, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), já afirmou que pretende estender os efeitos da lei para a administração pública estadual. Em Minas Gerais, essas regras já estão em vigor antes da decisão da Corte.

A novidade do STF também contaminou a Câmara Municipal da capital paulista, que quer votar proposta semelhante, já na próxima semana, desta vez com efeitos para a Prefeitura de São Paulo.

No Legislativo municipal de Fortaleza, também tramita matéria com o mesmo teor, de autoria do vereador Ciro Albuquerque (PTC). Segundo ele, o projeto está estacionado na Comissão de Legislação, presidida pela vereadora Magaly Marques (PMDB). O POVO não conseguiu localizá-la.

Apresentada em 2010, a PEC do Ceará foi assinada por 24 parlamentares, mas para ser aprovada são necessários 28 votos.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

AÇÃO SOCIAL - Quixadá recebe Programa Troca de Geladeiras da Coelce

Quixadá - Neste sábado, 25, das 8 às 17 horas, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) estará realizado o cadastramento de famílias classificadas como baixa renda que residem no município de Quixadá e querem participar do Programa Troca de Geladeiras. A Coelce também promoverá a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas e fará palestras educativas com o intuito de conscientizar a população sobre o uso eficiente da energia elétrica.
A partir das 18 horas será realizado o sorteio dos 100 refrigeradores para os inscritos no programa social. Segundo a Coelce os eletrodomésticos serão entregues na segunda-feira, 27, das 8h às 12h. Todas as ações ocorrerão na Praça José de Barros, situada na Av. Plácido Castelo, em Quixadá, no Sertão Central do Ceará.
Os usuários devem ir ao local do cadastramento com um documento de identificação com foto, as duas últimas contas de luz quitadas e o Número de Identificação Social (NIS), no horário das 8 às 17 horas. Além disso, o cliente deve possuir uma geladeira velha para efetuar a troca. Mais informações poderão ser colhidas no local, com a equipe da Coelce.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Meio time vai só assistir

Já com três suspensos, Lula Pereira perdeu mais três atletas que, lesionados, ficarão de fora contra o Crateús
Uma sexta-feira poucas vezes teve tanto a cara de uma 13 para o Ceará como a de ontem. Isso porque o departamento médico do Vovô informou ao técnico Lula Pereira que três jogadores importantes - o goleiro Fernando Henrique, o volante João Marcos e o atacante Mota - nada menos que as referências do time em seus setores, estão fora por lesão da partida de domingo contra o Crateús, no estádio Jumelão.

O diagnóstico passado pelo médico Joaquim Garcia no fim da tarde de ontem sepultou qualquer chance de Lula Pereira contar com um os três atletas para domingo. Pior, perdeu João Marcos por até seis semanas.


O volante, que foi substituído na última quarta-feira contra o Icasa sentindo a coxa direita, já na saída de campo demonstrava que a lesão não seria simples, saindo de maca e com a mão no rosto. E ontem, a ressonância magnética confirmou o inevitável: lesão de grau dois na coxa esquerda e retorno de quatro a seis semanas. A recuperação do volante pode ser abreviada caso o departamento médico do clube utilize a técnica Plasma Rico em Plaquetas. "A PRP pode acelerar a recuperação dele. Ainda estamos estudando essa possibilidade", ressaltou o médico Joaquim Garcia.

Já Mota está com dores na região do tórax, causadas por uma inflamação. O jogador ficará em repouso e será reavaliado na segunda-feira.

FH

Outro desfalque de peso é o do goleiro Fernando Henrique. Também após o jogo contra o Icasa, o camisa 1 se queixou de dores na parte posterior da coxa e o exame de imagem detectou um edema. Como o goleiro já vinha sentindo dores, foi consenso poupá-lo do jogo, "Em conversa com a comissão técnica, resolvemos tirá-lo da partida, para preservá-lo", lembrou Joaquim.

Some-se aos três desfalques os três que já estavam suspensos ao receberem o terceiro cartão amarelo contra o Icasa, na quarta-feira: o meia Leandro Chaves e o atacante Romário, além de Juca, que cumpre seu último jogo de suspensão imposto pelo TJDF/CE.

Com tantos desfalques para escalar o time amanhã contra o Crateús, o técnico Lula Pereira já ganhou seu primeiro problemão dirigindo o Vovô, há cerca de uma semana que está no cargo.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Horizonte recebe o lanterna Itapipoca

O Estadual chega, neste fim de semana, a sua metade e começa a tomar forma. Com dez rodadas já disputadas, três pelotões se destacam, no principal deles está o Horizonte, que recebe hoje, às 16h, no Domingão, com transmissão da TV Diário, o Itapipoca, que vive dias turbulentos no pelotão de baixo da tabela.

Com 21 pontos no Cearense, o Horizonte ocupa a terceira posição, cinco pontos a menos que o líder Fortaleza e com sete a mais que o Tiradentes, primeiro colocado fora do G-4.

Apesar do bom momento e do fraco adversário, o técnico Roberto Carlos não se deixa levar pelo favoritismo e não perde o foco no adversário de hoje.


"Temos que encarar esse confronto como encaramos todas as partidas. Ainda mais quando o adversário é o Itapipoca, que sempre nos deu muito trabalho. Respeitar o rival é fundamental para sair de casa com mais uma vitória e mais forte no campeonato", avaliou o treinador.

Roberto Carlos terá três desfalques para duelo de hoje. Da Silva, Carlinhos e Elanardo estão no departamento médico. Com isso, o Horizonte entrará em campo com Jefferson no gol e João Paulo, Jó, Albano e Johnny no sistema defensivo. Para buscar o gol, Roberto Carlos deve escalar os meio-campistas Valter, Mateus, Hércules e Moisés, além de André Cassaco e Setênio no pelotão da frente.

Crise

Se já não bastasse ocupar a última posição do Cearense, com cinco pontos conquistados, o Itapipoca está há três partidas sem pontuar e busca a primeira vitória fora de casa






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Guarasol e Guaraju em busca de recuperação

O estádio do Junco será palco do confronto entre Guarany de Sobral e Guarani de Juazeiro, que se enfrentam hoje, às 16h, pela 11ª rodada do Campeonato Cearense. Nenhuma das duas equipes vivem um bom momento, mas possuem sonhos distintos.

Em 10º, com sete pontos, o Guarasol terá Cleisson Assunção como novo treinador. O técnico comandará a equipe na busca desesperada pela vitória, que pode tirar o time da zona de rebaixamento.

Cleisson terá o retorno do lateral-direito Fernandes e do lateral esquerdo Zada. Cristiano Alagoano e Ari desfalcam o time.


Leão do Mercado
Já o Guarani de Juazeiro, com 13 pontos, ainda busca o G-4. Em sétimo, o clube tem seis pontos a menos que o Crato (4º).

O técnico Washington Luis não terá Roberto baiano, Zé Augusto e Jefferson Baiano, ambos no departamento médico. O novo comandante também não poderá contar com o suspenso Bruno Pacatuba e Paulinho Guerreiro, emprestado ao Corinthians de Caicó/RN.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

G-38 e seus escudeiros

O Leão encontrou uma espinha dorsal para alicerçar Geraldo: três volantes que garantem a defesa e o ataque

Desde a sua chegada ao Fortaleza, o técnico Nedo Xavier vem demonstrando a sua preferência pelo esquema tático com três volantes. A formação - que só não foi utilizada na partida contra o Trairiense, no último sábado, quando o comandante leonino preferiu colocar o meia Bismarck na vaga do volante Leandro - vem dando certo e tem garantido os bons resultados do time tricolor no Estadual.

Apesar de não ter conseguido encaixar o grupo com dois meias no jogo contra o Trairiense, o técnico Nedo Xavier defende que a formação com três volantes também poderá sofrer alterações.
"A melhor formação é a que vence, mas você tem que ter variações ao longo da competição. Nós jogamos com três volantes, mas sempre que for necessário iremos fazer mudanças. Claro que não será nada inventado, sempre colocaremos em campo formações que foram trabalhadas. A utilização de dois meias não é nenhuma novidade, nós já treinamos essa variação desde a pré-temporada. Agora, se a gente perceber que não dá certo, vamos mudar para outra", destacou o técnico tricolor.

Com a presença de Careca, Leandro (ou Marielson) e Lucas, o Fortaleza tem mantido um grupo coeso, que apesar da formação tática tem se mantido ofensivo. Ao todo, o Tricolor do Pici marcou 23 gols, em 10 jogos.

Marcação e criação

Assim como no Ceará, onde tinha o apoio defensivo dos volantes Michel, João Marcos, Heleno ou Careca (o reserva imediato em caso de desfalque de um dos três), o meia Geraldo está tendo a chance de poder contar ainda com os colegas marcadores que têm feito a bola chegar nos pés dos meias e atacantes. "Sempre fui um jogador que nunca desistiu de bola nenhuma, sempre fui atrás, voltando para marcar e finalizando quando preciso. Com as bolas chegando, independente de ser eu ou outro colega, o que importa é o gol", destacou Geraldo.

A polivalência dos volantes, que contribui para a criação no setor ofensivo, também tem ajudado a defesa tricolor, que até o momento só sofreu 11 tentos. "A presença deles é importante para dar mais segurança à nossa zaga. O último jogo é um exemplo, pois não sofremos gols e também ganhamos poder ofensivo com eles. Fizemos quatro gols e ainda metemos quatro bolas na trave. Isto significa que, apesar de estarmos jogando com três volantes, não nos caracterizamos como um grupo defensivo", destacou o atacante Cléo.

Desfalque

Para o clássico contra o Ferroviário, amanhã, Nedo Xavier perderá um dos seus volantes, Lucas, que cumprirá suspensão. Para a vaga, Leandro retorna ao grupo.

SAIBA MAIS

Reforços
O Fortaleza negocia a contratação de mais um atacante e um zagueiro para a disputa do restante do Cearense e da Série C do Campeonato Brasileiro. A diretoria do clube não confirmou os nomes, mas cogita-se que pelo menos o zagueiro deverá chegar ao clube no início da próxima semana

Fora da realidade
O Tricolor confirmou, ontem, o contato feito pela esposa e procuradora do zagueiro Ronaldo Angelim. No entanto, segundo informações, a proposta - que gira em torno dos R$ 200 mil (de luvas) e R$ 60 mil (de salário mensal) estaria fora da realidade do clube, que fez uma contraproposta


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste