As declarações do senador José Pimentel (PT), publicadas ontem na coluna do jornalista Érico Firmo, de que não colocou “em dúvida a capacidade gerencial do governador Cid Gomes” no impasse vivido na semana passada entre os dois, aparentemente, não surtiram efeito imediato.
Na Assembleia Legislativa, principal termômetro da política cearense, onde as declarações poderiam ter repercutido em plenário, parlamentares do PSB e do PT silenciaram sobre as declarações do senador.
O líder do Governo do Estado na Casa, deputado estadual Antônio Carlos (PT), preferiu usar os seus minutos na tribuna para ressaltar as obras do Governo estadual, que serão inauguradas ainda este ano.
Sem efeito
Em declaração ao O POVO, o primeiro vice-presidente da Assembleia, deputado estadual José Sarto (PSB), parlamentar ligado ao governador, afirmou que ambas as declarações de Pimentel - tanto as de crítica, quanto as de conciliação - não influenciaram nas discussões do partido, quanto à candidatura própria da sigla nas eleições municipais de 2012 em Fortaleza.
“A nossa decisão excede as declarações do senador, com todo respeito que temos a ele”, disse, acrescentando que, a depender dos nomes que o PT vai colocar para o PSB avaliar na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, é que o seu partido vai “evoluir ou involuir das conversas quanto à manutenção da aliança com o PT”.
Já a deputada estadual e ex-senadora Patrícia Saboya (PDT), que, no último dia 16, criticou de forma dura as primeiras declarações de Pimentel de que verbas federais estariam voltando aos cofres da União porque o Estado e as prefeituras cearenses não estavam fazendo o “dever de casa”, considerou que “pedir desculpas é legal, bacana e é um sinal de humildade”.
Apesar disso, ela diz acreditar que “a opinião do senador Pimentel em relação aos recursos do Ceará e do Governo Federal, demonstra apenas o que ele pensa de verdade”. “Em hipótese alguma um senador pode estar defendendo o Governo Federal em detrimento do Estado, como fez Pimentel”, completou a parlamentar.
Durante toda a tarde de ontem, O POVO tentou fazer contato com os outros deputados do PSB ligados ao governador, mas nenhum deles atendeu às ligações. A cúpula do Governo do Estado também não foi contatada, por estar deslocada para a Região Norte do Ceará, onde ocorreram inaugurações de obras da gestão.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Diferente da semana passada, em que vários parlamentares usaram a tribuna da Assembleia Legislativa para criticar o senador José Pimentel, ontem, nenhum deles citou as explicações do senador ao O POVO
Entenda o caso
15/02 - Em declarações à imprensa, o senador José Pimentel diz que verbas federais referentes ao Programa Minha Casa, Minha Vida e à Refinaria Premium II voltaram aos cofres públicos da União porque o Governo do Estado e prefeituras do interior cearense não faziam “o dever de casa”.
17/02 - Durante café da manhã com jovens empresários do Ceará, o governador Cid Gomes rebateu de forma dura as críticas de Pimentel. O governador chama o senador de “mentiroso” e diz que Pimentel “quer aparecer”. Ainda diz que não sabe “a troco de quê” o senador concedeu tais declarações.
24/02 - O senador decidiu explicar as suas declarações. Disse que foi mal interpretado e declarou que, para ele, o assunto estava “encerrado e superado”.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo