v

sábado, 16 de junho de 2012

Homossexualidade - Saiu do armário AO VIVO!!



O deputado Agnaldo Timoteo passou por uma saia justa no programa “Super pop” de Luciana Gimennez na Rede TV!

Ao participar de um debate cujo tema era a homossexualidade, o participante, repórter e homossexual assumido Felipe Campos, deu a entender que o deputado era ‘assumido’.

Tudo isso ao vivo, Timóteo desmentiu no ar o repórter que disse não saber que o deputado não era assumido e pediu desculpas.

Tarde de mais…
 
 
Postada;Gomes Silveira
Fonte:Sobral 24 Horas

Mundo - Deputada é proibida de discursar após dizer 'vagina'

Lisa Brown (foto), uma deputada que representa a região de West Bloomfield (Michigan, EUA), foi proibida de discursar na Câmara do estado após dizer "vagina" ao microfone do plenário durante discussão sobre um controvertido projeto de lei contra o aborto. 

"Senhor presidente (da Câmara). Estou lisonjeada que você esteja tão interessado na minha vagina, mas 'não' significa 'não' ", afirmou Lisa. 

A democrata foi calada após republicanos manifestarem repúdio ao termo usado pela colega no plenário. 

De acordo com o "Detroit News", Jim Stamas, líder da maioria na Câmara, afirmou que Lisa violara o decoro parlamentar.

"O que ela disse foi ofensivo. É tão ofensivo que eu não diria isso na frente de mulheres", comentou o deputado Mike Callton. 

Lisa se mostrou estupefata com o "incidente parlamentar": 

"Se eu não posso dizer vagina, por que estão discutindo leis sobre a vagina? Que expressão eu deveria usar?" 

O caso ganhou o apelido de "Vaginagate" na imprensa. 

Fonte: PNF
Barb Byrum, outra democrata, que representa a região de Onondaga, também foi proibida de se manifestar na casa após defender a regulamentação da vasectomia.
 
Postada;Gomes Silveira
Fonte:Sobral 24 Horas

Policia - Homem flagra esposa fazendo sexo na porta de cemitério,e é preso por espancá -la

Um programa sexual, acabou mal durante a madrugada desta sexta-feira (15), na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Uma mulher mantinha relação sexual com um homem na porta do Cemitério São Pedro, quando foi surpreendida pelo marido.

Após o flagrante, o companheiro da jovem de 34 anos, começou uma sessão de espancamento, que acabou na delegacia.

De acordo com a Polícia Militar (PM), populares entraram em contato através do 190, informando sobre uma agressão doméstica.

Quando os policiais chegaram ao local da ocorrência, encontraram a vítima transtornada e sagrando muito. A mulher tinha um corte profundo na testa, vários cortes na boca e ferimentos no rosto.

Ao ser questionada sobre o que aconteceu, ela informou que é dependente química e estava fazendo um programa, para obter dinheiro, que seria utilizado para comprar crack.

Disse que se aproximou do jardim do cemitério onde faria o programa e no momento em que começou a atender o homem que havia contratado o serviço, o esposo dela chegou no local.
Indignado com o que havia acabado de presenciar, o homem de 30 anos começou a agredi-la e o rapaz que estava com ela, fugiu do local.

A vitima foi socorrida e levada para uma unidade de saúde, mas chegando lá, ela dispensou o atendimento médico.

O agressor foi preso em flagrante e no primeiro momento disse aos policiais que atendiam a ocorrência, que não havia batido na mulher e que um terceiro homem que não estava mais no local, seria o autor das agressões.

Segundo a polícia, o jovem entrou em contradição por diversas vezes, até que dentro da viatura assumiu o ato: " Quer saber? Já estou preso mesmo... Fui eu mesmo e não quero nem saber", revelou.

Em entrevista para o P10, a vítima disse que é usuária de crack há vários anos: "Fiz o programa para comprar droga. Quero sair desta vida".

Ela disse que irá retirar a queixa de agressão e deseja que o marido seja solto: "Quero meu amor de volta. Sei que eu estava errada", termina.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Força Tática

Pesquisa - Jeito de andar diz se mulher já teve orgasmos

De olho no rebolado

De olho no rebolado
Pesquisadores da Universidade Católica de Louvain e do Hospital Braine l’Alleud-Waterloo, ambos na Bélgica, filmaram mulheres (“jovens e saudáveis”, metade das quais já havia tido orgasmos) andando na rua. Depois, mostraram as imagens a sexologistas profissionais, alheios ao histórico das moças.
O objetivo era determinar se os caras poderiam “adivinhar” quais delas já tinham chegado lá e quais não apenas observando seus jeitos de andar.

Indo muito além do que daria para chamar de “sorte”, dizem os pesquisadores, os sexologistas diagnosticaram corretamente o “status orgásmico” (não é piada, eles chamam assim mesmo) das voluntárias em 81,25% das vezes.
Quer tentar sair adivinhando por aí você também? Olha o que observar: “um observador perspicaz pode deduzir a experiência feminina com orgasmos vaginais a partir de uma passada que compreende fluidez, energia, sensualidade, liberdade e ausência de músculos tanto flácidos quanto ‘travados’”, dizem os caras no estudo. Fácil, fácil, né?

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Superabril.com.br

Pesquisa - Mulheres baixinhas têm mais orgasmos



Os dados vêm de dois estudos superantigos, feitos em 1924 e 1940, mas duas pesquisadoras da Universidade de Emory (EUA) se debruçaram sobre eles em 2010 e reconfirmaram as conclusões: quanto menor é a distância entre o clitóris e o canal vaginal da mulher, maior é a probabilidade de ela ter orgasmos durante o sexo.

E sim, essa distância tende a ser menor em mulheres menores. Apesar de isso não ser uma regra, a maioria das mulheres altas está em clara desvantagem.
E qual é o espaçamento que mais favorece o prazer? De acordo com as pesquisas, que analisaram a relação entre altura e frequência de orgasmos em cerca de 90 voluntárias de todas as idades, a mulher é mais propensa a ter orgasmos se a distância entre o clitóris e o canal vaginal for menor do que a largura do próprio dedão.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Rochinha

Quixadá - Exposição Brincantes do Amanhã, filhos de agricultores fazendo cultura e arte


A exposição é resultado das atividades desenvolvidas na comunidade de Boa Água.
O povo brasileiro em sua diversidade de cultura e em seu grande acervo de historias onde conta-se a verdadeira cultura popular, tem em suas tradições preservar estes costume que são passados de geração em geração. O Reisado de Caretas é uma brincadeira presente no território cearense, esta importante manifestação sobrevive em vários municípios do Sertão Central, onde o ciclo do gado influenciou a vida do sertanejo, consequentemente todo o seu imaginário e suas práticas culturais tornando único cada reisado e suas formas de expressão.


Em Quixadá, o Reisado de Caretas Boi Coração data de 1930 quando um grupo de retirantes migrou do Maciço de Baturité com destino ao Distrito de cipó dos Anjos na Zona Rural do município, em suas bagagens trouxeram além da esperança por fartura, várias manifestações; mamulengos, danças de roda, benditos e os festejos do ciclo natalino e junino. O Reisado de Boa Água possui características bem singulares, com seus cantos, danças, crenças, gestual e visual criam uma estética própria e inovadora a cada apresentação. Podemos dizer que os caretas é a desconstrução do harmonioso e do belo.

O Pontinho de Cultura Brincantes do Amanhã foi concebido com o intuito de contribuir para uma política de transmissão dos saberes e fazeres a partir de pesquisas, registros e promoção das manifestações culturais e sociais da comunidade junto às crianças, adolescentes e suas famílias, constituído assim, relações de pertencimento. Assim, os filhos e as filhas dos agricultores e das agricultoras poderão garantir a permanência da identidade artístico-cultural da comunidade, mediante um processo sistemático de interação, vivencias, formação e atividades lúdicas que irão colaborar na preservação e manutenção do Reisado de Caretas Boi Coração e na autovalorização dos brincantes e das brincantes que a praticam ao longo de décadas.

A exposição é resultado das atividades desenvolvidas na comunidade de Boa Água com os jovens e adolescentes durante o ano de 2011. A exposição reúne as práticas de confecção de personagens do reisado com os jovens, orientados pelo Mestre Chico Emilio, guardião dos fazeres no reisado; memória fotográfica das atividades; produção literária produzida a partir do ciclo natalino e junino e exibição de documentários sobre o Reisado de Caretas Boi Coração. Inicialmente será instalada no Centro Antônio Conselheiro |CAC, onde ficará até dezembro de 2012, em sequência cumprirá uma itinerancia pelos equipamentos culturais e educacionais de Quixadá (Museu Histórico Jacinto de Sousa, Comunidade de Boa Água, Centro Cultural Rachel de Queiroz e Escolas Públicas).

Clemio Pinto
Colaborador
Redação
Edição




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Quixadá - Vagas do Sisu 2012.2 para os cursos do IFCE de Quixadá


Os cursos ofertados pelo campus de Quixadá do IFCE por meio do Sisu possuem 30 vagas.
O campus de Quixadá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará está ofertando aos alunos, que participaram da edição de 2011 do ENEM, vagas em três cursos superiores cadastrados no Sistema de Seleção Unificada - Sisu - 2012-2. Os cursos são Engenharia Ambiental e Sanitária, Licenciatura em Química e Tecnologia em Agronegócio. As inscrições ocorrerão no período de 18 a 22/06/2012 e podem ser feitas pelo site do Sisu http://www.sisu.mec.gov.br. O resultado da primeira chamada está marcado para o dia 25/06/2012.


Para participar do processo, segundo informações contidas no site do Sisu, o candidato deve ter feito a prova do Enem da edição de 2011, com nota diferente de zero na redação. Além disso, o site do Sisu orienta o candidato que é necessário ter em mãos o número de inscrição e a senha no Enem 2011. Não é possível participar utilizando número de inscrição e senha cadastradas em outras edições do Enem.

Todos os cursos ofertados pelo campus de Quixadá do IFCE por meio do Sisu possuem 30 vagas. Segundo o edital, o curso de Tecnologia em Agronegócio será ofertado no turno vespertino. Já os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Licenciatura em Química, de acordo com o edital, serão ofertados no turno da manhã. O processo seletivo do Sisu 2º/2012 selecionará candidatos para ingresso em cursos com vagas no 2º semestre do ano letivo de 2012.

Mais Informações:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus de Quixadá
Fone: (88) 3412.0111 – Fax: (88) 3412.0149
Assessor de Comunicação
saulo.silva@ifce.edu.br
Estrada do Açude do Cedro, Km 5 – Cedro Novo - Quixadá/CE




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Quixadá - Homem é morto com tiro de escopeta e esposa fica ferida em Quixadá


Mais um homicídio a bala foi registrado no município de Quixadá, sertão central cearense.

Segundo informações da polícia, por volta das 09 horas da manhã desta sexta-feira, dia 15, na rua Tossicano, no bairro Campo Velho, próximo a escola César Cals, um homem foi morto a bala.


A vítima foi identificada como sendo Antonio Carlos Paulino de Sousa, 36 anos, ele era conhecido como “Carlinhos”.

Carlinhos estava trafegando na garupa de uma motocicleta, sua esposa estava pilotando, quando foi alvejado com um tiro de arma de fabricação caseira, tipo escopeta calibre 12, o projétil atingiu a vítima nas costas.
A bala atravessou a vítima e ainda atingiu sua esposa no ombro direito, a mesma esta grávida de 07 meses.

Ainda segundo informações de populares, o casal foi seguido por dois indivíduos em uma motocicleta preta, tipo Brós, e ao se aproximarem o garupeiro efetuou o disparo, a queima roupa.

A polícia esteve no local, e conduziu as vítimas para o hospital Eudásio Barroso, Carlinhos não resistiu aos ferimentos e sua esposa, segundo informações, passa bem.

A polícia já tem indícios de quem poderiam ser os suspeitos do crime, e está realizando diligências no sentido de prender os acusados.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Quixadá - Ex-presidiário é assassinado, com um tiro na testa, na frente da filha em Quixadá



As evidências comprovam, Quixadá, no sertão central do Ceará, é uma das cidades mais violentas da região, ela destaca-se nos registros de ocorrências com armas de fogo.

Na última quarta-feira, dia 13, um jovem foi alvejado com 03 disparos de arma de fogo na localidade de Engano, zona rural do município.


Já na quinta-feira, dia 14, a epidemia de acerto de contas deu continuidade quando outro jovem foi alvo de 04 disparos , ele foi conduzido para o hospital local e posteriormente transferido para o IJF, em Fortaleza.

Na sexta-feira, dia 15, não deu outra, por volta das 09 horas da manhã um homem foi executado quando estava, com sua esposa, trafegando em uma motocicleta pelo bairro do Campo Velho.

E para encerrar o cenário da violência, ainda na sexta-feira, dia 15, um ex-presidiário foi executado em frente a sua residência.

Segundo informações, Francisco José da Silva, 36 anos, mais conhecido como “Motor”, estava em frente a sua casa consertando a porta de um veículo modelo Siena, placas KJF 7479, quando dois homens chegaram, em uma motocicleta, um deles desceu, chamou a vítima pelo nome e o atingiu com um disparo de revolver bem no meio da testa.

A filha da vítima, uma criança de apenas 12 anos, estava junto com o pai auxiliando-o no conserto do carro. A vítima, que trabalhava em uma loja de celulares, morreu no local.

A viatura RD 1242 esteve no local, e aguardou o rabecão do Instituto Médico Legal de Quixeramobim para os devidos procedimentos. A polícia está realizando diligências no local, porém até o momento não obtiveram êxito na identificação e captura dos acusados.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Política - Luizianne, a segurança e o futuro do Estado


A avaliação da prefeita Luizianne Lins (PT) sobre a segurança pública não é muito diferente da opinião geral. Gente do próprio Palácio da Abolição não esconde a insatisfação com o desempenho. Passados cinco anos e meio, a política do Governo do Estado para a área prioritária dessa administração não deu certo. Os resultados não apareceram e o fato de muito dinheiro ter sido gasto só piora as coisas.
O que chama atenção é que a prefeita e o PT, até a semana anterior, anunciavam que apoiariam a continuidade do atual modelo, nas eleições de 2014, caso o PSB apoiasse Elmano de Freitas. Foi o próprio presidente nacional do PT, Rui Falcão, com a chancela do ex-presidente Lula, quem anunciou o compromisso de adesão ao nome indicado por Cid Gomes (PSB) para a próxima eleição para governador, no caso de haver acordo agora. Ora, seria até irresponsabilidade do partido apoiar uma administração com desempenho “desastroso”, nas palavras de Luizianne, em “uma das poucas em que o Estado poderia colaborar”. Uma gestão que faz a cidade sofrer “de ponta a ponta”. Não chega a surpreender, mas fica muito evidente que Prefeitura e Governo se apoiaram mutuamente, até agora, não por considerarem que a outra administração fazia bom trabalho. A preocupação era meramente cultivar seu quinhão, sem que o outro lado causasse incômodo. Curioso constatar que o PT, conscientemente, estava disposto a manter o Ceará no desmazelo que considera existir em área tão crucial, em troca tão somente do apoio eleitoral. Luizianne não deixa de ter razão no diagnóstico, mas o fato é que a crítica agora é tão oportunista quanto foi a aliança antes. As declarações da prefeita no O POVO de quinta-feira deixam ainda mais evidente que o PSB fez muito bem à política cearense ao pôr fim a esse pacto de mediocridade.

FALTA D’ÁGUA FOI RESULTADO DE NEGLIGÊNCIA
A falta d’água que atingiu boa parte de Fortaleza na última semana foi monumental desrespeito com a população, resultado da negligência da Cagece. Na quinta-feira anterior, moradores telefonaram para comunicar a companhia sobre o vazamento. No sábado, foi feito novo telefonema. No domingo, o cano estourou e levou abaixo dois imóveis, além de deixar outros danificados. Felizmente ninguém morreu. Tivesse havido alguma atenção para verificar o problema apontado pelos consumidores, o drama teria sido evitado. A Cagece promete indenização. Que seja exemplar, para compensar o dano material e moral, além do risco a que foram submetidos. Mais que isso, que os responsáveis pela negligência sejam punidos com rigor. E que a companhia reformule seus processos de atendimento às reclamações. O descaso, como se vê, pode sair muito caro.

Já imaginaram quais seriam os comentários no Twitter e no Facebook de expoentes do Estado caso a Cagece fosse empresa municipal?

No entanto, a Prefeitura também tem sua parcela de responsabilidade, e ela é grande. Embora controlada pelo Estado, a Cagece presta serviço como concessionária ao Município. É Fortaleza quem contrata e, portanto, deve satisfação.

O ALÍVIO E O EXEMPLO QUE O METROFOR REPRESENTA
A inauguração de um trecho que seja do Metrofor representa enorme alívio. O metrô virou motivo de chacota. O início experimental das operações é um alento, embora o histórico não autorize celebrações mais efusivas. Trata-se de contundente exemplo de como uma obra não deve ser feita. Mesmo descontada a inflação dos últimos 13 anos - que já não foi pouca coisa - houve aumento de mais de R$ 200 milhões no custo previsto para o trecho entre Pacatuba e o Centro de Fortaleza. O Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a apontar superfaturamento. Mas, pelo menos, o metrô começa a deixar de ser uma miragem e uma assombração para os governos que se sucedem.

Como O POVO mostrou ontem, a obra chega numa cidade muito diferente daquela para a qual foi projetada. Ainda assim, pode ter impacto significativo. Irá tirar poucos carros da rua - preocupação maior da classe média. Mas terá papel mais nobre, pois atenderá o maior corredor por onde se deslocam trabalhadores da Região Metropolitana de Fortaleza. Sobretudo a parcela mais pobre.

ABSURDO SUPRAPARTIDÁRIO
O Metrofor atravessou as administrações estaduais de PSDB e PSB. No âmbito federal, teve as mãos de tucanos e de petistas. Ninguém tem direito de cantar de galo, embora os tucanos sejam sempre apontados como responsáveis maiores - lá com sua razão, até por serem pais dessa “criança” já quase senil. Mas foi Cid Gomes (PSB) o governador que passou mais tempo com a obra nas mãos. Justiça se faça, foi também o período em que mais os trabalhos avançaram. Não que seja necessária muita coisa para isso. E Lula foi o presidente durante a maior parte das obras.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Politica - Cid agradece Lula e Dilma pela primeira etapa do Metrofor. Não cita Tasso nem Lúcio


Em seu discurso pós-primeira viagem do trem do Projeto Metrofor, nesta sexta-feira, o governador Cid Gomes fez questão de iniciar discurso agradecendo o apoio do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Roussef “que tem dado apoio às grandes obras do Estado”.


Cid, ao lado parlamentares como o senador Eunício Oliveira – ele discursou em nome da bancada cearense, disse que, com Lula, obras como o Metrofor, de quase 15 anos, conseguiram ser retomadas.

Sobre Dilma, anunciou que ela lhe garantiu recursos para a Linha Leste do Metrofor, sendo R$ 1 bilhão inicialmente no pacote de medidas para combater a crise e apostar em infraestrutura como forma de desenvolver o País. No trecho, obras subterrâneas que ligarão o Centro até Mucuripe e depois até o Fórum Clóvis Beviláqua, no que reiterou: vai entregar tudo até 15 de outubro.
O governador agradeceu, na ocasião, aos dois mil operários que trabalharam no empreendimento e construíram uma obra “que não deixa nada  desejar aos metros da Europa e dos EUA”.

Ao final, Cid lançou um apelo aos moradores que superlotaram a área do ato-show, em Parangaba: “Cuidem bem dele!”

DETALHE – Em nenhum momento, o governador citou os ex-governadores Tasso Jereissati, que iniciou o empreendimento, e Lúcio Alcântara.

DETALHE 2 – Os pré-candidatos Roberto Cláudio, Salmito Filho e Ferucio Feitosa não subiram no palanque, acatando assim a legislação eleitoral.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

CPI - Demóstenes entrega defesa final e pode ser julgado nesta segunda-feira pelo Conselho de Ética



Está prevista para esta segunda-feira (18) a leitura, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, do relatório do senador Humberto Costa (PT-PE) sobre o processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). O parlamentar é acusado pela Polícia Federal de ser o braço político da organização criminosa comandada por Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.


Na noite desta sexta-feira (15), Demóstenes protocolou no Conselho suas alegações finais de defesa. Humberto Costa, por meio de sua assessoria, informou que analisará o documento durante o fim de semana e agregará ao relatório os esclarecimentos que julgar necessários.

O documento a ser apresentado pelo relator avaliará se houve ou não quebra de decoro parlamentar por parte de Demóstenes e, se houve, definirá sua punição, que pode chegar até à cassação de seu mandato. A intenção dos senadores é debater e votar o relatório ainda nesta segunda-feira. Depois de lido o relatório, a defesa do senador terá 20 minutos para se pronunciar, o que pode ser feito também por escrito. Em seguida, Humberto Costa pronunciará seu voto final. Os senadores presentes na reunião, integrantes ou não do Conselho, terão dez minutos cada para discutir a posição do relator.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Grand Prix - Brasil passa sufoco, mas supera erros e vence a Alemanha no Grand Prix


Não foi a exibição dos sonhos do técnico José Roberto Guimarães. Longe disso. Com muitos erros de recepção e ataque, o Brasil entrou em quadra desligado. Sem muita resistência, permitiu que a jovem equipe de Alemanha vencesse o primeiro set com facilidade. Aos poucos, porém, as brasileiras diminuíram as falhas, controlaram os nervos e venceram
por 3 sets a 1, parciais 18/25, 25/14, 25/18 e 26/24, na abertura da etapa de São Bernardo do Campo do Grand Prix.

- Não foi um jogo bom para o Brasil. No primeiro set, jogamos muito mal em todos os fundamentos, e a Alemanha jogou com folga. Eu sempre disse que a Alemanha é um dos times com um dos melhores saques do circuito. E, em termos de volume, principalmente na defesa, sabíamos que teríamos trabalho - disse Zé Roberto.

Na primeira partida do dia, os Estados Unidos venceram a Itália por 3 sets a 0, parciais 27/25, 25/20 e 25/17. Neste sábado, o Brasil encara as italianas, às 20h30m, no ginásio Adib Moyses Dib. O SporTV transmite, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Sheilla, com 20 pontos, foi a principal pontuadora da partida e melhor jogadora do Brasil nesta sexta. Thaísa, com 15 pontos, também se destacou. Do outro lado, sem a capitã Margareta Kozuch, que passou mal durante o dia, coube a Maren Brinker dar trabalho às brasileiras, com 13 pontos.
Jaqueline celebra ponto do Brasil contra a Alemanha no Grand Prix de vôlei (Foto: William Lucas / VIPCOMM)
O começo não foi dos melhores. Os muitos erros de recepção e ataque fizeram o Brasil ficar, logo de cara, quatro pontos atrás no placar (4/0). A seleção da casa conseguiu encostar quando Sheilla atacou pelo meio e diminuiu a diferença para dois pontos: 7/5. Mas o time brasileiro parecia desligado em quadra. No primeiro tempo técnico, as alemãs venciam por 8/5.

Na base da garra, o Brasil chegou ao empate. Primeiro, Paula Pequeno consertou um levantamento ruim com um uma largadinha e diminuiu. Na sequência, Sheilla venceu o bloqueio alemão com uma pancada para empatar: 13/13. No erro de ataque de Brinker, a seleção chegou pela primeira vez à frente no placar. As visitantes, porém, não se assustaram. Melhores em quadra, assumiram mais uma vez a ponta. 

O Brasil ainda melhorou com a entrada de Fernandinha, na inversão 5 por 1. Mas, depois de dois erros de recepção de Paula Pequeno, que sofria com um problema no cotovelo, a Alemanha fechou: 25/18.
Thaisa, Brasil x Alemanha (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
O início do segundo set repetiu o roteiro do anterior. Enquanto o Brasil sofria para parar Furst e Brinker, a Alemanha abriu 4/0 com facilidade. Jaqueline, em ataque pela diagonal, marcou o primeiro ponto das donas da casa. A seleção de Zé Roberto, então, reagiu. Chegou ao empate em ataque de Jaqueline pelo meio. A virada veio em um erro de recepção das alemãs: 8/7.

O jogo brasileiro, enfim, encaixou. Após dois bloqueios seguidos, abriu quatro pontos de vantagem, a maior até então. Em ataque em diagonal de Sheilla, o Brasil já vencia por 14/9. A partir daí, a seleção deslanchou. Depois de uma largadinha para fora de Furst, o Brasil empatou o jogo: 25/14.

Thaisa abriu a contagem do terceiro set em ataque pelo meio. O Brasil abriu vantagem, mas as falhas na recepção continuaram. Jaqueline pegou mal na bola, e a Alemanha empatou 7/7. As alemãs assumiram a ponta depois de um ataque de Furst pelo meio, sem defesa para Fabi. Aos poucos, porém, a seleção conseguiu se recuperar e abriu quatro pontos em ataque de Fabiana.
Zé Roberto, então, mandou Mari para quadra, no lugar de Paula Pequeno. Testada como oposto pelo técnico na etapa da Polônia, a jogadora foi para o jogo como ponteira. E entrou bem. A seleção manteve o ritmo até o fim da parcial e fechou em 25/18, com um ataque de Thaisa pelo meio.

Jaqueline abriu o quarto set com uma pancada. Assim como na parcial anterior, o Brasil começou melhor e não demorou a abrir uma vantagem de quatro pontos. A Alemanha, no entanto, conseguiu voltar à partida e chegou a pressionar as brasileiras, empatando o jogo em um bloqueio de Anne Mathes sobre Mari (13/13). Zé Roberto, então, pediu tempo técnico.

Os erros, no entanto, continuaram. A Alemanha conseguiu abrir dois pontos de vantagem, mas o Brasil buscou mais uma vez, com uma deixadinha de Adenízia. As donas da casa chegaram a perder a paciência com a arbitragem, que marcou invasão em novo ataque de Adenízia. O jogo seguiu equilibrado. As alemãs abriram 22/20, mas a seleção conseguiu o empate novamente, com Sheilla.

Com Thaísa no saque, o Brasil teve dois match points em mãos, mas as alemãs foram buscar. A seleção teve mais uma chance e aproveitou. Sheilla sacou, sem defesa do outro lado. Sob aplausos da torcida, vitória brasileira por 26/24.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Brasil - 'Estou de malas prontas para ir buscá-lo', diz mulher de Cachoeira



Andressa Mendonça, mulher do bicheiro Carlinhos Cachoeira, em Goiânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) A mulher do contraventor Carlinhos Cachoeira, a empresária Andressa Mendonça, de 30 anos, comemorou, na tarde desta sexta-feira (15), o habeas corpus concedido pelo desembargador Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para a soltura do marido, preso no complexo penitenciário da Papuda, em Brasília. "Estou de malas prontas para ir buscá-lo", disse Andressa, em entrevista ao G1.


Ela recebeu a notícia por telefone enquanto falava com a reportagem do G1 em outra linha, por volta das 18h15, e parabenizou a defesa. "Estou com as energias revigoradas", afirmou, muito sorridente.

Andressa ponderou que só não comemorou mais por saber que, apesar da decisão do desembargador, Cachoeira não deverá ser solto imediatamente. Isso porque, também nesta sexta-feira, uma juíza da 5ª Vara da Justiça do Distrito Federal negou o pedido de revogação da prisão do contraventor, referente à Operação Saint-Michel.

saiba mais
Saint-Michel
A operação Saint-Michel, da Polícia Civil e Ministério Público do DF, foi um desdobramento da Monte Carlo. Investigou as relações do grupo de Cachoeira com empresas e agentes públicos no Distrito Federal e levou à prisão de Cláudio Abreu, ex-diretor da empresa Delta.

Cachoeira foi preso em 29 de fevereiro, em Goiânia, durante a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal de Goiás, ele comandava uma quadrilha que explorava o jogo ilegal no estado.  Ao todo, 81 pessoas foram indiciadas por participação no esquema.

O contraventor foi favorecido por uma decisão de Tourinho Neto, que concedeu um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de José Olímpio de Queiroga Neto, do grupo de Cachoeira, libertado na última quarta-feira (13). Os advogados do suposto bicheiro pediram a extensão do benefício para o cliente, e o desembargador concedeu.

Esperançosa, a mulher de Cachoeira acredita que a saída dele da Papuda deve ocorrer em breve. O advogado Augusto Botelho informou que a defesa pretende ingressar com novo pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça do Distrito Federal.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Policia - Promotor diz que situação de Elize se enquadra em prisão preventiva



O Ministério Público deve pedir, na próxima semana, que Elize Matsunaga fique presa até o seu julgamento. Elize confessou ter matado e esquartejado o marido Marcos Matsunaga, executivo da Yoki, em 19 de maio. Ela está presa temporariamente na cadeia de Itapevi. O caso será julgado pela Justiça na cidade de São Paulo.


A prisão temporária de Elize Matsunaga vence no próximo dia 21 de junho, mas a promotoria deve oferecer denúncia contra a suspeita no máximo até a próxima quarta-feira (20). O promotor José Carlos Cosenzo também deverá pedir a decretação da prisão preventiva, para que Elize fique presa até o julgamento.

"O caso dela se ajusta rigorosamente àquilo que é a prisão preventiva. Garantia da ordem pública, conveniência da instrução criminal, efetiva aplicação da lei penal, tudo isso tem que ser verificado. Não é o crime em si, mas todo o desenrolar e principalmente os antecedentes e a situação da pessoa que cometeu o delito", diz o promotor José Carlos Cosenzo.

Segundo informações do SPTV, o inquérito que resultou da investigação do assassinato do empresário tem 551 páginas, que incluem os depoimentos de 11 testemunhas. O inquérito diz ainda que a vítima levou um tiro, mas morreu por aspirar sangue ao ter sido decaptada viva.

Por decisão da Justiça, o inquérito foi transferido de Cotia (SP), onde o corpo foi encontrado, para o 5º Tribunal do Júri, no Fórum da Barra Funda, na capital.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Definição de alianças - Dificuldades para fechar acordos


Os partidos poderão fechar suas alianças e definir candidatos até o próximo dia 30, como determina o calendário

Está cada vez mais difícil para o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) firmar uma aliança forte que garanta mais espaços na propaganda eleitoral gratuita ao senador Inácio Arruda, candidato à Prefeitura de Fortaleza na disputa eleitoral de outubro próximo. Com a desistência do PSB em apoiar o candidato do PT na Capital, algumas legendas que estavam acordando com PCdoB, agora estão em dúvida em dar apoio ao nome de Inácio, e poderão seguir junto com o partido do governador Cid Gomes.

O Partido Progressista (PP) que em reunião de seu diretório municipal, decidiu apoiar Inácio Arruda, agora, depois de decisão do PSB, volta atrás e deve iniciar conversas com os partidos da base de apoio do Governo.

O presidente da municipal do PP em Fortaleza, Jaime Cavalcante, disse que o partido está reavaliando o apoio dado, mas garantiu que a tendência da legenda é mesmo ir junto com o PCdoB de Inácio. No entanto, existe uma possibilidade grande de isso não ser concretizado, uma vez que o presidente estadual da sigla, deputado federal, José Linhares, acredita que o apoio deva ser dado ao PSB.

"Lógico que depois do fim dessa briga entre PT e PSB nós teremos que ter outra conversação com os partidos aliados, mas o desejo da Municipal é ir com o PCdoB, por conta do espaço que teremos e devido as disputas proporcionais", ressaltou Jaime Cavalcante.

Já o presidente municipal do Partido Comunista do Brasil, Luis Carlos Paes, disse que está em conversação firme com PP e também com o PRB, que segundo ele, teria mostrado interesse grande em ir coligado com sua legenda. No entanto, o presidente do PRB em Fortaleza, Gelson Ferraz, afirmou que não existe nada fechado em sua legenda, ainda que a tendência do partido seja fazer parte do arco de aliança da chapa encabeçada pelo partido do governador Cid Gomes, o PSB.

Simpáticos

"Tivemos conversa com o Gelson Ferraz e com o deputado Ronaldo Martins nesta semana, e eles disseram que estavam juntos conosco. O PP também tem reafirmado que iria com a gente, por conta de nossos compromissos políticos, eles estariam simpáticos com nossas propostas", afirmou Luís Carlos, que tenta encontrar uma solução para seu partido não ir sozinho nas eleições, o que enfraqueceria a candidatura de Inácio.

O apoio de demais legendas à candidatura de um partido se dá, principalmente, pelo tempo de propaganda política em rádio e televisão, o que fica prejudicado sem o apoio de agremiações a um candidato. O dirigente afirmou ainda que, independente das alianças formadas, o PCdoB irá, sim, lançar a candidatura do senador em outubro. De acordo com ele, o partido tem interesse especial em Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis, e nesses lugares a intenção de vitória é maior.

O PCdoB só vai fazer sua convenção no fim do prazo definido pela legislação eleitoral para a homologação dos candidatos. Até o dia 30 de junho o partido insistirá nas negociações para compor o quadro de alianças.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Cerco em Acopiara - Quadrilha capturada com metralhadoras e pistolas


Entre o arsenal, estavam metralhadoras, pistolas e munição. Tudo foi encontrado pela Polícia Militar dentro de uma pousada, no Centro da cidade de Acopiara

Uma operação da Polícia Militar na Região Centro-Sul do Ceará terminou na descoberta e prisão de uma quadrilha fortemente armada que, segundo as autoridades, estaria pronta para atacar bancos naquele setor do Interior cearense. Entre as armas dos suspeitos, pelo menos, três metralhadoras, além de pistolas.

A operação teve início na cidade de Acopiara (345Km de Fortaleza) quando uma equipe do Ronda do Quarteirão, sob o comando do tenente Arquênio, e outra do Policiamento Ostensivo (Geral), comandada pelo subtenente Weliton, cercaram uma pousada depois de uma denúncia e, no local, prenderam três pessoa (um homem e duas mulheres) com o arsenal.

No local, foram apreendidos três metralhadoras de marca Glock, de fabricação austríaca; quatro carregadores, um silenciador, uma balaclava (capuz), além de muita munição de reserva, telefones celulares e dinheiro em espécie.

Suspeitos

Os acusados foram capturados e apenas o homem estava com documentos, sendo identificado como Felipe Dênis Carmo da Silva. Posteriormente, já na Delegacia de Polícia de Acopiara, as duas jovens foram também identificadas como Sâmia Maria da Silva Araújo de Deisiane Duarte Lima.

As diligências policiais tiveram prosseguimento e, horas depois, já na cidade de Mombaça, nos Inhamuns (296Km de Fortaleza), outros cinco homens foram capturados quando tentavam fugir em um veículo.

Segundo a Polícia Militar, seria o restante da quadrilha que tentava escapar do cerco policial no Interior cearense. Os suspeitos foram identificados como, Paulo Edson Silva Gonçalves, Hilton Arão Gadelha de castro, Antônio Remildo Custódio Cazuza, Rafael Martins de Andrade e Vicente Leite Sobreira. Os cinco foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Mombaça e, posteriormente, recambiados para a cidade de Acopiara.

As diligências foram acompanhadas pelo comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel Hervano Macedo Júnior, por determinação do comandante geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias. As operações estão sendo redobradas por ordem expressa do secretário da Segurança, Francisco José Bezerra.

Cariri

Em outra ação policial, na noite de ontem, policiais do Ronda do Quarteirão e do 2º BPM prenderam, em Juazeiro do Norte, um fugitivo da Justiça identificado como ´Léo Paraibano´, apontado como de alta periculosidade e que, à tarde, tentou matar um desafeto naquela cidade.

Em Fortaleza, uma patrulha do Ronda (RD-1034) deteve um adolescente que realizava o tráfico de drogas na Rua Araquém, na Barra do Ceará (zona Oeste).






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Assaltos - BpRaio encontra fuzil com bandido

José Marciano Costa, 32, foi capturado e dois comparsas dele conseguiram escapar

Policiais militares do Batalhão Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BpRaio) prenderam, no começo da noite de ontem, um homem acusado de praticar dois assaltos nos bairros Benfica e Otávio Bonfim. Com o suspeito, os PMs recuperaram um veículo roubado e apreenderam um fuzil de calibre 7.62 e um revólver 32.


De acordo com o major PM Márcio Oliveira, comandante do BpRaio, o homem preso e mais dois comparsas roubaram um automóvel Celta, de placas HXL-4145, no bairro Benfica. Após o roubo do carro, eles seguiram e atacaram uma mulher no bairro Otávio Bonfim.

Conforme o oficial, durante o roubo, os acusados chegaram a efetuar um disparo. Inicialmente, a Polícia acreditava que a vítima havia sido baleada e levada para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), mas a informação não foi confirmada.

Uma testemunha que presenciou o roubo a mulher, seguiu os acusados até a chegada deles em uma oficina situada no cruzamento da Rua 24 de Maio com Avenida Domingos Olímpio e ligou para a Polícia. A patrulha Raio 12, formada pelo sargento Fontenele e os soldados César, Galvão e Emiliano, foram ao local e prenderam José Marciano Maciel Costa, 32. Os outros dois conseguiram fugir.

Fuzil

De acordo com o comandante do BpRaio, no quintal da residência foram encontrados os objetos roubados, o fuzil 7.62 com cano serrado e o revólver.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Conferência da ONU - Brasil assume negociações e promete superar impasses


Não houve consenso para fechar o rascunho final do documento. O prazo que acabava ontem foi estendido

Rio de Janeiro. O Brasil assume hoje o comando das negociações na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), prometendo pulso firme para garantir que os impasses diplomáticos sejam resolvidos antes do início da cúpula de alto nível, no dia 20 (quarta), quando ministros e chefes de Estado deverão aprovar o documento final da conferência. "A responsabilidade (agora) é do Brasil", disse ontem o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, chefe da delegação brasileira.

O documento que está em negociação trata de vários temas ambientais, sociais e econômicos considerados essenciais para colocar o planeta no rumo do desenvolvimento sustentável, como gestão da água, redução da pobreza, segurança alimentar, energias limpas e modelos econômicos "verdes".

O grande dilema é como financiar a implementação desses modelos, para que as eventuais decisões da conferência não fiquem só no papel - como ocorreu com vários dos compromissos firmados na Rio-92, realizada no mesmo centro de conferências há 20 anos. Uma cerimônia marcou ontem o aniversário do encontro, na época chamado de Cúpula da Terra ou Eco-92.

Prazo esgotado

O último dia de reunião do Comitê Preparatório (PrepCom), era, a princípio, para concluir o rascunho final do documento-base. Oficialmente, os negociadores deveriam ter finalizado até ontem o texto para ser entregue aos líderes políticos.

Divergências entre países ricos e pobres, porém, prevaleceram sobre vários temas - especial mente no que diz respeito aos chamados "meios de implementação", que tratam da transferência de recursos financeiros e tecnológicos para países em desenvolvimento, para auxiliar na transição para um modelo de economia verde. A sugestão de um fundo de US$ 30 bilhões por ano para a sustentabilidade proposto por países em desenvolvimento não foi bem recebida por países ricos.

A arquitetura de negociação do texto final até terça-feira deverá ser semelhante à usada nos três dias da PrepCom, segundo Figueiredo Machado, com grupos de trabalho dedicados à discussão de temas específicos e consultas informais entre representantes-chave. Ele deixou claro que o Brasil conduzirá as negociações com pulso firme, e que o novo prazo para fechar o documento é o dia 19 (terça-feira). Segundo ele, só será discutido agora o que é imprescindível.

"O sentimento geral é de que nosso maior inimigo agora é o tempo", disse o indiano Nikhil Seth, que é um dos porta-vozes das Nações Unidas.

Otimismo

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, se disse otimista a respeito do documento final a ser apresentado aos chefes de Estado que participarão da Rio +20. "A sinalização dos nossos negociadores é bastante positiva", contou a ministra que não quis adiantar detalhes.

Brics

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, o chamado Conselhão, vai promover três encontros abertos, durante a Rio+20, para mobilizar sociedades civis do Brasil, da Rússia, da União Europeia e dos países componentes dos Brics, em torno de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável. O bloco reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. As atividades serão nos dias 18 e 19 de junho e abertas ao público.

Divisão entre ricos e pobres não faz sentido, dizem EUA

EUA, União Europeia e Japão resistem ao princípio que diz que os ricos devem pagar a maior parte dos custos de preservação do meio ambiente

Uma diferenciação rígida entre países desenvolvidos e em desenvolvimento não faz mais sentido. Por isso os EUA querem interpretar o princípio das "responsabilidades comuns, mas diferenciadas" de modo mais flexível, afirmou Todd Stern, enviado especial para Mudanças Climáticas do presidente americano, Barack Obama.

Stern deu uma entrevista na tarde de ontem para falar da Rio+20. Ele foi questionado sobre o princípio consagrado na Declaração do Rio, um dos documentos finais da Eco-92, pelo qual os países ricos devem pagar a maior parte dos custos da transição para um modelo de desenvolvimento que preserve o ambiente, devido ao seu passivo histórico de consumo excessivo e destruição ambiental.

Na Rio+20, a reafirmação do princípio é uma exigência do G77, que reúne mais de 130 países em desenvolvimento. Mas os EUA, ao lado da União Europeia e do Japão, resistem a isso, alegando que emergentes como China, Índia e Brasil devem contribuir mais. "A contribuição deve ser adequada às circunstâncias de cada país", disse Todd.

Na entrevista, Kerri-Ann Jones, secretária de Estado assistente do EUA para Assuntos Ambientais e Científicos reiterou a posição contrária dos EUA à criação do fundo, com contribuições oficiais e dinheiro novo, para a implementação das metas do desenvolvimento sustentável.

Negociadores da União Europeia afirmaram que o grupo não fugirá de compromissos da Eco-92, em especial das responsabilidades comuns, porém diferenciadas. Eles disseram que se esforçarão para atingir até 2015 repasses para a cooperação da ordem de 0,7% do PIB, mas que esses investimentos devem ser concentrados em países realmente pobres. Janez Potocnik, comissário europeu para o meio ambiente, disse que a cifra atual é de 0,42% do PIB do bloco. Nenhuma das nações chegou ao patamar prometido de 0,7%.

Segurança nacional

Apesar da ausência do presidente Barack Obama, que não virá à Rio+20, Stern afirmou que os EUA dão a máxima importância ao desenvolvimento sustentável e o consideram uma questão de "segurança nacional".

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Quixadá - Quixadá articula atividades para revitalizar Açude Cedro


População se mobiliza pelo resgate do reservatório, com atividades culturais que acontecem hoje

Quixadá. Se o açude do Cedro estivesse "vivo" estaria completando 106 anos. Embora se trate de uma obra arquitetônica, esse é o sentimento de grande parte da população de Quixadá. Para muitos, a primeira represa pública construída no Brasil, considerada um dos mais belos ambientes turísticos do País, está materialmente morta.

Em protesto contra a situação de abandono do parque hídrico, o Coletivo Dom Quixarte e o Instituto de Convivência com o Semiárido planejaram para este sábado, o manifesto "Cedro livre ! Cedro vive !". A programação especial tem o objetivo de expor alternativas de preservação e também comemorar, pela primeira vez, o aniversário de construção da represa secular, erguida para amenizar os efeitos da seca no Nordeste.


Galpão secular, onde se guardavam máquinas do açude, está abandonado


O manifesto tem início programado para as 8 horas, com ação ambiental de limpeza nas trilhas do Sangradouro e da Galinha Choca, o mais exótico monólito da região. De acordo com os organizadores, bares e restaurantes no entorno do Cedro também receberão a visita de dezenas de voluntários. Eles pretendem formar três equipes. Cada uma seguirá para um local diferente. Além da coleta de lixo, os ribeirinhos receberão orientações de preservação e serão conscientizados da necessidade de multiplicarem as mensagens ambientais para os visitantes.

Acadêmicos de Direito da Faculdade Católica Rainha do Sertão vão distribuir mudas de espécies nativas, para plantio na área verde do Cedro.

No início da tarde, a partir das 14 horas, os grupos participam de quatro oficinas temáticas: Gestão de mídias sociais e outras formas de comunicação; Moda Sustentável; Iniciativa em teatro e educação e de Introdução à permacultura, um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana, como vilas, aldeias e comunidades, ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

Apresentações

Os encontros serão realizados no estacionamento do Cedro, ao lado de um dos galpões erguidos há mais de 100 anos, para armazenar as máquinas utilizadas na construção do açude, hoje em estado de ruína.

As atividades prosseguem com diversas apresentações culturais. A partir das 16 horas o público poderá interagir com crianças da Escola Waldorf Micael de Fortaleza, mantida pela Associação para o Desenvolvimento da Antroposofia, uma instituição sem fins lucrativos, a primeira no Nordeste como centro difusor da pedagogia antroposófica, do respeito pela natureza e pelo ser humano.

Os alunos farão uma apresentação musical especial. Em seguida, vários grupos de teatro e dança, dentre eles a AABB Comunidade, Um Grito de Teatro, de Quixadá e a cantora Juçara Abé, de Fortaleza. O "Noite Sertão Fora do Eixo" ainda terá como atrações a banda Broken Necks, de Quixadá, Banda Andes, de Fortaleza e Hazamat, da Paraíba. A Vibe e os DJ´s Heitor Chaves e Marco Antônio encerram o evento do dia.

"Pretendemos mostrar que o nosso Cedro pode ser ocupado e preservado com ações culturais e ambientais realizadas pela própria sociedade civil. O Cedro livre ! Cedro vive ! é apenas um dos muitos exemplos viáveis de convivência sustentáveis e responsáveis", explicou Diná Matias, sobre o momento comunitário. Ela é uma das articuladoras do Coletivo Dom Quixarte, título do projeto interativo cuja proposta é reunir pessoas com interesse em compartilhar conhecimentos sobre diversos assuntos de forma colaborativa utilizando os conceitos de formação livre. A mesma opinião tem Augusto de Freitas, representante dos ribeirinhos do Cedro. Para ele enquanto a destruição, a poluição avançam as politicas públicas de preservação e recuperação da estrutura hídrica histórica se arrastam.

A única conquista consolidada ao longo dos últimos anos foi a interrupção da retirada de água para abastecimento da cidade. "Agora é mais difícil o Cedro secar, mas a situação poderia ser muito melhor com a transposição das águas do Açude Pirabibu para cá", acrescentou.

Conforme a acadêmica de Letras da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), Lídia Barros, uma das integrantes do Coletivo Dom Quixarte, a iniciativa do Manifesto partiu do ambientalista e presidente do Instituto de Convivência com o Semiárido, Osvaldo Andrade. A Organização Não Governamental luta há anos pela preservação da mata nativa, dos mananciais de riachos e rios, e pela implantação de modelos sustentáveis de áreas naturais da região. O Açude do Cedro é uma delas. Sem a intervenção da sociedade livre e modificação do modelo de exploração do espaço turístico e produtivo agrícola o ecossistema local será ainda mais degradado.

FIQUE POR DENTRO

Reservatório é patrimônio nacional

A ordem de construção do Açude do Cedro partiu do imperador Dom Pedro II, em decorrência do grande impacto social provocado pela seca de 1877 - 1879. Entretanto, a obra só foi realizada pelos primeiros governos republicanos do Brasil, entre os anos de 1890 e 1906. Foram necessários 16 anos para a conclusão da primeira represa pública construída em território brasileiro. Segundo historiadores, nunca foi inaugurada oficialmente. A barragem, propriedade do Departamento Nacional de Obras contra a Seca, tem capacidade para 125.694.000 m³. O superdimensionamento da barragem do Cedro em relação ao potencial da sua bacia hidrográfica faz com que suas sangrias sejam raras. Em toda sua história, sangrou apenas seis vezes. O reservatório dispõe de locais para banho, pescaria e para prática de esportes náuticos. Também possui uma extensa rede de canais para irrigação, a primeira construída no Ceará. Hoje, não abastece mais a cidade de Quixadá. A partir de praticamente toda a sua extensão é possível ver a Pedra da Galinha Choca, considerada cartão postal do Município. O seu conjunto arquitetônico foi tombado em 1977 como patrimônio nacional.

Mais informações:

Coletivo Dom Quixarte
Movimento e instrumento de sociedade livre
Telefone: (88) 9633.3544
www.domquixarte.com




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste