v

sábado, 16 de junho de 2012

Série B - Catarina nada santa


O Ceará costuma ter problemas com os times catarinenses. Com o Joinville, adversário de hoje, há equilíbrio

Equilíbrio, com uma pequena vantagem do Ceará. Essa é a síntese que define os confrontos envolvendo o Alvinegro de Porangabuçu contra o Joinville. As duas equipes travam mais um duelo neste sábado, às 16h20, na Arena Joinville, em Santa Catarina. A TV Verdes Mares transmite ao vivo a partida, válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Ao longo de suas histórias, Ceará e Joinville se enfrentaram em seis oportunidades. Dois jogos foram realizados pela 1ª Divisão enquanto que quatro partidas ocorreram pela Segundona.

Na elite do futebol nacional, o Coelho, jogando no Estádio Ernesto Schllemm Sobrinho, venceu o primeiro duelo, por 1 a 0, no Brasileirão de 1978. Nove anos depois, foi a vez do Alvinegro cearense sair de campo vencedor, dando a resposta pelo mesmo placar, no Estádio Presidente Vargas.

Em setembro de 1999, desta vez pela Série B, a igualdade em 1 a 1 estabeleceu o resultado do embate entre os dois clubes. Em outras duas partidas seguintes, nos anos de 2002 e 2003, em Fortaleza, o Vozão goleou o Tricolor de Santa Catarina por 5 a 2 e 4 a 0, respectivamente.

Último encontro

Na derradeira vez que se encontraram, no dia 17 de agosto de 2004, o Ceará padeceu diante do adversário. O Joinville devolveu a goleada sofrida no último encontro e balançou as redes do Vovô por quatro vezes, sem sofrer nenhum gol. Á época, o treinador Arnaldo Lira comandava a equipe cearense e acabou sendo demitido dias depois do fiasco em terras catarinenses.

O detalhe é que jamais um perdeu para o outro jogando dentro de seus domínios. Apesar da qualidade de visitante, o retrospecto não assusta o Ceará. Quando o time subiu para a Série A do Brasileiro, no final de 2009, quebrar tabus foi uma das marcas da equipe montada por Paulo César Gusmão, que novamente comanda o Alvinegro cearense nesta temporada.

Outros confrontos

Quando se leva em conta os jogos contra os principais clubes de Santa Catarina, a vantagem do Ceará se limita apenas ao Joinville. Diante do Criciúma, ocorre equilíbrio. Nas 13 partidas disputadas até agora, o Vovô venceu cinco, empatou três e perdeu em outras cinco oportunidades. Perante o Figueirense, que enfrentou a equipe nordestina em quatro ocasiões, aconteceram três empates e uma vitória do Figueira.

O algoz

Tendo o Avaí como oponente, a situação é um pouco constrangedora para o time cearense. Em 17 jogos disputados, o Alvinegro de Porangabuçu venceu apenas quatro. Ocorreram nove vitórias do Leão da Ilha e quatro jogos terminaram empatados.

Uma das vitórias do clube da Ressacada provocou uma grande lamentação ao torcedor alvinegro. Em 2001, o Ceará, que jogava com o memorável material cinza e tinha em seu plantel atletas como França, Iarley, Mota e Sérgio Alves, sucumbiu nas quartas-de-final do Brasileiro da Segundona e viu a possibilidade de subir para a 1ª Divisão encerrada. Neste jogo, mais de 25 mil pessoas que lotavam as arquibancadas do Estádio Presidente Vargas ficaram em silêncio quando o árbitro Jorge Rabello apitou o final da partida e o placar marcava Ceará 2x3 Avaí.

Ceará definido

Sem modificações em relação ao jogo contra o ABC, pela 5ª rodada da competição, o Ceará já está definido para enfrentar o Joinville e deve ir a campo com: Fernando Henrique; Apodi, Luizão, Daniel Marques e Eusébio; Everton, Jardel, Robston e Rogerinho; Mota e Romário.

Na reserva, Heleno - que esteve afastado no jogo anterior - ganhou a vaga de Régis, enquanto Erivélton sai da relação para a entrada de Vítor Hugo. O goleiro Dionanthan, o zagueiro Luizão, o lateral Paulo Sérgio, o meia Tinga e os atacantes Misael e Itamar completam o banco.

"Desde a minha chegada que venho tentando encaixar um modelo onde nossa equipe atue melhor. A vitória é fundamental para a manutenção do mesmo time", disse o técnico PC Gusmão.

Ficha Técnica

Competição:

Série B do Brasileiro

Estádio:

Arena Joinville

data-Horário:

16/06/2012-

16h20

Árbitro: Rodrigo Batista Raposo

Assistentes: Marrubson Freitas e José Reinaldo do Nascimento Jr.

(trio do DF)

Transmissão:

TV Verdes Mares e Verdinha AM 810

Joinville

Técnico: Leandro Campos

Ivan

Eduardo

Pedro Paulo

Linno

Romano

Leandro Carvalho

Glaydson

Tiago Real

Alex

Lima

Ricardinho

Ceará

Técnico: PC Gusmão

Rogerinho

Mota

Romário

Robston

Jardel

Everton

Eusébio

Luizão

Daniel Marques

Apodi

Fernando Henrique

SAIBA MAIS

Atraso

Para a partida contra o Joinville, a delegação do Ceará saiu de Fortaleza às 10h20 desta quinta feira, 14. Com atraso no voo, o elenco só chegou ao destino desejado por volta das 21h do mesmo dia

Bom anfitrião

Depois do desgaste da viagem do dia anterior, o técnico Paulo César Gusmão comandou ontem uma atividade lúdica para movimentar seus atletas. A prática aconteceu no CT do Joinville

No batente

Já treinando em Porangabuçu, o meia Bruninho será apresentado oficialmente nesta segunda-feira, 18, na sala de imprensa do clube, em Carlos de Alencar Pinto.

Joinville quer manter ótima sequência

Meia Thiago Real, do Coelho, na vitória diante do Avaí, na Ressacada. Equipe vem de três vitórias consecutivas na competição nacional

O Joinville é o quinto colocado e está apenas dois pontos atrás do Criciúma, primeira equipe dentro do G4 da Série B. Portanto, uma vitória tricolor neste sábado e um tropeço do rival catarinense leva o JEC à zona de classificação para a Série A.

A equipe do Interior catarinense possui dez pontos e vem de três vitórias consecutivas na competição (por 2 a 0 diante do Guarani; Avaí, fora de casa, por 2 a 1, e ASA, por 1 a 0).

O curioso é que a equipe de Leandro Campos havia começado o campeonato com um resultado nada promissor: foi goleada pelo Atlético Paranaense, em plena Arena Joinville pelo placar de 4 a 1. Em seguida, não conseguiu apenas um empate sem gols ante o ABC, em Natal.

Obrigação

Para o zagueiro Pedro Paulo, o Coelho não pode desperdiçar pontos em seu campo se quiser garantir o acesso.

"É nossa obrigação somar os três pontos em casa. Precisamos ter tranquilidade para vencer, jogar sem afobação e com inteligência", explicou.

A principal novidade da equipe catarinense para o confronto será a presença de Linno entre os titulares. Diego Jussani, que vinha formando a dupla de zaga com Pedro Paulo, fica no banco.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário