v

domingo, 10 de junho de 2012

Acidente - Artista de circo do ator Marcos Frota sofre acidente durante apresentação

Gabriele foi atendida pelos colegas de circo
Uma acróbata sofreu um acidente durante a sessão da tarde deste domingo do circo Unicirco, do ator Marcos Frota, na Quinta da Boa Vista. Após o término de seu número, Gabrielle Santos, de 23 anos,
estava descendo de volta para o piso do picadeiro, quando escorregou e caiu de uma altura de dois metros e meio. Ela estava equilibrada num aparelho conhecido como lira, espécie de bambolê usado para as acrobacias. Gabriele foi levada para o Hospital Quinta D’or, em São Cristóvão. O espetáculo prossegiu normalmente após a remoção.
- Eu fui conversando com ela na ambulância e ela estava lúcida. A médica fez alguns exames preliminares e os movimentos estavam normais, mas ela vai passar por uma ressonância - disse Marcos Frota.
Ainda segundo o ator, o piso do picadeiro é emborrachado, o que ajudou a amortecer o impacto da queda. Além de se apresentar, Gabrielle é professora do Unicirco e foi formada na escola do próprio circo.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Globo

Eurocopa 2012 - Croácia fura retranca da Irlanda, faz três e lidera Grupo C

Em duelo bastante movimentado disputado neste domingo, no Estádio Municipal de Poznan, melhor para a seleção da Croácia, que conseguiu furar a forte retranca da Irlanda ainda no início do duelo, desmantelar o sistema defensivo de Trapattoni e sair com a vitória por 3 a 1, com dois gols de Mandzukic e um de Jelavic, enquanto Ledger descontou ao time perdedor.

O resultado deixou a equipe croata na liderança da disputada chave C da Eurocopa de 2012 com três pontos, já que Espanha e Itália - favoritas absolutas para a classificação no grupo - apenas empataram por 1 a 1, em confronto realizado também neste domingo, mas pela manhã, na Arena Gdansk. Os irlandeses, com o revés, ficaram com a lanterna. 

O confronto começou truncado desde o primeiro minuto, e a Croácia conseguiu achar um gol ainda aos 2min. Foi em um cruzamento inesperado de Srna, que contou com um leve desvio em um defensor antes de a bola chegar à cabeça de Mandzukic, que só arrematou para o canto esquerdo de Given. 

Desnorteada pelo gol, a Irlanda demorou para se recompor, mas conseguiu o empate apenas 15 minutos depois. No lance, McGeady bateu falta na segunda trave, St Ledger se antecipou ao marcador e cabeceou para o fundo das redes, deixando tudo igual no Estádio Municipal de Poznan. 

Contudo, a alegria irlandesa não durou muito. A Croácia se lançou ao ataque e, com belas jogadas de Modric, retomou a dianteira no marcador com Jelavic, aos 42min, que finalizou passe de Ward na saída de Given. Os croatas ainda fizeram o terceiro no início do segundo tempo, aos 3min, em cruzamento da esquerda que terminou na cabeça de Mandzukic e nas redes de Given. 

A Croácia volta a campo apenas na próxima quinta-feira, quando terá pela frente a seleção italiana, às 13h (de Brasília), no Estádio Municipal de Poznan. A Irlanda, por sua vez, encara a atual campeã do torneio, a Espanha, no mesmo dia, às 15h45, na Arena Gdansk, precisando vencer para não dar adeus ao torneio.
Ficha técnica
IRLANDA 1 x 3 CROÁCIA
Gols
IRLANDA:

Ledger, aos 18min do primeiro tempo

CROÁCIA:
Mandzukic, aos 3min, e Jelavic, aos 42min do primeiro tempo, e Mandzukic, aos 3min do segundo tempo

IRLANDA: Given; Ledger, Ward, O'Shea e Dunne; Whelan, Andrews, Duff e McGeady (Waltes); Keane (Long) e Doyle (Cox)
Treinador: Giovanni Trapattoni

CROÁCIA: Pletikosa; Strinic, Corluka, Schildenfeld e Rakitic; Vukojevic, Modric, Srna e Perisic; Jelavic e Mandzukic
Treinador: Slaven Bilic

Cartões amarelos
IRLANDA:
Andrews
CROÁCIA:
Kranjcar
Árbitro
Björn Kuipers

Local
Estádio Municipal de Poznan, na Polônia




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Terra

Policia - Mulher que seria amante de executivo morto será ouvida na 2ª


Elize Matsunaga, mulher do executivo, confessou ter matado o marido após descobrir traição. Foto: Carlos Pessuto/Futura PressUma mulher que seria amante de Marcos Matsunaga, executivo da Yoki morto e esquartejado em maio, em São Paulo, deve depor nesta segunda-feira no Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa (DHPP), na capital paulista. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a testemunha foi identificada pelo detetive particular contratado por Eliza Matsunaga, que confessou ter assassinado o marido após descobrir a traição.


A identidade da mulher e o horário em que ela prestará depoimento não foram divulgados pela SSP. De acordo com o advogado Luiz Flávio D'Urso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) e contratado pela família do executivo, a oitiva da amante de Matsunaga pode ajudar a esclarecer o crime.
"Todo mundo que, de alguma forma, teve contato com ele nos dias que precedem a sua morte pode trazer alguma contribuição para as investigações", afirmou.

Apesar de o diretor do DHPP, delegado Jorge Carrasco, ter dado o caso como encerrado na semana passada, em entrevista à imprensa, D'Urso considera que ainda há pontos que precisam ser aprofundados. "Não considero o caso encerrado. No tocante à autoria do crime está definido, mas ainda há provas que precisam ser colhidas", disse o advogado.

O advogado considera necessário ouvir novamente o reverendo Renê, da Catedral Anglicana de São Paulo, que atuava como conselheiro do casal. "Cerca de uma semana antes do desaparecimento do Marcus, o reverendo havia prevenido ele de que ele correria algum risco. Então, isso precisa ser melhor apurado, até para que a gente defina se realmente não houve premeditação", afirma o advogado, referindo-se a uma conversa em que o religioso teria alertado o executivo sobre o perigo de armazenar uma coleção de armas em casa. De acordo com D'Urso, é possível que o reverendo tenha feito o alerta após ouvir algum comentário de Elize, o que apontaria para o fato de que o crime fora premeditado.

D'Urso não descarta que novas testemunhas sejam chamadas para depor. "A Elize citou em depoimento que foi parada na estrada e foi multada por um guarda. O guarda precisa ser ouvido, para sabermos se ela estava de fato sozinha, e como se comportou na ocasião", afirma. Ainda de acordo com o advogado, uma terapeuta com quem o casal se consultava para administrar problemas conjugais também pode ser ouvida.

Empresário é esquartejado
Executivo da Yoki, Marcos Kitano Matsunaga, 42 anos, foi considerado desaparecido em 20 de maio. Sete dias depois, partes do corpo foram encontradas em Cotia, na Grande São Paulo. Segundo a investigação, o empresário foi assassinado com um tiro e depois esquartejado. Principal suspeita de ter praticado o crime, a mulher dele, a bacharel em Direito e técnica em enfermagem Elize Araújo Kitano Matsunaga, 38 anos, teve a prisão temporária decretada pela Justiça no dia 4 de junho. Ela e Matsunaga eram casados há três anos e têm uma filha de 1 ano. O empresário era pai também de um filho de 3 anos, fruto de relacionamento anterior. 


De acordo com as investigações, no dia 19 de maio, a vítima entrou no apartamento do casal, na zona oeste da capital paulista e, a partir daí, as câmeras do prédio não mais registram a sua saída. No dia seguinte, a mulher aparece saindo do edifício com malas e, quando retornou, estava sem a bagagem. Durante perícia no apartamento, foram encontrados sacos da mesma cor dos utilizados para colocar as partes do corpo esquartejado do executivo. Além disso, Elize doou três armas do marido à Guarda Civil Metropolitana de São Paulo antes de ser presa. Uma das armas tinha calibre 380, o mesmo do tiro que matou o empresário. 

Em depoimento dois dias depois de ser presa, Elize confessou ter matado e esquartejado o marido em um banheiro do apartamento do casal. Ela disse ter descoberto uma traição do empresário e que, durante uma discussão, foi agredida. A mulher ressaltou ter agido sozinha.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Terra

Fórmula 1 - Hamilton passa Alonso no fim, quebra jejum e é 7º a vencer no ano


Nas sete primeiras etapas da temporada 2012 da Fórmula 1, sete pilotos diferentes venceram. O responsável por ampliar o recorde de diversidade foi o inglês Lewis Hamilton, que superou o espanhol Fernando Alonso nas últimas voltas da prova para assumir a liderança do Mundial de Pilotos. O francês Romain Grosjean, da Lotus, e o mexicano Sergio Perez, da Sauber, completaram o pódio.



Hamilton não triunfava na Fórmula 1 desde 13 de novembro de 2011, quando ganhou o GP de Abu Dhabi. Desde então eram sete etapas sem êxito para o inglês, apesar do bom desempenho em treinos classificatórios - ele havia largado na pole position na Austrália e na Malásia. 

Desta vez, o inglês largou no segundo lugar, mas assumiu a liderança na 20ª volta, após a primeira rodada de pit stops. Ele se manteve lá até 51ª volta, quando parou novamente e sofreu com um problema na troca no pneu traseiro direito, que o fez perder cerca de 1s5. 

No retorno à pista, a McLaren a princípio esperava que Alonso, até então líder, e o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, também fizessem uma segunda troca de pneus, porém não foi isso o que aconteceu. 

Cerca de 15s atrás de Alonso, Hamilton iniciou uma recuperação, ultrapassando Vettel e depois Alonso, na 65ª das 71 voltas programadas para a prova. Já sem um bom rendimento com os pneus, o espanhol passou a se "arrastar" na pista e foi ultrapassado facilmente por Grosjean e Pérez. 

No fim, Alonso perdeu o lugar também para Vettel. A Red Bull havia mudado de estratégia e, percebendo o desgaste dos compostos, decidido chamar o alemão para os boxes faltando dez voltas para o fim da prova. A estratégia valeu a pena, em uma ultrapassagem sobre o espanhol que serviu para reequilibrar o campeonato. 

Antes o quarto colocado da classificação, Hamilton soma agora 88 pontos, contra 86 de Alonso e 85 de Vettel. Oitava e próxima etapa do Mundial, o GP da Europa acontece em 24 de junho, no circuito de Valência, na Espanha.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Terra

Politica - Roberto Cláudio já se define como opção à Prefeitura de Fortaleza


O presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio, é um dos nomes que o PSB tem como opção para disputar a Prefeitura de Fortaleza,. Em conversa com o parlamentar neste domingo, este blog ouviu dele a frase: “Estou como opção”. Mas, o parlamentar avalia que ainda haverá uma série de encontros sobre sucessão até a data da convenção dos socialistas.


Um dado sintomático, no entanto, reforça essa sinalização pró-Roberto Cláudio:  ele não assumiu o Governo na viagem que Cid Gomes fez para Portugal. Livrou-se de ser considerado inelegível.

Neste noite de segunda-feira, Cid Gomes, que preside o partido no Estado, reunirá as executivas estadual e municipal para avaliar um quadro onde o PT, seu principal parceiro, já indicou como pré-candidato a prefeito o ex-secretário municipal Elmano Freitas.

Roberto Cláudio não fala mas, no PSB, o sentimento da maioria é de resistência ao nome de Elmano.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Caso Bruno - Caso Eliza Samudio completa dois anos sem previsão de julgamento



Goleiro Bruno chora durante depoimento na Assembleia de Minas Gerais. (Foto: Alex de Jesus/O Tempo) O processo que vai levar a júri popular o goleiro Bruno Fernandes e mais sete réus acumula 44 volumes e um amontoado de páginas. Já são mais de 8.500 folhas guardadas na 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), e o documento tende a crescer até a conclusão do caso, que completa dois anos neste fim de semana. Segundo a Justiça Mineira, não há data para o júri sobre o desaparecimento e morte de Eliza Samudio, ex-namorada do jogador. Na fase atual, recursos e pedidos relacionados ao processo atrasam a tramitação.


Bruno e outras sete pessoas são réus no processo que apura o desaparecimento e morte de Eliza. Ela teve um relacionamento com o atleta e dizia que o filho dela era do goleiro. Para a Polícia Civil, Eliza foi morta em junho de 2010 a mando de Bruno. O corpo dela não foi encontrado.

A falta de previsão para o julgamento foi uma das preocupações apontadas por criminalistas ouvidos pelo G1, já que parte dos réus está presa. Os especialistas comentam aspectos do processo. "A Constituição garante o direito de ser julgado em prazo razoável. Mas o que é um prazo razoável? A jurisprudência tem sido bastante tolerante a respeito disso. Dois, três anos, é relativamente frequente. Constitucionalmente, não acho correto, mas a jurisprudência brasileira tem admitido", disse o jurista e criminalista Luiz Flávio Gomes, que já presidiu mais de 300 júris.
Eliza Samudio (Foto: Reprodução/TV Globo) 
Eliza Samudio
Bruno e mais dois réus seguem presos em Minas. Acusado de homicídio, o goleiro foi detido em julho de 2010, quando vivia um dos melhores momentos da carreira jogando pelo Flamengo. O amigo Luiz Henrique Romão, de apelido Macarrão, e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, conhecido, segundo a polícia, como Bola, também aguardam o processo atrás das grades. “Nenhum juiz tem coragem de soltar porque a pressão midiática e da sociedade é muito grande”, disse Gomes referindo-se ao caso que ganhou grande repercussão. O quarto acusado diretamente por homicídio é Sérgio Rosa Sales, que responde em liberdade.
Em março, processo já havia ultrapassado 40 volumes; agora número de páginas chega a 8,5 mil. (Foto: Flávia Cristini/G1)
Para o jurista, os recursos pendentes para os tribunais de Brasília, embora não impeçam a marcação do júri, acabam atrasando o andamento do processo. Atualmente, cinco recursos da defesa dos acusados e um do Ministério Público Estadual (MPE) aguardam o fim da tramitação do processo em Minas para serem encaminhados para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Os advogados pedem a nulidade do processo; já a procuradoria quer aumentar o número de crimes atribuídos.
De acordo com a assessoria do TJMG, novos pedidos não param de chegar, tanto dos advogados como de agentes externos ao processo. O mais recente deles é um requerimento para entrevistar o goleiro na cadeia feito por uma revista, ainda sem decisão. “A cada vez que um pedido chega, seja para separar o processo (desmembramento), seja para realização de entrevista ou filmagem, o desembargador relator tem de ler a petição, analisá-la, mandar para a Procuradoria-Geral da República, aguardar o retorno dos autos e decidir”, explicou a assessoria.

A situação ideal seria desmembrar o julgamento, desde que a defesa desistisse dos recursos em Brasília".
Jurista e criminalista Luiz Flávio Gomes
Uma possibilidade de acelerar o andamento é a Justiça e os advogados chegarem a um acordo, segundo Gomes. “Se a juíza admitisse o desmembramento, os advogados aceitariam fazer o júri. A situação ideal seria desmembrar o julgamento, desde que a defesa desistisse dos recursos em Brasília”, disse. Caso o desmembramento ocorra, os oito réus seriam julgados separadamente.

O jurista diz que existe o risco de a comarca de origem marcar uma data e ser "desautorizada" por uma decisão paralela que possa vir a suspender o julgamento. “A juíza está esperando os tribunais [STJ e STF] darem um sinal verde”, avalia.

Para a polícia, Eliza foi morta em Minas Gerais no dia 9 de junho, depois de ter sido sequestrada com o filho no Rio de Janeiro. Segundo o inquérito, funcionários e amigos de Bruno, a ex-mulher e outra ex-namorada estiveram contato com a modelo e com o bebê. O corpo não foi encontrado.

Ouvidos pelo G1, os advogados negam a autoria dos crimes imputados pela polícia, denunciados pelo Ministério Público Estadual e pronunciados pela juíza Marixa Fabiane Rodrigues Lopes, presidente do I Tribunal do Júri de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A decisão de levar a júri popular foi confirmada em segunda instância em agosto do ano passado. Apesar de apelações, a decisão está mantida integralmente.
Réus Acusação
Goleiro Bruno (Foto: Reprodução TV Globo)
Bruno Fernandes: sequestro e cárcere privado, homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.
Luiz Henrique Romão, o Macarrão (Foto: Reprodução/Globo News)
Luiz Henrique Romão, amigo pessoal do jogador: sequestro e cárcere privado, homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.
Marcos Aparecido dos Santos, Bola (Foto: Arquivo G1)
Marcos Aparecido dos Santos, ex-policial: homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.
Sérgio Rosa Sales deixa penitenciária (Foto: Pedro Triginelli/G1)
Sérgio Rosa Sales, primo de Bruno: sequestro e cárcere privado, homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.
Dayanne Souza, quando deixou a penitenciária (Foto: Reprodução/TV Globo)
Dayanne Rodrigues Souza, ex-mulher de Bruno: sequestro e cárcere privado do filho de Eliza.
Fernanda Gomes de Castro (Foto: Arquivo/G1)
Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada de Bruno: sequestro e cárcere privado de Eliza e do filho dela.
Elenílson Vítor Silva (Foto: Reprodução/TV Globo)
Elenílson Vítor Silva, caseiro do sítio de Bruno: sequestro e cárcere privado do filho de Eliza.
Wemerson Marques (Foto: Reprodução/TV Globo)
Wemerson Marques, amigo do jogador: sequestro e cárcere privado do filho de Eliza.
 Ao todo, oito pessoas respondem por crimes relacionados ao desaparecimento e morte de Eliza. A investigação do desaparecimento da modelo também resultou na apreensão de um menor, primo do goleiro. Segundo inquérito, ele viajou do Rio de Janeiro para Minas acompanhando Eliza. A modelo tentava o reconhecimento da paternidade de seu filho pelo goleiro. A criança hoje tem dois anos e vive com avó materna.

O Ministério Público ainda insiste para que todos os réus respondam diretamente por homicídio. No fim de março, a 4ª Câmara Criminal rejeitou argumento de que havia omissões e obscuridades na decisão de não pronunciar as ex-companheiras do jogador Dayanne Rodrigues Souza e Fernanda Gomes de Castro, além de Elenilson Vítor da Silva e Wemerson Marques de Souza, o Coxinha, pelo homicídio de Eliza e ocultação de cadáver. O recurso, chamado embargos declaratórios, também questionava o fato destes réus terem sido absolvidos em relação ao crime de corrupção de menores. Outro ponto levantado era a retirada da qualificadora do motivo torpe quanto ao ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, que, de acordo com a polícia, é o executor do assassinato. Agora, a intenção é convencer os ministros do STJ.

No momento atual, segundo Gomes, não há chances de uma reviravolta no caso. "Se o TJ mandou, eles vão a júri. O que os recursos pretendem é modificar quais crimes vão a julgamento, delimitar a quantidade de crime que o promotor pode pedir de condenação diante dos jurados", disse.
O lado positivo [dos recursos] é dar garantia à pessoa julgada de que foram possibilitadas todas as formas de ela questionar o processo"
juiz Carlos Henrique Perpétuo Braga
 
Embora o uso indiscriminado de recursos acarrete em atrasos, a importância deles foi destacada pelo juiz Carlos Henrique Perpétuo Braga, titular do I Tribunal do Júri de Belo Horizonte. "O lado positivo é dar garantia à pessoa julgada de que foram possibilitadas todas as formas de ela questionar o processo. O lado negativo é que nem sempre os recursos são usados para questionar pontos relevantes, às vezes são usados para atrasar, o que abre ensejo à impunidade e à prescrição dos crimes", disse.

Manter os acusados presos sem que tenha havido julgamento é um erro na opinião do advogado criminalista e professor de direito penal Leonardo Isaac Yarochewsky. Para ele, o princípio da presunção da inocência, segundo o qual “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória” não está sendo considerado pela Justiça. Ele explica que, com base no Código de Processo Penal, a prisão preventiva de Bruno não poderia ser mantida porque a fase de recolhimento de provas testemunhais e documentais já foi encerrada. Ainda segundo o criminalista, o jogador tinha um emprego e não oferecia risco de fugir quando foi acusado e preso pelo desaparecimento de Eliza.

“É importante salientar que em nosso sistema processual o estado de liberdade é a regra e a prisão provisória a exceção. As pessoas se revoltam tanto quando uma pessoa fica solta por muito tempo e não é julgada. Mas muito mais revoltante é estar presa sem ter julgamento. E se houver absolvição? É uma antecipação de pena e isso é um absurdo", disse.
saiba mais
Segundo Yarochewsky, em caso de homicídio, a lei prevê que o prazo para a conclusão do processo com réu preso é de 90 dias após o oferecimento da denúncia do Ministério Público, mas que, dependendo da complexidade do crime, o prazo acaba sendo prorrogado pelos tribunais. “A prisão já extrapolou qualquer tempo no meu entendimento. Nada justifica uma prisão provisória por quase dois anos. Se o Judiciário não conseguiu julgar neste tempo, que se solte o réu”.

Prisão preventiva

Em 5 de agosto de 2010, a Justiça mineira decretou a prisão preventiva “por conveniência da instrução criminal e para a garantia da ordem pública”. A instrução criminal é uma das fases do procedimento penal na qual se produzem as provas de um processo. Na interpretação do criminalista, a justificativa de “ordem pública” é de difícil comprovação e tem caráter subjetivo, mas há o entendimento no direito de que a gravidade do crime e a repercussão não podem fundamentar a prisão preventiva.
A juíza presidente do I Tribunal do Júri de Contagem, Marixa Fabiane Rodrigues Lopes, e o promotor que ofereceu a denúncia contra os réus, Gustavo Fantini, não comentam sobre o caso. O relator do processo, desembargador Hebert Carneiro, preferiu não dar entrevista sobre o assunto, segundo a assessoria de imprensa do TJMG.
Atualmente, um pedido de liberdade para o goleiro Bruno Fernandes feito pelo advogado Rui Pimenta aguarda análise do Supremo Tribunal Federal (STF). Enquanto houver negativa do pedido, ele segue preso e não pode usufruir da liberdade condicional referente ao processo de cárcere privado e lesão corporal de Eliza, pelo qual foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro a quatro anos e seis meses de prisão.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Russas - Colisão frontal na BR 116 em Russas: mulher e criança morrem na hora


Uma colisão frontal entre dois veículos deixou ao menos duas vítimas fatais em Russas. Uma mulher e uma criança morreram na hora do acidente envolvendo o carro Peugeot (placas HWQ 9484) em que vinham com um homem ao volante e colidiu com um Fiat Punto branco (placas OCJ 9747) em que vinham ao menos outras três pessoas. 


O motorista do primeiro carro foi levado por helicóptero do Ciopaer, enquanto as três vítimas do veículo branco foram socorridas para o Hospital Regional de Russas, mas aguardando transferência para Fortaleza também pelo helicóptero do Ciopaer. Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, polícias Civil e Militar fizeram os primeiros resgates e ainda estão neste momento no local.

O acidente ocorreu por volta do meio dia no km 144 da Br 116, entre o triângulo de Jaguaruana e o Triângulo de Russas.

Mais informações  a qualquer momento.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Eurocopa 2012 - Sem atacante, Espanha reage e busca empate contra Itália em estreia


Atual campeã europeia e mundial, a Espanha não teve moleza em sua estreia na Eurocopa 2012, neste domingo, na Arena Gdansk. Afinal, do outro lado estava uma nova Itália de Cesare Prandelli, time que equilibrou as ações em vários momentos, saiu em vantagem e deixou a primeira rodada com honras pelo empate por 1 a 1. O jogo é válido pelo Grupo C, que ainda tem Irlanda x Croácia neste domingo. 


Del Bosque causou surpresa ao optar por Fàbregas como um falso centroavante enquanto todos esperavam por Negredo ou Fernando Torres, que só foi a campo aos 27min da etapa final. O resultado foi um time que teve pouco poder de fogo em vários momentos. A Itália abriu o marcador com Di Natale e coube a Fàbregas igualar quatro minutos depois. 

O duelo entre as duas últimas campeãs mundiais, e que se pegaram nas quartas de final da Euro 2008, no fim das contas, teve um empate justo. Posse de bola com 60% para os espanhóis, que também concluíram mais e exigiram mais defesas de Buffon, mas com uma Itália que se mostrou fortalecida após queda na primeira fase da Copa 2010 e problemas internos importantes.
As duas seleções voltam a jogar na próxima quinta-feira. A Espanha, novamente em Gdansk, tem a Irlanda pela frente. Já a Itália vai Poznan, também na Polônia, enfrentar a Croácia. 

A surpresa de Del Bosque e a boa estreia italiana
Vicente del Bosque tinha três opções para o ataque: Llorente, desgastado mas de grande temporada pelo Athletic Bilbao. Fernando Torres, o mais experiente. Ou Negredo, o mais rápido. Optou pela quarta alternativa. Mandou a campo em Gdansk um time sem atacantes, com surpreendentemente Cesc Fàbregas entre os titulares. Privilegiou a qualidade técnica da equipe, mas faltou poder de fogo. 

Nos 45 minutos iniciais, foi a Itália de Cesare Prandelli que aplicou melhor sua proposta, foi ousada em alguns momentos apesar da escalação cautelosa e teve as principais ocasiões. Os italianos, donos da segunda melhor posse de bola nas Eliminatórias - atrás dos espanhóis, claro, chegaram a ter 50% de posse em alguns momentos. 

Com De Rossi posicionado entre Bonucci e Chiellini, dois alas bem espetados à frente e uma trinca de volantes, a Itália deu poucas chances à Espanha. O time chegou próximo da área com perigo em muitos momentos, mas quase todas finalizações saíram truncadas ou fracas, sobretudo com David Silva. Ocasião clara, mesmo, só aos 44min. Xavi passou por elevação e Iniesta bateu por cima, perto do travessão. 

Já os italianos foram muito incisivos. Aos 21min, Cassano recebeu na área e bateu cruzado - a bola saiu para fora, perto da trave, perto de Balotelli que chegava para tentar concluir. Aos 33min, de novo Cassano: ele invadiu a área e chutou firme para Casillas, com dificuldades, espalmar. Motta, aos 44min, teve a melhor ocasião de cabeça, livre na área. Prevaleceu Casillas.

A Espanha voltou sem alterações, mas melhor para a segunda etapa. Em 5min, Fàbregas, Xavi e Iniesta já haviam concluído com bastante perigo, mas nenhuma bola a superar Buffon. A réplica italiana deveria vir com Balotelli, mas não veio. Ele roubou boa bola de Sergio Ramos pela ponta, desceu livre até a entrada da pequena área e demorou tanto a bater que foi desarmado. Indolente, deixou o campo um minuto depois. 

Seu substituto rapidamente mostrou estrela. Di Natale, que havia perdido pênalti contra a Espanha na Euro 2008, recebeu lindo passe de Pirlo às costas de Piqué e chutou com classe. A vantagem, aberta aos 14min, iria por água abaixo só quatro minutos depois. Inteligente, Silva recebeu na entrada da área e tocou de primeira para Fábregas empatar. 

Sem muita força nos minutos seguintes, a equipe espanhola recebeu um centroavante aos 27min. Fernando Torres entrou logos após Jesús Navas, e dois criariam ótima chance. Navas serviu o camisa 9 em contragolpe, mas Buffon saiu bem. Giovinco, outra novidade, também se apresentou na sequência. Um lindo lançamento encontrou Di Natale, mas seu chute foi fora.
A presença de Torres se mostrou produtiva para a equipe. Ele foi lançado por Xavi em velocidade e acertou um lindo toque por cobertura, mas a bola não entrou por um detalhe. Marchisio ainda invadiu a área com espaço e perdeu, Xabi Alonso também tentou bonito de fora, mas o destino apontou para um empate. Justo pelo equilíbrio em campo.
Ficha técnica
ESPANHA 1 x 1 ITÁLIA
Gols
ESPANHA:
Fàbregas, aos 18min do segundo tempo

ITÁLIA:
Di Natale, aos 14min do segundo tempo
ESPANHA: Casillas; Arbeloa, Piqué, Sergio Ramos e Alba; Busquets, Xabi Alonso e Xavi; David Silva (Jesús Navas), Fabregas e Iniesta
Treinador: Vicente del Bosque
ITÁLIA: Buffon; Bonucci, De Rossi e Chielini; Maggio, Pirlo, Thiago Motta (Nocerino), Marchisio e Giaccherini; Cassano (Giovinco) e Balotelli (Di Natale)
Treinador: Cesare Prandelli
Cartões amarelos
ESPANHA:
Alba, Torres, Arbeloa
ITÁLIA:
Balotelli, Bonucci, Maggio, Chiellini
Árbitro
Viktor Kassai (Hungria)
Local
Arena Gdansk, em Gdansk



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Terra

Politica - Julgamento do Mensalão – José Dirceu quer estudantes indo às ruas para defendê-lo



O ex-ministro José Dirceu, que é um dos 38 réus do Mensalão, quer os estudantes nas ruas fazendo sua defesa durante o julgamento do processo. O Supremo Tribunal Federal (STF) começa o trabalho no dia 1º de agosto.

O apelo dele foi feito neste sábado à tarde quando participou do 16º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista (UJS),
ligada ao PCdoB, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Segundo ele, a partir de agora será “a batalha final”.

— Todos sabem que este julgamento é uma batalha política. E essa batalha deve ser travada nas ruas também porque senão a gente só vai ouvir uma voz, a voz pedindo a condenação, mesmo sem provas. É a voz do monopólio da mídia. Eu preciso do apoio de vocês — discursou Dirceu, aplaudido pelos 1.100 estudantes que lotaram o auditório da Uerj.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Politica - 'Faxinados' usam eleição para dar o troco no PT


Quase um ano após o início do processo que ficou conhecido como "faxina", ministros que deixaram a Esplanada na esteira de denúncias de irregularidades procuram tratar o assunto como "página virada". A movimentação de alguns ex-titulares em seus redutos eleitorais e de seus partidos em São Paulo mostra, porém, que o ressentimento com o Planalto e o PT ainda é grande e o pleito de outubro virou a oportunidade para dar o troco. 


As demissões nos Transportes, no começo de julho de 2011, deflagraram o efeito dominó que derrubaram seis ministros: além do titular dessa pasta, Alfredo Nascimento (PR), caíram os peemedebistas Wagner Rossi (Agricultura) e Pedro Novais (Turismo); Orlando Silva (PC do B), do Esporte; Carlos Lupi (PDT), do Trabalho, e Mário Negromonte (PP), das Cidades.
No PR de Nascimento, a mágoa está escancarada. O presidente nacional da legenda deixou o governo indignado com o tratamento dispensado a ele e ao partido. Nascimento, que disse não ser "lixo" para ser varrido do ministério, fez questão de referendar a articulação que levou a sigla a apoiar o pré-candidato do PSDB em São Paulo, José Serra. 

No seu quintal, o tema faxina não será esquecido. "O PR está desmoralizado, é tratado como uma escória e não podemos aceitar isso. Daremos a resposta nas urnas", afirmou o deputado Henrique Oliveira (AM), pré-candidato da sigla em Manaus.

A recente suspeita de que a denúncia de superfaturamento em obras e recebimento de propina por empreiteiras no ministério fora vazada para a imprensa por assessores do Planalto - tendo como interessado o grupo do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira -, fez crescer a amargura. A aliados, Alfredo se diz vítima de um conluio. "O senador está magoado com a Dilma, acha que foi abandonado, que ela o usou para ter popularidade e o colocou no meio de um rolo de que ele não tinha culpa", afirmou Oliveira. 

No campo escolhido para brigar com o PT, o PR enfrentará o atual prefeito, Amazonino Mendes (PDT), que tentará a reeleição com o provável apoio do PMDB e dos petistas. O partido já tem até mote para a campanha. "Apostaremos na vitimização do Alfredo. A partir do momento em que as pessoas perceberem a sacanagem que foi feita com o cara, isso vai nos favorecer", destacou uma liderança da sigla, que tampouco engoliu a substituição de Nascimento por Paulo Passos, filiado ao PR, mas considerado desarticulado com os interesses da sigla. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Showbol - Flamengo dá aula, goleia o Santos e conquista o tricampeonato brasileiro



Time do Fla celebra; o do Santos, lamenta: cena se repetiu 14 vezes neste domingo (Foto: Matheus Tibúrcio)
Do primeiro ao último minuto, o domínio foi todo rubro-negro. Comandado por Djalminha, o Flamengo mostrou um belo jogo coletivo, envolveu completamente o Santos e goleou. Com uma ampla vantagem construída na primeira etapa, o time carioca apenas administrou o placar até o apito final. Por 14 a 7, o clube da Gávea conquistou, com campanha invicta, o tricampeonato do Brasileiro de Showbol.

Campeão Carioca este ano, Flamengo venceu os cinco jogos que disputou no Nacional. Assim como nas duas edições em que também levou o caneco (2009 e a 2010), o time teve ainda o artilheiro do torneio, Djalminha, que este ano ainda foi eleito o melhor jogador da disputa.


- Nossa campanha foi maravilhosa. Fizemos um campeonato exemplar. Nos acostumamos a vencer e queremos mais. Fico muito feliz em levar os prêmios individuais, mas tenho que dividir os méritos com essa galera toda que mandou muito bem neste domingo - disse o craque.

Organizado, Flamengo sobra e goleia no 1º tempo

O Flamengo pressionou a saída de bola santista desde o apito iniciou. O placar saiu do zero pelos pés de Djalminha, que arriscou de longe e contou com desvio de Axel para matar o goleiro Joel já aos dois minutos. O segundo foi de Cleisson, que fez um belo trabalho de pivô e bateu cruzado. No minuto seguinte, o camisa 9 subiu bem pela esquerda e, ao se livrar do arqueiro, deixou Fábio Baiano com o gol aberto para marcar 3 a 0.

O primeiro gol santista veio em cobrança ensaiada de falta, que Demétrius mandou, rasteiro, no canto esquerdo. A resposta não demorou e veio em dose dupla. Cleisson fez mais um. Após bate-rebate na área alvinegra, Gaspar deu um chute para o alto, e a bola caiu nos pés de Djalminha, que mandou para o fundo das redes (5 a 1). O goleiro Robertinho só começou a trabalhar mais nos 10 minutos finais. Piá, em jogada imprudente, cometeu pênalti, que Paulo Rink converteu.

Para o Santos, porém, faltava organização no ataque, e as melhores oportunidades surgiam em jogadas individuais – com um chute do próprio Rink na trave. Do lado carioca, o jogo coletivo era a tônica. Com a bola de pé em pé, Piá primeiro contou com bobeada de Carlinhos, que atrapalhou Joel, e marcou o sexto. O sétimo, também do camisa 4, veio em jogada de raça. Na segunda tentativa, 7 a 2 para o Fla.

Santos acorda, mas não evita derrota


O Peixe voltou para a segunda parcial com outra postura. Muito mais incisivo no ataque, saiu na frente com um golaço de Paulo Rink na saída do goleiro (7 a 3). Logo depois, Alexandre tirou a bola de propósito no campo defensivo, e o árbitro marcou pênalti. Djalminha quis tirar onda e bateu com cavadinha no meio, mas o goleiro Tigrão, que entrou no intervalo, fez a defesa. No lance seguinte, Rink fez mais um, mostrando um vasto leque de recursos ao usar a tabela (7 a 4).

Duas bobeadas da defesa, porém, quebraram a força da reação. Primeiro, Emerson marcou em jogada pela esquerda. Logo depois, a defesa do Santos novamente rifou a bola no campo de defesa, e o juiz assinalou a penalidade. Desta vez, Djalminha não abusou da sorte e, com uma bomba no canto direito, fez o nono. Eduardo Marques descontou após jogada de Paulo Rink ( 9 a 5), mas mal conseguiu comemorar. Na jogada seguinte, Fábio Baiano aproveitou a bola espirrada, marcou o décimo gol rubro-negro e dançou junto com a torcida (10 a 5).

Na saída de bola, Paulo Rink fez mais um para o Peixe (10 a 6). Durante alguns minutos, muitas faltas e pouca pontaria deixaram o placar estático. O marcador só rodou após bela troca de passes dos até então reservas rubro-negros: com assistência de Jorginho, Marquinhos fez 11 a 6. A vantagem foi ampliada em uma jogada de muita categoria de Maurinho, que finalizou com o pé esquerdo. Na saída de bola, Demétrius mandou uma bomba no canto e mostrou que o Santos ainda não tinha se rendido (12 a 7). O Alvinegro tentou pressionar em busca da improvável virada, mas abriu espaço na defesa e, em contra-ataque, Marquinhos marcou outro. Fábio Baiano, do meio de campo, deu números finais ao jogo (14 a 7).


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Miséria

Policia - Polícia registra mais um assassinato na manhã desse domingo


Já são 52 homicídios registrados pela polícia de Juazeiro do Norte. O último aconteceu na manhã desse domingo (10) por volta das 10hrs no cruzamento das Ruas Socorro Norões Mota com Valdomiro Marçal, ao lado do mercado do bairro Triangulo, onde tombou morto com 6 disparos de arma de fogo, Paulo Roberto Bezerra Soares, vulgo Teroso,  25 anos. A vítima
foi atingida com 3 tiros na face, 1 no ombro, 1 no braço e outro na barriga.

Mãe da vítima inconformada com o assassinato. (Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria de Comunicação)

Segundo informações repassadas pela polícia, a vítima já responde por porte ilegal de arma e furto.

Informações repassadas por populares, dão conta que dois homens em uma moto se aproximaram de Teroso e efetuaram os disparos sem chances de defesa.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Miséria

Vôlei - Em revanche, Brasil domina Polônia e assume liderança do Grupo B


Depois de duas derrotas, a Seleção Brasileira de vôlei estava engasgada com a Polônia na Liga Mundial de vôlei. Com a revanche em casa, no Ginásio no Ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo, a equipe de Bernardinho se impôs neste domingo e garantiu a vitória por 3 sets a 1 (parciais de 26/24, 25/17, 23/25 e 25/23) para assumir a liderança do Grupo B na competição.




O Brasil perdeu para os poloneses nos dois jogos que aconteceram nessa primeira fase da Liga Mundial. A primeira derrota foi há três semanas, quando as partidas do Grupo B aconteceram em Toronto, no Canadá. Em seguida foi a vez da Polônia ficar com a vitória jogando em casa, na cidade de Katowice, duas semanas atrás. 

Nesse segundo confronto, os poloneses provocaram demais os brasileiros, que queriam dar o troco jogando em casa. Para isso, Bernardinho optou em começar a partida com o levantador Bruninho no lugar de Ricardinho, que não está tão entrosado com o time. Nos últimos sete anos, a Polônia venceu apenas duas vezes a Seleção, as duas nas partidas dessa Liga Mundial. 

O primeiro set foi muito equilibrado. Com três viradas durante a parcial, o Brasil conseguiu fechar após uma carregada em um ataque polonês. Já no set seguinte, a Polônia não se encontrou e os brasileiros tiveram mais facilidade, fechando em 25/17 após um ataque de Murilo. 

Na parcial seguinte, os poloneses "acordaram" no jogo e abriram vantagem. No final, a Seleção ainda chegou a encostar, mas com um erro de ataque de Theo o adversário venceu o terceiro set. Mas no set seguinte a equipe brasileira se encontrou novamente e fechou em 25/23 para vencer o jogo. 

Individualmente, Wallace foi o maior pontuador da partida com 23 pontos. Sidão brilhou no primeiro set (fez oito pontos) e terminou com 14 neste domingo. E Thiago Alves também entrou bem e fez 13 pontos. 

Com a vitória por 3 sets a 1, o Brasil assume a liderança do Grupo B. Isso porque o triunfo contra a Polônia garantiu mais três pontos para a equipe brasileira, que agora soma 21 contra 20 do adversário deste domingo. Assim, a Seleção vai para Tampere (Finlândia), na última etapa da primeira fase, dependendo somente de si mesmo para se classificar a fase final do torneio. Apenas o primeiro colocado de cada grupo e o segundo no geral se classificam para a próxima fase, que será disputada em Sofia, na Bulgária. 

Ainda neste domingo acontece a outra partida do grupo B. A Finlândia encara o Canadá, às 12h30 (de Brasília) no último jogo antes dos confrontos irem para Tampere.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Terra

Melhor do Mundo - Neymar volta a exaltar Messi e diz: ‘Acharam que seria um passeio’



 
Neymar e Messi na partida do Brasil contra a Argentina (Foto: Mowa Press)Neymar volta a elogiar Messi após derrota
em amistoso 
 
O atacante Neymar desabafou logo após a derrota por 4 a 3 para a Argentina, em Nova Jersey. Na opinião do jogador, muitos críticos acreditavam que o Brasil teria mais dificuldades no confronto contra os Hermanos no último compromisso antes dos Jogos de Londres. Porém, todos se enganaram.


- Falaram que seria um passeio para a Argentina e não foi. O Brasil poderia ter saído com a vitória. Criamos várias oportunidades de gol, jogamos bem e mostramos que estamos no caminho certo – disse o atacante.

O jogador voltou a elogiar o argentino Lionel Messi, autor de três gols .
- É o melhor do mundo. Simples assim. Com espaço, ele fez o que fez. Está de parabéns pelos gols. Todos sabem o que ele pode fazer – disse.

Neymar é nome certo na lista de 18 jogadores para os Jogos de Londres. A convocação final para o torneio sai entre os dias 6 e 9 de julho. A estreia do Brasil será no dia 28, contra o Egito, em Cardiff.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Mundo - Queda de helicóptero mata ministro no Quênia


O ministro do Interior do Quênia, George Saitoti, morreu neste domingo (10) com seu vice-ministro, Orwa Ojode, e outras quatro pessoas, na queda do helicóptero no qual viajavam em uma área de floresta perto de Nairóbi, a capital do país africano.
O aparelho, um helicóptero da polícia, caiu nas imediações da cidade de Kibiku, na zona de Ngong (sudoeste de Nairóbi), informa o jornal local 'Sunday Nation'.


O ministro do Interior e seu auxiliar morreram no acidente junto com seus guarda-costas e os dois pilotos da aeronave, confirmou aos jornalistas o vice-presidente do Quênia, Kalonzo Musyoka, que visitou esta manhã o local do acidente.
George Saitoti e Orwa Ojode viajavam para a circunscrição de Ndhiwa, no oeste do país, junto ao Lago Vitória, para participar de um ato eclesiástico para a arrecadação de fundos.
O ministro do Interior do Quênia, George Saitoti, em 2002 (Foto: AFP) 
 
Segundo testemunhas do acidente, o helicóptero caiu envolto em fumaça antes de se chocar contra o chão e arder em chamas.

'O helicóptero soltava fumaça antes de cair. Ouvi duas explosões quando se incendiou', afirmou Rose Kwamboka, que presenciou o fato.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Quixadá - Bandidos atacam motorista de caminhão de bebidas em Quixadá


O medo e a insegurança têm aumentado na cidade de Quixadá.
Um trabalhador passou momentos de tensão e desespero na cidade de Quixadá ao ter em sua cabeça uma arma conduzida por uma dupla criminosa na tarde desse sábado, 09. O que mais chama a atenção é que o crime ocorreu às 14h30min.

O motorista da CB distribuidora de bebidas, estava trabalhado no caminhão Mercedes Benz,
de placas NUW-6769, quando foi abordado por dois indivíduos, um deles armado a revólver, em uma motocicleta FAN, de cor vinho, sem placa, sendo que um deles era magro, alto e branco e o outro ele não soube informar características, que o forçaram a parar o caminhão e tomaram-lhe uma quantia em dinheiro, que a vítima não soube precisar o valor.

Patrulheiros compareceram ao local da ocorrência e passaram a diligenciar no intuito de identificar e prender os acusados, porem, até o momento não obtiveram êxito.

Esse foi mais um crime que chama a atenção da população e mais uma vez os bandidos levaram o dinheiro da empresa e os mesmos fugiram sem que tivesse ao menos uma perseguição policial. A criminalidade só aumenta na cidade de Quixadá.

Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá
Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Flamengo - Pressionado, Joel Santana salva o emprego e agradece aos céus


Com as mãos levantadas para o céu e depois juntas na altura do peito como em oração, Joel Santana comemorou o gol de Hernane, aos 46min do segundo tempo do jogo com o Coritiba. O Flamengo decidiu o jogo quando era dominado pelo Coritiba e conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. O técnico pôde, enfim, respirar aliviado. Não saiu do Estádio do Engenhão demitido.



"Foi um alívio, mas a gente já vinha merecendo. Agora é tentar uma sequência de bons resultados e sair dessa situação de desconfiança", disse o meia Luiz Antonio. 

Joel venceu, manteve o emprego, mas também aprontou algumas das suas medidas discutíveis. No segundo tempo, substituiu o lateral-esquerdo Magal pelo meia Botinelli com o time vencendo por 2 a 1. Uma substituição ofensiva, que obrigou Renato a ser improvisado na lateral e impacientou a torcida, que reclamou. 

Mas era dia da estrela de Joel brilhar no céu nublado e entre as gotas de chuva sobre o Engenhão. Foi iniciativa do treinador colocar o atacante Hernane pela primeira vez em campo com a camisa do Flamengo. E ele definiu a partida no finalzinho quando era o Coritiba que estava mais próximo de fazer o gol. 

"Gol é sempre bom, torcida apoiou até o final e conseguimos a vitória. Sou o Hernane do Mogi-Mirim, fiz muitos gols no Campeonato Paulista e espero ajudar o Flamengo no Brasileirão", disse Hernane. Já ajudou Joel que, depois de uma semana conturbada, enfim sorriu.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Terra

Assassinato - Do martírio dos santos ao crime passional



O caso do assassinato e esquartejamento do executivo Marcos Kitano Matsunaga por sua mulher, Elize (na reprodução ao lado, deixando o prédio com malas), já tem lugar garantido na galeria dos mais chocantes crimes passionais da crônica policial brasileira.


Registrado pela primeira vez em nosso idioma em 1728, o adjetivo passional veio do latim passionalis e significa, como se sabe, relativo à – ou provocado pela – paixão amorosa. Ninguém ignora que esta é capaz de, aliada à frustração e ao ciúme, arrastar pessoas de estrutura emocional menos sólida a atos de violência .

É claro que o crime – passional ou não – é por definição a exceção e não a regra. No entanto, um passeio pela história da palavra paixão comprova que ela sempre esteve ligada ao campo semântico da violência e da dor, mesmo quando ainda não nomeava o arrebatamento amoroso. 

Há pouco mais de um ano, a propósito da Semana Santa, escrevi aqui que, “para começo de conversa, é preciso compreender que a paixão foi suplício físico muitos séculos antes de ser arrebatamento afetivo ou sexual”. A coluna prosseguia assim:

Do latim tardio passio, passionis, a palavra surgiu com o sentido de padecimento atroz, em especial o de Jesus Cristo e o dos primeiros mártires da Igreja Católica. Ligada ao radical pati, é parente de palavras como passivo e paciente, e deixa entrever o apaixonado como aquele que suporta a dor. Foi com esse sentido religioso que paixão desembarcou em português no século 13, quando era grafada como “paixon” ou “paxon”.

Em latim, uma ampliação semântica tinha se dado já nos primeiros séculos da era cristã, quando autores influentes começaram a usar ‘passio’ como traducao do grego ‘páthos’, para designar doenças do corpo e perturbações morais em geral. Mas o significado de desejo intenso, de sentimento de atração que está acima da razão, só chegaria ao português e ao inglês no século 14, por provável influência – o que não deixa de ser previsível – do francês, língua em que se começou a falar já no século 13 de ‘passion d’amour’ (sofrimento amoroso).

Coube aos falantes dos séculos seguintes dissociar gradualmente a palavra da ideia de dor, fixando-se no arrebatamento e na entrega emocional. A sombra da doença, porém, nunca abandonou por completo a paixão. O que, pensando bem, faz sentido.

Casos como o do assassinato de Marcos Matsunaga tratam de garantir que essa sombra nunca desaparecerá.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Veja

Brasileirão - Ronaldinho estreia no Galo com vitória sobre o Palmeiras


O Palmeiras não poderia estar em situação pior antes da semifinal da Copa do Brasil. Na noite deste sábado, na estreia do meia-atacante Ronaldinho Gaúcho, o Atlético-MG venceu o Verdão por 1 a 0, no estádio do Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Apesar da primeira partida do ex-flamenguista, quem definiu o jogo foi o atacante Jô, autor do único gol.


O time do técnico Cuca comemorou o início da trajetória com o pentacampeão e, de quebra, assumiu a liderança provisória do Nacional, com dez pontos. Já o Palmeiras amarga um início complicado de Brasileirão e ainda corre o risco de terminar a rodada na lanterna, pois pode ser ultrapassado neste domingo por Corinthians, Náutico e Portuguesa.

Sequestro relâmpago — Neste sábado, o Verdão não pôde contar com o meia Valdivia, que viajou para o Chile depois de ter sofrido um sequestro relâmpago na capital paulista. Daniel Carvalho assumiu a vaga do Mago. As outras duas novidades na equipe foram as entradas de Thiago Heleno e Felipe.

Agora, o Verdão tenta esquecer a má fase no Brasileirão para pensar na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, na noite de quarta-feira, contra o Grêmio, no estádio Olímpico.

Já pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras volta a jogar no domingo, dia 17, diante do Vasco, na Arena Barueri. Na mesma data, o Atlético retorna à capital paulista para encarar o São Paulo, no Morumbi.

Chances perdidas — O início da partida deste sábado foi cheio de faltas perigosas dos dois lados. A primeira infração foi a favor do Atlético, na meia-esquerda, mas Ronaldinho Gaúcho desperdiçou ao mandar direto para fora. Do outro lado, também pela esquerda, Marcos Assunção cobrou para a segunda trave, onde Henrique apareceu atrás da zaga e ajeitou de peito. Porém, Barcos furou ao tentar girar para chutar.

Na sequência, o Verdão teve ainda mais duas faltas em boas condições, mas Daniel Carvalho e Marcos Assunção desperdiçaram. O time mandante começou o duelo exercendo marcação na saída de bola atleticana, dificultando o trabalho da equipe dirigida pelo técnico Cuca. Enquanto isso, Márcio Araújo acompanhava Ronaldinho Gaúcho pelo campo todo.

Porém, aos poucos, o Galo aprendeu a se livrar da estratégia alviverde e se adiantou em campo. Aos 16, Ronaldinho Gaúcho deixou Jô na cara do gol, mas o árbitro assinalou impedimento do atacante. O sistema ofensivo mineiro passou a dar mais trabalho aos donos da casa, e Bernard quase aproveitou espaço nas costas de Henrique, mas não conseguiu completar.

No lance seguinte, depois de cobrança de escanteio de Daniel Carvalho, Barcos cabeceou e pediu toque de mão do marcador, em lance que o árbitro considerou normal. O Palmeiras errou muitos passes em campo e sentiu bastante dificuldade para segurar a bola na frente.

Com isso, o Galo assumiu o domínio do jogo e esteve muito perto de abrir o placar, aos 21. Bernard aproveitou falha incrível da defesa palmeirense e saiu sozinho diante do gol, mas tocou para fora na saída de Bruno. Depois do lance, o goleiro discutiu com o zagueiro Henrique, e o árbitro precisou se aproximar para acabar com os atritos entre os dois colegas de time.

Nervosismo — Cada vez mais nervoso em campo, o Palmeiras esbarrou na forte marcação do Atlético. Mesmo com posse de bola na frente, os visitantes não aproveitaram o domínio no primeiro tempo.

Depois do intervalo, o Galo não demorou a balançar as redes. Aos três, Bernard se livrou de Cicinho pela esquerda do ataque atleticano e cruzou para Jô desviar de cabeça para as redes. Com o gol, Felipão mudou o time, colocando Maikon Leite na vaga de Felipe. Porém, o Atlético seguiu perigoso e Jô até mandou de novo para as redes, mas o árbitro assinalou falta do atacante sobre Henrique na jogada.

Ao perceber a dificuldade de sua equipe, Felipão tirou Luan para a entrada de Mazinho. O Verdão até teve duas chances em cobranças de falta com Marcos Assunção, que foram defendidas por Giovanni. Porém, o perigo maior partiu do outro lado. Ronaldinho cruzou na medida para Jô cabecear com liberdade, mas Bruno salvou a equipe com grande defesa. Na jogada seguinte, o goleiro precisou espalmar chute perigoso de Bernard.

O técnico do Palmeiras observou a liberdade dada ao adversário e, com a intenção de evitar mais contragolpes, substituiu Cicinho por João Vitor. Apesar de um volante a mais em campo, o time local seguiu tomando sustos. Ronaldinho Gaúcho cobrou falta de longe e o goleiro Bruno deu rebote em bola fácil, para Rafael Marques empurrar para as redes, mas o árbitro anotou impedimento duvidoso.

Antes do apito final, Marcos Assunção ainda carimbou o travessão duas vezes em cobranças de falta, mas o Palmeiras não conseguiu evitar mais uma derrota no Campeonato Brasileiro.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Veja