v

sexta-feira, 23 de março de 2012

Luizianne diz que recado do governador não foi para ela, mas para setores do PSB


De acordo com a prefeita, outras forças do PSB, alheias à vontade do governador, é que têm se esforçado pela articulação de um plano B e o consequente fim da aliança com o PT

Para a prefeita Luizianne Lins (PT), o recado do governador Cid Gomes (PSB), que em entrevista publicada na edição desta sexta do O POVO disse que falar em um plano B, ou seja, especular sobre o rompimento da aliança PT-PSB seria chantagem, não foi direcionado nem a ela nem ao PT.

Em entrevista coletiva concedida no Hotel Sonata de Iracema, também nesta sexta, 23, antes do almoço que conta com a presença dos cinco pré-candidatos petistas à prefeitura de Fortaleza, a prefeita avaliou que a fala do governador se refere aos próprios companheiros de partido.
De acordo com ela, outras forças do PSB, alheias à vontade do governador, é que têm se esforçado pela articulação de um plano B e o consequente fim da aliança com o PT.
Durante a coletiva, Luizianne reafirmou a intenção da direção do partido de fechar consenso em torno de única pré-candidatura. Principal articuladora do partido dos trabalhadores, ela defende a candidatura do secretádrio municipal de Educação, Elmano de Freitas, mas disse que vai ouvir o que pensam os cinco pré-candidatos petistas à prefeitura.
O prazo para formalizar o interesse em disputar as prévias do PT é 29 de março. Deve haver disputa interna no partido caso haja de mais um inscrito. No entanto, as prévias podem também não acontecer, disse Luizianne, se houver deliberação nesse sentido, de pelo menos dois terços dos membros do diretório municipal. 






Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Município de Maranguape lamenta morte de Chico Anysio



Chico durante visita ao museu de Maranguape
Acervo Prefeitura de Maranguape
A terra natal de Chico Anysio encontra-se devastada com a notícia da morte do humorista cearense na tarde desta sexta-feira (22).
De acordo com o Secretário de Cultura do município, Adriano Teixeira, o humorista era uma das pessoas mais queridas pelos cidadões maranguapenses. "É uma perda muito grande para cidade", afirma Texeira.

Exposição aberta
Para homenageá-lo, a cidade fará uma programação especial durante o final de semana. O Museu da Cidade ficará aberto para visitação com a exposição “Uma Homenagem a Chico Anysio”. Em 2010, Anysio foi a Maranguape e visitou o museu que apresenta um acervo composto por 14 marionetes de seus personagens confeccionadas em madeira e tecido, além de 20 caricaturas do humorista que compuseram o livro “É mentira, Chico?”, organizado por Ziraldo. A exposição estará aberta excepcionalmente neste fim de semana, das 8h às 17h. Também será colocado na praça Capistrano de Abreu, uma escultura de 3 mestros de altura de Chico caracterizado com o personagem Pantaleão.
A prefeitura decretou luto oficial de três dias e divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do humorista.
Leia a nota na íntegra
"É com enorme pesar que recebemos a notícia do falecimento do nosso conterrâneo Chico Anysio, na tarde desta sexta-feira. O município de Maranguape lamenta a perda desse artista que tanto nos trouxe alegria com sua genialidade. Nossa solidariedade a esposa, Malga Di Paula e aos familiares."
Prefeitura de Maranguape







Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste


'Ele deixa um buraco', lamenta Renato Aragão


"Ele deixa um buraco, mas esse buraco é sua história, que marcou a todos". É dessa forma que o comediante Renato Aragão revela seu sentimento ante o falecimento de Chico Anysio, seu conterrâneo.
Em entrevista ao Diário do Nordeste Online, Renato relembrou do quanto admirava o artista, que já era consagrado nacionalmente. "Lembro que quando trabalhava na TV Ceará, ele já fazia muito sucesso no rádio. Ele era o número 1 do rádio", enfatiza.
Na época, Renato também era bancário e lembra de ter encontrado Chico algumas vezes, o qual já tratava "Didi" como um ídolo. "Ele sempre me dizia que para fazer humor no Rio era preciso ter muita agilidade", relembra.
Renato recorda ainda que, mesmo depois da projeção nacional de ambos, aconteciam alguns reencontros ocasionais. "A gente se encontrava e ficava falando do Ceará, com saudade da nossa infância".
Para o humorista, é impossível tentar explicar a representatividade de Chico para o humor. "Eu levaria anos se fosse tentar definir o Chico. Ele era uma instituição. Foi comediante, compositor, ator, um multitalento e deixa um legado para todos nós. Estamos todos nos sentindo órfãos", lamenta.

E a herança que o eterno professor Raimundo (dentre outras centenas de personagens) deixa para o Ceará também é destacada por Renato Aragão. "O Chico deixa um legado não só para o Ceará, mas para o Nordeste e para o Brasil".






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

'Ninguém dirige o Chico', diz diretor de filme de 2010 com o humorista



Chico Anysio nos bastidores de o Auto da Camisinha, último filme com a participação do humorista. (Foto: Clébio Veriatro/Arquivo Pessoal)Chico Anysio nos bastidores de ''O Auto da Camisinha'', filme rodado no Ceará com a participação do humorista (Foto: Clébio Veriatro/Arquivo Pessoal)
"A gente não dirige o Chico Anysio, só dá o tom, ele era um ator completo", diz Clébio Viriatro, diretor de um dos últimos filmes com a participação do humorista Chico Anysio, que morreu nesta sexta-feira (23).  ''O Auto da Camisinha'' foi rodado no Ceará em 2009 e exibido em 2010 em alguns cinemas. O filme faz parte de uma campanha para estimular o uso de preservartivos e foi realizado com apoio do Ministério da Saúde.
Em ''O Auto da Camisinha'', Chico é um ator de teatro que estimula, em uma peça, o uso de preservativos. A peça é avaliada pela ONU, segundo o diretor, e pode dar à cidade fictícia Joatama, no sertão cearense, o título de Patrimônio Folclórico da Humanidade. Neste ano, o filme vai ser exibido em Genebra, na Suíça.

saiba mais
O ''Auto da Camisinha'' é também o primeiro filme cearense com a participação do humorista cearense. Clébio Viariatro, quando dirigia as primeiras cenas do filme, perguntou a Chico porque ele nunca havia rodado outro filme cearense antes: "Ninguém nunca me convidou. Você foi o primeiro", respondeu Anysio, diz Clébio.
"Eu pensei muito em quem seria o ator do filme. Chico é unanimidade nacional, e ele seria ideal para fazer um personagem que tenta acabar com o preconceito", diz o diretor. Clébio conta que fez a proposta, enviou o roteiro e 10 dias depois teve a resposta. "Nos bastidores ele era sempre muito bem humorado, generoso, é um traço do sertanejo. Ele não perdeu essa ternura", diz.
Chico Anysio morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, havia três meses. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro (abaixo, nesta reportagem, relembre sua trajetória). Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

'Pedi a Deus para recebê-lo bem lá', diz o irmão mais velho de Chico


Elano Paula, irmão de chico anysio (Foto: Gabriela Alves/G1)Elano Paula, irmão mais velho do humorista, viu Chico pela última vez há três meses no hospital (Foto: Gabriela Alves/G1)
''Chico era meu irmão, parceiro, sócio e cúmplice'', afirma Elano Paula, irmão mais velho do humorista e que mora em Fortaleza. Aos 89 anos, o empresário, escritor e jornalista disse nesta sexta-feira (24) ter recebido a notícia da morte do humorista com tranquilidade. “Eu pedi a Deus para recebe-lo bem lá. O Chico estava sofrendo muito. Rezava para ele ter uma boa partida”, diz Elano. Ele deve viajar neste sábado para o Rio, onde ocorrerá o velório de Chico.

saiba mais
Elano conta que a última vez que encontrou o irmão foi há três meses no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. “Ele (Chico) não estava mais falando. Fixou o olhar em mim e, quando eu ameaçava sair do quarto, levantou o braço. Quando apertou a minha mão, caíram duas lágrimas dos olhos dele e duas lágrimas do meu rosto. Para mim, a despedida foi ali”, conta.
Além da relação familiar, Elano Paula conta que conviveu também com irmão em trabalhos na rádio e televisão. “O Chico não tinha graça nenhuma. Ele entrou para ser locutor de rádio e resolveu escrever uns textos de uma peça que ficou muito engraçada”, lembra. Na época que trabalhavam em rádio juntos, os irmãos aproveitaram as semelhanças. “Não havia a menor diferença de voz entre nós. Ninguém conseguia distinguir. Muitas vezes, ele foi no meu lugar ou eu fui no lugar dele”, diz.
casa em que chico anysio morreu (Foto: Luiz Esteves/TV Verdes Mares)Casa em que Chico Anysio nasceu e viveu parte da infância fica no centro da cidade de Maranguape, a 108 km de Fortaleza (Foto: Luiz Esteves/TV Verdes Mares)
Elano Paula não esconde o orgulho do talento multifacetado do irmão. “Na família, ele é 'hors concours'.  Ele ria pouco. Não achava graça com muita facilidade. Uma frase muito falada por ele era: 'interessante esse troço'. Quando ele falava isso vinha coisa boa depois”, diz. O irmão mais velho viaja ainda na madrugada deste sábado (24) para o Rio de Janeiro para o velório de Chico Anysio, com a certeza que de que o irmão vai fazer falta para todos. “Em primeiro lugar, ele vai deixar saudades. Em segundo, as pessoas vão rir menos”, diz.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Cid Gomes decreta luto oficial por três dias pela morte de Chico Anysio



O governador Cid Gomes (PSB) decretou luto oficial por três dias, em razão da morte do artista cearense Chico Anysio. Após uma longa batalha contra a morte, Chico faleceu nesta sexta-feira (23). Para Cid, o Brasil perdeu seu maior humorista, além de grande ator, escritor e roteirista.
Nas palavras do próprio Chico, sua obra vai além da fantástica diversão. Ele fez graça com os preconceitos arraigados contra nordestinos e ridicularizou políticos corruptos. 
“O humor é irmão da poesia. O humor é quem denúncia. E eu não tenho a obrigação de consertar o mundo, mas tenho a obrigação de denunciar tudo. E o humor é tudo, é até engraçado”, e era assim que o "gênio criativo" descrevia seu trabalho.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

Luizianne Lins lamenta morte do humorista cearense em nota de pesar


 A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, publicou nota de pesar, lamentando a morte do humorista cearense Chico Anysio, na tarde deste sexta-feira, 23. Confira a íntegra:

"O mestre do humor brasileiro partiu hoje (23). Mas seu legado de inteligência permanecerá para sempre na memória de gerações de brasileiros, em especial de nós cearenses, que temos o orgulho de ter Chico Anysio como conterrâneo. Durante mais de seis décadas, convivemos com centenas de personagens inesquecíveis e seus bordões marcantes. Alberto Roberto, Neyde de Taubaté, Painho, Pantaleão, Salomé... São tantos e cada um carregado de tal singularidade, que só mesmo uma pessoa de talento único como Chico Anysio para interpretá-los. Nesse momento de dor e saudade, quero deixar também minha mensagem de solidariedade aos seus familiares".




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Morte de Chico Anísio – Fagner diz que “foi o primeiro autógrafo que pedi na minha vida”



O cantor e compositor Raimundo Fagner lamentou, nesta sexta-feira, a morte do humorista Chico Anísio.
“O Chico Anísio me faz ter orgulho de ser cearense . Sempre me fez.
Foi o primeiro autógrafo que pedi na minha vida. E foi no Theatro José de Alencar.”




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

"Carro do lixo" capota e assusta moradores de Quixeramobim



População espera que o atendimento na coleta do lixo não seja prejudicado.
Nesta sexta-feira, 23, o carro que realiza a coleta de lixo na cidade de Quixeramobim sofreu um capotamento.  O acidente aconteceu no bairro Vila Betânia na cidade de Quixeramobim. Segundo informações da Autarquia Municipal de Trânsito, o veiculo seguia sentido Quixadá/Quixeramobim, quando no KM203 da CE-060 veio a capotar. O condutor, Adailton Pereira Tomaz, 25 anos, informou a AMTQ que perdeu o controle do veiculo batendo no “quebra gelo’ do lado oposto da via, quando puxou para retornar a pista o mesmo saiu desgovernado vindo a capotar na ciclovia da CE.

O motorista não teve nenhum ferimento. No local não passava nenhum ciclista ou pedestre, mesmo sendo um horário onde á uma grande movimentação devido grande parte dos funcionários da Fábrica de calçados utilizarem aquele trecho para irem ao trabalho. Após o acidente, vários curiosos foram até o local observar o acontecido.

Uma retroescavadeira foi utilizada para retirar o veículo. A população espera que o atendimento na coleta do lixo não seja prejudicado.

Mais Informações:

Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100
(88) 3441-0302
Fernando Ivo
Correspondente em Quixeramobim
O Sertão é Noticia faz parte da rede do portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Vencedor do Clássico-rei de domingo receberá o troféu Chico Anysio, homenagem ao humorista




Chico Anysio tinha simpatia pelo Vasco (Foto: Lancenet)Ceará e Fortaleza farão um duelo à parte no jogo deste domingo (25), no estádio Presidente Vargas. O vencedor da partida será agraciado com o Troféu Chico Anysio, em homenagem ao ilustre humorista cearense, que faleceu, aos 80 anos, nesta sexta-feira.


A iniciativa é da Prefeitura de Fortaleza e foi anunciada pelo secretário de Esporte e Lazer, Evaldo Lima, na rede social twitter. A ideia foi acolhida pela Federação Cearense de Futebol.

"O Chico Anysio sempre gostou de futebol. Era torcedor do Vasco e do Ferroviário. Essa homenagem da Prefeitura de Fortaleza com a FCF é o mínimo que podemos fazer para agradecer todas as alegrias que Ele nos deu”, comentou o presidente da FCF, Mauro Carmélio.
Caso a partida termine empatada, a Prefeitura entregará um trofeu para cada clube.


O maraguapense Chico Anysio também será homenageado com um minuto de silêncio, que será prestado antes do início da partida.


Bastante identificado com o futebol, Chico Anysio é filho de ex-presidente do Ceará, torcia Ferroviário e tinha simpatia por Vasco e Palmeiras. 




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

Justiça mantém indisponibilidade de bens do prefeito de Quixeramobim



O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), através da 4ª Câmara Cível, manteve a liminar que determinou a indisponibilidade dos bens do prefeito de Quixeramobim, Edmílson Correia de Vasconcelos Júnior, do ex-deputado estadual Cirilo Antônio Pimenta Lima e dos ex-vereadores Aluísio Cosmo Lima e Francisco Neto Nogueira Lima, acusados de improbidade administrativa.
De acordo com o Ministério Público do Ceará (MP/CE), auditoria realizada no Instituto de Previdência dos Servidores do Município constatou a ausência de repasse no valor de R$ 1,5 milhão. O dinheiro foi descontado da remuneração dos servidores, mas não foi repassado ao Instituto. A fiscalização foi feita pelo Departamento dos Regimes de Previdência Social e abrangeu o período de 2001 a 2008.

Por esse motivo, o MP/CE ajuizou ação civil pública, com pedido liminar, requerendo a indisponibilidade dos bens dos acusados, até o valor correspondente ao prejuízo causado ao erário municipal. O Ministério Público argumentou também que eles cometeram crime de apropriação indébita previdenciária.
O Juízo da Comarca de Quixeramobim já havia decretado a indisponibilidade dos bens. Também determinou que fosse realizado o repasse integral dos valores recolhidos em cada mês da remuneração dos servidores para o Instituto de Previdência, bem como a elaboração de cronograma de recolhimento dos valores descontados e não repassados, devidamente atualizados, no prazo de até 30 dias.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

Inácio: Proibir coligações proporcionais é retrocesso



O senador Inácio Arruda (PCdoB) defendeu, nesta sexta-feira,  a manutenção das coligações para as eleições proporcionais (vereador, deputado estadual, distrital e federal). Ele reagiu dessa forma ao Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 40/2011, que propõe coligações eleitorais apenas para presidente da República, governador e prefeito.
“Isso é um retrocesso!”, disse o parlamentar que, já apresentou emenda garantindo o uso desse instrumento eleitoral. Pela emenda do comunista “são admitidas coligações eleitorais, cabendo aos partidos adotar o regime e os critérios de escolha, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal”.

Segundo Inácio, a PEC 40/2011, como foi apresentada, “restringe a participação das minorias político-partidárias e conflita com o pluralismo político, garantido pela Constituição”. Ele lembra que o art. 5º, inciso XVII, garante a plena liberdade de associação, e tal liberdade alcança as pessoas físicas e jurídicas, conforme o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). As coligações resultam da livre associação para fins lícitos que os partidos políticos firmam entre si para concorrer às eleições e eleger




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Prefeita e pré-candidatos decidem que não haverá prévias e buscarão consenso com aliados



O Partido dos Trabalhadores não fará prévias para escolher seu candidato a prefeito de Fortaleza. Essa foi a principal decisão acordada entre a prefeita Luizianne Lins, na condição de presidente estadual do partido, e os cinco pré-candidatos a prefeito, após almoço realizado nesta sexta-feira, no Hotel Sonata de Iracema. Além dos pré-candidatos Elmano Freitas (secretário municipal da Educação), vereador Guilherme Sampaio, Acrísio Sena (Presidente da Câmara Municipal), Camilo Santana (secretário estadual das Cidades) e do deputado federal Artur Bruno, integrou-se às discussões o dirigente municipal petista Raimundo Ângelo.

Ficou acertado o seguinte:
1. Unidade do PT vai prevalecer no lançamento do nome. Ou seja, haverá consenso nessa escolha.
2. Nada de prévias, pois seria desgastante para a legenda uma disputa pública;
3. Apoio à manutenção da aliança com o governador Cid Gomes;
4. Prefeita Luizianne conduzirá o processo de negociação do nome do PT com os aliados;
5. Encontro Municipal do PT será antecipado de junho para começo de maio, ocasião em que o pré-candidato será definido e apresentado em convenção no mês de junho;
6. Todos os pré-candidatos estão mantidos.
DETALHE – O almoço à base de peixe. O PT de Fortaleza espera não morrer na praia em sua busca por consenso interno e com aliados.
DETALHE 2 – O PT de Fortaleza deixa explícito que não vai ser por causa de seus pré-candidatos ou da prefeita que não virá um acordo. Transfere-se assim para o PSB, principal aliado, a responsabilidade de não ser fogo amigo.
DETALHE 3 – No geral, o almoço acabou sendo um contraponto ao jantar-adesão do PSB. Prévias? Dificilmente viriam, segundo fontes da legenda.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Irmãos lamentam a morte do humorista Chico Anysio


Juiz Roberto de Paula, irmão de Chico Anysio (Foto: Biné Morais/O Estado) Um dos sete irmãos de Chico Anysio que moram no Maranhão lamentou a morte do humorista nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, no Rio de Janeiro. O juiz de Bacabal, Carlos Roberto Gomes de Oliveira Paula contou ao G1 que Chico Anysio, mesmo morando distante de São Luís, nunca esteve longe da família. O juiz completou os estudos com a ajuda do irmão mais velho.
"A nossa família passava por um momento de bastante dificuldade e o Chico resolveu ajudar o meu pai pagando parte dos nossos estudos. Isto foi muito importante para todos nós", disse.
A inteligência, a sagacidade e a sabedoria dele eram muito parecidas com o meu pai"
Roberto de Paula
Roberto de Paula disse que o humorista representava um orgulho para a família e todo o país. "A inteligência, a sagacidade e a sabedoria dele eram muito parecidas com o meu pai. Ele, a exemplo do meu pai, sabia perceber muito bem tudo que girava ao nosso redor e levava isso para a televisão com muito brilhantismo", destacou.
Roberto de Paula contou ainda que o seu pai, Francisco Anísio de Oliveira Paula morreu em 1983 e que Chico Anysio foi filho do primeiro casamento.
"O meu pai foi casado três vezes. O Chico era foi filho do primeiro casamento; ele e mais quatro irmãos. Depois o meu pai teve outros quatro filhos num segundo casamento e sete no terceiro que são os que moram aqui em São Luís", contou.
O juiz lembrou que o último contato que teve com Chico Anysio foi durante um show do humorista, em São Luís.
"A última vez que tivemos contato foi há uns três anos. O Chico Anysio esteve aqui e fez um show na Fama. Toda a família estava lá. Depois do show, ele passou mal e teve que voltar às pressas para o Rio de Janeiro", afirmou.
Outro irmão do humorista que também mora em São Luís é o pastor Jorge Oliveira Paula. Ele disse disse que Chico Anysio era um homem muito simples e que se preocupava muito com a família.
"Ele está seguindo para um encontro com o papai e vai deixar muita saudade a toda família e ao Brasil inteiro que o adorava. O Chico era um homem bastante simples e sempre preocupado com todos nós. Fica um sentimento de muita tristeza e saudade", afirmou o pastor.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Brasil perde 'artista completo e pai dos humoristas', diz Tiririca



Tiririca com pulseira que afirma ter ganhado de um índio que o visitou no gabinete (Foto: Vianey Bentes / TV Globo) O deputado federal Tiririca (PR-SP) se pronunciou nesta sexta-feira (23), pelo Facebook, sobre a morte do humorista Chico Anysio.
"O Brasil e o mundo perdem um artista completo e pai dos humoristas do nosso país. Comediante e ator fantástico, com quem não tive a oportunidade de trabalhar. Mas, ao assistir um de seus shows, fiquei emocionado quando corrigiu o produtor que anunciava os nomes dos convidados vips. Chico disse: você se esqueceu de falar no Tiririca", postou deputado e também humorista em seu perfil.
Por telefone, Tiririca, que está no Ceará, afirmou ao G1 que, para ele, os personagens mais marcantes de Chico Anysio eram Alberto Roberto , o Professor Raimundo e o Seu Silva. "O Seu Silva era bonitinho, além de ser cearense também", disse.

O deputado disse que aprendeu muito na sua vida de comediante com Chico. "O Chico foi fantástico. Ele dava sempre muita oportunidade aos comediantes".
Tiririca e Chico Anysio nunca chegaram a trabalhar juntos, mas o deputado diz que os ensinamentos do mestre ficaram. "Não tive a oportunidade de trabalhar com o Chico, mas ele foi sempre fantástico. Ele não foi só um comediante, ele foi um grande ator. Eu aprendi muito vendo as apresentações do Chico", afirmou o deputado.
Chico Anysio morreu às 14h52 desta sexta-feira (23), aos 80 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, havia três meses. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro. Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.

Anysio apresentou uma piora nas funções respiratórias e renal na quarta-feira (21) e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia.
Ele estava no CTI do hospital carioca desde 22 de dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Velório de Chico Anysio será em Theatro Municipal do Rio, no sábado




O velório do humorista Chico Anysio , que morreu às 14h52 desta sexta-feira (23), aos 80 anos, será realizado na manhã deste sábado (24), no Theatro Municipal do Rio, no Centro da cidade. De acordo com o advogado da família, Paulo César Pimpa, a previsão é de que o corpo saia do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul, às 8h e às 12h o velório será aberto ao público.
Ele informou ainda que o corpo será cremado no domingo (25), no Cemitério do Caju, na Zona Portuária do Rio, mas ainda não há informação sobre o horário.
O advogado Paulo César Pimpa trabalhava para Chico há 15 anos. Ele comentou as últimas internações do ator. “Foi muito triste. É uma angústia. O Chico é um guerreiro”, falou o advogado.

Segundo nota divulgada pelo Hospital Samaritano, onde ele estava internado havia três meses, o humorista morreu após uma parada cardiorrespiratória, causada por falência múltipla dos órgãos, decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar.
Ao longo de seus 65 anos de carreira, o cearense Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro. Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.
O ator Marcelo Picchi foi um dos amigos do humorista que foram ao hospital, prestar solidariedade à família. "O que chamou a atenção foi que ele lutou até o final e sempre com bom humor, característica dele. Era um grande homem", disse ele.
A humorista Claudia Gimenez esteve, nesta tarde, no Hospital Samaritano (Foto: José Raphael Berredo)
Também estiveram no Samaritano o cineasta Zelito Viana, que é irmão de Chico Anysio, e o ator André Mattos, que interpretou o Seu Fininho no programa "Escolinha do Professor Raimundo".
“Foi o maior artista que o Brasil já teve. Ele me inventou. No céu vai estar uma rodinha de amigos que vão receber ele. Rogério Cardoso,Walter D'Ávila, Nádia Maria, Brandão Filho e Costinha estão todos esperando por ele lá”, disse a humorista Claudia Jimenez.
TwitterPoucos minutos após a divulgação da morte de Chico Anysio, o nome do humorista ficou em primeiro lugar no Trending Topics mundial - assuntos mais comentados -  do Twitter. Muitos famosos lamentaram a morte do comediante na rede social.
Trending Topics Twitter - Chico Anysio. 300x400 (Foto: Reprodução de internet)
Marcelo Tas, apresentador: Grande mestre se vai, sempre eterno gênio Chico Anysio!
Serginho Groisman, apresentador: Chico Anysio deixa vivo centenas de personagens . Fica em paz.
Hélio de La Peña, humorista - O brasil ficou menos divertido.
Paulo Gustavo, humorista - Chico Anysio foi o maior Humorista desse pais!!! Poxa Chico..dessa vez não teve graça!!! Vai com deus !!!
Marcelo Adnet, humorista - Valeu Chico Anysio! Você fez toda a diferença! Descansa em paz e deixa sua vasta e genial carreira pra gente ver e aprender!
Hélio de la Peña, humorista - O Brasil ficou menos divertido.
Rafael Cortez, humorista - Chico Anysio era 1 Deus do humor. E ainda recebia bem e atenciosamente os aprendizes da nova geracao, como nos do CQC c/ nossas entrevistas.
Felipe Andreoli-  Chico Anysio, Bento Carneiro, Bozó, Alberto Roberto, Coalhada, Haroldo, Painho, Nazareno. Sentiremos falta de todos voces. Valeu Chico!
Erasmo Carlos, cantor - Alô amigo Chico Anysio...hoje vou oferecer meu show no @circo_voador pra vc...
Problemas respiratórios
Chico Anysio apresentou uma piora nas funções respiratórias e renal na quarta-feira (21) e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia. Ele estava no CTI do hospital carioca desde 22 de dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos.

O bordão mais famoso do Professor Raimundo era repetido por Chico Anysio no fim do programa: 'e o salário, ó' (Foto: CGCom/TV Globo)





Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Ex-deputada interrompe palestra de FHC durante Fórum em Manaus



Beth Azize interrompe palestra de FHC (Foto: Marina Souza/G1)
A ex-deputada federal Beth Azize invadiu o painel do 3º Fórum Mundial de Sustentabilidade, na tarde desta sexta-feira (23), durante a palestra de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Organizadores do evento tentaram impedi-la de subir ao palco, mas a ex-parlamentar conseguiu driblar a equipe de seguranças.
Em meio a políticos estaduais, como o governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), a Beth fez críticas à política amazonense. "Todos sabem que o nosso estado é comandado por uma liga que impede outras pessoas de chegarem ao poder. Temos muita corrupção", disse.

A ex-parlamentar ainda abraçou Fernando Henrique Cardoso, tomou o microfone do sociológo e fez elogios em homenagem ao ex-presidente da República. "Gostaria de agradecer ao Fernando Henrique pelo apoio de sempre. Ele é meu amigo e prestou ajuda quando perdi meu mandato devido a uma grande injustiça", disse.

Beth Azize foi vereadora pelo Amazonas nos anos 70. Teve dois mandatos como deputada estadual nos anos de 1980 e outros dois como deputada federal, em 1990.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Quixadá - Acusados de assalto são presos pela PM


 

Quixadá - Uma equipe especial do 11º Batalhão Policial Militar, formada pelo comandante coronel Antônio Paiva, capturou na noite deste quinta-feira, 22, o pedreiro Valdenir Moreira Rufino, 29 anos. Ele havia sido apontado pela vítima, uma viúva de 60 anos, como sendo comparsa da dupla que a assaltou a estuprou na noite da última segunda-feira, 19. Em poder dele os cabos Jonas Rebouças, Adauto Nascimento e Paulo Rabelo encontraram uma espingarda roubada pelos menores e ainda a moto utilizada como transporte até a casa da idosa.
Horas depois, a equipe da Polícia Militar conseguiu apreender um dos menores, o irmão do “Monstro de Quixadá”, Adailton Sousa, da Silva, 19 anos. Embora o adolescente tenha 17 anos, e não 13, como haviam informado preliminarmente à Polícia, ele só completa maioridade no mês de agosto. Agora as buscas se intensificam no sentido de localizar o ultimo adolescente foragido, acusado de ter estuprado a vítima. Ele continua escondido na mata, na área do distrito de Custódio, a pouco mais de 20Km do Centro de Quixadá.

CONFISSÃO
Chorando, o pedreiro Valdenir Rufino confessou seu envolvimento no assalto. Ele alegou porém não imaginar que os adolescentes tivessem coragem de agir com violência e até de violentar sexualmente a idosa, afinal, ela os conhecia desde pequenos. Quando ainda eram crianças por vezes saciou a fome deles com pratos de comida. “Estou muito arrependido. Eu não sabia que eles teriam coragem de fazer isso. Só acompanhei porque eles apontaram uma pistola para a minha cabeça. Se eu não ajudasse matariam os meus filhos”, disse ao ser interrogado.

A pistola .40 de brinquedo (Acima – esquerda) usada no assalto é igual a utilizada pela Polícia



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário Sertão Central

Estado Ceará - Eudoro Santana aponta avanços conquistados pelo Pacto das Águas



eudoroO secretário-executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, Eudoro Santana, apresentou nesta quinta-feira (22/03), durante audiência pública na AL, o relatório de Acompanhamento do Pacto das Águas. O documento foi elaborado pela Câmara Técnica de Acompanhamento e Avaliação das Políticas Públicas do Ceará, criada para fiscalizar a execução das proposições firmadas durante o trabalho nos pactos desenvolvidos pela Assembleia.
“Nós tivemos quase dez mil pessoas participando (das discussões do Pacto). Hoje, nós estamos comemorando o Dia Internacional das Águas. E não haveria melhor maneira de comemorar, aqui no Parlamento, a não ser essa de o Parlamento mostrar o trabalho que fez e a contribuição que está dando aos recursos hídricos no Estado”, disse Eudoro Santana.
Na opinião dele, houve muito avanço no que diz respeito ao uso correto dos recursos hídricos pelos cearenses, e o Pacto das Águas teve um papel fundamental. “Um dos programas do Pacto das Águas era a reformulação do arcabouço jurídico dos recursos hídricos no Estado. E isso foi feito pela Assembleia e sancionado ano passado pelo governador”, comentou.
Outro ponto positivo destacado por Eudoro Santana foi a criação por parte do Ministério Público de promotorias regionais para atuar nas bacias hidrográficas, evitando crimes ambientais e punindo os autores desses crimes. “Houve um crescimento dessa visão acerca da necessidade de cuidarmos da nossa água. Até porque nós temos pouca água”, ressaltou.

Segundo ele, o Ceará, tem uma capacidade de acumular água de quase 20 bilhões de m³. Há alguns reservatórios que servem aos perímetros de irrigação, mas muitos são destinados ao abastecimento humano. “Nós temos, por exemplo, o Orós que serve muito pouco para irrigação. Abastece, por meio de canais, boa parte da população daquele sertão”, apontou. De acordo com Eudoro Santana, a água deve ter múltiplo uso. “E é melhor usá-la para a irrigação do que deixá-la se evaporando. Até porque temos uma capacidade de evaporação muito grande, quase três vezes maior do que a capacidade de precipitação”, informou.

A construção das cisternas de placa, segundo ele, não é uma solução definitiva para seca, mas ajuda na garantia dos recursos hídricos para população rural. “Temos uma cobertura urbana de mais de 90%, chega a 93% de abastecimento d’água. Lógico que precisamos melhorar o saneamento, mas acredito que esse é um projeto que depende de uma pressão política da população, de um controle fiscal do povo para que possamos ter ações exercidas permanentemente”, considerou.
Conforme Eudoro Santana, o Pacto das Águas discutiu durante dois anos o assunto. Fez mais de 150 encontros municipais, mais de 30 regionais e vários em nível de Estado. E entregou ao Governo um documento, Plano Estratégico de Recursos Hídricos para o Estado, que hoje é usado por diversas instituições como referência de planejamento.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Higo Carlos

Quixadá - Câmara Municipal de Quixadá realiza Audiência Pública em Comemoração ao Dia Mundial da Água



Camara_HigoA Câmara Municipal de Quixadá realizou na manhã desta sexta-feira 23, audiência pública em comemoração ao dia mundial da água. Na oportunidade vários assuntos foram abordados pelos convidados, lideranças e vereadores presentes no plenário.
Para a vereadora Edi Leal, autora do requerimento que solicitou a audiência, o encontro foi um dos mais proveitosos já realizados pelo poder legislativo quixadaense: “esse encontro foi, sem dúvidas, um dos mais proveitosos que já realizamos aqui na câmara. A presença dos representantes da Coger, Sohidra, Cagece, Projeto São José entre outros órgãos foi importante para fortalecer nossas discussões junto do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do rio Banabuiú”, disse Edi Leal.
Ao ser passada a palavra, Higo Carlos solicitou atenção para o distrito de Cipó dos Anjos, onde centenas de famílias vivem, até hoje, com dificuldades pela falta d`água: “O governo do estado vem fazendo, as longo dos últimos anos, todo esforço para atender as comunidades da zona rural com o sistema de água. Compartilho com todos a necessidade do Cipó dos Anjos ganhar seu sistema de água encanada. Outro assunto que deveremos tratar é a readequação do projeto de transposição do rio Pirabibú para Quixadá, que já foi executado e poderá atender o distrito de Custódio”, comentou Higo.
Ao final, um vídeo foi apresentado mostrando um resumo sobre a bacia hidrográfica do Banabuiú e distribuído uma Cartilha de Educação Ambiental: “Recursos Hídricos: Conhecer e Cuidar”.
Participaram do evento além de outras autoridades o vice-prefeito Airton Buriti, o secretário do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Quixadá Carlinhos que na ocasião representava o prefeito Rômulo Carneiro e o secretário de Agricultura do município Audênio Moraes.
Para conhecer a cartilha é só acessar www.cbhbanabuiu.com.br




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Higo Carlos

Copa do Nordeste acontecerá durante os Estaduais




Torneio regional provocará grandes mudanças no Cearense de 2013 e terá formato similar ao da Libertadores
A Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta sexta-feira, a Diretriz Técnica da Copa do Nordeste, que volta a ser disputada em 2013, conforme anunciado pela CBF em 1ª de dezembro de 2011.
A competição tem início previsto para janeiro de 2013 e acontecerá simultaneamente às primeiras fases dos estaduais. O Nordestão contará com 16 clubes, sendo três da Bahia, três de Pernambuco e dois do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Alagoas. Ao todo serão 12 jogos até a grande final. O acesso à competição será através dos campeonatos estaduais
 
Os times serão divididos em quatro grupos com quatro clubes, no mesmo formato já conhecido de torneios como a Libertadores, com jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada chave se classificam para a fase seguinte. A partir daí, é mata-mata, com quartas-de-final, semifinais e final, também em jogos de ida e volta.
 



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Cnews

Artistas lamentam morte de Chico Anysio


 
 
A morte do humorista Chico Anysio aos 80 anos foi o tema mais comentado nas redes sociais nesta sexta-feira (12).
No Twitter, artistas e celebridades lamentaram a morte do comediante cearense por múltipla falência dos órgãos, conforme detalhou a nota oficial do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde Chico estava internado.
 
Acompanhe as mensagens:
Ana Hickmann - Passando pelo meu camarim, escutei uma notícia muito triste: perdemos a maior referência do humor brasileiro, Chico Anysio. Força para a esposa e filhos.
 
Tom Cavalcante - Meu Deus. Anjos, espiritos do bem manifestai-vos. Nosso Chico se foi.
 
Preta Gil - Em estado de choque, sou louca por Chico Anysio, meus sentimentos a toda a familia, meu amigo Bruno, Cícero e Malga di Paula. Mmo vocês!

 
Ronaldo Nazário - Às vezes o humor perde a graça. 'RIP' Chico.
 
Marcelo Adnet - Valeu Chico Anysio! Você fez toda a diferença! Descansa em paz e deixa sua vasta e genial carreira para gente ver e aprender!
 
Amaury Jr. - Sem acreditar na triste notícia da "despedida" de Chico Anysio. Amigo
querido, gênio do humor, patrimônio nacional.
 
Felipe Andreoli - Chico Anysio, Bento Carneiro, Bozó, Alberto Roberto, Coalhada, Haroldo, Painho, Nazareno. Sentiremos falta de todos voces. Valeu Chico!
 
Marcelo Tas - Grande mestre se vai, sempre eterno gênio Chico Anysio!
 
Sabrina Sato - Chico Anysio é um gênio e mestre do humor. 'RIP' Chico!
 
Serginho Groisman - Chico Anysio deixa vivo centenas de personagens. Fica em paz.
 
Lucy Ramos - Morre, aos 80 anos, o grande humorista Chico Anysio. A quem eu tive o prazer de conhecer na novela Sinha Moça. Luto!
 
Fernanda Paes Leme - 'RIP' Chico Anysio! Guerreiro! Mestre! Força para a família!
 
Mariana Belém - 'RIP' ChicoAnysio.
 
Cris Oliveira - perda irreparavel. Luto.
 
Marcelo Medici - Chico Anysio, humorista, comediante... Mas para mim, um dos maiores atores que o Brasil já teve. Parabéns pela linda trajetória mestre.
 
Marcelo D2 - Chico Anysio mestre de uma inteligencia que me fez muito feliz. Obrigado Chico e meus sentimentos ao amigo.
 
Juliana Alves - Chico! Obrigada pelas alegrias que nos deu. Sua arte e seus ensinamentos ficam! Descanse em paz! Você merece toda a paz. RIPChico
 
Danielle SuzukiBruno Mazzeo, meu sincero abraço carinhoso e beijo no seu coração.
 
Celso Portiolli - Perdemos o Grande Chico. Comecei no rádio por causa dele, tive a felicidade de dizer isso a ele. Triste!
 



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Cnews

Promotora Eliane Macêdo visita aulas do PROERD em Ibicuitinga


Iniciou as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD),  no município de Ibicuitinga.


Os Educadores Sociais do PROERD, CB PM Cila Rodrigues e SD PM João Campos, estiveram na Escola de Ensino Fundamental Eneías Ferreira, para iniciar as aulas de prevenção às drogas e a violência. Direção, coordenação, professores e funcionários recepcionaram os policiais do Ronda do Quarteirão.


Alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental receberam o Livro do Estudante, contendo as 12 lições que serão ministradas durante o programa. Os Educadores Sociais do PROERD orientou aos alunos que informassem para os pais da importância da implantação do programa no município de Ibicuitinga.


A Drª Eliane Silveira Macêdo, Promotora Pública de Ibicuitinga, compareceu a instituição educacional e acompanhou de perto as aulas ministradas pelos educadores sociais do PROERD. Ela disse da importância do programa na conscientização e no combate as drogas e a violência, e solicitou aos alunos que possam aproveitar o máximo das lições para aplicarem no dia a dia.




Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá
cilasoliv1@hotmail.com
(88) 3414-5767 e 9992-3284




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ronda do Quarteirão

Urgente - Chico Anysio morre aos 80 anos


Morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humorista do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro.

Anysio apresentou uma piora nas funções respiratória e renal na quarta-feira (21) e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia. Ele estava no CTI do hospital carioca desde dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos.

Chico Anysio, aos 78 anos, posa em sua residência, em São Paulo, em junho de 2009 (Foto: Leonardo Wen/Folhapress )


O ator também já foi submetido a uma laparotomia exploradora, procedimento cirúrgico que serve para revelar um diagnóstico. Essa cirurgia fez com que Chico Anysio tivesse um segmento de seu intestino delgado retirado.

No final de 2010, ele foi levado ao mesmo hospital com falta de ar. Após uma obstrução da artéria coronariana ser encontrada, passou por uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias. Após 110 dias, teve alta em março do ano passado.



Com fortes dores nas costas, o humorista foi novamente internado em novembro. Ficou no hospital durante cinco dias, para receber medicação intravenosa devido a problema antigo nas vértebras que provocava dor. No fim de novembro, teve febre e os médicos descobriram uma contaminação por fungos, tratada com antibióticos. No começo de dezembro, retornou ao hospital com infecção urinária e ficou internado por 22 dias. Um dia depois, voltou ao Hospital Samaritano.

Nos momentos mais críticos, quando esteve no hospital entre dezembro de 2010 e março de 2011, Chico necessitou da ajuda de aparelhos para respirar e se comunicava com médicos e familiares por meio de mímica. Durante o período pós-operatório, houve o diagnóstico de um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

Durante o período de internação, que alternou momentos no CTI e em unidades intermediárias, Chico Anysio apresentou quadros de pneumonia e passou por sucessivas broncoscopias. As infecções foram tratadas com uso de antibióticos.

Antes, em agosto de 2010, o humorista precisou ser internado para a retirada de parte do intestino grosso após ser constatado um quadro de hemorragia no aparelho digestivo. Em maio de 2009, outra pneumonia o levou ao hospital.
O bordão mais famoso do Professor Raimundo era repetido por Chico Anysio no fim do programa: 'e o salário, ó' (Foto: CGCom/TV Globo)O
Foi no Rádio Guanabara, ainda nos anos 50, que os seus tipos cômicos começaram a surgir. Até o “talento para imitar vozes”, como o proprio Chico descreveria em seu site, evoluir para a televisão. A estreia aconteceu em 1957, na extinta TV Rio, no programa “Aí vem dona Isaura”. Foi lá que o Professor Raimundo teve sua primeira aparição no vídeo, como o tio da protagonista que vinha do Nordeste — até então o programa só havia sido veiculado pelo rádio.
“Até tinha uma coisa de sentar para criar, mas uns nasceram pela voz, outros pelo tipo, pela personalidade, pela caracterização. Sempre fiz questão de que eles fossem encontrados sem que eu estivesse presente. Que alguém dissesse: "'Na minha terra, tem um Pantaleão. No Rio tem muito Azambuja’”, explicou o humorista ao “Estado de S. Paulo”, em 2009.

Num tempo em que ainda não existiam contratos de exclusividade, Chico pôde fazer participações especiais em programas de outras emissoras e em chanchadas da Atlântida.
O “Chico Anysio Show”, seu primeiro programa de humor, foi lançado no início da década de 60. Foi ao ar pela TV Rio, depois pela Excelsior e em 1982 voltou a ser exibido pela Rede Globo — onde o humorista já trabalhava desde 1969.

A cantora Elza Soares e Chico Anysio durante show em São Paulo em 1967 (Foto: Agência Estado)A


Mas foi na Globo que teve seus programas humorísticos de maior sucesso e onde desenvolveu a maioria de seus personagens. Entre as atrações, destaque para “Chico city” (1973-1980), “Chico total” (1981 e 1996) e “Chico Anysio show” (1982-1990).

Alguns desses personagens quase que se misturam à história da televisão brasileira, como o ator canastrão Alberto Roberto, o pão-duro Gastão Franco, o coronel Pantaleão, o pai-de-santo Véio Zuza, o velhinho ranzinza Popó, o alcoólatra Tavares e sua mulher Biscoito (Zezé Macedo) e o revoltado Jovem.

Com o passar dos anos, novos tipos eram criados e incorporados ao programa: o funcionário da TV Globo Bozó, que tentava impressionar as mulheres por conta de sua condição; o mulherengo e bonachão Nazareno, sempre de olho nas serviçais; o político corrupto Justo Veríssimo; e o pai de santo baiano e preguiçoso Painho são alguns dos mais populares.

Apresentada como quadro em outros programas desde a década de 1980, a “Escolinha do Professor Raimundo” tornou-se uma atração independente em 1990. No ar até 2002, o humorístico lançou toda uma geração de comediantes. Entre os “alunos” revelados pelo “professor Chico” estão Claudia Rodrigues, Tom Cavalcante e Claudia Gimenez.

Chico também atuou em novelas e especiais da Globo, como “Pé na jaca” (2007), “Sinhá Moça” (2006), “Guerra e paz” (2008) e “A diarista” (2004). Chico Anysio também teve um quadro fixo no Fantástico por 17 anos (de 1974 a 1991), e supervisionou a criação no programa “Os Trapalhões” no início dos anos 90.

Chico Anysio (na cadeira de rodas) exibe o prêmio especial do júri junto com a equipe do longa 'A hora e a vez de Augusto Matraga' (Foto: Alexandre Durão/G1)
 


Cinema
A incursão mais recente de Chico Anysio no cinema foi como dublador. É dele a voz do protagonista da animação “Up - Altas aventuras", animação do estúdio Pixar. Antes disso, o humorista fez uma participação especial no recordista de bilheteria “Se eu fosse você 2” (2008), de Daniel Filho. “Nos créditos finais fiz questão de colocar ‘senhor Francisco Anysio’. Ele é um astro, merece ser tratado com toda reverência”, explicou o diretor em entrevista ao G1 durante o lançamento do longa.

Em 1996, o humorista interpretou o personagem Zé Esteves, pai da personagem-título, em “Tieta”, de Cacá Diegues. O trabalho coincidiu com o aniversário de 25 anos da estréia de Chicono cinema, na pornochanchada "O doce esporte do sexo". Antes havia participado de comédias como "Mulheres à vista" e "Cacareco vem aí".

Em 2011, em sua última aparição pública, recebeu o prêmio especial do Júri do Festival do Rio pelo seu desempenho no longa “A hora e a vez de Augusto Matraga”, do diretor Vinícius Coimbra.
"O filme é importantíssimo, a obra é linda. Vinícius realizou algo quase inacreditável. É um filme que, tenho certeza, Sergio Leone assinaria com alegria", destacou o bem humorado Chico, que fez questão de receber o Troféu Redentor pessoalmente, mesmo de cadeira de rodas.

Literatura e artes plásticas
Além de se dedicar ao humor, Chico também foi artista plástico. Apaixonado pela pintura, retratou paisagens ao redor do mundo a partir de fotografias que tirava dos países que visitava. Realizou exposições de seus quadros em diversas galerias do Brasil e chegou a afirmar que gostaria de ter dedicado mais tempo à atividade.

“Porque teria tido mais tempo para aprender, para melhorar. Teria mais tempo para me tornar conhecido e aceito, para vender meus quadros por um preço melhor. Cheguei a admitir que a pintura seria meu emprego da velhice, mas não vai ser, porque ninguém está comprando nada de obra de arte, e pintar para guardar é terrível”, disse em entrevista à “Folha de S. Paulo”, em 2007. Foi autor de 21 livros, tendo publicado vários best-sellers na década de 70, como "O Batizado da vaca", "O telefone amarelo" e "O enterro do anão". Sua última publicação foi “O canalha”, lançada em 2000.
“É a história do cara que participou de todos os governos, desde Eurico Gaspar Dutra até o primeiro mandato de Fernando Henrique. Foi ele o responsável por todas as canalhices que ocorreram de lá para cá, como dar um revólver de presente a Getúlio Vargas”, explicaria o escritor Chico Anysio em entrevista à revista “Época”, no mesmo ano.
Outra de suas obras de destaque na literatura é o bem humorado manual “Como segurar seu casamento”, também de 2000. Na época, advertiu os leitores: “Não dou conselhos, transmito os erros que cometi e foram cometidos em cinco casamentos. Conviver é a arte de conceder. Essa troca de concessões gera a convivência harmônica”, comentou.
Chico Anysio em 2009, depois de conceder entrevista em seu apartamento na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro (Foto: Aline Massuca/AE)
 
Carreira esportiva
Caçula de oito irmãos, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu no dia 12 de abril de 1931, no município de Maranguape, no Ceará. A cidade constantemente era citada de forma saudosa pelo humorista – seu personagem mais popular, o Professor Raymundo, era de lá.
“Maranguape, cidade de que tanto falo, representa uma grande saudade. Foi um pequeno paraíso, o Éden da minha infância durante gloriosos anos. Foi lá que aprendi a ler sozinho”, escreveu o humorista em seu site oficial.

Aos 7 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, após a falência da empresa de ônibus da família. Morador do Catete, contrariou a vontade do pai e do irmão mais velho — botafoguenses convictos — e se tornou vascaíno. Sonhava em ser jogador de futebol.

Mas a carreira esportiva logo foi esquecida, quando Chico passou em testes para ser locutor e ator da Rádio Guanabara. Ele ficou em segundo lugar, perdendo apenas para Silvio Santos.
Nos anos 50, também trabalhou nas rádios Mayrink Veiga, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Foi na primeira que criou o programa que se tornaria um de seus maiores sucessos, "Escolinha do Professor Raymundo", inicialmente composta por três alunos: Afrânio Rodrigues (o que sabia tudo), João Fernandes (o que não sabia nada) e Zé Trindade (o que embromava o professor).

Apesar da tentativa de se tornar um galã de radionovelas, sua veia humorística se destacava desde o início. “A rádio Guanabara descobriu meu jeito para imitar vozes. Neste dia perdi minha chance de ser um Tarcísio Meira”, contou o comediante em seu site. Foi assim que começou a compor os mais de 70 tipos cômicos que marcariam sua carreira.

O humorista cercado pelos filhos, Nizo Neto (esquerda) e Bruno Mazzeo, no lançamento do DVD Chico Especial, em 2007 (Foto: TV Globo)
O primeiro de seus casamentos foi aos 22 anos, com a atriz Nancy Wanderley. Depois foi a vez de Rose Rondelli. Sobre a união com a cantora e ex-frenética Regina Chaves, dizia mal se lembrar. Já com Alcione Mazzeo, rompeu a relação por conta de um ensaio nu. Mas foi seu matrimônio com a ex-ministra da Economia do governo Collor, Zélia Cardoso de Mello — com quem teve dois filhos — que provocou mais polêmica. "Passou a ser uma pessoa de meu desagrado total. Fui um biombo para ela”, disse Chico à revista “Isto É”, em outubro de 2000.

Antes, porém, teve seis filhos, entre eles os atores Lug de Paula (famoso por interpretar o Seu Boneco, da “Escolinha do Professor Raimundo”), Nizo Neto (o Seu Ptolomeu, do mesmo programa, também dublador) Bruno Mazzeo (ator e roteirista). Chico também era tio do ator Marcos Palmeira, filho do cineasta Zelito Vianna, irmão do humorista; e da atriz Maria Maya, filha de Cininha de Paula, sobrinha do humorista.

Em novembro de 2009 foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, a mais alta comenda do governo brasileiro na área. Da vida, dizia levar apenas um arrependimento: “Me arrependo enormemente de ter fumado durante 40 anos.”





Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1