v

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Quixadá: Verdes promovem encontro de integração


Intervenções da plateia sobre as políticas que o partido deve fazer frente, marcaram o debate. Juventude, tratamento do lixo, políticas de igualdade social foram alguns dos temas levantados.
Os Partido Verde de Quixadá promoveram no último domingo (11/12) o 1º Encontro de Integração e Formação Política Ambiental, com objetivo de estreitar os laços com os filiados e comunidade. O evento realizado na Câmara Municipal, teve a presença de dirigentes municipais, filiados e simpatizantes do Partido.

O presidente do PV Quixadá, Osmundo Costa, fez uma bela explanação sobre a importância da política na vida das pessoas. "Todas as ações de nossa vida, mesmo decisões no campo pessoal, são atividades políticas. A nossa formação política é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Todo mundo tem uma religião, torce para um time e é essencial que tenha também uma ideologia política", resumiu. Osmundo fez traçou ainda um panorama atual do partido, que vem nos últimos meses se fortalecendo rumo às eleições de 2012.

A vereadora Adriana Severo, líder do PV na Câmara Municipal, falou da importância do engajamento dos verdes na luta pelos espaços representativos do município. "Se dizemos que somos verdes, temos que realmente vestir a camisa", conclamou.

A Executiva Estadual foi representada pelo jornalista Jorge Macedo, que fez palestra sobre organização partidária e mobilização. Ao fim, Jorge levou a mensagem de apoio da cúpula estadual aos verdes quixadaenses, afirmando que o município é estratégico para os interesses do Partido.

Várias intervenções da plateia sobre as políticas que o partido deve fazer frente, marcaram o debate. Juventude, tratamento do lixo, políticas de igualdade social foram alguns dos temas levantados.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Osmundo Costa

Quixadá - Agentes de Quixadá participam de encontro cultural em São Paulo

VLUU L100, M100  / Samsung L100, M100
O congresso Fora do Eixo reúne desde o último dia 11 produtores da cadeia produtiva cultural do país, buscando diminuir os laços que os une através do Circuito Fora do Eixo. São mais de 1.000 pessoas envolvidas e coletivos de quase todos os estados do país.
O Coletivo Dom Quixarte, de Quixadá, participa deste encontro. Os produtores culturais Cleyton de Paula, Joana Matias, Kamilla Brito, Diná Hellen e Lídia Barros formam o grupo quixadaense que representa o interior do Estado junto com os demais participantes do projeto EntrePontos, da Rede Ceará de Música.
O Congresso adota o uso da NÃO GRADE, fazendo com que as ações dentro do mesmo sejam soltas, livres, onde os participantes sintam-se a vontade para debater temas cruciais e atuais no desenvolvimento da cultura e política do nosso país.
A cada dia temas como Meio Ambiente, Formação Livre, Sustentabilidade, Festivais, Circulação de shows de bandas independentes, Projetos Sociais, dentre outros, são debatidos em rodas de conversas onde todos os grupos acabam interagindo na busca pela realização FORA DO EIXO de ações de suma importância para nosso Brasil.
Com isso, o Coletivo Dom Quixarte acredita que, através dessa vivência, possam estar trazendo para Quixadá uma maior representatividade na atuação no âmbito cultural e que, através desta experiência, possa também estar colaborando para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade através das ações que o coletivo planeja está realizando em 2012, assim como a continuidade da Feira Cultural Independente de Quixadá – FECIQ, e outros projetos que estão por vir. Além de firmar parcerias importantes que focam a circulação de shows e troca de serviços entre os produtores e empresários da cadeia produtiva do nordeste.
O produtor e micro-empreendedor Cleyton de Paula destaca a participação de Quixadá neste evento como um passo super importante para o desenvolvimento das ações sociais e culturais que abrange toda a região do sertão central, tirando o foco somente de Quixadá:
“Nosso esforço para vir até este congresso tem como foco aumentar nossa experiência e visão para com as práticas culturais as quais implantamos dentro da nossa cidade. Hoje não enxergo os shows que produzo como apenas um show e sim como uma ação que movimenta algo mais: Movimenta a possibilidade de criarmos um novo público, atraímos a atenção para tópicos importantes para a sociedade através da música, do teatro, da dança, fazendo assim as pessoas refletirem sobre tais aspectos no sentido de que elas passaram a enxergar também a cultura, a arte de modo geral, como um mecanismo livre, onde elas sintam-se livre e vivas, gerando oportunidades para as mesmas se impor perante as aberrações governamentais as quais vivenciamos hoje em dia. Somos livres, somos capazes de expandir conhecimento cultural através de ações que começam pequenas, como nosso feirinha, a qual temos todo o gás para darmos continuidade e fazer com que Quixadá saia Fora do Eixo e que não tenhamos uma feira onde o capitalismo reina impondo a sociedade apenas o consumo, como enxergamos na FENERCE, por exemplo. Precisamos de ALGO MAIS e é isso que queremos fazer junto com a própria população, portanto nossa vinda até São Paulo participar deste congresso não é de forma alguma um passeio turístico, viemos buscar ainda mais conhecimento sobre nossas ações e assim lutarmos sempre pela valorização da cultura de Quixadá e para o acesso livre a conteúdo verdadeiramente significativo”, comenta.
O Congresso Fora do Eixo tem sua realização na USP, São Paulo, de 11 a 18 de Dezembro.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Policia - Mulher achada morta e enterrada no quarto

Clique para Ampliar
No começo da noite, a equipe da Perícia Forense concluiu as investigações no local e removeu o corpo para o SVO. A mulher foi morta com uma pancada na cabeça e o corpo ocultado
Vítima estava sumida há seis dias. A Polícia acredita que ela foi morta pelo companheiro, que fugiu da residência

Os dois filhos adolescentes de Flávia Vieira de Oliveira, 41, estranharam a ausência da mãe, que costumava visitá-los todos os dias.

Na tarde de ontem, depois de seis dias de procura, os parentes encontraram o corpo da doméstica, já em estado de decomposição, em uma cova rasa dentro de um dos cômodos da casa de número 1.985, situada na Rua Pereira Filgueiras, Aldeota, onde ela dormia com o companheiro, Jorge Luiz dos Santos Menezes, 39. Segundo a Polícia, o homem, conhecido como ´Jorge Negão´, e natural do Rio Grande do Sul, é o principal suspeito de ter matado Flávia a golpes de tonfa (cassetete). Depois de praticar o crime, ele teria cavado a cova rasa num dos quartos da casa, enrolado o corpo em um lençol, e jogado no buraco. Em seguida, cobriu o cadáver com areia e livros para evitar a exalação do mau cheiro.

Campo do América

A doméstica morava com a mãe, os dois filhos, de 12 e 14 anos, e um sobrinho na comunidade do Campo do América, na Aldeota, a poucos metros da residência onde o corpo foi encontrado.

Segundo parentes, Flávia foi contratada pelos donos do imóvel onde foi morta para dormir no local e evitar furtos.

Há cerca de um ano, ela iniciou um relacionamento com Jorge Luiz, recém-chegado no bairro. Os dois passaram a dormir na residência, mas segundo os parentes, todos os dias a doméstica ia na casa da mãe para ver os dois filhos. Contudo, desde o último sábado, Flávia não apareceu ali.

Estranhando a falta de notícias, a mãe, os filhos, irmãos e o sobrinho de Flávia procuraram o companheiro dela na casa onde os dois dormiam. "Ele dizia que ela estava trabalhando em outra residência. Depois disse que tinha viajado", contou a cunhada Silvia Aquino.

Sem acreditar na versão de Jorge Luiz, os parentes continuaram a insistir por notícias. Ontem pela manhã, eles foram até a residência, na Rua Pereira Filgueiras, e ameaçaram chamar a Polícia se Jorge não informasse onde Flávia estava.

Ele manteve a mesma versão para o sumiço. No começo da tarde, o sobrinho e o irmão da doméstica voltaram ao local depois de conseguir as chaves do imóvel. Quando retornaram, Jorge Luiz já havia fugido.

Corpo

Depois de procurar em todos os cômodos, a apreensão dos familiares aumentou ao sentirem um forte odor exalando do último quarto da casa. Suspeitando de que se tratava do corpo de Flávia embaixo da pilha de entulhos e areia, os parentes ligaram para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Patrulhas do Ronda do Quarteirão foram acionadas e, ao verificar a suspeita de um achado de cadáver, acionaram a Perícia Forense.

Depois de quase três horas de agonia dos parentes, veio a confirmação. Flávia se tornou a mulher de número 175 assassinada neste ano no Estado.

De acordo com a perita Sônia Silva, o corpo apresentava "um afundamento no lado direito da cabeça". A lesão, é compatível com uma pancada que pode ter sido desferida com uma tonfa encontrada no local.

Balanço

175 mulheres foram mortas, neste ano, no Ceará. A maioria dos assassinatos teve motivo passional ou ligação com o tráfico de entorpecentes
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Policia - Acidente deixa moto embaixo de caminhão em Canindé

canindé - acidente com moto
Por volta das 10 horas da manhã desta quinta-feira, dia 15, aconteceu na rua Euclides Barroso, também conhecida como rua da Palha, no centro do município de Canindé.
De acordo com informações da polícia militar, uma moto FAN 150, de cor preta, placa OCN 5617, que estava sendo conduzida por Mozart Fernandes Vieira Neto, 23 anos, e uma Mercedinha, de cor branca, placas NVO 6185, conduzida por José Roberto Almeida Moraes, 38 anos.
A moto descia a rua da Palha em direção ao Mercado Novo, e a Mercedinha vinha saindo da travessa Raimundo da Costa Ribeiro, em direção à rua da Palha, quando de repente a moto, inexplicavelmente, chocou-se com o caminhão e entrou por baixo do pneu da Mercedinha.
Por sorte, o condutor da motocicleta, antes mesmo de colidir na lateral do caminhão, pulou da moto, vindo a sofrer apenas pequenas escoriações, sendo socorrido ao Hospital Regional São Francisco. Felizmente, o acidente resultou apenas em danos materiais.
Os moradores da área reclamam do excesso de velocidade dos veículos que por ali trafegam, e, além disto, relatam que a rua é de mão dupla e muitos veículos ficam estacionados em ambos os lados da pista, o que prejudica o trânsito, favorecendo a ocorrência de acidentes como este.
De acordo com o Inspetor Jean, da Guarda Municipal, diariamente é feita uma fiscalização naquela via, mas mesmo assim não inibe possíveis ocorrências de infrações.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Policia - Operação prende o prefeito de Pacajus e seus assessores

Clique para Ampliar
O prefeito de Pacajus, Pedro Philomeno Gomes (de camisa branca), chega escoltado na Divisão de Homicídios
Clique para Ampliar
Durante as buscas, os delegados que chefiaram a operação confiscaram diversos documentos, computadores, dinheiro e outras provas que serão encaminhadas pela Procap ao Poder Judiciário
Investigações do Ministério Público apontam que o desvio de verbas da Prefeitura chega a R$ 9,3 milhões

Uma megaoperação que mobilizou a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual (MPE) desarticulou, na manhã de ontem, mais um esquema de fraudes contra o dinheiro público. Desta vez, o ´alvo´ das autoridades da Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Publica (Procap) foi o Município de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (a 49Km da Capital). O valor do golpe pode atingir R$ 9,3 milhões.

Dez pessoas foram presas, entre elas, o prefeito do Município, Pedro José Philomeno Gomes Figueiredo; a filha dele, o genro, o presidente da Câmara dos Vereadores, vários secretários municipais e outros gestores suspeitos. Outros dois gestores (secretários municipais) foram afastados do cargo por ordem da Justiça.

Buscas

Além de cumpridos dez dos 11 mandados de prisão preventiva, expedidos pelo desembargador Darival Beserra Primo, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), foram confiscados dinheiro, armas de fogo e um veículo, além de farta documentação, com base em mandados de busca e apreensão.

Quarenta inspetores e 11 delegados de várias unidades da Polícia Civil estiveram mobilizados. A base da operação foi a sede da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Avenida Aguanambi, no bairro de Fátima, para onde foram encaminhados os documentos.

Os detidos foram levados, a princípio, para a Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) e, horas depois, encaminhados à DHPP para prestar depoimento aos promotores de Justiça.

Além do prefeito Pedro José Philomeno Gomes Figueiredo (PSDB), também foram capturadas durante a operação as seguintes pessoas; Luciana Pereira Figueiredo (filha do prefeito), Jorge Clementino Diego (genro), Érica Leandro de Alencar (procuradora do Município), Antônio Héder Holanda da Silva (secretário de Finanças), Neudeci Honorato Erculano (esposa de Héder), Valmir de Sousa Falcão (secretário e chefe do Departamento de Trânsito/Demutran), Francisco Carlos Alves Martins, vereador e presidente da Câmara Municipal de Pacajus; Jocélio Bezerra (vereador), e Vitório Andson de Sousa Lima (contador da Câmara Municipal).

Fugiu

Já a chefe da Comissão de Licitação da Prefeitura, Anercília Maria de Sousa, não foi encontrada durante as diligências, mas deverá se apresentar hoje à Polícia Civil ou diretamente na Procap.

Em entrevista por telefone, no começo da noite passada, o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, informou que, tão logo recebeu ofício do Tribunal de Justiça do Estado sobre a decretação das prisões e a expedição dos mandados de busca, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco José Bezerra, determinou que fosse montada a operação.

Eram 5 horas, quando os policiais iniciaram as diligências depois de uma reunião realizada às 4 horas na sede da DHPP. "Para cada ´alvo´ (pessoa a ser presa) foi destacada uma equipe sob o comando de um delegado", explicou Luiz Dantas. Os dez presos permanecem na carceragem da ´Capturas.

FIQUE POR DENTRO
Cadeia

Atendendo a um pedido do Ministério Público Estadual, por meio da sua Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, decretou a prisão preventiva de 11 pessoas que teriam envolvimento direto no esquema criminoso para o desvio de dinheiro público. Os acusados seriam autores de diversos delitos e, com as verbas destinadas a melhorias no Município, enriqueceram de forma ilícita. A prisão preventiva visa impedir que os acusados fujam, façam sumir provas e, ainda, ameacem testemunhas

Buscas

45 mil reais foram encontrados pela Polícia na residência do prefeito de Pacajus. O dinheiro, documentos e outros objetos foram confiscados pela Justiça

CONFISCO
Dinheiro e arma na fazenda do gestor

Desvio de verbas públicas, ´lavagem´ de dinheiro, fraude em processos licitatórios, enriquecimento ilícito, posse ilegal de armas e até formação de quadrilha. Estes são os crimes atribuídos às 11 pessoas que tiveram a prisão decretada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará nas investigações que têm como alvo a administração pública do Município de Pacajus.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, na manhã de ontem, a Polícia Civil fez uma devassa no sítio do prefeito Pedro José Philomeno Gomes Figueiredo. Uma quantia de R$ 45 mil reais em espécie foi encontrada, além de uma caminhoneta modelo Hilux SW4.

Flagrante

Além disso, um rifle de calibre 38, com o registro vencido, foi localizado no imóvel. Diante do fato, o prefeito acabou sendo autuado em flagrante por posse ilegal de arma pelo delegado Pedro Viana, titular da Delegacia de Narcóticos (Denarc) e um dos chefes da operação.

Já a caminhonete Hilux havia sido alugada por contrato em nome do Município, mas estava dentro da propriedade particular do gestor e servia à sua família, segundo fontes do Ministério Público.

O prefeito e sua filha receberam voz de prisão em sua residência e não ofereceram resistência. Em seguida, os delegados e inspetores iniciaram uma busca minuciosa no imóvel à cata de provas dos delitos que estão sendo investigados pelo Ministério Público Estadual através de sua Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Procap). O mesmo aconteceu nas residências dos demais ´alvos´, segundo informou o delegado geral Luiz Carlos Dantas em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste.

Por volta do meio-dia, a operação policial foi encerrada com todos os dez presos já recolhidos na Delegacia de Capturas e Polinter. Vários advogados e familiares dos detidos compareceram àquela Especializada.

No começo da tarde, os acusados passaram a ser levados, em pequenos grupos, até a sede da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para serem interrogados sobre os golpes citados em vasta documentação do Ministério Público.

Milhões

O Diário teve acesso exclusivo, ontem, aos documentos elaborados na investigação do MP que apontam desvio de R$ 9,3 milhões dos cofres públicos pelo esquema criminoso do qual o prefeito de Pacajus é apontado como o ´cabeça´, juntamente com seus assessores e familiares. As investigações remontam a outubro de 2008 e envolvem´ o mesmo conjunto de fraudes que tinha como ´fachada´ várias empresas montadas pelos acusados para escamotear o desvio do dinheiro público.

No dia 4 de maio último, o chefe da Procap, procurador de Justiça Benon Linhares Neto, encaminhou ao TJCE o pedido de prisão para, pelo menos, pessoas acusadas de integrarem a organização criminosa. "Todos, sem exceção, figuram como beneficiários direto de recursos públicos desviados das contas do Município de Pacajus, o que fazem de maneira sistemática e com a anuência do prefeito municipal", relatou Linhares.

QUEM FOI PRESO

Pedro José Philomeno Gomes Figueiredo (prefeito de Pacajus e apontado como principal integrante do esquema fraudulento de licitações)
Luciana Pereira Figueiredo (filha do prefeito municipal, beneficiada com o dinheiro desviado da Prefeitura)
Jorge Clementino Diego (genro do prefeito de Pacajus e que teria usado sua conta no esquema criminoso)
Érica Leandro de Alencar (procuradora do Município)
Antônio Héder Holanda da Silva (secretário de Finanças)
Neudeci Honorato Erculano (esposa do secretário de Finanças)
Valmir Sousa Falcão (secretário de transporte e Demutran)
Francisco Carlos Alves Martins (presidente da Câmara)
Jocélio Bezerra Almeida (vereador do Município)
Vitório Andson de Sousa (contador da Câmara de Vereadores)
Anercília Maria de Sousa (chefe da Licitação), está foragida, mas deverá se apresentar à Polícia Civil ou ao Ministério Público ainda hoje
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Policia - Falsos ´federais´ presos no Interior


Clique para Ampliar
Idelvânia Gomes Batista, a falsa delegada da Polícia Federal, insistiu na farsa mesmo depois da trama descoberta
Polícia suspeita de que os acusados estavam a serviço de uma quadrilha que planejava o resgate de presos na delegacia

Um casal foi preso, ontem, na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central (a 206Km de Fortaleza) quando se passava por policiais federais. Conforme as autoridades daquele Município, Idelvânia Gomes Batista, 25, natural de Campos Sales; e Deivison Oliveira da Silva, 29, de Quixeramobim, afirmavam que eram integrantes da Polícia Federal e que estavam em diligências no Interior.

O casal apresentava documentos falsificados. A mulher dizia ser delegada, enquanto o comparsa se identificava como agente. Os dois chegaram a se dirigir até a delegacia afirmando que estavam ali para acompanhar os trabalhos da unidade.

As suspeitas da Polícia é de que os acusados possam ser integrantes de algum bando organizado e teria ido à delegacia com a missão de preparar algum resgate de preso ou se apoderar das armas da Polícia.

Mesmo depois de descoberta a farsa, a mulher continuou insistindo que fora ´nomeada´ para a PF por um suposto delegado que ela identificou como Claudionor Bergano Vicenza. Em poder dela, a Polícia apreendeu um notebook, um par de algemas e até um carimbo com o distintivo da Polícia Federal.

Registros

No computador, os verdadeiros policiais de Quixeramobim localizaram alguns arquivos, entre eles, um termo de posse no cargo de delegada. Depois que o golpe foi descoberto, os acusados foram autuados em flagrante por falsidade ideológica e falsificação de documento.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Politica - Cassado prefeito de Santana do Cariri


Clique para Ampliar
O PREFEITO Jesus Garcia e o vice Gerardo Garcia foram cassados, ontem, pela Câmara
O vice-prefeito também foi cassado e, assim, a cidade caririense permanece com impasse de nova administração

Santana do Cariri. Uma sessão tensa na Câmara Municipal de Santana do Cariri acabou na cassação do prefeito Jesus Garcia (PSDB), e seu vice, Geraldo Eriberto Garcia (PSDB), no final da manhã de ontem. Ainda continua o impasse da nova administração da cidade. É que mesmo com a cassação, com seis votos a dois, a presidente da Câmara Municipal, Ana de Abreu Machado, que deveria ter assumido o cargo, não conseguiu entrar na prefeitura como nova gestora. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) apurava há quatro meses denúncias de improbidade administrativa contra a gestão da cidade.

O prefeito cassado pelo legislativo entrou com pedido de liminar na justiça. Até às 8 horas desta sexta-feira, o juiz Mateus Pereira Júnior deverá estar dando o parecer. O relatório produzido pelos vereadores foi encaminhado para o Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Contas do Município (TCM), além do Ministério Público do Estado (MP).

Os vereadores deverão apresentar, em 120 dias, o relatório final das investigações. O prefeito cassado deverá se afastar do cargo durante esse período. Jesus Garcia afirma não haver fundamento para a cassação, já que os vereadores alegam o seu afastamento do cargo, para que o vice assumisse interinamente.

"Já recorri desta sessão, que não apresenta provas e somente argumentos relacionados ao período em que repassei o cargo para o vice", afirma. Diante desse argumento, Jesus Garcia considera a sessão nula.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste