v

sexta-feira, 15 de junho de 2012

SEM POLÊMICA - Elmano de Freitas reúne equipe e pretende apresentar programa de governo inovador


O pré-candidato petista à prefeitura da Capital, Elmano de Freitas, reuniu-se ontem com o ex-secretário de Cultura do governador Cid Gomes (PSB), Auto Filho, e o professor Osmar de Sá Pontes para debater as propostas do programa de governo do PT para as eleições municipais. Os dois fazem parte da comissão do partido que está coordena a preparação das propostas que deverão ser apresentadas na campanha de Elmano de Freitas. Também esteve presente na reunião o presidente municipal do PT, Raimundo Ângelo.


De acordo com Elmano de Freitas, Fortaleza é uma cidade quem tem desafios estruturais de uma grande metrópole. Ele disse que a intenção do PT é apresentar à população uma “proposta de governo inovadora”.

Sobre as críticas feitas pela prefeita Luizianne Lins (PT) à gestão de Cid Gomes (PSB) à frente do Governo do Estado, Elmano disse que não pretende alimentar discussões sobre o Executivo estadual.”

Elmano de Freitas ponderou que “é cedo” para definir o pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por ele. O pré-candidato petista detalhou que tem dialogado com todos os partidos que integram a base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT) para firmar aliança para a eleição municipal em Fortaleza. Segundo Elmano essa seria a orientação do ex-presidente Lula para a campanha do PT em Fortaleza.

Questionado sobre o fim da aliança com o PSB, Elmano de Freitas disse apenas que “o PSB tem direito de apresentar candidato próprio e propostas.”




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Politica - PT prega diálogo, mas promete responder às críticas


Embora defenda que a campanha seja sem ataques, o vereador Acrísio Sena diz que o PT reagirá às possíveis críticas dos partidos adversários
Elmano promoveu almoço para discutir seu programa de governo


Após reunião do PT com partidos aliados na manhã
de ontem, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena (PT), disse que seu partido reagirá a possíveis críticas durante a campanha eleitoral. Questionado sobre a postura dos petistas em relação ao ex-aliado PSB, o vereador disse que “não está mais na ordem do dia o PT calar diante das críticas” que vêm sendo feitas contra o partido e a prefeita Luizianne Lins (PT).

De acordo com o vereador, o PT algumas vezes deixou de rebater certas críticas por “respeito aos aliados”. “Se somos tratados como aliados, todos serão tratados como aliados. Se somos tratados como adversários, temos de respeitar essa condição”, argumentou, classificando como injustas a maioria das críticas que o partido e a prefeita têm recebido.

Porém, Acrísio frisou que o tom da campanha petista será de proposição e diálogo com a população e não de críticas aos demais candidatos. O pré-candidato do PT à Prefeitura, Elmano de Freitas, participou da reunião e, sobre a campanha, disse: “Meu foco são as propostas. Não vou fazer críticas ou discussão pessoal”.

O presidente municipal do partido, Raimundo Ângelo, reitera: “Não vamos fazer campanha atacando ninguém”. Tal postura se justifica, ao menos em parte, pelo cuidado em relação ao prolongamento do processo eleitoral, já que alguns partidos adversários no início da campanha são potenciais aliados em eventual segundo turno.

“Em uma eleição de dois turnos a gente precisa ter cuidado político”, diz Ângelo. Para o dirigente petista, partidos aliados nacionalmente que, “por questão local, estão com outra tática eleitoral”, tendem a se realinhar posteriormente.

Alianças
Na reunião de ontem, estiveram presentes, além dos petistas, representantes do PV, PTN, PTdoB, PSC e o setor governista do PTC. “Com esses já estamos fechados”, disse Raimundo Ângelo. Ele afirmou ainda que as conversas com o PR estão “caminhando bem” e que há também uma negociação com o PRB.
Sobre a escolha do candidato a vice-prefeito, Elmano disse: “Estamos pensando no perfil desse vice”. A definição deve sair apenas na última semana antes da convenção do dia 30 de junho.

Acrísio reforçou que o PT ainda conversa com vários partidos. O vereador acredita que há possibilidades de o PCdoB, que tem Inácio Arruda como pré-candidato, ser um aliado já no primeiro turno. “Estamos vendo um esvaziamento da candidatura do Inácio Arruda, com a possível saída do PP. E o PCdoB é um aliado histórico nosso”. Porém, ele ponderou que é preciso respeitar a autonomia e a decisão que o PCdoB tiver.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Membros do PSB, principalmente Ivo e Ciro Gomes, irmãos do governador, têm feito críticas frequentes à gestão Luizianne. Com o fim da aliança entre PT e PSB, os petistas prometem postura mais dura frente às críticas.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Crise - Cid critica "estilo" político de Luizianne e diz que não cai em polêmica

O governador, no entanto, evitou polemizar e disse que irá buscar apoio do PT em possível segundo turno
Cid para Luizianne: "Não é necessário que vire uma guerra"

Sem querer demonstrar rancor, e com certo tom de indiferença, o governador Cid Gomes (PSB) evitou polemizar sobre as críticas que a prefeita Luizianne Lins (PT) fez sobre o Executivo estadual após o rompimento da aliança. Entretanto, ontem, não deixou de criticar o perfil político da petista. Ao O POVO, Cid disse que considera “normal, em campanhas, acirramento de ânimos e baixaria” e que “Luizianne tem este estilo de longas datas: procura estabelecer na polêmica uma forma de se destacar. Não vou cair nessa estratégia”.

As declarações foram feitas depois da solenidade de posse da nova diretoria do Tribunal Regional do Trabalho – um dia após a prefeita ter atacado a política de segurança pública do Estado e ter dito que, a partir de agora, não tratará o PSB mais como aliado, embora vá tentar “até o último momento”, reaproximação com o partido de Cid.

O governador ressaltou que, apesar da crise, vai buscar apoio do PT em um possível segundo turno da disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Assim, mandou recado à prefeita. “O que a prudência e a inteligência política recomendam é que você não escancare. Sempre pretendi manter a aliança com o PT. Não foi possível. Não é necessário que isso vire uma guerra”, afirmou.

Rumos do PSB
Após longo período de impasse, o PSB anunciou que não estará ao lado do candidato petista à sucessão de Luizianne, Elmano de Freitas, e que irá lançar candidato próprio na campanha. Ontem, porém, Cid disse que não descarta a possibilidade de o PSB apoiar o nome de outro partido – incluindo o do senador Inácio Arruda (PCdoB). “Enquanto não houver a formalização de uma candidatura (própria), tudo é possível”, sugeriu ele, que não quis adiantar tendência sobre que nome será escolhido.

O chefe do Executivo admitiu também que, caso o PSB se lance na disputa, o posto de candidato a vice-prefeito na chapa será ocupado pelo PMDB, hoje o maior partido da aliança governista.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

Cid e Luizianne são protagonistas da crise na aliança governista em Fortaleza. A prefeita diz que tentou dialogar com o governador sobre o candidato do grupo. O PSB afirma que PT queria impor nome.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Quixadá - Indefinições para a ‘cadeira’ do Executivo Municipal de Quixadá


Os eleitores estão baratinados com tanta informações incertas, jogadas pelos correligionários.
Existe uma grande expectativa para as definições no pleito eleitoral de 2012 no município de Quixadá. A cadeira do Executivo municipal poderá ser disputada por quatro candidatos, mas a “turma” da oposição busca união de todas as correntes opostas a grupo que governa Quixadá desde de 1996.

Hoje há quatro nomes, mas tudo indica que só ficará dois, isso definido a uma grande
reunião no gabinete do Deputado Osmar Baquit onde estavam três pré-candidatos e deputados dos partidos que disputam a vaga na chapa majoritária. Ciro Gomes estava presente.

Nesta disputa aguarda-se para definir as batalhas que terá inicio no próximo mês. Os militantes já iniciaram os trabalhos nos bastidores da politica, as negociações já estão a todo vapor, estratégias são montadas para a luta final. Vários encontros com lideranças e pré-candidatos ao legislativo municipal são disputadas pelos pré-candidatos, buscando os apoios onde tentam fortificar suas candidaturas.

Os eleitores estão baratinados com tanta informações incertas, jogadas pelos correligionários dos pretensos candidatos, esse pode, esse não pode, vai ser fulano, não vai ser cicrano e por tanta dúvida o povo fica meio que desconfiado para responder as pesquisas que estão sendo feitas por institutos na cidade, e pode muito bem não refletir a realidade  que será sufragada nas urnas em outubro próximo.

Clemio Pinto
Colaborador
Redação
Edição


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Quixadá - Pré-seleção do Concurso Miss Quixadá selecionará candidatas nesta sexta-feira


A pré-seleção ocorrerá na sexta-feira, 15/06, às 19h, no Centro Cultural Rachel de Queiroz.
 
O Concurso Miss Quixadá 2012 está previsto para o próximo dia 30 de junho, às 21h, no Quinta Estação Clube, com o desfile das candidatas, show com DJs convidados, Rômulo Santa Rai e Banda Q. Em meio à maratona a organização cuida de todos os detalhes para que o evento ocorra como as famílias quixadaenses merecem.

Na próxima sexta-feira, 15, acontecerá uma das principais etapas do concurso de beleza, trata-se da pré-seleção das futuras candidatas a misses teen e Quixadá 2012. Na ocasião os profissionais e a organização farão uma avaliação técnica e levantamento de dados fundamentais, como por exemplo, se a candidata é natural ou reside em Quixadá por no mínimo 12 meses; se tem entre 13 e 15 anos para a disputa do título de miss teen, e de 16 a 25 anos para a disputa do título de Miss Quixadá 2012; entre outros. As candidatas preencherão uma fixa de inscrição e serão comunicadas se foram ou não aprovadas por meio de e-mail ou ligação telefônica.


“A pré-seleção é somente uma das várias opções de escolhas, pois a todo tempo recebemos por meio das redes sociais, nas ruas, por ligações, indicações de moças de nossa cidade. A pré-seleção deixa o concurso mais democrático, e abre oportunidade para aquelas jovens que sempre tiveram o sonho de representar o município como miss”, disse Kristian Páscoa organizador do evento junto com Caio Capistrano e Alan Queiroz.

As vendas e reservas de mesas e ingressos individuais estarão disponíveis ainda essa semana no Restaurante Irashai Mase e com representantes autorizados, ou se preferir pode solicitar a venda a domicílio pelos fones: (88) 9911 9417, 99166896 e 9962 5705.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Politica - Luizianne está em Brasília. Cid Gomes também



A prefeita Luizianne Lins, que também preside o PT estadual, viajou para Brasília nesta madrugada de sexta-feira. Ela chegou em cima da hora do voo, acompanhada por seus seguranças e não falou com a imprensa. Com ela, uma assessora
e participação em ato em que a presidente Dilma Rousseff deverá liber cerca de R$ 10 bilhões para obras na área da mobilidade urbana e lançará ações também de combate à estiagem.

Nesse mesmo ato, estará o governador Cid Gomes, que preside o PSB estadual, mas não há informações de que ambos manterão algum tipo de diálogo.

Nesta semana, a prefeita definiu a segurança pública do Estado coo “desastrosa”, mas Cid Gomes evitou polemizar. Foi o início de atritos que podem dar o tom da campanha eleitoral na Capital. Luizianne tem vários projetos dependendo de recursos federais no campo da mobilidade.

Já Cid Gomes deverá voltar para a festa da primeira viagem do Metrofor, o que ocorrerá no trecho de Pacatuba até Vila das Flores, em Maracanaú, a partir das 15 horas.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Politica - Cid evita polemizar com prefeita e diz que vice do PSB pode vir do PMDB


“Sem querer demonstrar rancor, e com certo tom de indiferença, o governador Cid Gomes (PSB) evitou polemizar sobre as críticas que a prefeita Luizianne Lins (PT) fez sobre o Executivo estadual após o rompimento da aliança. Entretanto, ontem, não deixou de criticar o perfil político da petista. Ao O POVO, Cid disse que considera “normal, em campanhas, acirramento de ânimos e baixaria” e que “Luizianne tem este estilo de longas datas: procura estabelecer na polêmica uma forma de se destacar. Não vou cair nessa estratégia”.


As declarações foram feitas depois da solenidade de posse da nova diretoria do Tribunal Regional do Trabalho – um dia após a prefeita ter atacado a política de segurança pública do Estado e ter dito que, a partir de agora, não tratará o PSB mais como aliado, embora vá tentar “até o último momento”, reaproximação com o partido de Cid.

O governador ressaltou que, apesar da crise, vai buscar apoio do PT em um possível segundo turno da disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Assim, mandou recado à prefeita. “O que a prudência e a inteligência política recomendam é que você não escancare. Sempre pretendi manter a aliança com o PT. Não foi possível. Não é necessário que isso vire uma guerra”, afirmou.

Rumos do PSB
Após longo período de impasse, o PSB anunciou que não estará ao lado do candidato petista à sucessão de Luizianne, Elmano de Freitas, e que irá lançar candidato próprio na campanha. Ontem, porém, Cid disse que não descarta a possibilidade de o PSB apoiar o nome de outro partido – incluindo o do senador Inácio Arruda (PCdoB). “Enquanto não houver a formalização de uma candidatura (própria), tudo é possível”, sugeriu ele, que não quis adiantar tendência sobre que nome será escolhido.

O chefe do Executivo admitiu também que, caso o PSB se lance na disputa, o posto de candidato a vice-prefeito na chapa será ocupado pelo PMDB, hoje o maior partido da aliança governista.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

PT e PSB - Pinheiro defende aliança no 2º turno


Em seu primeiro pronunciamento na Assembleia Legislativa, após ter sido exonerado da Secretaria da Cultura, o deputado Francisco Pinheiro (PT) ressaltou os resultados gerados a partir da aliança feita entre PT e PSB, desde 2006. O petista fez questão de destacar diversas iniciativas das administrações estadual, federal e municipal desde quando as duas legendas resolveram se unir, afirmando acreditar ainda que os dois partidos possam estar juntos nesta eleição para a Prefeitura de Fortaleza, mesmo que no segundo turno.


Pinheiro pontuou diversas ações administrativas que, segundo ele, só foram possíveis por conta dessa aliança entre PT e PSB

"Insistimos em ressaltar a importância dessa aliança constituída entre PT e PSB, em 2006. Conseguimos no Ceará avanços muitos significativos, avanços esses que garantiram a aliança desde o âmbito municipal até o federal", ressaltou. Pinheiro pontuou diversas ações administrativas que, segundo ele, só foram possíveis por conta da aliança.

O parlamentar tratou de enumerar iniciativas que partiram do Governo Federal, do Governo Estadual, mas citou apenas um feito da administração de Luizianne, em Fortaleza: o Metrofor que, conforme explicou, teve recursos do Município, da União e, principalmente, do Estado.

Policlínicas

O deputado salientou as medidas e programas do Governo Federal para minimizar os efeitos da seca, o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), do Estado, as escolas profissionalizantes e as ações do Executivo cearense na área da saúde com a construção das policlínicas e dos hospitais regionais. "Um sistema de atendimento publico extremamente eficaz", observou.

Para manter a aliança, analisa o petista, é preciso respeitar as posições adotadas pelos partidos que a compõe, acreditando ser legítimo os partidos lançarem seus candidatos, contudo não acha interessante descartar, de vez, uma união entre PT e PSB. "Desejo que possamos continuar unidos no primeiro turno, caso não seja possível, vamos deixar janelas e portas abertas para estarmos unificados no segundo turno. O povo cearense não quer retrocesso", ponderou.

Diálogo

De acordo com Pinheiro, os Governos, seja no âmbito municipal ou estadual, voltam-se, principalmente, para a população mais pobre, mais um motivo, segundo atesta, para apostar na manutenção do diálogo dos partidos que constituem a base aliada. "É por isso que nós acreditamos em manter a possibilidade de conversação. Não podemos pôr em risco um projeto que vem alterando, profundamente, a vida da população", alegou.

Os petistas e socialistas presentes no plenário não fizeram apartes ao pronunciamento de Pinheiro. A maioria vem evitando falar do assunto, aliança PT e PSB, principalmente, da tribuna da Casa. Na sessão anterior, o líder do bloco PT-PSB, deputado Welington Landim (PSB), fez questão de colocar o posicionamento do seu partido sobre esse imbróglio.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Críticas ao governo - Deputados contestam afirmações da prefeita


Petista reclama cautela para que possa haver aliança no segundo turno das eleições municipais em Fortaleza

O deputado petista Camilo Santana considera um "equívoco" a crítica da prefeita Luizianne Lins (PT) ao desempenho do Estado na segurança pública e acredita que com isso ela pode estar "fechando portas" para uma aliança com o partido do governador Cid Gomes (PSB) no segundo turno da eleição para a Prefeitura de Fortaleza. Outros deputados petistas evitaram comentar a fala da correligionária, presidente estadual do partido.


Camilo Santana disse considerar um equívoco a crítica da prefeita Luizianne Lins (PT) ao desempenho do Estado na segurança pública

O deputado Ely Aguiar (PSDC) que, por diversas vezes censurou a política de segurança pública da atual administração, foi à tribuna para defender o Governo. Para Ely, isso não é verdade (a crítica de Luizianne). O parlamentar argumenta que o Ronda do Quarteirão não foi concebido para atuar como uma Polícia investigativa ou mesmo para combater o crime organizado, mas sim para ser uma Polícia "comunitária colocada no meio da rua para atender às necessidades mais urgentes das vítimas dos facínoras".

Luizianne foi questionada por jornalistas, na quarta-feira à noite, sobre a decisão do PSB de rejeitar apoio ao pré-candidato petista à sucessão, Elmano de Freitas, indicado pela prefeita. Ela condenou o Governo na área da segurança pública, afirmando que o programa Ronda do Quarteirão, bandeira de campanha de Cid, "não deu certo da forma como se tinha pensado", e chamando de "desastrosa" a segurança na Capital.

Controle emocional

Segundo o deputado petista Camilo Santana, é preciso haver controle emocional para assegurar a aliança com o PSB num segundo turno e evitar uma vitória do PSDB, que deverá lançar como candidato o ex-deputado Marcos Cals. "Possivelmente na eleição em Fortaleza, caso não haja aliança, haverá dois turnos. Então você vai fechar as portas? Se o PT for contra o PSDB no segundo turno, não vamos querer o (apoio do) PSB?", disse o ex-secretário estadual das Cidades, acrescentando: "A emoção não pode permitir que essas declarações (as de Luizianne Lins) aconteçam".

Pelo lado do PSB, o deputado Welington Landim acusou Luizianne de ingratidão com o governador e recomendou "chá de erva cidreira" à prefeita. "É muito ruim cuspir no prato que comeu. É uma demonstração de falta de sabedoria, de falta de gratidão. O governador tem sido um grande parceiro para Fortaleza", disse Landim, líder do bloco PSB-PT na Assembleia. "Campanha política não é momento para ataques pessoais, é momento para propostas".

Alegação

No evento de quarta, Luizianne voltou a dizer que o PSB parece ter decidido pela candidatura própria para atender a vontade do irmão do governador, o ex-deputado Ciro Gomes, já que Cid, presidente estadual do partido, defendia a aliança com os petistas. Landim qualifica de "ridícula" essa alegação.

O deputado José Albuquerque, secretário-geral do PSB cearense, salienta que a candidatura própria foi defendida por todos os presentes à recente reunião do PSB que tratou do assunto. "A reunião aconteceu com 41 pessoas. Não teve um voto contra a candidatura própria. Duas pessoas pediram para dar mais um tempo, e foi só. O Ciro era apenas uma das pessoas que estavam lá", observou. Ele não quis comentar a declaração de Luizianne. "O PSB teve duas candidaturas ao governo e nunca baixamos o nível da campanha. Por que vamos baixar agora?".




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Tiroteio - Mulher é morta por bala perdida no Genibaú



Uma mulher foi morta, por uma bala perdida, na noite de quarta-feira, na Rua 24 de outubro, no bairro Genibaú. A vítima foi Francisca Lindalva, 52, que dormia quando uma bala atravessou a janela de sua casa. O projétil atingiu Francisca na perna e não houve tempo para que ela fosse socorrida, já que o ferimento rompeu a femoral.

O alvo do tiroteio era Alan dos Santos Fontenele Rocha, 26. O rapaz passava pela rua quando dois homens o abordaram e começaram a atirar. Ele ainda tentou correr, mas foi lesionado. Rocha morreu na hora, atingido por vários disparos.

A motivação do crime ainda é desconhecida. A Polícia irá ouvir testemunhas a respeito do que ocorreu. Já existem suspeitos do crime, mas os nomes não foram revelados. A população se mostra bastante assustada com a violência no bairro. Os vizinhos lamentam a fatalidade que vitimou Francisca Lindalva e cobram respostas para o caso.

Somente neste ano, 90 mulheres foram mortas no Ceará. Os números aumentam à cada mês. Os crimes acontecem principalmente por envolvimentos com o tráfico de drogas, além, dos casos passionais.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Denúncias - Cantor afirma que não descumpriu contratos



O cantor e dono de banda Bruno Stéfano, denunciado na Polícia sob a acusação de suposto estelionato, se apresentou, no fim da tarde de ontem, na Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF). Em depoimento ao delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, Stéfano negou ter descumpriu os 59 contratos firmados com noivos e outros clientes de eventos para os quais ele havia sido contratado.


No fim da tarde de ontem, Bruno Stéfano se apresentou à Polícia Civil com um advogado e prestou depoimento. Investigações continuam

Até a tarde de ontem, 19 Boletins de Ocorrência (B.Os.) haviam sido registrados na Especializada por supostas vítimas do cantor. Em todos os relatos, os clientes afirmam que Stéfano descumpriu os contratos e que não estariam conseguindo falar com o músico.

Algumas pessoas que estavam com festas marcadas para o próximo fim de semana e outras com eventos que ocorrerão somente em 2013 procuraram à DDF e denunciaram o cantor.

Rede social

O delegado Jaime Paula Pessoa Linhares instaurou inquérito para apurar o caso. Segundo ele, tudo começou quando Stéfano enviou cartas, no último dia 12, para clientes informando que não poderia arcar com os compromissos firmados para o próximo fim de semana.

Uma das pessoas divulgou o documento em uma rede social e outros casais resolveram comparecer à Especializada e prestar queixa, com medo de que o artista não cumprisse o contrato. No entanto, em seu depoimento , Stéfano afirmou que não descumpriu nenhum acordo firmado e que estará presente em todos os eventos agendados.

"O que houve foi uma grande especulação na Imprensa e em redes sociais por conta de três pessoas com as quais entrei em contato. Não existe nenhum contrato descumprido. Os shows nos casamentos de amanhã (hoje) e sábado serão cumpridos com o mesmo preço", afirmou Stéfano, que há seis anos atua como cantor em eventos sociais.

O advogado Romero Lemos, que representa o músico, disse que ele "se sente vítima de especulação, mal-entendido e informações desencontradas". O advogado afirma também que o cantor "não praticou nenhuma conduta típica à luz do Direito Penal, pois não descumpriu nenhum compromisso".

O titular da DDF afirmou que vai continuar apurando o caso e ouvindo as supostas vítimas e outras pessoas envolvidas.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Operação interestadual - PF prende organização criminosa do tráfico



Além do Ceará, outros cinco Estados foram ´alvo´ da ação. Quinze pessoas foram presas em território cearense

Um forte golpe foi dado no esquema do tráfico interestadual de drogas, principalmente no Ceará, com a deflagração da ´Operação Minotauro´, desencadeada, ontem, por 90 homens da Polícia Federal (PF). Somente no Ceará foram cumpridos 15 mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão.

Além do Ceará, os agentes da PF efetuaram uma prisão no Rio Grande do Norte, duas em Rondônia, uma no Amazonas, outra no Mato Grosso e quatro no Mato Grosso do Sul.


O superintendente da PF no Ceará, Sandro Caron, e os delegados que participaram da ´Operação Minotauro" deram uma entrevista coletiva para falar da investigação e de como o bando praticava a ´lavagem´ do dinheiro

O superintendente regional da PF no Ceará, delegado Sandro Caron, informou que as pessoas presas em Rondônia, no Amazonas, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul eram responsáveis pelo fornecimento da droga. O acusado preso no Rio Grande do Norte adquiria a droga na Capital cearense e se encarregava de fazer a revenda em território potiguar.

O ´cabeça´ da quadrilha, segundo o delegado Sandro Caron, esteve preso entre 2006 e 2008. Mesmo na cadeia, ele continuava a comandar a atividade criminosa. No ano em que saiu da prisão, permaneceu traficando drogas. Em janeiro de 2009, na prática, a ´Operação Minotauro´ teve início com as investigações sobre as atividades do homem apontado como líder da quadrilha. Os agentes da PF verificaram que ele montou um esquema para não atrair suspeitas e abriu uma transportadora e um frigorífico.

´Fachada´

Com as empresas de ´fachada´, o chefe do grupo passou a ter menos contato direto com as drogas que eram enviadas para ele. "Cada um tinha uma função específica na organização criminosa", disse o delegado Eliomar Lima Júnior, titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da PF. "Para evitar suspeitas, ele não transportava drogas no caminhões que estavam em nome da empresa, mas o dinheiro do tráfico era ´lavado´ através de pessoas jurídicas criadas para esse fim", completou.

Foco

Caron salientou que o ´cabeça do grupo criminoso não´ ostentava riqueza, exatamente para não levantar suspeita. O superintendente acrescentou que as investigações foram focadas no patrimônio dos suspeitos. "Somente descapitalizando os chefes, podemos combater o tráfico".

Durante o período de investigação do grupo criminoso, foram apreendidos 403 quilos de drogas, precisamente maconha e cocaína nas mais diversas formas. Os membros da organização criminosa foram presos por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. "Alguns já estavam presos por outros crimes cometidos, inclusive o policial militar", lembrou Sandro Caron.

Outro caso

Durante a operação, outro grupo acabou preso pela PF. Três homens foram detidos na Avenida Frei Cirilo, em Messejana, quando transferiram de um carro para outro 35,9 quilos de cocaína. Um paulista e dois cearenses foram detidos.

Um deles é PM e o outro, servidor da Assembleia Legislativa do Ceará há cerca de 30 anos.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Agora só no STJD - Pleno mantém Crateús rebaixado


Por unanimidade de votos em dois processos e por 6 a 1 no terceiro, o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva manteve a decisão da Comissão Disciplinar de Futebol, que no dia 23 de abril de 2012 rebaixou o Crateús por ter utilizado três jogadores irregulares em partidas do Campeonato Cearense.


Advogado do Ferroviário, Anastácio Nascimento, faz a sua sustentação oral, reforçando o parecer do procurador e do relator do processo

Os auditores negaram a preliminar dos advogados do Crateús, Dênis Luís e André Alves, que pediram um desmembramento dos processos contra o clube. Os auditores argumentaram ontem que esta solicitação deveria ter sido feita no julgamento anterior.

Caso fossem reunidos num só, os processos relativos aos jogadores William Carioca, Bruno Recife e Erilson, o Crateús perderia apenas quatro pontos e permaneceria na Primeira Divisão. Com o desmembramento, o Crateús continuou perdendo 13 pontos, ficando com 13, menos que os 21 do Ferroviário, que, assim, permanece na elite do futebol cearense, no lugar do Guerreiro do Poty.

Fundamentação

A fundamentação dos votos do procurador do TJD, Marcello Desidério, e do relator do processo no Tribunal Pleno, Eugênio Vasques, foram decisivos para que o Crateús perdesse a causa novamente, porque eles fizeram uma longa exposição de como o clube do Interior se confundiu na contagem dos cartões amarelos e vermelhos e acabou infringindo o artigo 214 do CBJD, Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

O presidente do Crateús, Franzé Martins, informou que seu clube vai recorrer na próxima segunda-feira ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, para reverter a situação. Caso não consiga nada, irá apelar para a Justiça Comum.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

COPA DO BRASIL - Lucas decide, e Tricolor vence



Mesmo com um jogador a menos, São Paulo vence Coritiba por 1 a 0 com gol aos 43 minutos do segundo tempo

Com um jogador a menos desde os 14 minutos do segundo tempo e jogando mal desde o início, o São Paulo contou com uma jogada individual e em um chute preciso de Lucas, a dois minutos do fim, para vencer o Coritiba por 1 a 0, no estádio do Morumbi, ontem, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil.


O meia Lucas decidiu o primeiro jogo das semifinais a dois minutos do fim, quando pegou bola na esquerda, atravessou o campo pela intermediária, limpou a jogada e chutou em diagonal, garantindo a vitória
Lucas teve que jogar sozinho no primeiro tempo, quando o meio de campo do São Paulo não funcionou. Na segunda etapa, quando as coisas melhoraram um pouco, Paulo Miranda foi expulso.

Mesmo com um a menos, o time da casa seguiu perigoso, Luis Fabiano ficou perto de marcar duas vezes, mas foi Lucas quem, mais uma vez, decidiu. Agora o São Paulo joga por um empate ou por uma derrota por um gol de saldo, desde que marque gols, no jogo de volta, quarta-feira que vem, em Curitiba.

Ontem, no primeiro tempo, faltou movimentação e toque de bola ao São Paulo. Com seus quatro jogadores de meio muito apagados, o São Paulo tinha apenas uma jogada: Lucas pela direita.

Mas o excesso de individualismo, aliado à falta de aproximação dos companheiros, fez com que o esforço fosse quase em vão. O tricolor teve apenas três chances de gols no primeiro tempo, com Lucas e Luis Fabiano, duas vezes.

Já o Coritiba se aproveitou bem do enorme espaço entre o meio de campo e a defesa do São Paulo. Da intermediária saíram quatro chutes perigosos, mas sem sucesso.

Expulsão

O São Paulo voltou do intervalo melhor, até que Paulo Miranda resolveu aprontar. Errou o tempo de bola, acertou o pé na cabeça de Sérgio Manoel e recebeu o segundo cartão amarelo.

Enquanto a zaga tricolor tentava se entrosar, Everton Ribeiro fez jogada pelo meio da área e carimbou o travessão tricolor.

O São Paulo respondeu com Luis Fabiano, que bateu no canto, mas o goleiro Vanderlei defendeu com a ponta do pé.

Pressionado pela torcida, que cobrava "raça", o São Paulo foi para cima, mesmo com um a menos. Aos 43, Lucas decidiu. Pegou a bola na esquerda, atravessou o campo pela intermediária, limpou a jogada e chutou em diagonal, garantindo a vitória.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Séries C e D - Na base da força


CBF dá ultimato para clubes rebeldes tirarem ações da Justiça Comum. Liminar do Brasil/RS é derrubada

O dia de ontem ainda não marcou o início das Séries C e D, mas pelos menos foi pontuado por atos que indicam que o começo dessas competições esteja mais perto de acontecer.

A 12ª Câmara do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul derrubou a liminar que incluía o Brasil de Pelotas na Série C do Campeonato Brasileiro. Sendo assim, o Santo André/SP, que havia pedido a paralisação das duas séries no STJD, fica mais próximo de entrar e com isso liberar as duas competições.


Jogadores do Fortaleza continuam treinando enquanto esperam por definição

O presidente do Fortaleza, Osmar Baquit, e o da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, estiveram ontem reunidos com alguns deputados integrantes da bancada cearense em Brasília, os quais intermediaram uma reunião com o ministro dos esportes, Aldo Rebelo. Imediatamente, o ministro fez uma ligação para o presidente da CBF, José Maria Marin, cobrando uma solução para a paralisação das séries C e D do Brasileiro.

Dando sequência aos acontecimentos para fazer as competições terem início, Marin reuniu-se com os clubes rebeldes, que entraram na Justiça Comum, no caso Rio Branco/AC, Treze/PB, Araguaina/TO e Brasil/RS, mas não houve acordo com eles.

Por conta disso, a CBF deu um ultimato: ou retiram suas ações na Justiça Comum até segunda-feira, ou a Fifa será acionada para que sejam desfiliados.

Baquit não teve a companhia dos outros presidentes dos clubes cearenses das Séries C e D, mas teve ajuda política para se encontrar com o ministro e encaminhar uma solução.

O auxílio veio do deputado federal Danilo Forte, que resolveu encampar a luta para as séries C e D começarem. "Acho que chegamos ao fundo do poço e eu disse ao ministro que a culpa era da CBF, mas acho que estamos mais próximos da solução", disse Baquit.

Em Fortaleza, o juiz da 20ª Vara Cível declinou da competência de conceder liminar para iniciar as competições e repassou o caso à Justiça Federal.

Fortaleza vai cobrar folha salarial do mês à CBF

Parado há mais de um mês sem jogos oficiais, o Fortaleza está resolvendo de quem vai cobrar o salário dos jogadores, comissão técnica e funcionários.

O diretor financeiro do clube, Stélio Mendonça Júnior, e o advogado Daniel de Paula Pessoa vão preparar uma ação, na próxima semana, para dar entrada na Justiça do Trabalho ou na Comum, cobrando o pagamento da folha salarial do mês.

O primeiro réu a ser acionado na Justiça pode ser a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que não iniciou a Série C na data marcada, 27 de maio último. Se a ação não for contra a entidade, poderão ser os quatro clubes que entraram com liminares na Justiça Comum e impediram a competição de ter início: Santo André, Araguaina, Brasil de Pelotas e Treze de Campina Grande.

"Alguém vai ter de pagar. Estou bolando uma ação, para a Justiça Comum ou Justiça do Trabalho, junto com o nosso advogado Daniel de Paula, para que sejamos ressarcidos desse pagamento. Temos que obrigar alguém a pagar. O Fortaleza teria o primeiro jogo dentro de casa, com renda líquida de R$ 180 mil, afora os patrocínios que não estão aparecendo", explicou Stélio Mendonça Júnior.

Enquanto isso, o técnico Nedo Xavier segue orientando treinos com bola, apenas aguardando o início da Série C. Nedo fez várias experiências ontem, mas hoje à tarde é que ele comandará treino, colocando um time base.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Série B do Brasileiro - Cadê o xerife?

O zagueiro Fabrício foi oferecido ao Ceará, mas teve o nome vetado por membros do conselho deliberativo do clube

Apesar da presença do ídolo Mota no plantel, o Ceará segue sua busca por um outro líder dentro de campo. A equipe não tem ainda aquele jogador que faça o elo entre o elenco e a comissão técnica. Foi assim em 2009 com Geraldo; e em 2010 com Fabrício.

Por conta da ausência de um capitão nato, que transforme as intenções da diretoria e dos atletas numa via de mão dupla, o nome do zagueiro voltou a ser ventilado em Porangabuçu.


Fabrício (e) chegou a ser hostilizado por parte da torcida em 2011

De acordo com o presidente do clube, Evandro Leitão, o empresário do jogador ofereceu o atleta ao Ceará. Antes disso, o próprio técnico alvinegro, Paulo César Gusmão, já havia cogitado junto à diretoria a possibilidade de trazer o "Xerifão" de volta.

Nos bastidores, entre atletas e funcionários, o retorno de Fabrício seria uma boa opção para as aspirações do time na Série B. Entretanto, pensando de forma diferente, membros do conselho deliberativo se opuseram à reintegração do ex-capitão ao elenco. "O PC (Gusmão) viu com a gente se era possível trazê-lo de volta. Há quem queira o Fabrício no grupo, mas a rejeição da maioria dos conselheiros tornou sua vinda inviável", disse Evandro.

A acolhida no Vovozão foi impossibilitada para o defensor e reflete a forma conturbada como o atleta deixou o clube.

Despencando na tabela e com a iminente queda da Série A em 2011, o time sofreu a pressão da torcida e Fabrício foi o alvo principal das críticas advindas das arquibancadas. Hostilizado, o zagueiro chegou a chamar alguns torcedores de "desocupados". A frase tornou o clima insustentável para a permanência do jogador em Carlos de Alencar Pinto.

Despedida

Pelo Twitter, em 29 de dezembro de 2011, Fabrício tentava se redimir: "quero agradecer a todos o carinho e o respeito. Foram os três anos mais felizes da minha vida". Era a despedida do zagueiro que fez história no Ceará e inclusive marcou o gol da vitória diante da Ponte Preta, em Campinas, que culminou com o acesso do time à 1ª Divisão, depois de 16 anos na Segundona.

Em janeiro, Fabrício chegou a ser procurado pelo arquirrival do Ceará, o Fortaleza. Naquele momento, a negociação era articulada pelo meia Geraldo, com quem o defensor trabalhou por três anos no Alvinegro.

O acerto com o Leão não fluiu. De acordo com o presidente Osmar Baquit, problemas pessoais do atleta inviabilizaram sua chegada ao Pici, mesmo depois de tudo apalavrado.

No Oeste de Itápolis desde fevereiro, Fabrício disputou o Paulistão e lá permanece até hoje. No "Rubrão", o ex-camisa 3 do Ceará aguarda a definição da CBF sobre o início da Série D, divisão na qual seu atual clube está inserido.

Joinville x Ceará

Adepto do chavão "em time que estão ganhando não se mexe", o treinador do Vovô, PC Gusmão, tem repetido nos treinos a mesma formação que atuou diante do ABC, na vitória de 4 a 2 obtida no último sábado, 9.

A equipe Alvinegra viajou na tarde desta quinta-feira e já está em Santa Catarina, para o compromisso de amanhã, contra o Joinville, pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

SAIBA MAIS

Estratégia
O treinador do Joinville, Leandro Campos declarou ao site do clube catarinense que tem duas táticas para surpreender o Ceará. "O jogo que vai determinar", disse

De saída
O meia colombiano Reina acertou sua ida para a Coreia do Sul. A viajem do atleta está marcada para o próximo dia 22

De olho no camisa 10
Evandro Leitão confirmou ter recebido proposta do Náutico pelo meia Rogerinho. Sem o pagamento da multa rescisória, porém, o jogador permanece no Alvinegro

Chegando
O meia Bruninho, emprestado pelo Cruzeiro, já está na Capital



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste