v

domingo, 15 de abril de 2012

Acidente deixa duas pessoas mortas e uma gravemente ferida em Quixadá



A situação da violência no trânsito da cidade de Quixadá aumenta a cada dia, o que vem deixando a população assustada, devido à rapidez da multiplicação do numero de mortes em acidentes nos últimos meses.
A atual situação no trânsito já é caótica devido às inúmeras falhas dos condutores, entre elas, a falta de atenção, pessoas inexperientes e não habilitadas devidamente para conduzir o transporte, a mistura de álcool e condução, como a conhecida falha na sinalização da cidade.

Na manha deste domingo, dia 15, por volta das 06h30min, na Avenida Jesus Maria e José um grave acidente aconteceu envolvendo um caminhão tipo caçamba e uma motocicleta.

A motocicleta FAN de placa OCM-5135 transitava pela avenida e era conduzida por Wanderlan Rodrigues, conhecido por Baiano, 20 anos, que ao tentar realizar uma manobra para ter acesso a umas das ruas do bairro Jardim dos Monólitos acabou sendo surpreendido pelo caminhão IVECO tipo caçamba de placas OCO-8912 descrição de Aquiraz-Ce, que veio a capotar ao lado da via devido ao abalroamento, não sendo identificado o condutor que evadiu-se do local.

Vale salientar que outras duas pessoas estavam sendo transportados na motocicleta, num total de três pessoas sendo o piloto com capacete e os passageiros sem proteção alguma.

O condutor que veio a óbito no local do acidente trata-se de Wanderlan Rodrigues, conhecido por Baiano, 20 anos, a segunda pessoa teria sido identificada como sendo Alberto Neto, conhecido por Tó, 17 anos, que foi conduzido ao Hospital Eudásio Barroso e veio a óbito ao dar entrada no hospital, já a terceira vitima foi identificada sendo Maria Luiza Rodrigues da Silva, 23 anos, que foi socorrida ao Hospital e em seguida transferida para o IJF em Fortaleza com traumatismo craniano.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Tecelão morre ao negar R$ 10 a homem



Dois homens morreram vítimas de homicídio a bala na noite de sábado (14). O primeiro caso, ocorreu em Jaguaruana, por volta das 20h15.
O tecelão Francisco Idager Lima Coelho, 33, foi abordado por um individuo conhecido por  "Adriano Aracati" que o pediu R$ 10 para, segundo o irmão da vítima, seria para comprar entorpecentes.
Francisco falou que não tinha o valor e, minutos depois, o infrator retornou ao local e iniciou uma discussão com a vitima efetuando dois disparos, possivelmente de revolver calibre 38. A vítima foi atingida no ombro esquerdo e na boca e teve morte imediata.
De acordo com a Polícia Militar, após o crime o acusado fugiu a pé, tomando rumo ignorado. A PM está trabalhando para recuperar o acusado.
O outro caso ocorreu às 20h50, no município de Pacajus. O jovem, Salatiel Castro Damasceno, 19, saiu de sua residência em uma motocicleta quando duas pessoas armadas de revólver, em uma moto não identificada pela polícia, efetuaram vários disparos em direção a vítima, dos quais três atingiram a perna direita, o braço esquerdo e um a cabeça do jovem.
Os acusados fugiram e até o momento não foram identificados.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Ceará vence o Tiradentes e assegura a liderança




Mota marcou duas vezes e chegou ao 12º gol no Estadual.
 
 
No último confronto válido pela fase classificatória do Campeonato Cearense, Tiradentes e Ceará se enfrentaram na tarde deste domingo (15), no Estádio Presidente Vargas. O Vovô venceu o jogo pelo placar de 3 a 1.  Os gols da partida foram marcados por Apodi e Mota (2x), para o Alvinegro, enquanto que Dedé descontou para o Tigre.
A vitória consolidou a liderança do Ceará na competição, com 54 pontos conquistados. A equipe da Polícia Militar, 4º colocado, permaneceu com 38 pontos.
O jogo
Mesmo desfalcado de alguns jogadores, o Ceará iniciou a partida mais ofensivo em campo. Até os 10 minutos, o Vovô chegou com perigo ao gol de Rodrigues em duas ocasiões, com Mota e Apodi.
Aos 12 minutos, Apodi recebeu passe na intermediária, arriscou de pé esquerdo e abriu o placar no PV.
Aos 21 minutos, fazendo jogada individual, Apodi invadiu a área e foi derrubado por Neilton. O árbitro Avelar Rodrigo marcou pênalti e advertiu o lateral do Tiradentes com o cartão amarelo.
Na cobrança da penalidade, Mota colocou no canto direito do goleiro e ampliou a vantagem do Vovô. Tiradentes 0 x 2 Ceará.
O Tigre deu a resposta somente aos 34 minutos. Dedé aproveitou bate-rebate na área, tocou para o fundo das redes de Fernando Henrique e diminuiu a vantagem alvinegra.
Com o gol marcado, a equipe da Polícia Militar passou atuar mais no campo ofensivo. João Neto, Ribinha e Reginaldo Júnior criaram boas oportunidades.
Outro pênalti
Em jogada de contrataque, aos 43 minutos, Misael foi lançado na direita, penetrou na grande área e foi parado com falta por Júnior Cearense, que levou cartão amarelo. O árbitro apontou para marca da cal.
Novamente, Mota fez a cobrança e converteu. Rodrigues pulou para o canto direito, mas o atacante do Vovô colocou a bola no lado esquerdo.
O gol marcado por Mota, 12º dele na competição, deu números finais ao jogo na etapa inicial.
2º tempo
No retorno dos vestiários, o Ceará permaneceu mais presente no campo de ataque. Entretanto, poucos lances agitaram o torcedor nos minutos iniciais. 
O Tigre permanecia tentando sair para o ataque, agora com o atacante Niel, que substituiu João Neto.
Aos 26 minutos, Mota teve uma grande chance quando cabeceou sem marcação e Rodrigues espalmou.
No minuto seguinte, Misael avançou pela esquerda, se projetou em direção ao gol do Tigre e zaga aliviou o perigo.
Cobrando falta, aos 35 minutos, Reginaldo Júnior fez Fernado Henrique trabalhar.
Aproveitando o cochilo da defesa do Ceará, aos 38, Kaká chegou cara a cara com o goleiro alvinegro, finalizou para fora e disperdiçou boa chance para o time da PM.
Em triangulação entre Mota, Márcio Careca e Lima a zaga do Tiradentes foi confundida, mas a conclusão do lateral do Vozão esbarrou em um defensor.
Com o resultado praticamete garantido, o Vovô diminuiu o ritmo e cadenciou o jogo até o apito final de Avelar Rodrigo.
Semifinais
Concluída a fase classificatória, o Ceará, 1º lugar, enfrenta o Tiradentes, 4º colocado, em dois jogos, que acontecerão nos dias 22 e 29 de abril, no estádio presidente Vargas.
Fortaleza e Horizonte fazem os outros confrontos valendo uma vaga para a decisão final.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO CEARENSE - 1ª DIVISÃO
22ª Rodada
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Data: 15 de abril de 2012
Árbitro: Avelar Rodrigues
Assistente: João Lucas e Marcos Xavier
TIRADENTES
Rodrigues; Dedé, Paulão, Ivan e Neilton; Wilker, pedro Bambu, João Neto (Niel) e Júnior Cearense; Ribinha (Kaká) e Reginaldo Júnior


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Icasa escapa da degola, Trairiense é rebaixado e Horizonte goleia mais uma


No Romeirão, O Icasa precisava vencer na rodada para fugir do rebaixamento. O Verdão do Cariri fez o dever de casa ao aplicar uma goleada de 3 a 0 em cima do rebaixado Itapipoca.
O resultado garantiu o time juazeirense no Campeonato Cearense de 2013. O Icasa terminou a competição na 9ª posição, com 22 pontos. Já o lanterna Itapipoca somou apenas 7 pontos.
No Junco
O Guarany de Sobral enfrentou e o Trairiense e se deu bem. Venceu por 2 a 1. O Cacique do Vale ficou na 8ª posição, com 25 pontos. Já o Trairiense foi rebaixado para a segunda divisão. A Lagosta Mecânica terminou o certame na 11ª posição, somando 17 pontos.
No Domingão
O Horizonte recebeu o Crato e aplicou uma goleada de 5 a 1.O Galo do Tabuleiro fechou sua participação na fase classificatória em terceiro lugar, com 44 pontos. O Crato encerrou sua participação no Cearense 2012, na 5ª posição com 34 pontos.
Todos os jogos foram realizados na tarde deste domingo (15), válidos pela 22ª rodada da fase eliminatória do Campeonato Cearense 2012.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Lúcio Alcântara sofre acidente e está internado



O ex-governador do Estado do Ceará Lúcio Alcântara sofreu um  acidente na manhã deste domingo (15) enquanto andava de bicicleta na Av. Beira-Mar.
O político tombou em um buraco e caiu. No momento do acidente,  Lúcio teve suspeita de traumatismo craniano, mas ao ser conduzido a um hospital particular de Fortaleza e passar por exames, o risco foi descartado. No entanto, o político sofreu trauma facial.
Lúcio Alcântara perdeu vários dentes no incidente e teve algumas vértebras atingidas.Neste momento, o ex-governador está em observação, mas não será liberado nesta noite.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Ferroviário vence, mas é rebaixado para segunda divisão do Campeonato Cearense


E não deu. O Ferroviário lutou no último jogo, venceu o Guarani de Juzeiro em Maranguape por 2 a 1, neste domingo (15), mas não conseguiu escapar do rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Cearense. Canga e Rafinha fizeram os gols do Peixe; e Paulo Róbson descontou para o Leão do Mercado.

Com o resultado, o time coral ficou na 10ª posição, entre os três que vão disputar a divisão de acesso do Estadual no ano que vem. O Icasa conseguiu escapar ao vencer o já rebaixado Itapipoca, no Estádio Romeirão, por 3 a 0. Outro rebaixado foi o Trairiense, que caiu ante o Guarany de Sobral por 2 a 1, no Junco.
O Jogo
No primeiro tempo, a equipe do Ferroviário parecia estar mais focada no que estava acontecendo no Estádio Romeirão, entre Icasa e Itapipoca, que no próprio gramado. Tanto que a partida na primeira etapa foi bastante sonolenta com poucas chances para ambas as equipes.
Apenas depois dos 20 minutos o time coral reagiu. Bruno Paulista acertou a trave da equipe do Cariri. Já o Guarani, desmotivado, também não conseguiu oferecer perigo ao gol de Handerson.
Já na segunda etapa de jogo a partida esquentou. Logo aos 9 minutos, Canga recebeu com liberdade e avançou diante da meta para colocar na saída do goleiro.
O gol serviu para acordar o Guarani de Juazeiro no jogo, que demorou apenas 10 minutos para empatar. Após jogada cruzada, Paulo Róbson aproveitou o descuido da zaga para desviar para a meta coral:  1 a 1.
A partir do empate do Leão do Mercado e o andamento do jogo no Romeirão, onde o Icasa vencia com tranquilidade o Itapipoca, o Ferroviário parecia cada vez mais entregue ao rebaixamento. No entanto, o  time coral ainda teve um alento com um pênalti marcado aos 35 minutos.
Coube a Rafinha bater e marcar o gol de despedida do Tubarão da Barra na primeira divisão.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Idosa corre risco de morte após engolir dois pentes de cabelo


Uma paciente de 72 anos está internada em estado grave no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) após engolir dois pentes de cabelo. Identificada apenas por Fátima, a idosa passava por tratamento de saúde mental em outros hospitais como o São Vicente, em Fortaleza, quando deu entrada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HGCC.
De acordo com o HGCC, ela passou por uma endoscopia para retirada dos objetos. Até então, o hospital não soube informar como a idosa ingeriu os pentes de cabelo que ficaram enganchados no esôfago.
Médicos do Hospital César Cals informaram ao Jangadeiro Online que a paciente corre risco de morte.
Primeiros socorros em caso de engasgamento
Em casos de engasgamentos, especialistas recomendam que a vítima seja encorajada a tossir e não não deve ser feita qualquer outra manobra enquanto ela não conseguir tossir.
Se houver obstrução total com a pessoa consciente, é recomendado de imediato a aplicação de cinco pancadas nas costas (entre as escápulas) e verificar se o corpo estranho se desalojou. Se a obstrução se mantiver, aplicar cinco compressões abdominais até a saída do objeto.
Se mesmo assim continuar, alternar as pancadas nas costas com as compressões abdominais até a obstrução se resolver ou a vítima ficar inconsciente.
De acordo com o HGCC, ela passou por um endoscopia para retirada dos objetos. Até então, o hospital não soube informar como a idosa ingeriu os pentes de cabelo que ficaram enganchados no esôfago.
Médicos do Hospital César Cals informaram ao Jangadeiro Online que a paciente corre risco de morte.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

Três pessoas morrem em briga de gangues na Barra do Ceará, diz polícia


Mais duas pessoas ficaram feridas. Gangues disputam tráfico.
Grupo do Raio intensificou buscas por armas no bairro, diz comandante.

Três pessoas morreram em confronto de gangues rivais na Barra do Ceará na tarde deste sábado (14), segundo o major Márcio Oliveira, comandante do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), da Polícia Militar. Além disso, mais duas pessoas estão feridas em estado grave, no Hospital Evandro Ayres Moura, o Frotinha de Antônio Bezerra, segundo o major.

Segundo o comandante do Raio, foi intensificado o policiamento na área onde houve o confronto. Próximo ao local, os policiais do Raio apreenderam um adolescente com uma arma no início da noite deste sábado. "A gente não sabe se tem relação com o fato. Foi preso por porte ilegal de armas. E estamos intensificando as buscas por armas", disse.

O confronto, de acordo com ele, foi pela disputa pelo controle do tráfico de drogas no bairro.De acordo com o major, um dos jovens mortos era suspeito de matar um adolescente na semana passada de outro grupo rival.
Márcio Oliveira disse que o confronto ocorreu por volta de 14h45, no Conjunto Planalto Goiabeiras, na Barra do Ceará. Entre os jovens que morreram, um tinha 17 anos e o outro 19 anos. Um terceiro homem, cuja idade não foi revelada, morreu a caminho do hospital. Dos dois feridos, está uma adolescente de 15 anos.  "A gente não sabe se essa moça estava no meio da ocorrência, mas o rapaz (ferido) estava", disse.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Sarney é submetido a cateterismo


Equipe médica optou pelo cateterismo após Sarney sentir dor no peito.
Senador também passou por angioplastia com colocação de 'stent'.



O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi submetido entre a noite deste sábado (14) e início da madrugada deste domingo (15) a um cateterismo, seguido por angioplastia com a colocação de "stent", informou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde ele está internado.
De acordo com boletim divulgado à 1h55, a equipe médica optou pela realização do cateterismo após Sarney sentir dor no peito.
O hospital informou que o senador tem quadro estável, e foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica. O boletim não informou sobre previsão de alta do senador.
Logo após ser internado neste sábado, os médicos detectaram um quadro de insufiência coronária, que pode ter sido causado pelo entupimento de uma artéria.
Sarney chegou ao hospital no final da tarde para se submeter a exames. Ele foi recebido pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal e responsável pelo tratamento contra o câncer pelos quais passaram a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Kalil coordena a equipe que cuida do senador.
saiba mais
Os primeiros exames feitos no presidente do Senado foram um eletrocardiograma e um ecocardiograma. Segundo informou a assessoria de Sarney, ele se sentiu mal na noite desta sexta (13) na residência oficial, em Brasília. Neste sábado, o presidente do Senado, que está com 81 anos, viajou da capital federal para São Paulo e adiantou um "check-up" que já estava previsto.
Veja a íntegra do boletim médico divulgado pelo hospital Sírio-Libanês:
O senador José Sarney, internado no Hospital Sírio-Libanês desde o final da tarde de sábado (14/4), começou a apresentar, no início da madrugada deste domingo, dor precordial, o que levou a equipe médica a optar pela realização do cateterismo.

Durante o procedimento, foi encontrada obstrução importante na artéria descendente anterior, tendo sido realizada, com sucesso, angioplastia com a colocação de stent.

O paciente encontra-se estável, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica do Hospital.

A equipe médica que assiste o senador José Sarney é coordenada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira Dr - Diretor Técnico Hospital.
Paulo Cesar Ayroza Galvão - Diretor Clínico





Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Morre no Rio, aos 66 anos, o antropólogo Gilberto Velho


Ele era membro da Academia Brasileira de Ciências.
Sepultamento será neste domingo (15) no Cemitério São João Batista.


Morreu na madrugada deste sábado (14) o antropólogo Gilberto Velho, de 66 anos. Segundo amigos, ele tinha problemas cardíacos e morreu enquanto dormia. O velório será feito a partir das 10h no Cemitério São João Batista, em Botafogo. Ele será cremado na segunda.
Ele nasceu em 15 de maio de 1945, no Rio de Janeiro, e se formou bacharel em Ciências Sociais em 1968, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No ano seguinte, ele começou mestrado no programa de pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da mesma instituição.
Com o título de mestre, Gilberto Velho fez especialização em Antropologia Urbana e Sociedades Complexas no Departamento de Antropologia da Universidade do Texas, em Austin. Em 1975 concluiu doutorado em Ciências Humanas na Universidade de São Paulo (USP).

Ele ocupou cargos importantes em instituições renomadas na área de Ciências Humanas, atualmente Gilberto Velho era professor decano do Departamento de Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ e membro da Academia Brasileira de Ciências.

Entre outras condecorações, é portador da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e comendador da Ordem do Rio Branco. Entre suas obras estão os livros "Mudança, Crise e Violência: política e cultura no Brasil contemporâneo" (2002) e "A Utopia Urbana: um estudo de antropologia social" (1973).

"Ele deixa discípulos, alunos e muitos amigos. E um vazio que nunca será preenchido", diz a antropóloga e colunista do G1, Yvonne Maggie, que foi casada com Velho por sete anos, além de ter sido colega de classe no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. "Gilberto foi um dos mais importantes antropólogos da atualidade e contemporaneidade. Trouxe uma antropologia nova, urbana, reconhecida internacionalmente e que influenciou antropólogos dos Estados Unidos e Europa".




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Rosberg brilha na China e vence pela primeira vez na carreira; Bruno é o 7º



Rosberg brilha na China e vence pela primeira vez na carreira; Bruno é o 7º

Button perde chance de vitória após problema em pit stop. Hamilton passa Vettel no fim e assume liderança do campeonato. Bruno pontua e Massa é 13º


Nico Rosberg teve um fim de semana inesquecível em Xangai. Um dia depois de conquistar uma inédita pole position, o piloto voltou a brilhar e conseguiu sua primeira vitória na carreira em 111 corridas na Fórmula 1. O alemão de 26 anos fez boa largada e imprimiu um bom ritmo de prova no início. Ele chegou a ter a vitória fortemente ameaçada por Jenson Button. Mas o britânico teve problemas no pit stop na 39ª volta e perdeu segundos preciosos, deixando o caminho livre para o piloto da Mercedes cruzar a linha de chegada na primeira posição. Com uma ultrapassagem sobre Sebastian Vettel, da RBR, na penúltima volta, Lewis Hamilton garantiu o terceiro lugar no pódio e assumiu a liderança do campeonato.
F1 Gp da China Nico Rosberg (Foto: Reuters) Nico Rosberg venceu pela primeira vez na carreira (Foto: Reuters)
Com mais uma boa exibição, Bruno Senna voltou a marcar pontos. Após largar em 14º, o brasileiro fez uma corrida madura e terminou na sétima colocação. Com o resultado, Bruno chegou aos 14 pontos e é o nono colocado no campeonato. Situação bem diferente do compatriota Felipe Massa, que continua zerado na tabela de classificação. O piloto da Ferrari não conseguiu um bom ritmo de corrida e ficou apenas na 13ª posição. Por pouco a prova não terminou para os brasileiros logo na primeira curva. Massa precisou frear mais forte para evitar colidir com a Lotus de Romain Grosjean e acabou sendo tocado na traseira por Bruno, que teve a asa dianteira da Williams danificada.
Confira o resultado final do GP da China:
1 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1h36m26s929
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 20s626
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 26s012
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 27s924
5 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 30s483
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 31s491
7 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a 34s597
8 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 35s643
9 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 37s256
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 38s720
11 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 41s066
12 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 42s273
13 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 42s700
14 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 50s500
15 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 51s200
16 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 51s700
17 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 1min03s100
18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
19 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
20 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1 volta
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) -  a 2 voltas
23 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 3 volta

Não completou:
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 43 voltas







Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Mudança - TRE recebe comunicação da direção do PTC estadual



Oficialmente o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi informado da decisão nacional do Partido Trabalhista Cristão (PTC) de mudar o comando no partido no Ceará. No site da Justiça Eleitoral já consta como presidente estadual da agremiação o suplente de deputado estadual Stanley de Arêa Leão.

Até a última semana, mesmo após oficializada a mudança, o tempo para a propaganda partidária do PTC estava sendo utilizado pelo vereador Dr. Ciro, um dos que fazem oposição à prefeita Luizianne Lins. O novo comando partidário, segundo notícias veiculadas por lideranças petistas, já teria acertado apoio ao candidato da prefeita à sua sucessão. O vereador diz na televisão que o partido terá candidato.

Stanley Leão chegou a ser diplomado como deputado estadual, após as eleições de 2010, chegou a assumir o mandato, mas depois de algumas revisões na apuração feita pelo Tribunal Regional Eleitoral, por conta de decisões judiciais que beneficiaram outros candidatos, Stanley perdeu o mandato e ficou na suplência. A questão ainda está pendente de julgamento.

Fidelidade

O vereador Casimiro Neto, filiado ao PP, sogro de Stanley Leão e seu líder político, na Câmara Municipal de Fortaleza apoia a prefeita Luizianne Lins, embora o seu partido esteja na relação dos oposicionistas. O PP, segundo alguns aliados do Governo estadual já estaria comprometido em fechar com o PSB se de fato ocorrer o rompimento da aliança entre Cid Gomes e Luizianne Lins. O PP exigirá fidelidade nas eleições de outubro próximo e promete dificultar a situação dos que divergirem.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Justiça eleitoral - Siglas atualizam filiados


Termina nesta segunda o prazo para que todos os partidos enviem à Justiça Eleitoral as listas com os seus filiados

Os partidos políticos devem atualizar a relação dos seus filiados perante a Justiça Eleitoral até amanhã. A atualização deve ser feita via internet e, até 5 de julho, será providenciado o cancelamento das filiações sub judice sem registro de decisão.

As siglas são obrigados a fornecer à Justiça Eleitoral essa relação atualizada duas vezes por ano, em abril e outubro. Para 2012, um provimento da corregedora geral eleitoral Nancy Andrighi determinou a entrega, via internet, até o dia 16 de abril.

Neste provimento, foi determinado um cronograma para o tratamento das informações e, de 17 a 22 de abril, serão identificadas as duplicidades de filiação e geradas as notificações para os partidos e filiados envolvidos.

Duplicidade

Conforme o cronograma, no dia 23 de abril será feita a divulgação das duplicidades de filiação e inicia contagem do prazo que vai até 14 de maio para a resposta dos filiados envolvidos em duplicidades. No dia 24 de maio, termina o prazo para decisão das situações sub judice e até quatro de junho o registro das decisões deve constar no sistema.

No Brasil, até março deste ano, 14.875.196 eleitores estavam filiados a partidos políticos, conforme dados disponibilizados pelo TSE. O PMDB é a legenda com mais filiados, chegando a 2.358.342. A 2ª posição é do PT, com 1.523.011.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Prazo para os candidatos - Roberto Cláudio garante elegibilidade


A decisão tomada pelo presidente do Poder Legislativo deixa mais explícita a situação do PSB na Capital cearense
O deputado Roberto Cláudio (PSB), presidente da Assembleia Legislativa cearense, declinou, oficialmente, de assumir o Governo do Estado, nas ausências e impedimentos do governador Cid Gomes (PSB) e do vice-governador Domingos Filho (PMDB), alegando estar resguardando sua condição de elegibilidade para uma provável candidatura, dele ou de familiar, nas eleições municipais deste ano. Em outras palavras: ele está habilitado para ser o nome do PSB na disputa pelo cargo de prefeito da Capital cearense.

Domingos Filho protege a candidatura da sua mulher, Patrícia Aguiar, candidata à Prefeitura do Município de Tauá. Até a realização das eleições, dia 7 de outubro, o vice-governador não poderá substituir o governador nas suas ausências e impedimentos. O presidente do Tribunal de Justiça, por estar definido na Constituição, passa a ser o substituto do chefe do Executivo.

Roberto Cláudio, por certo, não tomou essa decisão isoladamente. Equilibrado e inteligente como tem demonstrado ser, em todas as suas ações conhecidas do mundo político, o presidente da Assembleia não ousaria, com o fato produzido, confirmar o esfacelamento da aliança, realmente moribunda, agonizante, já há algum tempo, apesar dos discursos das duas principais lideranças políticas com ela envolvidas, Cid Gomes e Luizianne Lins, de desenvolverem esforços para mantê-la, ainda na disputa deste ano.

Unidos
Prudente, Roberto Cláudio não confirma estar trabalhando uma candidatura à Prefeitura de Fortaleza, mas a providência por ele adotada não deixa a menor dúvida de que sê-lo-á, caso não surja algo de relevância ímpar, capaz de unir os desunidos que comandam o PSB e PT cearenses. E não há sinais, pelo menos até agora, de o inusitado vir a acontecer para continuarem aliados governador e prefeita, posto ser visível as diferentes trilhas que estão a percorrer, atualmente. Luizianne defende a continuidade do modelo de administração que executa. E Cid reclama uma nova ordem administrativa para Fortaleza, assim como um candidato petista palatável pelos demais partidos aliados.

Não existem elementos capazes de confirmar esteja o governador trabalhando uma candidatura a prefeito no PSB. Mas quase todos os seus liderados o fazem, focado no nome de Roberto Cláudio, assim como Luizianne cuida de massificar o nome do seu preferido, o secretário de Educação municipal Elmano de Freitas, em desfavor dos outros petistas interessados em ser ungido pelo PT, como o candidato a sucedê-la na Prefeitura.

Vereadores do PSB estão orientados a fazer questionamentos sobre ações ou omissões da atual administração municipal. E algumas figuras do partido, credenciadas por lideranças expressivas da agremiação, fazem contatos com representantes de outros grêmios, de menor potencial eleitoral e tempo no rádio e televisão, discutindo alianças no caso da oficialização do fim da coligação entre PT e PSB. Acordo com o PMDB já está firmado entre Cid e o senador Eunício Oliveira, e com o PCdoB ainda pode acontecer.

O governador, como já nos reportamos em recente oportunidade, não fez o contato telefônico que a prefeita esperava para tratar da sucessão, admitido ainda no fim de fevereiro, às vésperas da visita da presidente Dilma Rousseff ao Ceará. De lá até aqui se esgarçou mais ainda a relação política entre os dois em razão de declarações públicas de Luizianne, de Ivo e Ciro Gomes. Hoje, por tudo já registrado, a possibilidade de continuarem no mesmo palanque só existe pelo fato de na política nada ser impossível de acontecer.

Espera
Fora desse campo de PT e PSB nada de concreto há no cenário da sucessão em Fortaleza, apesar de termos 29 partidos aptos a participarem do processo eleitoral. Como todos estão a esperar o posicionamento do governador e da prefeita, o quadro de candidatos à Prefeitura só para maio de fato estará aclarado.

Heitor Férrer, Inácio Arruda e Marcos Cals sofrem limitações na organização de suas estruturas também por conta da indefinição quanto à continuidade ou não da aliança que governa Estado e Fortaleza.







Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Quadrilha desarticulada - Dez presos por ataques a caixas


Segundo a Polícia, o bando preso é responsável por, pelo menos, cinco ataques a caixas eletrônicos
Uma operação das polícias Civil e Militar, que se estendeu até a madrugada de ontem, em vários bairros de Fortaleza, resultou na desarticulação de uma quadrilha de assaltantes que vinha praticando arrombamentos de caixas eletrônicos na Capital e região metropolitana. Dez pessoas acabaram presas.

Segundo a Polícia, o bando criminoso se preparava para atacar os caixas eletrônicos do prédio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), mas antes que pudessem agir, foram capturados e autuados em flagrante por roubo e formação de quadrilha.

Em poder do bando, formado por cearenses e por pessoas de outros estados, foram apreendidos maçaricos, três veículos de luxo e duas pistolas de calibre 380 ACP. É atribuído ao bando pelo menos cinco ações contra caixas eletrônicos ocorridas recentemente em Fortaleza e na Praia do Icaraí, em Caucaia.

Entre os casos está o ataque aos caixas eletrônicos da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, ocorrido no fim de março deste ano. Na ocasião, guardas municipais foram mantidos como reféns enquanto os assaltantes arrombavam os caixas.

Inteligência
A quadrilha já vinha sendo investigada por homens da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Na tarde da última sexta-feira, em uma praça no bairro Vila União, os policiais surpreenderam os acusados Jardel Pereira da Silva, 24; José Airton Cabral Lima Neto, 32; e Raimundo Leonildo Bernardo, 28. Um deles estava com uma pistola de calibre 380.

Os primos Jardel e Airton, o primeiro do Acre e o segundo do Ceará, eram os responsáveis pelo uso dos maçaricos após a invasão dos estabelecimentos. Eles disseram que encontrariam com outros dois comparsas no Bairro de Fátima.

As equipes seguiram ao local indicado no encontro e conseguiram efetuar a prisão de Alison Pismel Tavares e Gabriel Adonai Lima Costa. Durante a abordagem policial houve tiroteio, mas ninguém ficou ferido. Outra pistola de calibre 380 foi apreendida com o Alison.

As diligências continuaram com o objetivo de localizar os outros envolvidos nas ações criminosas. Também acabaram presos Antônio Wesley Caetano de Sousa; Edilson Pereira do Carmo; o taxista Antônio Werley Negrão Rocha; Nataniele Pereira da Costa e José Wilton Santos Lopes, o ´Barrão´.

Segundo o titular da DRF, delegado Romério Almeida, o taxista levava os acusados aos locais dos crimes para evitar chamar a atenção da Polícia. "Em um dos casos, ocorrido em um posto na Praia do Icaraí, ele simulou um defeito no veículo e quando os seguranças se aproximaram, os comparsas dele, renderam os seguranças e praticaram o assalto", disse Almeida. De acordo com a investigação, os outros envolvidos, inclusive a mulher, faziam o levantamento dos locais a serem atacados. Na casa dela, os policiais encontraram um banner de um banco, utilizado para simular o conserto no caixa enquanto a quadrilha fazia o arrombamento com os maçaricos.

Dois integrantes do bando, já identificados como Pedro Henrique da Silva Castro e Janderson dos Santos Carvalho, ainda estão foragidos.

Ainda na última quarta-feira, três acusados foram presos por policiais da DRF e da Coin, em uma pousada na Praia de Iracema. Rafael Correia Aleixo, 26; Lennon Azambuja Coenga Rondon; e Fabrício Monteiro Pontes, ambos de 24 anos, naturais do Estado do Mato Grosso, também participaram de arrombamentos atribuídos ao bando.

Segundo a Polícia, além da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, a quadrilha atacou dois postos de combustíveis, dois supermercados e a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), em 2011.

O delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, afirmou que uma portaria foi baixada para disciplinar a venda de maçaricos e objetos que possam ser usados nesse tipo de crime. Segundo ele, quem vender, emprestar ou tiver esse tipo de produto furtado tem que comunicar o caso à Polícia.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Policia -Quatro homicídios na Grande Fortaleza




Quatro pessoas foram assassinadas na Grande Fortaleza no período compreendido entre as 18 horas de sexta-feira à tarde de ontem. Os crimes ocorreram na Avenida Aguanambi, Granja Lisboa, Conjunto Palmeiras e na Praia do Icaraí, em Caucaia, na madrugada de ontem, quando o empacotador Tarcísio Lourenço Batista Júnior, 24, foi morto.

Justiça
Acusados de matar mulher vão a júri
Os réus Francisco Eduardo da Silva, Cleano dos Santos Carmo e Josué de Oliveira Rodrigues estarão no banco dos réus amanhã, às 13h. Eles são acusados de atropelar e matar, em julho do ano passado, Francisca Marcilene da Silva. A sessão do 4º Tribunal do Júri será presidida pelo juiz Antonio Carlos Klein.

Capistrano
Homem é morto a golpes de faca
Um homem identificado como Pedro Paulo Amaral da Silva, 34, foi morto na noite da última sexta-feira na localidade de Mangueiral, em Capistrano. Segundo a Polícia, Francisco Tavares, acusado do crime, foi preso.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Cultura popular - Canudos resiste nos poemas em cordel do poeta Babi Guedes



A segunda edição do livro "Canudos, a Saga do Povo Nordestino", tem desenhos de bico de pena do ilustrador Valdério Costa
Fortaleza. "Canudos, a Saga do Povo Nordestino" é um libelo da luta do povo contra a opressão e motivo de maior orgulho da região pelo espírito da resistência e a força da mística. Essa é a leitura que desprende do livro escrito pelo poeta, cordelista e compositor Babi Guedes, relançado no mês passado pela Ensinamento Editora, dentro do projeto Cesta Básica da Cultura e do Abastecimento (CBCC), com apoio da Lei Rouanet.

A publicação gira sobre os conflitos entre o Exército brasileiro e os seguidores de Antônio Conselheiro, com ênfase ao período compreendido entre 1896 e 1897. A campanha somou quatro ofensivas militares, sendo estes literalmente humilhados até a quarta e última investida vitoriosa sobre o povoado.

Babi Guedes é o nome artístico de Potengy Guedes Filho, cearense, 58 anos, e residente na aldeia Tapeba Jandaiguaba. Além de escritor e cordelista, é cantor, compositor mamulengueiro e artesão.

Sensibilidade
Sensível à arte e ávido pela cultura popular, foi instigado a escrever sobre Canudos e a saga de Antônio Conselheiro, tendo por principal fonte de inspiração o Livro "Os Sertões", de Euclides da Cunha. Ficou entusiasmado com a fibra e a mística da história ocorrida nos sertões baianos, tendo como protagonista principal um cearense, nascido em Quixeramobim.

Fortes como os trovões anunciando as primeiras chuvas no sertão, os versos têm som, cheiro e sabor da terra. O tema, contudo, não poderia ficar restrito para um grupo de pessoas. Daí que Babi teve a ideia de recontar Canudos, com a poética do cordel, entendendo que assim obteria mais fácil compreensão. Seu intuito foi mais além. Acabou criando mais de 1.200 sextetos, com métrica e rima, que permitem que sejam cantados numa cadencia melódica.

O poeta explica que a escolha pela rima não é porque é fácil ou difícil, mas porque se faz necessária. Do mesmo modo, é cuidadoso com a distribuição do enredo, que conta desde o nascimento de Antônio Mendes Maciel, nome de batismo de Antônio Conselheiro, sua peregrinação pelas cidades do Nordeste, a aridez do solo, a política que beneficiava o opressor, a República que negava os valores da Igreja Católica e, numa crescente comoção, a resistência dos penitentes reunidos em Canudos, ou Belo Monte, que naquela época chegou a ser a segunda cidade mais importante da Bahia, perdendo apenas para a Capital Salvador.

As estrofes, intercaladas por desenhos bico de pena, do ilustrador Valdério Costa, contam a história do nascimento do fundador da comunidade, que tentava reviver um cristianismo primitivo, radical.

Em seguida, o leitor é remetido a inteirar-se sobre a predestinação ao sofrimento e a perseguição. O ponto catalizador foi sua rejeição à República, especialmente pela ruptura com a Igreja Católica e os excessos cometidos pelas forças repressoras na cobrança de impostos. Isso fazia com que se tomasse terras e propriedades, de um povo já tão destituído de bens.

Enquanto isso, difundia-se naquele meio a vinda de dom Sebastião, espécie de rei louco português, que para os lusitanos iriam recuperar a autonomia nacional, perdida para a Espanha, enquanto que para os sertanejos brasileiros significaria o restabelecimento da Monarquia. Uma promessa que era alimentada com superstições e pelo delírio de uma terra agonizante.

Isso atraiu seguidores e uma fúria de crueldade que resultou no massacre de mais de 20 mil sertanejos e o incêndio de todas as casas do arraial. Mas tudo isso aconteceu não sem dificuldades, conforme conta o livro. O povo de Canudos numa região inóspita, de difícil acesso e que tinha a natureza com maior aliada para inibir a investida do invasor. O lugar, também conhecido como o Raso da Catarina, era o mesmo que servia de esconderijo para Lampião e seu bando, quando não encontravam mais nenhum outro refúgio.

Ao todo, foram quatro expedições contra o arraial, que tinha como principal afronta o fato de crescer em adeptos e na ruptura com instituições governamentais. O livro é encontrado na cesta básica, oferecido pelo governo federal, que além de alimentos, inclui revistas, CDs e outros produtos culturais. Este é o segundo livro de Babi. O primeiro foi da Borduna à Cibernética, escrito no início desta década. Na obra de Babi, conta-se sobre os sermões, firmados no Evangelho e na comunhão; a promessa da redenção, alcançada com orações e penitência. Mas eis que Canudos sucumbiu.
Mais informações:

Babi Guedes, Aldeia Tapeba Jandaiguaba - Caucaia
Região Metropolitana de Fortaleza
Telefones: (85) 9700.0184 e
(85) 8595.9025



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

No Romeirão - Icasa quer evitar mais uma queda; Itapipoca nega mala


O duelo entre Icasa e Itapipoca, hoje, às 16h, no Estádio Romeirão, é o jogo chave para permanência do Verdão do Cariri na elite do futebol cearense. A partida, válida pela última rodada da primeira fase do Campeonato Cearense 2012, vai definir os rebaixados para a segunda divisão estadual.

O Garoto Travesso, já rebaixado desde a 20ª rodada, não tem mais pretensões na competição. Icasa, Ferroviário e Trairiense ainda lutam contra o descenso.

Durante a semana, surgiram vários boatos relacionados a incentivos oferecidos ao Itapipoca para ganhar ou empatar o jogo com o Icasa, já que, em caso de vitória do time de Juazeiro, Ferroviário e Trairiense estariam automaticamente rebaixados.

Sobre o assunto, o presidente do Itapipoca, Eudi Assunção, garante que não recebeu nenhum contato, mas que, ainda assim, a equipe vai tentar a vitória.

"Só se alguém respondeu pelo clube no meu lugar, pois não recebi nenhum contato sobre esse assunto. Entrar para ganhar é o desejo de todo homem. Vamos com 20 atletas e buscaremos vencer, como sempre", comentou.

Em relação a uma possível mala preta oferecida ao Itapipoca, o presidente do Icasa, José Wilton, garante que tudo não passa de boato. "Isso fico só no campo da boataria e da conversa. Os times não estão tão bem assim para estar distribuindo dinheiro. Pelo menos, o Icasa não tem dinheiro para essas coisas", falou.

O técnico do Verdão, Tarcísio Pugliese, tem muitos problemas para definir a equipe que joga domingo. Além de Bismarck, suspenso, jogadores como Olávio, Danilo Gama, Obina, Lima Ceará e Davis estão no departamento médico.

As notícias boas são que o goleiro Carlos Luna deve ser liberado pelos médicos para o jogo e que o capitão André Turato conseguiu um efeito suspensivo e poderá jogar. O jogador havia sido punido com dois jogos de suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJDF-CE), devido a uma expulsão ocorrida na partida contra o Guarani de Juazeiro.

 
O Trairiense, na penúltima colocação, tem a situação mais complicada. Com 17 pontos, o time precisa vencer o Guarany de Sobral no Estádio do Junco, hoje, às 16h, para não voltar à Segundona. Além disso, o clube precisa torcer para que Icasa e Ferroviário não vençam seus jogos contra Itapipoca e Guarani de Juazeiro, respectivamente.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

CEARÁ x TIRADENTES - Cena dos próximos capítulos no PV


Se empatar hoje contra o Tigre, o Vozão garante a 1ª colocação e a vantagem na semifinal contra o mesmo rival
Tudo que o Vovô quer é enfrentar novamente o Tiradentes - adversário de hoje, às 16 horas, no PV - agora nas semifinais do Campeonato Cearense. E de preferência com uma boa folga na liderança na classificação geral.

Ainda que um empate seja suficiente para garantir o Ceará na primeira colocação na fase classificatória e assim, ter a vantagem de dois resultados iguais na nas semifinais, no íntimo, o Ceará quer mesmo a vitória.

Isso porque se vencer o Tigre, o Ceará pode abrir mais pontos de diferença para o Fortaleza - que hoje são dois - e chegar às semifinais com uma margem confortável de pontos. Explica-se: os pontos conquistados nas semifinais serão computados para a classificação geral, e o Vovô, de olho em uma decisão com o Leão, não quer correr o risco de ser ultrapassado pelo adversário, caso ele some mais pontos nos dois jogos que fará.

Na pior das hipóteses para hoje, uma derrota somada a uma vitória do rival Fortaleza, pode colocar o time no caminho do perigoso Horizonte nas semi.

Por todos esses fatores, o Ceará encara esse jogo com muita seriedade, com o técnico PC Gusmão repelindo qualquer chance de poupar o time. "Como se poupa em decisão? Desde quando retornei ao Ceará, jogamos decisões. Se vencermos, ficamos na frente. E uma vantagem em um confronto semifinal é muito importante no futebol".

Em campo, apenas um titular é desfalque: o atacante Felipe Azevedo, artilheiro do campeonato com 14 gols. O volante Régis, o meia Rogerinho e o atacante Romário também não jogam, mas são peças de reposição para o decorrer das partidas, com menos intensidade para o primeiro.

Assim, do time titular de PC, apenas Misael, hoje amargando a reserva e tendo poucas oportunidades em 2012, entra no lugar do goleador Azevedo.

Tigre
Já classificado em 4º, o Tiradentes está em uma disputa particular com o Horizonte, hoje 3º, pela vaga na Série D do Brasileirão. O técnico Filinto Holanda não poupará seu time e só não entra com força máxima pelo desfalque da dupla de zaga, Rodrigo Antônio e Alex, suspensos.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Último capítulo - Agonia coral termina hoje?


Para escapar da degola, Ferroviário precisa vencer e torcer por uma vitória do Ita ante o Icasa
90 minutos terá o Ferroviário para fazer a sua parte e vencer o Guarani (J), no Moraisão, às 16h de hoje, pela última rodada da primeira fase do Cearense de 2012, com transmissão da TV Diário. Mas terá, também, de ficar de olho nos 90 minutos de Juazeiro do Norte

Atualmente, na 10ª posição, com 18 pontos, o Tubarão da Barra precisa da vitória e torce por um tropeço do Icasa diante do Itapipoca. Somente com tal soma de resultados, o time coral poderá escapar da queda para a Segundona.

Na semana que antecedeu o duelo decisivo deste domingo, atletas e comissão técnica tiveram de enfrentar, além da greve dos funcionários, a pressão pela responsabilidade de evitar a saída do clube da elite do futebol cearense pela primeira vez em sua história.

"Nesta reta final, nós temos de esquecer os problemas e procurar vencer a partida. Mesmo dependendo do jogo do Icasa, temos de esquecer isso e focar no nosso jogo", frisou o meia Rafinha.

Mesmo com o atraso nos salários de cerca de 15% do elenco, os jogadores se dizem compromissados com o objetivo de não manchar a história do Ferroviário com um rebaixamento. "Os jogadores querem mostrar serviço para garantir seus empregos no segundo semestre de 2012 e tenho certeza que domingo sairemos de campo com o resultado positivo", acrescentou o volante coral Nego.

Para o duelo deste domingo, o técnico Roberto Cearense não poderá contar com Eduardo, que cumprirá suspensão pelo terceiro amarelo. Anderson Borges assumirá a vaga. Fora isso, o Tubarão da Barra deverá ser o mesmo que atuou contra o Fortaleza.

Guaraju
Sem pretensões nesta última rodada do Estadual - já que o Guarani de Juazeiro, com 29 pontos, não corre o risco do rebaixamento nem concorre a uma vaga no G-4 -, o técnico João Severo terá um grupo totalmente desfalcado para o jogo contra o Ferrão.

Fora os 12 atletas que deixaram o clube, o Leão do Mercado não poderá contar com o volante Jonas e os zagueiros Tobias e Airton Júnior, que cumprirão suspensão.

Além disso, o comandante rubro-negro só terá à disposição, no banco de reservas, um atacante e um zagueiro.
Ficha Técnica
Competição:

Campeonato Cearense - 2012

Estádio:

Moraisão, em Maranguape (CE)

Data-Hora:

15/04/2012 - 16h

Arbitro:

Almeida Filho

Assistentes:

Thiago Brigido

Ricardo Dantas

Transmissão:

TV Diário

Ingressos:

R$ 10 (inteira)

R$ 5 (meia)

FerroviárioTécnico: Roberto Cearense

Handerson

Hélton

Guilherme

Anderson Borges

Felipe Cauan

Nego

Jerdel

Rafinha

Canga

Bruno

Márcio Tarrafas

Bruno Pacatuba

Anderson

Paulo Robson

Juninho

Ramon

Jader

Marcos paulo

Paulo Henrique

Igor

Marcos Vinícius

Fábio

Guarani (J) Técnico: João Severo




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Ao vivo pela TV - Misto do Leão quer reaver a liderança


 Mesmo com apenas um titular no time, o Fortaleza ainda sonha em recuperar a ponta do Campeonato Cearense
Dividido entre poupar o grupo para as semifinais e ao mesmo tempo manter um time competitivo para brigar pela liderança do Campeonato Cearense, o Fortaleza enfrenta o Crateús, hoje, às 16 horas, no Estádio Juvenal Melo, pela rodada de encerramento da fase classificatória.

Tanto o torcedor tricolor que acompanhar ao vivo pela TV Verdes Mares quanto o que comparecer para ver o jogo de perto poderá ver o time treinado por Nedo Xavier com algumas novidades. Mesmo precisando vencer para tirar a diferença de dois pontos do líder Ceará, Nedo resolveu dar oportunidade a alguns garotos. Além de Bismarck, já conhecido da torcida, o Tricolor terá a estreia do zagueiro Cris, afora o lateral-esquerdo Alemão, o meia Edinho e o atacante Romarinho, de 17 anos.

Romarinho parece ser o atleta do Leão mais motivado para esta partida. "Estou no clube desde os 12 anos e considero o Fortaleza a minha casa. Tenho trabalhado muito para conseguir uma oportunidade como essa. A idade não importa, mas sim a capacidade de poder ajudar o clube", comentou o garoto, que já foi elogiado por Nedo Xavier.

Atletas como Marielson, Geraldo, Cléo, Lucas, Marquinho e Jailson ficarão de fora. Este último pelo terceiro cartão amarelo. Para completar os desfalques, Guto está lesionado na coxa.

Crateús
O Crateús liberou seis jogadores, mas manteve um time base para tentar vencer o Tricolor. A meta da equipe de Maurílio Silva é ficar em sexto lugar.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste