v

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

STF - Ficha Limpa sofre novo adiamento


Clique para Ampliar
O caso continua na pauta e poderá voltar ao pleno hoje. A lei impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram para evitar cassação
STF
O temor que um novo empate ocorresse com relação ao julgamento das ações acabou por adiar a análise

Brasília. O julgamento das três ações que tratam da aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012 não foi colocada na pauta de ontem do Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros decidiram não retomar o processo ontem que teve pedido de vistas do ministro Joaquim Barbosa, no dia 9 passado.

O tema estava oficialmente na pauta na sessão de ontem, divulgada com antecedência pelo site do STF, mas os ministros recearam que um novo empate ocorresse quando do julgamento do caso. Nos julgamento anteriores em que o STF analisou o tema, o resultado terminou empatado. No entanto, o caso continua na pauta de julgamentos e pode vir a ser analisado na sessão de hoje.

A lei impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação. A composição do STF hoje é de dez ministros, um a menos que a composição original, após a aposentadoria de Ellen Gracie. O Supremo aguarda a sabatina da ministra do STJ, Rosa Maria Weber, indicada pela presidente Dilma Rousseff, na próxima semana no Senado.

A suspensão do julgamento da ficha limpa se deu quando o ministro Joaquim Barbosa pediu vistas. Ele chegou a dizer que só liberaria os processos para dar sequência ao julgamento depois que o plenário estivesse completo.

Antes da suspensão do julgamento, no início de novembro, somente o relator do caso, ministro Luiz Fux, havia votado - a favor dos pontos da lei que garantem sua aplicação em 2012. O STF vai analisar ponto a ponto a lei e definir se as regras são constitucionais e se podem ser aplicadas às próximas eleições.

As ações que buscam definir os efeitos da norma para as eleições de 2012, foram apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PPS e pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL).
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diario do Nordeste

MINISTÉRIO DO TRABALHO - Comissão indica demissão de Lupi


Clique para Ampliar
A comissão de ética decidiu por unanimidade pelo pedido de demissão de Lupi devido as denúncias contra ele
Cabe agora à presidente da República, Dilma Rousseff, acatar ou não a sugestão da Comissão de Ética

Brasília. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu ontem recomendar à presidente Dilma Rousseff (PT) a exoneração de Carlos Lupi (PDT) do cargo de Ministro do Trabalho e Emprego. De acordo com o presidente da comissão, Sepúlveda Pertence, as explicações apresentadas pelo ministro sobre as denúncias de irregularidades no Ministério não foram convincentes.

A decisão de fazer a recomendação e de aplicar uma advertência ao ministro, mais alta punição que cabe à comissão aplicar, foi tomada, de acordo com Sepúlveda, de forma unânime pelos seis conselheiros que participaram ontem da última reunião do ano.

"A decisão já foi encaminhada à presidente, e ela foi unânime", disse. De acordo com Sepúlveda Pertence, não houve um fato específico que motivou a decisão da comissão.

"A história dos convênios irregulares firmados com pessoas de seu partido e a própria resposta apresentada pelo ministro ao juízo da comissão motivaram a decisão", disse.

Lupi é acusado de utilizar em uma viagem pelo interior do Maranhão, em 2009, um avião privado, alugado pelo dono de uma rede de organizações não governamentais que, meses depois, ganhou um contrato para atender a projetos do Ministério do Trabalho. Cabe agora à presidente da República acatar ou não a sugestão da comissão.

O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), afirmou ontem que a Comissão de Ética Pública da Presidência é integrada por "gagás e velhinhos" que perseguem o ministro.

Segundo o deputado, o PDT vai aguardar a reação da presidente Dilma Rousseff para só então se pronunciar sobre a recomendação da Comissão de exonerar o ministro Lupi.

Cidades

A Comissão de Fiscalização da Câmara aprovou ontem convite para o ministro das Cidades, Mário Negromonte, esclarecer denúncias de irregularidades na Pasta. A audiência vai acontecer no dia 14.

O documento, de autoria do líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), pede esclarecimentos sobre irregularidades no Programa Minha Casa, Minha Vida com referência à cobrança de taxas para inscrição por ONGs.

Na mesma sessão, a base aliada ao governo conseguiu rejeitar a convocação do ministro da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, para explicar denúncias feitas pelo sindicalista Irmar Batista, de que assessores do Ministério do Trabalho estariam cobrando R$ 1 milhão de propina para a abertura de sindicatos.

Segundo a denúncia, o ministro Gilberto Carvalho foi avisado sobre a extorsão, mas não tomou nenhuma providência.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diario do Nordeste

QUIXADÁ - Transparência da Gestão Fiscal


De acordo com os Artigos a Lei de Responsabilidade Fiscal a Prefeitura de Quixadá disponibiliza os seguintes arquivos.
RREO - (Relatório Resumido da Execução Orçamentária) – 5º Bimestre (Setembro e Outubro de 2011).

Anexo I – Páginas: 01, 02 e 03.

Anexo II – Páginas: 01, 02 e 03.

Anexo III – Página: 01.

Anexo IV - Página: 01.

Anexo V - Páginas: 01 e 02.

Anexo VI – Página: 01.

Anexo VII – Página: 01.

Anexo X – Páginas: 01, 02 e 03.

Anexo XVI – Página: 01.

Anexo XVII – Página: 01.

Anexo XVIII – Páginas 01 e 02.

Certidão de publicação do RREO 5º Bimestre no portal da Prefeitura Quixadá.

Certidão de publicação do RREO 5º Bimestre na Prefeitura Quixadá.

Certidão de publicação do RREO 5º Bimestre na Câmara Quixada.
Acesse o site da prefeitura www.quixada.ce.gov.br
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Alan Queiroz

QUIXADÁ - Maternidade de Quixadá realizará bazar de produtos doados pela Receita Federal

No próximo sábado,3, o Hospital Maternidade Jesus Maria José-HMJMJ, realizará o mega bazar de Natal. Os produtos vendidos variam desde brinquedos até equipamentos eletrônicos que foram doados pela Receita Federal, que sempre realiza apreensões e doa os produtos para entidades de cunho social, uma delas o HMJMJ. O bazar de Natal acontece no Centro pastoral Diocesano (Seminário), localizado na estrada do Cedro, das 07h30min às 18h30min.
Produtos com até 40% de desconto
A entrada para o Mega Bazar de natal são dois quilos de alimentos não perecíveis (com exceção de sal e leite em pó). Não será recebido leite em pó por ser um Hospital Amigo da Criança, o que não é permitido pelo UNICEF por considerar que o leite materno é o melhor alimento para a criança.
À vista ou 2 vezes no cartão de crédito
O Hospital Maternidade Jesus Maria José é referência no atendimento em Obstetrícia e UTI Neonatal para Região do Sertão Central cearense. Ao completar 70 anos de fundação em 2010, destaca-se pelo atendimento em diversas especialidades e tratamentos voltados especialmente para Pediatria, Obstetrícia e UTI Neonatal.
Todo o alimento arrecadado será utilizado pelo HMJMJ.
O HMJMJ tem mais de 90% de seus atendimentos voltados para pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde – SUS.
Maiores informações
Hospital Maternidade Jesus Maria
(88) 3414 6242
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central - www.revistacentral.com.br

PERDA DE MANDATO - Ações contra quem mudou de partido

E-mail Imprimir PDF

O Ministério Público Eleitoral ajuizou aproximadamente 100 ações de justa causa para a perda de mandato contra prefeitos, vice-prefeitos e vereadores cearenses que trocaram de partido este ano. A informação é do procurador regional eleitoral, Márcio Torres, que não acredita que esses processos tenham uma tramitação tão rápida quanto a estabelecida pela Resolução 22.610/2007 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cuida da questão.

O prazo para o ajuizamento dessas ações começou a contar, para o Ministério Público, logo após os 30 dias que têm os partidos políticos para ingressarem com esse tipo de ação, como ocorreu em relação ao PSDB cearense e o PT de Fortaleza, no caso do vereador Salmito Filho.

A Resolução do TSE que disciplina o processo de perda de cargo eletivo e a justificação de desfiliação partidária em seu artigo 12 diz que esse tipo de processo deve ser observado pelos tribunais regionais eleitorais e terá preferência, devendo ser concluído no prazo de 60 dias.

O procurador Márcio Torres admite que as ações que ajuizou não terão um andamento tão rápido quanto o que pretende porque a fase inicial será por carta de ordem para que o juiz da Zona Eleitoral adote os procedimentos referentes a instrução do processo.

Infidelidade

Ele informa ainda que nas ações interpostas pediu a declaração de infidelidade partidária e perda de mandato e chamou o partido do qual o detentor do mandato havia saído para integrar a lide. Então, a instrução processual vai começar na zona eleitoral, tendo o juiz que, inicialmente, notificar o candidato e o partido para que se manifestem.

No caso específico do Ministério Público as ações interpostas tratam, basicamente, de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que trocaram de legenda, principalmente em setembro e início de outubro, tendo em vista que o prazo para filiação partidária dos pretensos candidatos às eleições municipais do próximo ano terminou no dia 7 de outubro, um ano antes do dia da votação.

As informações que subsidiaram o procurador foram fornecidas pelos promotores eleitorais. O partido que se sentir prejudicado com a saída de um filiado detentor de mandato pode pedir a perda do cargo no prazo de 30 dias e se não fizer nada cabe ao Ministério Público, fazê-lo nos 30 dias subsequentes.

A justa causa para o detentor de um mandato eletivo deixar uma agremiação política, de acordo com a Resolução do TSE, configura-se nos seguintes casos: incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diario do Nordeste

POLICIA - PM acusado pela morte de universitária é condenado a prestar serviços comunitários

Francisca Nádia Nascimento Brito foi morta em 2009
O Policial Militar Francisco Carlos Barbosa Ribeiro foi condenado, nesta quarta-feira (30), a um ano e quatro meses de prisão pela morte de Francisca Nádia Nascimento Brito, no dia 15 de abril de 2009.
Os jurados consideraram que o réu cometeu o disparo sem intenção de matar, por isso sua pena foi convertida em prestação de serviços comunitários e algumas limitações nos finais de semana.
O caso
De acordo com o Ministério Público do Ceará, a vítima aguardava em uma parada de ônibus próximo à Universidade Estadual do Ceará (Uece) em Fortaleza, quando foi atingida na nuca por disparo que teria saído da arma do policial.
Ainda segundo o MP, Francisco Carlos Barbosa estava em uma topique que passava pelo local, quando presenciou uma briga entre torcidas. O veículo estava sendo apedrejado pelos torcedores e o PM revidou com tiros.
Um dos disparos atingiu a universitária, que foi encaminhada ao Instituto Dr. José Frota (IJF), mas não resistiu. O réu foi pronunciado ao Tribunal do Júri em junho de 2010, pelo magistrado José Barreto de Carvalho Filho, então titular da unidade.
Julgamento
O júri popular desta terça-feira (30) foi presidido pelo juiz Antonio Carlos Klein. A defesa foi feita pelo advogado Michel Rayol. O promotor de Justiça Alcides Jorge Evangelista Ferreira e o advogado Paulo Quezado eram responsáveis pela acusação.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

ELEIÇÕES - Justiça Eleitoral vai gastar R$10 mi no CE

Os juízes eleitorais foram convocados para o encontro em que serão apresentados detalhes do projeto feito no TRE
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já concluiu o planejamento das eleições municipais do próximo ano. O plano, que vai utilizar recursos da ordem de R$ 10,5 milhões, será apresentado aos juízes eleitorais da Capital e Interior na próxima sexta-feira, durante um encontro promovido pela Escola judiciária Eleitoral (EJE), em Fortaleza, com a participação do presidente do TRE, desembargador Ademar Mendes Bezerra.

Para as eleições municipais de 2012 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou recursos da ordem de R$ 10.771.152,42 para o TRE cearense. De conformidade com o planejamento realizado pela Justiça Eleitoral cearense serão utilizados R$ 10.586.884,79 ficando como reserva gerencial R$ 184.267,63.

As ações previstas para as eleições são praticamente as mesmas utilizadas em eleições passadas, vez que foram programadas com base na experiência dos últimos pleitos. A diferença básica é a metodologia de gerenciamento de projetos que está sendo utilizada pela primeira vez, informa o diretor geral do TRE, Humberto Mota. 

Além disso, está em andamento, uma vistoria aos locais de votação para identificar obstáculos e adotar providências no sentido de facilitar o acesso dos eleitores às seções de votação. Essa é uma questão que o Tribunal procura aperfeiçoar a cada pleito, inclusive realizando pesquisa com os eleitores no dia da eleição.

Projetos
O diretor geral do TRE faz questão de esclarecer que não se trata de acabar com todos os obstáculos, mas reduzir as barreiras existentes o quanto for possível. O Tribunal Regional Eleitoral não pode realizar obras em bens que não pertencem ao seu patrimônio para acabar com as dificuldades de acesso aos locais de votação, mas, na medida do possível vai procurar alternativas para reduzir as barreiras existentes, ressalta.

Quanto à metodologia de gerenciamento de projetos explica Humberto Mota que todo o trabalho de planejamento foi preparado com base em 11 projetos específicos, cada um com os custos já definidos. Os projetos que vão absorver maior volume de recursos tratam da aquisição de materiais e serviços, mesários, urnas eletrônicas e o apoio técnico necessário.

Como o pleito de 2012 é municipal, ao Tribunal Regional Eleitoral cabe apenas prover as zonas eleitorais dos recursos materiais necessários visto que aos juízes eleitorais, tanto na Capital quanto no Interior, caberá a responsabilidade direta pela condução dos trabalhos preparatórios para o dia da votação que no próximo ano será 7 de outubro, um domingo.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diario do Nordeste

ACOPIARA - Prefeito e vice de Acopiara podem ser cassados

Mais mais um prefeito corre o risco de cassação no Ceará. De acordo com o Tribunal Regional do Estado (TRE), o prefeito de Acopiara, Antônio Almeida Neto (PTB), e seu vice, Sebastião Mandú Filho (PT), devem ser julgados na primeira semana de dezembro.

Prefeito e vice são acusados de contratação irregular de servidores desde o início da campanha eleitoral de 2008, segundo informou o TRE ao Diário do Nordeste Online.

Recentemente o Diário do Nordeste Online mostrou que cerca de 15 municípios do Ceará haviam mudado de prefeito desde as últimas eleições. Depois também aconteceram eleições em Icapuí, por exemplo.

De acordo ainda com o TRE, o processo começou a ser julgado pelo pleno do TRE no dia 21 de novembro e, além da cassação dos mandatos, pede uma multa de 10 mil UFIR, assim como novas eleições para o preenchimento dos cargos no município.

O relator do processo, juiz João Luís, votou a favor da cassação dos acusados. A votação dos demais membros da Corte deve acontecer no início de dezembro, podendo ser adiada caso algum juiz solicite vistas do processo.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diario do Nordeste