v

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Residência do prefeito de Catarina sofre atentado com bomba caseira

Familiares do prefeito do município de Catarina, Jefferson Paes de Andrade Rodrigues, foram surpreendidos na manhã de hoje (30) com uma bomba caseira arremessada na garagem da residência. O artefato foi montado em uma garrafa pet, com dois litros de gasolina e um pavio, que foi apagado ao tocar no solo, poucos metros de um veículo.

Dois filhos do prefeito e uma cunhada, além de duas funcionárias estavam na casa. “Fomos dormir por volta das 10:30 da noite, estava tudo calmo. Quando fui abrir o portão da residência para o rapaz que está trabalhando aqui entrar, vi uma garrafa pet de litros com um liquido amarelado dentro, e um ponta tipo um pavio na boca da garrafa como se estivesse começado a pegar fogo e apagado. Ele disse que seria uma bomba caseira, foi então que liguei para a primeira-dama em Fortaleza, ela entrou em contato com familiares aqui em Catarina, e acionaram a policia que esteve no local e recolheu a bomba”, afirmou Antonia Evanilda, funcionaria da residência.
De acordo com o reporter Diomar Araújo, que acompanhou a ocorrência no município de Catarina, uma testemunha que preferiu não se identificar disse que por volta das 4h da manhã de hoje um veiculo tipo Hilux, cor preta, estava parado em frente a residência do prefeito.
Jefferson Paes De Andrade Rodrigues, que está em Brasília, lamentou o ocorrido, e disse que solicitará ao delegado regional de Tauá, Osmar Berto, uma investigação minuciosa. (Com informações de Diomar Araújo).
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

POLICIA - Policial militar é baleado e morto ao sair de banco em Fortaleza, diz PM

Policial morre em 'saidinha bancária' (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Um policial militar foi atingido com tiros ao sair de uma agência bancária na Avenida Pontes Vieira, em Fortaleza, nesta quarta-feira (30). Segundo informações do Comando de Policiamento da Capital (CPC), testemunhas afirmam que o policial foi baleado por dois homens ao sair do banco. O policial morreu no local.
O CPC acredita que o policial tenha sido vítima de um latrocínio, roubo seguido de morte. Testemunhas relataram para PM que o policial reagiu a tentativa de assalto e foi baleado, mas a polícia está investigando o caso. Suspeitos fugiram logo após os disparos em um carro Corola de cor preta. A PM ainda não sabe quanto foi roubado pelos assaltantes.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

POLICIA - 'Sou inocente', diz jogador Marcelinho Paraíba após ser indiciado por estupro

Jogador Marcelinho Paraíba é levado para carceragem da Central de Polícia de Campina Grande (PB) (Foto: Karoline Zilah/G1)
O jogador Marcelinho Paraíba, que está detido na carceragem da Central de Polícia em Campina Grande, foi indiciado por estupro, de acordo com o delegado do caso, Fernando Zoccola. Após prestar depoimento, ele foi encaminhado para a carceragem com mais três amigos e no trajeto não quis falar com a imprensa, dizendo apenas: “sou inocente e só falo em juízo”. 
O delegado considerou que, mesmo sem ter chegado ao ato sexual, devido às mudanças no Código Penal Brasileiro a tentativa de ter uma relação com a mulher pode ser interpretada como estupro. Marcelinho pode ser transferido ainda nesta quarta-feira (30) para o Presídio do Serrotão.
O jogador e três amigos foram detidos na madrugada desta quarta-feira (30), após uma mulher ter afirmado que sofreu uma tentativa de estupro durante uma festa que acontecia no sítio do jogador, localizado no bairro Nova Brasília, em Campina Grande.
saiba mais
O advogado de Macelinho Paraíba, Afonso Vilar, informou que vai pedir o relaxamento da prisão assim que o caso for distribuído para um juiz. "Em 20 anos, nunca vi ninguém ser preso por causa de um beijo", disse o advogado Afonso Vilar.
Após o depoimento dos suspeitos, o delegado Fernando Zoccola conversou com o G1 e explicou que a denunciante apresenta cortes nos lábios. "Ficou comprovado que houve beijos contra a vontade da vítima". O delegado disse ainda que os três amigos do jogador que estão detidos foram indiciados por desacato à autoridade e resistência à prisão. "Eles ofenderam a moral dos policiais militares ao não permitirem que Marcelo fosse trazido à Central de Polícia", explicou Zoccola.
Marcelinho Paraíba no último jogo do Sport na série B em 2011, disputado no sábado (26) (Foto: Renato Conde/O Popular/AE)
A suposta vítima, uma mulher de 31 anos, prestou depoimento e em seguida foi encaminhada para a Unidade de Medicina Legal (UML) para passar por exame de corpo de delito.
Conforme Fernando Zoccola, outra questão que vai ser apurada é a informação de que o irmão da vítima, um delegado de Polícia Civil, teria disparado tiros no momento da prisão. O suspeito nega, mas sua arma será levada para perícia em busca de resíduos de pólvora.
Marcelinho Paraíba atualmente joga no Sport, do Recife, e foi um dos destaques no retorno do time à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O último jogo da campanha ocorreu no sábado (26).
Procurada pelo G1, a assessoria do Sport informou que o presidente do clube, Gustavo Dubeux, disse que vai prestar apoio jurídico ao jogador. O Sport informou ter recebido uma solicitação da esposa de Marcelinho e enviado um emissário. "Nós enviamos alguém do dia a dia do atleta para que possa levar conforto e fazer uma avaliação da situação, para que o Jurídico possa ver o que pode ser feito. Que além de tomar pé da situação tem que ser alguém que o atleta conheça dentro do clube. O atleta iria estranhar, não iria se sentir seguro se nós enviássemos alguém do Jurídico", informou o advogado do clube, Arnaldo Barros.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

POLITICA - Luizianne prefere não descartar ninguém da lista dos 13

Para Luizianne Lins, ainda é cedo para apontar favoritos entre os petistas que querem sucedê-la na Prefeitura (EDIMAR SOARES)
A estratégia da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, presidente estadual do PT, é não apontar, pelo menos por enquanto, nenhum favorito entre os 13 nomes na lista de prefeituráveis da sigla. “Eu não posso falar de favoritos ainda, porque, de acordo com a estratégia, a ideia é ter um afunilamento desses nomes no final de dezembro. Então, por enquanto, eu não descartaria ninguém”, disse.

Conforme matéria publicada ontem, no O POVO, dos nomes cotados para suceder a prefeita, o secretário de Articulação Política, Waldemir Catanho, e o deputado federal Artur Bruno, seriam os nomes que mais reúnem atualmente condições de concorrer à Prefeitura.

“A cada dia cresce muito a nossa postulação. Eu já conversei com as principais lideranças do PT e há uma simpatia, uma aceitação muito grande. Tenho conversado informalmente com lideranças fora do PT, e aonde eu vou, é muito estímulo, as pessoas me incentivando”, disse Artur Bruno.

Discussão interna
De acordo com Luizianne, todos os 13 nomes ainda estão tentando viabilizar a sua candidatura. “Ainda não foi feita nenhuma reunião para retirar nomes objetivamente. Não foram eles que colocaram seus nomes. Foi a própria executiva estadual e a municipal, juntas, que montaram essa lista”, reforçou.

Ela explica que o PT deliberou pela realização de três grandes debates, faltando dois. Um será em dezembro e o último no início de janeiro. A ideia é que no fim do ano, o partido já tenha definido um nome de consenso. Caso não consiga, ela afirma que o PT vai construir um processo democrático de decisão, não descartando a possibilidade de prévias democráticas. “Isso é uma tradição no partido”.

Depois que o nome estiver definido, é que o PT buscará os partidos que compõem a base de governo, incluindo o PSB, partido presidido no Estado pelo governador Cid Gomes. “A gente deve conversar (ela e o governador) ainda esse ano, para saber o que o PSB está pensando. É muito importante. O PSB tem sido um aliado prioritário”, afirmou a prefeita.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

Até o fim do ano, o PT deve definir um nome de consenso para a sucessão municipal. Caso não consiga, o partido entrará num processo democrático de decisão. Por isso, não está descartada a possibilidade de prévias.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

POLITICA - Sessão foi 'tensa', diz colega de vereador que infartou no CE

Vereador José Linhares Filho (PT) teve infarto fulminate durante sessão na Câmara Municipal de Senador Pompeu, no CE. (Foto: Bruno Gomes / Colaboração)
O corpo do vereador José Linhares Filho (PT), que morreu após sofrer um infarto fulminante durante sessão na Câmara Municipal de Senador Pompeu, a 275 km de Fortaleza, será velado na tarde desta quarta-feira (30), de acordo com familiares. Segundo os vereadores do município, a sessão ordinária da noite da terça-feira (29) foi 'tensa'. “O clima estava tenso por causa da matéria que seria votada. A Casa estava lotada”, conta o vereador Francisco de Jeová (PDT).
saiba mais
Os parlamentares votavam para abertura de uma comissão processante e para o pedido de cassação dos mandatos de vice-prefeito afastado Luís Flávio Mendes de Carvalho (PT) e do ex-secretário de Obras e Urbanismo e ex-vice-presidente da Câmara Municipal, Tárcido Francisco de Lima Baia. Antes do início da sessão, a população realizou uma “marcha em prol da moralidade em Senador Pompeu” que terminou em frente à Câmara.
O vereador José Linhares Filho cumpria mandato pela primeira vez e assumiu a vaga este ano no lugar de Tárcido Francisco de Lima Baia. “Ele sempre foi muito tranquilo e querido por todos”, conta o presidente da Câmara, Francisco Pinheiro (PT).
Com seis votos e duas abstenções, o pedido de cassação do mandato de Tárcido Baia foi aprovado. Os vereadores relataram que José Linhares Filho começou a passar mal após o fim da votação do pedido de cassação do mandato de Tárcido Baia e levado às pressas para o hospital. Familiares do vereador vítima do infarto confirmam que ele não apresentava problemas de saúde. 
O corpo de José Linhares Filho será sepultado no distrito de Minerolândia, no município Pedra Branca, a 261 km de Fortaleza.
Sessão ordinária na noite da terça-feira (29) na Câmara Municipal de Senador Pompeu estava lotada.  (Foto: Bruno Gomes / Colaboração)
Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

PT e PSB: onde vamos chegar?



Por Francisco Rocha (Rochinha)
Não são apenas laços eleitorais que unem PT e PSB. Temos uma aliança ideológica de esquerda, um projeto em comum para o país e relações políticas que remontam à primeira disputa presidencial de Lula, em 1989, quando o PSB indicou José Paulo Bisol para vice na chapa.

Como dizia Leonel Brizola, essa é uma história que vem de longe.

Nas últimas semanas, porém, tem crescido um movimento que aponta o PSB como principal adversário do PT nas eleições de 2012 e 2014. Sinceramente, não sei onde os que patrocinam essa tática, do nosso campo, querem chegar. Que aumente a disputa entre os partidos da base, agora que a oposição está em profunda decadência, me parece perfeitamente aceitável. Mas será que esses partidos, principalmente os de esquerda, como o PSB, querem mesmo se enrolar no xale da louca, unindo-se à direita no abraço dos afogados?

Em Pernambuco, por exemplo, qual a vantagem de desfazer uma aliança exitosa para se diluir em torno do que não tem nem projeto nem voto? Nenhuma, na minha opinião. Se alguém duvida, é só ver o desempenho de PSDB, DEM e PPS no Estado nas últimas três eleições.

Os socialistas pernambucanos não podem esquecer que o apoio e o compromisso do PT foram decisivos tanto na eleição quanto na reeleição do governador Eduardo Campos (em 2006 e 2010). Ainda que Eduardo seja uma grande liderança política, à altura do avô Miguel Arraes, tenho dúvidas se o PSB, sozinho, chegaria a algum lugar.

É certo que em 2006 lançamos Humberto Costa no primeiro turno. Mas essa divisão inicial se deu em sintonia com o projeto nacional, num jogo aberto e combinado desde o início, em que os dois candidatos, de forma inédita, dividiram o mesmo palanque ao lado do presidente Lula, então concorrendo à reeleição.

O que se vê agora na sucessão do prefeito João da Costa, em Recife, com o PSB emitindo sinais de que pretende ir para a disputa contra nós no primeiro turno, é bem diferente. Primeiro, porque não faz sentido do ponto de vista da aliança político-administrativa que consolidamos na cidade e no Estado, com bons resultados para os partidos e para a população. Segundo, porque, como tenho dito, é preciso respeitar a prerrogativa política e o direito constitucional de João da Costa concorrer à reeleição.

Infelizmente, porém, a vaidade e os projetos pessoais tem dado corda a um movimento que tenta desconstruir a administração do prefeito – com um lamentável fogo amigo fornecendo munição à artilharia inimiga. Quando digo “fogo amigo” estou me referindo a importantes lideranças do PT e do PSB, muitos agindo na penumbra. Mas quem conhece bem a política sabe identificar as sombras, mesmo não aparecendo as faces.

A disputa interna entre nós, petistas, existe e será resolvida democraticamente, como sempre acontece no PT. Mas é equivocado o argumento daqueles que usam esse desentendimento momentâneo para justificar o fim da Frente. Se fosse assim, ninguém seria aliado de ninguém, porque todos os partidos tem suas disputas, e o PSB com certeza não é exceção.

Da mesma maneira, todo partido tem o direito de construir seu legado e de fazer suas opções eleitorais. Mas é preciso ter em mente que, entre direitos e deveres, se as coisas não forem coletivamente acordadas, corre-se o risco do fracasso, não só dos projetos administrativos, políticos e ideológicos, mas também das próprias legendas.

Pode ser que, num determinado momento, não seja mais possível manter a aliança PT/PSB. Mas estou convicto de que isso ainda está longe de acontecer. Essa ainda é uma aliança possível e necessária, tanto para as forças de esquerda quanto para o Estado e o país – inclusive no que se refere ao governo da presidenta Dilma e à sua reeleição.

Portanto, as cabeças pensantes não podem, em nome de interesses menores, simplesmente jogar esse acúmulo nas águas da praia de Boa Viagem. Ao contrário, deveriam usar seu capital político para distensionar o processo.

Enquanto isso, no Ceará...
Estou falando de Pernambuco, mas poderia também citar o caso do Ceará, onde a proximidade das eleições municipais ameaça provocar turbulências na aliança que temos com os Ferreira Gomes, dos irmãos Cid e Ciro (ambos PSB), desde 2004.

Tal como em Pernambuco, no Ceará participamos do governado estadual, comandado por Cid Gomes, e o PSB participa da prefeitura petista de Fortaleza, comandada por Luizianne Lins. E não há razões políticas suficientemente fortes para um rompimento em 2012. No entanto...

No entanto, a cena se repete. Nesse caso, o porta-voz da discórdia está claramente identificado na figura do ex-ministro (e também ex-governador) Ciro Gomes, meu amigo político de longa data, e a quem admiro pela personalidade e pela firmeza.

Recentemente, Ciro voltou a soltar suas baterias contra o PT em entrevistas a dois veículos de comunicação. Nelas, entre outros temas, aventou o fim da aliança PT-PSB, tanto no nível regional quanto no nacional. De um lado, ele acusa o PT de praticar o hegemonismo na relação com os aliados. De outro, de ter se entregue em demasia ao jogo do aliancismo fisiológico. Habilmente, chega a dizer que se sente um “petista frustrado”.

A avaliação de Ciro do quadro geral da política tem muitos méritos, entre eles o de tocar em problemas concretos da nossa democracia ainda em construção. E que merecem, mais uma vez, uma profunda reflexão sobre a necessidade de uma reforma política que fortaleça os partidos e os projetos coletivos – e que limite as disputas eleitorais a legendas claramente identificadas no espectro ideológico, ou seja, pela configuração atual, a seis ou sete agremiações.

Sem isso, Ciro não tem o direito de sentir-se “frustrado” com o PT. Ele sabe que, no contexto do sistema político nacional, a esquerda sozinha, infelizmente, não tem força para fazer as mínimas reformas de que o país precisa. Tanto sabe que, quando candidato a presidente da República em 2002, buscou alianças com partidos e líderes regionais que tinham total identificação com a velha direita da política tradicional, entre eles o então senador Antonio Carlos Magalhães e família Sarney. Isso depois de dizer, em 1999, que ACM era "sujo que só pau de galinheiro".

Talvez a frustração de Ciro seja de outro nível e esteja mais ligada ao PSB do que ao PT, mas isso não vem ao caso.

A acusação de hegemonismo também não procede e Ciro também sabe disso. Se não sabe, sugiro que olhe para o Piauí (que fica ao lado do Ceará), onde o PT, depois de oito anos no governo do Estado, apoiou a candidatura de Wilson Martins, do PSB, para a sucessão do petista Wellington Dias – e sem reivindicar absolutamente nada em troca.

Não nasci ontem. Para além de falsas frustrações e pretensos desentendimentos, algumas lideranças do PSB estão claramente montando uma jogada cujo objetivo é enfraquecer o PT nos Estados em que os socialistas são governo – colocando o peso das máquinas estaduais para tirar proveito das disputas municipais.

É legítimo? É. Mas não é a melhor política. Sobretudo porque, juntos, ainda temos muito que fazer por Pernambuco, pelo Ceará e pelo Brasil.

Postada:Gomes Silveira
FONTE: http://mandacaru13.blogspot.com/2011/11/pt-e-psb-onde-vamos-chegar.html

Calamidade pública: População de Quixadá enfrenta nova crise no abastecimento d’água


Idoso_conta_JacksonPerigoso
População está desesperada e não sabe mais a quem recorrer. Órgãos fiscalizadores nada fazem.
Pagar por um produto e não receber é um drama comum vivenciado por centenas de moradores da cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense. O drama que a população está passando não é uma novela de poucos capítulos, mas uma problemática de vários anos. A conta é faturada todo mês, mas a água não chega às torneiras dos consumidores.
O aposentado Emanoel Firmino Alves, 66 anos, morador da Rua Florêncio Lopes é uma testemunha ocular, é uma dos milhares de vítimas que está sendo ludibriada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará-Cagece, sua conta demonstra claramente como a empresa tem praticado o golpe contra os seus clientes. No mês de outubro o cidadão não gastou nenhum metro cubico d’água, mas a conta veio com um valor exorbitante, “no mês de outubro o valor da minha conta foi de R$ 43,30, mas o consumo foi zero, portanto, não poderia ser cobrado este valor”, denuncia o aposentado.
Sem solução do problema do abastecimento d’água na cidade de Quixadá, moradores conclamam nos meios de comunicação, mas o silêncio da Cagece deixa ainda mais a população revoltada. Alguns moradores alegam que tem bairro que já ultrapassa aos 30 dias sem água como é caso do Alto São Francisco.
Uma moradora da Rua Rosa Tavares, no bairro Baviera fez questão de denunciar o desrespeito para com o consumidor, “estou com quase 20 dias sem água, estou comprando de carroceiros, mas a Cagece teve a audácia de enviar o aviso de corte”, denunciou a cliente que se diz lesada e constrangida, “cortar o que, água? Como cortar o que não está sendo fornecido?” indagou.
Nossa produção entrou em contato com o Escritório Regional da Cagece, entretanto, quem atendeu foi o vigilante que disse que todos os atendentes tinham saído para o almoço e que o diretor não estava na cidade. Tentamos contato com a assessoria de imprensa em Fortaleza, mas também não fomos atendidos.
O contrato de concessão que foi acordado entre a Cagece e a Prefeitura Municipal de Quixadá no ano de 2003, deu direito a companhia a explorar o serviço por 30 anos, mas há cláusula onde a não prestação do serviço é um dos fatores predominante para uma possível cassação, para isso, a Câmara Municipal de Quixadá tem que cassar a concessão. Diante de tais circunstâncias, só depende dos vereadores e do prefeito municipal Rômulo Carneiro para revogar o ato por descumprimento de cláusula fundamental que é a prestação do serviço de qualidade.
Cagece escritório Quixadá
(88) 3412-0840

Lojas Americanas inaugura unidade em Quixadá


Lojas Americanas inaugura unidade em Quixadá

Na próxima quarta-feira, dia 30, a Lojas Americanas vai inaugurar a primeira unidade em Quixadá, no sertão central do Ceará.
A loja, de 901m² de área de vendas, ficará na Rua Epitácio Pessoa, nº 1.250. A unidade contou com o investimento de R$ 2 milhões.
Com esta inauguração e outras sete que acontecem nesse mesmo dia em outros estados, a rede totaliza 612 unidades em todo o país.
Para a ocasião, haverá promoções especiais nos setores de utilidade doméstica, eletro-eletrônicos e brinquedos.
A inauguração faz parte do programa “Sempre Mais Brasil”, que prevê a abertura de mais 300 lojas até 2013.
Lojas Americanas
Com três centros de distribuição nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, a Lojas Americanas comercializa mais de 50.000 itens de 4.000 empresas diferentes, o que faz com que a rede detenha uma grande participação do comércio brasileiro de brinquedos, bomboniére, lingerie, CD’s e DVD’s, eletros, utilidades domésticas.
A Lojas Americanas é uma das mais tradicionais redes de varejo do país, que completou 82 anos em 2011.
A empresa atua ainda no comércio eletrônico, por meio da B2W, que integra Americanas.com, Shoptime e Submarino.

Postada:Gomes Silveira
Fonte: Monólitos Post

QUIXADÁ - Diretor do Hospital confirma primeiro caso suspeito da gripe “A” em Quixadá

O Diretor Administrativo do Hospital Regional Dr. Eudásio Barroso, Josué Paiva, confirmou que um jovem de aproximamente 20 anos de idade poderá está contaminado com o vírus da gripe “A”. O Paciente é estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Quixadá. Segundo Paiva, o estado do jovem é normal, mas por precaução ficou em quarentena e deverá aguardar o resultado laboratorial que foi enviado a Fortaleza.
“Tranquilizo a população e reitero que não há motivo para pânico, apenas precaução”, destacou o diretor. Caso alguém que tenha tido contato com pessoas de Pedra Branca, e que apresente algum sintoma de gripe, mesmo comum, deve procurar imediatamente a unidade hospitalar.
O surto da gripe “A” no município de Pedra Branca, já pode ter furado barreira e se alastrado pelos municípios do Sertão Central cearense. Em Quixadá o primeiro caso a ser investigado foi registrado na manhã desta quarta-feira,29. O caso preocupa as autoridades municipais visto que não há medicamento no município.

Em Pedra Branca o surto tem aumentado e deixado à população a cada dia mais preocupada, ontem,28, a Secretária da saúde do Estado confirmou 13 casos da gripe A e 284 notificações, 2 casos foram descartados e 3 amostras serão reprocessadas, entre as 18 amostras analisadas.
O que mais a população preocupada é que a doença não está sendo tratada com os devidos cuidados, e a transmissão pode colocar em risco toda a região caso nada medidas mais enérgicas não sejam tomadas nos próximos dias.
O primeiro caso registrado na região foi em junho de 2009, e em Quixadá, quando um estudante em viagem a Brasília contrariou o vírus. Com tantos casos confirmados coloca a região em alerta máximo.
Mais Informações:
Hospital
Regional Dr. Eudasio Barroso,
Praça Joao Brasileiro Filho -CE
Contato: (88)-3412-8556
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central - www.revistacentral.com.br

SENADOR POMPEU - Vereador tem infarto durante sessão e morre no hospital



Senador Pompeu - O vereador José Linhares Filho, conhecido popularmente por “Dedé Mundico”, membro da Câmara de Vereadores de Senador Pompeu, faleceu na noite desta terça-feira, 29, de infarto. Ele participava da sessão ordinária, realizada tradicionalmente às noites deste dia da semana, quando se sentiu mal. Segundo populares o presidente interino da Câmara Municipal, Francisco Teixeira Filho, mais conhecido por Chico Pinheiro, apressou o encerramento dos trabalhos e José Linhares foi levado às pressas para o Hospital Municipal. Houve tentativa de revitalização dos sinais vitais, mas o coração do parlamentar não respondeu. Ele era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).
A qualquer momento mais informações neste portal acerca do falecimento do Vereador Dedé Mundico.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diario do Nordeste

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA - CGU aponta prejuízos de R$ 230 milhões


Clique para Ampliar
O documento foi entregue ao ministro Mendes Ribeiro que pediu uma análise
O relatório apresenta diversas irregularidades também na Conab que causaram enormes prejuízos ao erário

São Paulo. Irregularidades no Ministério da Agricultura durante a gestão do ex-ministro Wagner Rossi podem ter causado prejuízos de quase R$ 230 milhões, segundo relatório da Controladoria Geral da União (CGU), órgão de controle do próprio governo federal.

O relatório, feito a pedido da presidente Dilma Rousseff (PT), confirma suspeitas levantadas pela imprensa e que levaram Rossi a pedir exoneração do cargo em agosto.

No documento, a CGU afirmou que a cúpula do ministério forjou documentos de uma concorrência na área de treinamento para beneficiar a Fundasp, ligada à PUC-SP.

Segundo a Controladoria a contratação foi uma fraude feita com "montagem processual" e "pesquisa de preços eivada de vício" que geraram um prejuízo de R$ 1,1 milhão.

A cúpula do ministério teria forjado a licitação usando documentos de outra instituição, a FGV, que jamais foi consultada sobre o procedimento. A Fundasp recebeu R$ 5 milhões pelo convênio de treinamento.

Segundo o órgão de controle, parte dos serviços eram desnecessários e não foram cumpridos, o que gerou prejuízo. "Confirmou-se que a empresa do Júlio Fróes, Instituto Antares de Ensino Superior e Projetos Educacionais, presta serviços à PUC-SP, mantida pela Fundasp. Comprovou-se, ainda, que a filha do citado lobista é empregada de firma terceirizada que mantêm contrato com o ministério.

O relatório aponta problemas mais graves na Conab. Apenas nas operações do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) foi constatado prejuízo potencial de R$ 228 milhões em subvenções.

Outro prejuízo do PEP, de R$ 20,5 milhões apenas em 2010, é relativo à prática de deságio. A falha no gerenciamento de dados e o descontrole da área jurídica é citado. Foram encontrados 10 mil processos gerenciados de forma deficiente.

Também foram confirmadas irregularidades na venda de um terreno em área bem localizada de Brasília, gerando prejuízo de R$ 8,2 milhões para uma empresa de armazenagem. O Ministério recebeu o relatório e após analisá-lo vai divulgar o resultado em dez dias.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diario do Nordeste

ELEIÇÕES - STF pode julgar hoje a Ficha Limpa


Clique para Ampliar
O julgamento da questão foi suspenso por pedido de vista do ministro Joaquim Barbosa no dia 9 de novembro
Antes de o julgamento ser interrompido, o relator, ministro Luiz Fux, manifestou-se parcialmente favorável
Brasília. Três ações que tratam da validação da Lei da Ficha estão na pauta de hoje da sessão de plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento da questão foi suspenso por pedido de vista do ministro Joaquim Barbosa no dia 9 de novembro.

Antes de o julgamento ser interrompido, o relator, ministro Luiz Fux, manifestou-se parcialmente favorável à aplicação da lei para as próximas eleições, em 2012.

Barbosa deverá trazer um voto totalmente favorável à validade da legislação. Em seu voto, Luiz Fux defendeu que políticos que renunciem a seus mandatos para evitar a cassação possam se candidatar na eleição seguinte.

Fora este ponto, toda a lei foi considerada constitucional por Fux. O relator afirmou que é constitucional inclusive a parte da lei que proíbe a candidatura de um político condenado por órgão colegiado (mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recurso.

Segundo o ministro, os políticos só podem se tornar inelegíveis se renunciarem após a abertura de processo disciplinares contra eles.

Na prática, se essa parte do voto prevalecer, a decisão livra políticos como Joaquim Roriz (falecido) e Jader Barbalho da inelegibilidade, pois ambos renunciaram antes da abertura do processo.

O tribunal julga duas ações que pedem a constitucionalidade da lei, propostas pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelo PPS, e uma que pede a inconstitucionalidade de parte da lei, do Conselho Nacional de Profissionais Liberais (CNPL).

A votação pode acabar em novo empate, já que o STF conta com 10 ministros, desde a aposentadoria de Ellen Gracie em agosto. Rosa Weber, escolhida para a vaga, vai passar por sabatina no Senado. O STF decidiu que a Ficha Limpa não era válida para as eleições de 2010.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diario do Nordeste