v

sábado, 7 de janeiro de 2012

Policia - Policia - Repórter da Radio Iracema de Ipú é agredido pelo prefeito da cidade


Repórter Artêmio Sousa da Radio Iracema de Ipú - Foto: Blog Acontece Ipú
O Repórter do Jornal da Rádio Iracema de Ipú, Artêmio Sousa foi agredido nesta sexta-feira (07), em uma solenidade nas dependências da Câmara Municipal de Ipú, quando realizava o trabalho de um repórter eficiente e o Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Ipú Sávio Pontes partiu para agressão e danificando uma câmara digital, instrumento de trabalho do repórter que cobria a solenidade para a Rádio Iracema de Ipú e o Site da emissora.

O Prefeito exigiu do Chefe da Guarda Municipal Jean Vidal que Prendesse o repórter, infração do Repórter foi querer realizar seu trabalho e mostrar a população os acontecimentos na administração pública, fato que diariamente ocorre na Radio Iracema. 

Fica o repudio ao ato de vandalismo do Prefeito e o uso do poder para silenciar a voz do povo, tirando a liberdade de imprensa que simplesmente divulgava ações governamentais do município de Ipú.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Cleumio Pinto

Policia - Empresa diz que condutor morto na PB tinha jornada normal de trabalho


"O motorista cumpria uma jornada normal de trabalho, tento tido folga de 17 horas desde a sua última viagem", é o que diz a nota enviada pela empresa Expresso Guanabara, que teve um veículo envolvido em um acidente no Sertão paraibano que resultou em sete mortes na manhã deste sábado (7). O motorista do ônibus que transportava 29 passageiros de João Pessoa para Cajazeiras, uma distância de 476 km, ficou preso nas ferragens e morreu no local.

Na nota, a Guanabara também questionou as declarações do condutor da carreta que também se envolveu no acidente. Ele informou à Polícia Rodoviária Federal (PRF) que o ônibus estava na contramão e em alta velocidade devido a um possível cochilo do motorista.

O homem que dirigia a carreta explicou que ainda tentou puxar o veículo para o acostamento, mas a lateral do ônibus foi arrancada pela parte traseira da carreta, segundo informou o inspetor S. Gomes, da PRF. A PRF aplicou o teste de alcoolemia no motorista da carreta e não foi detectada a presença de álcool no sangue dele.

A empresa ainda informou que já tomou todas as providências necessárias e montou uma estrutura para recepção dos parentes das vítimas. A Guanabara enfatizou também que está prestando assistência à família do motorista, Aderaldo Fernandes da Silva, de 65 anos, e se referiu a ele como "um profissional de excelente conduta durante os seus nove anos de atuação junto à empresa".

O acidente aconteceu no km 463 da BR-230, no município de Sousa, a 434km da capital João Pessoa. A carreta, que tinha placa da Bahia, seguia viagem de Petrolina, em Pernambuco, para Natal.

Bombeiros tiveram que tirar vítimas das ferragens (Foto: João Fábio)
Sete ficaram presos nas ferragens e morreram com a colisão, incluindo o motorista do ônibus. Os Bombeiros estiveram no local para retirar os corpos das ferragens. O condutor da carreta teve apenas lesões leves.

Aproximadamente 15 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas pelo Samu ao Hospital Regional de Sousa. A Guanabara também informou que apenas quatro dos feridos ainda estavam no hospital com escoriações e sem risco de morte. Duas delas tiveram que ser submetidas a cirurgias. Os demais já receberam alta.

De acordo com o inspetor S. Gomes, alguns familiares já reconheceram os corpos das vítimas, todos passageiros do ônibus. Além do motorista Aderaldo, morreram Analice Moreira Antunes, de 61 anos, Mariana Diógenes Moreira, de 31 anos, Antônio Antunes Filho, de 63 anos, Caio Henrique Alipio Pedrosa, de 20 anos, Leandro Gomes dos Santos, de 13 anos, e Maria Aparecida Pedrosa dos Santos, de 14 anos.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Quixadá - Coletivo Dom Quixarte planeja ações para 2012

Neste sábado,7, e domingo,8, acontecerá a primeira imersão do Coletivo Dom Quixarte na residência da produtora cultural Joana Matias, em Quixadá. Durante todo o dia o coletivo fará um balanço das atividades, experiências e vivências realizadas no ano de 2011 e planejará as ações para 2012.

O Dom Quixarte surgiu a partir de um projeto de formação livre chamado Entrepontos, através dele alguns dos membros do Coletivo durante todo o ano de 2011 participaram ativamente na produção dos principais eventos de Fortaleza, como a Mostra de Música Petrúcio Maia, Forcaos, Feira da Música, Festival das Juventudes e Festival Ponto CE, sob orientações dos produtores/idealizadores do projeto. Além de Oficinas e palestras  sobre empreendedorismo, economia criativa, produção cultural entre outras, realizadas nos intervalos de cada evento como forma de ampliar e aprimorar o conhecimento de cada agente.

“Essa imersão, portanto, será de fundamental importância para o crescimento e reconhecimento do coletivo enquanto Ponto Fora do Eixo e articulador da cultura em Quixadá e região Sertão Central. Todo o conhecimento adquirido e as conquistas serão compartilhados com o restante dos membros e interessados que quiserem participar deste encontro.”, destacou a idealizadora.

Mais Informações:
Joanna Matias
Contatos: 8896052854
joanna.cultura@hotmail.com
www.domquixarte.com

Postada:Gomes Silveira
Fonte:revista central - www.revistacentral.com.br

Policia - Polícia realiza apreensão de drogas e armas em Quixeramobim

policia aprende drogas em Quixeramobim

Nas primeiras horas deste sábado, dia 07, por volta das 02h40min, as viaturas do Ronda se encontravam fazendo uma saturação de rotina no bairro Humberto bezerra , na cidade de Quixeramobim quando se depararam com um individuo de iniciais L. O. P. C. que comprava droga em uma residência no Bairro Humberto Bezerra nesta cidade.

Segundo a polícia, ao observarem o movimento os polícias abordaram o individuo e deram voz de prisão aos traficantes João Paulo cruz monteiro22 anos e Alexandre Cruz Monteiro, 21 anos.

Juntamente com eles se encontrava um menor de iniciais G. C. M, que segundo a polícia é irmão dos traficantes. Juntamente com os indivíduos foram encontrado 01 revolver cal.38, 02 cartuchos intactos, uma quantia de R$ 440,00 reais, 37 papelotes de cocaína, 04 celulares e 02 relógios.
Após a operação realizada por policiais do Ronda com apoio do POG, os elementos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Quixadá para ser feito os procedimentos.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Policia - Bandidos tentam assaltar casal e deixam um baleado em Banabuiú

polícia interior
Uma tentativa de roubo aconteceu em pleno meio dia desta sexta-feira, dia 06, no município de Banabuiú, sertão central cearense.

De acordo da polícia, na estrada de Banabuiú, um casal foi abordado por dois indivíduo, com características não informadas, como o piloto da moto não obedeceu a ordem dos assaltantes, os bandidos efetuaram dois disparos com arma de fogo, calibre 38. A garupeira nada sofreu na ação.

A vítima foi identificada como sendo Eudo Carlos do Nascimento Nobre, ele está internado no Hospital Maternidade de Quixadá. A polícia compareceu ao local e está realizando diligências no sentido de identificar e prender os criminosos.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Quixadá - MUSA do BLOG - Turismo pelas lindas curvas de Andréa Ellen

MUSA do BLOG > Turismo pelas lindas curvas de Andréa Ellen

 
Quixadá - Ela tem 21 anos, 1,74m de altura, é formada em Guia de Turismo pelo Instituto Federal – Campus de Quixadá e com certeza se os visitantes de sua terra natal não se encantarem pelas exóticas paisagens monolíticas, com certeza vão se apaixonar pelas curvas dessa morena. Ela se chama Andréa Ellen.
Atualmente divide seu tempo como manequim de uma marca de roupas femininas e o curso de Hotelaria do mesmo Instituto, em Fortaleza. Centrada em seus objetivos, já concluiu o Curso Intermediário de Inglês e parte para as aulas de conversação, afinal a profissão que escolheu exige muito o conhecimento de outros idiomas, outros lugares e pessoas. Andréa Ellen começou a desfilar nas passarelas aos 15 anos.
Ariana, não gosta de injustiças, de maus tratos a animais e pessoas que se aproximam por interesse. Gosta de ser sincera e espera o mesmo dos outros. Tem como seu maior defeito a ansiedade, às vezes diz que isso lhe tira o sossego. Sonha em ter seu próprio lugar tanto na vida pessoal como de negócios.
Planeja fazer um intercâmbio para aprofundar seus conhecimentos em inglês e realizar o desejo de conhecer outro país. Mas, mesmo assim diz que o Brasil, apesar de tantas falhas, tem muito mais beleza a oferecer do que qualquer outro lugar, basta somente que seja valorizado, começando por nós mesmos.
Charme e beleza essa morena de Quixadá tem de sobra, mais ainda no click de Murillo Freire


Andreá Ellen planeja abrir uma sociedade com colegas de faculdade para aprimorar a formação do Guia de Turismo tanto para capital, como para as cidades interioranas. A começar pela criação de um blog com informativos a turista optando por lazer, hospedagem e visitas semanais. Além do alcance profissional no meio hoteleiro como informador aos visitantes das cidades.
Mesmo com o tempo curto, gosta de ir à academia e em horários livres acessa a internet em busca de novidades locais e mundiais. Ela tem uma paixão por viagens, reuniões em família e curtir uma boa noite de conversas ou dança com os amigos.

Regional - POLÊMICA em QUIXERAMOBIM > Procon X Escolas, quem tem razão ?

Quixeramobim - Na edição deste sábado, 7, o Diário do Nordeste aborda no Caderno Regional um problema para muitos pais antes do reinício das aulas de seus filhos. Os valores das mensalidades, da matricula e a relação do material escolar. Para evitar abusos o coordenador da Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Quixeramobim, advogado Ricardo Eduardo Cavalcante, notificou as escolas particulares da cidade. Veja a reportagem clicando aqui > Procon notifica rede escolar.
As escolas particulares da cidade não estão filiadas a nenhuma entidade classista, mas um dos articuladores de encontros dos administradores desses estabelecimentos, Gustavo Fernandes Sampaio, diretor de um deles, justifica não haver nenhum abuso em relação à cobrança de mensalidades. Do ponto de vista dele apenas dividiram a anuidade em 13 parcelas, aliviando o bolso dos pais. Quanto ao material escolar, as listas são feitas conforme as necessidades de cada escola. Para ele, incluir na lista até cartucho de tinta para impressora é um abuso, mas no geral são solicitados apenas matérias de uso dos alunos. Quando o ano letivo termina, o que sobra é devolvido aos pais.

Gustavo considera precipitada a medida adotada pelo representante do Procon. Poderia ter solicitado reunião com todos os diretores. N encontro poderiam esclarecer os pontos considerados polêmicos e repassados aos pais quando procurassem o órgão fiscalizador e acalma-los quanto a possíveis perseguições caso exijam explicações ou contestem as exigências nas próprias escolas. “Uma mentalidade dessas é medieval. Se os pais fossem perseguidos nossas escolas iriam a falência em dois a três anos. Ao invés disso temos conquistado excelentes resultados. No ano passado duas de nossas escolas foram classificadas entre as 10 melhores do Estado, conforme indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, acrescentou.

O Procon de Quixeramobim foi implantado pela Câmara de Vereadores no fim de outubro do passado. A Casa Legislativa é quem mantém o órgão de assistência ao consumidor. De acordo com Ricardo Cavalcante, no período já foram intermediados 120 casos e outros 330 notificados, a maioria deles relativos a serviço de telefonia móvel. Ao serviço prestado ao público é gratuito. Mais informações > (88) 3441 0043

Diário Sertão Central > (88) 9970 5161 / (88) 8865 6118 ou pelo email alex.pimentel@oi.com.br
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Policia - Acidente fatal no Anel Viário envolve três veículos

Um acidente fatal envolvendo um carro de passeio, uma carreta e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Anel Viário, próximo a Maraguape.

A colisão aconteceu  na manhã deste sábado (7). De acordo com a PRF, o condutor da motocicleta, Francisco Sandro Alves Rabelo, de 29 anos, teria colidido na traseira do veículo Palio.

Em seguida, uma carreta passou por cima do corpo da vítima, que morreu na hora.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Policia - Polícia Tentativa de furto em do Banco do Brasil de Capistrano

Uma agência do Banco do Brasil de Capistrano, no Maciço de Baturité foi alvo de tentativa de assalto durante a madrugada deste sábado (7). De acordo com o major Cícero Cruz Tavares, do Destacamento de Capistrano os acusados arrombara a porta do banco com o objetivo de explodir o cofre da unidade.

"Eles não tiveram sucesso na ação por que os explosivo não funcionaram. O grupo não tentou explodir os caixas eletrônicos da agência e ainda deixaram todos os explosivos no local", conta o oficial.

O Destacamento de Capistrano fica em frente a unidade bancária e durante a tentativo de furto, houve disparos contra policiais e um vigia da Prefeitura foi levemente atingido no ombro esquerdo.

"Na tentativa de assustar os policiais do destacamente, eles (os acusados) começaram a efetura dispararos", diz o major Tavares.

Ainda conforme o oficial, o vigia informou que cerca de seis homens participaram da ação. Além dos disparos, pneus das viaturas foram furados pela quadrilha, que fugiu. "De acordo com as informações que não temos, o bando fugiu em um Astra ou Palio de cor preta. Foram abertas diligências e caso foi passado para os outros destacamentos do Interior", ressalta.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Policia - Polícia vai investigar possível atentado a familiares de juíza

Um suposto atentado cometido contra familiares da desembargadora Sérgia Miranda, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), será investigado pela Polícia Civil. O inquérito para apurar o caso o caso foi aberto nesta sexta-feira, 6. Na última quarta-feira (4), os tios-avós da magistrada teriam sido agredidos por um grupo que invadiu a casa deles, em Horizonte, a 40 km de Fortaleza. Na ação, os agressores teriam derramado álcool no cabelo de uma das vítimas, ameaçando queimá-la.
O procurador de Justiça Militar, Alexandre Leal Saraiva, que participou nna tarde de ontem de reunião da cúpula de Segurança Pública na 10ª Região Militar, disse que todos concordaram que o caso precisa ser apurado com rigor.
 
Uma das linhas de investigação é se o suposto atentado teria relação com o trabalho da desembargadora Sérgia Miranda. Durante a greve dos policiais e bombeiros militares, foi ela que decretou a ilegalidade do movimento, determinando ainda multa aos amotinados e a reintegração de bens públicos, como viaturas e prédios 
 
- Para afirmar o que realmente aconteceu temos que fazer uma investigação. O inquérito já foi aberto. Vamos descobrir o porquê da invasão da casa”, disse o delegado geral de Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas.
 
O inquérito será presidido pelos delegados Ricardo Romagnolli, de Horizonte, e Ana Lúcia Almeida, do Eusébio. Vítimas e testemunhas ainda serão ouvidas, mas não há detalhes sobre procedimentos que serão adotados.
 
A Associação Cearense de Magistrados (ACM) divulgou na tarde de ontem uma nota em solidariedade à magistrada e seus familiares. A ACM destaca no documento que "confia na pronta e rigorosa apuração dos fatos e de sua autoria, de modo a identificar, inclusive, se o episódio guarda relação com a atuação funcional de sua associada, o que, em sendo demonstrado, representará grave investida contra a independência do Poder Judiciário”.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Cnews

Politica - Em ano eleitoral, Dilma evita confronto direto com PSB

Dilma precisa do apoio do PSB no Congresso e sabe que não pode perder de vista as alianças para as eleições
Dilma precisa do apoio do PSB no Congresso e sabe que não pode perder de vista as alianças para as eleições (Ueslei Marcelino/Reuters )
Em uma operação abafa, o Palácio do Planalto ordenou parlamentares e ministros a saírem em defesa do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e do PSB.  Bezerra ficou na berlinda após virem à tona acusações de uso político de verbas de prevenção a enchentes. Embora não esteja na lista de regiões com maior risco de inundações, o estado de Pernambuco, berço eleitoral do ministro, recebeu 90% da verba antienchente da pasta. 
O caso fez o clima entre PT e PSB esquentar. No Twitter, o secretário de comunicação do PT, deputado André Vargas (PR), chegou a afirmar que Bezerra “virou as costas para o país para privilegiar o seu quintal”, explicitando uma disputa – até então velada – entre as duas legendas aliadas, que tem como pano de fundo disputas eleitorais.

Os integrantes do PSB dizem que o objetivo das críticas é desestabilizar Bezerra, que tem pretensões políticas em sua terra natal, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, figura em ascensão no cenário político nacional (alvo de cobiça, inclusive, por parte do PSDB).

"Há quem queira o enfraquecimento do ministro para inviabilizar qualquer alternativa no Recife ou em 2014”, diz o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). Ele afirma que o fato de Bezerra ter mudado o domicílio eleitoral de Petrolina para Recife, a fim de ter condições de disputar a prefeitura da capital pernambucana, provocou frisson no PT. O prefeito petista João da Costa quer tentar a reeleição na cidade.

"Criar uma crise nacional por causa de um município só prejudica a unidade em torno da presidente Dilma Rousseff", afirma Valadares. A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) também critica a postura de petistas: "É uma posição primária e pouco inteligente".

Depois das críticas, Campos, que acumula o cargo de presidente do PSB e é padrinho político de Bezerra, comandou a ação de blindagem. O método: dividir com Dilma a responsabilidade – e o desgaste político – pela distribuição dos recursos.

Recuo - O Planalto, então, fez um recuo. Depois de passar por desentendimentos com aliados em 2011, com a queda de ministros do PMDB, do PR, do PDT e do PCdoB, Dilma não quer comprar briga com o PSB. Precisa do apoio do partido para as votações no Congresso Nacional e não pode perder de vista as alianças para as eleições deste ano.

Assim, o presidente do PT, Rui Falcão, divulgou nota nesta sexta-feira dizendo que as relações com o PSB são "as melhores possíveis" e que o assunto já foi devidamente esclarecido pelo ministro junto ao governo. "Para o PT, o episódio está encerrado e não abala nem um pouco as relações políticas com o seu aliado, o PSB."

Outro que entrou em ação foi o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Durante evento no Recife, na quinta-feira, com a presença de Campos, ele saiu em defesa do ministro. “Investimentos em Pernambuco são indispensáveis e têm apoio do governo federal e da presidente Dilma Rousseff”, disse Mercadante. “Foi uma defesa digna de aplausos”, comemorou um assessor próximo a Campos.

Até mesmo o deputado André Vargas (PR) achou melhor mudar o tom. "Nunca declarei nada contra o PSB", afirmou. "O problema não é o Bezerra, mas o modelo do Ministério da Integração e da Defesa Civil."

Eleições - O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), é outro que tem atuado para amenizar o clima entre petistas e integrantes do PSB. Ele, aliás, é tido, tanto pelo PT quanto pelo PSB, como um nome conciliador para disputar a prefeitura do Recife. Costa não nega a possibilidade de se candidatar, mas diz que prefere continuar no Senado.

Eduardo Campos – que, nos bastidores, afirma que não apoiará o atual prefeito, João da Costa – também tem apreço por um terceiro nome: o ex-prefeito petista João Paulo Lima. O PT decidirá em fevereiro o nome que disputará a prefeitura do Recife. Se a escolha não agradar o PSB, Fernando Bezerra é a carta na manga do governador de Pernambuco.
 
Postada:Gomes Silveira
 
Fonte:Revista Veja

Queda de motocicleta em Milhã mata condutor e passageiro fratura perna



Um grave acidente de trânsito deixou uma pessoa morta na tarde desta sexta-feira,06, no município de Milhã, no Sertão Central cearense. Um empregado de uma empresa de internet foi à vítima fatal.

Policias Militares do destacamento de Milhã disseram que o condutor da motocicleta de placa HYY-3504 - Senador Pompeu, sobrou em uma curva da CE-37, entre as cidades de Milhã a Deputado Irapuã Pinheiro, mais precisamente na localidade do Sitio Cipó. Na motocicleta estavam dois funcionários de uma empresa de provedor de internet.


Segundo informação de populares, que socorreram as vitimas, o condutor sobrou em uma curva no mesmo instante o pneu da moto colidiu com o meio fio, passageiro e condutor foram arremessados a vários metros distância, enquanto o capacete do condutor que parecia estar destravado foi parar a mais de 100 metros do local, sendo que esse foi a vitima fatal conhecido como Raimundo Jordanio Saldanha Leitão, de 24 anos, residente na cidade de Senador Pompeu. O passageiro Wagner Marcel da Cruz Nascimento, sofreu uma fratura na perna esquerda e está no hospital.



Mais Informações:
Destacamento da Policia Militar de Milhã
Telefone – (88) 3529 – 1999
Endereço – Rua Beira Rio N° 75 Centro de Milhã

Eliardo Vieira
Correspondente em Milhã
Jackson Perigoso
Edição

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central - www.revistacentral.com.br

Policia - Greve de policiais civis no Ceará entra no quarto dia sem acordo

A greve dos policiais civis entra no quarto dia sem acordo com o governo do estado. O governador Cid Gomes (PSB) se reuniu no início da noite desta sexta-feira (6), no Palácio da Abolição, com representantes das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança Pública  para avaliar a situação do Ceará. Enquanto isso, a assessoria do sindicato dos policiais disse não ter retorno do governo do estado.
Participaram da reunião o comandante da Força Nacional de Segurança(FNS) e do Exército Brasileiro(EB) – general Gomes de Mattos, general Gonçalves e general Santos Cruz - para uma nova avaliação sobre a paralisação da Polícia Militar e a atuação durante a greve da Polícia Civil (já decretada ilegal duas vezes pelo Tribunal de Justiça do Estado).
Sem definição
A reunião entre Governo do Estado e Sindicatos dos Policiais Civis (Sinpoci), na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), terminou sem definição, na manhã desta sexta-feira (6). O sindicato informou, em nota, que vai esperar retorno do governo sobre nova proposta entregue no encontro para deliberar sobre os rumos do movimento. O sindicato diz que se a proposta for assinada e aceita pelo governador, no prazo de 24 horas será encerrada a paralisação da categoria.

A proposta elaborada pelo Sinpoci nesta quinta-feira (5) e levada à PGJ pelo presidente da OAB-CE pede a não punição ao policial civil que participa do movimento grevista desde julho de 2011; devolução do dinheiro dos 199 policiais civis que tiveram seus salários descontados no início do mês de dezembro de 2011; alteração do artigo 35, referente às promoções a policiais civis que tenham nível superior; hora-extra constitucional; extinção do serviço extraordinário e reajuste salarial para que policiais civis ganhem o equivalente a 60% do subsídio de um delegado, que é R$ 7.500.

Resistência mínima

No 32º Distrito Policial, no Bairro Bom Jardim, em Fortaleza, o delegado Jacob Stevenson, disse nesta sexta-feira (6)  que tem feito pessoalmente Boletins de Ocorrência, atendido telefone e "o que mais for necessário para a delegacia não parar". "É sacrificante, estou trabalhando mais de 12 horas por dia, a gente está lidando com dificuldade, mas não paramos. O pessoal não sai daqui sem atendimento", garantiu.
 

saiba mais
No entanto, alegou Jacob Stevenson, não há como realizar novas investigações de crimes, e as que estavam em andamento foram paralisadas porque os policiais que fazem o trabalho de campo se juntaram à concentração dos grevistas em frente à delegacia geral da Polícia Civil do Ceará, no centro de Fortaleza. "Muitas investigações são urgentes e uma paralisação como essa acaba prejudicando. Acabamos perdendo provas que não podem ser recuperadas", avaliou.

Segundo delegado, todos que procurarem o 32º Distrito Policial vão ser atendidos, mas investigações estão suspensas. (Foto: Francisco Viana / Agência Diário)
Confronto com Exército
confronto com exército no 2 DP (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)
Na madrugada desta sexta, o Exército retirou grevistas da sede da Delegacia Geral da Polícia Civil e ocupou a entrada do prédio, mas os manifestantes retornaram ao local, onde permanecem  concentrados. Grevistas fizeram uma "ronda" na noite desta quinta-feira (5) com o objetivo de parar 100% da categoria.
No 2º DP, na Aldeota, os manifestantes tentavam entrar para convencer o único escrivão de plantão a deixar o trabalho.  O Sinpoci orientou a categoria a parar 100% dos serviços na última terça-feira (3), poucas horas antes do fim da paralisação dos policiais militares, iniciada no dia 29 de dezembro.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Quixadá - Motorista perde o controle da direção e irmão morre em Quixadá

Quixadá - Um capotamento registrado na tarde desta sexta-feira, dia 6, culminou com a morte do vendedor autônimo José Francisco Alves Feitosa, 37 anos. Ele seguia viagem pela CE 060, no automóvel Gol de cor prata, placas HVA 2039, conduzido pelo irmão, Damião Alves Feitosa, 51 anos, quando a altura da localidade de Camará, na zona rural de Quixadá, o motorista perdeu o controle do veículo, ocorrendo o acidente. Um filho de Damião, de 17 anos, acompanhava os irmãos na viagem, retornado de Massapé a Maracanaú onde residem.
Conforme a equipe da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) que atendeu a ocorrência, o motorista teria dormido no volante. Ao despertar se assustou provocando o capotamento. Essa foi a informação preliminar prestada pelo adolescente, que nada sofreu. O carro ficou virou em um barranco. “Meu irmão foi cuspido para fora do carro. Tudo foi muito rápido”, afirmou o motorista alegando que a causa do sinistro foi a perda do controle de direção. Ele estava muito abalado, era o único irmão do sexo masculino na família. Após se apresentar espontaneamente na Delegacia Regional de Quixadá, foi liberado.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário Sertão Central

Quixadá - Confira as vagas de emprego em Quixadá

materia emprego
Com a chegada do ano novo, muitas pessoas esperam novos acontecimentos, novas realizações, e até a conquista de novos projetos, já outras desejam mesmo é encontrar um emprego.
A equipe da TV Monólitos foi até o SINE-IDT de Quixadá, e conversaram com o Gerente da unidade, Edvaldo Cisne, que falou da importância de estar qualificado para conseguir um bom emprego ou mesmo ser um dos candidatos selecionados pelas empresas que precisam de pessoas para ocupar as vagas no mercado de trabalho.
Confira as vagas disponíveis na Unidade de Quixadá:
- Chapeiro
- Consultor de Vendas
- Empregado Doméstico nos Serviços Gerais
- Garçom
- Motociclista no Transporte de Documentos e Pequenos Volumes
- Oficial de Serviços Gerais
- Operador de Caixa
- Pedreiro
- Promotor de Vendas
- Pizzaiolo
- Vendedor Porta a Porta
- Técnico de Nutrição / Economista Domestico
- Vagas Para Portadores de Deficiência


Maiores Informações:
Sine-IDT Quixadá
Endereço: Rua Epitácio Pessoa
Telefone: (88) 3445.1044
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Execução - Mulher morta a tiro no Passaré

Clique para Ampliar
A garota, que estava sem nenhuma identificação, ainda tentou fugir, mas foi baleada quatro vezes e morreu antes da chegada da ambulância
Uma mulher foi executada a tiro, na tarde de ontem, no Conjunto Jardim União I, bairro Passaré. Os acusados do crime, que estavam em uma moto, fugiram e até a noite de ontem não haviam sido identificados.

De acordo com testemunhas, a jovem, que não foi identificada, estava com um rapaz em um bar bebendo, quando foram surpreendidos por dois homens em uma motocicleta Honda 300. Um dos acusados desceu da moto e passou a efetuar disparos contra o casal.

O jovem, que também estava sem documentos, foi baleado, mas conseguiu pular o muro de uma residência e se refugiou no local. A garota, que aparentava ter entre 15 e 20 anos, foi baleada quatro vezes e morreu. Os dois pistoleiros fugiram.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e realizou o atendimento do rapaz e, em seguida, ele foi levado para a Unidade Central do Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro). Até o fim da noite, ele permanecia internado na unidade médica, mas seu estado de saúde não foi informado.

Patrulhas
Logo após o crime, policiais militares do Policiamento Ostensivo Geral (POG) da 1ª Companhia do 5º BPM (Maraponga) chegaram ao local. Os PMs realizaram buscas na região, juntamente com patrulhas do Ronda do Quarteirão da área, mas os suspeitos não foram localizados. Os policiais ainda não sabiam o que havia motivado o crime.

A perita Sônia Silva, da Coordenadoria de Criminalística (CC), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) examinou o local do crime e no corpo da vítima. Segundo a perita, a garota foi atingida nas costas, braço, no tórax e na cabeça. Um morador, que pediu para não ser identificado, afirmou que a garota morava no Conjunto Jardim União II, também no Passaré.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Entrevista de coronel - Exército revela que familiares de desembargadora foram agredidos

Clique para Ampliar
Tropa do Exército permanece em total prontidão na sede da Delegacia Geral, Centro
Clique para Ampliar
Os ânimos ficaram exaltados no momento em que o caminhão de transporte de tropas apareceu na praça onde os grevistas estão acampados
Clique para Ampliar
O advogado Leandro Vasques, assessor jurídico do Sindicato dos Policiais Civis, explicou que a entidade quer a abertura de diálogo com o Governo do Estado para que suas reivindicações sejam atendidas
Clique para Ampliar
Policiais militares do BpChoque chegaram à sede do SVO prontos para impedir que os grevistas ocupassem o prédio, mas o incidente não ocorreu
Tios-avós da magistrada teriam sido vítima até de torturas, após ela determinar que PMs desocupassem quartel

A Associação Cearense dos Magistrados (ACM) distribuiu nota pública à Imprensa, no fim da tarde de ontem, prestando solidariedade à desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda e a seus familiares em decorrência do ato de violência praticado contra parentes dela no decorrer da paralisação das atividades dos policiais militares. Tio-avós da magistrada sofreram ameaças de morte e violência física em sua residência, localizada no Município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. Os fatos ocorreram no último dia 4.

O fato veio à tona, de forma oficial, ainda na madrugada de ontem, durante entrevista do coronel do Exército Brasileiro, Medeiros Filho, chefe do setor jurídico da 10ª Região Militar. "Amordaçaram e torturaram parentes da desembargadora. Vamos apurar, vamos investigar. Vamos levar em conta que foi ela quem decretou a desocupação da 6ª Companhia do 5ºBPM", disse o militar, se referindo à decisão da magistrada para que os PMs desocupassem o Quartel que usaram como ponto de concentração durante o movimento por melhores salários.

Segundo o coronel Medeiros Filho, membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) virão a Fortaleza com o objetivo de apurar o caso. Contudo, o advogado Jorge Hélio, membro local do CNJ, negou que o caso tenha sido levado ao conhecimento daquela instituição.

Já o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará informou que, até ontem, não tinha informações sobre o episódio. A desembargadora também preferiu não comentar publicamente o caso.

Na entrevista concedida à Imprensa logo após o incidente envolvendo uma patrulha do Exército e os policiais civis em greve, na Praça dos Voluntários, no começo da madrugada de ontem, o coronel Medeiros Filho não deu muitos detalhes sobre a agressão aos familiares da desembargadora, mas deixou claro que o assunto está ligado à posição que a magistrada tomou em relação aos grevistas.

Armados

Em seu despacho, a desembargadora foi enfática ao se reportar à postura dos PMs durante a ocupação ao Quartel da 6ª Companhia do 5º BPM (Antônio Bezerra), para onde foram levadas todas as viaturas da corporação que atuam no patrulhamento da Grande Fortaleza. "Retêm ilegalmente as viaturas militares, inviabilizam o acesso aos quartéis invadidos, apropriando-se, indevidamente, de bens públicos e, ainda, para agravar a situação, portam armas de fogo e consomem bebidas alcoólicas no interior das instalações militares, utilizando mulheres e crianças como verdadeiro escudo humano". No documento, a desembargadora deferiu uma liminar determinando o retorno imediato dos PMs às atividades.

Os militares, porém, ignoraram as ordens da Justiça e só, dois dias depois, terminaram a paralisação quando o Governo do Estado aceitou a maioria das reivindicações. No dia seguinte (5), eles devolveram as viaturas e desocuparam o quartel.

Incidente quase vira confronto

Um incidente por pouco não terminou em confronto armado entre policiais civis em greve e uma patrulha do Exército, no começo da madrugada de ontem. O fato ocorreu quando os militares, transportados em um caminhão, se aproximaram da Praça dos Voluntários, no Centro, onde os manifestantes estão acampados desde a noite da última terça-feira.

A princípio, os policiais civis acreditavam que os militares estavam chegando ao local com a missão de desocupar o espaço público ocupado por eles. Os grevistas seguiram em direção ao caminhão gritando palavras de ordem e exigindo que os soldados se retirassem. A presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpoci), Inês Romero, pediu calma aos inspetores e escrivães. Alguns foram filmados portando armas de fogo. Em meio ao tumulto, um tenente que comandava a patrulha desceu do caminhão e foi dialogar com a presidente do Sinpoci. Minutos depois, o caminhão foi retirado do local.

Desculpas

Em seguida, cerca de uma hora depois, o coronel do Exército, Medeiros Filho, chefe da Assessoria Jurídica da 10ª Região Militar, compareceu ao local e pediu formalmente desculpas pelo fato, informando que, "em hipótese alguma´, havia a intenção das tropas federais de entrar em confronto com os policiais.

Depois que os militares se retiraram do local, os policiais utilizaram veículos e até pedras para bloquear todas as ruas próximas que dão acesso à Delegacia Geral e à Praça dos Voluntários.

Sinpoci entrega pauta ao procurador

A diretoria do Sindicato dos Policias Civis do Ceará (Sinpoci) terminou de elaborar, na tarde de ontem, a pauta mínima que deverá ser apresentada ao governador Cid Gomes. O documento foi intitulado ´Carta de Solicitação e Compromisso´.

O documento é composto por quatro pontos, que são apresentados pela categoria como imprescindíveis para o fim da greve. Anistia, reajuste salarial, pagamento das horas extras e a possibilidade de promoção para os profissionais de nível médio são apontados como pontos essenciais. Caso sejam atendidos, os policias civis se comprometem a voltar ao trabalho.

Reunião

Na manhã de ontem, representantes do Sinpoci; o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro; a defensora pública geral do Estado, Andréia Coelho e o deputado federal Chico Lopes foram até a Procuradoria Geral de Justiça, onde os esperava o novo procurador geral da Justiça, Ricardo Machado, para receber a pauta mínima. No encontro, alguns pontos foram modificados.

O procurador assegurou que entregaria o documento ao procurador geral do Estado, Fernando Oliveira, ainda ontem, para que ele repassasse as reivindicações ao governador.

É possível que toda esta transação já tenha sido feita e Cid Gomes tenha em mãos o que os policiais almejam com a paralisação. No entanto, até a noite passada o comando de greve ainda não havia recebido nenhuma proposta de negociação ou o posicionamento oficial do Governo do Estado.

Insatisfação

Segundo o advogado do Sinpoci, Leandro Vasques, o documento não visa resolver instantaneamente o impasse, mas abrir as negociações. "O que queremos é apresentar nossas propostas e ouvir uma contraproposta do Governo", ressaltou.

Ainda segundo Leandro Vasquez, o movimento não foi incitado pelo sindicato. "O que aconteceu foi uma insatisfação incontrolável". A categoria diz que se decepcionou, quando viu que não estava havendo "isonomia de tratamento".

Os policias teriam se decepcionado por não terem sido recebidos em seis meses de paralisações, enquanto a Polícia Militar foi atendida e teve várias conquistas em seis dias. Um dos principais pontos que o Governo alegava, para impossibilitar o aumento dos policias civis, quando se negava a atendê-los, era que se o fizesse, seria necessário conceder também aos PMs.

BpChoque ´barra´ grevistas no SVO

Vinte policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque) foram acionados, na tarde de ontem, para proteger as dependências do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), em Messejana, onde funciona, temporariamente, a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), da Perícia Forense. Os militares foram mandados para o local com o objetivo de impedir a invasão do prédio por policiais civis e auxiliares de perícia em greve.

Os grevistas afirmaram que estavam no SVO para verificar a denúncia de que funcionários terceirizados estariam realizando exames de necropsia. Conforme a Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sinpoci), o objetivo dos policiais, confirmada a informação, era dar voz de prisão às pessoas que realizavam o serviço, pois estariam cometendo crime.

No entanto, ao chegar ao local foram impedidos de entrar no prédio. De acordo com o major PM Alexandre Ávila, os militares permanecerão no SVO para garantir a continuidade dos serviços à população. O perito-geral, Maximiano Chaves confirmou, por telefone, que os terceirizados estavam realmente auxiliando nas necropsias. "O estado de emergência permite. Não podemos deixar os corpos entrar em decomposição", afirmou.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Greve - Polícia transfere presos diante dos riscos de fugas

Clique para Ampliar
A remoção dos presos começou, pela manhã, na Delegacia de Capturas e Polinter, no Centro. Policiais do Gate, Cotam e do Exército foram os responsáveis pela escolta dos detentos até as Casas de Custódia na RMF
Dos 600 presos que estavam recolhidos nas distritais, 250 foram encaminhados para as unidades carcerárias

A superlotação de xadrezes, combinada com a greve dos policiais civis levou as autoridades a decidir, na manhã de ontem, realizar uma megaoperação de transferência de 250 dos quase 700 presos que estavam recolhidos nas delegacias distritais, especializadas e metropolitanas da Grande Fortaleza.

A operação contou com a mobilização de tropas da Polícia Militar, através do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Cotam Comando Tático Motorizado (Cotam), além da Força Nacional de Segurança (FNS) e do Exército Brasileiro. Coube ao diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Jairo Façanha Pequeno, a missão de comandar a operação de transferência dos detentos.

Segundo a Polícia Civil, dos 250 presos que foram retirados das delegacias ontem, 110 foram encaminhados à Casa de Privação Provisória da Liberdade I (CPPL I), 50 para a CPPL II, 45 para a CPPL III, 40 para a CPPL de Caucaia (Carrapicho) e outros cinco para a Colônia Urbana Professor Olavo Oliveira, o antigo IPPOO I, no bairro Itaperi.

Conforme o delegado Jairo Pequeno, a transferência já vinha sido articulada antes mesmo da eclosão da greve dos policiais civis, visto que as delegacias estavam ficando, outra vez, lotadas de detentos. "Evidente, que, com a greve, os riscos aumentaram", afirma Pequeno.

Articulados

O diretor do DPE explica ainda que houve uma articulação entre os secretários da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Francisco José Bezerra; e da Justiça e Cidadania (Sejus), Mariana Lobo, para que fossem destinadas as 250 vagas nas unidades prisionais para a retirada dos detentos das delegacias da Grande Fortaleza.

A operação de remoção dos presos começou logo cedo da manhã de ontem. Várias dificuldades tiveram que ser enfrentadas pelo chefe da operação. "Em algumas delegacias, não havia escrivães e nem policiais e até as portas dos cartórios estavam fechadas, dificultando para nós encontrar a relação completa dos presos. Mesmo assim, paulatinamente foram feitas as retiradas dos presos e eles eram encaminhados à (delegacia) Capturas", detalhou Jairo Pequeno.

Na período da tarde, já haviam sido levados para a Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), no Centro, presos oriundos de delegacias como 3ºDP (Otávio Bonfim), 8º DP (José Walter), 12º DP (Conjunto Ceará) e 30º DP (São Cristóvão).

A prioridade das transferências era para as delegacias plantonistas (que estão também sem funcionar) e as demais que apresentavam um maior índice de superlotação em seus xadrezes.

Capturas

Retirados das carceragens das delegacias especializadas, distritais e metropolitanas, os detentos eram levados, em comboios de viaturas do Batalhão de Polícia de Choque da PM (BpChoque) e da Força Nacional de Segurança (FNS) para a sede da Decap, na Rua Conselheiro Tristão, Centro. Ali, eram rapidamente fichados criminalmente e, em seguida, levados para as unidades prisionais.

Conforme Jairo Pequeno, apesar de toda a movimentação ocorrida ontem, todo o processo de transferência somente deverá ser concluído na próxima segunda-feira. "Estamos reduzindo os riscos de fugas, apesar de as delegacias contarem com a presença da Força Nacional de Segurança. Os militares estão fazendo a vigilância dos presos e também a segurança patrimonial", assegura.

Funcionamento

Durante todo o dia de ontem, a maioria das delegacias da Capital e da região metropolitana permaneceram de portas fechadas para o público.

Porém, algumas delas atenderam ao público para o registro de Boletins de Ocorrência (B.Os.), Entre elas, a Defraudações e Falsificações (DDF), de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) e a da Criança e do Adolescente (DCA), esta última, havia sido ocupada pelos grevistas na noite de quarta-feira passada. Contudo, a presença de homens do Exército no local fez com que o funcionamento fosse restabelecido naquela Especializada.

A greve dos policiais teve início na noite da última terça-feira, quando os servidores decidiram cruzar os braços juntamente com a tropa da PM. Ainda naquela noite, os policiais montaram acampamento na Praça dos Voluntários, em frente à sede da Delegacia Geral, no Centro, e secaram os pneus das viaturas. Na pauta dos servidores públicos em greve, um aumento salarial para que seus vencimentos cheguem a 60 por cento do que ganham os delegados, reformulação nos critérios de promoção, estabelecimento de horas extras e reajuste no valor dos vales refeição.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Eleições municipais - AL tenta coibir embate político no plenário

Clique para Ampliar
Mesa Diretora da Assembleia Legislativa reuniu o colégio de líderes para tratar das orientações a serem repassadas a todos os deputados
A preocupação é que os deputados passem a levar para as tribunas discussões políticas motivadas pelo pleito

A Mesa Diretora e o colégio de líderes da Assembleia Legislativa do Ceará já tomaram algumas medidas no sentido de coibir qualquer tipo de acirramento no plenário da Casa durante o ano de eleições municipais. Os deputados estaduais, se não concorrerem no pleito deste ano, terão seus candidatos e bases para apoiarem, por isso a preocupação da Presidência de evitar embates políticos nas tribunas.

Apesar de a eleição ser apenas em outubro, e as convenções partidárias iniciarem a partir de junho, conforme o calendário eleitoral, o debate sobre eleição já iniciou. O presidente do Parlamento cearense, deputado estadual Roberto Cláudio (PSB), informou que na última reunião do colégio de líderes, realizada no final de 2011, uma das medidas acertadas é a não realização de atividades fora dos muros da Assembleia Legislativa.

Ou seja, audiências públicas e sessões solenes fora da sede da Assembleia, como ocorre muitas vezes em municípios cearenses ou em diferentes bairros da Capital, serão evitados. A intenção das lideranças é não estimular debates municipalistas e a rivalidade entre os que irão participar do pleito deste ano ou apoiar algum candidato neste pleito.

Em relação aos debates que ocorrem no Plenário 13 de Maio, nos dias de sessões ordinárias, o presidente do Legislativo estadual informou que o entendimento da Mesa Diretora e do colégio de líderes da Casa é o de que prevaleça o bom senso, evitando, dessa maneira, debates voltados especificamente para a disputa eleitoral.

Quórum

Além da preocupação com o tipo de discussão na Casa, há também uma atenção em relação à manutenção do quórum para a realização das sessões ordinárias que ocorrem toda semana, de terça-feira a sexta-feira. Como a maioria dos parlamentares possui base no Interior do Estado, na época de campanha eleitoral, os deputados aumentam o número de viagens na semana.

Roberto Cláudio deixou claro que a Mesa Diretora não determinou nenhuma alteração nas atividades da Assembleia Legislativa neste primeiro semestre, como também não há nenhum planejamento de adaptação da rotina da Casa por conta de este ser um ano eleitoral. Se depender do presidente, pontua ele mesmo, não haverá qualquer tipo de mudança no cotidiano do Parlamento estadual, durante o ano, motivada por eleições.

Com 21 anos de experiência no Legislativo cearense, o deputado estadual Fernando Hugo (PSDB) aponta que em época de pleito é preciso atenção para com os debates realizados no plenário da Casa, principalmente porque as sessões plenárias e outras atividades são transmitidas pela rádio e também pela TV Assembleia. O tucano argumenta ser necessário compreender que a Assembleia é uma casa política onde o debate deve existir, no entanto, em ano eleitoral é preciso prevalecer o bom senso. "Não pode o deputado ir à tribuna e fazer campanha para o seu candidato. Aí é palanque e comício", observa o tucano.

Problemas

O deputado alega que, como representante de Fortaleza, não deixará de questionar erros e desmandos na cidade porque este é um ano de eleição, entendendo que será difícil não levar problemas dos municípios para a tribuna. "Mas aí eu não posso dizer que o Marcos Cals será o melhor prefeito de Fortaleza", destaca, fazendo alusão ao presidente estadual de seu partido, que deverá disputar a Prefeitura de Fortaleza neste ano.

O deputado estadual Heitor Férrer (PDT), também representante da oposição na Casa, disse que é comum a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa sempre ficar atenta aos discursos para que a tribuna não acabe virando um palanque, entretanto entende ser complicado evitar que os deputados levem ao plenário os problemas que ocorrem nos vários municípios do Estado.

Em relação à presença dos parlamentares durante as sessões plenárias em época de eleição, o pedetista aponta que, a exemplo de anos anteriores, normalmente no segundo semestre, o número de deputados estaduais que se fazem presentes nas sessões ordinárias da Assembleia diminui consideravelmente.

Para que não haja prejuízo aos trabalhos da Casa, Heitor espera que a Mesa Diretora cobre dos parlamentares a presença nas sessões ordinárias, especialmente nos dias de votação, de maneira que a tramitação dos projetos não seja prejudicada por falta de quórum.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Sucessão em Fortaleza - Petistas querem fortalecer seus nomes para a eleição

Clique para Ampliar
Para o deputado federal Artur Bruno, o candidato do PT na Capital precisa ter densidade eleitoral
Enquanto o secretário de Governo da Prefeitura, Waldemir Catanho, não sinaliza seu interesse em disputar a Prefeitura de Fortaleza neste ano, outros nomes petistas que pretendem disputar as eleições majoritárias se articulam na tentativa de fortalecer suas indicações. Nos bastidores políticos, informações dão conta de que Catanho não estaria à vontade para ser o candidato do PT na disputa para a vaga que será deixada por Luizianne Lins.

O presidente da Câmara, vereador Acrísio Sena (PT), aumentou suas atividades no Legislativo Municipal nos últimos meses, inclusive, tomando partido de discussões, que a priori, deveriam ser debatidas pela Prefeitura de Fortaleza. O Fórum Viva Centro e as discussões sobre o reordenamento das barracas da Praia do Futuro foram algumas iniciativas da Casa Legislativa, tocadas pelo parlamentar.

A aproximação do Legislativo com a população, através do Programa Câmara nos Bairros, foi outra tentativa do vereador de apresentar suas atividades à frente da presidência da Câmara. Caso não se viabilize o nome de Catanho, Acrísio acredita que as suas mobilizações com os movimentos sociais e a aceitação de maior parte dos partidos aliados na Câmara poderiam influenciar em sua indicação.

"O nome que estava sendo construído e ganhando força era o do Catanho, mas não se confirmando, teremos que debater outro nome que venha consolidar os interesses do partido e dos aliados. Ele não aceitando, a gente vai ver outra coisa, mas o partido ainda não decidiu por outro nome", salientou Acrísio, que recentemente afirmou em entrevista que a indicação certa do PT seria a do secretário de Governo.

Receptividade
O parlamentar afirmou ainda que tinha segurança que o partido iria lançar o nome do secretário de Governo de Luizianne, mas devido os últimos acontecimentos, ele salienta que a discussão aumenta sobre um outro nome. "Meu nome está posto para discussão coletiva no PT. Vejo que tenho boa receptividade junto aos partidos políticos na Câmara e, caso o partido aceite, estou à disposição" disse.

O deputado federal Artur Bruno é outro que ainda se encontra na lista petista de pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza. Apesar de salientar a preferência da prefeita em indicar seu secretário, o parlamentar avisa que é necessário que este nome tenha, além de um consenso dentro do PT, densidade eleitoral, bom relacionamento com os aliados e esteja disposto a dar continuidade aos trabalhos realizados pela gestão Luizianne Lins.

Rejeição
"Eu conheço a cidade e ela me conhece. Estou à disposição do partido e tenho excelente relação com todas as forças do PT, PSB, e PMDB. Se eu for o escolhido, não haverá dificuldades com os aliados", afirmou Artur Bruno, que defende também a realização de uma pesquisa quantitativa e qualitativa junto à população, para saber o desejo dos eleitores. "É importante que não haja rejeição no PT e nem com os aliados", frisou.

Devido aos acontecimentos recentes que podem influenciar nas decisões políticas, como a greve dos policiais militares, a indicação da prefeita, que estava marcada para a primeira quinzena deste mês, pode não se concretizar. Diante disso, Artur Bruno avalia que é preciso indicar o candidato o mais rápido possível, para que os partidos aliados possam começar suas articulações. Mas garante que os prazos ficarão sob a responsabilidade da presidente estadual do PT.

Segundo Bruno, a prefeita teria acertado uma reunião com as lideranças do partido, antes da conversa com o governador Cid Gomes, mas esse encontro ainda não aconteceu. Apesar da preferência de Luizianne por Catanho, ele defende que é fundamental buscar consenso: "É natural que ela (Luizianne) dê preferência a alguém de seu staff, mas creio que ela ainda deverá levar os nomes para discussão". 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Ceará - Últimas peças a caminho

Clique para Ampliar
O meia Reina, que jogou no Vovô em 2010, está negociando seu retorno ao clube
Ainda que 17 atletas tenham saído do Ceará, o clube mantém um forte time base e espera mais três reforços

Ao perder 17 jogadores importantes da temporada 2011, uma reformulação no Ceará era inevitável. Ao fim da Série A, o clube perdeu um goleiro, um lateral-direito, dois laterais-esquerdos, quatro zagueiros, três volantes, dois meias e quatro atacantes.

Passado o período de negociações, rescisões e importantes baixas no elenco, a força do time para 2012 começou a ser posta em xeque. Só que, com algumas contratações pontuais, como o lateral-direito Paulo Sérgio, o lateral-esquerdo Romano e o atacante Mota, somados a uma sólida espinha dorsal, formada pelos remanescentes do ano passado, a desconfiança da torcida se dissipa e já pode ser avistado um time base para a disputa do Estadual e Copa do Brasil: Fernando Henrique, Paulo Sérgio, Thiago Matias, Daniel Marques e Romano (Eusébio); Juca, João Marcos, Heleno e Leandro Chaves (Rogerinho); Felipe Azevedo e Mota (Misael). Quem também está acertado para o elenco é o meia colombiano Reina, que atuou em 2010 e negocia seu retorno ao Alvinegro.

A base do time de Dimas reside principalmente nos remanescentes da temporada passada. No gol, Fernando Henrique é absoluto e talvez o principal nome do time para o Estadual. O goleiro, valorizado por suas atuações na Série A mesmo com a queda do Vovô, aceitou a readequação salarial e permanecer no clube: "Fico pela gratidão à torcida e aos dirigentes. Cheguei em um momento difícil na minha carreira, virei ídolo aqui e não podia trair a torcida. Quando o Robinson me disse que não podia pagar meu salário e que eu estava de saída do clube, rapidamente o chamei para conversar e resolvemos tudo. Quero ser campeão e subir com o Ceará".

A dupla de zaga, de estatura alta, formada por Thiago Matias e Daniel Marques, chegou a ser testada na Série A e agradou ao técnico Dimas Filgueiras. O setor foi o mais afetado com as saídas de Fabrício, Diego Sacoman, Anderson e Edmilson. Como volantes, nem a perda do "guerreiro" Michel, de Rudnei e de Careca foi capaz de enfraquecer o setor. O Vovô conta com pelo menos quatro jogadores que podem compor as três vagas no esquema de Dimas: João Marcos, Heleno, Juca (que será o capitão do time) e Eusébio (que também pode ser utilizado na lateral-esquerda).

No setor ofensivo, as baixas foram muitas e o meio campo e ataque foram enfraquecidos. Na meia, Thiago Humberto e Enrico retornaram de empréstimo e os atacantes Osvaldo, Roger, Washington e Marcelo Nicácio saíram ainda no ano passado.

Com tantas baixas, no meio campo restou apenas Leandro Chaves, e para o ataque, Felipe Azevedo, que terminou o ano em excelente fase.

Reforços

Analisando a formação do elenco acima, faltavam laterais direito e esquerdo e um atacante para jogar ao lado de Felipe Azevedo. Foi aí que as contratações surgiram. Para as laterais, Paulo Sérgio (na direita) e Romano (na esquerda) já chegaram.

Mota e Ederson

Para o ataque, Misael voltou de empréstimo e Mota já está acertado, restando apenas assinar contrato. O presidente em exercício Robinson de Castro garante que Mota assina na semana que vem. O dirigente declarou ainda que, além de Mota, mas três reforços estão acertados. "São mais dois meias e um atacante". O atacante é Ederson, que estava no ABC/RN, e os meias, Rogerinho, que já declarou ter acertado com o Vovô e o meia é Reina .

SAIBA MAIS

Sem predileção

O polivalente Eusébio, destacou-se nos últimos jogos da Série A 2011 atuando na lateral-esquerda. Ainda que também jogue de volante, o atleta acredita que disputará a posição com o recém contratado Romano. "Terminei o ano na esquerda, estou treinando defensivamente e o Dimas deve me utilizar na lateral-esquerda".

Copinha

Depois da derrota na estreia para o Cruzeiro/DF por 4 a 2, o Ceará volta a jogar hoje pela Copa São Paulo contra o XV de Piracicaba às 15 horas. O time do o técnico Sérgio Alves está no Grupo "P", com sede em São José dos Campos/SP. O outro adversário do Vovô no grupo é o Primeira Camisa/SP, rival no último jogo da fase classificatória.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Quixeramobim - Procon notifica rede escolar

Clique para Ampliar
O Procon considera material escolar todo aquele de uso exclusivo e restrito ao processo didático pedagógico e que tenha por finalidade o atendimento das necessidades individuais do educando durante a aprendizagem
Pais de alunos têm seus direitos de consumidor respeitados com as medidas adotadas pelo Procon municipal

Quixeramobim. A Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) deste Município está orientando as escolas particulares sobre cobranças de mensalidades, listas de material escolar e outras exigências impostas aos pais dos estudantes. A medida está sendo tomada pelo coordenador do Procon, advogado Ricardo Eduardo Cavalcante, em forma de notificação.

Caso haja descumprimento, será caracterizado como infração ao direito do consumidor, sujeitando o infrator às punições previstas no artigo 56 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. "Será garantido o amplo direito de defesa", assegura Ricardo Cavalcante.

Conforme levantamentos efetuados pelo conciliador do órgão de defesa do consumidor e sua equipe, na cidade funcionam atualmente sete estabelecimentos de ensino particular. Alguns deles têm cometido abusos, dentre eles, a cobrança de 13 mensalidades no ano e adição de itens sem importância pedagógica na relação do material escolar. As denúncias chegaram através dos pais de alunos. A maioria prefere não se expor com receio de represálias da direção das escolas, dentre elas a recusa da matricula dos filhos. Muitos estudam no mesmo lugar faz muito tempo. Há o vinculo afetivo com os colegas.

Acerca das mensalidades, alerta o Procon para esclarecimentos ao consumidor sobre as taxas de pré-matrícula, reserva de matrícula ou rematrícula. Devem estar integradas no valor da anuidade cobrada pela escola. Esse valor não poderá ser cobrado à parte, em forma de 13ª parcela, por exemplo, devendo estar diluído nas 12 parcelas no caso de cursos anuais e seis para semestrais. Também faculta aos pais ou responsáveis pelo educando, optar entre o fornecimento integral do material escolar no ato de matrícula ou pela entrega parcial e parcelada, segundo os quantitativos de cada unidade de aprendizagem. Como este período antecede o início das aulas, o órgão fiscalizador resolveu agir e advertir os proprietários das escolas.

As escolas particulares da cidade não estão filiadas a nenhuma entidade classista, mas um dos articuladores de encontros dos administradores desses estabelecimentos, Gustavo Fernandes Sampaio, diretor de um deles, justifica não haver nenhum abuso em relação à cobrança de mensalidades.

Ele explica que as escolas apenas dividiram a anuidade em 13 parcelas, como forma de aliviar o bolso dos pais. Quanto ao material escolar, as listas são feitas conforme as necessidades de cada escola.

Mais informações:
Procon de Quixeramobim
Rua Cônego Pinto de Mendonça,
20 - Centro - (88) 3441.0043
Região do Sertão Central
procon_qxbim@hotmail.com

Consumo

"Toda relação de consumo, precisa satisfazer ambas as partes, porém sem abusos, como nas escolas"
Ricardo Eduardo Cavalcante
Coordenador do Procon de Quixeramobim
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste