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sábado, 7 de janeiro de 2012

Regional - POLÊMICA em QUIXERAMOBIM > Procon X Escolas, quem tem razão ?

Quixeramobim - Na edição deste sábado, 7, o Diário do Nordeste aborda no Caderno Regional um problema para muitos pais antes do reinício das aulas de seus filhos. Os valores das mensalidades, da matricula e a relação do material escolar. Para evitar abusos o coordenador da Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Quixeramobim, advogado Ricardo Eduardo Cavalcante, notificou as escolas particulares da cidade. Veja a reportagem clicando aqui > Procon notifica rede escolar.
As escolas particulares da cidade não estão filiadas a nenhuma entidade classista, mas um dos articuladores de encontros dos administradores desses estabelecimentos, Gustavo Fernandes Sampaio, diretor de um deles, justifica não haver nenhum abuso em relação à cobrança de mensalidades. Do ponto de vista dele apenas dividiram a anuidade em 13 parcelas, aliviando o bolso dos pais. Quanto ao material escolar, as listas são feitas conforme as necessidades de cada escola. Para ele, incluir na lista até cartucho de tinta para impressora é um abuso, mas no geral são solicitados apenas matérias de uso dos alunos. Quando o ano letivo termina, o que sobra é devolvido aos pais.

Gustavo considera precipitada a medida adotada pelo representante do Procon. Poderia ter solicitado reunião com todos os diretores. N encontro poderiam esclarecer os pontos considerados polêmicos e repassados aos pais quando procurassem o órgão fiscalizador e acalma-los quanto a possíveis perseguições caso exijam explicações ou contestem as exigências nas próprias escolas. “Uma mentalidade dessas é medieval. Se os pais fossem perseguidos nossas escolas iriam a falência em dois a três anos. Ao invés disso temos conquistado excelentes resultados. No ano passado duas de nossas escolas foram classificadas entre as 10 melhores do Estado, conforme indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, acrescentou.

O Procon de Quixeramobim foi implantado pela Câmara de Vereadores no fim de outubro do passado. A Casa Legislativa é quem mantém o órgão de assistência ao consumidor. De acordo com Ricardo Cavalcante, no período já foram intermediados 120 casos e outros 330 notificados, a maioria deles relativos a serviço de telefonia móvel. Ao serviço prestado ao público é gratuito. Mais informações > (88) 3441 0043

Diário Sertão Central > (88) 9970 5161 / (88) 8865 6118 ou pelo email alex.pimentel@oi.com.br
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

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