v

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Quixadá - Cisternas de plástico causam polêmica no semiárido

Quixadá - O protesto de um membro da Comissão Pastoral da Terra (CPT) está causando polêmica em dezenas de comunidades rurais do Ceará. Roberto Malvezzi, conhecido por Gogó, resolveu demonstrar sua indignação diante de uma recente medida adotada pela presidenta Dilma Roussef. Segundo o integrante da CPT ela resolveu doar centenas de cisternas de plástico para os nordestinos, descartando o trabalho histórico da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), na construção de cisternas de placa.

Além de interromper o fortalecimento de atividades comunitárias, a decisão interrompe também o processo pedagógico realizado pela ASA junto às comunidades beneficiadas com o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC). O trabalho de agrônomos engajados no Programa, junto às comunidades, orientando na implantação de hortas com a água de cisterna, de mandalas, de barragens subterrâneas e irrigações simples por gotejamento também será prejudicado.

Gogó demonstra preocupação com a continuidade do trabalho da ASA, premiado no Brasil e outros lugares do mundo. Por esses motivos critica  a postura da presidenta e da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, lembrando que os milhões de beneficiados envolvidos na convivência com o semiárido  vão entender as razões da decisão e vão retribuir com a generosidade que lhes é peculiar. “O povo do semiárido jamais esquecerá que, no Natal de 2011, ganhou como presente da presidenta Dilma Roussef uma cisterna de plástico”.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Quixadá - Usina de Quixadá já utiliza óleo de cozinha na produção de biodiesel

Já está funcionando em Fortaleza a Estação de Tratamento Primário de Óleo e Gorduras Residuais (OGR), inaugurada no último dia 15 através da Petrobras Biocombustível e a Rede de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará.

A unidade tem capacidade de filtrar 30 mil litros/mês de óleo de cozinha e contribuirá para o desenvolvimento do programa Cuidar, voltado à coleta e ao beneficiamento desse óleo destinado à produção de biodiesel na Usina de Quixadá.

Para o gerente de Suprimento da Usina de Biodiesel de Quixadá, Silvano Cavalcante, a implantação dessa unidade vai intensificar ainda mais a parceria com as cooperativas de catadores.
“Já compramos 25 toneladas de OGR no estado, já processados na usina de Quixadá. Com esse avanço, aumenta a possibilidade de reaproveitamento desse óleo e seus impactos ambientais e sociais, gerando postos de trabalho e agregando valor e renda a uma atividade já realizada pelos catadores”, destaca Silvano.

A implantação da estação de tratamento faz parte do convênio firmado, no ano passado, entre a Petrobras Biocombustível e a Rede de Catadores.
A parceria garante ainda a compra desse óleo, o acompanhamento na gestão da entidade e treinamento para a coleta do OGR que poderá vir de restaurantes, hotéis, padarias, lanchonetes, bares e residências de Fortaleza e região metropolitana.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

Policia - Cid assina novas promoções na Polícia Militar

Clique para Ampliar
As promoções são concedidas por antiguidade ou merecimento
A solenidade acontecerá na sexta-feira e vai marcar a ascensão de 502 oficiais e praças a novos postos na carreira

Quinhentos e dois policiais militares cearenses, entre oficiais e praças, das graduações de soldado a tenente-coronel, serão promovidos de posto em solenidade marcada para a próxima sexta-feira. O ato encerrará as promoções nos quadros da Corporação, em 2011, e acontecerá menos de uma semana após o incidente que envolveu PMs e bombeiros militares e o governador do Estado, Cid Gomes, em pleno Centro de Fortaleza.

Esta é a segunda rodada de promoções nos quadros da ativa da PM neste ano. Em maio último, outros 802 militares, sendo 63 oficiais e 739 praças, ganharam novas estrelas e divisas, respectivamente.

No acumulado de todo o ano, 1.304 PMs (151 oficiais e 1.153 praças) foram promovidos.

As promoções seguem os critérios de antiguidade e merecimento e foram autorizadas pelo governador mesmo em meio ao clima tenso que se estabeleceu entre o chefe do Executivo e as lideranças das entidades que congregam os praças.

No meio da tarde de ontem, os atos oficiais, com a listagem dos PMs a serem promovidos na próxima sexta-feira, chegaram às mãos do Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco Bezerra. O secretário assinou os ofícios que deverão agora receber a chancela do governador e, logo e, seguida, publicados no boletim interno da Corporação (Boletim do Comando Geral/BCO) e no Diário Oficial do Estado (DOE).

Importância

A nova leva de promoções no âmbito da PM está assim distribuída de acordo com as patentes, dois tenentes coronéis passam para o posto de coronel (o mais alto da carreira), 10 majores chegam ao posto de tenente-coronel, 12 capitães a majores, 25 tenentes ao posto de capitão e 39 subtenentes a tenentes. E mais, 188 soldados passarão ao posto de cabo, 168 cabos a sargento e 58 sargentos ao posto de subtenente.

Em rápida entrevista ao Diário do Nordeste, na tarde de ontem, o secretário da Segurança Pública ressaltou a importância do ato. "Nunca houve um volume de promoções tão acentuado como foi registrado neste ano na nossa Corporação", explicou o coronel Bezerra. Ele preferiu não tecer comentários acerca do incidente ocorrido no sábado.

Bezerra confirmou que o concurso para mais mil policiais militares já foi iniciado com a fase de inscrição. Em 2012, todos os candidatos aprovados no certame e nos cursos preparatórios estarão aptos para o combate ao crime e deverão servir à população no Interior do Estado.

Os novos PMs vão reforçar os efetivos dos batalhões, companhias, destacamentos e unidades que hoje estão desfalcadas de efetivos, fato que tem contribuído para os constantes ataques de quadrilhas de ladrões de bancos em cidades de pequeno e médio portes. Este ano, 36 ataques a postos e agências bancárias foram registrados no Ceará, contra 72 casos em 2010.

Medidas

Mesmo em meio ao clima de alívio com as promoções que serão efetivadas, a cúpula da Segurança Pública não descarta a possibilidade de adoção de medidas disciplinares aos policiais e bombeiros militares que forem identificados como envolvidos diretamente na manifestação que terminou em incidente com o governador Cid Gomes e a equipe da Casa Militar.

Provocação

Em entrevista ao Diário, na última segunda-feira, quando esteve em visita à Redação, o governador falou primeira vez, em público, sobre o incidente.

Cid Gomes fazia uma visita às obras da Estação São Benedito do Metrô de Fortaleza (Metrofor), na manhã de sábado passado, quando, no final, foi cercado pelos manifestantes. Policiais militares e bombeiros, policiais civis, além de seus familiares, tentaram impedir a saída do governador cercando a caminhonete que ele guiava. Houve empurra-empurra, gritos de protesto, xingamento e garrafas pet atiradas contra Cid.

Na entrevista, o governador manifestou sua insatisfação diante do fato. "O que aconteceu foi, claramente, uma provocação. Na minha frente não houve nenhuma agressão, mas na covardia, pelas costas, jogaram garrafas d´água".

Cid só conseguiu deixar o local depois que trafegou com a caminhonete pela contra-mão. Os manifestantes seguiram, depois, para a Praça José Bonifácio, onde fizeram novo ato.

Novos postos

414 praças receberão novas divisas e 63 oficiais, novas estrelas. Assim, as promoções em 2011 totalizam 1.304. Os atos foram assinados, ontem, pelo secretário Bezerra
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Policia - Dois homens executados em Pajuçara

Dois homens foram assassinados no fim da tarde de ontem, no Distrito de Pajuçara, em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. Uma das vítimas morreu dentro de um veículo e a outra foi levada para o Hospital Municipal, mas não resistiu.

Esse foi o quinto duplo homicídio neste ano na Pajuçara. Na Grande Fortaleza já são 37 duplos crimes e dois triplos.

De acordo com a Polícia, dois homens chegaram em um automóvel Fiat Uno, de cor verde, placas OCO-6424, na Travessa João Henrique. As vítimas foram surpreendidas por dois homens em uma moto. Armado de pistola, um dos bandidos desceu e passou a atirar.

Conforme os PMs que atenderam a ocorrência, o ex-presidiário Raimundo Ferreira de Sousa, 41, conseguiu descer do veículo, mas foi perseguido e atingido por cinco tiros, sendo quatro na cabeça e um no abdome. Mesmo ferido, ele foi levado para o hospital do Município, mas não resistiu aos ferimentos.

O outro ocupante do Uno foi executado dentro do automóvel. Até a noite de ontem, a Polícia ainda não havia divulgado a identificação dele. No local do crime, policiais militares encontraram cápsulas de pistola calibre Ponto 40 (0.40).

Patrulhas do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do Ronda do Quarteirão do 14º Batalhão Provisório fizeram diligências na região, mas até o fim da noite os acusados ainda não haviam sido localizados.

Arma

Também na tarde de ontem, dois homens foram presos após serem perseguidos por uma patrulha do Ronda do Quarteirão nas ruas de dois bairros de Maracanaú. Segundo a Polícia, a dupla havia praticado um roubo contra um empresário quando ele chegava ao escritório dele, situado na Rua São José, bairro Jardim Bandeirantes.

Após o roubo, os militares foram acionados e iniciaram a perseguição. Na Rua 20, o veículo Polo, de placas NQT- 8081 em que estavam Fabrício Ferreira dos Santos, 28; e Alexandre Martins Militão, 24. Os dois foram detidos com uma pistola de calibre nove milímetros.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Policia - Dois acidentes no mesmo local matam cinco na BR-040, em Luziânia

Dois acidentes matam cinco pessoas na BR-040, em Luziânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Dois acidentes graves no mesmo lugar deixaram cinco mortos na manhã desta terça-feira (20). A tragédia, que envolveu 11 veículos, aconteceu no Km 44 da BR-040, próximo à cidade goiana de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 6h30, um carro invadiu a pista contrária, bateu na roda de um caminhão e, em seguida, colidiu de frente com outro automóvel, que ia no sentido contrário. A suspeita, de acordo com a PRF,  é de que o motorista do primeiro carro, um promotor de Justiça de Brasília, tenha dormido ao volante. Além dele, estavam no carro, a mulher, o filho e um cachorro. Todos morreram carbonizados na hora. Os dois ocupantes do outro veículo foram levados com ferimentos graves para o Hospital Municipal de Luziânia.

A equipe de resgate do Corpo de Bombeiros ainda estava no local atendendo a ocorrência quando, por volta das 10h30, um segundo acidente aconteceu. A PRF informou ao G1, na tarde desta terça-feira, que o motorista de um caminhão não viu a sinalização da pista interditada, perdeu o controle do veículo e bateu em sete carros. Uma criança de 3 anos e a mãe dela morreram na hora. O pai ficou preso nas ferragens, mas foi retirado com vida. Ele também foi encaminhado ao Hospital Municipal de Luziânia.
A pista ficou interditada dos dois lados durante toda a manhã. No início da tarde a rodovia foi liberada.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Politica - Aliados se voltam contra deputado

Clique para Ampliar
Perboyre tentava desmentir ameaças de Cid, quando manifestantes ficaram de costas
Clique para Ampliar
Na entrada principal da Assembleia Legislativa, o policiamento impedia o acesso de manifestantes às dependências da Casa. Parte dos militares ocupou as galerias do plenário, onde já estavam também estudantes da rede pública estadual
Wagner Sousa só teve a chance de responder às críticas dos colegas na AL por três minutos, durante o Pela Ordem

A base governista se voltou, ontem, contra o opositor Wagner Sousa (PR) em uma sessão plenária marcada por inúmeras críticas à postura do parlamentar ao incentivar a manifestação de policiais militares durante visita dos deputados às obras do Metrofor, no último sábado, com a presença do governador Cid Gomes. O deputado Welington Landim chegou a defender uma representação no Conselho de Ética contra o colega.

Pelo menos 15 deputados estaduais se pronunciaram na sessão de ontem sobre o incidente envolvendo manifestantes da Polícia Militar e o governador do Ceará, quando policiais cercaram o carro conduzido por Cid, após ele recusar o pedido do deputado Wagner Sousa para receber uma comissão de manifestantes com o intuito de discutir melhorias salariais à categoria.

O primeiro a levar o assunto à tribuna da Casa foi o deputado Carlomano Marques (PMDB). Em um pronunciamento de 45 minutos, o parlamentar lamentou o "mesquinho acontecimento" de sábado, considerando que foram feridas "a dignidade da Assembleia e a confiança da população cearense". Ele ainda acusou Wagner Sousa de ter interesse eleitoreiro na situação.

"Muitas vezes a pessoa quer ajudar e atrapalha com propostas vazias e exigências infantis, em nome de uma corporação que muitas vezes não representa porque não é o seu objeto principal", disparou. Para Carlomano, Wagner Sousa pôde escolher entre ir à manifestação dos policiais, que considera legítima, ou cumprir a missão parlamentar. Mas, segundo ele, preferiu protagonizar um ato "mesquinho".

"Capitão Wagner quer tirar três couros de um bode só. Quer comandar a instituição, ser deputado e vereador", criticou. Carlomano disse ainda que não é "lícito, verdadeiro e democrático" que o deputado do PR insulte a instituição a qual ele pertence.

Eleitoreiro

O deputado Moésio Loiola (PSD) disse não saber de que lado o parlamentar estava, mas considerou clara a existência de interesse eleitoreiro e falta de equilíbrio. "O deputado cantou de galo como militar e no momento da dificuldade se escondeu atrás da carteira parlamentar", criticou o parlamentar.

Para Sérgio Aguiar (PSB), Wagner Souza não deveria confundir seu papel de ativista político e de líder da corporação. Argumentando que os deputados exerciam ali o papel de fiscalização, ele considerou que o deputado Wagner não estava antenado ao que se passava, quando incentivou a agressão aos parlamentares. Ele se referia a um carro de som, através do qual manifestantes chamaram os parlamentares de "corja de vagabundos"

Sérgio Aguiar se exaltou, ao reclamar que o colega não respeita as hierarquias e tenta desmoralizar o Legislativo. "Fez ali um palanque político eleitoral na tentativa de desmoralizar o poder legislativo e os deputados. Estou decepcionado com Vossa Excelência. Lute pelo que tem que lutar, mas respeitando o povo cearense", declarou.

Agressão

Também criticando o deputado Wagner por colocar seus interesses políticos à frente da luta da categoria dos militares, Welington Landim defendeu a abertura de uma representação contra ele no Conselho de Ética por entender que o deputado agrediu a Assembleia.

"Merece uma representação no Conselho de Ética. Aí sim, porque essa visita (ao Metrofor) era oficial. É legitimo (o deputado Wagner) lutar pelos seus interesses democraticamente, desde que seja pacífico", declarou Landim, acrescentando que nunca conheceu um parlamentar de oposição com postura semelhante. "Poderia ter havido morte. Que isso sirva de exemplo pra que nunca mais ocorra", disse.

Para Landim, o deputado Wagner tem o objetivo principal de desestabilizar o Governo. "O seu começo foi triste aqui, e o final melancólico. Não honrou essa Casa", criticou o deputado. Ele disse ainda que Cid não pode resolver em duas gestões problemas de segurança que se intensificam há 50 anos. "A boa liderança é aquela que é humilde e trabalha pra ser resolvido. Essa é a grande diferença dos homens de bem", declarou.

Os deputados Júlio César Filho, Teodoro, Silvana, Danniel Oliveira, Ferreira Aragão, Cirilo Pimenta e Tomaz Holanda também criticaram a postura do colega durante a manifestação.

Controle

O líder do Governo na Casa, Antônio Carlos (PT), salientou que a responsabilidade de quem esta liderando o ato é a maior e que a palavra tem que ser calma e disciplinada, o que não ocorreu com Wagner Souza. "Se não tiver cuidado, pode descambar para algo sem controle. A liderança desse movimento é preciso de muito equilíbrio, porque é um segmento que porta armas".

Durante os pronunciamentos, o deputado Wagner tentou responder várias vezes, mas nenhum dos oradores lhe concedeu aparte. Ele pediu questão de ordem e também direito de resposta, mas o presidente da Casa, Roberto Cláudio (PSB), não acatou. "Vossa excelência não teve honra ferida, a crítica de parlamentares é comum na Casa. A presidência não entende que teve palavras de baixo calão e indefere o pedido", justificou Roberto Cláudio.

O deputado Wagner só conseguiu falar só três minutos, no Pela Ordem. Ele disse não precisar escolher ser deputado ou capitão, pois continua na polícia mesmo após ir para a reserva. Afirmou que uma representação no Conselho de Ética não lhe preocupa. "Houve problemas mais graves e não deu resposta. Estou pronto pra responder ao Conselho. Não vim para ficar, estou deputado. Mas vou seguir o juramento que fiz no dia da minha posse", declarou.

Ele criticou ainda quando Welington Landim afirmou que ele chegou mal na Casa e que termina com melancolia. "Quem disse que estou saindo? 2014 já chegou? Quem sabe se a ameaça que o governador fez vai ser me demitir da corporação para inviabilizar a minha candidatura?", questionou.

Wagner Sousa explicou que, ao entrar no local do Metrofor, foi como parlamentar para tentar agilizar uma reunião com a categoria de policiais. "Em nenhum momento agredi o governador. Ele disse que não permitia o encontro", afirmou.

Em resposta, Moésio Loiola disse que não foi nada civilizado o que viu na visita ao Metrofor. Ele criticou a conduta do capitão Wagner, afirmando que se ele fosse general, seria comparável ao ex-presidente João Figueiredo o último da Ditadura Militar. "Eu lamento profundamente. Se posiciona muito mais como rainha do maracatu do que como deputado estadual", declarou.

Arrogante

Perboyre Diógenes chamou Wagner Sousa de "arrogante" e "mentiroso", afirmando o parlamento foi desrespeitado. "Ele está usando o mandato. É um deputado gogó de aluguel, comandado pelo prefeito Roberto Pessoa, que é inimigo pessoal do governador", declarou, sendo vaiado pelos militares que acompanhavam a sessão. Perboyre chamou aqueles que vaiavam de "vândalos" e disse que vandalismo não lhe calaria.

Já Roberto Mesquita (PV), da bancada de oposição, reclamou que o governador Cid Gomes não receba as categorias para discutir suas reivindicações. "Cid não cuidou das pessoas. Humilhou por muitos meses os professores. Agora humilha os policiais. A categoria apenas queria conversar e negociar, e ele não quis receber. Isso ninguém fala aqui na Casa", declarou.

Em vários momentos da sessão, o presidente Roberto Cláudio ponderou para que os manifestantes não vaiassem e nem aplaudissem quando um orador estivesse na tribuna. À galeria do povo, foi permitido entrar um número pequeno de manifestantes, pois o espaço já estava sendo ocupado por estudantes. A maior parte dos policiais ocupou outras dependências da Casa.

Ao Diário do Nordeste, o deputado Wagner Sousa reclamou de "manobra política" para evitar sua fala. Ele disse que chegou à Assembleia por volta das 5:40, mas as seis inscrições do primeiro expediente já haviam sido feitas. Ele se inscreveu ao segundo expediente, mas a sessão foi suspensa sob a justificativa de que as comissões precisavam se reunir para limpar a pauta no final do ano legislativo.

Hoje, não haverá sessão plenária porque a Casa promove uma audiência pública para tratar das peças orçamentárias e da siderúrgica. Amanhã, último dia do período legislativo, será a votação da LOA e do PPA.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Politica - Assembleia contesta a decisão liminar do TJ Clique para Ampliar

Cirilo Pimenta, outro suplente que trocou o PSDB pelo PSD, ao lado de Nenen Coêlho, no plenário da Assembleia, manhã de ontem, lendo o noticiário sobre a decisão liminar do desembargador Rômulo Moreira
O suplente Nenen Coêlho soube da decisão do desembargador pela matéria publicada ontem neste jornal

A Assembleia Legislativa ainda não foi notificada da decisão do desembargador Rômulo Moreira, ordenando a convocação de um suplente do PSDB para assumir a vaga aberta com a licença do deputado João Jaime. O entendimento do Legislativo é de que o suplente é Nenen Coêlho, hoje filiado ao PSD, embora tenha sido candidato a deputado estadual pelo PSDB, em 2010.

Ontem, o presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB) confirmou a decisão de contestar a decisão do desembargador e, embora nada tenha recebido do Tribunal de Justiça já autorizou a assessoria da Casa a preparar a ação própria para desconstituir a liminar concedida pelo desembargador.

O suplente Nenen Coêlho, hoje filiado ao PSD, como também são Cirilo Pimenta e Professor Teodoro, ambos no exercício do mandato, por licenças dos deputados Gony Arruda, para exercer o cargo de secretário de Estado, e Rogério Aguiar, para tratar de assuntos particulares, tomou conhecimento da decisão que ordenou o seu afastamento somente após a publicação da notícia pelo Diário do Nordeste, ontem.

Ação

Ele se dizia tranquilo quanto ao fato após ter conversado com o presidente da Assembleia e ter sido informado da decisão da Casa de contestar a liminar tão logo a notificação do Tribunal de Justiça seja recebida. O PSDB e o suplente Tiago Campelo são os autores do Mandado de Segurança que gerou a liminar.

Para a assessoria do Legislativo cearense, a decisão quanto quem é ou não suplente de deputado é do Tribunal Regional Eleitoral, portanto não compete à Justiça Comum tratar da questão. O PSDB, antes de impetrar o Mandado de Segurança havia reclamado da Assembleia uma posição quanto à convocação de suplentes, tendo em vista que a maioria dos seus deputados estaduais havia trocado de legenda, no início do mês de outubro e hoje estão filiados ao PSD. O partido ficou apenas com os deputados estadual Fernando Hugo, João Jaime e Téo Menezes.

Mandatos

Menezes também estava certo de trocar o PSDB pelo PSD e não o fez em razão de, à época ter sido relacionado com o problema de desvio de recursos de convênios do Estado para a construção de banheiros em residências no Interior do Estado. Ele ficou no partido, mas foi convidado a desfiliar-se, o que não o fez até o presente momento.

Em razão da perda de vários deputados o PSDB cearense recorreu ao TRE pedindo a cassação dos mandatos dos deputados que deixaram a sigla e se filiaram ao PSD, alegando infidelidade partidária. As ações estão em curso e todos eles, exceção do deputado Rogério Aguiar que não foi citado, já contestaram a ação tucana, alegando não terem infringido a Lei da Infidelidade partidária, por terem se filiado a uma nova legenda. E alegaram, ainda que o novo partido deles não foi citado para participar da ação. Esta omissão fez com o Tribunal Superior Eleitoral determinasse a extinção de ação idêntica do partido contra o mandato do deputado federal Manoel Salviano, hoje no PSD.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Ceará - Clube dos Trinta

Clique para Ampliar
Técnico Dimas Filgueiras deve contar com boa parte dos atletas deste ano
Clique para Ampliar
O volante Juca é um dos sete jogadores do atual elenco já acertados para 2012 e deve ser o capitão do time, função que exerceu com Dimas
De início, Vovô quer trabalhar com 30 jogadores e busca contratar sete para suprir posições carentes

A diretoria do Ceará trabalha minuciosamente para montar o elenco para 2012. O técnico Dimas Filgueiras já sinalizou contar com 30 jogadores para iniciar o ano e, em cima desse número, estão sendo dirigidas as permanências dos que ainda tem contrato, do aproveitamento dos jogadores das categorias de base e as contratações.

Dimas vê com bons olhos aproveitar até quatro valores da categoria de base. Paulinho e Sinho saem na frente, aproveitados por ele na Série A. Restariam mais 26 jogadores. Desses, a diretoria pretende contar com 15 do atual elenco e mais dois que voltam de empréstimo. E o objetivo está bem encaminhado. Sete já confirmaram a permanência: Fernando Henrique, Adílson e Dionathan; Juca, João Marcos e Eusébio e Felipe Azevedo. Misael e Preto, que estavam emprestados, também retornam. Já Geovane, deve ser emprestado novamente.

Outros oito estão com as situações praticamente definidas e já sinalizaram permanecer, muitos readequando seus salários: Cléber, Daniel Marques, Erivélton, Thiago Matias, Heleno, Leandro Chaves, Luizinho e o atacante Washington.

Reforços

Para fechar o elenco de 2012, restariam nove jogadores. Sete serão só de reforços. Um já foi confirmado, o lateral-direito Paulo Sérgio, de 33 anos que estava no Americana/SP, assinou contrato ontem. Todas as seis contratações serão para suprir as posições carentes do elenco: um zagueiro, um lateral-esquerdo, um lateral-direito, um meia e dois atacantes.

Se analisarmos a conjuntura acima, o time necessita de um zagueiro pela saída de Anderson, de mais um lateral direito por contar apenas com apenas com Paulo Sérgio na posição, de um lateral-esquerdo, setor ainda sem integrantes após a saída de Vicente (e que conta com o improvisado Eusébio para exercer a função), de um meia, posição enfraquecida com a saída de Thiago Humberto, e finalmente, de dois atacantes (Mota e Magno Alves são as prioridades), após as perdas de duas peças importantes - Nicácio e Roger - e possivelmente uma terceira, o atacante Osvaldo, que tem sido alvo de grandes clubes brasileiros e terá seu destino definido apenas em janeiro de 2012.

Com isso, restariam apenas mais duas vagas para completar o elenco. E estas vagas estão à espera do zagueiro Fabrício e do volante Michel, que se reunirão apenas na próxima semana para definirem seus destinos. Em baixa com a torcida pelas atuações ruins na reta final do Brasileirão, a permanência dos dois é difícil. A saída de um, ou dos dois, abririam possibilidades de mais duas contratações, ou mesmo a utilização de mais dois jogadores da base.

Quem não deve mesmo permanecer no Ceará é Edmílson. O experiente jogador, por via do seu empresário, informou ao Ceará o desejo de não permanecer, um acordo foi feito e o contrato será rescindido.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Ceará - BRs-116 e 222 têm pontos críticos

Clique para Ampliar
Uma blitz realizada no Km 06 da BR-116 marcou o início da operação ´RodoVida´

Trechos das duas rodovias que cortam o Estado entraram no ranking dos 15 pontos mais perigosos do País

Dos 15 pontos mais perigosos das estradas federais, no Brasil, dois estão no Ceará. Este é um dado do Governo Federal divulgado, ontem, durante o lançamento da nova operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), batizada de ´RodoVida´. Uma blitz instalada ontem no quilômetro seis da BR-116 marcou o início da operação no Estado, que tem como objetivo reduzir a violência nas estradas brasileiras nesta época do ano. A campanha foi lançada oficialmente, em nível nacional, na última segunda-feira e segue até o fim de fevereiro.

Atendendo à determinação do Ministério da Justiça, o programa tem como diferencial a integração de todos os órgãos de segurança no trânsito, cada um sendo responsável por sua área de atuação. Segundo dados da PRF, em 2011, já foram registradas 214 mortes nas rodovias federais, sendo 43 só nos dez primeiros quilômetros das BRs-116 e 222. O quilômetro dez da BR-116 foi classificado em 7° lugar no ranking nacional das rodovias mais perigosas do País; o 8º lugar ficou com o quilômetro dez da BR-222. Estes números correspondem a uma média de 22% dos acidentes mais graves registrados nas duas rodovias.

A ação integrada se dará por meio de blitze simultâneas nas BRs, rodovias estaduais e vias municipais nas proximidades dos pontos considerados críticos. De acordo com o inspetor e chefe de Policiamento e Fiscalização da PRF, Ricardo Araújo, o foco do programa é principalmente a fiscalização de motociclistas, combate à embriaguez ao volante, ultrapassagens indevidas e o excesso de velocidade. "Este último fator está embutido em praticamente todos os acidentes", explica.

Ainda segundo o inspetor, o maior índice de acidentes ocorre entre 6h30 e 9h e, ainda, das 17h às 19h, devido o grande fluxo de veículos. Ricardo divulga ainda um dado alarmante: os dias em que mais se registram esses acidentes são as segundas-feiras, atribuindo às consequências do fim de semana.

A cabeleireira Cláudia França, 39, que sempre trafega pelas rodovias, considera de extrema importância campanhas como esta para conscientizar os condutores. A diarista Teicilane Almeida, 22, reside próximo a BR-116 e diz que já viu muitos acidentes com mortes. Lúcia Monteiro é funcionária de uma loja na mesma rodovia e afirma que os atropelamentos são constantes. "Com a operação me sinto mais segura", afirma.

Festas

A ´RodoVida´ englobará o período do Natal, Revéillon e Carnaval. Nas blitze, será feito o trabalho de fiscalização do estado de conservação dos veículos, estado físico dos condutores e fiscalização da documentação, além de medidas de prevenção e educação. Ao término do mês de fevereiro, será feito um levantamento dos resultados. Caso sejam positivos, a operação ocorrerá durante todo o ano de 2012.

Também no Ceará, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) já executa a sua operação "Alta Estação", iniciada no último dia 1º de dezembro e que se estenderá até o início de março. Esta ação contempla Natal, Réveillon, Carnaval, período de férias escolares e demanda da estação turística. São disponibilizados 22 postos, entre fixos e móveis, além da realização de dez blitze diárias, em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), tanto na Capital como na Região Metropolitana.

Na operação, que também visa reforçar a fiscalização nos principais pontos considerados de risco - que são também os de maior volume médio diário de veículos - a PRE vai contar com um contingente de 400 homens, utilizando cerca de 84 viaturas de duas e quatro rodas e com 80 aparelhos de etilômetros instalados nas viaturas.

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) também reforçará a ação fiscalizadora de dezembro e janeiro. As áreas reforçadas serão as do Centro da Cidade e da Aldeota.

No Centro, dobrará o número de agentes a pé de seis para 12, aumentará as motos de duas para três e acrescentará mais uma viatura perfazendo duas. Na Aldeota, o efetivo também será aumentado, tanto no número de agentes a pé, como em viaturas.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Choró - Revitalizada, Praça do município de Choró ganha nova decoração para sediar o Natal de Luz



Natal de luz, assim é denominado o natal choroense do ano 2011. Na última quinta-feira, dia 15 de dezembro, teve início no município de Choró, no Sertão Central, a solenidade oficial que marcou o inicio da programação alusiva as festividades natalina daquela cidade. O evento realizado em Praça Pública contou com a presença do prefeito José Antonio Rodrigues Mendes (Dé), que em suas palavras iniciais pediu total comprometimento do secretário de Cultura do município, Julio Cesar, para que esta festa fosse realizada para elevar no município o clima natalino.

Além do prefeito, também estiveram presente a vice-prefeita Professora Maria do Carmo, o ex-prefeito do município Públio Dinely, a Chefe de gabinete Robervânia Pinheiro, lideranças do município e muitos cidadãos choroenses, que juntamente com seus filhos assistiram apresentações culturais e a chegada do Papai Noel, tudo com verdadeiro clima de paz e felicidade, onde a união das famílias pôde ser notada em vários momentos.

Para realização dessa linda festa num espaço totalmente decorado e iluminado, por determinação do prefeito Dé, foi feita através da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Choró, a revitalização da Praça Central, que contou com o esforço e comprometimento de uma grande equipe reunida para montar a decoração natalina.

Ao todo, mais de 55 mil lâmpadas foram utilizadas para dar o efeito esperado, onde pela primeira vez, a população choroense pôde apreciar na Praça Central o presépio natalino, e uma arvore de natal iluminada entre muitos outros atrativos.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:www.choro.ce.gov.br

Regional - Encontrados198 fósseis do período jurássico no Cariri

Clique para Ampliar
Paleontólogo Álamo Feitosa coordena as pesquisas na Bacia do Araripe
Clique para Ampliar
A quantidade e a qualidade das peças superaram as expectativas dos pesquisadores. Ainda não havia registro de acervos fósseis do período jurássico no Cariri. Achados devem fortalecer o turismo científico na região
Material raro com cerca de 160 milhões de anos estão sendo achados nas escavações feitas em Missão Velha

Crato. Os 198 fósseis encontrados nas escavações em Missão Velha são realmente do período jurássico, com 160 milhões de anos, aproximadamente, segundo confirmam paleontólogos da Universidade Regional do Cariri (Urca). A pesquisa foi iniciada no último dia 9. Esta é a primeira vez que material fossilífero daquele período é encontrado na região. As peças medem de poucos centímetros até cerca de meio metro.

O material foi retirado do solo denominado de formação Brejo Santo. Embora existam poucos registros fossilíferos do jurássico, em todo o mundo, foram identificados, na região, muitos ossos desarticulados de celacantos - peixes com nadadeiras articuladas estão na linha evolutiva entre peixes e anfíbios. Vários ossos de outros peixes ainda não identificados e ossos que possivelmente foram de tartarugas também foram encontrados.

Etapas

O estudo está em sua terceira etapa. No momento, as escavações estão suspensas. Agora, estão sendo realizados os trabalhos de preparação dos fósseis em laboratório. Consiste na retirada dos ossos de dentro do pacote de sedimentos que os envolve. A próxima etapa, que os pesquisadores acreditam ser necessário um prazo de um ano de trabalho para sua conclusão, refere-se à fase de preparação, identificação das peças e montagem dos esqueletos dos animais.

Toda a pesquisa é coordenada pela Universidade Regional do Cariri, por meio do Laboratório de Paleontologia. Para evitar problemas ambientais, ao termino da etapa de escavações, foi reconstruída a área onde foram abertas as cavidades para retirada das peças. A quantidade e qualidade dos achados surpreendeu e superou as expectativas dos pesquisadores.

Antes, nunca haviam sido encontrados fósseis do período jurássico na região do Cariri. Embora estejam completos, os ossos estão desarticulados, ao contrário do que aconteceu com o acervo do período cretáceo, encontrado na Bacia do Araripe, onde todos os fósseis estavam articulados. As peças darão informações sobre a origem de muitas espécies hoje existentes.

Ao longo do processo de pesquisa, os paleontólogos irão descrever o material encontrado, para que, após a nomeação, as peças possam ser publicadas em revistas científicas internacionais. Todos os fósseis serão depositados no Museu de Paleontologia da Urca, no Município de Santana do Cariri.

De acordo com o professor e paleontólogo coordenador dos estudos, Álamo Feitosa, o sucesso da pesquisa irá aumentar a importância da Bacia do Araripe no cenário paleontológico nacional e mundial, o que poderá render bons frutos ao turismo científico da região.

"Eu espero que a gente tenha encontrado nesse material espécies novas, não descritas. Isso poderá se tornar mais um item de atração para o Geopark Araripe, que tem, entre outras atribuições, fortalecer o turismo científico", revela o professor.

O estudo tem o apoio do Instituto Nacional de Paleontologia do Semiárido e Geopark Araripe. As pesquisas são financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Na década de 70, o pesquisador Murilo Rodolfo de Lima já havia feito todo o levantamento palinológico da Bacia do Araripe. É através desse método de grãos de pólen e esporos fósseis, que melhor os pesquisadores se utilizam para fazer a datação de extratos geológicos. Na época, Murilo apontou a formação Brejo Santo como sendo de idade jurássica. Já nos anos 90, foram realizados trabalhos de mapeamento da Bacia do Araripe. Os estudos identificaram as várias áreas de ocorrência da formação Brejo Santo, na região.

Dinossauros

Mesmo já tendo sido confirmada a existência de fósseis do Jurássico na Bacia do Araripe, paleontólogos ainda não encontraram fósseis de dinossauros. Porém, eles acreditam que, como existem condições de fossilização de ossos de peixes e tartarugas, há possibilidades de ossos de dinossauros, tartarugas e crocodilos também serem encontrados no local.

Para localizá-los, os pesquisadores promoverão escavações que serão iniciadas após o período chuvoso de 2012. Durante as pesquisas, eles farão uma avaliação dos extratos geológicos, para aprofundar os estudos.

Mais informações
Escritório Geopark Araripe/ Universidade Regional do Cariri
Rua Teófilo Siqueira, 754, Centro
Município do Crato
Telefone: (88) 3102.1237

FIQUE POR DENTRO
Fases geológicas contam história da vida na Terra

O período jurássico faz parte da era mesozóica. Compreende-se entre os anos 200 e 145 milhões. Antes do jurássico, a era é composta pelos períodos triássico, entre 245 e 200 milhões de anos, e depois pelo período cretáceo, entre 145 e 65 milhões de anos. Este último teve inicio no final do permiano, quando 95% da vida na terra foi extinta pela erupção de um grande vulcão, localizado onde hoje é a Sibéria. Com o fim da era mesozóica, foi possível que os mamíferos e os vegetais com frutas se expandissem, o que deu início às bases para o aparecimento do homem no planeta Terra. O fim da era foi provocado quando um grande asteroide caiu na localidade que atualmente é a Península Yucatan, no México. O fato provocou a extinção de dinossauros, pterossauros e muitas espécies de plantas e animais marinhos.
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Brasil - Congresso aprova DRU; PEC será publicada hoje

Clique para Ampliar
Senadores conversam na sessão em que foi aprovada, em segundo turno, a PEC que prorroga os efeitos da Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 31 de dezembro de 2015 
 
O texto aprovado não recebeu nenhuma emenda. Congressistas votaram também o PPA 2012-2015

Brasília. O plenário do Senado aprovou ontem, por 55 votos a 13 e uma abstenção, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga por mais quatro anos a Desvinculação das Receitas da União (DRU). A proposta segue agora para promulgação pelo Congresso Nacional, o que deve acontecer ainda hoje.

A PEC, apresentada em agosto pelo Executivo, era considerada prioritária pelo governo para combater a crise econômica internacional. Com o mecanismo, válido desde 1994, o Executivo pode manejar livremente até 20% de suas receitas anuais.

Presente

Só em 2012, serão R$ 62,4 bilhões, segundo o Ministério do Planejamento. Para o líder do governo no Senado, Romero Jucá, a aprovação representou "um presente de Natal para o País", afirmou.

"É um instrumento importante para a governabilidade. É importante enfrentar a crise internacional, é importante manter a responsabilidade fiscal, e a DRU ajuda a fazer tudo isso", disse o senador Jucá.

A aprovação, segundo ele, representa uma vitória para o governo, independentemente da demora em conseguir quórum para aprovar a proposta na última semana de trabalho do Congresso neste ano. "A base tem votado unida no momento que precisa votar unida", disse.

No Senado, a votação em primeiro turno ocorreu no último dia 8 de dezembro. Desde então, a oposição não conseguiu apresentar emendas, cuja votação poderia atrasar sua tramitação.

Na Câmara dos Deputados, onde a PEC recebeu 68 emendas, todas rejeitadas, a tramitação foi encerrada apenas no último dia 22 de novembro. Acabou prevalecendo, porém, o texto que tramitou primeiro na Câmara dos Deputados. Nas duas Casas do Congresso, o governo buscou seguir à risca as regras de tramitação previstas nos regimentos internos.

Plano Plurianual

Ainda no início da tarde de ontem, o Congresso aprovou, em sessão conjunta de deputados e senadores, o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015. A lei define diretrizes, metas e prioridades do governo para os próximos quatro anos, prevendo o quanto será gasto nas principais políticas públicas.

No relatório aprovado, foi prevista despesa total de R$ 5,4 trilhões. Desse montante, R$ 2,5 trilhões deverão ser aplicados na área social, composta de 25 programas. Outro R$ 1,2 trilhão deverá ser destinado a investimentos em infraestrutura.

O relator do texto, senador Walter Pinheiro (PT-BA), disse que incluiu no PPA a previsão de que o Executivo atualize anualmente a lei, para fiscalização pelo Legislativo.

Está prevista para hoje a votação do Orçamento de 2012, que define as receitas e despesas da União para o ano que vem.

Despesas

5,4 trilhões de reais é o total previsto com despesas do governo para o período de 2012 a 2015. Destes, R$ 2,5 trilhões serão aplicados na área social
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Brasil - Acordo reduz ameaça de greve no País

Brasília. As empresas aéreas fecharam ontem um acordo com os sindicatos ligados à Força Sindical que, na prática, reduz as chances de greve nos aeroportos durante o final do ano e isola a Central Única dos Trabalhadores (CUT) nas negociações salariais. Ao mesmo tempo, o governo assegurou que não haverá caos aéreo e aposta que a greve não vai acontecer.

Até o início da noite de ontem, os sindicatos do município do Rio de Janeiro e do Estado do Amazonas, que representam empregados que trabalham em terra, firmaram um compromisso com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) aceitando a proposta patronal de reajuste de 6,17%, em linha com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O sindicato de aeroviários de São Paulo desde o início descartava uma paralisação das atividades, segundo Uébio José da Silva, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aéreo, ligado à Força Sindical. A entidade representa cerca de 25 mil do total de 60 mil empregados de companhias aéreas do País.

Também ficou acertado um aumento de 10% para o valor dos pisos salariais, vale-refeição e cesta básica. Por último, foi criado um piso específico para operadores de equipamentos de R$ 1 mil. "Há um clima de diálogo. Não há ambiente para greve", disse Odilon Junqueira, negociador das empresas.

Aumento

Segundo José da Silva, as companhias devem aplicar o reajuste a todos os funcionários do País, independentemente do sindicato a que estão filiados. A decisão enfraquece a CUT. "Isso dificulta fazer a greve, é um pouco decepcionante porque ainda tínhamos dois dias para negociar, mas não me surpreende vindo da Força Sindical", afirmou Gelson Fochesato, presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas.

Na segunda-feira, Fochesato e o Sindicato Nacional dos Aeroviários notificaram o Tribunal Superior do Trabalho (TST) que os empregados cruzariam os braços a partir das 23h de amanhã. Segundo a entidade, eles queriam 7% de reajuste, que embute um aumento real de 0,83%.

Filiados

25 mil empregados são filiados aos sindicatos ligados oficialmente à Força Sindical, do total de 60 mil empregados de companhias aéreas do País
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste