v

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

É improvável que seja Pimentel o candidato do PT, diz Arthur Bruno

O deputado acredita que o senador tem outras pretensões políticas que o distanciam da disputa.
O deputado federal Artur Bruno (PT-CE) afirmou nesta quarta-feira (01) não acreditar na possibilidade do senador José Pimentel (PT) manter seu nome como um dos pré-candidatos à disputa eleitoral em Fortaleza.

Em entrevista à rádio AM do Povo, o deputado confirmou que após a reunião da Executiva do partido, que definiu o nome dos cinco pré-indicados, militantes próximos a José Pimentel teriam sugerido a manutenção do nome do senador.
Como José Pimentel se colocou a disposição do PT apenas no caso do partido não possuir um candidato consenso, Bruno não acredita na possibilidade do senador ser o indicado. "Como eu acredito que nenhum dos cinco nomes desista da disputa, e o senador tem outras pretensões políticas, é improvável que ele seja o candidato", ressaltou Artur Bruno.

  



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

Ceará goleia o Tiradentes e mostra belo jogo em equipe

O Ceará foi superior ao Tiradentes e assinalou, na tabela do Cearense, mais três pontos para o Vovô após golear a equipe do Tigre, nesta quarta-feira (1º), por um placar de 5 a 1 no Estádio Presidente Vargas. Os gols foram marcados por Romáro (1) e Daniel Marques (2) na primeira etapa e, no tempo final, Mota (1) e Misael (1) aumentaram para o Vovô. Para o Tiradentes, o baixinho Niel diminuiu no tempo final.   

Logo no primeiro tempo de jogo, o Ceará mostrou que vem desenvolvendo seu futebol a cada partida e criou um número muito superior de jogadas ofensivas no confronto. Aos oito minutos, o atacante Romário, prata alvinegra, marcou o primeiro após tabelinha com o companheiro de ataque Ederson. O zagueiro Daniel Marques aumentou o contador para o Vovô aos 16 e 37 minutos da primeira etapa. 


Mais informações em instantes
Destque da partida
O grupo do Ceará merece crédito pelo belo jogo em equipe. E como destaque podemos citar as peças de características chaves que fizeram grande diferença no Ceará, são eles: o lateral Apodi e o zagueiro Daniel Marques.
Apodi, com sua velocidade e bons cruzamentos, diversificou jogadas no campo de ataque do Alvinegro. Boa parte das jogadas ofensivas passavam pelo lateral. O zagueiro Daniel Marques manteve uma boa atuação na área defensiva e foi decisivo na marcação de dois dos cinco gols do Ceará. 

Homenagem ao Soldado Alvinegro
Antes do início da partida, o técnico do Ceará, Dilmas Filgueiras, recebeu placa da diretoria alvinegra, dos jogadores e torcedores do Vovô em homenagem aos seus 500 jogos à frente do Ceará.

"Estou muito feliz. Tenho 40 anos de Ceará e sou muito emotivo, não aguento essas homenagem", sorriu o técnico, que, posteriormente, abraçou o presidente do Clube, Evandro 

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Artur Bruno defende que Pimentel continue no Senado


Para o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, não há necessidade de o PT abrir mão da cadeira no Senado
Para o deputado federal Artur Bruno (PT), o candidato petista à Prefeitura de Fortaleza deve ser alguém com experiência nas urnas e experiência administrativa. Sobre uma candidatura do senador José Pimentel (PT), possibilidade cogitada pela prefeita Luizianne Lins caso a aliança PT-PSB seja rompida, Artur Bruno considera a hipótese “extremamente remota”.


O secretário municipal da Educação, Elmano de Freitas, nome preferido dos aliados da prefeita, é o único pré-candidato que não exerce mandato nem tem experiência eleitoral. Em entrevista ao programa Debates do Povo, na rádio O POVO/CBN, Artur Bruno, um dos pré-candidatos do partido, defendeu a realização de pesquisas para que seja definido o perfil do candidato.
E disse que para ser candidato, “tem que querer, e eu quero muito”. Bruno avalia que não faz sentido o partido abrir mão José Pimentel no Senado se há bons nomes dispostos a entrar na disputa.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Jogadores do Fla são avisados que Joel será o novo técnico do clube

Saída de Luxemburgo deve ser confirmada após o jogo contra o Potosí. Joel Santana, que está no Bahia, deve ser anunciado nesta quinta

Vanderlei Luxemburgo terá pouco tempo à frente do time do Flamengo. A diretoria avisou aos jogadores nesta quarta-feira que acertou com Joel Santana, atualmente no Bahia, para substituí-lo após a partida desta quarta-feira contra o Real Potosí, pela fase preliminar da Taça Libertadores.
O atual treinador sabe da informação e confidenciou a amigos horas antes do jogo que está fora. Ele segue para o Engenhão sabendo que está demitido e quer a classificação à fase de grupos para desabafar na coletiva:
- Vão me tirar.


Antes da partida contra o Feirense, em Pituaçu, Joel Santana foi cercado por jornalistas que queriam fazer a inevitável pergunta. Não negou, nem confirmou sua ida para o Flamengo.
- Eu no Flamengo? Quem disse isso? O negócio aqui é Bahia. Estamos concentrados para esse jogo. Não vou falar sobre isso agora. Amanhã (quinta-feira) falo sobre qualquer assunto. Hoje é Bahia - afirmou, cercado por jornalistas no gramado.
Meia hora antes, na saída da concentração do Flamengo, em um hotel na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio de Janeiro), Vanderlei Luxemburgo parou para distribuir autógrafos e tirar fotos. E ouviu de um torcedor, quando já se dirigia ao ônibus da delegação:
Eu no Flamengo? Quem disse isso? O negócio aqui é Bahia. Estamos concentrados para esse jogo. Amanhã falo sobre qualquer assunto. Hoje é Bahia"
Joel Santana, técnico do Bahia
- Obrigado, professor. E boa sorte no novo emprego - afirmou, antes de dar um sorriso de deboche.
Durante o dia, o treinador recebeu parentes na concentração e brincou com o neto, que leva seu nome. Não se mostrou preocupado com a notícia de sua iminente demissão:
- Não é a primeira vez que isso acontece. Estou tranquilo, focado no jogo. O negócio é trabalhar. Depois vamos ver o que vai acontecer. Se decidirem que não tenho que continuar, é uma decisão da presidente.

Uma pessoa ligada à diretoria disse que "não vai sobrar um soldado no quartel". A referência incluía o gerente de futebol Isaías Tinoco e o restante da comissão técnica do treinador. O primeiro perdeu força ao ficar ao lado de Vanderlei Luxemburgo na queda de braço com a diretoria. Ele foi conivente com a foto posada entre Ronaldinho e Luxa na Bolívia - episódio que irritou a presidente Patricia Amorim. Já o preparador físico Antônio Mello e o auxiliar Junior Lopes saem do clube porque integram a comissão fixa de Luxa.
Estou tranquilo, focado no jogo. Depois vamos ver o que vai acontecer. Se decidirem que
não tenho que continuar, é
uma decisão da presidente"
Vanderlei Luxemburgo, técnico do Flamengo
A estratégia de informar ao grupo da troca de comando antes da partida foi motivacional. A diretoria detectou o desgaste da maioria do elenco com o atual treinador e "vazou" a novidade para que houvesse motivação maior horas antes da decisão desta quarta contra o time boliviano. O Flamengo perdeu o primeiro jogo por 2 a 1 e precisa vencer por 1 a 0 para avançar.

Joel Santana tem contrato com o Bahia até maio, mas não tem multa rescisória. Ele chegaria à Gávea com o preparador físico Ronaldo Torres e os auxiliares Marcelo Salles - que foi o braço direito de Andrade no título brasileiro de 2009 - e Mauricio Albuquerque.

Outro integrante do departamento de futebol do time baiano também está cotado para trocar Salvador pelo Rio: Paulo Angione pode ser o novo gerente de futebol do Flamengo.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Polícia - Polícia Militar se reúne com Governador do Ceará nesta sexta-feira


Governador Cid Gomes se reúne com os policias militares nesta sexta-feira (3).
Rodrigo Carvalho
 
A primeira reunião entre a Polícia Militar e o Governo do Estado do Ceará, para dar continuidade aos pontos acordados entre as partes durante a paralisação da PM, acontece nesta sexta-feira (3), às 15h, na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O encontro ocorre após 30 dias do movimento paredista dos policiais militares e tem o objetivo de dar andamento nos próximos 90 dias, às negociações da categoria.

De acordo com o diretor presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramece), Pedro Queiroz da Silva, o cronograma de atividades para a reunião já foi elaborado e neste primeiro encontro serão discutidos os pontos sobre a incorporação da gratificação aos salários dos militares, auxílio alimentação e a redução da carga horária para 40h semanais. "Os demais assuntos serão tratados em reuniões posteriores que podem vir a acontecer de 15 em 15 dias", explica.


Outro ponto destacado pelo diretor presidente da Aspramece é quanto ao Código de Ética que, segundo ele, já está sendo preparada a minuta que trata sobre o assédio moral aos PMs. "Com um efetivo composto por 14 mil policiais, em 2011, foram concedida 8.100 lincenças médicas a estes profissionais por motivo psiquiátrico. Quem mais perde com isso é a população", comenta Pedro Queiroz.
Reivindicações
As categotias reivindicam anistia aos manifestantes a partir do dia 1º de novembro, incorporação do valor correspondente à gratificação operacional do turno C, com o valor vigente nesta data, ou seja, R$ 920,18, retroativo a 1º de janeiro de 2012, também aplicado a todos os membros da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Ceará. Além disso, o auxílio alimentação e redução da jornada semanal de trabalho para 40h.
Essa será a segunda reunião da comissão paritária, seguindo o acordo assinado em janeiro e que pôs fim à paralisação da categoria. Integram a comissão cinco representantes do Governo do Estado e cinco das associações que que representam os militares.

Segundo Pedro, a categoria espera que a incorporação da Gratificação de Policiamento Ostensivo (GPO) seja atendida de imediato.

Aguardando o Governador
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a incorporação da gratificação aos salários dos militares só será possível após o envio de mensagem do Governo para a Assembleia Legislativa, que retoma as atividades nesta quinta-feira (2). Após aprovação da mensagem pela Assembleia, o reajuste será implantado de forma retroativa pelo Governo.

Otimismo
Pedro Queiroz informou que a categoria está bastante otimista quanto as reivindicações feitas ao Governo. "Acreditamos que o nosso pedido será atendido pelo Governador Cid Gomes, até porque ele disse em uma entrevista na TV que o prometido seria cumprido", disse.

Postada:Gomes Silveira
Fonte;Diário do Nordeste

Ciro Gomes não apoiará Pimentel em Fortaleza


O PT pretende lançar a candidatura do senador José Pimentel para sucessão de Luizianne Lins na Prefeitura de Fortaleza. Só qe o ex-governador Ciro Gomes (PSB) já avisou seu irmão, o governador Cid Gomes (PSB), que não apoiará o nome do petista de forma alguma, segundo informações de um jornalista.

Pimentel, já se colocou a disposição do partido. A definição final deve acontecer no dia 03 de março, segundo o presidente do PT de Fortaleza, Raimundo Ângelo.
Até agora, o PSB tem apenas algumas opções: aceitar o nome do secretário da Educação, Elmano Freitas; apoiar Pimentel e aceitar, em caso de vitória, seu suplente Sérgio Novais (PSB) no Senado; ou lançar candidatura própria.


Esse impasse parece estar longe do fim. Cid mantém o discurso de manutenção da aliança entre PSB e PT, mas as condições estão desfavoráveis e exigem grandes esforços.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Dupla sequestra e assalta vendedor de distribuidora em Quixadá

Um vendedor de uma empresa foi seqüestrado e assaltado no município de Quixadá, sertão central do Ceará.

De acordo com informações da polícia, o fato aconteceu no distrito de Custódio, zona rural de Quixadá, quando por volta do meio dia desta terça-feira, dia 31, o vendedor da empresa RJ Distribuidora, Reginaldo Rossi de Oliveira Sousa, 37 anos, conduzia o veículo de marca Fiat, modelo Palio, realizando cobranças da empresa em que trabalha.

A vítima foi abordada por dois indivíduos, que transitavam em uma motocicleta marca Honda, modelo Fan, cor preta, estando o garupeiro com uma arma de fogo e coagiu a vítima, o bandido entrou no veículo e seqüestrou o vendedor, levando em direção a sede do município de Quixadá.

A vítima foi liberada na localidade de Lagoa de São Miguel, distrito de Uruquê, no município de Quixeramobim. No veículo haviam vários produtos da distribuidora bem como uma quantia em dinheiro cujo valor não foi especificado.


O vendedor conseguiu uma carona, com um popular, até o município de Quixadá, ele acionou a polícia, e os policiais começaram a realizar diligências, e conseguiram localizar o veículo, que havia sido roubado, na localidade de Valência, zona rural de Quixadá.

Os assaltantes abandonaram o veículo e roubaram uma motocicleta de assalto de um popular conhecido como “Deusim”. Essa motocicleta foi, também, abandonada na rua Benigno Bezerra, no bairro Campo Velho em Quixadá.

O policiamento continua em diligências na tentativa de capturar os assaltantes, porém até o momento ainda não tiveram êxito. Os veículos roubados pela dupla foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia Civil para os devidos procedimentos legais.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Município de Choró entre os 46 incluídos para planos de saneamento


O convênio, destinado à municípios de até 20 mil habitantes 

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria das Cidades, firmou em janeiro, um novo convênio para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento que deve beneficiar mais 46 municípios, junto à  Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece). O acordo trata do abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e prevê a elaboração de diagnóstico, diretrizes e ações específicas para cada cidade contemplada. 

O convênio, destinado à municípios de até 20 mil habitantes, envolve recursos da ordem de R$ 25 mil, divididos igualitariamente entre o Governo do Estado do Ceará e as prefeituras participantes. Do total de municípios esperados, 32 já assinaram a parceria. 


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) participam dando suporte logístico e técnico.Todos os documentos do Plano Municipal de Saneamento Básico estão disponíveis na página da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece). www.aprece.org.br. 
Confira as cidades que já aderiram ao PMSB nesta etapa: 
Alcântaras
Apuiarés
Ararendá
Baixio
Capistrano
Cariré
Carnaubal
Choró
Chorozinho
Fortim
Groaíras
Guaramiranga
Iracema
Itaiçaba
Itapiúna
Jati
Miraíma
Moraújo
Pacoti
Pacujá
Palmácia
Penaforte
Potengi
Reriutaba
Salitre
Tejuçuoca
Tururu
Umirim
Uruburetama
Uruoca
Varjota 
Assessoria de Imprensa da Cagece

Postada - Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Cineasta de Juatama grava o filme “Deu uma louca no terreiro de macumba”

“Deu uma louca no terreiro de macumba” é um dos roteiros cinematográficos de um cidadão de Juatama. 

A cidade de Quixadá sempre foi conhecida como um celeiro de talentos em todas as áreas do campo artístico. Mas, infelizmente, por falta de oportunidade e de ajuda dos nossos representantes (prefeitura e câmara municipal), deixamos de ter no nosso portfólio cultural artistas que tem tudo para se destacar no mundo das artes nacional e internacional.

Como é curioso o desprezo por parte dos nossos representantes em não gostar da cultura. Entra prefeito e sai prefeito, entra vereadores e saem vereadores e esses nossos mandatários pouco se esforçam para construir, por exemplo, um teatro em nossa cidade, melhorar a nossa banda de música onde os instrumentos velhos exigem muito mais esforço dos nossos talentosos músicos para que as notas musicais saiam afinadas, o coral por falta de incentivo tem poucas vozes, já o cinema só retrata as desilusões dos amantes da sétima arte, e os demais seguimentos estão desaparecendo dia após dia.


Devido a essa indiferença das nossas autoridades constituídas, aos pouco os nossos artistas, que não encontram o apoio necessário para desenvolver a cultura em Quixadá, estão abandonando os seus destinos que foram traçados por Deus, e por conseqüência aos poucos essas artes vão definhando, ficando em estado de letargia e somente algumas artes são mantidas vivas por causa de alguns valorosos e audaciosos artistas anônimos que insistem com muita teimosia em manter aos trancos e barrancos a cultura viva em Quixadá.
JUATAMART
Juatama arte, um nome desconhecido por toda sociedade quixadaense, mas que tem como protagonista desta história um brilhante jovem corajoso e determinado que até o seu nome já nos remete a Hollywood, Johny Maia, que conta apenas com ajuda do grande arquiteto do universo e a sua exemplar determinação, coragem essa, que mantém acessa a chama da esperança de que um dia alguém possa dar um empurrãozinho, para que ele tenha a oportunidade de mostrar o seu grande talento e de seus discípulos em um “set” profissional de filmagem.
O citado cineasta jatuamense possui vários roteiros cinematográficos. “Deu uma louca no terreiro de macumba” é um deles, que tem no elenco uma talentosa senhora de 65 anos, onde os seus dons artísticos são todos capitados pela inseparável filmadora amadora, já bastante surrada do Johny Maia, que durante seus dias de folga se junta com seus amigos e amigas, que também sonham em um dia serem atores e atrizes, e desta junção saem várias pequenas produções cinematográfica, que depois de produzidas e editadas são distribuídas sem fins lucrativos para os seus conterrâneos do distrito de Juatama (Quixadá), recebendo em troca apenas os aplausos de reconhecimento dos seus conterrâneos moradores do seu amado distrito de JUATAMA.

Os integrantes do projeto Unidos por Quixadá e o portal Revista Central, entre outros meio de comunicação, ao descobrirem este talentoso cineasta quixadaense, resolveram juntos dar um “empurrãozinho” para Johny Maia, conseguindo uma oficina de teatro como o primeiro apoio real para os integrantes do Juatamart, com intuito de incentivar os integrantes desta companhia cinematográfica a ampliarem os seus horizontes, já que o poder público parece não ter muito interesse em desenvolver o grandioso potencial de CINEMA de nossa cidade, então os órgãos de imprensa escrita e eletrônica estão apoiando, a partir de agora, a cultura da terra dos Monólitos.
Mais Informações:
Juatamart

(88) 96397434

Postada -Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

José Pimentel atende apelo de Lula e abre mão da liderança do PT no Senado



O presidente do PT, Rui Falcão, também fez um apelo pela manutenção da senadora.
 
O senador José Pimentel (CE) abriu mão da liderança do PT no Senado, nesta terça-feira (01). De acordo com petistas, o senador tomou a decisão a pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a desistência, a senadora Marta Suplicy (SP) garantiu sua permanência na 1ª vice-presidência da Casa.

O objetivo do ex-presidente Lula ao pedir apoio dentro do PT para manter Marta no cargo foi não desagradar ainda mais a senadora, preterida por Aloizio Mercadante para o Ministério da Educação e por Fernando Haddad para a prefeitura de São Paulo, além de tentar integrá-la na campanha eleitoral.

Nos bastidores, comenta-se que o presidente do PT e deputado estadual Rui Falcão também fez um apelo pela manutenção da senadora. Pimentel foi convencido por Rui Falcão com o argumento de que a liderança do governo no Congresso ficaria para o PMDB.


O acordo, que garantia a alternância dos quatro anos de mandato entre os senadores, foi fechado em 2010, quando Marta Suplicy e José Pimentel disputavam o cargo. No encontro, Pimentel não manifestou resistência com a continuidade de Marta, de acordo com o portal UOL.


Postada;Gomes silveira
Fonte:Matéria extraida do Jornal O Povo


ELEIÇÕES 2012 - Ciro Gomes não apoia candidatura de José Pimentel à Prefeitura de Fortaleza


Com a saída de Pimentel do Senado, sua vaga seria do suplente Sérgio Novais, adversário dos Ferreira Gomes.
 
A cúpula petista pretende lançar a candidatura do senador José Pimentel para sucessão de Luizianne Lins na Prefeitura de Fortaleza. Mas o ex-governador Ciro Gomes (PSB) já avisou seu irmão, o governador Cid Gomes (PSB), que não apoiará o nome do petista de jeito nenhum, de acordo com o jornalista Luiz Carlos Azedo do Correio Braziliense.


Pimentel, favorito da corrente Construindo um Novo Brasil, majoritária dentro do PT, já se colocou a disposição do partido. A definição final deve acontecer no dia 03 de março, segundo o presidente do PT de Fortaleza, Raimundo Ângelo. 

Até o momento, o PSB tem apenas três opções: aceitar o nome do secretário da Educação, Elmano Freitas; apoiar Pimentel e aceitar, em caso de vitória, seu suplente Sérgio Novais (PSB) no Senado; ou lançar candidatura própria. 

O desfecho desse impasse parece estar longe do fim. Cid mantém o discurso de manutenção da aliança entre PSB e PT, mas as condições estão desfavoráveis e exigem grandes esforços. 

Postada;Gomes silveira
Fonte:Matéria extraida do Jornal O Povo

Três mulheres são presas acusadas de tráfico de drogas em Juazeiro do Norte

Três mulheres foram presas nesta terça-feira, 31, acusadas de tráfico de drogas no município de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. As prisões foram efetuadas durante operação de combate a entorpecentes realizada por policiais do programa Ronda do Quarteirão.

Segundo a Polícia, as acusadas foram capturadas em uma residência na rua Oswaldo Juca Neto, no bairro Frei Damião, com 1,2 Kg de maconha, distribuídos em 24 tabletes, três celulares, uma câmera fotográfica e R$ 621,00.


As três mulheres e todo o material apreendido foram encaminhados para a 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil. As acusadas são duas mulheres de 38 e 43 anos, além de uma terceira que ainda não pode ser identificada por falta de documentação.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Jornal O Povo

Politica - Luizianne diz que Pimentel é candidatura de reserva

A prefeita de Fortaleza negou que a possível escolha do senador petista para disputar o Executivo - em caso de rompimento com a base aliada - seja para pressionar o governador Cid Gomes

A prefeita Luizianne Lins descartou, nesta quarta-feira, a tese de que, ao colocar o nome do senador José Pimentel na lista dos possíveis candidatos do PT à Prefeitura de Fortaleza, tenha apelado para a pressão e chantagem como forma de impor o nome da sua preferência ao governador Cid Gomes (PSB). Luizianne, que tentou emplacar Waldemir Catanho, secretário da Ação Governamental como postulante, trabalha agora o nome do secretário municipal da Educação, Elmano Freitas, que vem publicizando sua disposição de disputar e amiudando encontros com setores petistas.


%u201CNão é pressão, não. Nós estamos fazendo o nosso caminho, mas claro que vamos buscar os partidos aliados incluindo o grande apoio que será o do governador%u201D, acentuou a prefeita, evitando expor preferências por Elmano, ao ser perguntada sobre essa possível postulação.

O meu candidato, por enquanto, como presidente estadual do PT e como a estratégia é do partido, eu não posso fugir a ela: eu estou afirmando que estamos discutindo entre os pré-candidatos e o Pimentel é como uma espécie de candidatura de reserva caso não consigamos chegar a um consenso entre esses cinco candidatos%u201D. Luizianne disse que há cinco nomes tentando a indicação. Estão no páreo como %u201Cprefeituráveis%u201D petistas o deputado federal Artur Bruno, o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena, o vereador Guilherme Sampaio, o secretário municipal da Educação, Elmano Freitas, e o secretário estadual das Cidades, Camilo Santana.

Luizianne deixou claro que Pimentel é uma candidatura de reservanesse processo que, espera, leve o PT a definir seu candidato até o dia 30 de março, como definiu como prazo a direção nacional da legenda. Até lá, ocorrerá, logo no próximo dia 13, uma grande plenária do partido para afunilar o processo. Ela disse também que se não houver consenso, haverá prévias durante o mês de abril. Caso a gente precise, vamos ter prévias democráticas, coisa que o partido sempre fez com tranquilidade, observou.

O fato de o nome do senador José Pimentel ter sido incluido como pré-candidato a prefeito causou reações variadas no PSB e em lideranças de outros partidos aliados. A questão resume-se no fato de que o primeiro suplente do petista é Sérgio Novais, presidente afastado do PSB municipal pelo grupo do governador Cid Gomes, dirigente estadual, e que acabou se transformando em rival político do Palácio da Abolição.

A prefeita não quis avaliar essa situação, preferindo reiterar que, como dirigente estadual, faz todo esforço para que haja consenso em torno de um nome do PT que garanta a manutenção da aliança com Cid Gomes. 

Lembrada mais uma vez de que o nome de Pimentel no páreo sucessório chegou a ser interpretada como gesto de chantagem contra o governador %u2013 o deputado federal Danilo Forte levantou essa hipótese, Luizianne, em tom de tranquilidade, reafirmou: %u201CNão, não! Nós estamos fazendo nosso caminho. A ideia é manter a aliança. Até agora é essa a nossa ideia.

Luizianne encontra-se em Brasília para uma audiência com a ministra Miriam Belchior, do Planejamento. Vai discutir com ela financiamento para a implantação de cinco corredores exclusivos de ônibus. Ainda ali,, participa de reunião da Frente Nacional dos Prefeitos para fechar a programação deste ano da entidade.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:matéria extraida do Portal O Povo


Politica - Braço direito de Luizianne assume articulação pró-Elmano


Após recusar a possibilidade de concorrer à Prefeitura de Fortaleza, o secretário da Articulação Política, Waldemir Catanho (PT), assumiu o comando das articulações para emplacar o secretário municipal da Educação, Elmano de Freitas (PT), como candidato do PT. Ontem, Catanho apresentou Elmano a vereadores da base aliada, durante almoço realizado ontem.

Enquanto ventila a possibilidade de José Pimentel ser o candidato, o grupo de Luizianne Lins reforça o trabalho em prol do titular da educação, seu “plano A”.

Os pré-candidatos vereadores Guilherme Sampaio (PT) e Acrísio Sena (PT) chegaram a comparecer, mas se retiraram do local antes da chegada de Catanho e do início da apresentação.

Segundo o articulador político da prefeita, a iniciativa de apresentar Elmano parte do diagnóstico de que o secretário de Educação ainda é desconhecido pelos vereadores.


Neste sentido, segundo ele, não haveria necessidade de apresentar os demais pré-candidatos. “Não faz sentido eu apresentar o Acrísio ou o Guilherme à base aliada na prefeita na Câmara”, destacou.

Em conversa com O POVO, Catanho revelou destalhes de como se deu sua saída da lista de pré-candidatos do PT.

O POVO - Por que o senhor não é mais pré-candidato a prefeito?
Waldemir Catanho - Nunca disputei eleição. Nunca tive vontade. Meu nome foi ventilado outras vezes para ser candidato a vereador, deputado, prefeito. Eu nunca topei. Tenho dificuldade com essa coisa de exposição em público e tal. Eu sou mais para ajudar. Foi uma decisão minha. Uma decisão pessoal.
OP - A prefeita Luizianne Lins insistiu para o senhor ser candidato?
Catanho - Ela pediu para eu colocar o meu nome. Mas ela compreendeu. Por que tem o seguinte: agora, no fim do ano, um deputado disse uma coisa que eu achei muito interessante. Ele disse o seguinte: mais importante que a pessoa ter estrutura e apoio para uma campanha é a pessoa querer. Não existe um bom candidato que tem dúvida se quer ou se não quer, ou que não sabe se tem vontade de ser (candidato). Você ser candidato ou você ser chefe de Poder Executivo não é uma coisa simples e fácil. Isso é uma revolução na vida das pessoas. As pessoas, na prática, abrem mão de ter uma vida familiar e normal.
OP - Qual o objetivo desse encontro aqui hoje com o Elmano e os vereadores?
Catanho - Objetivo é de aproximar mais os vereadores da base aliada de um dos pré-candidatos do PT. Ele (Elmano) tem uma convivência menor do que outros pré-candidatos. (...) Foi feito com ele porque julgamos necessário e com outros nós avaliamos que não precisa.
OP - Elmano agora é seu pré-candidato favorito?
Catanho - Havendo processo de disputa interna, de prévia, o meu voto é do Elmano. É claro que vamos fazer esforço para ter unidade.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

A possibilidade de Pimentel ser candidato pressiona Cid Gomes, pois o suplente no Senado é Sérgio Novais, inimigo do governador. Contudo, o preferido de Luizianne é Elmano, para quem seu grupo busca apoio.

SERVIÇO

Câmara Municipal retoma trabalhos após período de recesso
Quando: Hoje, às 9h30min
Onde: Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Patriolino Ribeiro


Postada:Gomes Silveira
Fonte:matéria extraida do Portal O Povo

Candidatura em Fortaleza - Aliança sob pressão


Possibilidade de Sérgio Novais virar senador em função da candidatura de Pimentel causa mal-estar no PSB. Enquanto isso, Elmano ganha reforço no PT
A ala cidista no PSB reagiu mal à possibilidade de o senador José Pimentel ser o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza. A hipótese é cogitada em caso de rompimento da aliança, conforme a prefeita Luizianne Lins afirmou, no O POVO de ontem. Ao mesmo tempo em que aumenta a pressão sobre o grupo de Cid, a ala luizianista caiu em campo para viabilizar o secretário Elmano de Freitas (Educação) como candidato. Ele é o “plano A” dos aliados da prefeita. Já o senador é a arma para pressionar o governador - o que já provocou reações.


O problema não é Pimentel, mas seu primeiro suplente, Sérgio Novais, que herdaria a vaga em caso de vitória do petista na Prefeitura. Novais é inimigo declarado de Cid. Já Elmano sofre resistência por ser pouco conhecido e excessivamente atrelado a Luizianne.

“Na medida em que ele (Pimentel) não está se movimentando para isso, ele seria um nome mais adequado para uma situação de rompimento que um nome como, por exemplo, o vereador Guilherme Sampaio, que é menos conhecido. Basicamente é uma questão de conhecimento e popularidade”, afirmou Waldemir Catanho, ontem, durante reunião com vereadores para buscar apoio a Elmano.

Na ocasião, o secretário de Educação disse ter sentido “a base aliada unificada (...) em torno da compreensão de que o PT tem a legitimidade de dirigir o processo e de indicar o nome” para a Prefeitura.

Reações
Vice-líder do governo na Assembleia, o deputado Sérgio Aguiar (PSB) ponderou que a possibilidade de Novais assumir a vaga no Senado não contemplará o desejo político dos aliados de Cid. “É evidente que o que houve em 2011 desgastou muito a relação entre o governador, a deputada Eliane Novais e o Sérgio (Novais). Com a ascensão dele, nós, que somos hoje a maioria preponderante no partido, não nos sentiremos representados”, disse, em referência ao conflito que terminou com a destituição de Novais da presidência municipal do PSB, no ano passado. Ainda assim, ele argumentou que Pimentel é um nome “excelente”.

O deputado José Sarto - também aliado de Cid - deixou no ar a possibilidade de rompimento, ao lembrar que o PSB ainda não discutiu se terá candidatura própria ou apoiará a continuidade do PT na Prefeitura. Questionado se as declarações da prefeita podiam soar como pressão sobre o PSB cidista, ele retrucou: “A prefeita tem maturidade política o bastante para saber que o governador não funciona sob pressão”.

Em entrevista ao blog do Eliomar de Lima, no portal O POVO Online, o deputado federal Danilo Forte (PMDB) - que defende candidatura própria de seu partido - considerou as declarações de Luizianne “falta de respeito” aos aliados e ao governador. Para ele, Cid “está sendo claramente chantageado”.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:matéria extraida do Portal O Povo

Quixadá - Secretaria da Saúde se prepara para período carnavalesco


Campanhas de prevenção, distribuição de preservativos e uma atenção redobrada no Hospital Municipal Dr. Eudásio Barroso fazem parte das ações.
Na noite da terça-feira (31/01) um caminhão carregado de soro fisiológico descarregou no depósito de medicamentos da Secretaria da Saúde. Hoje quarta-feira (01/02) outro caminhão descarrega medicamentos diversos. A medida é rotineira, mas na ocasião tem o objetivo de garantir o estoque para o período carnavalesco.
Em breve matéria completa em www.quixada.ce.gov.br
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Alan Queiroz

Editorial - Desmontes municipais: hora de prevenir


É preciso que potenciais dilapidadores dos bens públicos tenham certeza de que serão punidos

Muito bem vista a iniciativa tomada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e pela Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) de atuarem conjuntamente na prevenção de possíveis desmontes em prefeituras do interior do Ceará, sobretudo no período compreendido entre o dia da proclamação dos resultados da eleição e a posse dos novos dirigentes municipais. No ano passado, esse trabalho fiscalizador resultou na prisão de três prefeitos, por desvio de verbas públicas e formação de quadrilha.



A revolta por não ter sido reeleito, ou por ver derrotado seu candidato à sucessão, tem levado, não raramente, prefeitos a se vingarem dos eleitores, praticando uma política de dilapidação proposital dos bens públicos como forma de atrapalhar a administração do adversário. São os chamados desmontes, traduzidos em várias formas: atraso no pagamento de servidores e fornecedores; saques nas contas sem as devidas despesas comprovadas; queima de documentos, apropriação indébita de livros, de arquivos (principalmente contábeis), de computadores, peças de carros oficiais e de materiais de escritório; sucateamento da frota de veículos, máquinas, equipamentos e outros bens e doação ilegal de bens imóveis ou móveis.

Atuar firmemente, desde já, para desestimular qualquer iniciativa desse porte é o dever não só das autoridades fiscalizadoras, mas da própria comunidade. É preciso que potenciais dilapidadores dos bens públicos tenham certeza de que serão punidos rigorosamente.

Infelizmente, ainda persiste a baixa qualidade da consciência política em muitos que se propõem atuar na vida pública. Tratam os bens públicos como propriedade privada, considerando “natural” apropriar-se deles ou lhes dar o destino que bem apeteçam sem prestar contas a ninguém.

Com a Constituição de 1988 e o avanço da consciência política e cidadã, o espaço para esse tipo de prática foi estreitado, não só pela lei mais rigorosa, mas pela percepção cada vez maior, dos cidadãos, dos espaços do interesse público. Este passa a ser defendido não só por instituições cada vez mais transparentes, mas por uma cidadania articulada e participativa.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal O Povo

Homem entrega esposa à policia por sexo com adolescente



 
Kimberly Sauto, de 34 anos, foi parar atrás das grades após denúncia do próprio marido. Richard descobrira que a esposa não se limitava a ensinar dança a um adolescente de 15 anos em North Ridgeville  (Ohio, EUA), mas também estava fazendo sexo com o aluno. Um dos encontros sexuais, denunciou Richard, foi no banco traseiro do carro de Kimberley.

Richard encontrou camisinhas na bolsa da esposa e descobriu
mensagens picantes trocadas por Kimberley e o adolescente por celular.

No Facebook, Kimberley e Richard mantinham uma página em que retratavam uma família bem feliz, ao lado dos dois filhos.

Em tribunal, Kimberley admitiu ter trocado mensagens de cunho erótico, mas negou ter feito sexo com o aluno. Mas o adolescente confirmou, diante do juiz, ter tido relação sexual com ela. Assim, a americana foi considerada culpada, informou o "Daily Mail". Ela deve ser condenada a até cinco anos de prisão.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal G1

Policia - Pai de menina de 14 anos achada morta em motel desabafa: 'Ela levou surra'


Antonio Aguiar, pai de Marcela (Foto: Marcelo Mora/G1)
O porteiro Antonio Narciso Aguiar, de 60 anos, pai de Marcela Santos Aguiar, a adolescente de 14 anos que morreu em um motel da Zona Leste de São Paulo na madrugada de segunda-feira (30) depois de consumir drogas com o namorado, afirmou que a filha já havia sido agredida por ele. O jovem de 19 anos foi preso na segunda.
“Eu fiquei sabendo que uma semana antes ele tinha dado uma surra nela", relatou Aguiar. "Eu espero que a Justiça seja feita. E vai ser feita", completou. O homem disse que tentou dar conselhos à filha assim que ela "começou a entortar", mas que "não adiantou". Desesperado, ele recorreu a alguns mimos, como um computador, para tentar prendê-la em casa, sem sucesso.

saiba mais
"A gente dava conselho, porque sabe que bater é pior. Mas não adiantou. Comprei o computador para segurá-la em casa, mas também não deu resultado. Ela falava que ia dar uma voltinha e nessa voltinha desaparecia", contou Aguiar, no início da noite desta terça-feira (31), horas depois de enterrar o corpo da filha no Cemitério da Vila Formosa, também na Zona Leste da capital.

Segundo o pai, a filha começou a mudar de comportamento cerca de dois meses atrás, quando ela lhe pediu para dar abrigo a uma amiga dela, também uma adolescente de 14 anos, que tinha sida expulsa de casa pelas irmãs mais velhas. "Ela me pediu chorando para levá-la para casa, pois a amiga não tinha onde morar. Daí ela começou a entortar a Marcela. Ela era vizinha e de tanta safadeza as irmãs não quiseram mais ela em casa. Antes, a Marcela era uma menina estudiosa e carinhosa com a gente", disse.

A filha e a amiga esperavam os pais pegar no sono para sair de casa às escondidas. Segundo o pai, as duas frequentavam uma praça no Jardim Imperador, onde os adolescentes da região costumam se encontrar. "Lá só rola o que não presta", ressaltou Aguiar. O namoro com o rapaz de 19 anos começou, segundo ele, há cerca de um mês. "Eu vi ele umas duas vezes no portão." Antonio Aguiar, no entanto, disse que não sabia que a filha estava usando drogas.

Na noite de domingo (29), Marcela aproveitou que o pai havia saído para trabalhar e mais uma vez “deu uma escapada” com a amiga - desta vez, sem volta. O pai afirmou que tem certeza que o namorado dopou a filha dele no motel. "Eu tenho certeza disso, porque ele judiou muito dela. Mordeu o seio dela, o queixo dela. Deixou marca de mordida e sangue na boca dela.”
No quarto alugado pelo casal, a polícia encontrou vidros de lança-perfume e cinco pinos de cocaína, de acordo com o delegado Antonio José Pereira, titular do 69º Distrito Policial, em Teotônio Vilela, também na Zona Leste, onde o caso é investigado.

A causa da morte da garota será apontada pelo laudo do exame necroscópico realizado pelo Instituto Médico-Legal (IML). Mas o namorado já foi indiciado por estupro de vulnerável, que prevê uma pena de 8 a 15 anos de prisão, por ter tido relação sexual com a adolescente que, provavelmente, estava sob efeito de drogas. O rapaz deverá ser transferido nesta terça-feira para a carceragem do 49º Distrito Policial e só depois será encaminhado para um Centro de Detenção Provisória.

Violação
Uma recepcionista do Hotel Lua Azul, onde a menina morreu após uma parada cardiorrespiratória, será indiciada por violar a cena onde se deu a morte da garota. A suspeita é que a menina tenha tido uma overdose.

Quando os funcionários chegaram ao quarto, a garota já estava desacordada. O delegado Antonio José Pereira afirmou na tarde desta terça-feira que a recepcionista limpou o quarto e prejudicou o trabalho da polícia. O crime de violação de local especialmente protegido pode render pena de até três anos de detenção. "Ela tinha o dever de não destruir o cenário do fato", afirmou Pereira.
O G1 tentou contato com a recepcionista e o proprietário do hotel na tarde desta terça, mas não conseguiu localizar ninguém. Na segunda-feira (30), a equipe de reportagem foi até o estabelecimento, mas ninguém quis dar informações. À polícia a recepcionista informou que não mexeu nas provas que indicam o uso de droga - elas foram retiradas pelo próprio jovem, que saiu antes de a polícia chegar, segundo o delegado Antonio José Pereira.

Em depoimento à polícia, o rapaz afirmou que a jovem já estava drogada quando a encontrou. Ele também foi indiciado pelo crime de oferecer droga para uso comum. Ele não tem outras passagens pela polícia.
Crime
A adolescente de 14 anos foi levada às pressas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Estadual de Sapopemba na manhã de segunda, mas já chegou morta ao local.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Portal G1

Quixadá - FOGO na PAIXÃO - Amor não correspondido acaba na delegacia



 
Quixadá - Essa não foi a primeira vez que o magarefe Francisco Marcílio Barbosa, 33 anos, causou problemas para a sua ex-companheira, de 31, com quem viveu por 11 anos e tem dois filhos. Insatisfeito pelo amor não correspondido, dessa vez ele tentou incendiar a casa dela, no bairro do Carrascal, em Quixadá. O fogo só não atingiu grandes proporções porque vizinhos e uma equipe do Ronda do Quarteirão agiram rapidamente. Mesmo assim, alguns móveis, um televisor e muitas roupas foram destruídos. Até o dinheiro da dona de casa, cerca de R$ 600,00, virou cinzas.
 

O incendiário foi preso e conduzido para a Delegacia Regional de Polícia Civil. Ele poderia ter sido recolhido para a cadeia pela prática de violência doméstica, com base na Lei Maria da Penha e também por danos materiais, em decorrência dos estragos causados pelo incêndio, além de ter quebrado também a porta de uma vizinha e até cortado os pneus do carrinho de um vendedor ambulante, amigo de da ex-mulher dele. Todavia, um irmão do acusado ressarciu os prejuízos e as vítimas desistiram de processá-lo. Os valores não foram revelados, mas foram pagos com cheque.

 

Após os momentos de fúria, segundo policiais, ao ser apresentado na delegacia, perguntado se realmente havia derrubado portas, inclusive a de uma vizinha e tentado por fogo na casa da amada, Francisco Marcílio respondeu: Fogo ? Há é, foi o fogo da paixão. Ainda amo muito essa mulher, mas ela não me quer mais. Por isso me descontrolo e faço besteira. Ele apresentava sintomas de embriaguez. Entretanto, a vítima ressaltou um detalhe, informando que ele possui outra mulher, mas não se decide com quem ficar, quer as duas ao mesmo tempo.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Blog Diário Sertão Central

JEAN SILVA - Filha do assassino comparece à delegacia



Quixadá - A filha do mototaxista Francisco Reginaldo Feitosa Sousa, acusado do assassinato do secretário Municipal de Participação Popular, Esporte e Juventude, José Jean da Silva Pereira, compareceu na manhã de ontem, 31 de janeiro, na Delegacia Regional de Polícia Civil para ser ouvida pelo delegado Marcos Sandro de Lira no inquérito que apura o crime. Familiares da testemunha apresentaram atestado médico de incapaz, justificando que a jovem, de 18 anos, encontra-se sob cuidados médicos em razão de uma sequela no cérebro.


Mesmo assim ela esclareceu alguns pontos considerados importantes para complementação das investigações. A jovem confirmou a existência de uma relação amorosa com Jean Silva. Começaram a namorar havia quatro anos, inclusive mantinham relação sexual. Jean teria prometido casamento tão logo ela completasse maioridade, o que ocorreu no início do ano. Todavia, ao cobrar a promessa de matrimônio ele teria se recusado, alegando não ter mais responsabilidade em razão dela já ser maior de 18 anos.

Ainda conforme o delegado Marcos Sandro, a jovem resolveu revelar aos pais o namoro escondido com Jean. Ela fez questão de reunir os dois para revelar seu segredo e sua mágoa, por ter sido enganada. Revoltado, Reginaldo resolveu tomar satisfação. Acabou matando o secretário, no dia 12 de janeiro. Quanto à possibilidade de gravidez, tanto ela como os familiares descartaram tal hipótese. Afirmaram não passar de boatos maldosos. Também lamentaram o desfecho trágico.

Marcos Sandro ainda ouviu mais duas testemunhas oculares do crime. Seus nomes não foram revelados. Mas elas afirmaram terem ouvido os disparos de arma de fogo e corrido para a rua, no bairro da Lagoa, proximidades do Residencial Dantas. Viram o corpo de Jean Silva no chão e o criminoso fugindo com um revolver á mão. As versões deles coincidem com a do motorista do secretário assassinado. Para o delegado, o crime foi cometido por motivo torpe. Reginaldo poderá ser condenado a até 30 anos de prisão.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Blog Diário Sertão Central

Politica - Com Pimentel no páreo, Elmano ganha reforço



“A ala cidista no PSB reagiu mal à possibilidade de o senador José Pimentel ser o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza. A hipótese é cogitada em caso de rompimento da aliança, conforme a prefeita Luizianne Lins afirmou, no O POVO de ontem. Ao mesmo tempo em que aumenta a pressão sobre o grupo de Cid, a ala luizianista caiu em campo para viabilizar o secretário Elmano de Freitas (Educação) como candidato. Ele é o “plano A” dos aliados da prefeita. Já o senador é a arma para pressionar o governador – o que já provocou reações.

O problema não é Pimentel, mas seu primeiro suplente, Sérgio Novais, que herdaria a vaga em caso de vitória do petista na Prefeitura. Novais é inimigo declarado de Cid. Já Elmano sofre resistência por ser pouco conhecido e excessivamente atrelado a Luizianne.


“Na medida em que ele (Pimentel) não está se movimentando para isso, ele seria um nome mais adequado para uma situação de rompimento que um nome como, por exemplo, o vereador Guilherme Sampaio, que é menos conhecido. Basicamente é uma questão de conhecimento e popularidade”, afirmou Waldemir Catanho, ontem, durante reunião com vereadores para buscar apoio a Elmano.
Na ocasião, o secretário de Educação disse ter sentido “a base aliada unificada (…) em torno da compreensão de que o PT tem a legitimidade de dirigir o processo e de indicar o nome” para a Prefeitura.

Reações
Vice-líder do governo na Assembleia, o deputado Sérgio Aguiar (PSB) ponderou que a possibilidade de Novais assumir a vaga no Senado não contemplará o desejo político dos aliados de Cid. “É evidente que o que houve em 2011 desgastou muito a relação entre o governador, a deputada Eliane Novais e o Sérgio (Novais). Com a ascensão dele, nós, que somos hoje a maioria preponderante no partido, não nos sentiremos representados”, disse, em referência ao conflito que terminou com a destituição de Novais da presidência municipal do PSB, no ano passado. Ainda assim, ele argumentou que Pimentel é um nome “excelente”.

O deputado José Sarto – também aliado de Cid – deixou no ar a possibilidade de rompimento, ao lembrar que o PSB ainda não discutiu se terá candidatura própria ou apoiará a continuidade do PT na Prefeitura. Questionado se as declarações da prefeita podiam soar como pressão sobre o PSB cidista, ele retrucou: “A prefeita tem maturidade política o bastante para saber que o governador não funciona sob pressão”.

Em entrevista ao blog do Eliomar de Lima, no portal O POVO Online, o deputado federal Danilo Forte (PMDB) – que defende candidatura própria de seu partido – considerou as declarações de Luizianne “falta de respeito” aos aliados e ao governador. Para ele, Cid “está sendo claramente chantageado”.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Matéria extraida do Blog do Eliomar de Lima