v

domingo, 4 de março de 2012

Ceará não faz boa atuação e perde para o Icasa por 2 a 0

O Ceará não faz boa atuação e perde por 2 a 0 para a equipe do Icasa, em partida realizada neste domingo (4) no Romeirão, em Juazeiro do Norte. Os gols foram marcados por Obina e Diogo França, aos 16 minutos da primeira etapa e aos 25 do segundo tempo, respectivamente.
Durante toda a partida, o time alvinegro não se encontrou em campo e foi inferior ao futebol desenvolvido pelo Verdão do Cariri. De forma superior, o Icasa produziu as melhores oportunidades de gol e finalizou de forma mais objetiva que o Ceará.

Logo aos 16 minutos da primeira etapa, Obina tabela com o Mimi, que o deixa na cara do gol. O atacante chuta no canto direito do goleiro Fernando Henrique e abre o placar. Aos 25 da segunda etapa, após cruzamento, o atleta Diogo França adiata-se ao zagueiro do Ceará e resvala a bola para o fundo das redes do time alvinegro.
Para piorar a situação, o lateral Paulo Sérgio cometeu falta agressiva e recebeu o segundo amarelo, sendo expulso. Após a saída do atleta, o Ceará permaneceu 20 minutos com um a menos em campo.
O Ceará entra em campo no próximo sábado para enfrentar a equipe do Ferroviário às 17 horas no Presidente Vargas. Já o Icasa, tem partida marcada contra o Itapipoca na próxima quarta-feira (7), às 22 horas, no Perilão. As partidas serão válidas pela 14ª rodada do Campeonato Cearense.
Vice-liderança
Com a derrota do Ceará, o Horizonte finaliza 13ª rodada do Campeonato Cearense em 2º colocado com 27 pontos, mesmo número de pontos do time alvinegro. No caso, o critério para desempate fica a cargo do número de vitórias. O Galo soma nove vitórias, enquanto o Vovô contabiliza oito.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Jogada Fortaleza vence Trairiense e dispara ainda mais na liderança

O Fortaleza venceu o Trairiense, na tarde deste domingo, por 1 a 0, no Estádio Presidente Vargas. O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro Ciro Sena, ainda na primeira etapa.
Com o resultado, o Tricolor de Aço disparou na liderança do Campeonato Cearense, beneficiado com a derrota do Ceará para o Icasa. A vitória fez ainda com que o time tenha vencido todos os 11 adversários na competição em 2012.

O time do técnico Nedo Xavier chegou aos 35 pontos, oito à frente de Horizonte e Ceará, respectivamente segundo e terceiro colocados. Já a Lagosta Mecânica segue com oito pontos, na 10ª colocação, abrindo a zona de rebaixamento.
O jogo
Na primeira etapa, o Fortaleza teve praticamente todas as principais chances de gol. Mesmo sem pressionar muito o Trairiense, o Leão aos poucos foi dominando.
Aos 17 minutos, o gol. Marquinho cobrou escanteio da esquerda e o zagueiro Ciro Sena subiu mais do que a zaga. O goleiro Aloísio ainda tocou na bola, após o forte cabeceio, mas ela entrou devagarinho no gol.
O Fortaleza detinha mais a posse de bola, mas não criava tantas chances de ampliar. Na melhor delas, aos 44 minutos, o volante Jefferson chutou cruzado e Jaílson por muito pouco não marcou seu primeiro gol com a camisa leonina.
Na segunda etapa, o Trairiense começou tentando pressionar o Leão. No entanto, aos poucos, o mandante começou a tomar novamente as rédeas da partida.
O goleiro Aloísio passou a ser o principal adversário leonino, com boas defesas nos ataques do Fortaleza. O meia Esley estreou com a camisa tricolor.
Nos minutos finais, o Fortaleza tocou a bola, administrou o placar a garantiu a vitória.
Copa do Brasil
O Leão volta a campo na próxima quarta-feira, quando estreia na Copa do Brasil, diante do Comercial, em Teresina, no Piauí.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Lula volta ao Sírio-Libanês com infecção pulmonar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a ser internado no Hospital Sírio-Libanês neste domingo (4), depois de ter apresentado febre baixa. Após exames médicos, foi constatada a presença de infecção pulmonar de leve intensidade. O ex-presidente está sendo tratado com antibióticos administrados por via endovenosa.
Lula deve permanecer internado no hospital nos próximos dias, segundo informação que consta do boletim médico, assinado pelos médicos Antonio Carlos Onofre de Lira, diretor técnico hospitalar, e Paulo Cesar Ayroza Galvão, diretor clínico.

O ex-presidente Lula está em tratamento contra um câncer na laringe desde outubro do ano passado. A equipe que o assiste é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz e David Uip.
Lula havia concluído o tratamento radio-quimioterápico em 17 de fevereiro, quando teve alta do Sírio-Libanês e foi orientado a prosseguir o processo de recuperação em casa, com assistência fonoaudiológica e fisioterápica, e posteriores exames de reavaliação do seu estado de saúde.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Aliados de Khamenei derrotam Ahmadinejad em eleição parlamentar

Homens leais ao líder supremo do Irã conseguiram mais de 75% dos assentos nas eleições parlamentares do país, segundo a apuração já quase completa, praticamente reduzindo o presidente Mahmoud Ahmadinejad a um derrotado em uma disputa entre duas facções políticas conservadoras.
O resultado nas eleições de sexta-feira, que praticamente não tiveram a participação de reformistas, cujos líderes estão sob prisão domiciliar, não terá grande impacto na política externa do Irã, incluindo seu programa nuclear. Mas dará ao grupo do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, uma liderança significativa antes das eleições presidenciais de 2013.

A grande derrota dos partidários de Ahmadinejad deve corroer a autoridade do presidente, que está recebendo críticas dos aliados de Khamenei por ter desafiado a autoridade máxima do supremo líder na hierarquia do Irã.
Com 90% das urnas apuradas, os partidários de Khamenei devem ocupar mais de três quartos dos 290 assentos do Majlis (Parlamento), de acordo com uma lista publicada pelo Ministério do Interior.
Na corrida pelos 30 assentos da capital Teerã, um cálculo da Reuters com resultados preliminares não-oficiais mostrou que os partidários de Khamenei ficariam com 19 assentos, com o restante indo para Ahmadinejad.
Os candidatos de Khamenei venceram nas cidades santas xiitas de Qom e Mashhad e lideram em outras importantes províncias, como Isfahan e Tabriz, onde mais de 90 por cento dos eleitores apoiaram Ahmadinejad nas eleições parlamentares de 2009.
Até em regiões rurais, que eram redutos de Ahmadinejad e sua marca de nacionalismo não-clerical, os candidatos de Khamenei aparentemente conseguirão 70% dos assentos.
Candidatos independentes e mulheres foram relativamente bem em algumas cidades, onde fizeram campanha direta para solucionar as preocupações imediatas dos eleitores, principalmente as econômicas.
A economia do Irã está sofrendo com as sanções do Ocidente, que agora se expandiram para as lucrativas exportações de petróleo, impostas devido à recusa da nação de interromper o seu programa nuclear e abri-lo para inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU).
O resultado final da eleição deve ser divulgado na segunda-feira (5).





Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

'Síncope' causou queda de Sérgio Reis em show, afirma médico

Uma "síncope", perda súbita de consciência, foi a causa da queda do cantor sertanejo Sérgio Reis durante um show na cidade de Três Marias (MG), na noite de sábado (3). A informação foi divulgada neste domingo (4) pelo médico Anselmo Moura, que chefia a equipe que atende o cantor no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte.
De acordo com Moura, o cantor foi internado na madrugada deste domingo após ter caído de uma altura de cerca de 2,2 metros. Ainda segundo o médico, a queda foi provocada por uma síncope. "Antes de cair, ele disse que percebeu as vistas escurecendo”, relatou Moura.

saiba mais
A queda causou a fratura de duas costelas e uma contusão no ombro de Sérgio Reis. Moura afirma que as lesões são normais para o tipo de acidente, mas o cantor está sendo monitorado para que sejam investigadas as causas da síncope.
Moura explicou que a perda de consciência pode ter sido provocada por uma arritmia cardíaca e, por isso, a equipe monitora o funcionamento do coração do cantor.

Ainda de acordo com o médico, há cerca de dois anos, Sérgio Reis sofreu um quadro de angina e precisou implantar um "stent" no coração. Moura acredita que a isquemia miocárdica possa estar relacionada com a síncope registrada durante a apresentação em Três Marias.

Em 2002, Sérgio Reis sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e também foi internado no Hospital Mater Dei. Entretanto, para Moura, que participou da equipe médica na ocasião, os dois quadros não têm relação.

Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital, o cantor está internado em observação no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Ele está consciente e passa bem. Caso o estado de saúde se mantenha estável nas próximas 24 horas, a previsão é que Sérgio Reis receba alta até terça-feira (6).
Acidente
De acordo com a Polícia Militar, Sérgio Reis fazia um show em um festival de música na noite de sábado, em Três Marias, quando sofreu a queda. O cantor chegou a ser levado para o Hospital São Francisco, na cidade, onde foi examinado.
O internauta Arnaldo Júnior contou ao G1 que estava no show e presenciou o acidente. Ele disse que a apresentação já estava chegando ao fim quando aconteceu a queda. “Ele estava cantando ‘Panela Velha’ perto da borda do palco quando caiu de uma altura de cerca de dois metros”, relatou.







Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

PMDB rebelde acusa governo de privilegiar PT em eleição

Por meio de um manifesto que deve ser entregue na próxima terça-feira (6), o grupo de rebeldes do PMDB vai acusar o governo Dilma Rousseff de privilegiar o PT no processo de formação das candidaturas para a disputa das eleições municipais deste ano.
O iG teve acesso à primeira versão do documento que está em fase final de elaboração e já conta com a assinatura de 45 dos 76 deputados federais – mais oito nomes devem assinar texto antes da entrega ao vice Michel Temer.
Iniciado no ano passado, o movimento ganhou força na última semana após a nomeação do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) para o Ministério da Pesca. O principal motivo da mudança da pasta foi ajudar na formação do palanque da candidatura de Fernando Haddad (PT) na cidade de São Paulo.

“Nós estamos vivendo numa encruzilhada, onde o Partido dos Trabalhadores se prepara com ampla estrutura governamental para tirar do PMDB o protagonismo municipalista e assumir seu lugar como o maior partido de base municipal no País”, diz o manifesto.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Nunca é tarde

Da coluna Menu Político, no O POVO, neste domingo (4), assinada pelo jornalista Luiz Henrique Campos:
Na semana passada, durante encontro com jovens lojistas na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o ex-senador Tasso Jereissati disse em certo momento que a convivência no parlamento lhe permitiu aprender a lidar com diferentes, no mesmo pé de igualdade, coisa que como governador as circunstâncias não lhe permitiam.
Interessante ouvir isso do homem que por mais vezes governou o Ceará, é reconhecido por seus feitos, mas que enfrenta a pecha de ser arrogante e autoritário. Como seria bom se cada político que voltasse à planície do dia a dia tirasse esse aprendizado para suas vidas. Se não para futuros desafios na carreira pública ou privada, pelo menos como pessoa para aplicação cotidiana.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Luizianne e o efeito bumerangue

Da coluna Menu Político, no O POVO, neste domingo (4), assinada pelo jornalista Luiz Henrique Campos:
Não devem estar sendo fáceis para a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins os últimos dias. Aguentar calada as críticas do secretário Ivo Gomes e de outros próceres governistas, sobre impasses criados pelo município no que diz respeito a ações do governo estadual na Capital, é uma atitude que não condiz com seu perfil. Os que a conhecem desde a época de militância estudantil sabem bem que a atual presidente estadual do PT não é de levar desaforo para casa, muito menos de engolir sapos como faz a maioria dos políticos para atingir objetivos previamente traçados.

Por ter esse temperamento arrojado e agressivo às vezes, construiu sua carreira, angariou adeptos, fãs até, e chegou a ser prefeita de uma das mais importantes cidades do País. Como tudo tem dois lados, não faltam inconvenientes para quem age dessa forma, principalmente quando se ocupa um cargo como o dela. Fato, porém, que a prefeita parece querer ignorar nesses quase oito anos à frente dos destinos de Fortaleza. Do episódio registrado no começo de seu governo, quando não cumprimentou Lula durante solenidade oficial em Brasília, passando por processos traumáticos de eleições à presidência da Câmara Municipal, Luizianne tem abusado, digamos, dos arroubos, para conduzir seus gestos políticos.
Como a velha máxima de quem diz o que quer, ouve o que não quer, também é usual na política, foi justamente de um desses gestos que a prefeita sentiu o peso de suas próprias atitudes e recuou. O efeito bumerangue do lançamento do nome de Pimentel à Prefeitura, em provocação a Cid, foi o estopim que faltava para azedar a relação que já não andava bem. Mas por que Luizianne, tão boa de briga, silenciou sobre as críticas? Ora, bem sabe ela, e o PT, que sem o apoio do governador, o partido corre sério risco de perder a Prefeitura. Basta conversar com as pessoas nas ruas para compreender a opinião que se tem sobre a atual gestão.
Não à toa, o freio de arrumação proporcionado pela vinda de Dilma na semana passada foi mais comemorado por lideranças do PT, do que mesmo do PSB, o que desfaz a tese de que o maior prejudicado com o rompimento da aliança seria o governador Cid Gomes. É verdade, sim, que nesse caso, o governador enfrentaria a dura e profissional oposição dos petistas locais. Mas não implicaria, por exemplo, em problemas com a presidente Dilma. Já em relação a Prefeitura, a quebra da aliança deixaria o PT isolado, com o flanco aberto para que se potencializassem críticas sobre uma gestão que não tem lá esses índices tão favoráveis.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Aliança e pragmatismo


Da coluna Concidadania, do O POVO, neste domingo (4), assinada pelo jornalista Valdemar Menezes:
A visita da presidente Dilma Rousseff a Fortaleza foi o grande fato político da semana que passou. Embora oficialmente o objetivo não fosse esse, na verdade, foi usada para diminuir mais as arestas entre integrantes da aliança local. Terá efeito duradouro? Veremos. Resta saber se o grupo “pragmático” do PT – que coloca o aspecto eleitoral acima de tudo – será vencedor na disputa interna do partido. O “pragmatismo”, como se sabe, é a praga que atingiu os partidos socialistas europeus (aparentados ideologicamente com o PT), levando-os a não mais se distinguirem dos partidos liberais, na prática.

Manter a aliança é importantíssimo. Mas, não, se o seu preço for a descaracterização do(s) partido(s) que tem (têm) compromisso com a defesa dos interesses populares – contrapõem os críticos. E argumentam: um partido com esse perfil ideológico tem de deixar claro para seus aliados que se houver um choque eventual entre os interesses da Cidade e os de algum grupo econômico circunstancial, a sua opção será ao lado do interesse público. O temor de alguns é que a corrente “pragmática” do PT sacrifique esse princípio em nome da “unidade” e, assim, o partido corra o risco de ser escorraçado, no futuro, como estão sendo seus congêneres europeus, se esquecer compromissos históricos. Uma das perguntas é como se posicionará cada lado da aliança diante de previsíveis confrontos com a especulação imobiliária.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Ciro diz que PSB tende a romper com o PT em Fortaleza à revelia de Cid

Irmão do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), o ex-deputado, ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, também do PSB, diz que, mesmo que Cid decida apoiar o candidato do PT a prefeito de Fortaleza, o partido tende a não segui-lo.
Em entrevista ao Poder Online quando estava a caminho de mais um ato público do PSB contra o PT local, Ciro disse que a prefeita petista Luizianne Lins tem feito “uma péssima administração” e que nenhum dos nomes até agora citados por ela para a sua sucessão serão aceitos pelo PSB.
Segundo Ciro, por ciúmes, Luizianne impediu a aplicação de R$ 300 milhões em verbas federais e estaduais em Fortaleza, assim como a instalação de um estaleiro com dois mil empregos diretos na cidade.

Poder Online – O governador Cid Gomes, seu irmão, parece que está para acertar o apoio ao candidato do PT para prefeito de Fortaleza, não é mesmo?
Ciro Gomes – Não sei, não. Há muitas variáveis ainda. O Cid está disposto a fechar com o PT desde que seja um candidato também da confiança dele e, sobretudo, capaz de promover uma grande mudança na cidade, promover a retomada do desenvolvimento e a melhoria dos serviços públicos que estão sucateados por aqui.
Poder Online – Esses nomes que estão sendo colocados pela prefeita Luizianne Lins?
Ciro Gomes – Esses nomes que a prefeita Luizianne tem falado? Nem pensar! Nenhum deles.
Poder Online – Mas há hipótese de o PSB não apoiar o candidato do PT se o governador fechar com a Luizianne?
Ciro Gomes – Claro que há. O próprio Cid já falou que não terá o controle sobre o Diretório do partido, se não for uma conversa muito bem azeitada do PT com o PSB. O partido está na ponta dos cascos. E o Cid, nesse aspecto da aliança, tem sido uma voz isolada.
Poder Online – Mas por quê?
Ciro Gomes – Porque Fortaleza tem sido muito mal administrada. No campo da Educação, basta lembrar que o ano letivo de 2011 começou em setembro último. É um absurdo! Aqui, todos os diretores de escolas são indicados por vereadores, por cabos eleitorais. Uma coisa do século 19. Dos 184 municípios do Ceará, segundo ranking do Ministério da Educação, Fortaleza está no 180º lugar.
Poder Online – Verdade?
Ciro Gomes – Pior. Na Saúde, estamos na 5ª pior colocação no país. Há R$ 300 milhões em obras de saneamento básico cuja utilização foi obstaculizada pela prefeita do PT por mero ciúme. Incluindo aí verbas federais.
Poder Online – Mas como obstaculizadas?
Ciro Gomes – De várias formas: ela não dá licença para obras, não emite alvarás… Recentemente, Luizianne impediu a instalação aqui do Estaleiro Promar, que geraria cerca de dois mil empregos diretos na construção de embarcações. O estaleiro foi para Pernambuco. É o segundo que está sendo instalado por lá. Tínhamos passado três anos brigando pelo estaleiro e a prefeita, por mero ciúme, porque estava viajando quando a decisão foi tomada, resolveu impedir.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Estudante de 21 anos morre em acidente na cidade de Quixadá



É comum nas madrugadas na cidade a circulação de jovens embriagados e em alta velocidade.
Morreu mais um jovem na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense, vítima de acidente de trânsito, dessa vez a polícia investiga excesso de velocidade no volante e mistura de álcool. Ele tinha saído de um evento.
O acidente aconteceu na madrugada deste domingo, precisamente na Rua Tenente Cravo, no bairro Campo Velho. A vítima foi identificada sendo o estudante Rodrigo Castelo Araújo Nobre, 21 anos, residente no bairro Baviera. De acordo com os dados da PM o mesmo conduzia uma motocicleta em alta velocidade e com sintomas de embriaguez, vindo a cair e sofrendo leves escoriações pelo corpo, foi socorrido ao Hospital Dr. Eudasio Barroso por uma viatura do Ronda do Quarteirão, assim como a motocicleta foi entregue na Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, para adoção das medidas cabíveis.

Segundo os policiais que atenderam a vítima, ele aparentava estar sob efeito de álcool, foi levado ao hospital, mas não resistiu e morreu por volta das 06h00min. Segundo informações medicas a vitima sofreu hemorragia interna.
É comum nas madrugadas na cidade de Quixadá, a circulação de jovens embriagados e em alta velocidade. Falta fiscalização.

Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047
Quartel da Polícia Militar
Rua Tenente Cravo - Campo Velho
3445-1042  / 190





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Homem é executado com uma facada no pescoço em Quixadá

O acusado foi conhecido por “Carlinhos do Manuel da Porca”.
A Polícia Militar do 11ª Batalhão Provisório de Quixadá registrou mais um homicídio no bairro Campo Velho, a vítima morreu na hora ao ser lesionada com uma facada no pescoço. O acusado fugiu do local e encontra-se foragido.
Segundo o Centro de Operações da Polícia Militar, o crime aconteceu neste domingo, 04, por das 8 horas, na Avenida Belo Horizonte, Bairro Campo Velho. Vítima e acusado estavam bebendo no “bar do Robério”, quando por meio de um desentendimento José Ailson de Sousa Gomes, 26 anos, natural de Quixadá, residente na Rua Francisco Alves, no bairro Alto São Francisco, foi morto com uma perfuração no pescoço, a equipe da Força Tática de Apoio - FTA esteve no local onde os PM’s socorreram a vítima ao Hospital Dr. Eudásio Barroso, mas faleceu ainda no caminho.

Policiais diligenciaram no intuito de prender o acusado que é conhecido por “Carlinhos do Manuel da Porca”, mas até o momento não obtiveram êxito.
Agora as investigações serão por conta da Polícia Civil de Quixadá, que tem a frente o competente Dr. Marcos Sandro de Lira, Delegado Regional.
Divulgação
Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047  
Quartel da Polícia MilitarRua Tenente Cravo - Campo Velho
3445-1042  / 190




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Chefe da quadrilha do assalto ao BB de Catarina é baleado neste domingo (4)


A polícia baleou neste domingo (4), o homem considerado o chefe da quadrilha que assaltou o Banco do Brasil, no município de Catarina, Centro-Sul do estado.
De acordo com o Comando da Policiamento do Interior (CPI), o confronto na localidade de Ebrou, zona rural do município de Acopiara, ocorreu por volta das 5h. Após trocas de tiros, o homem foi baleado, mas conseguiu se esconder no matagal .
Segundo a CPI, um morador do localidade viu o homem baleado, e a polícia detectou rastros de sangue. As buscas continuam na região.

Primeiro confronto
No sábado (3) houve o primeiro confronto entre a quadrilha e os políciais. Por volta das 4h30 da manhã, entraram na mata PM's no helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), e policiais do Batalhão da Tropa de Choque. Houve troca de tiros com os criminosos, e os quatros morrem no confronto.   
Além disso, o grupo que tentou fazer o resgate dos assaltantes, foram presos no sábado. Entre eles, o motorista da topic, conhecido como "Papel", um amigo do motorista que não portava identificação, e quatro adolescentes.
Entenda a notícia
O assalto aconteceu no fim da manhã da última segunda-feira (27), logo após um carro-forte abastecer com cerca de meio milhão de reais a agência do Banco do Brasil da cidade. os ladrões cercaram o banco e a delegacia de Polícia ao mesmo tempo, mataram o soldado Antônio Alves Neto, 32, e roubaram o dinheiro que havia na agência bancária e numa lotérica próxima.
Os criminosos usaram três pessoas como reféns na fuga, entre elas, um médico e outro PM, que foram libertados já fora da cidade. Os assaltantes fugiram em três veículos, entre eles, um Corolla pertencente ao médico Wallacy Lopes, um dos reféns. Utilizaram também Voyage cinza e um Uno prata, que  foi encontrado incendiado.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Jogada Preocupações da Fifa são 'naturais e legítimas', diz CBF


O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, resolveu intermediar o atrito entre o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Em comunicado oficial, Teixeira tentou amenizar o conflito ao dizer que as preocupações da Fifa em relação à preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 são "naturais e legítimas".
"As preocupações da FIFA em relação aos preparativos de todas as Copas do Mundo são naturais e legítimas", registrou Teixeira, em uma tentativa de tranquilizar a Fifa. "A entidade pode ficar tranquila porque o Brasil e seu povo têm competência e seriedade para organizar uma Copa do Mundo impecável, inesquecível", assegurou.
O dirigente, que também preside o Comitê Organizador Local (COL) da Copa, se manifestou em resposta à decisão de Rebelo, que no sábado vetou o nome de Valcke nas negociações entre o governo e a Fifa. A reação do ministro do Esporte foi consequência das cobranças do secretário-geral. Na sexta-feira, Valcke disse que o Brasil precisaria levar "um chute no traseiro" para acelerar as reformas dos estádios e as obras de infraestrutura.

Teixeira, porém, minimizou as declarações de Valcke sobre a demora na aprovação da Lei Geral da Copa. "Algumas questões na organização da Copa do Mundo podem parecer que avançam lentamente. Mas em todo processo democrático as discussões devem ser amplas e sempre levar em conta os interesses do povo. O Brasil não tem um dono, é uma democracia sólida e reconhecida mundialmente. O País e seus três poderes devem ser respeitados sempre", destacou o presidente da CBF.
As declarações de Rebelo e Valcke podem atrapalhar a visita do secretário-geral ao Brasil a partir do dia 12. Após ser informado do veto do ministro do Esporte, Valcke classificou a atitude do governo brasileiro de "infantil", mas confirmou a viagem que terá por objetivo conferir o andamento das obras voltadas à realização da Copa do Mundo e da Copa das Confederações.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Milton Fernandes é o novo técnico do Trairiense

Trairiense contratou o técnico Milton Fernandes, que já comanda o time na partida deste domingo (4). De acordo com a diretoria do clube, Milton vai contar com a ajuda do auxilar técnico, Francisco Welio (Branco).
O time vai enfrentar o Fortaleza, no Estádio Presidente Vargas (PV), na 13ª rodada do Campeonato Cearense.
Milton é ex-treinador do Itapipoca.  
Demissão
O técnico Júlio Araújo deixou o time, após a derrota para o Ceará, por 2 a 1, na noite da última quarta-feira (29).

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Consultor da SENASP visita sede do BPCOM


Na segunda-feira (27), o Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), recebeu a visita do sociólogo e consultor de polícia comunitária Weslei Antônio Maretti, que veio ao Ceará para conhecer o funcionamento do Programa Ronda do Quarteirão, o maior programa de segurança pública da America Latina e especializado em polícia comunitária. Dentre os objetivos da visita ao Estado do Ceará está a atualização do curso de multiplicador de polícia comunitária da SENASP, a modificação do material didático do curso e a realização de uma pesquisa para elaborar um curso nacional de liderança comunitária para trabalhar com polícia comunitária.



Ao Comandante do BPCom, Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, o professor Maretti disse: "O Estado do Ceará foi escolhido por dois motivos: primeiro, porque o Ceará criou e atualizou uma doutrina de polícia comunitária com uma práxis que deu certo e com eficiência. Uma doutrina de polícia comunitária que deixou de ser apenas um modelo estrangeiro e criou um aspecto nacional. No Ceará há um programa exitoso, o Programa Ronda do Quarteirão, que tem uma visibilidade nacional e, agora viemos ver como ele funciona; segundo, é o Estado brasileiro com a maior tradição dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS)".

Também lhe foi perguntado se as suas impressões sobre o Programa Ronda do Quarteirão ainda eram as mesmas agora, depois desta visita ao BPCom, e o professor Maretti respondeu: "Eu não conhecia o Programa Ronda do Quarteirão antes de chegar à SENASP, porque quando estive no Ceará para conhecer a CIOPS, ainda não havia o Ronda do Quarteirão. Mas de fato notei que em nenhum Estado do Brasil há um programa de policiamento comunitário com a mesma dimensão que há aqui no Ceará. A polícia comunitária é algo sem volta, veio para ficar, pelo sucesso, tanto por parte da população que apóia, como pelo lado social que o Programa Ronda do Quarteirão trouxe".





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ronda do Quarteirão

Decisão do TSE sobre quitação eleitoral poderá inviabilizar várias candidaturas em 2012


Muitos Prefeitos e vereadores dos municípios de Quixadá, Ibaretama, Banabuiú e Choró tiveram suas contas de campanha desaprovadas.
Em sessão realizada na última quinta-feira (01/03), o Tribunal Superior Eleitoral -TSE decidiu por 4 votos a 3 que só vão poder disputar às eleições municipais de 2012, os políticos que tiverem suas contas de campanha aprovadas. Os que tiveram a prestação de contas da campanha eleitoral de 2010 rejeitadas judicialmente não vão poder participar do pleito, sendo que cada caso vai ser analisados separadamente.
Atualmente mais de 21 mil políticos constam no cadastro de contas não aprovadas da Justiça Eleitoral. No entanto, alguns vão poder disputar eleições porque os dados também incluem contas anteriores ao ano de 2010.
Em recentes julgados, o TSE vinha entendendo que bastaria apenas a apresentação das contas de campanha para que o candidato pudesse obter a Certidão de Quitação eleitoral, independentemente de ser aprovadas ou não, isso porque a Lei 12.034/2009 já prevê essa prerrogativa.
Com a nova decisão da Corte eleitoral, muitos candidatos poderão ter seus registros barrados. Segundo o especialista em Direito e Processo Eleitoral, Dr. Eudes Jonson Pinheiro, responsável por mais de 200 prestações de contas nas eleições de 2008, a decisão do TSE já estava previsto no § 3º do art. 41 da Resolução no 22.715 que disciplinava as prestações de contas de campanha das eleições municipais de 2008, onde especifica que “a decisão que desaprovar as contas de candidato implicará o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral durante o curso do mandato ao qual concorreu”, destacou o Especialista. No entanto o TSE após a publicação da Lei 12.034/2009 firmou entendimento que bastaria apenas a apresentação das contas.
Muitos Prefeitos e vereadores dos municípios de Quixadá, Ibaretama, Banabuiú e Choró tiveram suas contas de campanha desaprovadas, com transito em julgado, antes da aplicação da Lei 12.034/2009 que permitiu recursos em prestação de contas para o TSE. Dr. Jonson Pinheiro acredita que caberá ao STF a palavra final acerca da aplicação deste novo entendimento do TSE e se a decisão irá retroagir para tornar inelegíveis os candidatos às eleições de 2008, assim como firmou entendimento acerca da aplicação retroativa da LC no 135/10, a chamada “lei da ficha limpa”.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Pão drogado: Ex-detento fica preso ao tentar alimentar traficante


Preso do regime semiaberto tentava entregar drogas a detento, dentro de pães.
Um elemento ficou preso ao trabalhar para o mundo do narcotráfico na cidade de Canindé, no Sertão Central cearense, só tem um agravante nesta história, ele estava no benéfico regime do semiaberto, agora a vida que estava preste a ganhar liberdade vai passar por alguns anos e pensar melhor quando o assunto for trabalho.
Foi preso quando tentava entregar alimentação a um preso na Delegacia Regional de Policia Civil em Canindé, o detento do regime semiaberto da Cadeia Pública de Canindé, Francisco Valgernã Silva Marcelino, de 33 anos. Foi graça a uma atitude do inspetor Castro, da Policia Civil, quando percebeu que os pães estavam “drogados” deu voz de prisão ao elemento em epígrafe.

Quem não ficou gostando da prisão foi o traficante Antônio Alves de Oliveira Neto, o vulgo Antônio Porqueira, que responde por tráfico de drogas, deixou de jantar e de consumir o ilícito. Tudo indica que, quando eles se encontrarem na Cadeia a parada vai ser resolvida.
De acordo com o inspetor Castro, havia dentro de um pão cerca de 40 gramas de crack. O acusado de entregar drogas ao detento foi preso, Valgenã  já respondia pelo crime de tentativa de homicídio.
Acesse o Portal Canindé e fique por dentro das noticias de Canindé / Reportagem editada pela redação do portal Revista Central Mais Informações:
Delegacia Regional de Canindé (8ª Região)
Av. Fco. Cordeiro Campos, 847, Monte
Fone: (085) 3343.6813





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Policia - População quebra delegacia atrás de PM suspeito de matar jovem no CE


Jovem era namorada de policial, diz comandante de policiamento do interior.
Policia permanece detido em Aracati, enquando ocorre perícia.

Um policial militar foi detido na delegacia Regional de Aracati, litoral Leste do Ceará, sob suspeita de ter matado a namorada, encontrada morta na tarde deste sábado (3), no município de Icapuí, segundo o comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI), coronel Gomes Filho. A jovem, segundo o coronel apresentou sinais de enforcamento. A morte causou comoção, levando a um tumulto na delegacia de Icapuí, que ficou depredada.

saiba mais
Segundo Gomes Filho, a situação está sob controle no município, foram enviadas duas viaturas para a delegacia de Icapuí, para proteger o que restou do patrimônio. O policial permanece detido, enquanto a perícia faz a vistoria do quarto da jovem, onde ela foi encontrada morta.
Segundo populares que moram no entorno da delegacia, várias pessoas foram ao local atrás do policial, após a mãe da jovem encontrá-la enforcada com um cadarço de tênis. Além de quebrarem portas e tudo que encontraram pela frente, os revoltosos atearem fogo.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

BANCO do BRASIL - Bandidos não acertam a mão e destroem até salas de aula



Banabuiú - Equipes das delegacias regionais da Polícia Civil de Quixadá e de Russas continuam à procura do bando que destruiu o Banco do Brasil de Banabuiú no primeiro dia do mês. Na avaliação dos policias mais uma vez a ação dos criminosos foi desastrada; exageraram na carga de explosivos e acabaram demolindo literalmente a agência. O prédio era muito antigo. Pertencia ao Dnocs. Foi reformado em 2003, para receber o banco. Por esses motivos desmoronou. Os escombros soterraram o cofre principal. Por esse motivo a Polícia acredita que os criminosos não roubaram nenhum centavo.

Os caixas eletrônicos ficaram intactos. De acordo com os policiais deixaram de ser o alvo dos bandidos porque além da menor capacidade para armazenamento de dinheiro também não estavam conseguindo abri-los com as dinamites e também acabavam destruindo totalmente as caixas de metal. Como as gerências das agências atacadas não revelam valores fica difícil de saber quanto os assaltantes já conseguiram roubar. Certo apenas os prejuízos para as instituições bancárias. A Polícia estima em torno de R$ 1 milhão na agência de Banabuiú. Em Solonópole devem custar o dobro.
Outro detalhe levantado pela Polícia: por pouco não causaram uma tragédia.  Apesar de demonstrarem cuidado em não deixarem vítimas, exceto no caso de Catarina, onde um policial militar foi morto,  já que os crimes de assalto seguidos de morte, os latrocínios, têm penas bem maiores – os autores pedem pegar até 30 anos de prisão, poderiam ter atingido dezenas de estudantes.  Os explosivos foram detonados por volta das 17 horas. Minutos antes havia crianças e adolescentes estudando em uma escola vizinha ao banco. Duas salas de aula foram destruídas.
Os delegados Marcos Sandro de Lira (Quixadá) e Luciano Barreto (Russas) avaliam que o bando sabia desse detalhe. Provavelmente deixaram para agir após o encerramento das aulas. Geralmente os ataques são realizados na madrugada. Todavia, mais uma vez afrontaram a Polícia. Sabiam do número limitado de policiais militares cuidando da segurança da cidade. Esses detalhes levam a colaboração de quem mora na cidade, no repasse de informações para planejamento do assalto e até mesmo participação direta na investida criminosa. Alguns suspeitos estão sendo investigados.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário Sertão Central

CINECLUBE - Iphanaq leva sétima arte à comunidade rural de Quixeramobim




Quixeramobim - Os moradores de Mearim, uma pequena comunidade rural situada no distrito de Lacerda, a 44 km do Centro de Quixeramobim, tiveram pela primeira vez a oportunidade de irem ao cinema. Na realidade, o cinema foi até eles. Foi a estreia do Cineclube Sesc Iphanaq 2012. Em cartaz o filme “O Quinze”, de Jurandir Oliveira e Letícia Menescal, gravado em 2007, no sertão de Quixadá, da obra de Rachel de Queiroz. A produção cinematográfica registra a grande seca que viveu o Ceará em 1915, dizimando boa parte da população sertaneja e dos animais, que morriam de fome.  Para escaparem da miséria as famílias fugiram rumo a Fortaleza, enfrentando grandes dificuldades no percurso até a capital.


Ailton Brasil e Edmilson Nascimento, coordenadores da sessão de cinema especial, realizaram o trajeto da sede do município até Mearim de pau de arara, transporte típico da região. Levavam na bagagem os equipamentos de projeção e sonoros. Eles ficaram empolgados com a receptividade do público, em torno de 65 moradores. Houve reciprocidade. A comunidade ficou satisfeita com a iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico, Natural e Artístico de Quixeramobim (Iphanaq). Os expectadores tiveram até a oportunidade de conversar após o filme, comparando a realidade daquela época com a atual. Afinal essa é a proposta principal do projeto, realizado pela o Iphanaq e o SESC Ler de Quixeramobim.
 
Ailton Brasil ainda destacou que após o encerramento do debate, ficou conversando com alguns moradores, os quais não se manifestaram durante as discussões. Um deles comentou que o filme fez lembrar quando morava no maciço de Baturité e se deslocava a pé para Fortaleza em busca de trabalho. “Isso é muito interessante, as pessoas recordarem as suas memórias a partir do cinema, em locais que geralmente nunca tiveram acesso”. O testemunho é mais uma prova da importância do Cineclube, uma ação cultural itinerante que em 2012 chega ao seu quarto ano atuando nas zonas rurais da região. São dezenas de sessões todo ano.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário Sertão Central

ATAQUES A BANCOS - Assaltantes são mortos em Acopiara


O helicóptero da Ciopaer foi utilizado durante a operação de cerco aos assaltantes na localidade de Ebron, a cerca de nove quilômetros de Acopiara, e os policiais conseguiram localizar os bandidos escondidos em um vasto matagal
As buscas aos ladrões que assaltaram o banco de Catarina já vinham ocorrendo desde a última segunda-feira. Policiais da região, com o apoio do Batalhão de Choque, faziam diligências, inclusive à noite, nas matas daquela região do Interior
O secretário da Segurança Pública, Francisco Bezerra, seguiu, ontem de manhã, para Acopiara com o objetivo de acompanhar a operação policial
A quadrilha trocou tiros com a Polícia durante um cerco no matagal. O bando havia assaltado o BB da cidade de Catarina

Uma troca de tiros entre a Polícia e assaltantes terminou com quatro mortos, no começo da manhã de ontem, na localidade de Ebron, a nove quilômetros da cidade de Acopiara, na Região Centro-Sul do Estado (345Km de Fortaleza).

Os quatro mortos eram integrantes de uma quadrilha que, na tarde da última segunda-feira (27), assaltou a agência do Banco do Brasil da cidade de Catarina, nos Inhamuns (398Km da Capital), e roubou cerca de R$ 500 mil. Durante o ataque, os bandidos também atiraram contra a sede do destacamento da PM e mataram o soldado Antônio Alves Neto, 32, atingido com tiros de escopeta nas costas.

Além da morte dos quatro criminosos, a Polícia deteve outras seis pessoas que iriam resgatar os comparsas; e apreendeu as armas do bando.

A operação de caça aos ladrões - determinada e acompanhada pessoalmente pelo secretário da Segurança Pública e pelo comandante da PM, coronéis Francisco José Bezerra e Werisleik Ponte Matias, respectivamente - teve desfecho depois que as autoridades prenderam, na última sexta-feira, o assaltante José Walter Correia de Lima, 42. Ele foi detido por uma patrulha do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), no Sítio Arara, distrito de São Gonçalo, ainda no Município de Catarina.

Plano

Com a prisão de José Walter, foi descoberto um plano para o resgate dos criminosos que, desde o dia do assalto estavam escondidos em matagais na zona rural de Catarina.

O cerco policial foi montado na região ainda na noite de sexta-feira, sob o comando do delegado Romério Moreira de Almeida, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF); e pelo coronel Gomes Filho, comandante do Policiamento do Interior (CPI). Ainda na sexta-feira, uma topique saiu de Fortaleza em direção à Catarina para ir buscar os bandidos. No começo da madrugada de ontem, os policiais localizaram o veículo.

Tiroteio

"A topique furou dois bloqueios da Polícia, primeiro em Catarina e, depois, já em Acopiara", contou o comandante do CPI. Segundo Gomes Filho, dentro do veículo, além de quatro assaltantes, estavam outros dois homens (o motorista do veiculo e um amigo dele) e quatro garotas adolescentes. "Eles chamaram as garotas para acompanhá-los numa forma de despistar a Polícia, caso o veículo fosse abordado", disse o coronel Gomes Filho.

O desfecho da operação ocorreu na localidade de Ebron, depois que os assaltantes desceram da van e se refugiaram outra vez no matagal. "Eles chegaram a atirar contra nós que estávamos no helicóptero", disse o coronel. Por terra, o cerco foi se fechando com a chegada de patrulhas do Batalhão de Choque.

Mortos

No tiroteio, morreram os assaltantes identificados somente por ´Zé Roberto´, ´Nando´, ´Jânio´ e ´Pernambucano´ ou ´Goiano´. Os corpos foram levados para Acopiara no fim da manhã.

Com a quadrilha foram apreendidas três metralhadoras, um fuzil calibre 7.62, duas pistolas calibre Ponto 40, um revólver 38 e uma escopeta 12. O secretário da Segurança seguiu de helicóptero para Acopiara.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Lei da Ficha Limpa -Julgamento político define ficha suja


A posição das câmaras é que será considerada para definir os prefeitos fichas sujas, não apenas o parecer do TCM

O julgamento político poderá permitir que prefeitos e ex-prefeitos possam concorrer às eleições deste ano, mesmo que suas contas tenham sido desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Isso porque, com a validação da Lei da Ficha Limpa para o pleito de outubro próximo, o que será considerado para definir os chamados "fichas sujas" é a posição das câmaras municipais, não apenas o parecer da Corte de Contas.


Nas últimas eleições gerais, em 2010, pelo menos 43 candidatos cearenses foram alvo de pedidos de impugnação, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará. Desses, 27 foram considerados procedentes pelo Tribunal, sendo dois referentes à Lei da Ficha Limpa, 22 à rejeição das contas da gestão, um à crime contra a fé pública e os outros dois por outros motivos. Por força de liminar, vários desses gestores puderam ser eleitos.

O procurador regional eleitoral no Ceará, Márcio Torres, salienta que devem ser enquadrados na chamada Lei da Ficha Limpa aqueles gestores que tiveram suas contas desaprovadas com nota de improbidade administrativa em tese, acrescentando que, para tornar esses políticos inelegíveis pelo período de oito anos, não é necessário o reconhecimento da Justiça.

"A Lei da Ficha Limpa leva em conta a condenação do gestor por uma desaprovação das contas que configure ato de improbidade. Muitos candidatos vão à Justiça para tentar anular a decisão dos Tribunais de Contas e das Casas Legislativas para tentar escapar da Lei. Mas basta a desaprovação para gerar a inelegibilidade", diz o procurador.

Ficha suja

Conforme explica Márcio Torres, o TCM analisa dois tipos de contas: as de governo e as de gestão. As chamadas contas de governo são aquelas sob a responsabilidade do prefeito apreciadas anualmente. Elas precisam passar pelo Legislativo, que confirmará ou não o parecer emitido pelo Tribunal de Contas. "Essa decisão da Casa Legislativa vai ter a força de dizer se aquele gestor vai ser ou não considerado ficha suja", acrescenta.

Já as contas de gestão são geralmente de responsabilidade dos secretários e se referem à aplicação de recursos em determinadas finalidades, é o caso dos secretários. "Quando o TCM analisa as contas de gestão, não precisa mais que o Legislativo confirme. A decisão do Tribunal já tem a força por si só de gerar a inelegibilidade", afirma Márcio Torres. No entanto, o procurador faz questão de frisar que, em quaisquer desses casos, a inelegibilidade só ocorre quando há reconhecimento de ato de improbidade administrativa.

Segundo Márcio Torres, uma dúvida colocada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se refere às situações em que o Poder Legislativo, ao julgar as contas de governo, toma decisão contrária ao que sugere o parecer do Tribunal de Contas. No âmbito municipal, por exemplo, a Câmara Municipal em que o prefeito tenha a maioria de vereadores aliados pode aprovar as contas de governo, mesmo que o parecer do TCM sugira a desaprovação.

Decisão
Nesse caso, esclarece Márcio Torres, o que vale para a aplicação da Lei da Ficha Limpa é a decisão do Poder Legislativo. "Na minha opinião, não precisaria dessa confirmação pela Câmara porque a decisão do TCM seria suficiente. Mas o entendimento majoritário, o que o TSE diz, é que depende da Casa Legislativa", afirma o procurador.

Nos últimos dias, Márcio Torres se reuniu com o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais (Caopel) para dar continuidade ao calendário de atividades visando a orientação aos promotores para a fiscalização das eleições deste ano. O foco principal da reunião, afirma Márcio Torres, foi a Lei da Ficha Limpa.

"A nossa orientação é para que (a Lei da Ficha Limpa) seja observada com o maior rigor possível. Que qualquer candidatura, se incidir na Lei, seja impugnada", salienta o procurador. Ele lembra que a Lei da Ficha Limpa estabelece o prazo de oito anos para prescrição da desaprovação de contas dos gestores públicos. "Gestores que tiveram suas contas desaprovadas de 2004 para trás não devem ser considerados na Lei", afirma.

No entendimento de Márcio Torres, os efeitos da decisão do STF pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa para as eleições deste ano passam pela apuração maior das candidaturas no sentido de evitar que fichas sujas possam concorrer ao pleito. "Os próprios partidos políticos, no seu exercício, deverão evitar as candidaturas dos fichas sujas e assumir um compromisso efetivo de não encaminhar registro de candidatos que não preenchem os requisitos", declara.

Conforme Márcio Torres, a prática revela que, em geral, a corrupção surge a partir das fraudes e das irregularidades no processo eleitoral. "Candidatos que tiveram problemas anteriores na Justiça têm probabilidade maior de usar a máquina em corrupção", considera o procurador, ponderando que não está generalizando.

Impugnação

Para ele, o número de pedidos de registro de candidaturas dos chamados fichas sujas deverá diminuir "bastante" em função da decisão do Supremo. "Tanto por impugnação quanto por iniciativa dos próprios partidos. Muitas legendas só vão conseguir conquistar os eleitores quando cumprirem a Lei", diz.

Um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela que pelo menos 12 prefeitos cearenses eleitos em 2008 foram cassados por ato de improbidade administrativa, crime de responsabilidade, infração político administrativa ou infração à legislação eleitoral. Na quadra administrativa 2005-2008, foram quatro prefeitos cassados.

"Todas as cassações no Ceará tiveram justificativas. Isso não quer dizer que em todos os estados em que houve situação parecida, eles foram cassados. Cada processo é único. Há casos que gestores deveriam ter sido cassados e não foram, porque há recurso pra isso. Mas o número (no Ceará) deveria ter sido bem maior", considera o procurador, ao dizer que a ideia é aumentar a fiscalização e afastar da política os fichas sujas pelo menos temporariamente.

SAIBA MAIS

Inelegíveis
Com a validação da Lei da Ficha Limpa, nem todos os gestores que tiveram suas contas desaprovadas pelo TCM nos últimos oito anos ficarão inelegíveis.

Prefeitos

No caso de prefeitos e ex-prefeitos, será considerado o julgamento das contas pela Câmara. Já no caso de secretários e outros gestores, o parecer do TCM é suficiente para aplicar a Lei da Ficha Limpa.

Listas

O TCM encaminhará ao TRE a relação de gestores que tiveram suas contas desaprovadas em duas listas para diferenciar os políticos que obtiveram, na análise de suas contas, nota de improbidade administrativa.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Sucessão municipal - Petista quer intercessão de Lula em Fortaleza


A preocupação do deputado Guimarães é uma demonstração da dificuldade para que a aliança seja mantida

O deputado José Guimarães, um dos petistas designados pela direção nacional do partido para cuidar de eleições municipais no Nordeste, deu, na segunda-feira passada, nas despedidas da presidente Dilma Rousseff, de Fortaleza, uma informação esclarecedora sobre as dificuldades existentes, quanto à manutenção da aliança entre o governador Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins, para a sucessão municipal em Fortaleza, neste ano.


Disse Guimarães, como está registrado nos impressos do dia 28 pretérito, ao lado da cobertura sobre a visita da presidente ao Ceará, que o ex-presidente Lula vai intervir no debate sucessório local para garantir a continuidade da aliança entre o PT e o PSB. Ora, evidente que se há necessidade da participação de Lula para resolver o problema, o quadro atual de relacionamento entre os dois principais líderes dessas agremiações não é tão promissor quanto alguns estavam atribuindo ser.

Como nos reportamos, no domingo passado, neste espaço, a conversa telefônica da prefeita Luizianne com o governador Cid, na sexta-feira, 24 de fevereiro, ficou circunscrita à visita da presidente Dilma, permitindo, como aconteceu, que ambos estivessem juntos em toda a programação cumprida pela chefe da Nação em Fortaleza e na sua Região Metropolitana. E nada além disso falaram, senão para um e ou outro dizerem que precisavam conversar pessoalmente.

Esclarecimentos

Não podia ser diferente. Não se negocia aliança política para um cargo majoritário de significativo colégio eleitoral como é o de Fortaleza em uma ligação telefônica. As consequências atuais e futuras de um acordo político para uma eleição de prefeito de Fortaleza exigem outro espaço para negociações. Ademais, no estágio de tensão alcançado pelas duas tendências políticas, por eles representadas, as conversações haverão de ser longas por que reclamarão esclarecimentos vários sobre muitos dos pontos geradores do atual quadro aflitivo das suas relações.

Guimarães tem a real dimensão da coisa. Ele é, sem dúvida, o petista que mais torce para garantir a continuidade da coligação em Fortaleza. Por essas e outras razões, como a dificuldade para a escolha de um nome petista agregador para ser o candidato aceito pelos aliados, o deputado traz o nome do ex-presidente Lula para o centro do problema. Não fosse grave a ameaça de rompimento, Lula seria poupado e os daqui mesmo resolveriam as pendengas.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, tem informações sobre como aqui não estão amistosas as relações entre os ainda aliados. O governador conversou com ele, ao telefone, recentemente, mas só para marcar um encontro, aqui, nos próximos dias. Depois de estar com Falcão, Cid vai marcar uma conversa com Lula, disse ele, reavivando o projeto anterior de dizer do seu interesse em continuar aliado, desde que o candidato petista atenda às condições já estabelecidas publicamente, ficando a conversa com Luizianne, ao que se depreende de tudo, para o momento seguinte.

Calendário

O governador tem o seu próprio calendário para tratar das eleições municipais, aqui e nos demais municípios do Estado. Já nos reportamos sobre isso. Ele quer acertar as alianças e definição de candidaturas quando estiver mais próximo do calendário das convenções partidárias, programadas para o mês de junho.

O calendário do PT é diferente. Até por questões de ordem definidas estatutariamente, o partido tem o mês de março como limite para suas definições sobre candidatos. É quando deve ser realizada a prévia, no caso de existir mais de um nome postulando a indicação partidária para disputar o cargo executivo.

A Luizianne interessa a realização da prévia. Ela tem o controle do diretório municipal, o espaço próprio para tratar de eleição municipal. Escolhido o seu candidato, o quadro fica irreversível, e as alianças só serão feitas com quem aceitar aquele petista, razão da inquietação de todos quantos, no partido, defendem coligações, principalmente com o PSB e o PMDB.

Respeitada
Este cenário é objeto de análise dos atuais parceiros da prefeita, daí a disposição do governador de tratar direto com a cúpula nacional petista, antes de iniciar a conversa conclusiva com Luizianne e que no PT fortalezense o fato de escolha do candidato se torne consumado.

E como esse imbróglio vai permanecer por um certo tempo, fica a observação de um dos mais importantes interlocutores de Cid Gomes, no caso o ex-ministro Ciro Gomes, para quem a decisão do governador de continuar ou não com a aliança será respeitada, mas o PSB municipal vai continuar trabalhando como se candidato vai ter para disputar a Prefeitura de Fortaleza em outubro próximo.

Todas as lideranças comunitárias ligadas ao PSB da Capital estão sendo animadas, pela cúpula partidária, exceção apenas do governador, com a perspectiva de que haverá um nome da agremiação em que eles votarão para prefeito de Fortaleza.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste