v

domingo, 27 de maio de 2012

Policia - Duas pessoas morrem em acidente na BR-116



Duas pessoas morreram em um acidente entre um carro de passeio e um micro-ônibus nesta sexta-feira (25), na BR-116, próximo a cidade de Antônio Cardoso, localizada na região de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas estavam no carro. Os 23 passageiros do micro-ônibus, de acordo com a PRF, não sofreram ferimentos. A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos, de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba), o micro-ônibus, que fazia linha Feira de Santana-Santo Estêvão, não era regularizado.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Força Tática

Politica - Entrada de Lula não redime erros do PT



"O fato é que agora, mesmo com a entrada de Lula, não parece tão simples a solução do impasse"
Admitir os erros é sempre o passo mais importante para se começar a pensar em corrigí-los. Desqualificar as críticas, jogando-as na vala comum, como se apenas tivessem interesses contrariados por sua vez, é a pior das reações com vistas a encarar esses erros de frente.
Elmano de Freitas, portanto, quando reconhece publicamente que a gestão municipal carece de maior profissionalização, é digno de elogios. Não só porque se abre para o debate, mas também por aceitar a crítica como parte fundamental do processo de melhoria da máquina pública.

Antes de Elmano, quem na gestão municipal teve a coragem de admitir erros? É bom lembrar que, em momentos difíceis da gestão municipal, lideranças do Partido dos Trabalhadores, quase de forma unânime, chegaram a colocar publicamente que nenhuma crítica ficaria sem resposta e a ordem era fazer a defesa a qualquer custo. O que aconteceu com relação à questão administrativa, acabou se repetindo na condução do processo de definição do candidato petista à sucessão municipal, quando ninguém se atreveu a questionar o encaminhamento dado pela prefeita Luizianne Lins.

O resultado dessa aceitação cega à condução da sucessão prefeitural no PT é que o partido, que começou oferecendo 13 nomes, reduziu a quantidade para cinco, sendo que, de fato, desde o início da discussão, a prefeita já tinha como certo quem seria o seu preferido. Ressalte-se ainda que o nome que a prefeita queria nunca foi discutido com a base aliada. Dentro do partido, no entanto, nunca se questionou essa postura, talvez por receio de contrariar a presidente da legenda.

Hoje, sabe-se que as estratégias de condução da escolha do nome petista, apesar de todas as variáveis inicialmente a favor da legenda, mostraram-se equivocadas. Basta lembrar, que, ao defender seu preferido, Luizianne não só excluiu os demais, como fechou qualquer possibilidade de negociação com os partidos que sustentam a base. Coube ainda a prefeita praticamente jogar a faca nos peitos de Cid, ao ameaçar Pimentel. O fato é que agora, mesmo com a entrada de Lula, não parece tão simples a solução do impasse. Mesmo porque, no próximo dia 3, Elmano só não será indicado o candidato se não quiser. E aí, o PT terá que ir com ele, custe o que custar.

Penas amareladas
 
Há nos bastidores do PSDB, mesmo que de forma velada, certo descontentamento com a direção municipal da sigla. Alegam membros do partido que praticamente a legenda não se reúne. Pode até existir exageros em relação à situação apresentada por alguns tucanos, mas para quem foi eleito com a missão de revigorar o tucanato em Fortaleza, o presidente municipal Pedro Fiúza não tem demonstrado tanto apetite para com a função, restando ao presidente estadual, Marcos Cals, assumir praticamente sozinho a condução da sigla na Capital.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

EX-PRESIDENTE - Lula refaz pontes com PC do B e PSB por eleição


Dois meses após terminar o tratamento de saúde contra o câncer na laringe e voltar à cena política, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a colher os frutos da ação eleitoral em favor de seu candidato a prefeito de São Paulo, o petista Fernando Haddad.

Nesta sexta-feira, Lula se encontrou com o presidente do PC do B, Renato Rabelo, e com Orlando Silva, ex-ministro do Esporte, para discutir os acertos finais do embarque dos comunistas na campanha de Haddad.


No dia anterior, articulara a anulação das prévias realizadas pelo PT no Recife para escolher o candidato a prefeito da cidade. Foi uma sinalização ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB, que apoiava o petista Maurício Rands, derrotado na disputa. A ação de Lula será revertida no apoio do PSB a Haddad.

Com o embarque do PC do B e do PSB na campanha petista, Lula cumpre o papel de principal operador político do governo na eleição.

Apesar de o PT dar como certo o apoio do PC do B, os comunistas dizem que ainda não bateram o martelo. Tanto PSB quanto PC do B ainda finalizam entendimentos com o PT por aliança em cidades pelo País. Em uma delas, ambos têm candidatos fortes e disputam o apoio do PT: Foz do Iguaçu (PR). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Quixadá - Caminhão de distribuidora de bebidas é novamente assaltado em Quixadá


 
Distritos estão sem policiamento ostensivo e bandidagem reina. 

Cena repetitiva, com os mesmos modus operandi, uma dupla circulando em uma motocicleta, na maioria preta, com capacete e armada fazem o que bem quer nas zonas rurais do perigoso município de Quixadá, terra onde a Lei tem se ausentado e o crime tem prevalecido no silêncio do sertão a fora. 


Moradores ficam em casa, temendo e rezando para viver em paz, pois a segurança não tem mantido a tranquilidade neste Sertão Central cearense esquecido pelo governo do Ceará.

Na entrada do Distrito de São Bernardo, zona rural de Quixadá, dois indivíduos transitando em uma motocicleta modelo Honda Fan, de cor preta, ambos de capacetes pretos e portando revolveres, abordaram um motorista, e o coagindo, sem defesa o homem entregou tudo o que tinha, dinheiro de sua empresa.

Os bandidos conseguiram a quantia de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), a vítima conduzia um caminhão Mercedes Bens/L 1620, de cor branca, ano 1998, de placas LWN-3846, pertencente assim como o dinheiro à empresa, os indivíduos tomaram rumo a sede do distrito, como também a cidade de Choró.

Uma equipe da Força Tática de Apoio –FTA tomando conhecimento do fato compareceu ao local, e de posse de informações passou a diligenciar, mas ainda sem êxito.

Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Quixadá - Justiça decreta reintegração de posse e invasores terão que deixar terrenos em Quixadá


Invasores não querem sair dos terrenos e tudo indica que a polícia vai ter que agir. Foi solicitado reforço. 

A Justiça concedeu ao Município de Quixadá, no Sertão Central cearense, o direito de reintegração de posse dos terrenos invadidos por populares acerca de duas semanas, com a liminar os invasores terão que se retirarem pacificamente, caso não queiram,será  usado à força policial.

A ação foi motivada pela Procuradoria Geral do Município de Quixadá após receber recomendação do Ministério Público Estadual, sendo
após análise o juízo concedeu liminar e logo decretou que os invasores terão que se retiraram imediatamente dos locais públicos invadidos ilegalmente.

O clima na cidade pode ficar tenso, isso devido a rumores tratando-se de que alguns ocupantes estão armados de revólveres e já sabem que terão que deixar as propriedades públicas. Eles estão prontos para um possível confronto armado, para isso o Comando da Policia Militar solicitou reforço policial.

De acordo com a prefeitura de Quixadá, no terreno ocupado do bairro Renascer deverá ser construída a PEC - Praça de Esporte e Cultura modelo numa área de 3.000m² (conhecida como Praça do PAC) e um CEI - Centro de Educação Infantil; Equipamentos que compõem a PEC -   CRAS; salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada.   No terreno ocupado do bairro Carrascal I será construído o CEI - Centro de Educação Infantil. Já no campo Novo casas populares estão no projeto do governo do Estado.

A supremacia do interesse público pode ser resumida da seguinte forma: A administração pública deve vincular e direcionar seus atos de modo a garantir que interesses privados não prevaleçam nem sucumbam os interesses e necessidades da sociedade como um todo.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Quixadá - Colégio Estadual de Quixadá comemora 47 anos de fundação hoje



A Escola de Ensino Médio Coronel Virgílio Távora, uma das mais importantes e que tem o maior quadro de estudantes passa por um momento de destaque no cenário regional, bem como completará neste domingo 47 anos de fundação. Não se tem números de quantos mil estudantes já passaram por lá, mas é sabido que há muitos profissionais atuando no mercado, graça ao carinhoso Colégio Estadual.

Ao longo da semana os alunos participaram de atividades acadêmicas, ontem, 25, aconteceram apresentações artísticas e jogos interclasse. Para este sábado, 26, acontecerá festa de encerramento com muita
beleza e simpatia, isso devido à beleza de garotos e garotas que vão desfilar em busca do titulo de rei e rainha da escola. A apresentação artística fica por conta dos grupos de Dança CIA Rastro, Swigueira Estilo Mania e JAST – FUNK.

O evento será no Ginásio Governador Gonzaga Mota, localizado no bairro Planalto Universitário e a partir das 19h. Segundo o diretor Edinaldo a quadra coberta do colégio encontra-se interditada.

Já no Domingo,27, alunos da instituição vão participar de um passeio de ciclismo, com concentração na Praça da Catedral, às 7h.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Ceará - Dez municípios cearenses enfrentam epidemia de dengue


Ao todo, 123 cidades já contabilizam casos da doença com 14.199 casos confirmados da doença
Dez municípios cearenses já enfrentam um quadro de epidemia de dengue. Fortaleza e Juazeiro do Norte lideram as estatísticas, seguidos por Crato, Barbalha, Canindé, Uruoca, Quiterianópolis, Icó, Abaiara e Farias Brito.

Ao todo, 123 cidades já contabilizam casos da doença. São 14.199 casos confirmados da doença em todo o Estado, sendo quase dois mil e 700 registros em uma semana. O número de mortes também aumentou, passando de sete para oito, quatro delas em Fortaleza. 
 
Em relação à semana passada, foram confirmados mais 1.200 casos de dengue em Fortaleza. Segundo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (25) pela Secretaria de Saúde do Estado,a capital tem 9.894 casos da doença.
 
Juazeiro do Norte, no Cariri, é a segunda cidade em incidência, com 854 casos confirmados. Icapuí e Pentecoste também tiveram uma morte cada. Outras três mortes ocorrem por conta da dengue clássica, em Juazeiro do Norte, Missão Velha e Fortaleza.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Cnews

Politica - Lançada Frente Esquerda Socialista do PSB Ceará. Eliane Novais sai do páreo eleitoral



Em clima festivo, mais de 500 militantes, filiados e dirigentes históricos do PSB/CE, lotaram o auditório da Casa José de Alencar e participaram, na manhã deste sábado, do ato político de lançamento da Esquerda Socialista do PSB – Ceará. A frente tem como objetivo reforçar as bandeiras de esquerda dentro da legenda. O evento foi coordenado pelo ex-deputado federal e membro da direção nacional
do PSB, Sergio Novais. Segundo ele, a frente mostrará à sociedade as divergências ideológicas de pensamento político dos militantes históricos da legenda com o atual comando do PSB em Fortaleza e no Estado.

Durante o ato, foi realizada a primeira plenária do coletivo e, como encaminhamento, foi decidido – após aprovação unânime – que os militantes históricos que fazem parte da Frente não participarão do Congresso Municipal do PSB, previsto para acontecer neste domingo.  Segundo a deputada estadual Eliane Novais, a convocação do congresso municipal partiu de uma executiva que não é reconhecida pelos militantes históricos. “Esta executiva atual assumiu o comando do partido de forma anti-democrática, após a truculenta destituição do companheiro Sergio Novais, sem o aval dos filiados. Ir para o Congresso seria legitimar os dissidentes e o grupo ligado aos Ferreira Gomes”, concluiu a deputada. A parlamentar ressaltou que o congresso é meramente burocrático, sem nenhum debate ou conteúdo político.

SAI DO PÁREO
Outra deliberação aprovada pela Frente foi a retirada da candidatura da deputada estadual Eliane Novais da disputa pela Prefeitura de Fortaleza. “O grupo ligado aos Ferreira Gomes promoveu diversos atos de perseguição contra a deputada e inviabilizaram nossa pretensão de ter uma candidata à Prefeitura de Fortaleza. Chegaram ao ponto de não inserir o nome da deputada em uma pesquisa eleitoral do PSB, desrespeitando a democracia interna do partido. “Cid concordou em inserir o nome de Eliane na pesquisa, mas o ex-deputado federal Ciro desautorizou”, afirmou o socialista. De acordo com ele, “insistir com a candidatura da Eliane seria inviável, até porque vemos claramente que os Ferreira Gomes não têm interesse em uma candidatura própria do PSB”, avaliou Sergio Novais. O dirigente acredita que o grupo ligado ao governador Cid Gomes vai apoiar a candidatura do PCdoB, contra o PT. “Decidimos que precisamos, neste momento, fortalecer nosso coletivo para ir ao confronto de idéias”, concluiu Sergio Novais.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Cigano nocauteia Mir, vinga Minotauro e mantém o título dos pesos-pesados


UFC146 junior cigano frank mir (Foto: Agência Getty Images)

Brasileiro é o primeiro a defender o cinturão da categoria desde Brock Lesnar, que conseguiu a defesa contra Shane Carwin no UFC 116, em julho de 2010

O brasileiro Junior Cigano teve duas vezes a oportunidade de vencer o homem que sobrepujou seu mestre e mentor Rodrigo Minotauro. Na primeira, ele venceu Cain Velásquez, que havia batido seu mestre e amigo por nocaute, e conquistado o cinturão dos pesos pesados do UFC. Na segunda, esta noite, a missão era duplamente difícil: manter o cinturão e devolver a Frank Mir as duas derrotas impostas a seu mentor - um nocaute e uma finalização. E Cigano, mais uma vez, fez o que se esperava dele. Com um direto uma sequência de golpes, ele derrotou Mir por nocaute aos 3m04s do segundo round no MGM Grand, em Las Vegas, defendendo pela primeira vez o seu título e, mais importante, honrando seu mestre diante de seu algoz justamente no Memorial Day, o feriado americano dedicado à lembrança dos soldados do país mortos em combate.
Cigano nocauteou Frank Mir no UFC 146 e manteve o cinturão dos pesos-pesados (Foto: Getty Images)
 
- Eu me sinto sensacional. É uma sensação maravilhosa. Minotauro é um tremendo lutador, e Mir é um ótimo lutador. Essa luta é entre eles. Eu vim aqui para defender o meu título, e fiz isso. Me surpreendeu o quanto ele consegue aguentar. Quero agradecer à galera de Salvador e de Caçador! Também quero agradecer ao meu amigo Breno, que veio aqui comigo. Essas pessoas passam por tantas dificuldades que merecem ter um momento de alegria - disse Cigano antes de levantar o menino nos ombros no centro do octógono.

Com a vitória, Junior Cigano se torna o primeiro peso pesado do UFC a defender seu cinturão desde Brock Lesnar, que manteve o título no UFC 116 contra Shane Carwin após conquistá-lo diante do mesmo Frank Mir, no UFC 100. Além disso, Cigano mantém o Brasil como o país com o maior número de cinturões do UFC - três - ao lado dos EUA (o Canadá possui um) e, de quebra, impediu que Mir conquistasse o título dos pesados do UFC pela terceira vez, igualando-se à lenda Randy Couture, o único a conseguir o feito.

- Ele é o campeão, ele é rápido e não consegui sair do seu raio de alcance. Foram muitos golpes, e eu não pude fazer nada. Ele é muito perigoso. Seria muito difícil derrubá-lo, e mesmo que eu não quisesse a luta em pé, não tive como evitar que acontecesse - disse Frank Mir

A luta
O combate começou com Mir tentando, sem sucesso, levar Cigano para o chão. O brasileiro aplicou alguns jabs, acertando o rosto do americano, mas sem muita potência. Cigano manteve a variação de golpes entre corpo e rosto, impedindo Mir de saber onde seria feito o ataque seguinte. A cerca de 15 segundos do fim do primeiro round, Cigano acertou um bom direto de direita, que abalou o americano. O campeão aproveitou e desferiu uma boa sequência de golpes, mas Mir resistiu ao castigo até o fim do round.

UFC146 junior cigano frank mir (Foto: Agência AP)Frank Mir sente um golpe de Cigano e quase cai. Brasileiro foi muito superior no boxe (Foto: Agência AP)
 
No fim do intervalo entre os rounds, Cigano comemorou ao ser mostrado pelo telão antes do reinício da luta.

O segundo round começou de forma semelhante ao primeiro, mas com Cigano mais confiante e aplicando golpes certeiros. Mir chegou a cair no chão, esperando que Cigano fosse para lá para tentar golpeá-lo, mas o brasileiro o deixou levantar para recomeçar a luta em pé. Mantendo seu plano de luta, o campeão acertou mais dois golpes fortes no americano, que caiu novamente e, desta vez, foi castigado pelo brasileiro. Mesmo tentando agarrar o braço do brasileiro, Mir já mostrava estar praticamente fora da luta. Com mais dois golpes com Mir caído, Cigano obrigou Herb Dean a encerrar o combate, decretando o nocaute técnico de Frank Mir, e a manutenção do cinturão para o brasileiro.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Fim da aliança - Declarações de Cid encerram as dúvidas


A ameaça da prefeita de o PT fazer oposição ao Governo, avançou o processo de desgaste dela com o governador
O governador Cid Gomes, depois das veementes declarações da última quinta-feira, manchete principal deste Diário do Nordeste de ontem, não tem mais nada a conversar com a prefeita Luizianne Lins sobre a sucessão municipal, em Fortaleza. E se conversarem, um dos
dois terá claudicado. Ao afirmar estar "quite" com a prefeita e a ela não dever satisfação sobre os seus contatos relacionados à eleição em Fortaleza, Cid registrou explicitamente o seu afastamento da aliança com ela, iniciada em 2006, na eleição estadual.

O rompimento, só agora tornado público, era perceptível por todos quantos acompanham a política cearense, apesar dos discursos de ambos em defesa da sua manutenção, contrariando as ações em direção oposta, tanto da parte do PT quanto do PSB. Só a questão nacional, parece, agora esclarecida, freava o governador. Ele deixou muito claro esse ponto ao dizer só estar interessado em manter sua ligação com o PT no plano nacional, tema tratado com o ex-presidente Lula, na terça-feira passada.

Tenso
Esse encontro com Lula constava da agenda do governador cearense como determinante desde o momento em que ele pressentiu faltar espaço para o diálogo com a prefeita, corroborado com os números das pesquisas contratadas pelo Governo para avaliação do quadro político, demonstrando a insatisfação do fortalezense com a gestão municipal e recomendando que os dois sigam caminhos diferentes na eleição próxima.

Em mais de uma oportunidade, neste espaço, nos reportamos às pesquisas não publicáveis, resumidas pela última contratada ao Ibope, e liberada pelo PSB para publicação, afetando, consideravelmente, o tenso ambiente petista.

Cid ficou surpreso com o volume de informação da administração e da política de Fortaleza demonstrado por Lula. Ele não precisou argumentar muito para obter a concordância do ex-presidente sobre a dificuldade da manutenção da aliança local, inclusive, também, pela discordância do PMDB em apoiar o nome apontado por Luizianne para ser o candidato. PSB e PMDB, por afirmações de seus líderes, entendem que a prefeita quer impor o nome. E Cid diz não aceitar imposição.

Irritante
Esse discurso, contra a imposição, tem sido feito pelo governador desde o primeiro momento da discussão sobre a eleição na Capital. Por sinal irritante para Luizianne e os seus companheiros de gestão. Se o governador não descia a detalhes da administração de Fortaleza, para justificar o seu discurso de votar em um petista, para fazer diferente, seus irmãos Ciro e Ivo Gomes enfatizavam os pontos sofríveis da atual gestão a reclamarem uma revolução no modelo de gerenciamento da coisa pública pelo Executivo municipal.

Se a concordância do ex-presidente com os argumentos do governador vão resultar em mudança no quadro atual, de ruptura da aliança entre PT, PSB e PMDB, só o tempo dirá. Não é fácil apagar tudo que aconteceu, nos últimos meses, sobretudo os dos últimos dias, para Cid e Luizianne voltarem a se apresentar, em um mesmo palanque, neste ano. Ele ficará devendo muitas explicações se for convencido por Lula a pedir votos para Elmano. E ela, se deixar de continuar levando a candidatura do seu secretário de Educação, sobretudo agora, dará uma demonstração de fraqueza e adeus à liderança que exerce dentro do PT. Este é um momento muito difícil na vida política da prefeita, próximo a se despedir da Prefeitura para ingressar no mundo sombrio dos sem mandatos.

Em razão dessa realidade, Lula satisfaria aos aliados do PSB e do PMDB, se não tivesse qualquer participação na disputa em Fortaleza. É possível que isso tenha sido ventilado, pois assim, todos, inclusive o PCdoB e até o PDT, poderiam disputar, independentemente, no primeiro turno, com perspectivas de alianças no segundo turno.

Esclarecendo
O deputado Sérgio Aguiar, citado neste espaço no último domingo, apresentando um relatório extraído do site do TCM, sobre as contas de duas prefeituras cearenses, disse não ter dado informação errada ao deputado Antônio Carlos, para justificar a rejeição de um requerimento do deputado Heitor Férrer.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Atuação parlamentar - Eleitores distantes da fiscalização


Apesar do crescente número de ferramentas na internet, são poucos os que exercem, de fato, o controle social
Apesar do crescente número de ferramentas para o controle social disponibilizadas na internet, ainda é pequena a quantidade de cearenses que, de fato, utilizam esses meios para acompanhar e fiscalizar os mandatos dos parlamentares
que elegem. Estudiosos indicam que o uso dessas ferramentas pela sociedade exige um processo educativo que envolve tanto os cidadãos quanto os próprios políticos.

O projeto Adote um Vereador (www.vereadores.wikia.com), por exemplo, foi criado em 2009 para motivar o acompanhamento dos parlamentares durante o exercício do mandato. A ideia era que os alunos das escolas públicas se tornassem uma espécie de fiscais, postando em um blog as mais diversas informações sobre o político escolhido e fiscalizando sua atuação. No entanto, três anos depois, vereadores de apenas 14 municípios foram adotados no Brasil e nenhum deles do Estado do Ceará.

O coordenador do curso de Comunicação da Universidade de Fortaleza (Unifor), professor Wagner Borges, acredita que o acompanhamento social é um processo natural à medida que as novas tecnologias vão sendo implementadas, mas pondera que as pessoas ainda não dominam a internet a ponto de utilizá-la para auditar o poder público. "A gente entende que a ferramenta deve ser para acompanhamento e interatividade. O poder público manda seus sinais, é importante que o cidadão acompanhe. Mas isso também é uma construção da sociedade", diz.

Interatividade
Para o professor, a sociedade precisa ser educada no sentido de entender que a cidadania é uma via de mão dupla. Além disso, é necessário que as plataformas na internet não só a divulguem os dados para acompanhamento, mas viabilizem também uma maior interatividade. "É um processo de educação de ambas as partes: do eleitor e dos parlamentares, que têm um serviço a cumprir. Então, as ferramentas mostram sua força", afirma.

Wagner Borges explica que a adoção dessas ferramentas na internet ainda é recente, mas ressalta que os parlamentares também podem ser acompanhados pela televisão. "Aquele canal é de divulgação, mas é importante que seja também um canal de auditoria", acrescenta. Para ele, a sociedade ainda tem dificuldade de entender que as interfaces são importantes, mas só serão efetivas quando a população se sentir contemplada por elas.

"Não é só votar, tem que acompanhar. O cidadão tem que participar disso. Ele vê coisas erradas e acha que só pode corrigir de quatro em quatro anos. A descoberta dessas ferramentas na internet é um trabalho a longo prazo. Não dá pra esperar que o nosso eleitor se comporte assim ainda", declara o professor Wagner, defendendo que a democracia se constrói a partir de processos básicos e espontâneos.

Porém, ele salienta que vários fatores poderiam estimular o acompanhamento social. "O investimento educacional na formação da cidadania é importante para o eleitor compreender que o voto tem consequência. O processo que a gente entende como acompanhamento tende a amadurecer", acredita.

Unidirecional
No entanto, Wagner Borges destaca que esse processo educativo precisa ocorrer dos dois lados: "O parlamentar tem que responder, porque a nossa cultura ainda é muito unidirecional. Há uma fatia irrisória que faz o acompanhamento, mas a tendência é aumentar", afirma.

Conforme o professor, a tendência é que a mídia social evolua e, com isso, o campo político deverá parecer menos desinteressante para abrir espaço para uma participação social madura. "As pessoas vão entender que a internet não é apenas para redes sociais, mas uma ferramenta importante para a democracia".

O cientista político Horácio Frota, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), também acredita que a participação popular no processo de fiscalização do Poder Legislativo ainda está em fase de construção. Para o professor, o Brasil tem dado grandes passos nos instrumentos democráticos desde a Constituição de 1988, inclusive com a internet. Todavia, pondera que somente o desenvolvimento tecnológico não possibilita a auditoria da atuação parlamentar.

Descompasso
Ele afirma que a utilização da internet para o monitoramento de agentes públicos vem crescendo, embora ainda seja feita em uma escala pequena. "A gente tem um descompasso entre o que se faz para criar mecanismos de acompanhamento dos gestores e o que vai sendo de fato utilizado", afirma.

Horácio Frota acredita que falta motivação do eleitor para exercitar o controle social e explica que essa questão está associada à crise de descrédito pela qual têm passado os Parlamentos. "É um paradoxo. Desacreditamos do parlamento, dimunuimos a concordância com os representantes, mas por outro lado também não fazemos o dever de casa de acompanhar e fiscalizar. Esse é o grande desafio", analisa.

Conforme o professor, um caminho para o exercício da cidadania é a educação. "Mas não é a educação formal da escola. É aquela do cotidiano. Não adianta eu falar duas horas de cidadania e estacionar o carro em local proibido. É preciso valorizar a relação com o outro. Nesse processo educativo, a escola vai estar presente, mas também a família e a imprensa", salienta.

Horácio Frota realiza pesquisas eleitorais há quatro anos e afirma que, embora as ferramentas na internet ainda não sejam amplamente utilizadas para acompanhar os mandatos dos parlamentares, a televisão tem contribuído para o controle social. "Nunca fiz pesquisa direta, mas faço pesquisa eleitoral e vejo os comentários de pessoas que se posicionam em relação a determinados partidos ou candidatos porque os veem na televisão ou no rádio", justifica.

SAIBA MAIS

Ferramentas
São várias as ferramentas na internet para o acompanhamento dos mandatos dos parlamentares. Através do site Excelências (http://www.excelencias.org.br), é possível obter informações sobre deputados estaduais e federais, além de vereadores das Capitais. Na página, constam processos que os políticos respondem na Justiça, multas recebidas pelos Tribunais de Contas e mesmo o patrimônio de cada um.

Estudos
A página eletrônica Às Claras (www.asclaras.org.br) apresenta informações sobre quem financiou quem nas últimas eleições. Já a página do Diap (www.diap.org.br) apresenta estudos sobre a atuação de deputados federais e senadores. O site Contas Abertas (www.contasabertas.org.br) divulga e fiscaliza gastos da União.

Televisão
O eleitor também pode acompanhar o mandato de seus vereadores e deputados por meio da televisão, do rádio ou dos sites das Casas Legislativas. No caso dos deputados do Ceará, é possível acompanhar pronunciamentos e projetos através do site http://www.al.ce.gov.br. Já para fiscalizar os vereadores de Fortaleza, a página da Câmara Municipal é http://www.cmfor.ce.gov.br.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Fim de semana - Quatro homicídios na Grande Fortaleza


A Polícia registrou quatro casos de homicídio entre a noite de sexta-feira e o meio-dia do sábado. Os crimes ocorreram no Bom Jardim, Genibaú, Quintino Cunha e no Siqueira. Também durante o plantão, foi registrado o roubo de um caminhão em Messejana. Na manhã de ontem, o veículo foi abandonado pelos ladrões em Maracanaú. A PM fez uma operação com o apoio de um helicóptero da Ciopaer, mas
os assaltantes não foram encontrados.

Execução
Adolescente é morto no ´Território da Paz´
Entre os quatro homicídios registrados no começo do fim de semana, um deles aconteceu no bairro Bom Jardim, no ´Território da Paz´. Um adolescente de 17 anos, identificado como Francis Daniel Ribeiro de Lima, foi executado, a tiro, na Rua Urucutuba.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Militares - Sete policiais mortos em 2012



A morte do soldado PM Marinaldo Barbosa Batista, ocorrida na última quinta-feira, no Bonsucesso, elevou para sete o número de policiais militares assassinados no Ceará somente neste ano. Apenas no mês de maio já são quatro PMs executados.

Além de Marinaldo, foram mortos os sargentos Keple Miranda de Oliveira e Aurélio Pereira da Silva; além do cabo Francisco Teixeira Gondim.


Suspeito
Um homem, identificado até o momento por Wagner, é apontado como um dos suspeitos de envolvimento na morte do soldado Marinaldo. O militar, que era destacado no Pelotão de Motopatrulhas do Comando do Policiamento da Capital (CPC), foi executado com tiros pelas costas e teve a sua arma (pistola) roubada pelos criminosos. Segundo a Polícia, o crime, porém, não foi um latrocínio.

O PM teria sido assassinado por estar caçando bandidos daquela região da cidade que, no dia anterior ao assassinato, teriam assaltado uma topique nas proximidades da Praça da Granja Portugal.

Nas horas de folga, o soldado Marinaldo estaria fazendo ´bico´ de segurança para uma cooperativa de transporte alternativo que serve aos bairros daquele setor, como Conjunto Ceará, Bom Jardim e Bonsucesso.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Flagrante - Três PMs e um civil presos por extorsão com sequestro


Uma denúncia levou a Polícia Militar a prender quatro pessoas acusadas de um crime de tentativa de extorsão mediante sequestro. Os acusados são três policiais militares e um civil. A vítima do crime (identidade não revelada) teria sido coagida pelos acusados a entregar a quantia de R$ 5 mil.

O caso ocorreu na madrugada de ontem, quando a vítima trafegava em seu veículo pela Avenida Presidente Costa e Silva (Perimetral), no bairro Messejana, e foi abordada pelos acusados. Segundo descobriu a Polícia em suas investigações iniciais, os acusados sabiam que a vítima havia recebido, recentemente, um Seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) no valor de R$ 7 mil.

Prisão

Ameaçado de morte pelos acusados, o homem concordou em entregar o dinheiro e mandou um primo ir apanhar a quantia exigida em sua residência. Mas, no caminho, o rapaz encontrou a patrulha 10 do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BpRaio) e revelou o que estava acontecendo. Imediatamente, os policiais saíram em direção ao local onde estaria acontecendo o ´sequestro´ e detiveram os quatro acusados do crime. Para surpresa deles, entre os acusados, três eram seus colegas de farda, identificados como cabo PM Francisco Wagner Fernandes da Costa, destacado na 4ªCompanhia do 2º BPM (Campos Sales), e os soldados Francisco Erivan dos Santos Damasceno e Magno Aguiar Avelino, ambos classificados no Núcleo de Policiamento Comunitário (NPC) do Ronda do Quarteirão na cidade de Pacajus.

Além dos três PMs, também foi preso o quarto acusado, um civil identificado como Jardel Carioca de Oliveira.

Os quatro suspeitos, assim como a vítima, foram encaminhados para o plantão do 30º DP (São Cristóvão), onde foi lavrado o flagrante por crimes de extorsão mediante sequestro, formação de quadrilha, porte ilegal de armas e concurso material.

Presídio

Depois do flagrante, os três PMs foram encaminhados para o Presídio Militar, no Quartel que abriga a sede do Comando do Policiamento da Capital (CPC) e o 5º BPM. Já o civil permaneceu detido na carceragem do 30º DP.

O porta-voz do Comando da PM, tenente-coronel PM Fernando Albano, informou que os militares deverão ser submetidos a Processo Disciplinar Administrativo, a um Conselho de Justificação, e podem ser expulsos.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Amistoso - Fortaleza perde para o Horizonte no Domingão


Com a Séries C e D suspensas, os clubes cearenses se movimentaram em amistosos. Na tarde deste sábado, Horizonte e Fortaleza se enfrentaram no Domingão. Melhor para o Galo do Tabuleiro, que venceu o jogo por 3 a 1.

Quem abriu o placar foi o time da casa. Aos 14 minutos, o meia Márcio Tarrafas recebeu passe na área e mandou um chute certeiro no ângulo de João Carlos.
O segundo gol do Galo foi marcado por Clodoaldo. Cruzamento na área tricolor, a bola passou por todos e, no oportunismo, o baixinho cabeceou para o gol.

O Fortaleza conseguiu descontar com Jefferson.
O volante, que havia substituído o meia Doda, marcou de cabeça depois de cobrança de escanteio.

O Horizonte fechou a conta no segundo tempo. Gilmak tocou a bola com a mão na área e o árbitro marcou pênalti. Clodoaldo foi para a cobrança e fez o terceiro gol do time da casa.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Politica - Política 'Política não é dívida, política é parceria', diz Luizianne Lins sobre declarações de Cid Gomes

 
Em mais um capítulo da novela que tornou-se a aliança entre PT e PSB na sucessão ao Paço Municipal de Fortaleza, a prefeita  Luizianne Lins disse, neste sábado (26), que política não se trata de troca de favores, mas de parcerias. "Política não é dívida, política é parceria", declara em resposta às afirmações feitas por Cid Gomes no dia anterior.

Assim como o governador, ela fez menção a eleições passadas. "Política não tem essa coisa de dívida. Até porque se eu fosse pegar isso ao pé da letra, o governador me apoiou em 2008 e eu o apoiei em 2006 e 2010. Em 2004, ele apoiou o Inácio Arruda. Mas eu não faço essa conta", lembra.


Alianças
A prefeita afirmou ainda que o Partido dos Trabalhadores (PT) está esperançoso quanto à continuação da aliança com a legenda de Cid Gomes. "O governador sempre disse que não tinha veto a ninguém do PT", argumenta.

O partido, segundo ela, vai se reunir no dia 3 de junho para decidir um nome para ser apresentado aos aliados. Em defesa dos petistas, ela argumentou que o PT tem direito legítimo de indicar candidato próprio. "É muito complicado se dizer: Apoio o candidato, mas só se for de minha preferência", critica.
No entanto, ela revelou que, a nível nacional, a parceria tem sido delicada para o PT, que já deixou de lançar candidatos para apoiar nomes do PSB na campanha de 2012.
Em relação à Capital cearense, Luizianne foi enfática. "Nenhum candidato conhece Fortaleza como nós conhecemos", diz. Ela argumenta que o partido conhece os problemas e as possibilidades da cidade melhor que ninguém.  Segundo a prefeita, ainda não apareceu nenhum nome fora da legenda que pudesse competir nesses quesitos.

Encontro com Lula
"Acho completamente natural que o governador vá conversar com alguém que é tão importante pra nós, que é o ex-presidente Lula", diz, em relação ao encontro entre Lula e Cid Gomes, que ocorreu na última quarta-feira (23).
Telefonemas

Luizianne concordou que a secretária do governador não tenha recebido nenhuma ligação, pois ela ligou diretamente para o governador, "como sempre fez". Nas tentativas de entrar em contato com Cid, a prefeita recorreu ao deputado Antônio Carlos para fazer a ponto entre os dois, mas, segundo ela, não houve resultado.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste