v

domingo, 17 de junho de 2012

Polícia - Polícia prende dois e fecha boca de fumo em Juazeiro


Após investigações do Serviço de Inteligência do 2º Batalhão da Polícia Militar de Juazeiro do Norte, no Cariri Cearense, foi fechado mais um ponto utilizado para o tráfico de drogas naquela cidade. 

A operação ocorreu na noite do último sábado. Eram por volta das 19h30 quando os policiais adentraram o local indicado pelas investigações. Ao perceberem
a presença policial, indivíduos livraram-se de drogas que possuíam em suas mãos e evadiram-se. Os policiais conseguiram, entretanto, capturar dois indivíduos. Foram eles Antônio Marcos Guedes de Melo, 27 e Damião Domázio Gonçalves da Silva, 27. O primeiro é apontado como um dos responsáveis pelo local. Já o segundo seria cliente do traficante.

No endereço foram apreendidas seis pedras de crack, um cigarro de maconha, dois relógios, cinco aparelhos celulares, uma peruca, um colete à prova de balas, uma motocicleta, um veículo Fiat Uno Mille e a quantia de R$ 487, espalhada pela casa e dentro do veículo. Além disso, a polícia localizou uma agenda com nomes de pessoas e valores, o que indica a clientela da suposta boca.

Todo o material apreendido e os acusados presos foram encaminhados à 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil, estes, autuados em flagrante por tráfico ilícito de drogas.



Postada;Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Perdeu - Seleção masculina de vôlei perde na Liga Mundial e depende de resultado


A seleção masculina de vôlei perdeu para a Polônia neste domingo (17), por 3 sets a 1 (22/25, 23/25, 25/21 e 22/25), em Tampere, na Finlândia, e terá que esperar a definição de outros jogos para saber se disputará a fase final da Liga Mundial-2012.
 
Seis times participam da fase final da Liga. Os primeiros de cada grupo, o melhor segundo colocado, além do país-sede. Divididos em duas chaves, os dois primeiros de cada uma avançam para as semifinais do campeonato.

Antes da terceira partida da última rodada, Brasil e Polônia acumulavam 26 pontos
e brigavam pela liderança do grupo B. Pelo critério de desempate - menos sets perdidos - os poloneses levavam a melhor.

Com o resultado deste domingo (17), a Polônia somou 29 pontos e garantiu a classificação para a etapa final da competição, que acontece entre os dias 4 e 8 de julho em Sófia, na Bulgária.



Postada;Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Policia - Fuga de detentos termina em morte no Interior; cinco ainda estão foragidos


Sete detentos serraram as grades de sua cela da cadeia pública de Pedra Branca, a 161 km de Fortaleza, e fugiram na noite do último sábado (16). Um deles foi recapturado, outro foi morto e os outros cinco estão foragidos.

De acordo com a polícia, Márcio Ferreira da Silva, vulgo 'Alemão', 28, tentou roubar uma moto durante a fuga. Entretanto,
o proprietário do veículo percebeu a ação e o alvejou com tiros. Márcio, que respondia ao artigo 157 (latrocínio - roubo seguido de morte), morreu na hora. O autor dos disparos não foi identificado pelos policiais e também está sendo procurado.

O outro preso que foi recapturado não teve sua identificação revelada pela polícia, bem como os outros cinco que ainda estão foragidos - todos já devidamente reconhecidos pelos responsáveis pela cadeia.

Policiais realizam diligências ostensivas na região em busca de tentar localizar e recapturar os fugitivos.


Postada;Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Famosos - Fotos de Graciele Lacerda namorada de Zezé Di Camargo



No início deste mês, a dupla se apresentou no aniversário da cidade  Bom despacho, Minas. Após o show os cantores foram convidados a jantar na casa de um dos patrocinadores do evento e, no dia seguinte almoçaram na casa do prefeito da cidade, Haroldo Queiroz.

Até aqui tudo bem, a não ser um detalhe: De acordo com o colunista Léo Dias as fotos de Graciele Lacerda, suposto "affair" de Zezé, estavam proibidas.

Automaticamente por que Zezé não queria que soubessem que ela [Graciele] estivesse lá.

Mas mesmo assim vazou uma foto em que ela aparece de vestido branco na [foto acima].

Ainda segundo o colunista, Luciano, seu irmão, não teria ficado por não concordar com o relacionamento do irmão.

Pessoas próximas à moça conversaram com ela e disseram que o relacionamento dos dois dura mais de 5 anos.



Postada;Gomes Silveira
Fonte:Sobral 24 Horas

Policia - Homem força filhos a abraçá-lo depois de matar a ex-mulher



Jeremy Roberts, americano de 38 anos, foi preso após esfaquear a ex-mulher até a morte na frente dos filhos no Estado de Ohio. Depois do crime, Roberts falou para as crianças o abraçarem.

A vítima, identificada como Candice Roberts, estava na casa do ex-marido para pegar os filhos após um final de semana com o pai. Além de um menino de 13 anos, o casal tem uma filha de apenas 4.

De acordo com a polícia, o filho mais velho do casal ligou para o serviço de emergência e contou o que tinha presenciado.

Segundo autoridades, o menino disse que seu pai tinha acabado de matar sua mãe e que o homem o mandou “avisar o serviço de emergência”.

Ao ser perguntado pelo atendente o que tinha acontecido, o menino respondeu:

— Ele saiu de casa e matou a minha mãe. Ela está deitada na grama em frente ao nosso apartamento. E ele me disse para ligar pra vocês.

Roberts então pegou o telefone e disse ao atendente que não ia machucar mais ninguém e que a mulher estava deitada no jardim, coberta com um lençol.

Antes de desligar, o atendente ainda pôde escutar Roberts falando com as crianças:

— Vocês têm uma boa irmã mais velha, que vai tomar conta de vocês. Eu disse que tem muitas coisas que vocês não entendem e não sabem. Agora elas vão aparecer.

Ao devolver o telefone para o filho, Roberts disse “Só mais um abraço. Eu amo vocês”.

Segundo a emissora americana CNN, o atendente escutou uma criança chorando e perguntando quando ia ver a mãe de novo.

Roberts foi preso e indiciado por assassinato.


Postada;Gomes Silveira
Fonte:Sobral 24 Horas

Ibaretama - Sucessão municipal continua indefinida em Ibaretama


Até momento as negociações permanecem agitando os bastidores da política no município.
A corrida pela sucessão municipal do município de Ibaretama, Sertão Central cearense, continua embolada, até agora somente partidos de oposição ao atual governo municipal estão com negociações mais avançadas, no núcleo do poder as indefinições começam a preocupar correligionários e aliados.

O grupo que administra o município atualmente ainda não conseguiu chegar a um
acordo e fixar suas pré-candidaturas, a atual prefeita de Ibaretama, Núbia Cavalcante (PRB), ainda não informou sua posição, o prefeito afastado do município de Ibaretama, Edson Moraes (PSB), cogitou na noite da ultima quinta-feira sua pré-candidatura, já o ex-prefeito, Manoel Moraes Lopes, tem intenção de lançar sua filha e ex-secretária de Saúde, Erica Moraes (PC do B) para concorrer na majoritária, sem acordo os caciques tentam negociar acordos que garantam a cabeça de chapa, obrigando as outras correntes a aderirem à chapa mais forte.

O Partido dos Trabalhadores (PT) tem como meta lançar a sindicalista Graça Costa, durante alguns meses o partido se reuniu para construir a pré-candidatura da sindicalista, agora o partido está focado na busca de alianças para fortalecer sua pré-candidatura.

A principal pré-candidata de oposição, Elíria Queiroz (PSD), informou já ter definido a chapa majoritária que concorrerá este ano, um bloco de partidos de oposição devem coligar a fim de fortalecer a pré-candidatura de Elíria Queiroz que tem como vice já definido o vereador Joverlane Neles (PSDB), os partidos PR, PTB e PTN já sinalizaram apoio à candidatura.

Outra candidatura cogitada é do dentista Leonardo Mota (PMDB), o partido tenta negociar os apoios necessários para garantir e fortalecer a pré-candidatura.

Até momento as negociações permanecem agitando os bastidores da política no município, com isso os principais interessados, eleitores, continuam esperando o resultado final das rodadas constantes de negociações políticas.
O prazo para realização das convenções municipais termina no dia 30 de junho e até lá as rodadas de negociações permanecem ativas, até o fechamento dessa matéria foram confirmadas para o dia 30 as convenções do PT, PSD, PSDB, PTN, PT do B, PTB e PR, esses partidos já protocolaram seus editais no Cartório Eleitoral da 6ª Zona em Quixadá.

Até o fechamento desta matéria as outras siglas citadas nesta reportagem não informaram as datas de suas convenções.


Postada;Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Quixadá - Violência assusta população de Quixadá


Não há uma policia de inteligência que organize uma estruturação de combate ao crime organizado. 
 
Alguma coisa está errada no setor de segurança publica na cidade de Quixadá, um crime atrás do outro, já virou rotina nos noticiários da imprensa a onda de violência em alguns bairros da cidade. Crimes e atentados contra a vida de pessoas acontecem
a luz do dia sem que as autoridades controlem o alto índice de criminalidade existente do município.

São assaltos, furtos, homicídios que são comuns em quase todos os bairros da cidade, não há uma fiscalização que possibilite combater com eficiência as inúmeras ocorrências registradas de violência no município. Nesses últimos dias ultrapassou a barreira do razoável, a policia não está aparelhada para combater o crime como a população gostaria, mesmo com o forte aparato do ronda do quarteirão, os crimes continuam acontecendo e em sua maioria ligados ao trafico de drogas, queima de arquivo, vingança e acerto de dividas com agiotas.

Não há na cidade de Quixadá uma policia de inteligência que organize uma estruturação de combate ao crime organizado, mesmo com o esforço das policias militar e civil os números de crimes na região estão acima da maioria das cidades do interior do Ceará.

Causa estranheza na população o alto índice de pessoas armadas que frequentam diferentes ambientes sociais, andar armado em Quixadá parece coisa rotineira para algumas pessoas, não há blitzs constantes para o desarmamento, o que, de certa forma deixa transgressores a vontade para andar armado sem temer a fiscalização do estado.

Por fim, é preciso maior participação do estado no setor de Inteligência na cidade, existem quadrilhas especializadas travestidas de cidadãos do bem e é de conhecimento popular e da própria policia, mas acautelada pela falta de provas de crimes cometidos na região e em outras regiões do estado e fora dele.


Postada;Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Quixadá - Quixadá recebe Caravana Cearense Contra o Trabalho Infantil


Participam da Caravana, representantes dos órgãos municipais e estaduais dos municípios sob a circunscrição da 12ª. 

A caravana que teve como tema a prevenção e eliminação do trabalho infantil saiu da Praça José de Barros e percorreu diversas ruas do centro de Quixadá e logo após se dirigiu ao Balneário Cedro Clube, onde foi realizada solenidade sobre a problemática.
O município
de Quixadá recebeu na última sexta-feira, 15, a Caravana Cearense Contra o Trabalho Infantil, uma ação conjunta do Ministério Público do Trabalho e instituições públicas estaduais e municipais, com o propósito de fortalecer ações locais para a prevenção e eliminação do Trabalho Infantil nos Estados do Nordeste.

Numa ação coordenada pelos Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, com o apoio técnico do Fórum Nacional Financeiro da Fundação Telefônica, a Caravana constitui-se de uma série de eventos, com atividades de sensibilização e mobilização da sociedade civil e compromissos dos poderes  executivo, legislativo e judiciário com o fortalecimento das políticas de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, em especial a erradicação do trabalho infantil.

Participam da Caravana, representantes dos órgãos municipais e estaduais dos municípios sob a circunscrição da 12ª Crede: Banabuiú, Boa Viagem, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Quixadá e Quixeramobim. Na ocasião, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará reafirmará o compromisso com a promoção de políticas de proteção às crianças e aos adolescentes na rede estadual.

Na solenidade no Balneário, foi composta uma mesa com diversas autoridades e representantes de instituições de ensino, saúde e assistência social. “O trabalho infantil é um grande problema de nossa sociedade, e temos que visualizá-lo da forma mais séria possível” afirmou o promotor de justiça e representante do Ministério Público do Trabalho, Antônio Oliveira. “Podem contar com todo o apoio possível da Prefeitura Municipal de Quixadá nessa luta de objetivo tão nobre” disse o chefe de gabinete da prefeitura, Dário Queiroz. Logo após os pronunciamentos, houve a composição da mesa com crianças de diversas localidades, e a exposição de painéis temáticos.



Postada;Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Policia - Prefeito de Chorozinho é sequestrado e solto em Irauçuba


O prefeito da cidade de Chorozinho, Airton Lima, sumiu e reaparecu sem o carro 24 horas depois, em outro município. Ele foi feito refém de um bando que depois de horas levou apenas o seu veículo, de acordo com a Polícia. O gestor municipal foi encontrado em Irauçuba, distante 150 km de Fortaleza, na tarde deste sábado (16).

Airton Lima foi visto a última vez por volta das 14 horas desta sexta-feira (15), disse o delegado Rommel Kerth, titular da Divisão de Anti-Sequestro (DAS) que vai apurar o caso. O prefeito fez contato com a família durante a madrugada, segundo o policial. “Ele ligou avisando que estava tudo bem e que iria aparecer logo”, revelou.
 
Kerth afirmou que as características do caso apuradas preliminarmente não condizem com um sequestro. Isso porque, segundo o delegado, não houve contato com os parentes da vítima por parte do grupo que o raptou e levou o carro. “Não pediram nenhum valor para a família”, informou. A quantidade de integrantes do bando não foi informada.
 
Airton Lima apareceu na cidade de Irauçuba, Região Norte, na tarde deste sábado. Ele está fisicamente bem, segundo afirmações do titular da Anti-Sequestro. Lima foi para a residência de um conhecido que mora no município de seu paradeiro. Ele comparecerá na sede da DAS para prestar depoimento, disse Rommel Kerth.




Postada;Gomes Silveira
Fonte:Força Tática

Quixadá - “Ronda Tático Integrado” nos bairros de Quixadá



 
Mais uma Operação Ronda Tático Integrado, foi realizada com Policiais do Ronda do Quarteirão de Quixadá, em parceria com a Delegacia Regional de Policia Civil e Departamento Municipal de Transito de Quixadá.
A Operação Ronda Tático Integrado iniciou as 18hs da sexta-feira (15/06), até as 01hs do sábado 16/06, onde diversos veículos foram abordados, apreendidos, multados, bem como a realização de buscas de armas e entorpecentes, em toda a extensão urbana do município.
A Operação Ronda Tático Integrado ocorreu nos mais de 22 bairros de Quixadá, principalmente churrascarias, bares e avenidas da cidade. A população elogiou a iniciativa da Operação Comandada pelo capitão Antônio George Vidal, supervisor do XVIII Núcleo de Policiamento Comunitário e o Delegado Regional de Policia Civil Dr. George





Assessoria de Comunicação do Ronda de Quixadá
Cilasoliv1@hotmail.com


Postada;Gomes Silveira
Fonte:Rede Central de Noticias

Trunfo - Além do apoio da máquina, PSB aparece como oposição


 
Candidatos da máquina aparecem em situações bem diferentes. Enquanto o do PT pode assumir serviços diretos à população, o do PSB é oposição
Cid Gomes e Luizianne Lins terão que disputar entre sí os trunfos que as máquinas públicas podem proporcionar a seis candidatos nas eleições deste ano
No que depender da avaliação da população quanto
à atual administração de Fortaleza, o cenário não deverá ser tão favorável ao candidato da prefeita Luizianne Lins (PT). Mesmo levando consigo o aparato da Prefeitura da Capital, o ex-secretário de Educação, Elmano de Freitas, terá de reverter a desgastada imagem da gestão petista em Fortaleza, que esse ano, terá o seu julgamento nas urnas.

Em menor proporção, segundo especialistas, o candidato do governador Cid Gomes, que ainda será definido pelo PSB, também terá desvantagens na corrida pela Prefeitura da Capital. Entretanto, contará com o apoio da máquina do governo estadual.

Para a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Rejane Vasconcelos, a situação da prefeita na campanha é “complicada”, já que ela está terminando o mandato e deixou de realizar várias obras prometidas nos dois pleitos anteriores.

“Como muita coisa não foi feita, fica difícil para ela prometer que, agora, o seu candidato vai fazer”, destaca. Contra o governador, pesam episódios de desgaste da sua gestão em Fortaleza, como a greve dos professores, em 2011, e da Polícia Militar, no início deste ano.

Serviços diretos
Publicitário de campanhas eleitorais, Ricardo Alcântara pondera que, apesar de o governo de Luizianne alcançar altos índices de reprovação, a máquina pública municipal ainda é a instância que mais oferece serviços diretos à população. Isso, continua Alcântara, pode trazer grandes benefícios ao candidato da prefeita, se o eleitor estabelecer relação entre a prestação dos serviços com a imagem de Freitas.

Além disso, conforme explica o publicitário, outra vantagem é que a máquina municipal do governo petista construiu uma ampla rede de apoios locais, em especial por meio do relacionamento pragmático com a Câmara de Vereadores e com lideranças com forte influência nas comunidades. “O PT é um partido que sempre teve uma grande representatividade nos movimentos sociais. Então, comparativamente, eu diria que a candidatura do PT estaria melhor instrumentalizada para fazer uso dos recursos diretos da máquina do que o Governo do Estado”, compara Alcântara.

Porém, uma outra maneira como a máquina intervém no processo eleitoral, que não apenas através dos serviços prestados pela Prefeitura e sobretudo pela capacidade de captar recursos para a campanha, coloca o governador em situação mais favorável do que a prefeita. “Nesse sentido, como o governador pode utilizar os recursos para cooptar lideranças locais, vai disputar igualmente nesse campo de força. Aliás, o candidato do PSB tem uma grande vantagem, porque ele tem o bônus de ter a máquina estadual e não tem o ônus de ser gestão municipal desgastada. O candidato do PSB vem como um candidato de oposição e com grana”, diz. (Ranne Almeida)

Frases

Eu diria que a candidatura do PT estaria melhor instrumentalizada para fazer uso dos recursos diretos da máquina do que o Governo do Estado

Ricardo Alcântara, publicitário 



Postada;Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Desgaste - Proximidade com o poder não é garantia de sucesso na campanha


A lógica não muda muito. Gestão bem aprovada pode beneficiar o candidato da máquina. Já o contrário, pode significar um peso e desgaste de imagem
Elmano de Freitas, apesar do desgaste da gestão, até quando era secretário, participava com frequência de inaugurações
Em se tratando de campanhas eleitorais, ser candidato com apoio das máquinas públicas tem mesmo as suas delícias e dissabores. Ao mesmo tempo em que para o candidato da situação o aparato das gestões pode turbinar a sua candidatura, os opositores têm de correr atrás do prejuízo a fim de minimizar as desvantagens.

A principal questão levantada por especialistas ouvidos pelo O POVO em relação aos ônus e bônus que o apoio da máquina administrativa pode trazer a um candidato, gira em torno da avaliação da atual administração por parte da população. “Se a gestão estiver bem avaliada, é muito bom ter o apoio da máquina, mas, caso contrário, a situação muda”, explica o professor da Universidade de Brasília (UnB) e cientista político, Leonardo Barreto.

Ele atenta para a definição do que chamam de apoio das máquinas públicas em campanhas eleitorais. “Não é que a pessoa vá saquear o cofre da administração e colocar o dinheiro na campanha. A questão é que o candidato que fez parte da administração, participou de inauguração de obras, teve a oportunidade de visitar beneficiários de projetos e programa sociais, além de aproveitar a situação para dizer que esses benefícios continuarão se ele estiver à frente da administração”, detalha o cientista.

Câmara Municipal
Ademais, o apoio da máquina pública em uma campanha, conforme explica o professor, também passa pelo acesso a emendas na Câmara Municipal. “No caso de vereadores e lideranças, o sujeito pode dizer que é próximo do prefeito e que, por isso, pode dar a garantia de que algumas obras vão sair do papel. Ele passa a ideia de controle sobre recursos públicos, afinal, quem está no governo detém o direcionamento desse fluxo de demandas”.

Por outro lado, se a administração não vai muito bem, a situação já é outra. Caso os índices de desaprovação da gestão estejam altos, o “discurso da mudança” passa a ser uma ferramenta de poder utilizada pelos candidatos de oposição.
“Quem não pertence ao governo tem a possibilidade de fazer promessas sem muito constrangimento. Ele tem mais liberdade para criticar, para fazer cobranças daquilo que e a gestão não fez”, pontua Barreto.



Postada;Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Candidatos sem a máquina pública - O ônus e o bônus dos candidatos fora do poder


Mesmo com a dissolução da aliança, PT e PSB contam com a força da estrutura de poder das máquinas públicas

Ao contrário do que a conjuntura política indicava meses atrás, a eleição municipal de Fortaleza ganhou uma característica peculiar. As duas principais forças políticas do município, antes aliadas, e com o controle das máquinas públicas municipal e estadual - a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), e o governador Cid Gomes (PSB) - vão marchar separadamente no processo eleitoral sucessório desse ano.


É bem verdade, que se estivessem juntas, enfrentariam um ônus. A última pesquisa do Ibope Inteligência, realizada entre os dias 28 e 30 de abril, encomendada pelo diretório estadual do PSB, mostra que 48% da população avalia a atual administração municipal como ruim ou péssima. Ao mesmo tempo, 66% dos entrevistados desaprovam a forma como Luizianne vem administrando Fortaleza, enquanto que o mesmo percentual diz não confiar na prefeita.

Somado a isso, a pesquisa aponta que quase a metade dos fortalezenses deseja que o próximo prefeito da Capital mude radicalmente a forma como a cidade vem sendo governada. Ademais, os entrevistados também pontuam, em sua maioria, que não querem que o governador seja aliado da prefeita nessas eleições.

Diante disso, temos duas lideranças que vão para a eleição com um ônus muito pesado, que é a rejeição da união de suas forças. É tanto que a indicação da pesquisa foi um dos fatores que levou o PSB, chefiado por Cid no Estado, a anunciar candidatura própria para a Prefeitura da Capital. A candidatura, todavia, não é garantia de que essa força política do Estado obterá sucesso na disputa, já que a pesquisa também aponta, na Capital, rejeição ao modo de governar adotado pelo governador.

Mas, mesmo com essas aparentes dificuldades, não se pode ignorar o poder que as duas lideranças têm por estarem com as máquinas públicas em suas mãos. Essa é uma primazia que pode fazer o diferencial para eles na campanha e que pode colocar em desvantagem os candidatos que não sairão com o apoio das máquinas municipal e estadual.

Diante desse quadro, O POVO tenta discutir nas próximas páginas quais os ônus e os bônus que os candidatos que não sairão com esse apoio terão durante o processo eleitoral em Fortaleza. No atual cenário político, o controle da máquina poderá assumir dois pesos e duas medidas. Como veremos a seguir, a quebra da aliança tanto pode facilitar, como ampliar a dificuldade dos que estão desgarrados das gestões públicas. Mesmo porque, alguns desses candidatos, por mais que estejam hoje alheios as possíveis benesses dessa estrutura de poder, já fizeram parte desse seleto grupo.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Com as duas principais candidaturas à prefeitura rompidas, a força da máquina pública se divide entre o PT e o PSB. Para os opositores, quais os bônus e os ônus de disputar o pleito sem pertencer a essas máquinas?



Postada;Gomes Silveira
Fonte:O Povo

RELAÇÃO - Ciro diz que Luizianne "perdeu a calma"



Um dos maiores críticos da gestão da prefeita Luizianne Lins (PT), apontado por ela como pivô da ruptura entre o PT e o PSB de Fortaleza, o ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB) disse ontem, com ironia, que a petista “perdeu a calma” ao atacar setores do Governo do Estado – em especial, a segurança pública. As críticas de Luizianne foram feitas dois dias
após o PSB ter anunciado que terá candidato à prefeitura da Capital.

Ciro não revidou os ataques e disse que ainda há espaço no PSB para um entendimento com a sigla antes aliada, em nome da unidade nas eleições municipais deste ano. “Estamos conversando freneticamente”, afirmou, sem revelar os nomes dos interlocutores.

O governador Cid Gomes (PSB) disse que conversará com “todos os partidos” da base do governo – sem descartar o PT. Hoje é a vez do PCdoB, que flerta com o apoio de Cid ao senador Inácio Arruda, já lançado na disputa.

Questionado se os secretários petistas exonerados há alguns dias serão chamados para voltar ao Governo, Cid falou que a decisão será tomada após a convenção do PSB.



Postada;Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Exposição - Metrofor vira vitrine para pré-candidatos do PSB


Nenhum petista ligado à prefeita Luizianne compareceu à inauguração. A festa serviu para "apresentar" os nomes de Cid na disputa pela Prefeitura
Cid Gomes inaugura trecho da linha sul do metrô de Fortaleza ao lado de pré-candidatos do PSB
O evento de inauguração da primeira linha do Metrô de Fortaleza (Metrofor) se transformou em vitrine política para os três pré-candidatos do PSB à Prefeitura da Capital, que quase não desgrudaram do governador Cid Gomes (PSB) durante o percurso da Pacatuba à Parangaba, ontem.

Eles só se separaram na reta final: por “cuidados eleitorais”, Salmito Filho, Roberto Cláudio e Ferrúcio Feitosa não subiram ao palco da festa de inauguração da linha sul, embora a legislação ainda não impeça esse tipo de ato. Ao lado das dezenas de vereadores, deputados, senador e secretários presentes, nenhum petista ligado à prefeita Luizianne Lins (PT) foi visto.

Ainda pouco conhecidos pela maior parte do eleitorado, os três pré-candidatos aproveitaram a ocasião para posar para fotos, distribuir sorrisos e acenar para os futuros eleitores ao longo do passeio de metrô, sempre ao lado de Cid. O nome do governador, aliás, foi repetido à exaustão no palco onde tocava uma banda de forró, antes da chegada do grupo à estação da Parangaba.

A comitiva liderada pelo governador foi recebida com fogos de artifício. Parte dos discursos ganhou tom político. O senador Eunício Oliveira foi só elogios ao governador. “Não se encontra todo dia um gestor que consegue marcar dia e hora que vai entregar uma obra. A gente vai entrar aí em uma nova fase (a campanha eleitoral). Os que fizeram serão aplaudidos. Os que prometeram e mentiram, a população vai saber”, disse ele, sem especificar o alvo das críticas, em momento de racha entre o PSB e o PT de Luizianne.
 
Dinheiro para o Ceará
No palco, Cid – que não fez menção às eleições deste ano – disse que a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou, em reunião ontem em Brasília, um pacote de R$ 20 bilhões para investimentos nos estados. Segundo o governador, cerca de R$ 1 bilhão virá para o Ceará. Ele não especificou em que obras o dinheiro será aplicado.

Cid também relatou que Dilma vai aumentar de 3% para 5% o percentual do orçamento dos estados permitido para a realização de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Segundo ele, é possível que a linha leste do Metrofor seja feita neste modelo.
 
O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Ainda pouco conhecidos pela maior parte do eleitorado, pré-candidatos do PSB à Prefeitura de Fortaleza encontraram na inauguração do metrô uma maneira de desfilar ao lado do governador Cid Gomes

Saiba mais

Ao fim do evento, os pré-candidatos do PSB Roberto Cláudio e Ferrúcio Feitosa – que foi anunciado pelo cerimonialista como “Ferrâncio” Feitosa – partiram para o abraço à população. Alguns dos que os cumprimentaram disseram ao O POVO que não sabiam de quem se tratavam.
 
Cláudio foi o único dos três pré-candidatos a ter apresentação especial ao ser mencionado. Cid o apresentou como “jovem talento da política cearense”.
 
Cid estava à vontade no palco e até contou piada. Quando o assunto ficou sério, ele começou um discurso sobre gratidão.




Postada;Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Politica - Cid tenta atrair PCdoB de Inácio para o bloco PSB-PMDB. Mas a conversa ainda é preliminar


O governador Cid Gomes (PSB) conversou, neste sábado, na Residência Oficial, com o pré-candidato a prefeito de Fortaleza, senador Inácio Arruda, e o presidente regional do PCdoB, Patinhas. No encontro, participou o presidente regional do PMDB, senador Eunício Oliveira. O objetivo é tentar atrair o PCdoB para a chapa com PSB e PMDB.


A conversa, segundo Cid, não foi decisiva e deverão ocorrer novos encontros até o dia 23, data da convenção dos socialistas. Essa convenção será feita conjuntamente com o PMDB. O PSB decidiu que vai ter candidato próprio e que tem três pré-candidatos: Roberto Cláudio, presidente da Assembleia; Ferrucio Feitosa, ex-secretário especial da Copa; e o vereador Salmito Filho.

Já o PCdoB orientou, nacionalmente, que o partido deveria ter candidato próprio em Fortaleza. Inácio Arruda continua batendo nessa tecla, assim como a cúpula estadual. O problema é o tempo da propaganda gratuita. O PCdoB precisaria contar com novos aliados para garantir maior presença no rádio e na tevê.

Não se cogitou se o PCdoB poderia indicar o vice no bloco do PSB e PMDB. Inácio Arruda vem liderando pesquisas como a do Ibope na preferência do eleitorado da Capital. Há quem defenda no PCdoB que o PSB e o PMDB apoiem o comunista, tese considerada hipótese descartada.



Postada;Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Politica - Filho de Barros Pinho contra esquema de Lúcio Alcântara em São Gonçalo do Amarante

 
Nada de só Fortaleza na lista de prioridades do PSB em se tratando de eleições municipais. O ex-governador Ciro Gomes, na condição de coordenador-geral da campanha socialista no Estado,  incluiu São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza (berço de grandes investimentos.


Ali, empresário Cláudio Pinho é o pré-candidato. Ele tinha como pai o ex-deputado estadual, o poeta Barros Pinho.

O principal adversário deverá ser Silva Neto, ex-deputado estadual que conta com o apoio do grupo da deputada estadual Bethrose.

O que Ciro quer mesmo é derrotar o esquema político do ex-governador Lúcio Alcântara numa cidade que será base de projetos importantes e de infraestrutura como a siderúrgica.


Postada;Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Policia - Irmã de Ângela Bismarchi será enterrada neste domingo


O corpo da policial federal Angelina Filgueiras será enterrado às 13h deste domingo (17) no Cemitério de Inhaúma, no subúrbio do Rio de Janeiro. Ela morreu na noite de sexta-feira (15), após uma briga com o ex-marido Márcio Luiz Dias Fonseca, que invadiu sua casa em Niterói, Região Metropolitana. O ex-marido também morreu, atingido por tiros disparados pelo namorado de Angelina, Jolmar Wagner Wagner Alves Milato.


Angelina era irmã da modelo Ângela Bismarchi. O corpo da policial começou a ser velado às 16h30 de sábado (16) no Cemitério de Inhaúna.
O delegado Gabriel Ferrando de Almeida, titular da 81ª DP (Itaipu), na Região Oceânica de Niterói, afirmou que, segundo o depoimento de Jolmar, namorado de Angelina, Márcio havia invadido a casa dela, armado. Houve uma briga entre os três e ela, que é policial federal, acabou conseguindo desarmar o ex-marido.

Filha adotiva presenciou a invasão
A filha adotiva de Angelina Filgueiras disse, em depoimento à polícia, que presenciou a hora em que Márcio invadiu a casa onde elas moravam, com uma arma em punho. Márcio entrou na casa utilizando uma escada para chegar ao segundo andar e pulando a janela do quarto onde estava a menina.
Após a invasão, na noite de sexta-feira (15), a adolescente correu e se trancou no banheiro. Ela contou que ouviu os tiros, que terminaram com a morte de Angelina e Márcio. As informações são do delegado Gabriel Ferrando de Almeida.
De acordo com o delegado, Márcio teria parado o carro afastado da casa de Angelina, o que reforça a tese de um crime premeditado. “Foi uma ação premeditada, fria e cruel”, afirmou Ferrando.
“A jovem está muito abalada. Ela ficou em estado de choque”, acrescentou o delegado. “Ela presenciou o começo da luta corporal, mas depois ficou escondida, trancada no banheiro e não viu os tiros: só ouviu”, complementou Ferrando.
 
Delegado que investiga o caso da morte de Angelina Filgueiras (Foto: Bernardo Tabak/G1) 
Delegado que investiga o caso da morte de
Angelina Filgueiras
Delegado já ouviu namorado de vítima
O delegado afirmou também que, segundo o depoimento de Jolmar, namorado de Angelina, Márcio havia invadido a casa dela, armado. Houve uma briga entre os três e ela, que é policial federal, acabou conseguindo desarmar o ex-marido. Segundo o delegado, Jolmar será indiciado por homicídio doloso.

“De acordo com o depoimento do namorado dela, Angelina teria disparado conscientemente contra o próprio peito”, afirmou o delegado. Segundo Almeida, familiares de Angelina relataram informalmente que ela teria um histórico de outras tentativas de homicídio.
 
 “Ela estaria, psicologicamente, muito debilitada, devido às ameaças que viria sofrendo do ex-marido, que dizia que mataria ela e o namorado”, complementou o delegado. Após Angelina ter supostamente disparado contra si própria, Jolmar teria conseguido pegar a arma e deu três tiros em Márcio, que morreu na hora. Angelina chegou a ser levada para o hospital, mas já chegou morta.





Postada;Gomes Silveira
Fonte:G1