v

terça-feira, 15 de maio de 2012

Entretenimento - Impossibilitada de trabalhar, atriz da Globo vende acervo para se manter






19:51:12









Ela fez história ao protagonizar, na década de 60, o primeiro nu frontal do cinema brasileiro no filme Os Cafajestes, além de atuar em grandes produções como em O Pagador de Promessas, ganhador da Palma de Ouro de Cannes em 1963 e indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, e em novelas e seriados.
 
Porém, tanta glória no passado não contribuiu para que Norma Bengell evitasse uma crise financeira. Aos 77 anos, a atriz foi obrigada a colocar à venda seu acervo pessoal, que conta com filmes, CDs e, segundo ela, documentos importantes da sua história.

 

Em entrevista, Norma relatou seu drama. Forçada a parar de trabalhar há dois anos devido a uma queda, que resultou em uma lesão na coluna, a atriz afirma que se manteve nesse período com a ajuda de amigos. "Fraturei a coluna e não consigo mais andar. Por isso, decidi vender tudo que tenho para ficar tranquila. É a única solução", lamenta.
 
Amigo de Norma, o ator baiano Binho Gomes da Silva ficou encarregado de conseguir um comprador para o acervo. Segundo ele, o material está avaliado em R$ 200 mil. O último trabalho da atriz na TV foi no seriadoToma Lá da Cá, da Globo, em 2009.
 
"Não é por falta de convites para trabalhos que estou em dívidas, é simplesmente porque estou impossibilitada mesmo. Faço sessões de fisioterapia, fico na cadeira de rodas e preciso de apoio para andar", explicou.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Miséria

Fortaleza - Volante Lucas encabeça lista de dispensas do Fortaleza




A diretoria do tricolor não confirma, mas o clube deve acertar nos próximos dias a rescisão de alguns atletas da equipe. A maioria são jogadores que pouco têm sido utilizados pelo técnico Nedo Xavier.
A exceção seria o volante Lucas, titular por boa parte do Estadual e que sempre vem entrando nos jogos do Fortaleza.
Os outros que estão bem próximos de deixar o Pici são o zagueiro Cris, o lateral Raul, o meia Marquinho e o atacante Rômulo. Com a chegada do lateral-esquerdo Marinho Donizete, Kauê ou Guto também podem deixar o clube.
Como os atletas que atuaram na final de domingo passado retornam sexta-feira (18), assim como Nedo Xavier, o clube deve agilizar a rescisão desses jogadores até quinta-feira.

Queda de rendimento
A principal queixa de Nedo Xavier em relação ao volante Lucas seria sua queda de rendimento, inclusive tendo falhado em lances que resultaram em gols sofridos. O rendimento do atleta também nos treinamentos não estaria agradando ao comandante.
Reforços
O clube está bem próximo de acertar a contratação do meia Carlos Magno, de 26 anos. O atleta tem passagens por Vitória/BA e Criciúma/SC, tendo trabalhado com Nedo Xavier no Boa Esporte/MG.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Cid discute novos financiamentos com Banco de Desenvolvimento da América Latina



O governador Cid Gomes (PSB) recebeu nesta terça-feira, no Palácio da Abolição, o representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Moira Paz. Com ele, Cid tratou de propostas de financiamentos para investimentos em infraestrutura turística no Estado.
De acordo com a assessoria de imprensa do Palácio, entre os projetos a serem financiados estão a duplicação de estradas, construção de aeroportos e obras de saneamento básico.

Os secretários Mauro Filho (Fazenda) e Bismark Maia (Turismo) participaram do encontro.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Policia - Tentativa de chacina deixa um morto e três feridos



Cinco homens armados de pistolas e revólveres invadiram uma casa onde estavam as vítimas

Uma tentativa de chacina resultou na morte de um jovem  de 19 anos  e três menores de idade feridos na comunidade Riacho Doce, no bairro Jardim União II, em Fortaleza.  Cinco homens armados de pistolas e revólveres invadiram uma casa, localizada na Rua Arabé, por volta do meio-dia, onde estavam as vítimas.
 
José Dougas Silva Lima, 19, foi atingido por 13 tiros disparados de duas armas: uma pistola .40 e um revólver calibre 38. O rapaz teve morte imediata.  Os  outros três, todos menores de idade, também foram alvo da ação - Carlos Alexandre Ferreira Lima,  Antônio Luciano Messias Martins e Eduardo  de Sousa Brás Neto.  Eles foram socorridos por duas ambulâncias do Samu para o IJF Centro.  Dois dos menores deram entrada no hospital em estado gravíssimo.
 
A Polícia acredita que a tentativa de chacina tenha relação com a disputa de territórios para o tráfico de drogas, uma vez que tanto as vítimas quanto os autores dos disparos fazem parte de facções criminosas que agem na região.
 
Na segunda-feira (14), havia sido preso  Carlos Antônio Ferreira Lima, 19. Ele estava armado de revólver, é irmão de Carlos Alexandre. A Polícia também recebeu a informação de que na casa onde os jovens estavam havia armas de grosso calibre escondidas. No entanto, nada foi encontrado no local, após a chacina. O caso será apurado pela Divisão de Homicídios.
 




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Cnews

Politica - PT de Fortaleza discute programa de governo



O PT de Fortaleza promoverá, nesta quarta-feira, a partir das 18 horas, em sua sede, reunião para discutir a construção do programa de governo para as eleições deste ano. A reunião  terá a coordenação dos professores Auto Filho, Osmar de Sá Ponte e Alfredo Pessoa, este último secretário municipal do Plaejamento.
Vai contar com a participação da militância dos setoriais do PT.
Segundo o presidente do PT municipal, Raimundo Ângelo, o programa será discutido com a militância, mas “será construído em conjunto com todos os partidos que vão compor a aliança”, acentua o petista.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Policia - Jovem grávida de cinco meses morre após ser arrastada 30 metros por carro em Goiânia



Lorena Barbosa Marinho, 21 anos, grávida de cinco meses, morreu, no final da tarde de domingo (13), depois de ser arrastada por um carro por cerca de 30 metros. O acidente ocorreu no setor Maria Luzia, região leste de Goiânia.
Segundo a Delegacia Especializada em Investigações de Crimes de Trânsito (DICT), a motocicleta conduzida por Lorena foi atingida, por volta das 17h, na rua Equador, por um veículo que seguia em alta velocidade.

O motorista fugiu sem prestar socorro às vítimas. De acordo com a Polícia Civil, outra pessoa teria sido atropelada, minutos antes, pelo mesmo veículo. Para fugir do primeiro acidente, o condutor acelerou o carro, provocando a segunda colisão, que terminou na morte da jovem.


O irmão da vítima, Lucas Gabriel Barbosa Marinho, 10, e a amiga Andiele, 14, que também estavam na moto, caíram após a colisão. A jovem trabalhava como manicure e levava o irmão e a amiga ao terminal de ônibus do Novo Mundo.

Socorridos por uma equipe do Corpo de Bombeiros e sem correrem risco de morte, Lucas Gabriel e a amiga, Andiele, foram levados ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), com fraturas e escoriações.

Segundo a Polícia Militar, o carro foi deixado no local, e o condutor fugiu com a ajuda de outras pessoas. O Corpo de Bombeiros, que atendeu à ocorrência, informou que Lorena morreu devido aos vários traumatismos causados pela batida.

A apresentação do motorista, identificado por moradores do local como Tony Santos da Silva, pode ocorrer a qualquer momento pela polícia.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:BOL

Bomba - Ao vivo, Datena fala em pressão e ameaça se demitir da Band



Em seu programa matinal na rádio Bandeirantes (90,9 FM) desta terça-feira, o apresentador José Luiz Datena ameaçou "pegar o boné" (se demitir) da Band, e que os ouvintes deveriam saber que, se ele sair do ar, "já sabem o motivo". O motivo, no caso, seria uma suposta pressão do prefeito Gilberto Kassab a Datena e à Band, por causa das denúncias que ele vem repercutindo em seu programa.


Datena se referia ao caso revelado ontem pela Folha, sobre o ex-diretor da Prefeitura de São Paulo e ex-assessor de Kassab, Hussain Aref Saab, que teria acumulado cerca de R$ 50 milhões em imóveis durante a última década. Aref era chefe do Departamento de Aprovação de Obras, responsável pela liberação de construções e reformas de imóveis em São Paulo.

"Isso é coisa de crime organizado, de máfia. O cara (Aref) tem quase 70 anos de idade, acha que ele ia fazer sozinho? O que eu fico indignado é esse prefeito achar que é uma coisa pessoal (quando a gente faz) denúncias contra ele (sua administração)", declarou Datena.


O apresentador ainda chamou Kassab de "ingrato" e disse ter sido um dos responsáveis por sua carreira política.

"Se tem alguém que defendeu esse prefeito, que ajudou a colocar esse cara no gibi, fui eu", afirmou o apresentador. "Sempre defendi o Kassab, sempre o colocava no 'Brasil Urgente', quando ele era combativo, enfrentava enchentes...", continuou.

"Esse cara é um ingrato, acima de tudo. Fiz (ajudei) porque achava que era um baita de um prefeito. Quando o cara esqueceu de ser bom político, e começou a querer fundar partido, e esquecer a cidade, eu sentei o cacete mesmo. Eu tinha compromisso com o bom prefeito que ele era. Deixou de ser, porrada nele."

Procurada, a assessoria de Kassab não quis comentar.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:BOL

Atriz com esclerose múltipla - Com esclerose múltipla, Cláudia Rodrigues diz que encontra força para lutar na mãe e na filha


Cláudia Rodrigues posa para a "Contigo!" com a filha Iza e a mãe Regina no Jardim Botânico
Na batalha diária contra os efeitos da esclerose múltipla, doença da qual é portadora há 12 anos, a atriz Cláudia Rodrigues, de 40 anos, afirma que suas principais aliadas nessa luta são a filha Iza, de 10, fruto de seu relacionamento de quatro anos com o videomaker Brent Hieatt, 46, e sua mãe, dona Regina, 69. ''Ela é muito parceira'', afirma a atriz, referindo-se à filha, durante entrevista à revista “Contigo!” desta semana.

A atriz, que voltou à ativa no “Zorra Total”, na pele de Ofélia, diz que é com a filha que passa a maior parte de seu tempo, na cobertura onde moram, na Gávea, zona sul carioca. As duas gostam de montar quebracabeças de mais de mil peças e de assistir à TV juntas. Dona Regina conta que reza todos os dias pela filha, que, para ela, “é uma guerreira”. Cláudia retribui o carinho. ''Ela e a Iza são meus anjos da guarda'', declara.


Na entrevista, Cláudia revela ainda que começou a fazer terapia, mas não gostou. “Gosto é de representar. Essa é minha terapia. E a Ofélia agora contracena com a cunhada, Fernandinha (Kátia Moraes), irmã do Fernandinho (Lucio Mauro). Agradeço muito ao Maurício Sherman (diretor), por me chamar para trabalhar no programa de novo. Ele é outro anjo na minha vida", elogia.

A humorista também relembra o papel mais marcante de sua carreira, a Marinete de “A Diarista”. ''Não tenho medo de ser esquecida. O povo gosta de mim'', orgulha-se a atriz. Andando devagar, ela desmente que tenha passado um tempo numa cadeira de rodas. ''Nunca fiquei sem andar ou falar. Tive problemas de dicção, sim, mas fiquei boa com a fonoaudiologia'', conta.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:BOL

Escritor mexicano Carlos Fuentes morre aos 83 anos

O escritor Carlos Fuentes morreu nesta terça (15) aos 83 anos em um hospital na Cidade do México. A notícia foi confirmada pelo ministério da Cultura mexicano.

Nascido em 1928, Fuentes escreveu mais de 20 livros. Vencedor do Prêmio Cervantes em 1987 e do Príncipe de Astúrias em 1994, era considerado um dos escritores mexicanos de maior reconhecimento.

O autor de "A Morte de Artemio Cruz" e "A Região Mais Transparente" também era conhecido por seu olhar crítico sobre a sociedade mexicana contemporânea e a política neoconservadora do ex-presidente americano George W. Bush.


O presidente do México, Felipe Calderón, se pronunciou no Twitter: "Lamento profundamente a morte do nosso querido e admirado Carlos Fuentes, escritor mexicano e universal. Descanse em paz".



Postada:Gomes Silveira
Fonte:BOL

Copa 2014 - Obra do Castelão é a única dentro do prazo para Copa de 2014, diz Fifa



A obra de reforma e ampliação do estádio Castelão, em Fortaleza, é a única que está dentro do prazo para a Copa do Mundo de 2014, segundo relatório divulgado pela Fifa, publicado em matéria da edição desta terça-feira (15) do jornal Folha de São Paulo.
Para o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, a constatação é resultado do trabalho árduo dos 1.426 operários que trabalham diariamente na obra. “É muito bom ver o reconhecimento da entidade maior [Fifa]. Isso mostra a força de trabalho do povo cearense”, declara.
Para a Fifa, dos 12 estádios, há risco de atraso em cinco . A situação mais grave é com o “Arena das Dunas”, em Natal, apontado como de “alto risco” de não ficar pronto a tempo do Mundial. Segundo a Federação, burocracia e excesso de politização é o que mais atrapalha o andamento das obras.
No Estado, Ferruccio avalia que esses fatores não atrapalham. “A Lei 8.866/93 [Lei das licitações] precisa ser reavaliada e de alguns reajustes. No Ceará, não houve problemas, porque nós nos antecipameos para fazer com que tudo ocorresse dentro do prazo”.
Copa das Confederações
Para a Copa das Confederações de 2013, o relatório mostra que a situação é ainda mais crítica. A Fifa aponta atrasos em três das quatro sedes já anunciadas. O secretário especial da Copa acredita que isso pode fazer com que Fortaleza receba mais jogos da competição.
O relatório
O relatório da Fifa completo das obras dos 12 estádios para a Copa de 2014 possui 83 páginas e tem a data de 1º de maio. Ele avalia os estádios nas categorias: dentro do prazo (Fortaleza), risco baixo, risco médio, alto ricos e crítico.
As obras estão na 3ª etapa, com 68% do total já concluídas (Foto: Portal da Copa)

Andamento das obras
O último balanço das obras do Castelão aponta que 68% delas estão concluídas. “Das quatro etapas, já concluímos duas e estamos com 70% da terceira pronta”, afirma Ferruccio. Segundo ele, a previsão é de que no dia 30 de dezembro tudo esteja concluído, a tempo de receber jogos do Campeonato Cearense 2013.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

Brasil - Dilma é vaiada por prefeitos após falar sobre distribuição de royalties


A presidente Dilma Rousseff foi vaiada por prefeitos nesta terça-feira (15) ao comentar a distribuição de royalties do petróleo. Ela participou da abertura da 15ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília, que reuniu cerca de 3,5 mil prefeitos na capital.
Ao final do seu discurso, alguns prefeitos pediram da plateia que a presidente comentasse sobre a distribuição dos royalties do petróleo.
Ela respondeu: “Petróleo, vocês não vão gostar do que eu vou dizer. Não acreditem que vocês conseguirão resolver a distribuição de hoje para trás. Lutem pela distribuição de hoje para frente”. Nesse momento, a presidente foi vaiada e encerrou o discurso.
Os royalties são tributos pagos pelas empresas aos estados de onde o petróleo é extraído, como o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. A nova proposta já aprovada pelo Senado prevê a diminuição do repasse aos estados produtores e um aumento para os que não produzem o óleo. O projeto está agora na Câmara, onde foi criado um grupo de trabalho para analisar a matéria.



saiba mais
Antes da fala de Dilma, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) – órgão que organiza a Marcha dos Prefeitos – , Paulo Ziulkosky, já havia defendido a distribuição igualitária das receitas do petróleo.
“A imprensa dizendo que os municípios produtores têm direito. Não tem município produtor, nem estado, o que tem é confrontante. O que aquele município fez para ter aquele petróleo? Ninguém está mexendo em contrato. Queremos honrar todos os contratos, o que estamos discutindo é a apropriação do produto do contrato”, declarou.
Enfrentamento federativo
Presidente Dilma Rousseff durante 15ª Marcha dos Prefeitos em Brasília nesta terça-feira (15) (Foto: Roberto Stuckert Filho/ Presidência) 
Paulo Ziulkosky fez um discurso duro diante da plateia lotada de prefeitos – mais de 2500 estavam presentes. Ele afirmou que o país precisa fazer um “enfrentamento federativo”. “Nossa federação está incompleta, ainda tem que ser construída. Precisamos ter um novo pacto”, afirmou.

 
 
Ziulkosky afirmou que cabe aos prefeitos sanar a “dívida social” que o país tem com sua população. “Essa dívida social cabe a nós basicamente. 75% das metas do milênio, para ser cumpridas, depende das prefeituras”. Apesar disso, declarou, os municípios estão "estrangulados”.

O presidente da CNM manifestou descontentamento com diversos pontos, como os restos a pagar, a criação de pisos salariais, a emenda 29 (que destina recursos à saúde), distribuição dos royalties do petróleo e a política de resíduos sólidos.

Ziulkosky afirmou que tem ocorrido uma “proliferação de pisos” salariais e reclamou em especial dos magistrados. “Nenhum prefeito é contra o piso, mas precisa ser um piso que possamos cumpri-lo”, disse.
'Gesto heroico'
O presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Joao Coser, lembrou que apenas 36% dos municípios tem aterro sanitário, em referência à política de resíduos sólidos que foi aprovada no ano passado. Ele reclamou que os municípios não têm recursos para acabar com os lixões.


"Sabemos que é importante acabar com os lixões no Brasil, mas a lei é aprovada aqui em Brasília e a conta fica com nossa responsabilidade”, afirmou. “Ser prefeito hoje é quase um gesto heroico”, concluiu Coser.

Dilma afirmou que seu governo pretende firmar “parceria respeitosa e produtiva com os estados e municípios” e lembrou que começou sua vida pública como secretária de Fazenda da cidade de Porto Alegre. “É impossível transformar o Brasil do ponto de vista social se nós não contarmos com os governadores e prefeitos”, disse.

A presidente afirmou que o Bolsa Família não poderia existir não fosse a ajuda das prefeituras, que realiza trabalho “exitoso” no cadastramento dos beneficiários do programa.

"Sabemos que tem várias coisas que o governo federal tem poder de fazer no plano federal, mas sabemos também que essas coisas são incompletas. Por exemplo, nós temos condições de termos uma política absolutamente igualitária para todo o Brasil [...] como o Bolsa Família. É igual para todos os municípios”, declarou a presidente.

Reforma tributária
Em seu discurso, Dilma Rousseff disse que o Brasil tem uma carga tributária “inadequada” e que há tributos inclusive sobre insumos considerados fundamentais para o desenvolvimento do país. “Eu não conheço países que tributam energia elétrica, nós tributamos. Tem varias formas de tributação nossas que são regressivas”, afirmou.


Dilma comparou a economia brasileira com a dos países desenvolvidos que passam por crise.

“Nós temos no Brasil um nível de receita. Essa crise que os países desenvolvidos estão passando pode levar uns 5, 6, 7 anos ou até 10. Ela acaba passando. Nesse período, nós temos muito o que fazer porque não temos as mesmas estrutura, nos não passamos pelos mesmos problemas deles”, afirmou.

A presidente disse ainda que o governo decidiu fazer uma reforma tributária de forma “específica” em vez de discutir se “a reforma sai ou não sai”. “Sabemos as resistências que há no Brasil para se fazer reforma tributária. Nós já tentamos duas vezes fazer uma reforma de maior fôlego, e nós resolvemos agora atuar, em vez de ficar discutindo se a reforma sai ou não sai."



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Avião de Hollande é atingido por raio quando ia a Berlim e volta a Paris


Presidente francês nada sofreu e seguiu viagem em outra aeronave.
Ele vai discutir rumo político e econômico da Europa com Angela Merkel.

O avião que levava o recém-empossado presidente da França, François Hollande, para Berlim, na Alemanha, teve de voltar a Paris nesta terça-feira (15) após ter sido atingido por um raio, segundo a presidência francesa.
Ninguém se feriu no acidente, e aparentemente a aeronave não foi danificada.

saiba mais
O avião foi atingido por um raio quatro minutos depois da decolagem do aeroporto de Villacoublay, nos arredores de Paris. O comandante decidiu retornar por cautela, para proceder com as verificações técnicas.
O socialista Hollande, que tomou posse mais cedo nesta terça, ia à Alemanha para se encontrar com a chanceler Angela Merkel e negociar questões econômicas.
Hollande seguiu viagem em outra aeronave, segundo o Palácio do Eliseu. Ele deve chegar ao compromisso oficial com atraso.
O socialista François Hollande discursa ao tomar posse do governo da França nesta terça-feira (15) em Paris (Foto: AP)O socialista François Hollande discursa ao tomar posse do governo da França nesta terça-feira (15) em Paris 
 
Clima tenso
Os dois chefes de estado devem discutir nesta terça as propostas das duas maiores potências da Eurozona para reativar a economia e responder ao caos político que ameaça a permanência da Grécia no bloco.

O socialista Hollande, que quer renegociar o pacto fiscal europeu para incluir políticas de crescimento, voltou a afirmar sua vontade de "abrir uma nova via na Europa".

"Temos que pesar os problemas que devemos enfrentar: uma dívida maciça, um crescimento débil, um desemprego elevado, uma competitividade fragilizada e uma Europa que sofre para sair da crise", disse Hollande, que levará essas questões no final da tarde à Merkel, grande impulsionadora dos programas de ajuste.

Segundo analistas, os dois dirigentes deverão buscar um compromisso, e o contexto exige entendimentos, uma vez que os ajustes não têm provocado as melhoras esperadas.

A própria Merkel, cujo partido CDU sofreu no domingo uma dura derrota nas eleições regionais, admitiu ser a favor do crescimento, com a condição de evitar novas espirais de endividamento.

O secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, deu "as boas vindas a este novo debate (sobre o crescimento) na Europa".

Segundo dados oficiais divulgados nesta terça-feira, na Eurozona, formada por 17 dos 27 países da União Europeia (UE), teve no primeiro trimestre de 2012 um crescimento nulo e evitou a recessão principalmente graças à resistência da economia alemã, que cresceu 0,5% com relação ao trimestre anterior e 1,7% em comparação com o mesmo período de 2011.

O PIB da Espanha teve uma queda trimestral de 0,3% e a França registrou um crescimento nulo.

No fundo da lista, está a Grécia, em recessão há cinco anos, que teve uma queda de 6,2% de seu PIB interanual e está imersa em uma grave crise após as eleições legislativas de 6 de maio, que deixaram em minoria os partidos tradicionais, partidários dos ajustes impostos pela União Europeia e pelo FMI em troca dos planos de resgate.

As últimas discussões para formar um governo de tecnocratas fracassaram e o país se encaminha para novas eleições, provavelmente em meados de junho.

O euro baixava com força após o anúncio do fracasso das negociações gregas, recuando para baixo dos 1,28 dólar pela primeira vez em quatro meses.

As bolsas europeias, que abriram em alta, passaram a recuar pela tarde.

A Grécia conseguiu, apesar de tudo, captar nesta terça-feira 1,3 bilhão de euros em emissões de bônus a três meses, apesar de ter que pagar juros em alta, que chegaram a 4,34%, frente a 4,20% na última emissão similar de 17 de abril.

A Eurozona também tem sofrido com a fragilidade de seu setor bancário. Na segunda-feira, a agência classificadora Moody's cortou a nota de 26 bancos italianos e dos quatro principais bancos espanhóis (Santander, BBVA, CaixaBank e Bankia, que se dirige para uma nacionalização parcial), anunciaram provisões extraordinárias por um total de 11,3 bilhões de euros.

O governo espanhol se comprometeu a acelerar uma avaliação independente do banco em menos de dois meses, para o que pediu a colaboração do Banco Central Europeu (BCE).

Merkel e Hollande também terão que acertar sua diferenças quanto ao papel do Banco Central Europeu (BCE) nas políticas de estímulo e sobre os prazos de retiro das tropas da Otan do Afeganistão.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Após tiroteio ouvido em casa na Flórida, família de 5 é achada morta



Carros policiais são vistos em frente à casa onde ocorreu o tiroteio em Port St. John nesta terça (15) (Foto: AP/Tim Shortt/Florida Today)

Corpos de Tanya Thomas e jovens de 12 a 17 anos foram achados no local.
Polícia diz que mulher de 33 anos se matou após disparar contra os 4 filhos.

Um tiroteio ocorrido no interior de uma casa situada em Port St. John, na costa leste da Flórida, deixou cinco pessoas mortas nesta terça-feira (15), informou o escritório do xerife do condado de Brevard.
saiba mais
Após serem alertados, soldados de uma equipe do corpo de elite Swat entraram na casa por volta das 7h locais (8h de Brasília). Policiais do condado de Brevard disseram que uma mulher chamada Tanya Thomas, de 33 anos, disparou contra seus quatro filhos, de idades entre 12 e 17 anos, logo antes de tirar a própria vida.

"A investigação está em andamento", informou em comunicado o xerife John Mellick. O oficial acrescentou que não foram detectadas outras ameaças para a comunidade.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Senador propõe que mulheres fiquem feias e sujas para evitar a Aids



A Aids é um dos grandes problemas do Zimbábue, país do Sul da África com altos índices da doença. Mas um senador decidiu "acabar" com o problema. Para Morgan Femai, a solução é bem simples: as mulheres devem tomar menos banhos, raspar os cabelos, vestir-se de forma miserável e se submeter à mutilação genital. Assim, garante o parlamentar, as mulheres não estarão atraente aos homens, o que levará a doença e estacionar nos seus atuais níveis, noticiou o site "New Zimbabwe". 
Mas Femai não é o único político a sugerir medidas "mirabolantes". Recentemente, a senadora Sithembile Mlotshwa defendeu que os cidadãos do país só tenham direito a uma relação sexual por mês e que seja administrada entre os homens uma droga que reduza a libido.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Sobral 24 Horas

Islamitas dizem que Lady Gaga é "satânica"




A polícia da Indonésia proibiu a apresentação da cantora Lady Gaga, prevista para 3 de junho em Jacarta, após as queixas dos islamitas, que chamaram a artista, conhecida pela defesa dos direitos dos homossexuais, de "satânica". "Não vamos dar a autorização para a apresentação de Lady Gaga em Jacarta", afirmou à France Presse o porta-voz da polícia nacional, Saud Usman Nasution.
 
"O show terá que ser cancelado", completou, antes de admitir a possibilidade da apresentação acontecer fora da capital. "Tudo dependerá da polícia da cidade onde eventualmente aconteça a apresentação", disse.
 
A polícia nacional seguiu a recomendação negativa da força policial de Jacarta, que recebeu uma reclamação do Conselho dos Ulemás, a maior instância religiosa islâmica na Indonésia.  "Suas roupas são muito sexy e eróticas", afirmou uma fonte policial da capital. A Frente dos Defensores do Islã (FPI), conhecida pelos ataques violentos contra bares e casas de massagem, prometeu na semana passada reunir 30 mil manifestantes em Jacarta para impedir que Lady Gaga manifestasse sua "fé satânica".
 
 A oposição a Lady Gaga, no entanto, não é unânime na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo, com 240 milhões de praticantes, em sua maioria de um islã moderado. Os 50 mil ingressos do show da americana foram vendidos.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Sobral 24 Horas

Polícia - Um jovem foi assassinado pelo próprio irmão


Um jovem foi assassinado pelo próprio irmão na manhã desta terça-feira (15), na rua São Bernardo, no bairro Álvaro Weyne. A vítima foi identificada como Juscelino Viana da Silva, de 27 anos.

De acordo com a polícia, o crime teria acontecido após uma discussão entre os irmãos. Testemunhas informaram que viram Juscelino correndo pela rua quando a sandália quebrou e ele caiu. Em seguida, Cícero José Ventura Viana da Silva, de 37 anos, efetuou vários golpes de faca na vítima.


A perícia constatou pelo menos 10 perfurações no corpo de Juscelino. A polícia não soube explicar o motivo do crime. De acordo com a mãe dos irmãos, Maria José Viana, os dois eram usuários de drogas.

Ela contou que a última vez que viu o filho foi na noite desta segunda-feira (14). Segundo Maria José, ele contou que estava indo para uma clínica de reabilitação, mas não disse onde ficava o local.

A polícia recebeu a informação do fato e foi até a casa do acusado. Moradores do bairro onde Cícero mora contaram que ele chegou a espalhar a informação que havia matado uma pessoa, mas não disse quem era. Ele foi preso e encaminhado ao 33° Distrito Policial, no bairro Goiabeiras .


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

Comportamento, Educação, Exemplo, Filhos, Pais e Filhos, Relacionamento - Criança vê, criança faz! -





O que decidimos ensinar aos nossos filhos vai além das palavras, os mais eficazes aprendizados se dão pelo exemplo. Tudo o que fazemos e dizemos tem sempre um olhar observador e um ouvido atento, por mais que nós não percebamos. Filhos são observadores sutis. Seus filhos podem não falar nada, mas certamente estarão tirando suas conclusões. Todas as experiências observadas ficam impressas na mente. Crenças, valores e exemplos apreendidos vão estar presentes no momento em que estiverem em situações semelhantes.Nós pais, somos os primeiros modelos de vida para nossos filhos e é através dele que as crianças procuram entender o mundo. É de onde vão tirando as suas conclusões do que é certo/errado, bom/ruim, o que podem ou não fazer. Não adianta nada você falar para seu filho que ele não pode mentir se ao tocar o telefone você diz: “Se for para mim diga que eu não estou.” Os exemplos falam mais do que as palavras. “As crianças fazem o que vêem fazer, não o que lhes dizem para fazerem”.


Um psicólogo chamado Alfred Bandura pesquisou um processo que ficou conhecido como “Aprendizado Social”. Ele separou dois grupos de crianças e as levou para uma sala repleta de brinquedos variados, entre eles um joão-teimoso. O primeiro grupo brincou à vontade com os brinquedos, inclusive com o joão-teimoso. O segundo grupo, antes de entrar na sala, assistiu a um vídeo em que uma criança começava a brincar com o joão-teimoso e levava uma bronca enorme de um adulto, que lhe dizia para não tocar no boneco. Depois de assistirem ao filme, as crianças foram conduzidas para a mesma sala de brinquedos do primeiro grupo. Bandura notou que as crianças brincaram à vontade com os brinquedos menos com o joão-teimoso, que ninguém tocou. Ou seja, ninguém lhes disse para não brincar com o boneco, mas viram o que aconteceu com a criança que se meteu a fazê-lo e acharam melhor procurar outro brinquedo.

Esta pesquisa é um bom referencial de que as crianças não aprendem só com a própria experiência, mas especialmente com a experiência de outros.
É de extrema e vital importância estarmos atentos aos ensinamentos que queremos passar para nossos filhos, pois as nossas crenças originais permanecem conosco e continuam a influenciar nosso modo de ser e pensar durante anos.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

Fortaleza - Farmácias populares de Fortaleza vão distribuir remédios para asma de graça



Medicamentos para asma serão distribuídos gratuitamente em farmácias populares de Fortaleza
Três medicamentos para asma vão ser distribuídos de graça em farmácias populares de Fortaleza, a partir de 4 de junho. O Ministério da Saúde irá incluir os remédios no programa Saúde Não Tem Preço, que já beneficia a população que tem hipertensão e diabetes em todo o país.  Atualmente, o município conta com três drogarias populares da rede própria (administradas e montadas pela Prefeitura) e mais de 100 conveniadas da rede privada.
De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), a asma atinge 10% da população cearense. Em Fortaleza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que cerca de 4.980 crianças com a doença estão cadastradas no Programa de Atendimento Crianças com Asma,
e já são assistidas pelos Postos de Saúde do Município, que distribuem medicamentos e bombinhas.
Dentre os medicamentos estão: brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. A população vai poder retirar os três remédios em dez apresentações. Confira:
Fonte: Ministério da Saúde
De acordo com o Ministério da Saúde, a asma está entre as principais causas de internação entre crianças de até 6 anos. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram em crianças nesta faixa etária. Além disso, aproximadamente 2,5 mil pessoas morrem, por ano, por causa da doença.
Segundo o ministério, a ação faz parte do programa Brasil Carinhoso. O projeto tem como objetivo retirar crianças entre 0 e 6 anos da miséria. Para alcançar a meta, o governo federal informou que vai ampliar o valor do Bolsa Família. Isso porque, para Dilma “somente é possível retirar uma criança da miséria se retirarmos toda sua família”. Além disso o governo pretende aumentar o número de creches no país e a distribuição de medicamentos para crianças.
Programa Farmácia Popular
Os medicamentos incluídos já fazem parte do programa Farmácia Popular, ou seja, são ofertados à população com até 90% de desconto nas unidades da rede própria e privada. Com a inclusão deles no Saúde Não Tem Preço, o valor estabelecido pelos laboratórios produtores será mantido, mas agora o governo vai assumir a parte que era paga pelo cidadão.
A asma
A asma é uma doença crônica, denominada como uma inflamação das vias aéreas. Dentre os sintomas mais comuns estão, sibilos (ruído, semelhante a um assobio agudo), dispnéia (falta de ar), aperto no peito e tosse, principalmente, à noite e cedo, pela manhã.
Saiba onde tem farmácia popular da rede pública em Fortaleza:
Farmácia Popular – Centro
Rua do Rosário, n° 283
(85) 3253.5111
Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; aos sábados, de 8h às 12h
Farmácia administrada pelo Ministério da Saúde
Farmácia Popular – Siqueira
Avenida General Osório de Paiva, n° 2955 – Terminal do Siqueira
(85) 3483.2681 – 3483.2675
Atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; aos sábados, das 8h às 12h
Farmácia Popular – Parangaba
Rua Eduardo Perdigão, n° 241, Boxe 14 – Terminal Parangaba
(85) 3105.3061
Atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; aos sábados, das 8h às 12h



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

Horizonte - Horizonte anuncia que goleiro Jefferson irá ‘pendurar as luvas’

Goleiro Jefferson ergue a Taça Padre Cícero de 2012 - Foto: site oficial do Horizonte
O Horizonte anunciou nesta terça-feira (15) em suas redes sociais que o goleiro Jefferson irá “pendurar as luvas”. O jogador não deve atuar pelo Galo do Tabuleiro na Série D do Campeonato Brasileiro 2012 e passará a trabalhar como gerente de futebol do clube. É possível que uma partida de despedida seja realizada.
Jefferson Carlos Carvalhal da Silva, 36 anos, é um dos jogadores mais experientes do atual cenário do futebol cearense. No currículo, atuou pelos principais clubes, como Ceará, Fortaleza, Ferroviário e Guarany de Sobral, além do Horizonte,
onde foi bicampeão da Taça Padre Cícero e da Taça Fares Lopes. Também tem passagens pelo Sport-PE, Treze-PB, CRB-AL, River-PI e Sampaio Corrêa-MA.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

CPI - Após decisão pró-Cachoeira, CPI deve ouvir procuradores



Surpreendidos com uma decisão liminar do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), cancelando o depoimento que o contraventor Carlinhos Cachoeira daria à CPI nesta terça-feira no Congresso Nacional, a comissão de inquérito deve focar os esforços nesta tarde nos depoimentos dos procuradores da República Daniel de Rezende Salgado e Léa Batista de Oliveira, responsáveis pelas investigações da Operação Monte Carlo. O cronograma de depoimentos foi alterado após o ministro ter invocado a súmula vinculante 14, que garante aos advogados do suspeito o acesso amplo aos elementos de prova para garantir o exercício do direito à plena defesa.


Depois a decisão da Suprema Corte favorável a Cachoeira, o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), lamentou o adiamento da oitiva do principal personagem das investigações. Cachoeira é responsável por comprometer, além do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), parlamentares de pelo menos seis siglas (PT, PSDB, PP, PTB, PPS e PCdoB) e dois governadores (o petista Agnelo Queiroz, do Distrito Federal, e o tucano Marconi Perillo, de Goiás).

“Cabe lamentar a decisão do Supremo e buscar alternativas que viabilizem a continuidade da investigação", disse Cunha. "Respeitamos a decisão do Supremo, mas discordamos, porque em nenhum momento houve cerceamento de defesa. Toda a nossa decisão foi no sentido de garantir que os advogados dos acusados tivessem acesso a todos os atos probatórios”.

Na avaliação do parlamentar, o fato de o depoimento do bicheiro ser feito depois das oitivas de diversos outros suspeitos não compromete os trabalhos da comissão de inquérito. “Podemos ouvir outras pessoas envolvidas com a organização criminosa até para municiar nosso interrogatório com Cachoeira”, afirmou Cunha. “Não haverá prejuízo para a investigação. Podemos ter mais informações. As quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico vão subsidiar ainda mais a comissão para fazer oitiva”.

Muitos integrantes da CPI, no entanto, discordam do relator. Para eles, colher depoimentos antes de ter a versão do contraventor municiaria, com dados inéditos, a defesa do empresário de jogos.

Após a manifestação do STF em prol de Carlinhos Cachoeira, o presidente da comissão de inquérito, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), evitou criticar o despacho do ministro Celso de Mello e disse que irá trabalhar para que o bicheiro seja convocado novamente pelo colegiado. “O ministro Celso é legalista ao extremo”, declarou o parlamentar. “Estávamos trabalhando com o fato de Cachoeira vir e usar suas garantias constitucionais de permanecer em silêncio. Agora, vamos reagendar a data de seu depoimento”.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Veja

CPI - Parlamentares votam convocação de Roberto Gurgel à CPI


Os parlamentares que integram a CPI do Cachoeira farão, nesta terça-feira, uma espécie de força-tarefa para votar em bloco todos os requerimentos de parlamentares que envolvam o Ministério Público. Serão analisados, portanto, os pedidos de convocação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e da mulher dele, a subprocuradora Cláudia Sampaio. A lista inclui ainda pedidos para manifestação por escrito do chefe do Ministério Público e a quebra de sigilo telefônico de Cláudia.


A convocação de Gurgel é, na verdade, uma manobra de radicais para comprometer o procurador-geral da República, que defenderá a condenação dos mensaleiros no julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal. O senador Fernando Collor chegou a sugerir, ainda na primeira reunião da CPI, a convocação de Roberto Gurgel. Mas, por decisão do presidente da comissão, senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), o requerimento não foi colocado em votação.

O discurso petista ganhou força após o depoimento do delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Souza à CPI, há uma semana. Segundo o delegado, as investigações da Operação Vegas, que apurou o esquema de Cachoeira entre 2008 e 2009, foram paralisadas no momento em que se depararam com parlamentares. Eles detêm foro privilegiado e, portanto, só podem ser investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Só que, na ocasião, a subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio, mulher de Gurgel, informou não ter encontrado indícios de envolvimento dos parlamentares para justificar que se levasse adiante as investigações. Com atuação destacada na área criminal, Cláudia foi designada por Gurgel para avaliar os elementos da investigação Vegas.
O procurador-geral da República reagiu. Na seara técnica, disse que não abriu inquérito a fim de permitir a realização da Operação Monte Carlo, que desbaratou o esquema de Cachoeira no início deste ano. No campo político, foi ainda mais incisivo. "O que nós temos são críticas de pessoas que estão morrendo de medo do julgamento do mensalão", afirmou. O discurso foi o mesmo de Cláudia: "Se tivesse arquivado em 2009, a investigação morreria ali e não teria dado em nada", afirmou. "É aquele negócio: aconteceu no momento em que está perto do julgamento do mensalão". Cláudia diz que, se convocada, vai à CPI esclarecer sua participação.

A subprocuradora também disse não estar preocupada com o pedido do senador Sérgio Souza (PMDB-PR) de quebrar seu sigilo telefônico nos últimos três anos. "Ele vai ter uma desagradável surpresa. Nunca conversei com parlamentares no meu telefone. Só falava com meus filhos e meu marido", disse. "Os parlamentares não são burros e sabem que o Ministério Público agiu corretamente", completou.

“Há uma tensão com o MP e eu preciso acabar com isso e retomar a CPI dentro do fato determinado. Vamos inicialmente votar os requerimentos que envolvem o Ministério Público Federal. Quero resolver o problema do MP de forma técnica. Quero acabar com esse tensionamento”, explicou o senador Vital do Rêgo, presidente da comissão. Ele descartou a hipótese de levar à apreciação hoje pedidos de convocação dos governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Os nomes do petista e do tucano aparecem nas interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal durante as investigações sobre a amplitude do esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira.

A CPI do Cachoeira tentaria ouvir nesta tarde os depoimentos procuradores da República Daniel de Rezende Salgado e Léa Batista de Oliveira, responsáveis pelas investigações da operação Monte Carlo, mas, conforme relato do presidente da comissão, não foi possível agendar a presença dos dois para esta tarde. Eles deverão comparecer à comissão de inquérito na próxima quinta-feira.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Veja

Politica - Eunício volta a ser cotado para presidir o Senado


O cearense Eunício Oliveira (PMDB) voltou a ter nome cogitado para assumir a presidência do Senado em 2013. Isso, porque o comando da Casa deve ficar com o PMDB. Dentro da legenda, o clima anda acirrada.

Enício Oliveira seria a opção consensual, segundo observadores políticos de Brasília, pois iria atender boa parte da cúpula do partido e amenizaria a preocupação do presidente José Sarney (PMDB-MA), que estaria tentando evitar o retorno de Renan Calheiros.


Já o Planalto sinalizou preferências por Edison Lobão (MA), licenciado do Senado desde que assumiu o Ministério de Minas e Energia, em fevereiro de 2011. Essa hipótese, no entanto, não teria agradado a alguns peemedebistas, que veriam em tal solução o dedo de interferência do Governo no processo de escolha.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Politica - Políticos são os que menos despertam confiança na população brasileira


 
As Forças Armadas (73%), a Igreja Católica (56%) e o Ministério Público (55%) são as três instituições de maior aceitação da população.
 
Reportagem publicada nesta terça-feira pelo jornal O Estado de S.Paulo traz o resultado do Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil), da Fundação Getúlio Vargas. No levantamento, apenas 5% dos entrevistados disseram acreditar nos partidos políticos.


O valor é o menor porcentual de confiança entre todas as instituições citadas pela pesquisa. As Forças Armadas (73%), a Igreja Católica (56%) e o Ministério Público (55%) são as três instituições de maior aceitação da população.
Luciana Gross Cunha, coordenadora da pesquisa, diz que estudos internacionais mostram que o povo brasileiro, entre os latino-americanos, são os que mais desconfiam da democracia como regime político.
 
 
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

CEARÁ - O segredo de PC Gusmão


Em entrevista exclusiva, PC Gusmão fala dos segredos que ajudaram no título estadual
Ontem, o treinador recebeu uma faixa da torcida: a carroça desembestada agora tem buzina: bi bi
Há uma história contada pelo próprio PC Gusmão que traduz bem como o Ceará chegou ao título estadual. Em março, quando desembarcou no clube, Romano tinha sido afastado por causa de uma briga com Fernando Henrique. O técnico mandou reintegrá-lo, já que apenas o lateral fora punido. E marcou uma reunião para anunciar ao elenco. “Na hora, o próprio Fernando Henrique levantou e pediu perdão. Ali, vi que o grupo começava a ter comprometimento”.



A lembrança foi uma das primeiras coisas que PC Gusmão fez questão de dizer, na entrevista exclusiva que concedeu ao O POVO para falar do título cearense. Simboliza o trabalho que ele mesmo define como “resgate da autoestima”.

“O grupo estava num momento delicado. Só juntei as peças. O encaixe existia. Faltava o ajuste”, diz. “Deixei claro que eles não precisavam se gostar, mas precisavam se respeitar”, completa.

PC Gusmão pegou um Ceará sob desconfiança. E com um elenco instável, 11 pontos atrás do Fortaleza. “Existia olhares desconfiados de um para o outro. Não era desunião, mas ninguém se botava para cima”, recorda o técnico. “Onde não tem cobrança há acomodação. E com acomodação não tem resultado”, garante.

Na avaliação do treinador, seu mérito foi a gestão das pessoas, não da equipe. Entender o grupo, para ele, pesou muito mais que implantar qualquer tipo de esquema tático, plano de jogo ou jogadas ensaiadas. Fórmula usada em 2009, 2010 e repetida em 2012.

Futebol e ciência

Mas não foi só na conversa que PC Gusmão recuperou o Ceará até o título. A comissão técnica trabalhou e estudou um bocado jogador por jogador. Foi criado um banco de imagens de cada treino e um arquivo com partidas dos adversários. Além de um histórico sobre cada um na competição. “Fizemos um levantamento aqui. Usamos ciência para ver os problemas físicos e aproveitamento dos atletas”, explica o treinador alvinegro.

Essa união entre emocional, físico e técnico acabou dando resultado. O Ceará tirou os 11 pontos do Fortaleza, assumiu a liderança e terminou como campeão cearense. Uma arrancada otimista, mas que, para PC, ainda insuficiente para a disputa da Série B. “Não tá pronto. Eles mesmos sabem disso”, explica. “Temos carências em alguns setores. E a competição é longa, tem muitas lesões”, completa.
 
 
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo