v

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Governo não vai descansar até retirar da miséria 16 milhões de pessoas, diz presidente

 
A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira ,26, que o governo não vai descansar enquanto não atingir a meta de retirar da miséria 16 milhões de brasileiros. No programa semanal de rádio Café com a Presidenta, ela lembrou que, até o momento, 407 mil famílias foram localizadas pelo programa Brasil sem Miséria.

De acordo com a presidente, o número representa 90 mil famílias a mais do que a meta fixada para este ano. Do total de 407 mil, 235 mil já estão recebendo o benefício. Um levantamento do próprio governo mostrou que cerca de 800 mil famílias brasileiras preenchem os requisitos para participar do programa, mas ainda não estão cadastradas.

“Para identificar essas famílias, foi fundamental a chamada busca ativa, que é o nosso compromisso de ir atrás dos extremamente pobres para garantir os seus direitos. Até 2013, nós vamos, com certeza, encontrar todos que ainda não estão no Bolsa Família e dar a eles o direito e as condições para que deixem de ser extremamente pobres”, disse a presidente.

Segundo Dilma, a mobilização de estados e municípios contribuiu para que a meta de famílias localizadas em 2011 fosse superada. Governadores do Amapá, Espírito Santo, de Mato Grosso, do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, de Goiás, Rondônia e São Paulo assinaram um pacto com o programa Brasil sem Miséria e complementam o benefício que as famílias mais pobres recebem.

Outras medidas adotadas pelo governo, de acordo com a presidente, reforçaram a estratégia do programa. Dilma destacou, entre elas, a ampliação do número máximo de benefícios de três para cinco filhos com até 15 anos; e a implantação do Bolsa Gestante, para mulheres grávidas que realizam o pré-natal, e do Bolsa Nutriz, para mulheres em período de amamentação.

“No campo, já iniciamos a distribuição de 375 mil toneladas de sementes. Também avançamos muito na questão da água com o programa Água para Todos. Só nesses primeiros seis meses do Brasil sem Miséria, já viabilizamos a construção de 315 mil cisternas”, ressaltou Dilma.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Quixada - Onde há fumaça há Semace


Quixadá - Na semana passada, de 20 a 22 de dezembro a gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), realizou blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra em Quixadá, Baturité e também Aracati. Conforme boletim do órgão ambiental apenas sete veículos foram multados dos 257 carros vistoriados. O valor de cada multa foi de R$ 1.174,00, por se encontrarem fora dos padrões estabelecidos pela legislação. Apenas 3% foi multado, demonstrando uma maior conscientização dos motoristas com o meio ambiente.
Acerca da fiscalização, os motoristas não reclamam não, todavia aproveitam a oportunidade pra indagar da Semace se ela multa também quem causa poluição ainda maior, nas beiras das estradas, com as queimadas. Alguns dizem que os próprios órgãos do Estado dão mau exemplo. Citam os próprios funcionários do Departamento Estadual de Rodovias (DER) como responsáveis fumaceiros mil vezes maiores do que os de mil caminhões truncados. Os proprietários de fazendas não ficam atrás.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Quixada - Parceria MDS/ASA continua

Clique para Ampliar
Cisternas de placas são uma das principais tecnologias de convivência com o semiárido, lançadas pela entidades da sociedade civil organizada, por meio da Articulação do Semiárido (ASA)
Quixadá O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) acertaram, na última sexta-feira, aditivo de R$ 6,5 milhões para construção de cisternas voltadas à produção de alimentos, do projeto conhecido como "Segunda água", desenvolvido pela ASA e parceiros.

De acordo com a assessoria de comunicação do MDS, o encontro teve por objetivo detalhar ações conjuntas dentro da meta do Plano Brasil Sem Miséria, para beneficiar 750 mil famílias da região com água potável e produção nos próximos dois anos.

Com a medida, o MDS reconhece a atuação da ASA no processo de convivência com o semiárido. A próxima reunião com a ASA ficou agendada para 3 de janeiro. Participaram do encontro o coordenador executivo da ASA, Neidison Baptista, e o coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), Carlos Barbosa, além do secretario executivo de Agricultura Familiar de Pernambuco, Aldo Santos, e de técnicos do Ministério.

A respeito da ASA, a ministra Tereza Campello, do MDS, afirmou que o Ministério tem uma parceria de sucesso com a entidade e que é preciso "seguir avançando para levar água às famílias mais pobres". A ASA lidera movimento pioneiro de desenvolvimento no semiárido, lançando tecnologias de convivência com a escassez de água na região semiárida.

Na última terça-feira, mais de 500 pessoas, em caravanas do Ceará, seguiram para Juazeiro da Bahia, juntando-se a cerca de 15 mil manifestantes e atravessaram o Rio São Francisco, com destino a Petrolina (PE).

A multidão se concentrou na praça da Igreja Matriz, na cidade pernambucana, onde foi realizado ato público contra o desmonte da política de convivência com o semiárido, desenvolvida pela ASA há mais de uma década no Nordeste e em regiões de Minas Gerais afetadas pela seca.

Antes da manifestação, o MDS não demonstrava interesse em renovar a parceria. Ao invés da construção de cisternas de placa, iria distribuir cisternas de polietileno, explicaram representantes da ASA.

No dia seguinte, o MDS divulgou nota justificando não se tratar de uma troca de modelos de cisternas, mas de uma ampliação das alternativas existentes, de modo a garantir, mais rapidamente, que a meta de levar água para a população do semiárido seja alcançada.

A nova estratégia possibilitou ao Governo Federal incrementar a produção de cisternas, atingindo 315 mil unidades. Desse total, 84,7 mil foram entregues, outras 68,8 mil estão em construção e mais 161,7 mil em fase de licitação ou contratação. Ao todo, 255 mil são do modelo de placas e 60 mil de polietileno. O aditivo deve fortalecer o cumprimento da meta, espera o MDS.

Financiamento

6,5 milhões de reais é o valor do aditivo assinado entre o Ministério do Desenvolvimento Social e a ASA para construção de cisternas do "Segunda água"

Serviço

Articulação do Semiárido (ASA) - Ceará
Rua Capitão Gustavo, 847
Fortaleza
(85) 3247.1660
http://www.asabrasilorg.br

Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)
Esplanada dos Ministérios, Bloco C, 5° andar - Brasília
(61) 3433 1021
http://www.mds.gov.br/
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Policia - Policiais reivindicam melhores condições para evitar crimes


Quixadá - Num verdadeiro pé de guerra com o Governo do Estado, em busca por melhores condições de trabalho e remuneração justa, como vem ocorrendo com os policiais civis, muitos policias militares estranharam as declarações do secretário de Segurança Pública do Ceará, coronel Francisco Bezerra, ao Diário do Nordeste, na edição desta segunda-feira, 26: “O desafio é prevenir homicídios no Ceará”.

Na opinião de sargentos, cabos e soldados, inclusive do Ronda do Quarteirão, nos municípios do Sertão Central, a preocupação do secretário está diretamente relacionada às reivindicações das forças de segurança pública do Estado. Sem equipamentos, viaturas, aumento do efetivo e valorização dos profissionais, além da capital, os homicídios vão aumentar no Interior em 2012.

Os policiais temem inclusive ataques mais violentos de bandos organizados às pequenas cidades. “Em 2011 foi apenas um ensaio. Eles estão estudando nossas vulnerabilidades e com certeza se não houver reforço e melhor estrutura operacional os ataques vão aumentar. A gente dá o sangue pela nossa corporação, mas ter um melhor amparo econômico para nossas famílias nos encoraja anda mais e nos deixa aliviados”, comentou um sargento pedindo para não ter ser nome revelado.

Os próprios policiais fizeram levantamento dos crimes de morte registrados na região. Foram 27, sendo 16 deles em Quixadá, a maioria com características de pistolagem. E se não foi possível prevenir também está sendo difícil investigar. O efetivo da Polícia Civil é ainda mais precário em relação ao da Polícia Militar. Na mesma luta, inspetores e escrivães buscam melhores condições de trabalho e alertam: caso o Governo não reveja sua política de segurança vai enfrentar problemas na Copa do Mundo.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Policia - Mulher é assassinada a tiros pelo ex-namorado em Iguatu

Uma jovem foi assassinada por volta das 14h desta segunda-feira, no município de Iguatu, a 384 km de Fortaleza.
De acordo com informações do Comando de Policiamento da Capital (CPI), a vítima, Mártilha de Sousa Menezes, 22, foi morta a tiros pelo ex-namorado, identificado como Francinaldo dos Santos da Silva, 20

A Polícia suspeita que o crime tenha sido passional, já que os dois haviam terminado um relacionamento recentemente. Francinaldo foi preso e levado para a delegacia de Iguatu. O crime aconteceu no no bairro Alto do Juca.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Policia - Fim de semana natalino considerado tranquilo

Quixadá - Autoridades da Segurança Pública no Sertão Central do Ceará consideraram o plantão policial deste fim de semana tranquilo. Apesar das festas realizadas em vários locais nenhuma morte foi registrada na região. No trânsito, apenas dois casos curiosos; em um deles o motorista Marco Henrique Queiroz Ferreira, 29 anos, derrubou o alpendre de uma casa com o seu automóvel Santana de placas NOC 2880. O acidente ocorreu na localidade de Califórnia, na zona rural de Quixadá. O dono da casa, sua esposa e um filho de apenas dois anos foram atingidos. Sofreram lesões leves.

Na outra ocorrência de trânsito, registrada em Ibicutinga, o motorista Arimatéia Erick Rabelo, 25 anos, atropelou intencionalmente a jovem Francisca Elionete Nogueira Silva, 19 anos. A equipe do destacamento Policia Militar daquela cidade foi acionada e o acusado detido quando ainda dirigia o Gol de placas NHZ 2307. Conforme informação de populares o atropelador e a vítima terminaram recentemente uma relação amorosa. Arimatéia passou a beber e os amigos a debocharem, dizendo que ele ganhou do Papai Noel um “par de chifres”. Revoltado, resolveu se vingar na amada.

Equipes da Polícia Militar atenderam várias ocorrências de violência doméstica, a maioria delas em Quixadá. Segundo o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) da ª Companhia do 1º Batalhão Policial Militar, quatro infratores foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil. De acordo com os policiais plantonistas, as vítimas renunciaram ao direito de processar criminalmente seus agressores. Em dois deles envolveram as companheiras. Nos outros dois um filho agrediu a mãe e no outro o um irmão lesionou sua irmã. Em todos eles foi constatado consumo exagerado de bebida alcoólica.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Policia - PF faz apreensão recorde de 158Kg de cocaína na Capital

Clique para Ampliar
A droga chegou ao Ceará transportada em um caminhão. Os ´tijolos´ de cocaína estavam escondidos em meio a uma carregamento de madeira
Agentes da Delegacia de Repressão aos Entorpecentes (DRE), da Polícia Federal (PF), prenderam um garimpeiro amazonense, de 25 anos, minutos após ele receber um carregamento de 158,4 quilos de cocaína. A droga era transportada no fundo falso da carroceria da caminhonete F-250 de placas JIC-2991, licença de Brasília-DF. Aparentemente, o veículo estava transportando madeira.

A prisão ocorreu no último dia 24, no Mucuripe. A ´mercadoria´, no entanto foi deixada na residência do acusado, na Rua Francisca Helena, bairro Lagoa Redonda. O superintende regional da PF no Ceará, delegado Sandro Caron de Moraes, informou que a droga desdobrada renderia cerca de 500 mil papelotes. Além da droga, o acusado estava de posse de uma pistola calibre 45, de uso restrito da PF e Forças Armadas; além de dois carregadores e 17 munições.

Pistas

Sandro Caron salientou que as investigações tiveram início há mais de 30 dias. Os agentes da PF souberam que um grande carregamento de cocaína chegariam a Fortaleza próximo ao Natal. "A chegada era estratégica, pois o traficante pensava que o pessoal da Polícia Federal estaria de folga. Esqueceu que nós não paramos nunca", ressaltou o delegado federal.

O titular da DRE, delegado Eliomar Lima Júnior, enalteceu o trabalhos dos agentes, que sacrificaram o Natal para prender o acusado. Ele lembrou ainda que essa apreensão resultou no desmantelamento de um grande esquema criminoso.

A droga estava distribuída em 148 ´tijolos´, enrolados com plástico e fita adesiva. O acusado veio de Rondônia há um ano. No Ceará, a função dele seria de receber a droga e revender aos traficantes do Estado. A suspeita é que a cocaína seja originária da Bolívia. Ele não falou quanto receberia para fazer a distribuição da droga.

Outro caso

A PF ainda informou a apreensão de 19 quilos de maconha prensada que seriam levados para Manaus, capital do Amazonas. A droga estava acondicionada em duas malas. Um homem foi preso no Aeroporto. Em seguida, mais três pessoas foram detidas no bairro Vicente Pinzón.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Policia - Detentos escapam da CPPL durante tiroteio

Clique para Ampliar
Policiais militares bloquearam as entradas da CPPL III e estradas próximas para impedir que outros presos conseguissem escapar da unidade
Depois da recontagem, a Secretaria da Justiça informou que 17 presos fugiram. Quatro foram recapturados pela PM

Dezessete presos fugiram, na madrugada de ontem, da Casa de Privação Provisória da Liberdade José Jucá Neto, a CPPL III, instalada no Município de Itaitinga (na Região Metropolitana de Fortaleza). Quatro deles foram recapturados, logo em seguida, pela Polícia Militar. Até a noite passada, os demais detentos continuavam desaparecidos. A Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus) informou, através de sua Assessoria de Comunicação, que a fuga foi registrada pelas câmeras da vigilância eletrônica e durou exatamente um minuto e 40 segundos.

Era por volta de 4h30 quando os detentos que estavam recolhidos na Vivência F conseguiram escapar depois de quebrar os combogós de ventilação da cela um. Em seguida, chegaram ao alambrado. Embora não tenha ainda uma confirmação, a Polícia Militar relatou que tiros teriam sido disparados de fora para dentro da unidade penitenciária. Os disparos seriam uma forma de desviar a atenção dos militares que faziam a guarda externa da CPPL.

Enquanto os militares respondiam ao fogo de bandidos escondidos em um matagal próximo da Casa de Custódia, os detentos que haviam saído da cela ultrapassavam a cerca metálica que circunda a unidade. Nas CPPLs não há muralhas.

Enquanto os sentinelas trocavam tiros com os desconhecidos e os detentos fugiam, a direção da unidade entrava em contato com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) pedindo reforços.

Cerco

Rapidamente, várias patrulhas do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da 3ª Companhia do 6º BPM (Maracanaú) e do Ronda do Quarteirão eram deslocadas para cercar o perímetro. O supervisor do Policiamento da Capital, major PM Thomaz, informou que havia a informação de que um dos detentos teria ficado ferido a tiro na hora de ultrapassar a cerca. "Os presos recapturados nos informaram que ele pode estar morto no matagal, vamos procurá-lo". Porém, durante toda a manhã foram feitas as buscas mas o preso não ele foi localizado.

Foram recapturados os seguintes internos, Antônio Carlos Pereira da Silva (assaltante), Antônio Wellington Santiago Cury (homicida e assaltante), Daniel Brasil de Oliveira (homicida e assaltante) e Sebastião Bernardo Sousa (traficante de drogas). Conforme a Sejus, eles serão punidos com sanções disciplinares, como isolamento ou suspensão temporária de visitas.

INFORMAÇÃO

Relação dos detentos que continuam foragidos

Anderson Agostinho Rodrigues
Aírton Sousa Gomes
Carlos Eduardo Alves de Sousa
Francisco Leite da Silva
Francisco Ronaldo Oliveira da Silva
Gedier Brailowski dos Santos
Joanderson Rodrigues de Sousa
Joilson Ferreira de Sousa
Jonas Raimundo de Moraes
José Valdemir da Silva
Pedro Peixoto de Souza Filho
Salomão de Sousa Gonçalves
Tiago Freires da Silva

Relação dos presos que já foram recapturados

Antônio Carlos Pereira da Silva
Antônio Wellington Santiago Cury
Daniel Brasil de Oliveira
Sebastião Bernardo de Sousa
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Politica - Aliança com PMDB deu poucos frutos eleitorais ao PT

Dilma entre os líderes peemedebistas Sarnet e Temer  (FOTO: ANTÔNIO CRUZ/ABr) 
O breve histórico da aliança nacional PT-PMDB, formalizada somente nas eleições de 2010, não aconselha o empenho da direção nacional petista em entregar seu comando ao aliado em boa parte dos principais municípios brasileiros em 2012. Levantamento da reportagem mostra que a coligação entre as duas legendas teve, em 2010, nas oito unidades da Federação em que o PMDB a liderou, 1,5 milhão de votos a menos do que havia obtido no mesmo período de 2006, no segundo turno presidencial

Na reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva, o PT não apoiou candidatos peemedebistas a governador nesses colégios no 1º turno, mas neles o resultado presidencial foi melhor que na eleição de Dilma Rousseff, quando o PMDB liderou a aliança nesses locais.

Em 2010, o comando nacional petista encenou enredo parecido ao que prepara para 2012. Pressionou seções estaduais do partido para que desistisse de lançar candidatos a governador em estados importantes, como Minas e Rio, onde o PMDB exigia o comando da aliança, ameaçando inclusive não apoiar Dilma. Mas o resultado não foi o que se anunciara: nos dois estados, Dilma, apoiando candidatos do PMDB aos governos estaduais, teve 1.186.584 votos a menos do que Lula, comparados os dois segundos turnos. O PMDB, em parte, não entregou o que prometera. Seu candidato a governador de Minas, Hélio Costa, saiu na frente, mas acabou perdendo para o tucano Alberto Anastasia.

No estado natal da presidente, os dois partidos já tinham disputado juntos a eleição de 2006, mas, ao contrário de 2010, na ocasião era o PMDB que estava como vice do postulante petista ao governo, Nilmário Miranda. Com a dupla encabeçada pelo PT, Lula conseguiu 6.808.417 votos (65,19%) no segundo turno. No ano passado, com o peemedebista Costa tentando o Palácio da Liberdade, Dilma obteve os votos de 6.220.125 (58,45%) mineiros.

No Rio de Janeiro, em 2006 PT e PMDB estavam separados no primeiro turno. O presidente se reelegeu com 69,68% da votação, ou 5.532.584 votos. Quatro anos depois, com os dois partidos juntos desde o primeiro turno, Dilma, no segundo turno, teve 4.933.926 votos - queda de 598.658 em relação a quatro anos antes. (da Agência Estado)


ENTENDA A NOTÍCIA
Nos oito estados em que o PMDB chefiou as coligações em 2010, Dilma obteve 17.591.930 votos no 2º turno. Em 2006, Lula conseguira nesses mesmos locais 19.141.532 eleitores, diferença de 1.549.602.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Politica - AL aumenta Orçamento do Estado

Clique para Ampliar
As votações do último dia de sessão ordinária, neste ano, prenderam quase todos os deputados no plenário da Assembleia
Os deputados estão de férias, mas o pessoal de apoio ao plenário está trabalhando no preparo dos autógrafos das leis

A Lei Orçamentária Anual (LOA) do Ceará referente ao exercício de 2012 foi enviada para a sanção do governador Cid Gomes (PSB), ontem, com um acréscimo de R$ 307 milhões em relação à proposta enviada pelo Governo à Assembleia Legislativa. O recurso, fruto de um acordo firmado entre a Secretaria dos Recursos Hídricos e o Governo Federal, para aplicação no Cinturão das Águas, foi incluído na LOA através de uma emenda do relator, deputado Antônio Carlos (PT).

A emenda, aumentando o valor global do Orçamento, gerou dúvida no Departamento Legislativo da Casa em relação à sua constitucionalidade. O parágrafo 1º do artigo 204 da Constituição do Estado do Ceará estabelece que serão admissíveis emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem quando "sejam relacionadas à correção de erros ou omissões ou aos dispositivos do texto do projeto de lei".

Sanção

Conforme a assessoria do relator Antônio Carlos, a adequação orçamentária para o exercício de 2012 precisou ser feita no relatório do parlamentar porque o acordo com o Governo Federal sobre os recursos para o Cinturão das Águas ainda não havia sido firmado, quando o Governo do Estado elaborou as peças orçamentárias para encaminhar ao Parlamento. O valor referente para investimentos, aponta o Departamento Legislativo da Casa, não foi alterado e continua na ordem de R$ 3,6 bilhões.

Além da LOA, a Assembleia Legislativa encaminhou, ontem, ao Executivo cearense, o Plano Plurianual e as matérias que tratam do reajuste salarial dos servidores públicos do Estado. De acordo com o Departamento Legislativo, um número próximo a 100 projetos ainda aguardam para serem enviados ao Governo, em virtude do grande número de matérias aprovadas na sessão do último dia 22, quando os deputados entraram em recesso.

Na ocasião, o plenário aprovou 27 projetos de lei, dois de decreto legislativo, um de Lei Complementar e 69 de indicação, além de 15 mensagens do Executivo. Dessa forma, o Departamento Legislativo está intensificando, nesta semana, o trabalho de análise dos projetos aprovados para que sejam feitos os ajustes necessários e enviados à sanção do governador.

Dentre as mensagens que já foram enviadas para serem sancionadas, está a que trata dos convênios referentes à execução do Pró-Cidadania, esclarecendo os procedimentos a serem adotados no programa. Também foi enviado autógrafo que permite o Governo a permutar um terreno no Município de Caucaia e autoriza a doar o bem a ser recebido em permuta à Petrobras para a implantação da indústria de refino de petróleo no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

Outro autógrafo dispõe sobre a criação da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário. Outros sete projetos de autoria dos deputados foram enviados para o chefe do Executivo recentemente.

Recesso

Em recesso, a Assembleia Legislativa segue com expediente normal até o fim desta semana, quando o presidente Roberto Cláudio (PSB) deverá decidir junto à Diretoria Geral sobre o funcionamento da Casa em janeiro. As atividades do plenário e das comissões técnicas só retornam em fevereiro, mas o setor administrativo deverá seguir em funcionamento, sob regime de plantão a ser definido.

Segundo informações da Diretoria Geral da Assembleia, geralmente, no mês de janeiro, os setores administrativos da Casa funcionam às terças, quartas e quintas, até às 13h. Mas a presidência da Casa ainda deverá decidir sobre essa questão ao longo desta semana. Já os gabinetes dos deputados funcionam de forma facultativa.

Caso ocorra alguma situação que necessite de deliberação urgente da Assembleia, a responsabilidade é da comissão de recesso, formada na última quinta-feira, no encerramento do ano legislativo. O grupo é composto pelos deputados Antônio Carlos (PT), Sérgio Aguiar (PSB), Dedé Teixeira (PT), Ronaldo Martins, Júlio César Filho, Moésio Loiola (PSD), Adail Carneiro, Paulo Duarte e Perboyre Diógenes.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Politica - Líder diz não ter sofrido derrotas

Clique para Ampliar
Para o deputado Antônio Carlos, a amplitude da base aliada na Casa foi importante para facilitar o seu trabalho na liderança do Governo
Apesar de admitir alguns embates, ele faz um balanço positivo ao avaliar as vitórias do Governo no Parlamento

Diante do desafio de liderar o Governo Cid na Assembleia Legislativa como suplente convocado para assumir pela primeira vez um mandato parlamentar, o deputado Antônio Carlos (PT) analisa ter alcançado o objetivo de fazer a defesa política do Governo através de "muito diálogo" com os parlamentares da base e da oposição. Ele admite que houve "momentos duros" e "embates fraternos" ao longo do ano legislativo, mas faz um balanço positivo de sua atuação na Casa e da administração de Cid.

"Eu tenho um parâmetro: o Governo não sofreu nenhuma derrota. Aí você pode dizer: mas também com uma maioria dessas na base aliada. A Dilma tem maioria no Congresso, mas perde votações por temas que mexem com interesses legítimos de membros de uma base que é muito ampla", afirmou o deputado.

Para Antônio Carlos, ter uma base aliada ampla foi importante no sentido de facilitar o seu trabalho na liderança do Governo, embora ressalte que isso não representa um debate menor na Casa ou mesmo a falta de uma oposição atuante. "O povo optou pelo Governo ter maioria significativa na Assembleia. Então não é uma maioria problemática, é uma maioria que colabora e facilita o nosso trabalho. Isso não quer dizer que não teve momentos duros", ponderou.

Pressão

Questionado se sofreu grande pressão política neste ano, Antônio Carlos respondeu que teve muita liberdade para atuar e que a confiança do Governo somada à colaboração dos aliados foram fundamentais. "Acho que houve muito diálogo", considerou. Por outro lado, a Assembleia foi palco de alguns conflitos políticos durante o ano. Além de uma oposição maior na Casa, o governador Cid Gomes enfrentou um movimento grevista forte protagonizado por professores. Sobre isso, Antônio Carlos afirma que não foram situações que nasceram no Parlamento.

Ele argumenta que o aumento da oposição na Casa veio de decisões partidárias, sem relação com a atuação da base. "O PV se reuniu e decidiu ir para a oposição. O PR é oposição. E uma divergência interna do PSB levou uma deputada a ir para a oposição. Não foi no seio do Parlamento, então como eu não vou fazer uma avaliação positiva?".

Sobre a greve, o petista disse que o governador se sensibilizou e contribuiu com a mesa permanente de negociações, mas argumentou que alguns pontos são difíceis de serem corrigidos "de uma hora para outra" e avaliou que esse tipo de movimento faz parte do Governo. Ele ainda rebateu às críticas sobre a má condução no diálogo pelo governador: "Não é assim que funciona. Não é só uma questão de conversa. Às vezes, o outro lado chega ao seu limite porque precisa trabalhar com o Orçamento".

Em relação aos possíveis prejuízos políticos à Assembleia e ao Governo em virtude desses movimentos, Antônio Carlos considerou complicado utilizar esses fatos para fazer um balanço: "Acho que o Governo neste ano não foi razoável ou mediano. Acho que foi um Governo excelente". E finalizou: "No balanço geral, você tem um Estado pobre que cresce como nunca cresceu antes na sua história".
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste