v

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Marcos Valério é preso em operação contra grilagem

A Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público da Bahia prenderam na manhã desta sexta-feira (2) o empresário Marcos Valério e três sócios em Belo Horizonte, durante a Operação Terra do Nunca, desencadeada nos Estados da Bahia, Minas e São Paulo, segundo a Polícia Civil.

Marcos Valério foi apontado pelo Ministério Público como operador do esquema do mensalão, como ficou conhecido suposto esquema de pagamento de propina a parlamentares em troca do apoio político no Congresso durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com informações do MP, Marcos Valério atuava em conjunto com advogados e oficiais de cartório de Registro Gerais de Imóveis e de Tabelionato de Notas na falsificação de documentos públicos, criando matrículas falsas de imóveis inexistentes e da União. Segundo o MP, o objetivo era entregar esses documentos para garantir dívidas das empresas de Marcos Valério.

Os agentes estão cumprindo ao menos 23 mandados de prisão e de busca e apreensão nos municípios de Barreiras, Santa Maria da Vitória e São Desidério, no oeste baiano.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diario

Ex-detento é encontrado carbonizado em um matagal na cidade de Quixadá

Preá estava sumido a cerca de três dias, foi encontrado em estado de putrefação.

A Polícia Civil de Quixadá vai investigar mais um assassinato com requinte de crueldade, praticada contra um pintor na localidade Perí Barrocas, um matagal que fica próximo ao bairro Campo Novo. O corpo da vítima estava carbonizado e já em estado de putrefação.
Populares encontraram o corpo e comunicaram aos policiais do Ronda do Quarteirão que constataram a veracidade do crime e identificaram a vítima sendo o pintor Antônio Eudasio Barros de Lima – vulgo “Preá”, 41 anos. Segundo o Delegado Marcos Sandro de Lira, titular da Delegacia Regional de Polícia em Quixadá, a vítima tem várias passagens pela polícia, sendo que recentemente tinha passando alguns meses na cadeia por atirar em uma viatura do Ronda no bairro Campo Novo, estava respondendo em liberdade.
De acordo com Marcos Sandro, ainda não há suspeito do crime, mas que possivelmente seja por dívida a traficantes na área, visto que há informação de que Preá tinha envolvimento com drogas.
O corpo foi conduzido ao Instituto Médico Legal em Quixeramobim para a perícia, todavia, o perito forense disse que pelo estado, o homem foi brutalmente assassinado a cerca de dois a três dias. Familiares afirmaram que ele estava sumido há três dias. Curiosos foram ver de perto o estado do corpo.
Mais Informações:
Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá

Rua Brasílio Pinto, 1445, Combate
(88) 3445-1047
Ronda do Quarteirão3445-1242  / 3445-1243 / 3445-1244
Quartel da Polícia Militar
3445-1042  / 190

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central - www.revistacentral.com.br

Secretarias de saúde confirmam um caso de gripe A em Quixadá

Universitário está em Fortaleza e passa bem.
O surto a cada momento tem maiores proporções e faz novas vítimas. O que começou com 52 pacientes na segunda-feira,21/11, já tem dados alarmantes não só mais no Sertão Central mais em cidades do Centro Sul. Com 13 casos confirmados em Pedra Branca e agora a as Secretarias de Saúde do Estado e do Município confirmaram que deu positivo o caso que era suspeito em Quixadá. Estudante universitário Leonardo dos Santos Nardi, de 19 anos, contraiu o vírus de um primo.
Até o final da tarde desta quinta-feira,01, foram notificados 534 casos em Pedra Branca (13 confirmados). Há casos sendo investigados em Boa Viagem, no total de 24, Quixeramobim 1 e em Acopiara também foi coletado material de 1 paciente que está no Laboratório Central de Saúde Pública para exame. O resultado do exame é para confirmar ou descartar a circulação do vírus. O tratamento de todos os casos notificados independe do resultado dos exames. “O paciente chegou à unidade de saúde com dificuldade de respirar, tosse, coriza, e mora em Pedra Branca ou teve contato com moradores de lá, imediatamente começa o tratamento com tamiflu”, afirma Manoel Fonseca, coordenador de promoção e proteção à saúde da Sesa.
Em entrevista ao portal Revista Central, a coordenadora de vigilância Epidemiológica, Juliana Câmara, disse que a Sesa confirmou a concretude do caso, “o paciente de 19 anos, mora em Quixadá com 3 amigos, mas não chegou a ter contato após contrariar o vírus de um primo que mora em Pedra Branca e que também estuda em Quixadá”. Segundo a coordenadora outros três casos deram negativos. O paciente está em Fortaleza na casa dos pais. Segundo a Assessoria de Comunicação do IFCE o paciente não estuda no campus Quixadá.
Matérias Relacionadas
A Secretaria da Saúde do Estado, como medida preventiva e para estoque estratégico de assistência, já liberou caixas de tamiflu para todas as 21 regionais de saúde. Na manhã desta quinta-feira, o secretário da saúde, Arruda Bastos, esteve em Brasília com o ministro da Saúde Alexandre Padilha e o secretário de vigilância em saúde Jarbas Barbosa que, atendendo a solicitação do Ceará, liberaram 9 mil doses do medicamento tamiflu. “Eles disserram que estamos adotando as medidas corretas e que devemos manter firme a conduta de tratar todos os casos notificados com a aplicação imediata do tamiflu”, comentou Arruda Bastos.
Em Quixeramobim, a universidade Vale do Acaraú, campus de Quixeramobim, resolveu suspender suas aulas a partir desta sexta-feira, 02, no sentido de evitar uma possível contaminação de seus alunos com o vírus H1N1. Apesar de Quixeramobim ter apenas um caso suspeito até o momento, à coordenadoria do núcleo UVA/IDJ de Quixeramobim resolveu suspender aulas, devido grande parte de seus alunos serem dos municípios atingidos pelo vírus. Mais de 150 estudantes retornarão no inicio do ano letivo 2012.1, no começo de janeiro.
Mais Informações:
Hospital
Regional Dr. Eudasio Barroso,
Praça Joao Brasileiro Filho -  Quixadá

Contato: (88)-3412-8556

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central - www.revistacentral.com.br

Quixadá sedia Prêmio Contribuintes 2011

Ex-Governador Ciro Gomes e prefeito Rômulo Carneiro
Foto: Edgardo Moraes
A quinta edição do Prêmio Contribuintes ocorreu em Quixadá, no Hotel Nobile Express Vale das Pedras, empreendimento recém-construído na cidade.
O evento é uma realização da Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ) em parceria com o Sistema Verdes Mares, e tem como finalidade homenagear e incentivar as empresas que recolhem de forma correta os impostos estaduais. A edição deste ano contou com uma palestra do ex-governador Ciro Ferreira Gomes, que abordou temas sobre a economia mundial e regional.

A atividade também contou com a presença do secretário da fazenda, Mauro Benevides Filho, que fez um pronunciamento enfatizando a importância do recolhimento correto de tributos, e os benefícios que se revertem para a população por meio de investimentos do governo do estado. Entre os agraciados estiveram diversas empresas da região, e entre elas, algumas de Quixadá. Já entre as instituições filantrópicas que mais contribuíram para o programa “Sua nota vale dinheiro”, o Hospital Maternidade Jesus Maria e José de Quixadá, se destacou por ser o que mais contribuiu com o projeto.

O evento contou com a presença do prefeito municipal, Rômulo Carneiro, e do presidente do legislativo quixadaense, Kleber Júnior. “É uma honra para o nosso município poder sediar um evento desta magnitude, isso demonstra a pujança e a importância que Quixadá vem adquirindo no cenário cearense” ressaltou o prefeito. Rômulo também destacou as recentes conquistas que nosso município alcançou. “A recente abertura de uma filial das Lojas Americanas, e a construção desse magnífico hotel em nossa cidade, é a prova que Quixadá vem dando certo, e é uma referência nos setores de comércio e turismo em nosso estado”.

O evento foi finalizado com uma apresentação musical da dupla Ítalo e Reno.
 
Postada;Gomes Silveira
Fonte:Alan Queiroz

Assembleia aprova aumento do salários dos professores

Professores e estudantes do lado de fora da AL (Foto: Kézya Diniz)
A Assembleia Legislativa do Ceará (AL) aprovou, nesta sexta-feira (2), a mensagem do governador Cid Gomes (PSB) sobre os salários dos professores da rede pública estadual.
Com apenas seis votos contrários, na votação em plenário, ficou definido que a categoria terá rejuste de 7,5% ainda este ano e de 7,5% a partir de janeiro de 2012.
Também ficou acertado uma gratificação de regência de classe de 10% para professores mestres e de 30% para professores doutores.
Manifestação
Os gradis que são usados para bloquear o acesso ao plenário da Casa foram colocados no hall de entrada da Assembleia. Foi uma forma de ”prevenção” da Casa para uma possível presença massiva de professores para acompanhar a votação da mensagem do executivo.
Policiais fazem a segurança para evitar a entrada de professores no plenário (Foto: Kézya Diniz)
Movimento dissidente
Apesar do bloqueio, os manifestantes compareceram em pequeno número e sem apoio do sindicato Apeoc, que garantiu que não haverá mobilização nem tensão por parte de representantes ligados à instituição.
Segundo Anísio Melo, presidente da Apeoc, o sindicato deseja que a votação da mensagem aconteça rápido, mesmo não atendendo todos os anseios da categoria. A intenção é pleitear o restante dos benefícios no ano de 2012.
Os professores que estão na AL querem a implantação do Piso Nacional do Magistério com repercussão na carreira. Eles acusam o Governo do Estado de ter dividido a carreira em duas partes: a primeira formada por 132 professores que têm direito ao piso e a segunda por 26.700 docentes que não têm direito.
Comissão de professores recebida pelos deputados Roberto Mesquita (PV) e Eliane Novais (PSB) (Foto: Kézya Diniz)
Deputados concordam
Mesmo não podendo entrar no Plenário da AL, uma comissão dos professores dissidentes foi recebida pelos deputados Roberto Mesquita (PV) e Eliane Novais (PSB), que concordaram com as reivindicações deles.
O líder do governo na Casa, deputado Antônio Carlos (PT), por sua vez, afirma que a proposta do governo dá ganhos reais aos professores. Segundo o parlamentar, as reivindicações da categoria são inviáveis, pois o Governo não tem dinheiro para arcar com o efeito cascata dos salários na carreira.
Campanha salarial 2012
Pelo menos três pontos devem constar na pauta de reivindicações para a campanha salarial de 2012. Um deles é o salário inicial da carreira que, para a Apeoc, deveria ser de R$ 2.000,00, no mínimo. Outra questão é a valorização dos professores especialistas, já que a mensagem do governo privilegiou apenas os mestres e doutores. O terceiro ponto seria a descompressão da carreira, ou seja, a criação de novos critérios para a valorização dos professores que estão há muito tempo em atividade.
Mensagem
A mensagem do Governo do Estado altera o vencimento base dos professores de nível superior do grupo ocupacional magistério da educação básica (MAG). O projeto de lei que acompanha a mensagem eleva em 7,5% o vencimento base dos professores de nível superior do grupo MAG, retroativo a 1º de novembro de 2011.
Com a aprovação do reajuste o vencimento base do nível 1, passa, a partir de novembro, para R$ 1.428,30 e o nível 18 (último) R$ 3. 273,67. A proposta também estabelece a majoração da gratificação de regência de classe em 10% para os professores mestres e 30% para doutores que se encontrem no exercício da docência e suporte pedagógico, em unidades escolares da rede pública estadual de ensino.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

Luizianne e Eunício se encontram em Brasília para discutir eleições 2012


A prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT-CE) e o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) estiveram reunidos em Brasília, na tarde desta quinta-feira (02), por volta das 14 horas, onde discutiram as eleições de 2012. Na pauta a manutenção da aliança entre PMDB e PT e o interesse da prefeita em manter o PSB de Cid Gomes, como aliado.
O senador esclareceu para Luizianne que não concorrerá à prefeitura da capital, não oferecendo resistência a manutenção do acordo. Mas fez uma exigência: que o governador do Estado permaneça na aliança.
Por fim, ficou acertado que prefeita voltará a se reunir com Eunício, logo após discutir com Cid Gomes a proposta de manutenção da aliança política entre os partidos. A promessa agora é a indicação de um nome que una a base, agradando as três frentes.
Eleições 2012:
O Governador do Ceará tem interesse que o PT indique Camilo Santana como candidato do partido nas próximas eleições. Mas, a prefeita Luizianne Lins já manifestou preferência por Waldemir Catanho como seu candidato, no entanto, outros dois nomes aparecem como pré-candidatos do PT para a disputa: Acrisio Sena e Artur Bruno.

Postada:Gomes Silveira
Fonte;Ceará Agora



Escândalo dos banheiros: TCE solicita devolução de R$800 mil repassados a associações

Kit sanitário "parcialmente" construído em Pindoretama, caso que deu origem as investigações em outros 53 municípios. (Foto: Reprodução TV Jangadeiro)
O Tribunal de Contas do Ceará (TCE) vai instaurar uma Tomada de Contas Especiais com o objetivo que pedir a devolução de R$ 800 mil repassados pela Secretarias das Cidades para as prefeituras e associações comunitárias responsáveis pela construção dos “Kits sanitários” nos municípios de Pacajus e Horizonte.
Com o intuito de descobrir quem retirou o dinheiro destinado aos banheiros que nunca foram construídos, o TCE também vai pedir a apresentação do microfilme dos cheques utilizados para sacar a verba.
Citados
Nomes como o do atual secretário de cidades, Camilo Santana, do ex-titular da pasta, Joaquim Cartaxo, além de filhos e da esposa do ex-presidente do TCE, Teodorico Menezes, estão na lista da Tomada de Contas dos supostos envolvidos com o esquema dos banheiros.
O TCE dará um prazo de 30 dias para que os nomes citados possam apresentar uma defesa. Após escutar os depoimentos e julgar o caso, a Tomada de Contas Especial espera identificar os responsáveis pelo desvio de verbas. Com a identificação, a decisão da devolução do dinheiro será solicitada e multas vão ser aplicadas.
Leia mais:
Relembrando o caso
O esquema de corrupção, denunciado pelo Ministério Público, desviou dinheiro do governo do Estado através da secretaria das Cidades. Só para municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram liberados mais de dois milhões de reais para a construção de cerca de mil kits sanitários que nunca saíram do papel. Os ex-secretrários Joaquim Cartaxo, Jurandir Santiago (hoje presidente do BNB) e o atual secretário Camilo Santana assinaram as liberações dos recursos e as prorrogações dos prazos para a conclusão das obras.  
O caso dos banheiros fantasmas foi descoberti inicialmente em Pindoretama, na RMF. Mas o esquema denunciado foi apenas a ponta do Iceberg de corrupção e desvio de dinheiro público. Uma rápida consulta ao Diário Oficial do Estado podemos encontramos vários convênios firmados entre a Secretaria das Cidades e associações recém fundadas e completamente desconhecidas dos moradores de municípios em que deveriam estar funcionando.

ADIAMENTO - Decisão sobre Ficha Limpa será em 2012


Clique para Ampliar
Após pedido de vista, Dias Toffoli disse não ter certeza se volta às ações neste ano
STF
Brasília. O Supremo Tribunal Federal (STF) julga em doses homeopáticas se a Lei da Ficha Limpa terá ou não validade na eleição municipal de 2012. Ontem, o julgamento foi interrompido pela segunda vez por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, que disse não ter certeza se conseguirá ainda neste ano liberar as ações.

Por enquanto, só são conhecidos dois votos, ambos favoráveis a declarar constitucional a norma. O STF tem atualmente 10 ministros. A 11ª cadeira está vaga à espera de Rosa Maria Weber, escolhida pela presidente Dilma Rousseff, mas que ainda não tomou posse.

Na sessão de ontem, apenas o ministro Joaquim Barbosa votou. Ele defendeu a validade total da lei, que, segundo ele, está de acordo com princípios da Constituição Federal que estabelecem a moralidade, a impessoalidade e a proteção do interesse público.

"As alegações de inconstitucionalidade dessa lei decorrem de interpretação limitada da Constituição Federal que privilegia uma minoria de ocupantes de cargos eletivos em detrimento de toda a sociedade, que anseia pela moralização da política brasileira, para que não haja mais engodo do eleitorado, manifestações e falsas promessas", disse o ministro.

Após o voto de Barbosa, o relator das ações, ministro Luiz Fux, pediu licença para reajustar o seu voto, dado na sessão do último dia 9.

Na ocasião, ele havia concluído que os políticos só podem ser atingidos pela Lei da Ficha Limpa se renunciarem aos mandatos para fugir de processo de cassação já abertos.

Se a renúncia ocorresse antes da instauração formal do processo, o ministro tinha dito que o político não poderia ser considerado inelegível

Essa interpretação inicial de Fux abria brecha para candidaturas de políticos como Joaquim Roriz e Valdemar Costa Neto. Hoje, ele voltou atrás para validar o artigo da lei que estabelece a inelegibilidade para os políticos que renunciam mesmo antes da abertura formal de processos de cassação.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diario do Nordeste

QUIXADÁ - Partido Verde,um partido que cresce todo dia


O Partido Verde é uma das siglas politico partidárias que mais se destacou no cenário politico nacional, estadual e municipal nos últimos anos, com uma filosofia politica bastante própria e  autêntica, a sigla busca dentro da pluralismo politico, demonstrar através de seus preceitos e princípios que o politica é uma das maneira de se renovar conceitos e promover nos seres humanos novas e sadias atitudes.
Nessa concepção, a politica, livre, democratica e plural é presuposto necessário à formação de uma nova forma social, comprometida com a verdadeira cidadania que propõem a todos um novo e real pacto de direitos e deveres coletivos.No município de Quixadá, o Partido Verde é composto por pessoas que atuam nos mais diversos ramos de atividade econômicas, o partido verde tem nos seus quadros de filiados, trabalhadores rurais e urbanos, servidores publicos, profissionais liberais, empresários,professores, dentre outros. Isso demonstra com robustez, como o partido vem se consolidando politicamente diante do panorama social, politico, economico e ambiental de nossa Quixadá, fazendo a sigla pensar e atuar de forma bem participativa com todos de nossa comunidade.
Responsabilidade, é uma das palavra mais debatidas com todos que compõem a sigla, que a cada dia, mais pessoas se filiam, segundo o presidente municipal Professor Osmundo Costa, o grupo politico busca tomar decisões conjuntas e assim, no debate e no consenso, elaborar posições que não repita as posições atiquadas e obsoletas que são expostas pela politica local, “ É nessa metodologia que consiste nossa força de unir e reunir pessoas” afirma.Com essa pratica, o PV propêm uma revisão e reflexão em tudo que ora está posto, em suma, o Presidente Osmundo Costa, busca enfocar em suas palavras que a posição do Partido no ambito local é bem diferente do que está exposto na realidade politica quixadaense, segundo ele,Osmundo Costa, o povo de Quixadá, precisa ouvir e debater programas politicos que venham realmente ao encontro dos anseio e desejos de todos os cidadãos desta terra, e isso passa por uma concepção maior, graúda, ampla, que vise agregar pessoas e categorias no intuito de redesenhar uma nova e pactuada proposta de Desenvolvimento Sustentável para Quixadá.
O Presidente Muncipal, Osmundo Costa que também é Historiador afirma que Quixadá teve em sua história momentos politicos de vanguarda e de transformação, que nosso povo tem uma caracteristica própria de rever posições e sair da monotonia politica, e que acredita nessa posibilidade como necessaria e atual.Afirma ainda que a sociedade quixadaense está mais uma vez em um momento politico de decidir entre o convencional, onde atualmente, apenas se decide nomes ou personagens já bem conhecidos neste plano político obsoleto, ou fazer uma mudança qualitiva, ou seja, trazer a cena,personagens que ainda não tiveram a oportunidade de exporem sua idéias e propostas politicas,mas que precisam de oportunidades para afirmar e promover novas formas de observar eexecutar politicas que venham realmente, de encontro aos anseios de nosso povo.Novos posicionamentos, novas perspectivas de fazer politica são esses os principais culunas defendidas pelo PV de Quixadá que traz em seu legado politico uma nova leitura de acontecimentos politicos que Quixadá e que sobretudo, defende a liberdade nas suas múltiplas formas e a natureza como unica forma de continuidade da vida.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Osmundo Costa

CRIME NO CEARÁ - Quadrilha falsificava dinheiro


Clique para Ampliar
As cédulas eram produzidas em larga escala em uma casa, no bairro Antônio Bezerra. Segundo a PF, o dinheiro era levado para outros Estados por membros de uma torcida organizada local
Clique para Ampliar
Peritos da PF comprovaram a boa qualidade das notas fabricadas pelos criminosos, o que dificultava a comprovação da fraude pela população. Notas no novo modelo eram as mais produzidas pelo bando
Um grupo criminoso, que atuava em Fortaleza, era o responsável por 20 por cento da fabricação de dinheiro falso no País

Seis pessoas foram presas, na manhã de ontem, nesta Capital, acusadas de participação no esquema de fabricação e distribuição de cédulas falsas em todo o País. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos por agentes da Polícia Federal (PF) durante a ´Operação Mustache´.

Os presos, cinco homens e uma mulher, fariam parte da quadrilha responsável pela fabricação de distribuição de dinheiro falso, aproximadamente 20% de todas as notas falsa que estão em circulação no Brasil.

Cinco dos acusados foram presos por força de mando de prisão preventiva. A mulher acabou autuada em flagrante por crime de moeda falsa, pois estava na ´fábrica´ do momento em que os agentes da PF chegaram. Três acusados têm antecedentes criminais. O líder da quadrilha, identificado apenas pelo apelido de ´Bigode´, também foi preso. Ele era procurado pela PF do Ceará desde 2007 por tráfico de drogas. A ´fábrica´ funcionava no bairro Antônio Bezerra, na zona oeste da Capital.

Qualidade

O superintendente regional da PF no Ceará, delegado Sandro Caron de Moraes, disse que a qualidade das falsificação é muito boa. Seguindo ele, só quem tem alto conhecimento técnico poderia descobrir de imediato que se tratava de dinheiro falso. A estimativa é que a ´fábrica´ produzisse mensalmente cerca de R$ 300 mil.

Foram apreendidos R$ 40 mil em cédulas falsas, 262 gramas de cocaína e R$ 18,7 mil em dinheiro verdadeiro, provavelmente oriundo do tráfico de drogas. Todo o maquinário utilizado para a fabricação das notas também foi confiscado. Os equipamentos são de última geração, impressoras, papeis especiais, tintas e scanners.

Torcedores

Entre os distribuidores das cédulas falsas, segundo a PF, estão dois membros de uma torcida organizada local. Eles aproveitavam os jogos do time em outros Estados e levavam as moedas falsas. "Os dois passavam pelo Aeroporto (internacional Pinto Martins) sem levantar suspeitas. Todos pensavam que eles realmente apenas estavam indo incentivar o time fora de casa", comentou.

Sandro Caron não revelou o nome da torcida organizada, mas disse que os acusados não são diretores da facção. Indagado se o time era da Série A, B ou C do Campeonato Brasileiro de Futebol, ele riu, mas manteve o segredo. O delegado acrescentou que os dois tinham ligações estreitas com bandidos no Pará, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte.

A PF investiga se esses contatos fazem parte de torcidas organizadas nesses Estados. Os agentes federais descobriram que a próxima entrega de dinheiro falso seria feita na Bahia.

Contatos

´Bigode´, de acordo com as investigações que duraram dois meses e meio, era a única pessoa que tinha contato com o investidor. Ele dizia o quanto queria. Em seguida, pagava o falsificador e entregava aos distribuidores, entre eles os dois torcedores. "Os demais membros do bando não mantinham contato com o falsificador", ressaltaram Sandro Caron e Régis Vasconcelos, este último, delegado que comandou a operação.

Apesar de notas de 10 reais serem também fabricadas, a prioridade da quadrilha era a produção de cédulas de 50 e 100 reais, de preferência no novo modelo recentemente lançado em todo o País pela Casa da Moeda, tendo em vista que boa parte da população não estar ainda familiarizada com elas. Cada lote de R$ 4 mil em notas falsas custava R$ 1 mil. Peritos da PF examinam notas falsas apreendidas em todo o País, para saber quantas foram fabricadas no Ceará.

Apesar do sigilo mantido pela PF em relação à identidade dos acusados detidos e o nome da torcida organizada da qual eles fariam parte, circularam, na noite de ontem, boatos de que os acusados presos fariam parte da torcida Cearamor. As autoridades não confirmaram.

Em agosto de 2010, as polícias Civil e Militar descobriram um esquema criminoso que funcionava na sede da Cearamor, onde drogas, armas, carros roubados e dinheiro falso foram achados. O presidente da organizada, Jeysivan Carlos dos Santos, o ´Jey´, e diretores foram indiciados em inquérito.

Pistas

300 l reais em dinheiro falso eram produzidos todos os meses pelos integrantes da quadrilha, conforme apontou o trabalho de investigação. A base do grupo era na zona oeste de Fortaleza

40 reais falsificados foram apreendidos pelos agentes da PF durante a operação. Os policiais localizaram também todos os equipamentos utilizados na produção das notas falsas
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diario do Nordeste

SEM TRÉGUA - Mais dois ataques contra bancos


Clique para Ampliar
Policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram ao Pecém e fizeram uma varredura em busca de artefatos deixados pelos ladrões. A quadrilha não conseguiu roubar o dinheiro no caixa
Em menos de 24 horas, foram quatro ocorrências. Ontem, os ladrões agiram na Capital e na cidade do Pecém

Subiu para 33 o número de ataques a bancos no Ceará neste ano. Ontem, mais duas ocorrências foram registradas, sendo uma em Fortaleza e outra no Município de São Gonçalo do Amarante (a 55Km da Capital).

O primeiro ataque aconteceu por volta de 2h30, quando uma quadrilha invadiu as dependências da sede da Secretaria Executiva Regional VI (SER VI), localizada na Avenida Padre Pedro de Alencar, em Messejana, fazendo dois guardas municipais de reféns. Com maçaricos, os bandidos violaram um caixa eletrônico do Banco do Brasil e retiraram todo o dinheiro que havia ali, cerca de R$ 180 mil.

Pecém

O segundo ataque no dia de ontem ocorreu também durante a madrugada, quando uma quadrilha usou dinamite para explodir um caixa do Bradesco no posto de atendimento na cidade de Pecém.

Segundo a Polícia, os ladrões, porém, não conseguiram roubar o dinheiro que havia ali.

Pela manhã, duas equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais Gate), do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), foram acionadas para ir ao local, pois havia boatos de que restos de artefato ainda estavam instalados no equipamento e poderiam causar perigo.

Em menos de 24 horas, foram quatro ataques a bancos no Ceará, pois na quarta-feira foram registrados assaltos nas agências do Bradesco da cidade de Choró e do Banco do Brasil de Palhano. A Polícia acredita que vários grupos criminosos estão agindo no Estado.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diario do Nordeste

CEARÁ - Dimas monta time ofensivo para encarar o Bahia

Marcelo Nicácio ganha mais uma chance no time titular
O técnico Dimas Filgueiras confirmou nesta quinta-feira (1) o time titular do Ceará que enfrenta o Bahia no próximo domingo (4), em Salvador. No segundo treino coletivo, o comandante alvinegro realizou novas mudanças na equipe e, na entrevista coletiva, adiantou que o time que treinou será o que entrará em campo.
Em relação ao time que treinou no dia anterior, o técnico sacou Diego Sacomam, improvisado na lateral esquerda, e promoveu o retorno de Vicente. O último se recuperava de contusão, iniciou os trabalhos com bola e jogará no sacrifício na partida decisiva de domingo. Outra mudança importante foi a saída de Enrico no meio campo para a entrada de Marcelo Nicácio, deixando uma formação com três atacantes.
O time escalado por Dimas foi: Diego; Heleno, Fabrício, Thiago Mathias e Vicente; Michel, Rudnei e Juca; Felipe Azevedo, Osvaldo e Marcelo Nicácio.
O zagueiro Fabrício será julgado na sexta-feira (2) no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão no jogo contra o Corinthians, no último dia 16 de novembro, e corre o risco de pegar até três jogos de suspensão. Caso fique de fora, a tendência é que Diego Sacomam seja titular na zaga.
Desfalques
O Vovô não poderá contar com o goleiro Fernando Henrique, o zagueiro Daniel Marques, o lateral esquerdo Eusébio e o meia Thiago Humberto, suspensos; o volante João Marcos e o meia Leandro Chaves, contundidos.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

QUIXADÁ - Prêmio Contribuintes agracia empresas no interior do CE


Clique para Ampliar
Linha de montagem da Calçados Aniger, em Quixeramobim, uma das homenageadas na solenidade em Quixadá. A produção anual atinge 25 mil pares por dia

Clique para Ampliar
Empresários da loja Padre Cícero e da Casa da Caça, em Quixadá, demonstram orgulho com o reconhecimento pelo trabalho de dedicação aos negócios
Clique para Ampliar

Edição especial destaca empresas homenageadas pela arrecadação de ICMS no Centro e Sul do Ceará

Quixadá Responsável pela arrecadação média mensal de R$ 557,97 milhões, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é a principal fonte de recursos do Governo do Ceará para o desenvolvimento econômico e social do Estado. A contribuição fiscal de 160.824 Contribuintes Ativos é a principal fonte desses recursos. Em reconhecimento àqueles que proporcionam oportunidade de trabalho e renda, aquecem os negócios e dinamizam a economia local, por meio do pagamento correto de tributos, há cinco anos o Governo do Estado entrega o Prêmio Contribuintes, e na noite de ontem, empresários de todas as regiões do Estado começaram a receber a outorga especial.

A honraria é uma iniciativa da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), em parceria com o Sistema Verdes Mares. Está em sua 5ª edição, tendo como slogan "Quando cada um faz a sua parte, todos ganham". Conta com o patrocínio do Bradesco, M. Dias Branco, Helga Cosméticos, Banco do Nordeste e OI. A primeira noite de homenagens aos premiados reuniu 30 empresas e seis entidades filantrópicas distribuídas pelo Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Centro-Sul do Estado. Dentre os homenageados, lojistas, industriais e distribuidores.

O período considerado para a escolha das empresas premiadas contempla o recolhimento do ICMS no intervalo de novembro de 2010 até outubro de 2011. A solenidade de ontem, realizada no Nobile Express Vale das Pedras, em Quixadá, contou com palestra do ex-ministro Ciro Gomes, seguida de show da dupla de forró Ítalo e Reno. Entre as empresas premiadas, os Municípios de Russas, Quixadá e Iguatu se destacaram. O primeiro, situado na região jaguaribana, com seis representantes. Os outros dois, no Centro e mais ao sul do Ceará, com três agraciados cada.

Suportes produtivos

E cada uma dessas três regiões apresentam vocações econômicas peculiares. No Sertão Central, os dois maiores centros urbanos encontram forças em segmentos distintos. Enquanto Quixadá se destaca como polo universitário, concentrando o maior número de instituições de ensino superior, tendo ainda o turismo como forte potencial, a vizinha cidade, Quixeramobim, concentra o maior número de indústrias do Centro do Estado, tendo na produção de laticínios e principalmente de calçados, fortes suportes produtivos. E não fugindo do perfil calçadista, encontra-se a Capital do Vale, como Russas também é conhecida, tendo ainda Iguatu, a movelaria como forte impulsionadora econômica, além do polo calçadista.

Os agraciados desses três municípios e de outras 14 cidades se destacaram entre os 60 espalhados nas duas áreas fiscais estabelecidas pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). Juntas somam 17.258 contribuintes ativos e são responsáveis pela injeção mensal de R$ 12,66 milhões nos cofres do Estado. De acordo com a Sefaz, delas foram recolhidos R$ 151,9 milhões de novembro de 2010 a outubro deste ano. O valor arrecadado é suficiente para construir dois hospitais regionais como o que será erguido no próximo ano em Quixeramobim.

O Prêmio Contribuintes evidencia que as empresas, cada vez mais, pautam suas políticas de trabalho aliadas à prática social. Quem recolhe corretamente os impostos acelera os "motores" da máquina estatal, proporciona o bem comum e possibilita o avanço do governo no campo social. E nada mais justo do que reconhecer publicamente o esforço e a seriedade desses empreendedores. Assim, ganha o Ceará e sua população. Primeiro porque conhece quem são estes colaboradores, que ampliam a capacidade do Estado de intervir e fazem crescer a atividade econômica. Essa avaliação é feita pelo titular da Sefaz, Mauro Filho.

Na outra ponta dos negócios, seis entidades filantrópicas das três regiões geográficas também entraram na festa. São associações, um hospital e um centro espírita, com atividades voltadas à assistência social e à saúde onde estão sediadas. Através de outro programa de incentivo à arrecadação fiscal, o "Sua Nota Vale Dinheiro", que estimula o contribuinte a cobrar a nota fiscal, captaram recursos financeiros para o desenvolvimento dos seus projetos, em Quixadá, Jaguaretama, Limoeiro do Norte, Orós, Iguatu e Piquet Carneiro. Juntas, receberam R$ 155.013,10. A promoção concede, em dinheiro, 0,5% do valor das notas fiscais entregues à Secretaria da Fazenda. Não são válidos os documentos fiscais emitidos para pessoas jurídicas; correspondentes a conta de energia elétrica; nota fiscal de serviço de telecomunicações; nota fiscal de serviço de comunicações; relativos à aquisição de combustíveis de qualquer natureza; emitidos em desacordo com a legislação do ICMS; e ainda com valor inferior a R$ 5,00.

A próxima solenidade do Prêmio Contribuintes 2011 será realizada em Sobral, no dia 8 deste mês, no Palace Buffet. Também terá como palestrante o ex-ministro Ciro Gomes e como atração musical a dupla Ítalo e Reno. Em seguida a festa será em Barbalha, no dia 10 de janeiro, Bulervard Buffets e Recepções. O palestrante será o colunista Egídio Serpa e mais uma vez a dupla de músicos cearenses sobe ao palco. O encerramento da entrega do Premio está previsto para o dia 12 de janeiro, em Fortaleza, no La Maison Salão Coliseu, com show da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano. O palestrante ainda não foi definido.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), Av. Pessoa Anta, 274 Centro / Fortaleza
Telefone: (85) 3101.9001

INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Sertão Central diversifica economia

Empresas de diferentes perfis geram empregos e renda nos Municípios da região Centro do Estado

Quixeramobim. Um dos destaques do Prêmio Contribuintes deste ano é a Calçados Aniger Nordeste Ltda. Tendo a excelência como objetivo, começou com mil pares por dia. Mas o mercado logo exigiu mais. O fruto de um bom trabalho ficou refletido na confiança dos clientes. E isso levou a Aniger bem mais longe do que o sonhado: a produção atual atinge 25 mil pares por dia.

Hoje, 20 anos depois, a colaboração e a dedicação de todos fazem com que a empresa seja respeitada nacional e internacionalmente. A fábrica está instalada numa área de mais de 26.000m². Tem sua produção verticalizada, possui sua própria matriz para fabricação de solados, fábrica de borracha e de injeção de saltos, solados, chinelos e sapatilhas, além de máquinas automáticas de costura, bordado, serigrafia e alta frequência. Também possui laboratórios equipados, para teste de seus produtos. Este é o segundo de premiação da Aniger. O título chega como consequência do trabalho no mercado interno. As vendas das marcas Miezko, Okean e Petite Jolie, segundo o gerente de produção, Marcos Rezende, estão crescentes.

Dentre as dezenas de empresas homenageadas com o Prêmio Contribuintes este ano, duas delas ganham destaque no cenário fiscal. Uma delas é Cefisa Oliveira & Cia. Ltda., conhecida pela clientela da região como Loja Padre Cícero. A outra é a Casa da Caça, de pequeno porte empresaria (PPE), registrada no sistema estadual de contribuintes como Maria F. da Silva Fogos. Em comum, além de estarem localizadas em Quixadá, na mesma rua, tem à frente dos negócios, duas famílias.

Sucesso

Orgulhosos com a homenagem, o casal José Odilon Oliveira e Maria Cefisa Fernandes Oliveira, empresários da Loja Padre Cícero, relatam história de dedicação e de sucesso ao longo dos últimos 32 anos.

Da mesma forma, o casal de empresários Maria Francilene da Silva e Agenor Moraes Holanda, da Casa da Caça apostam na simplicidade como fórmula para atrair a clientela.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diario do Nordeste

ESPORTE -Jornal diz que Cruzeiro vai pagar R$ 2 milhões ao Bahia

No primeiro turno, jogando no PV, o Vovô venceu por 3 x 0. Foto: Divulgação / Ceará
A diretoria do Cruzeiro pode dar um incentivo financeiro de R$ 2 milhões ao jogadores do Bahia. Os tricolores receberão a gratificação caso consigam um triunfo sobre o Ceará, resultado que garante a permanência do time mineiro na série A do Brasileirão. A informação foi publicada pelo jornal A Tarde, de Salvador, nesta quinta-feira (1º).
O veículo de imprensa não informa uma fonte certa. O texto diz apenas que “o suposto pagamento da mala circula fortemente nos bastidores do futebol e na imprensa mineira”. A reportagem baiana afirma ter levantado os valores junto aos repórteres esportivos que acompanham o Cruzeiro.
Bahia x Ceará entrarão em campo no próximo domingo (4) no estádio de Pituaçu, às 16h de Salvador. No mesmo horário, Cruzeiro duela contra o Atlético (MG). A Raposa tem 40 pontos e está em 16º colocado. Logo atrás está o Alvinegro cearense com um ponto a menos. Os dois ainda estão seguidos de perto pelo Atlético (PR) com 38 pontos. Os três lutam pela última vaga na primeira divisão.
A diretoria cruzeirense pagaria a gratificação porque o time de Salvador não corre mais o risco de ser rebaixado e não teriam tanto compromisso com o resultado. Em caso de empate ou derrota, o Vovô tem queda assegurada para a segundona, independente do placar final no clássico mineiro. As diretorias de Cruzeiro e Bahia desmentiram o acerto financeiro.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro

BRASIL - Após reunião Dilma decide manter Lupi no comando do ministério do Trabalho

 
A decisão da presidente Dilma Rousseff chegou mais rápido do que se esperava. O Palácio do Planalto recebeu a presidente, nesta quinta-feira (01), que decidiu manter Carlos Lupi no ministério do Trabalho.
Apesar das freqüentes denúncias de irregularidade contra Lupi e da Comissão de Ética da Presidência da República ter solicitado a exoneração do ministro, Dilma optou por adiar um pouco mais essa demissão.
Agora Dilma deve pedir à comissão um ofício com os elementos que embasaram a sugestão de exoneração. Enquanto Lupi também pedirá uma reconsideração da decisão da comissão. A presidente pretende ganhar tempo, pois se demitir Lupi neste momento, não terá como tirar do PDT o ministério em janeiro, obrigando a pasta a permanecer refém do partido.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora