v

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Secretarias de saúde confirmam um caso de gripe A em Quixadá

Universitário está em Fortaleza e passa bem.
O surto a cada momento tem maiores proporções e faz novas vítimas. O que começou com 52 pacientes na segunda-feira,21/11, já tem dados alarmantes não só mais no Sertão Central mais em cidades do Centro Sul. Com 13 casos confirmados em Pedra Branca e agora a as Secretarias de Saúde do Estado e do Município confirmaram que deu positivo o caso que era suspeito em Quixadá. Estudante universitário Leonardo dos Santos Nardi, de 19 anos, contraiu o vírus de um primo.
Até o final da tarde desta quinta-feira,01, foram notificados 534 casos em Pedra Branca (13 confirmados). Há casos sendo investigados em Boa Viagem, no total de 24, Quixeramobim 1 e em Acopiara também foi coletado material de 1 paciente que está no Laboratório Central de Saúde Pública para exame. O resultado do exame é para confirmar ou descartar a circulação do vírus. O tratamento de todos os casos notificados independe do resultado dos exames. “O paciente chegou à unidade de saúde com dificuldade de respirar, tosse, coriza, e mora em Pedra Branca ou teve contato com moradores de lá, imediatamente começa o tratamento com tamiflu”, afirma Manoel Fonseca, coordenador de promoção e proteção à saúde da Sesa.
Em entrevista ao portal Revista Central, a coordenadora de vigilância Epidemiológica, Juliana Câmara, disse que a Sesa confirmou a concretude do caso, “o paciente de 19 anos, mora em Quixadá com 3 amigos, mas não chegou a ter contato após contrariar o vírus de um primo que mora em Pedra Branca e que também estuda em Quixadá”. Segundo a coordenadora outros três casos deram negativos. O paciente está em Fortaleza na casa dos pais. Segundo a Assessoria de Comunicação do IFCE o paciente não estuda no campus Quixadá.
Matérias Relacionadas
A Secretaria da Saúde do Estado, como medida preventiva e para estoque estratégico de assistência, já liberou caixas de tamiflu para todas as 21 regionais de saúde. Na manhã desta quinta-feira, o secretário da saúde, Arruda Bastos, esteve em Brasília com o ministro da Saúde Alexandre Padilha e o secretário de vigilância em saúde Jarbas Barbosa que, atendendo a solicitação do Ceará, liberaram 9 mil doses do medicamento tamiflu. “Eles disserram que estamos adotando as medidas corretas e que devemos manter firme a conduta de tratar todos os casos notificados com a aplicação imediata do tamiflu”, comentou Arruda Bastos.
Em Quixeramobim, a universidade Vale do Acaraú, campus de Quixeramobim, resolveu suspender suas aulas a partir desta sexta-feira, 02, no sentido de evitar uma possível contaminação de seus alunos com o vírus H1N1. Apesar de Quixeramobim ter apenas um caso suspeito até o momento, à coordenadoria do núcleo UVA/IDJ de Quixeramobim resolveu suspender aulas, devido grande parte de seus alunos serem dos municípios atingidos pelo vírus. Mais de 150 estudantes retornarão no inicio do ano letivo 2012.1, no começo de janeiro.
Mais Informações:
Hospital
Regional Dr. Eudasio Barroso,
Praça Joao Brasileiro Filho -  Quixadá

Contato: (88)-3412-8556

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central - www.revistacentral.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário