v

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Politica - Elmano Freitas reafirma que quer aliança com PSB


Em entrevista ao programa Paulo Oliveira, da Rádio Verdes Mares AM, o pré-candidato petista Elmano Freitas afirmou, nesta manhã de sexta-feira, esperar sair “como candidato de consenso” do PT. Também acredita que será apoiado por todas as correntes do partido.

Elmano, ao lado do deputado federal Artur Bruno e do secretário estadual das Cidades, Camilo Santana, é um dos nomes que o PT vai apresentar durante encontro municipal da legenda marcado para domingo, no Hotel Praia Centro.


Depois do encontro de domingo, o PT deverá procurar oficialmente os partidos aliados para conversar sobre composições. Elmano Freitas reiterou que defende a manutenção da aliança com o PSB do governador Cid Gomes.

DETALHE – O presidente nacional do PT, Rui Falcão, virá para o encontro deste domingo. Não se sabe se conversará mesmo com o governador Cid Gomes, que preside o PSB estadual. Cid passará o fim de semana em Sobral.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Politica - Lula admite ser candidato de novo 'para não deixar tucano voltar'


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu na noite desta quinta-feira sair novamente candidato a presidente da República apenas no caso de a atual ocupante do Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, não ter interesse de concorrer nas próximas eleições federais. De acordo com o político, ele jamais permitiria que "um tucano voltasse". "A única hipótese de eu ser candidato é se a presidenta Dilma não quiser. Não vou permitir que um tucano volte a ser presidente do Brasil", disse.


Convidado do Programa do Ratinho, no SBT, Lula foi pela primeira vez a uma televisão para ser entrevistado após superar o câncer na laringe. Ele mencionou, rapidamente, a polêmica em que foi envolvido após declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes que afirmou a uma revista que Lula teria feito pressão para um julgamento parcial do escândalo do mensalão. "Quem inventou esta história vai ter que acreditar nela. O tempo se encarrega de acomodar as coisas", disse.

Questionado sobre os problemas na saúde pública pelo apresentador, o ex-metalúrgico os atribuiu ao fim da CPMF. Lula lamentou que a bancada de oposição ao seu governo no Congresso Nacional tenha retirado o imposto sobre operações financeiras, que ficou conhecido como "imposto do cheque", e servia para financiar a Saúde. O ex-presidente disse que os parlamentares lhe "tiraram R$ 40 bilhões" por "vingança". "Me tiraram a CPMF, que é um imposto de rico, por vingança. Achavam que estavam me atacando, mas estavam atacando o povo brasileiro", disse Lula.

Em tom descontraído, o programa teve afagos constantes entre Lula e Carlos Massa, conhecido como Ratinho. "Sempre fui admirador dele, desde 1982. Vamos trabalhar em televisão", brincou Ratinho. "Muita gente estranha por que (conceder a primeira entrevista) no Ratinho e eu digo: 'porque já comi rabada na casa do Ratinho e porque ele comeu rabada na granja do Torto'. Somos amigos. Amizade não tem preço", disse Lula. Antes da chegada do ex-presidente, Ratinho afirmou que ele não passaria por perguntas constrangedoras. "O presidente é convidado deste programa, ele não é mais presidente, não tem que ser cobrado por nada", disse.

Lula foi acompanhado por aliados como o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), e pelo ex-ministro da Educação e pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. "Eu achava que era o momento de apresentar uma coisa nova para a cidade", disse o ex-presidente, perguntado sobre por que havia escolhido Haddad para a campanha.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Terra

Politica - PSDB não vai apoiar Férrer, diz Gomes de Matos


O PSDB não vai, de jeito nenhum, apoiar a candidatura do deputado Heitor Férrer (PDT) à Prefeitura de Fortaleza, nas eleições deste ano, somente, porque ele fez rasgados elogios ao ex-senador Tasso Jereissati, durante sessão solene em homenagem aos trinta anos do Shopping Iguatemi. Quem assegura é o deputado federal tucano Raimundo Gomes de Matos (PSDB).

Em outras palavras, a declaração significa que o PSDB não abrirá mão de indicar candidato próprio, apesar de flertar com outras legendas no intuito de formar uma coligação. Segundo ele, o ninho tucano tem certeza de que a eleição será definida em segundo turno e, portanto, acredita que o postulante do PSDB ganhará as eleições para evitar o “continuísmo negativo” da atual gestão.

“Creio que os partidos de oposição, até mesmo os radicais, reconhecem o grande trabalho público realizado pelo Dr. Tasso ao Ceará”, pontuou, ressaltando que, caso o tucano, deseje disputar a chefia da Capital será uma “honra” ao partido defender seu nome, porque, certamente, seria uma vitória nas urnas. 

Contudo, Gomes de Matos disse que, mesmo afastado de cargos eletivos, Tasso acompanhará de perto as articulações deste ano. Portanto, caso retorne à política, será para disputar novamente a chefia do Governo do Estado, ou o Senado da República.

 “Qualquer um destes cargos ele ganha a eleição. Afinal, ele ainda continua na aceitação do povo cearense”, salientou.

Questionado sobre a disputa interna, o parlamentar observa a existência de dois tucanos – o presidente do Instituto Vida, João Mota, e o ex-presidente da legenda, Carlos Matos – tentando disputar a cabeça de chapa do PSDB.

 Todavia, segundo ele, o nome do presidente e ex-deputado, Marcos Cals, é quase unanimidade dentro da sigla. Ele justifica que o ex-parlamentar possui mais densidade eleitoral, pois, em 2010, conseguiu um resultado positivo nas urnas.DISCURSO UNIFICADO

Durante reunião em Brasília, a cúpula do PSDB definiu que o partido adotará um discurso unificado na corrida eleitoral. Porém, respeitando as peculiaridades locais. Os tucanos falarão de temas de repercussão nacional, apontando as falhas das gestões petistas e mostrando as práticas empreendidas pela gestão tucana nos estados e municípios que administra. O PSDB planeja eleger mil prefeitos em 2012.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Estado

Hoje as mulheres preferem os magrinhos do que os "bombados"


Muito tempo atrás um homem  para atrair uma mulher precisava ser forte, grande e poderoso, afinal aqueles tempos pediam isso, pois a força física era atributo indispensável.

Contudo o tempo foi passando e os magrinhos foram aprendendo que não podiam competir com os outros, assim eles acabaram desenvolvendo novos maneiras de conquistar e agradar as damas. E pelo visto elas andam gostando mais deles do que dos "bombados", é o que mostra um estudo da Universidade do Tennessee em Knoxville.

Mesmo que inconscientemente uma mulher sempre busca por um cara que possa ser um bom pai, esposo e homem para ela e com o passar do tempo à evolução foi mostrando que os menos favorecidos fisicamente pela natureza podem ser melhores, pois compensam sua feiura ou fraquezas com atenção, inteligência, carinho e também com fidelidade.

Então se você é mulher e anda procurando alguém  para algo sério está na hora de começar as olhar para os menos atrativos, pois elas podem compensar seu físico com coisas muito mais interessantes.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Sobral 24 Horas

Na TV, Lula diz que comprou terno para usar 'no caixão'


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta quinta-feira ter comprado um terno novo para usar "no caixão". Em entrevista no Programa do Ratinho, do SBT, Lula afirmou que a compra do traje que vestia foi feita durante o tratamento contra o câncer na laringe, diagnosticado em outubro do ano passado. "Inclusive, eu comprei (o terno) quando eu estava no hospital, não queria ir pro caixão com terno velho."


A entrevista é a primeira participação do ex-presidente em um programa de TV desde que o câncer foi diagnosticado. Bastante rouco, o petista falou sobre as dificuldades do tratamento e como foi voltar à rotina. "Tratamento é duro, não é brincadeira. A quimioterapia é dura, a radioterapia é dura."

O câncer de Lula
Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro do ano passado. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

Após três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia, o tumor teve "uma remissão completa", conforme anunciou o porta-voz do Instituto Lula, José Chrispiniano, e confirmou o Sírio-Libanês em 28 de março de 2012. Para ser considerado curado do câncer, Lula terá de se submeter a exames durante os próximos cinco anos.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Sobral 24 Horas

Policia - Presidente da Câmara de Aratuba é preso acusado de porte ilegal de arma


O parlamentar foi abordado e após revista no veículo, foi apreendida uma pistola 380.
 
A Polícia Militar do município de Redenção, região do Maciço de Baturité, efetuou no início desta tarde (31) a prisão do Presidente da Câmara Municipal de Aratuba, Manoel Venâncio Barroso (PMDB), acusado de porte ilegal de arma. O vereador é conhecido como "Neto do Pai João".


Durante operações de rotina na região, conforme o Capitão Ferreira do 3º Pelotão de Redenção, o parlamentar foi abordado e após revista no veículo, foi apreendida uma pistola 380. O mesmo continua detido para a Delegacia Regional de Baturité. Vale ressaltar que o crime é afiançável.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

Eleições em Fortaleza – Eunício reafirma que tem compromisso com Cid Gomes


Essa é do senador Eunício Oliveira, presidente regional do PMDB, que conferiu, nesta noite e quinta-feira, na Câmara Municipal, a solenidade de entrega do título de cidadão de Fortaleza a Ivo Gomes:

- O PMDB vai esta na chapa em caso de rompimento.

Reagiu assim ao ser abordado sobre a manutenção ou não da aliança PT/PSB. Mas ele deixou claro que tem compromisso político com o governador Cid Gomes. Ou seja, para onde Cid for, estará com ele.

Eunício estará nesta sexta-feira em Sobral (Zona Norte), onde vai conferir o lançamento da campanha de vacinação contra a aftosa a ser feita pelo ministro Mendes Ribeiro (Agricultura), que é do PMDB.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Politica - Ciro reforça críticas à gestão petista, mas já admite aliança no segundo turno



O ex-governador Ciro Gomes voltou a criticar, em clima de entrega do título de cidadania de Fortaleza ao seu irmão, Ivo Gomes, a administração da prefeita Luizianne Lins (PT). Foi nesta noite de quinta-feira, na Câmara Municipal.

Ciro lembrou que Fortaleza virou um grande dilema, porque em eleição municipal se vê de tudo, mas disse que o objetivo é lutar
para manter o arco de alianças do Governo Cid Gomes. Adiantou que se depender dele, apresentará uma proposta para resolver os dramas de uma cidade. Ciro ressaltou que é possível parceria com o pT em outros municípios como Sobral (Zona Norte).

O ex-governador lamentou que Fortaleza virou drama e que os políticos não podem ficar fazendo conchavos. Houve quem interpretasse como um recado para a prefeita Luizianne Lins

DESCONFIA DA VEJA
Sobre o affair Gilmar Mendes (STF) e Lula, disse que testemunhou muitas vezes a Veja não falar a verdade. Ciro deixou claro ter profundo respeito pelo STF – “que tem salvo a lavoura” em muitas situações. Lula, segundo Mendes, o teria procurado pedindo o adiamento do julgamento do Mensalão em troca de proteção na CPMI do Cachoeira, segundo reportagem dessa revista.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Politica - Guimarães pode ter reunião com Luizianne e já admite adiamento sobre pré-candidato


O deputado federal José Guimarães, da corrente Democracia Radical, poderá ter reunião, ainda nesta sexta-feira, com a prefeita Luizianne Lins. Guimarãs informa que tem conversado com várias correntes petistas, com os pré-candidatos do partido e com o governador Cid Gomes (PSB) em busca de consenso. O parlamentar até já fala que pode ser adiada a decisão sobre anuncio de pré-candidato, prevista para domingo, no Hotel Praia Centro.


“Seremos testados se teremos ou não capacidade de construir entendimento. Caso na hora H da decisão haja alguma dificuldade, podemos remeter para o diretório municipal decidir mais na frente”, considera.

Guimarães avalia que o PT está “fazendo de tudo” para ter um acordo com o PSB. Já Elmano Freitas garante que a corrente Democracia Socialista, da prefeita, vem tratando os pré-candidatos como “companheiros’. Artur Bruno também busca o consenso, embora preveja que Elmano deve ser o ungido no encontro municipal de domingo.

Já Elmano prossegue sua peregrinação para publicizar seu nome e se tornar mais conhecido do eleitorado da Capital., Ele tem entrevista marcada para o programa do Paulo Oliveira, da rádio Verdes Mares AM, a maior audiência no horário.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Flamengo - Preocupado com a mãe, R10 deixa Fla no passado e diz que não vai parar


Poucas horas depois de obter uma liminar na Justiça do Trabalho rompendo unilateralmente o seu contrato com o Flamengo, Ronaldinho Gaúcho concedeu entrevista na qual preferiu não se estender sobre os problemas que viveu no clube, concentrando-se em agradecer o carinho dos torcedores do clube. Apesar da difícil situação profissional e também pessoal, já que sua mãe, Miguelina,
se recupera de uma cirurgia para a retirada de um tumor, ele não deu sinais de abatimento e descartou qualquer hipótese de aposentadoria. Ainda sem destino profissional definido, ele vai passar os próximos dias em Porto Alegre ao lado da mãe.

- O pensamento agora é ir ficar com a minha mãe e pouco a pouco planejar o futuro, com calma, tranquilidade. Eu me vejo jogando mais alguns anos. Ela está bem, se recuperando, não é nada fácil, mas a mulher é muito forte e está dando sinais de que vai se recuperar rápido - disse.

O jogador sorria discretamente enquanto mexia no computador, mas não dava muita margem a brincadeiras, como a da advogada Gislaine Nunes, que conduz os procedimentos de rescisão. Ela chegou a ensaiar uma batucada com um dos pandeiros do atleta, que não se animou, e a advogada logo desistiu.
O ex-camisa 10 do Flamengo foi questionado sobre os diversos problemas que enfrentou no clube neste ano, mas optou por um discurso evasivo, sem se alongar em assuntos polêmicos. Ele evitou, por exemplo, comentar o vídeo divulgado nesta manhã no qual o vice de futebol rubro-negro, Paulo César Coutinho, promete o afastamento de R10 e diz que o meia-atacante "não está jogando porra nenhuma".
Ronaldinho, Entrevista (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)Ronaldinho irá a Porto Alegre para acompanhar a mãe 
 
Teve muita gente comentando, me ligando, queriam saber quem estava falando a verdade, quem não estava... Depois eles mesmos acabaram se desmentindo. Deixa ele (Coutinho) falar"
 
Ronaldinho
- Teve muita gente comentando, me ligando, queriam saber quem estava falando a verdade, quem não estava... Depois eles mesmos acabaram se desmentindo. Deixa ele (Coutinho) falar, não sou eu que tenho de falar isso. Só vim aqui para agradecer o carinho - disse Ronaldinho, que desconversou ao ser perguntado por que decidiu partir para o confronto judicial com o clube: - Devido aos últimos acontecimentos, todo mundo já sabe. Hoje (quinta) quero aproveitar para agradecer o carinho dos torcedores. Quis fazer essa entrevista para agradecer todo o carinho, resolvi falar para agradecer mesmo a toda a nação rubro-negra.

Gratidão foi termo repetido insistentemente durante a entrevista, na qual o jogador negou ter qualquer tipo de problema de relacionamento com o técnico Joel Santana e os demais companheiros no elenco rubro-negro.

- Nenhum! Respeito enorme pelo Joel. O Papai sempre me tratou muito bem, com um respeito muito grande. Com todos os companheiros tenho uma amizade muito legal, nunca tive problema nenhum com nenhum companheiro - afirmou.

Incentivado a mandar uma mensagem para os torcedores do Flamengo, ele disse:
saiba mais
- Continuo com um respeito enorme, obrigado de coração por todo o carinho. Vou levar para sempre o Flamengo no meu coração. Prefiro ficar com as coisas boas que o Flamengo me deu. Em todos os lugares em que ando no Rio, os torcedores sempre me trataram com muito carinho - contou o jogador.

Ronaldinho considera normais as vaias que ouviu da torcida em seu último jogo pelo clube, no empate com o Internacional por 3 a 3, no Engenhão.

- É algo que ninguém gosta de passar, mas é normal em um momento desse, no qual a torcida espera uma vitória. Depois de ter um resultado de 3 a 1 e não conquistar a vitória, as vaias vêm sempre - argumentou.

Ele negou qualquer relação entre o seu rendimento em campo e o constante atraso de salários desde o rompimento da parceria entre Flamengo e Traffic.
- Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Tivemos um ano maravilhoso em 2011, ficamos sete meses sem perder. Neste ano, a equipe não conseguiu render tudo aquilo que se esperava, as coisas não aconteceram como a gente queria e as críticas vieram para todo mundo - disse

Advogada critica Paulo César Coutinho
A parte dos problemas coube à advogada. Gislaine Nunes não se furtou a afirmar que o vídeo de Coutinho, divulgado na manhã desta quinta-feira, foi decisivo para que o estafe do jogador decidisse entrar com a ação, apesar de ter sido contactada na quarta pela manhã.
A relação fica arranhada depois da declaração do Coutinho. Isso deve ter pesado bastante. Foi uma declaração infeliz"
 
Gislaine Nunes
- A situação já estava insustentável. Promessas feitas e não cumpridas, aquele negócio de vamos honrar os salários, vamos pagar, e isso não acontecia. Então não restou outra alternativa para o atleta e sua assessoria além de entrar na Justiça do Trabalho. São cinco meses de atraso do direito de imagem, cinco meses de FGTS, 12 meses de INSS, parte do 13º salário, são várias verbas que seriam direitos do atleta e não foram honradas pelo clube - destacou.

A advogada também citou a ausência de uma resposta formal do Flamengo às notificações feitas no início de abril. Essas notificações, de acordo com o contrato com o jogador, eram essenciais para que, dez dias depois, sem pagamento, o atleta pudesse impetrar a ação para a rescisão unilateral.
- Eles eram notificados e não se manifestavam, falavam informalmente, diziam que pagariam, mas de forma formal, não. Inclusive essa foi uma das primeiras perguntas feitas pelo juiz hoje (quinta). Deixaram passar a oportunidade que tinham de se justificar pelo menos - disse.
Gislane, Advogada, Ronaldinho (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)
Indagada se Ronaldinho poderia seguir o caminho de Deivid, que também entrou com ação contra o Flamengo em função de direitos de imagem atrasados, mas continua no elenco, Gislaine descartou a possibilidade. O argumento foi justamente o vídeo do vice de futebol.

- Acredito que não, a relação agora fica machucada, fica arranhada depois da declaração do Coutinho. Isso deve ter pesado bastante. Foi uma declaração infeliz. A gente não está querendo enfrentar ninguém, só colocar as coisas nos seus devidos lugares. A declaração veio chancelar, determinar, a decisão da assessoria do atleta em acionar a Justiça - disse.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Mundo - Papa Bento XVI participará de evento na Praia de Copacabana, no Rio



O arcebispo Dom Orani Tempesta revelou, nesta quinta-feira (31), que o Papa Bento XVI participará de um evento na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, em 2013, como parte da Jornada Mundial da Juventude, conforme mostrou o Jornal Nacional.

“Teremos a acolhida dos jovens peregrinos, acolhida do Papa e a Via Sacra na Praia de Copacabana, que tem toda uma tradição
de ter grandes eventos ali", explicou o arcebispo.

Essa pode ser a primeira vez que a Praia de Copacabana terá a presença de um Papa. Em 1980, quando o João Paulo II estava no Rio de Janeiro, o pontífice foi direto para o Aterro do Flamengo.

De Copacabana, o Papa Bento XVI segue para a Base Aérea de Santa Cruz, onde será feita a vigília e a grande missa de encerramento com uma multidão de jovens. A expectativa dos religiosos é de 2 milhões pessoas.

“Um olhar para aquela região do Rio de Janeiro, que normalmente não tem grandes eventos e terá o maior evento e a maior concentração de jovens do mundo, ali naquela região de Santa Cruz”, afirmou Dom Orani.

A data da chegada do Papa ao Rio ainda não foi divulgada. A Arquidiocese do Rio de Janeiro vai sugerir ao vaticanos que o Papa visite o Cristo Redentor e vai propor às autoridades cariocas que o Corcovado fique aberto durante 24 horas nos dias da Jornada Mundial da Juventude.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Brasil - Só seria candidato se Dilma não quisesse, diz Lula ao lado de Haddad


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, na noite desta quinta-feira (31), sua primeira participação em um programa de TV desde o anúncio do desaparecimento do câncer na laringe. No 'Programa do Ratinho', do SBT, ele deu uma entrevista ao lado do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.

Durante o tempo em que esteve no programa,
Lula fez elogios ao governo e à presidente, Dilma Rousseff.  "A presidente Dilma Rousseff vai estar muito forte no final do seu mandato. Ela não só irá querer, como tentará a reeleição", disse.  "Eu serei cabo-eleitoral para reelegê-la. A única hipótese de eu voltar é ela não querer. Só serei candidato se ela não quiser. Eu não vou permitir que um tucano volte", afirmou.

saiba mais
Perguntado sobre a escolha de Haddad para a candidatura na capital paulista, Lula disse que o partido fez uma opção pelo novo. "Eu achava que era o momento de a gente apresentar uma coisa nova para o estado de São Paulo. Porque o prefeito de São Paulo, qualquer que seja ele, começa a nascer e já nasce um pouco velho", disse ele. "Veja, o Fernando Haddad, com essa cara boa, bonita... Ganha as eleições, aí no dia 1º dá um temporal em São Paulo, já está com água no pescoço", disse.

Chamado a participar, Haddad falou sobre sua gestão à frente do Ministério da Educação e fez elogios ao governo. "A vida melhorou da porta para dentro, mas da porta pra fora não", disse. "O que o presidente pode fazer foi feito, mas não o que a prefeitura diz", afirmou.

Sobre seu tratamento, Lula disse que ainda tem dificuldade para falar e para engolir. "Hoje estou com minha garganta estourada", disse, por causa de um discurso no dia anterior, num evento em Brasília. "A garganta fica inflamada. Quando eu tomo água dói, quando eu mastigo saliva dói, quando eu como carne dói, quando eu como pão dói", disse. "Eu brinquei com o Ratinho que eu comprei  esse terno quando estava no hospital, preparando para usar no caixão", afirmou.

Lula falou de seu irmão mais velho, que teve câncer na garganta. "Na semana passada ele foi considerado curado definitivamente, depois de 5 anos", disse Lula. "O tratamento não é brincadeira. É duro. Mas tem que ter dedicação e disciplina para cumprir as regras dos médicos", afirmou. Ele disse que tem acordado às 6 horas da manhã diariamente e faz fisioterapia. "Já tomei dois tombos", disse.

Perto do fim da participação do ex-presidente, o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, disse que não queria falar sobre a polêmica envolvendo um encontro entre Lula e o ministro do STF Gilmar Mendes, no qual teria sido tratado o assunto da data de julgamento do mensalão. "Não tenho interesse em falar nisso, enviei uma nota", disse Lula. "Quem inventou a história que prove".



Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Sucessão - PSOL acerta candidatura de Roseno à Prefeitura



Ao chegar a Fortaleza para participar do lançamento da pré-candidatura de Renato Roseno (PSOL) à Prefeitura de Fortaleza, Plínio de Arruda Sampaio, candidato a presidente pelo partido em 2010, manifestou o desejo de ver Roseno disputar a Presidência da República. "Ele é a grande esperança do partido", disse Plínio. "Nós queremos que ele seja presidente da República. Quero apoiá-lo".

Roseno considerou a declaração de Arruda uma "generosidade gigantesca". Mas afirmou que o PSOL não apresentou essa possibilidade de forma concreta "ainda". "Houve no passado, também, falas nesse sentido. Ele acha que é necessário a apresentação de uma nova geração de porta-vozes", disse Roseno.

Sobre o lançamento da pré-candidatura da sigla em Fortaleza, Plínio disse que participa do evento a pedido dos seus correligionários, "para dar uma força aqui, para que esse jovem seja prefeito de Fortaleza".



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Eleições municipais - PSD trabalha para se consolidar no Ceará



Kassab avalia que a sigla está no rumo certo e afirma que o PSD deve conquistar grande força política no Estado

O PSD está trabalhando no sentido de alcançar um resultado eleitoral neste ano que torne a sigla uma das maiores forças políticas no Ceará e a deixe ainda entre os três maiores partidos do Brasil. O presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, avalia que o PSD está no "rumo certo", destacando que a meta é eleger, em outubro próximo, 500 prefeitos em todo o Brasil. Por outro lado, o dirigente analisa que o nascimento definitivo do partido só ocorrerá quando disputar o pleito nacional, em 2014.


O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, veio a Fortaleza inaugurar a sede do partido e visitou a redação do Diário do Nordeste juntamente com o dirigente estadual, Almicyr Pinto, e o secretário executivo, Eduardo Diogo

Conforme Kassab, o PSD nasceu em São Paulo e na Bahia, mas já está consolidado em todo o País. No Ceará, ele fez questão de declarar que a sigla vem sendo muito bem conduzida e conta com aproximadamente 40 prefeitos. "Nossa expectativa é alcançar um resultado neste ano que consolide o partido. O Ceará tem condição de ser uma grande força do PSD no País", afirmou.

O dirigente ainda disse considerar importante a aliança que a organização estadual do PSD tem mantido com o governador Cid Gomes (PSB) no Ceará. "Desde o começo, temos tido o apoio sólido do governador Cid, que tem mostrado ser um democrata e mostrado que acredita em partido político", declarou.

Em entrevista concedida à TV DN, durante visita ao Diário do Nordeste, ele disse ainda que o apoio que a direção nacional deverá dar na condução do processo eleitoral no Ceará é no sentido de fortalecer as diretrizes da agremiação. "O nosso apoio é no sentido de fortalecer as diretrizes do diretório coordenado pelo presidente Almircy Pinto. O partido aqui está no rumo certo, em uma aliança importante com Cid Gomes e com participação em praticamente todos os municípios do Estado", ressaltou.

Disputa

Gilberto Kassab destacou que o PSD já conta com um significativo número de representantes nos poderes Executivo e Legislativo, incluindo seis vice-governadores e dois governadores, em Santa Catarina e no Amazonas. "E todos eles estão se preparando para a disputa (eleitoral)", garantiu. Apesar da importância do pleito deste ano para a consolidação do partido, Kassab disse que o nascimento definitivo do partido só ocorrerá após a primeira disputa nacional.

Até lá, informa o presidente do PSB, a posição da legenda no Poder Legislativo será de independência. "Por que muitos que integram o partido apoiaram o PT, outros apoiaram o PSDB. Então, não seria justo. Isso não quer dizer que não votaremos com a presidente Dilma quando houver afinidade com as ideias do partido. Mas será assim até 2014", explicou.

Gilberto Kassab afirmou ainda que o partido tem um conjunto de diretrizes programáticas. Ele diz que a meta do PSD é eleger o total de 500 prefeitos em todas as regiões, se configurando como o terceiro maior partido no Brasil. "Assim alcançamos uma homogeneidade no País que viabiliza a intervenção do partido nas políticas públicas nacionais", acrescentou.

Sobre os efeitos da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o PSD ter ou não direito a receber recursos do Fundo Partidário e a tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão para as eleições deste ano, Gilberto Kassab disse que o partido existirá e entrará na disputa independentemente do resultado. "Mas estamos otimistas sobre a decisão do TSE, que deve sair nos próximos dias ou nas próximas semanas. Se o resultado for favorável, vai fortalecer bastante o partido. Se for contrária, não vamos desanimar. Mas não trabalho com essa hipótese", considerou.

Aliança

No que diz respeito à relação entre PSB e PSD no âmbito nacional, Kassab disse os dois partidos estão próximos a ponto de lhe dar condições de afirmar que estarão unidos na disputa eleitoral de 2014.

Em São Paulo, Gilberto Kassab disse que o PSD tem aliança na Prefeitura e no Governo do Estado com o PSDB, mas ponderou que são alianças e não compromissos e projetos para o futuro. "O Alckmin fazendo um bom Governo, poderemos andar juntos. Nosso compromisso é com o Serra na Prefeitura", destacou.

Ele disse ainda o apoio a Serra em São Paulo não deixou nenhuma sequela na relação com o PT. "A relação com o PT é a melhor possível. Sempre foi dito que se o Serra não fosse candidato, iríamos com o PT. Lula e Dilma compreenderam isso", concluiu.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Reforma do Código Penal - Críticas à descriminação de drogas



Deputados e vereadores reclamaram da sugestão da comissão de juristas que descriminaliza drogas para consumo

A proposta da comissão de juristas que está discutindo a reforma do Código Penal brasileiro no sentido de tentar descriminalizar algumas drogas para consumo pessoal gerou uma série de críticas por parte de deputados e vereadores, ontem, nas sessões plenárias da Assembleia Legislativa do Ceará e da Câmara Municipal de Fortaleza.


Fernando Hugo elaborou requerimentos aos presidentes da Câmara e do Senado, pedindo que não seja permitido o trâmite do texto sobre o tema

O deputado Fernando Hugo (PSDB) se posicionou totalmente contra a proposta, avaliando que medida seria desastrosa para o Brasil. Conforme argumentou o tucano, o resultado foi negativo em outros países que apostaram na iniciativa.

As sugestões feitas à reforma do Código Penal pela comissão de juristas devem ser apresentadas ao Congresso Nacional. Por conta disso, o deputado Fernando Hugo elaborou dois requerimentos endereçados aos presidentes da Câmara Federal e do Senado, deputado Marco Maia (PT-RS) e senador José Sarney (PMDB-AP), respectivamente, pedindo que não seja permitido o trâmite do texto que trata da descriminalização das drogas.

Na avaliação do tucano, os juristas estão tratando com "irresponsabilidade" esse assunto, que, ao seu ver, só vai contribuir para o aumento no número de pessoas viciadas em drogas que não possuem, atualmente, tratamento adequado para derrotarem o vício. "Vamos dar as mãos e lutar. Isso é uma insanidade!".

Segundo o parlamentar, uma das permissões contidas no texto dos juristas é a plantação particular de maconha obedecendo apenas a uma cota a ser estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Isso é uma brincadeira feita pelos juristas", alegou.

Agressividade

Deputados que apartearam o pronunciamento de Fernando Hugo também se colocaram contra a ideia da comissão de juristas. Segundo Ely Aguiar (PSDC), dentro dessa nova proposta está posto que o indivíduo preso com uma quantidade de drogas para consumo de até cinco dias não será apenado, mas, segundo o parlamentar, eles não informam qual seria a quantidade. "Vi isso como um início de legalização do comércio de drogas no País. É uma imbecilidade, uma agressividade quando todos nós estamos empenhados em livrar o País das drogas", salientou.

Na avaliação da deputada Inês Arruda (PMDB), ao invés da comissão de juristas estar preocupada em legalizar o consumo pessoal de droga, deveria estar empenhada em proporcionar condições de salvar as pessoas que estão sofrendo por conta do vício. "É uma imoralidade e uma irresponsabilidade", afirmou.

O deputado Welington Landim (PSB) aponta ser um absurdo tal medida fazer parte do Código Penal e defende uma maior rigidez de fiscalização nas fronteiras. A deputada Fernanda Pessoa (PR) informa que a população de Maracanaú é constituída de 63% de jovens, segmento que mais deverá ser atingido se a proposta for acatada. Para a deputada Silvana Oliveira (PMDB), a descriminalização "vem na contramão da vontade de todo mundo, do que é ético, moral e sensato".

Na Câmara, o vereador Carlos Dutra (PSDB) também se manifestou sobre o assunto. Segundo o parlamentar, a resolução é um "atentado contra a família brasileira". Ele cobra que os congressistas derrubem a medida. "Espero que nossos senadores e deputados pensem nesta situação, pois isto não pode acontecer no Brasil", declara o tucano.

Para o vereador Ciro Albuquerque, os parlamentares precisam se posicionar contra a descriminalização de qualquer tipo de droga.

Apesar de autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), as manifestações no sentido de ampliar o debate sobre a descriminalização de drogas no Brasil foram criticadas pelos vereadores. "Fumar maconha é crime, então porque essas pessoas podem manifestar livremente a favor disso? Tal manifestação é uma apologia ao crime", declara Vitor Valim (PMDB).

Segundo ele, a posição pela descriminalização da maconha "não se preocupa" com os problemas sociais consequentes da medida, mas apenas com a receita gerada pelo comércio da droga.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Obras de Fortaleza - Proposta de Cid repercute na AL


O Governo pretende assumir obras de três túneis na Via Expressa, essenciais para o VLT Parangaba-Mucuripe

"Isso não tem nada a ver com política. Tem a ver com administração, com resolubilidade e com preocupação com o povo do Ceará". Foi a leitura que o deputado Welington Landim (PSB) fez sobre a pretensão do governador Cid Gomes em assumir obras da Prefeitura de Fortaleza de três túneis na Via Expressa. Conforme o parlamentar, essas são intervenções importantes para preparar a cidade para a Copa das Confederações.


Welington Landim acredita não haver viés político, mas busca resolubilidade na preparação da Capital para a Copa das Confederações FOTO: JOSÉ LEOMAR

A proposta em assumir obras de responsabilidade da administração municipal foi anunciada por Cid Gomes, na noite de quarta-feira, dia 30, durante entrevista coletiva na sede da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte). O governador prometeu procurar os encarregados municipais e sugerir assumir obras de três túneis na Via Expressa. "A obra tem uma ligação direta com o VLT Parangaba-Mucuripe, que só se viabiliza se esses túneis estiverem prontos", destacou.

Segundo Landim, se os três túneis não forem finalizados no prazo previsto, haverá um grande prejuízo de tempo para as outras obras que acontecerão em Fortaleza para a Copa das Confederações. Segundo o parlamentar, um exemplo é o Veículo leve sobre Trilho (VLT) que contará com oito estações para atender a 28 bairros.

Atraso

O parlamentar disse saber que o atraso na obra dos túneis na Via Expressa é a desistência da empresa Delta, responsável pela obra. A Delta é suspeita de envolvimento na organização criminosa do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Por isso, Landim fez um apelo "ao bom senso" dos administradores para não prolongar mais esse atraso.

"Se essas obras atrasarem em um tempo mais do que o necessário, na Copa das Confederações o VLT não estará funcionado, portanto é prejuízo para 100 mil pessoas que necessitarão de mobilidade urbana", alertou. Ele disse ainda ser preciso "desafogar" o trânsito no bairro Aldeota. Ele propôs ao Governo do Estado um "projeto urgente" para a construção de um túnel nas mediações da Praça Portugal. "Isso é fundamental", alegou.

O líder do governo, deputado Antônio Carlos (PT), informou que a Coordenadoria de Projetos Especiais da Prefeitura de Fortaleza, emitiu uma nota se comprometendo em analisar a proposta do governador, assim que ela for oficializada, e que tomará a melhor decisão. "Tenho certeza que se chegará a um bom termo", destacou.

Para Ely Aguiar (PSDC), essa proposta do governador soa como se a Prefeitura não tivesse condições de fazer a obra, e, por isso, o Governo do Estado estaria pedindo para ser o responsável por não acreditar na competência da gestão municipal. "Desgasta ainda mais a imagem da Prefeitura e da prefeita que já esta desgastada", opinou.

Antônio Carlos rebateu o entendimento de Ely Aguiar, que, ao seu ver, quer "politizar" o assunto. Segundo o petista, a Prefeitura não teve culpa sobre o atraso na obra, pois foi a Delta que desistiu do projeto. "Aí o Governo se prontifica a colaborar e não sei como isso pode ser visto como algo negativo", disse.

Seca

O deputado Welington Landim falou ainda sobre o problema da seca no Ceará. Segundo o parlamentar, o Governo do Estado decretou estado de emergência em 168 dos 184 municípios cearenses, porém o Ministério da Integração reconheceu os dados oficiais de emergência em apenas 40 cidades.

Isso influencia diretamente nas medidas do Governo Federal para amenizar os problemas trazidos pela estiagem. Landim deu o exemplo da distribuição de grãos, feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que, segundo ele, é insuficiente para atender o Nordeste.

"Na verdade, precisamos da bancada federal, pois o governador está preocupado com isso. Que chegue uma maior quantidade de milho. O pobre está passando fome e um dos produtos mais caros é o feijão", ressaltou. Conforme Landim, a Federação da Agricultura do Ceará (Faec) disse que as 200 mil toneladas de milho destinadas ao Nordeste não devem ser suficientes para atender às necessidades da região, uma vez que somente o Ceará consumiu 100 mil toneladas de milho em 2011.

Landim informa que o governador trabalha na redução do preço da saca de milho de R$ 18,10 a pequenos produtores.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste