Ao contrário do que muitos possam pensar, a atual 18ª colocação do Ceará na Série B 2012 não tem tirado o sono do técnico PC Gusmão. O que mais preocupa o treinador é achar o encaixe da equipe para o Vovô engrenar na competição nacional.
O que pode parecer soberba, segundo PC, é nada menos que experiência. O técnico viveu e superou situações parecidas recentemente, no Vovô, em 2009, e no Vasco, em 2010.
O técnico PC Gusmão está mais preocupado com a demora do time em encaixar do que com a posição na tabela da Série B
O que pode parecer soberba, segundo PC, é nada menos que experiência. O técnico viveu e superou situações parecidas recentemente, no Vovô, em 2009, e no Vasco, em 2010.
O técnico PC Gusmão está mais preocupado com a demora do time em encaixar do que com a posição na tabela da Série B
Alicerçado pelas duas campanhas em campeonatos nacionais,
PC citou prontamente o ano de 2010 após sete rodadas disputadas na Série A. O técnico deixou o Vovô com 17 pontos na liderança ao lado do Corinthians para assumir o comando do vice-lanterna Vasco, com apenas cinco pontos conquistados. "Se assustasse, eu não sairia daqui em 2010 na liderança da Série A com o Ceará para assumir o Vasco, na vice-lanterna com todas as dificuldades financeiras que o clube tinha", desafiou o técnico.
Ao fim daquele ano, PC não só manteve o Vasco na elite em 11º como o classificou para a Copa Sul-Americana com 49 pontos, à frente do próprio Ceará, que, com 47, ficou uma posição abaixo, mas também classificado para a competição continental.
Além desse feito, o técnico esqueceu de mencionar sua primeira passagem pelo Ceará, em 2009, na Série B. PC assumiu o Vovô na 4ª rodada. O clube ocupava a vice-lanterna, com apenas um ponto. Após o empate em 2 a 2 com o Figueirense no Castelão, seu primeiro jogo comandando o Alvinegro, PC levou o clube à Série A, em 3ºlugar, com 68 pontos.
Time ideal
A principal preocupação dele, no entanto, é que o Ceará encaixe seu jogo e os resultados, enfim, apareçam.
Para ele, as mudanças constantes no time fazem com que o Ceará não renda o esperado. Assim, é forçado a pedir reforços à diretoria. "Precisamos qualificar o elenco e ter mais opções para a equipe atingir o jogo ideal e evitar que ela oscile por qualquer mudança, como vem ocorrendo. É isso que me preocupa no momento, mais que nossa posição na tabela. Faltou esse encaixe contra o América/MG, o Guaratinguetá, e mesmo contra o Goiás. Não adianta estar desesperado. Agora é caprichar, que a vitória vai vir. É uma questão de tempo", aposta o treinador.
PC não quis cravar se a primeira vitória virá logo amanhã, contra o Guarani, em Campinas. "Ela pode vir agora, pode não vir. Só não podemos criar descrédito entre os jogadores. Lá de fora, o torcedor está triste porque a vitória ainda não veio, mas nós que estamos aqui dentro, temos confiança no trabalho que desenvolvemos. A vitória virá".
Fique por dentro
Após glórias, decepções no ano seguinte
Embora PC Gusmão tenha logrado êxito em 2009 pelo Vovô e 2010 pelo Vasco, os desfechos após as campanhas não foram agradáveis. Como herói do acesso do Ceará em 2009, a renovação de PC para 2010 virou uma novela e o clube acabou acertando com René Simões para o Estadual. PC só retornou ao clube após o trabalho de Simões naufragar ainda no primeiro turno daquele certame. No Vasco, para 2011, PC iniciou o Campeonato Carioca sendo derrotado pelos inexpressivos Resende, Nova Iguaçu e Boavista, caindo após deixar o time na lanterna da Taça Guanabara
Com Itamar relacionado, PC define time hoje em SP
O Ceará viajou indefinido para Campinas, onde enfrenta o Guarani amanhã pela 4ª rodada da Série B. Não que o técnico PC Gusmão queira fazer mistério na escalação da equipe, mas por pendências medicas nos casos do lateral-direito Apodi e o do volante Eusébio.
PC declarou que o time pode mudar caso eles sejam vetados por problemas musculares. "Farei um treino tático no campo na Ponte Preta e definirei a equipe lá. Só mudo por algum problema médico. O Apodi se apresentou com muitas dores e com febre. Se ele não puder jogar, o Paulo Sérgio entra. Já o Eusébio treinou mesmo com alguns arranhões pela pancada, e se estiver bem, também joga".
A novidade entre os relacionados é o atacante Itamar, que terá a chance de estrear pelo Vovô após chegar ao peso que a comissão técnica considera aceitável para entrar em campo.
O técnico declarou que escolheu Itamar por precisar de um centroavante no como opção para amanhã. "Levo o Itamar. Contra o Goiás, fiquei com o Henrique Dias e o Misael, e para sábado quero ter a opção de um homem que jogue mais na área".
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário