v

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Choró: Prefeito assina ordem de serviço para revitalização de Praça


O prefeito de Choró José Antonio Rodrigues Mendes, (Dé), assinou á ordem de serviço  de revitalização da praça do bairro São Sebastião, á solenidade foi marcada por um café comunitário onde os moradores do bairro estiveram presentes juntamente com secretários e lideranças locais .

Recebendo como forma de pedido á revitalização da praça, através da população,
o Prefeito Dé, estabeleceu metas para realizar o pedido, este que sempre procura realizar seu governo de acordo com a necessidade do povo.

“Este é mais um de nossos compromissos com os moradores deste bairro que está sendo cumprido, assim como já fizemos em outros bairros e distritos do nosso município, é dessa forma que governamos, trazendo melhorias para o nosso município no intuito de mudar as condições dos choroenses para melhor, isso é governar com povo para o povo” palavras do prefeito Dé, na referida solenidade.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Monólitos Post

Quixadá - Aberta seleção pública para agente de combate às endemias e agente comunitário de saúde



As inscrições serão realizadas até a próxima terça-feira (12), das 08:00 às 13:00 horas

A Prefeitura Municipal de Quixadá vêm a público declarar a abertura de inscrições para a realização da Seleção Pública para o preenchimento de cargos efetivos
pertencentes aos Quadros de Cargos Efetivos do Poder Executivo do Município e para formação de cadastro de reserva, dos cargos de agente de combate às endemias e agente comunitário de saúde.

As inscrições serão realizadas até a próxima terça-feira (12), das 08:00 às 13:00 horas, no Centro Cultural Rachel de Queiroz, Praça do Chalé.

Lembrando que, apesar de na próxima sexta-feira (8) ser ponto facultativo para a administração municipal, as inscrições continuarão sendo realizadas normalmente. Demais informações no edital de seleção pública que pode ser acessado abaixo.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Prefeitura de Quixadá

Sucessão municipal - Petista admite haver a coligação


Para Nelson Martins, a exoneração dos petistas foi uma sinalização do governador para apoiar um nome do PT

A poucos dias de reassumir o mandato de deputado, o petista Nelson Martins, recém-exonerado da Secretaria de Desenvolvimento Agrário pelo governador Cid Gomes (PSB), esteve na Assembleia Legislativa e classificou o retorno dele e dos petistas Camilo Santana e Francisco Pinheiro à Casa como um gesto de Cid no sentido de manter a aliança com o PT em Fortaleza. O outro deputado estadual que está voltando à Assembleia é Ivo Gomes (PSB), também exonerado do cargo de chefe de Gabinete do governador.


Nelson Martins diz que os deputados petistas que deixaram o Governo podem ser opções para Cid, caso ele rejeite definitivamente o nome do PT

Segundo Nelson Martins, os deputados estaduais petistas que deixaram o Governo do Estado podem ser opções para o governador, no caso de ele rejeitar definitivamente o candidato a prefeito escolhido pelo PT, Elmano Freitas, oferecer como opção à prefeita Luizianne Lins, para manter a aliança entre PT e PSB.

"Acredito que em função desse processo de negociação das questões eleitorais o governador, em nome do PSB, esteja querendo colocar esses três secretários como possíveis alternativas numa situação de impasse", disse Nelson ontem durante passagem pela Assembleia, onde acompanhou a votação de mensagens de interesse da pasta do Desenvolvimento Agrário.

Despedida

Camilo Santana foi exonerado da Secretaria das Cidades e Francisco Pinheiro da de Cultura. Este será substituído pelo deputado Antônio Carlos (PT), agora ex-líder do Governo na Assembleia, que fez ontem seu discurso de despedida.

Para Nelson Martins, o convite feito a Antônio Carlos é mais um indicativo de que Cid deseja manter a parceria com o PT na Capital, apesar das resistências ao nome de Elmano, escolhido candidato pelo PT no último domingo, no encontro dos delegados do diretório municipal da agremiação.

Nelson, ex-líder do Governo na Assembleia, na primeira gestão de Cid Gomes, defende a decisão do PT por Elmano. "Eu, enquanto filiado ao Partido dos Trabalhadores há 30 anos, entendo que meu partido tem um candidato que foi escolhido de forma legítima. E nosso partido também assumiu o compromisso de, em continuando a aliança com o PSB, apoiar em 2014 o candidato que o governador indicar", ressaltou Nelson.

Em razão desse compromisso, acrescenta o deputado, o PT fará todos os esforços até o dia 30 de junho, quando acaba o prazo para as convenções partidárias, para assegurar a aliança com a legenda do governador e demais aliados na eleição municipal deste ano. "Continuo apostando que manteremos a aliança com o PSB e o PMDB através do candidato que nosso partido escolheu, o Elmano. Esse compromisso de o PT apoiar o candidato do governador em 2014 tem um peso muito grande".

Fundamental

Outro fato que pode confirmar a aliança entre Cid e o PT em Fortaleza, conforme Nelson, é o apoio que o presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos (PE), poderá confirmar em breve ao candidato petista à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.

"Isso vai ser fundamental e vamos manter a aliança aqui em Fortaleza em torno do candidato que foi escolhido democraticamente. Vai haver aliança com o PSB em Sobral, em Juazeiro Norte e em vários outros municípios, e acredito que vamos fazer em Fortaleza também".

Ivo Gomes (PSB), chefe de Gabinete do irmão Cid, também foi exonerado do cargo, não esteve na Assembleia ontem. Ele reassumirá o seu mandato na próxima segunda-feira, como todos os outros exonerados, em razão de o Diário Oficial só ter circulado no fim do expediente de quarta-feira. Ivo Gomes é crítico declarado da escolha de Elmano. Mas, na opinião de Nelson, "certamente ele pode ajudar muito nesse processo de negociação em relação ao nome".

PT não volta atrás quanto ao seu candidato, diz Luizianne

A prefeita Luizianne Lins voltou a afirmar que o PT não voltará atrás quanto ao nome de seu candidato, mantendo Elmano de Freitas para disputar as eleições deste ano. Segundo ela, que preside o PT no Ceará, seu partido não está interessado no fim da aliança e, se a ruptura acontecer, a decisão partirá do PSB e do governador Cid Gomes.

Conforme a prefeita, não existe qualquer possibilidade de o PT alterar o nome escolhido no encontro de domingo passado, a não ser que os filiados da legenda sinalizassem que isso seria o melhor para a agremiação. No entanto, segundo ela, este não é o sentimento dos membros do PT. "Nós decidimos tudo democraticamente durante mais de um ano, e essa atitude seria uma agressão aos filiados, aos militantes do PT. A definição deles foi de fortalecer a candidatura que foi colocada no encontro de domingo", salientou.

Quando questionada sobre a ida de Cid Gomes à Portugal para uma possível conversa com o democrata Moroni Torgan visando uma aliança com o DEM, a prefeita disse que o governador tem o direito de conversar com quem quiser e que as discussões partidárias são naturais, mas não deixou de alfinetar Moroni, que por duas vezes disputou eleições com ela. "Uma pessoa que passou três anos sem pisar em Fortaleza, para conversar com ele, com o ex-deputado Moroni tem que ir para a Europa mesmo", ironizou Luizianne Lins.

Apoio

Luizianne afirmou que o PT deixou "muito claro" para Cid que a sigla quer manter a aliança com PSB, colocando isso, inclusive, textualmente para ele, na última conversa entre os dois, realizada na segunda-feira passada. No encontro, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, reiterou a intenção dos petistas de assegurar apoio ao Governo do Estado em 2014,caso Elmano Freitas receba o apoio do PSB.

"A candidatura do PT está posta, fizemos um grande encontro onde Elmano teve mais de 90% dos votos dos filiados do partido, e é assim que o PT funciona. Para nós a ruptura não está posta, e se vier vem de decisão do PSB", ressaltou Luizianne Lins.

A prefeita disse ainda que confia no compromisso de Cid Gomes de querer manter a aliança com o PT e afirma que irá esperar por um posicionamento do governador. No entanto, salienta que irá tentar manter essa aliança e construir outras. "Ele tem dito que quer a aliança e nós vamos ver o que vai acontecer. Mas Fortaleza pode entender que o candidato do PT já está colocado. Eu não quero interpretar o que ele foi fazer na Europa, mas ele diz que vai tentar manter a aliança, e vamos ver o que vai dar. Nós do PT queremos construir essa e outras alianças"

As considerações de Luizianne foram feitas durante assinatura de convênio com a empresa JCPM para construção de shopping onde antes funcionava a empresa Brahma, no Papicu. O acordo marca o início do último capítulo da novela do estaleiro, iniciada em 2010, quando o governador Cid Gomes queria iniciar as obras de construção do equipamento no Serviluz, o que foi, negado pela prefeita.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:diário do Nordeste

POLÍCIA CIENTÍFICA - Secretário apresenta a nova Perícia Forense


Na próxima terça-feira, a nova sede da Perícia será inaugurada, após dois anos de reforma e total reaparelhamento

"Estamos em processo de mudança radical. Estamos saindo de um instituto de pura Medicina Legal para um moderno e avançado núcleo de Ciências Forenses". A declaração partiu, ontem, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Francisco Bezerra Rodrigues, durante visita que ele ofereceu à Imprensa na nova sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O órgão vai funcionar no prédio que antes abrigava somente os institutos Médico Legal (IML) e de Criminalística (IC), na Avenida Presidente Castello Branco (Leste-Oeste), no bairro Moura Brasil.

Durante dois anos e quatro meses, o prédio passou por uma completa reforma e ampliação que custou ao Estado recursos da ordem de R$ 11,9 milhões. Para equipar a Coordenadoria de Criminalística foi gasto R$ 1,3 milhão e, para a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), outros R$ 4,5 milhões.


Ao lado do perito-geral do Estado, Maximiano Barbosa, o secretário Francisco Bezerra percorreu com os jornalistas todas as dependências da sede da Pefoce. Setores de perícia e necropsia contam com equipamentos de última geração

Avançado

Durante a visita dos jornalistas à nova sede da Pefoce, foram percorridos pelos jornalistas os dois pavimentos que abrigaram equipamentos considerados da mais avançada tecnologia mundial em se tratando de investigação forense (para elucidar crimes).

Na parte da Medicina Legal, o perito-geral do Estado, Maximiano Leite Barbosa, apresentou equipamentos como 17 mesas de necropsias, scanner de corpos (que permite uma varredura no cadáver e localização precisa de projéteis, por exemplo), intensificador de imagens, raio X digital, serras ósseas elétricas, rack mortuário, além de câmaras frias (geladeiras) com capacidade para o armazenamento e conservação de até 52 corpos. Somente este equipamento teve custo de R$ 321,6 mil.

No setor de Criminalística, a Pefoce está dotada, segundo o perito Maximiano Barbosa, de aparelhos de última geração no setor de Toxicologia, como um cromatógrafo a líquido de alta eficiência, que permite a identificação de substâncias tóxicas com altíssima precisão. No âmbito de laboratório, já está instalado um Sistema de Cromatografia gasosa para a identificação da quantidade e qualidade de drogas. Outros equipamentos adquiridos são, um microscópio eletrônico de varredura, um micro-comparador balístico (para identificação de projéteis), um aparelho denominado Projetina, a ser utilizado em investigação de fraude documental; e um ´vídeo analyst´, equipamento que permite a análise detalhada de imagens, como as captadas por câmeras de segurança durante um assalto ou acidente de trânsito.

Outro ponto que chamou a atenção dos jornalistas durante a visita à nova sede da Pefoce foi o sistema de purificação do ar e a destinação de material orgânico decorrentes dos exames de corpos. O complexo sistema de exaustores e o destino final do material foram definidos em parceria com a Cagece.

Inovações

Além das várias inovações tecnológicas apresentadas, o secretário Francisco Bezerra e o perito geral Maximiano Barbosa anunciaram outras ´novidades´ que serão implantadas na sede da Pefoce, como uma unidade da Defensoria Pública.

Cifras

28,8 milhões de reais foram gastos em reforma e aparelhamento da nova Perícia Forense do Ceará. O prédio será inaugurado na próxima segunda-feira (11), às 19h30




Postada:Gomes Silveira
Fonte:diário do Nordeste

ESTRANGULADA - Morte de mulher vira um mistério



Um crime misterioso abalou a população do Jardim Violeta, na tarde de ontem. A dona de casa Valéria Batista da Silva, 32, foi encontrada morta dentro da própria casa com vários sinais de violência. A causa da morte foi, provavelmente, estrangulamento provocado com um fio elétrico que estava amarrado no pescoço da vítima e na cabeceira da cama. Ela estava também amordaçada e manietada.

O marido, Humberto de Lima, ligou antes de sair do trabalho para avisar que estava chegando em casa, mas Valéria não atendeu. Ele estranhou e pediu que a vizinha verificasse. A vizinha chamou várias vezes pela vítima, sem resposta. Quando chegou em casa, Humberto percebeu que a porta estava aberta. Ao entrar, encontrou o corpo esposa. Ele disse não entender o que aconteceu, já que não acredita em suicídio.


A Perícia comprovou que Valéria Batista estava com as mãos amarradas com um fio. Ela também foi amordaçada e morta na cama do casal


Investigação

O delegado Franco Pinheiro, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), esteve no local juntamente com a equipe da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). A princípio, ele disse que o crime foi praticado, supostamente, por um conhecido da vítima, já que não houve arrombamento na porta. Valéria deve ter aberto a porta para que ele entrasse. O exame de necropsia dirá se a vítima sofreou ou não abuso sexual. Nenhum vizinho ouviu gritos, ou qualquer barulho estranho.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:diário do Nordeste

INCIDENTE - PM atira contra colega após colisão e também é baleado


Um desentendimento causado após uma simples batida entre dois carros quase termina em duplo assassinato envolvendo dois policiais militares. O incidente ocorreu na tarde de ontem, em Maracanaú. Os dois PMs, um de folga e outro de serviço, foram baleados e estão internados.

Conforme apurou a Reportagem, o soldado PM Antônio Danildo Dantas da Silva, lotado na 4ª Companhia do 6º BPM (Conjunto Ceará), estava de folga e envolveu-se em uma colisão entre seu veículo e um carro importado, de um médico, na Avenida General Osório de Paiva.


Depois de atirar contra o colega de farda, que estava de serviço no Ronda do Quarteirão, o soldado Dantas também foi ferido e transportado, de helicóptero, para o IJF. Ele estava de folga e tentou fugir após um acidente de trânsito


O PM fugiu do local do acidente para não arcar com o prejuízo do outro veículo, mas foi detido por uma patrulha da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na CE-251, em Pajuçara, Maracanaú. Em seguida, a ocorrência foi transferida para a patrulha do Ronda do Quarteirão RD-1100, que tinha como integrantes os soldados Macedo e Harlan. Mesmo com a presença dos colegas no local, o soldado Dantas teria insistido em prosseguir a fuga, mas foi impedido pela equipe do Ronda. Em resposta, ele sacou de uma pistola particular e atirou duas vezes contra o soldado Harlan (Franco Harlan Maciel Magalhães), lotados no Núcleo de Policiamento Comunitário XI (NPC XI).

O PM de serviço recebeu um tiro no ombro direito e outro no tórax. Já o soldado Dantas sofreu um tiro no peito. Os dois estão internados no IJF.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:diário do Nordeste

POLÍCIA - Um cabo e 2 soldados são expulsos da Corporação


Três policiais militares, sendo um cabo e dois soldados, foram expulsos das fileiras da Polícia Militar do Ceará, ontem, após serem submetidos a investigação disciplinar pela Corporação. Um deles, o soldado Francisco das Chagas Tenório, acusado de ter atirado contra uma topique e causado a morte do estudante universitário Antônio Neilton Farias de Sousa.

O crime ocorreu na noite de 12 de junho de 2007, quando houve um assalto contra uma topique na qual o estudante viajava. Os policiais da Força Tática de Apoio (FTA) teriam atirado contra o veículo na tentativa de prender os assaltantes. Na investigação, ficou comprovado que partiu da arma do soldado Francisco das Chagas Tenório a bala que causou a morte da vítima.

Outros dois

Já o cabo Márcio Luz Ferreira Nunes foi expulso depois que uma investigação comprovou que ele facilitou a fuga de seis presos e no assassinato de outro, no dia 21 de janeiro de 2010, na Casa de Privação Provisória da Liberdade Professor Clodoaldo Pinto. O PM Heurisson Mendonça Magalhães foi expulso por repetidos atos de indisciplina.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:diário do Nordeste

Polêmica - Sem dar explicações, Canga abandona o Icasa


Menos de três dias foram suficientes para o atacante Adilson Canga criar problemas no Icasa. Na última sexta-feira, 1º, o atleta, que havia chegado no dia 30, deixou a cidade de Juazeiro do Norte sem dar satisfações à comissão técnica e à diretoria do clube. O sumiço do jogador pegou de surpresa até o seu empresário, que chegou na última terça-feira a Juazeiro para a assinatura do contrato entre as partes e não o encontrou.


Segundo o diretor do time alviverde Caririense, o atleta não pode alegar que saiu por conta de atraso ou más condições de trabalho

"Quando o Dr. Quintino Barreto chegou aqui, fomos nós que o informamos sobre o desaparecimento de Canga. Ele nos disse que iria atrás do garoto e ficou de nos informar alguma coisa, mas até agora nada", disse o presidente do Icasa, José Hilton.

De acordo com o dirigente icasiano, o clube não possui mais interesse no atleta. "Conversei com o nosso diretor de futebol e com o técnico. Chegamos à conclusão de que ele não tomou a atitude correta", acrescentou.

Segundo o diretor, o atleta não pode alegar que saiu porque conta de atraso nos salários ou más condições de trabalho. "Nós iríamos assinar contrato com ele nesta semana, quando o empresário dele viria tratar conosco. Após a assinatura, iríamos dar o adiantamento que prometemos", completou o presidente.

Destino indefinido

A reportagem entrou em contato com o empresário do atleta, o advogado Quintino Barreto, ontem, e foi informada que o atacante encontra-se na casa da mãe, em Fortaleza. "Ele veio resolver alguns problemas pessoais e amanhã (hoje) iremos definir o seu destino no clube icasiano", disse o empresário.

De acordo com Quintino, Canga recebeu propostas de mais três equipes: Atlético Goianiense, Horizonte e Guarany de Sobral, mas escolheu o Icasa.

O empresário ainda confirmou que a mãe do jogador tem interesse que ele jogue em clubes que tenham sede mais próxima da Capital ou em grandes centros, onde ele teria maior visibilidade. "Preciso saber qual o desejo dele", disse.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:diário do Nordeste

Séries C e D - Sozinhos na briga


Osmar Baquit acusou a Federação Cearense de Futebol de omissão diante do manifesto dos clubes prejudicados

Na entrevista que concedeu ontem à tarde na sala de imprensa do seu clube, o presidente do Fortaleza, Osmar Baquit, fez uma crítica ao presidente da FCF, Mauro Carmélio, de se eximir das cobranças à CBF, no sentido de realizar as Séries C e D.


Osmar Baquit afirmou que crê numa solução até segunda-feira Foto: Lucas de Menezes

"Quando estávamos reunidos em um hotel da Lapa (bairro), liguei para o Mauro Carmélio e lhe disse: "presidente, nós estamos na Lapa, ao que ele respondeu: ´eu estou na Barra´, e não compareceu à nossa reunião. Não foi também ninguém da CBF. Por conta disso, tomamos a atitude de ir à CBF. Em lá chegando, o Mauro saiu, dizendo que tinha um compromisso, e não ficou", censurou Osmar Baquit.

Já Mauro Carmélio se defende, dizendo que sempre apoiou a causa dos clubes. "Eu estou do lado dos meus afiliados. Todos estamos sofrendo sem a realização dos jogos. O que posso dizer é que a CBF está trabalhando para resolver isso", rebateu.

Segundo informações do presidente do Fortaleza, Osmar Baquit, até a próxima segunda-feira, a CBF, Confederação Brasileira de Futebol, pretende dar algum encaminhamento concreto ao problema de paralisação das Séries C e D do Brasileiro.

Os clubes contrataram os serviços profissionais do escritório do advogado Osvaldo Sestário Filho, que milita na Justiça Desportiva do Rio há cerca de 10 anos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Reunião

Baquit recapitulou o movimento feito pelos clubes para pressionar a CBF a tomar alguma posição em nome de 60 times que estão parados, com quase 2.500 profissionais de braços cruzados, sem jogos oficiais.

Recebidos pelo diretor de competições da CBF, Virgílio Elisio, os clubes ouviram do dirigente que a entidade irá resolver o assunto até a próxima segunda-feira. "Conversei também com um dos assessores jurídicos da CBF e ele nos garantiu, que dentro de uma previsão pessimista, a competição começaria dentro de 30 dias", falou Baquit. O mandatário só não desanimou mais porque ouviu uma opinião diferente de Virgílio Elisio.

"O Virgílio disse que até segunda-feira bons ventos iriam soprar de Brasília", revelou Baquit, que prefere ficar confiante.

Uma tese de um desembargador ligado ao Santa Cruz/PE, que esteve presente à reunião, animou o presidente do Leão. "O nosso entendimento é que o Campeonato Brasileiro é um só. Dessa forma, os times que estão na Série B poderão entrar também na Justiça Comum, pois eles não teriam para onde cair, já que não existe a Série C", argumentou o presidente tricolor.

Baquit revelou ainda que o Salgueiro, que caiu para a Série C, vai entrar na Justiça Comum com o intuito de paralisar a Série B, alegando que a C, para onde ele caiu, não está transcorrendo.

Culpa da CBF

Os clubes, segundo Baquit, culparam a CBF por todo o imbróglio jurídico. "Ela deveria ter punido o Rio Branco quando ele entrou na Justiça Comum para jogar no próprio campo. Ao contrário disso, fez um arranjo jurídico que não poderia ser feito e agora abriu precedente para qualquer um entrar na Justiça".

Fares Lopes

Osmar Baquit disse, na entrevista, que o Fortaleza não irá disputar a Copa Fares Lopes, pois já está incluído na Copa do Brasil de 2013, por ter sido o vice-campeão cearense. Além disso, o dirigente alega que haveria muitos custos para disputar esses jogos.

SAIBA MAIS

Liberação do Pici
Sem jogos oficiais, o Fortaleza vai procurar arrecadar em amistosos no próprio estádio, o Alcides Santos. A diretoria já preparou todos os laudos do estádio, referentes à Polícia Militar, vigilância sanitária, CREA e Bombeiros, e os enviou ao Ministério Público. Amanhã, o MP deve se pronunciar e o primeiro amistoso poderá ser no domingo, no Pici

Causas trabalhistas
O assessor do presidente Osmar Baquit, Daniel Frota, tem se esforçado para resolver as causas trabalhistas de gestões passadas. Reunindo vários conselheiros, ele já reduziu o custo/mês das causas, de R$ 150 mil para R$ 55 mil

Atletas já inquietos com a paralisação

Muito embora tenham procurado agir profissionalmente, não se pode esconder a inquietação do elenco do Fortaleza, que treina, sem saber quando vai jogar.

O goleiro João Carlos revelou que o elenco tem se esforçado nos treinos, mas que o desânimo pode tomar de conta do grupo se a competição não começar logo. "A situação está bastante incômoda e inquietante. Está virando uma bola de neve que a gente não sabe aonde vai parar", queixou-se o jogador, para em seguida, evocar o profissionalismo, mesmo neste momento.


Goleiro João Carlos revelou a inquietação dos jogadores, que estão treinando, mas sem saber quando irão atuar pela Série C

"A gente treina, sem saber quando vai jogar, mas sabemos que é nossa obrigação manter o ritmo do trabalho. Somos profissionais para isso", reagiu.

O goleiro não quis entrar no mérito da preocupação com os salários, caso o clube venha a informar que os vencimentos poderão atrasar, na hipótese de a competição não acontecer.

"A diretoria está fazendo a parte dela. O presidente se esforçou, foi ao Rio de Janeiro, então, essa parte financeira, é com os dirigentes. Nós temos apenas que manter o foco no trabalho", respondeu João Carlos.

Coletivo

Dentro da programação, o técnico Nedo Xavier orientou o primeiro coletivo da semana, ontem, ainda sem contar com alguns titulares. O volante Elton deixou o gramado depois de torcer o tornozelo, enquanto o lateral-direito Rafinha, com cansaço muscular, mantém tratamento. O time titular foi o seguinte: João Carlos; Gilmak, Cléber Carioca, Jéfferson e Marinho Donizete; Leandro (Elton ou Geraldo), Marielson e Doda; Jailson e Marcelo Régis (Waldison).

Ontem, Lopes e Cléo viajaram a Campina Grande (PB) por conta de ações trabalhistas contra o Treze/PB, seu ex-clube.


Postada:Gomes Silveira
Fonte:diário do Nordeste

Ceará - Exército reformulado


Técnico PC Gusmão saca seis titulares e esboça time diferente para enfrentar o ABC, sábado, no PV

Se em time que está ganhando não se mexe, quando as vitórias não vêm, as modificações são inevitáveis. Partindo dessa premissa, o técnico PC Gusmão sacou seis titulares para, enfim, levar o Ceará a sua primeira vitória na Série B e deixar a incômoda vice-lanterna da competição.


O elenco do Vovô tem sido "revirado" pelo técnico na ânsia de acertar o time

A mudança radical foi ensaiada em treinamento de ontem pela manhã no Presidente Vargas, quando o técnico, fez uma verdadeira dança das cadeiras, buscando novas alternativas para mudar a situação do Vovô.

As modificações efetuadas por ele ilustram bem a insatisfação com todos os setores do time, já que defesa, meio campo e ataque foram modificados.

Lá atrás, o zagueiro Thiego, que até o último jogo era o defensor que PC aparentemente mais confiava, deixou o time para a entrada de Luizão, que volta a formar a zaga com Vitor Hugo, mantido mesmo após falhas na goleada sofrida para o Guarani.

Na lateral-direita, Paulo Sérgio deixa o time por não agradar no último jogo ao substituir Apodi, que estava contundido. Assim, o lateral velocista retorna.

Mas, ao que parece, é no setor de meio campo, mais precisamente entre os volantes, que reside a maior preocupação de PC.

Saem três

Nada menos que os três que compõem o setor foram sacados do time: Eusébio, Régis e Tinga, para as entradas de Jardel, recém recuperado de lesão, Everton, que volta ao time depois de ser sacado no decorrer da fase classificatória do Estadual, e Robston. O último contratado do elenco foi regularizado ontem.

As mudanças no setor de contenção visam dar mais poder de marcação, que mostrou-se muito vulnerável nos quatro jogos que fez na Série B, sofrendo dez gols, e liderando o indesejável posto de defesa mais vazada.

No meio, o único jogador que "salvou-se" foi o meia Rogerinho, que apesar de oscilar neste início de Série B, marcou dois dos cinco gols do time e tem criado as raras boas jogadas.

Na frente, Mota está mantido e tem um novo companheiro de ataque: Itamar. O jogador, que atuou poucos minutos contra o Guarani/SP, ganhou a vaga de Lima, que parece ter desperdiçado sua última chance com PC Gusmão ao perder gol feito no mesmo jogo, quando a partida ainda estava zero a zero.

Poupado

Adílson foi o goleiro nos treinamentos devido ao titular Fernando Henrique ter sido poupado com dores no pé. Assim, PC montou o time com Adílson; Apodi, Vitor Hugo, Luizão e Márcio Careca; Jardel, Everton, Robston e Rogerinho; Mota e Itamar.

Visando o jogo de sábado, PC pode buscar o entrosamento dessa formação ou mesmo modificar novamente o time, em treino hoje pela manhã, no Vovozão.

SAIBA MAIS

Remanejado

O polivalente Eusébio, um dos sacados do time pelo técnico PC Gusmão, não deve mais ser utilizado como volante. No treino de ontem no PV, o jogador foi utilizado em alguns momentos no time titular na lateral-esquerda (sua posição original) no lugar de Márcio Careca

À parte

Além das mudanças significativas no time, também chamou a atenção os jogadores que treinaram à parte: o zagueiro Thiego e o meia Reina. Pior que a situação deles, só a do meia Leandro Chaves, a do volante Bruno, a do zagueiro Dener e a dos atacantes Ederson e Lima, que encabeçam a lista de negociáveis. O quinteto deve deixar o clube em breve para enxugar a folha salarial

Fernando Henrique se defende das acusações

Por meio de uma nota de sua assessoria de imprensa, o goleiro do Ceará, Fernando Henrique, emitiu uma resposta sobre a acusação de agressão ao irmão do jogador de futebol Juliano (ex-Fluminense), em 2010.


O goleiro foi poupado do treino de ontem no PV por estar se recuperando de lesão no pé

De acordo com a nota oficial, o advogado do goleiro alvinegro, Fábio Procaci, informou que Fernando não foi citado pessoalmente para nenhuma das audiências do processo e que a ação chegou a ser arquivada por falta de provas, mas que, em seguida, foi "desarquivada para a apuração de novos fatos".

Além disso, Procaci declara que seu cliente é "vítima nesse episódio", que "defendeu-se das agressões de Lucas Mineiro, o que conta com diversos testemunhos, já prestados nos autos".

Para finalizar, o advogado informa que a acusação de iminência de prisão não procede, já que a própria lei regente (Lei 9.099/95) não prevê essa espécie de pena.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:diário do Nordeste

Supremo tribunal - Mensalão será julgado em agosto


O STF vai fazer sessões diárias de julgamento a partir do dia 1º de agosto exclusivamente para o mensalão

Brasília. O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 1º de agosto o início do julgamento do mensalão. A data foi definida em reunião administrativa entre os ministros realizada ontem.


A proposta de começar o julgamento no dia 1º de agosto foi feita pelo ministro Celso de Mello. A previsão é que ele seja concluído em setembro

A proposta de começar o julgamento no dia 1º de agosto foi feita pelo decano do STF, ministro Celso de Mello. Ele ressalvou que a confirmação dessa data depende da liberação do processo pelo ministro revisor da ação, Ricardo Lewandowski.

O ministro Lewandowski não estava presente na reunião que definiu o início do julgamento. Ele teve de se ausentar por motivo de viagem. Por meio de sua assessoria, o ministro informou que vai liberar o caso para julgamento ainda neste mês. Ainda segunda a assessoria, Lewandowiski concordou com a data de início do julgamento.

Segundo a proposta de Celso de Mello, o STF vai fazer sessões diárias de julgamento a partir do dia 1º de agosto exclusivamente para o mensalão.

Entre o dia 1º até o dia 14, as sessões serão dedicadas à leitura do relatório e às sustentações dos advogados de defesa e da acusação, que será representada pelo Ministério Público.

A partir do dia 15, o tribunal deve começar a proferir os votos. Celso de Mello explicou que, assim que os ministros começarem a votar, o que deve acontecer no dia 15, as sessões serão realizadas às segundas, quartas e quintas-feiras, também a partir das 14h, mas segundo o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, não há previsão do horário de encerramento, já que essa fase seguirá o ritmo do voto de cada ministro.

O relator será o primeiro a votar, no dia 15. Depois dele, vota o revisor da AP 470, ministro Ricardo Lewandowski, e, em seguida, a votação segue por ordem inversa de antiguidade, da ministra Rosa Weber, a mais nova na Corte, até o ministro decano, Celso de Mello, sendo o presidente da Corte, ministro Ayres Britto, o último a votar.

As terças-feiras foram poupadas porque esse é o dia em que os ministros se reúnem nas turmas e também porque há sessões no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que segundo observou a presidente Cármen Lúcia, não pode parar no período eleitoral.

As sextas-feiras ficariam livres para os ministros se dedicarem individualmente a outros processos. O presidente do STF não fez previsão da data exata do final do julgamento, embora acredite que tudo termine até o final de setembro.

Aposentadoria

Britto também disse que "há expectativa" da participação do ministro Cezar Peluso, embora ele tenha que se aposentar compulsoriamente no fim de agosto por completar 70 anos.

O cronograma foi aprovado por unanimidade pelos ministros do STF presentes à sessão administrativa. Dos 11 integrantes do STF, apenas Ricardo Lewandowski e José Antonio Dias Toffoli não participaram.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:diário do Nordeste