v

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Politica - Elmano e Ciro Gomes discutem administração e política durante encontro



O secretário de Educação de Fortaleza, Elmano Freitas (PT), teve uma “boa conversa” com o ex-ministro Ciro Gomes (PSB). Durante o encontro, segundo o jornalista Roberto Moreira, Elmano fez uma ampla explanação sobre a gestão de Fortaleza promovida pelo PT sob o comando da prefeita Luizianne Lins.
De acordo com auxiliares do PSB e PT, Ciro deixou a reunião convencido de que Elmano conhece bem a administração e a cidade de Fortaleza.
Mas não revelou suas considerações a respeito da indicação do secretário na disputada sucessão municipal.
 




Postada;Gomes Silveira
Fonte;Ceará Agora

Politica - Eunício Oliveira e Cid Gomes conversam sobre eleições no Ceará




O desejo de Cid e Eunício é manter democratas e socialistas reunidos na maior quantidade possível das 184 cidades do Estado.
O senador Eunício Oliveira e o governador Cid Gomes estarão reunidos, ainda nesta sexta-feira (18), para tratar das estratégias adotas pelo PSB e o PMDB visando as eleições no Ceará. O desejo de Cid e Eunício é manter democratas e socialistas reunidos na maior quantidade possível das 184 cidades do Ceará.


Há cerca de dois meses o portal de notícias Ceará Agora adiantou que o senador teria fechado um acordo eleitoral no Estado com o governador e que nas eleições de Fortaleza PMDB e PSB marchariam unidos.

O menu principal da reunião deve ser a eleição na capital cearense, tendo em vista o desdobrar das últimas conversas mantidas entre a cúpula do Palácio e o candidato de Luizianne Lins.

Ainda hoje, às 19h, o senador marca presença no Encontro Regional do PMDB em Beberibe, dando continuidade a sua movimentada agenda pelo interior do Estado.



Postada;Gomes Silveira
Fonte;Ceará Agora

Policia - Homem é executado a tiros à porta de casa na Pajuçara



Há informações de que o acusado tenha envolvimento com crime de homicídio.
Na manhã desta sexta-feira (18), foi assassinado Francisco Rodrigo, 49, residente na Rua Padre José do Vale, bairro Pajuçara, município de Maracanaú. O homem conhecido como “Betão” foi executado a tiros à porta de sua própria residência.
De acordo com informações colhidas pelo SD Valério, baseadas em populares residentes nas proximidades, indivíduos em um carro preto aproximaram-se da vítima e efetuaram vários disparos, sendo que três deles atingiram a cabeça, tórax e joelho direito.

A cerca de 20 metros da porta da residência, ainda encontravam-se cápsulas de revólver ponto 40 e ponto 380. Há informações de que o acusado tenha envolvimento com crime de homicídio, portanto, o crime - supostamente – tem características de pistolagem.

 



Postada;Gomes Silveira
Fonte;Ceará Agora

Policia - Secretário de obras de Potengi é preso por posse ilegal de armas


Luiz Guedes foi levado para a delegacia, mas foi posto em liberdade após o pagamento de fiança.
O Secretário de Obras da Prefeitura de Potengi, Luiz Guedes, foi preso na tarde desta quinta-feira (17) por posse ilegal de armas. O delegado municipal, Cícero Giovani Souza de Aquino, dando cumprimento a um Mandado de Busca e Apreensão deferido pelo juiz Wellington Mesquita, encontrou 4 armas de fogo - entre elas um rifle calibre 22, um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12 - na residência do acusado.

Luiz Guedes, que é sogro do prefeito Samuel Carlos Tenório e esposo da atual presidenta da Câmara Municipal de Potengi, Leoni Guedes, foi levado para a delegacia, onde a polícia instaurou procedimento por posse ilegal de arma de fogo. Ele foi posto em liberdade após o pagamento de fiança.



Postada;Gomes Silveira
Fonte;Ceará Agora

Policia - Homem impede sobrinhos de furtar e morre com 11 facadas no CE, diz PM


Sobrinhos tentaram furtar cavalo do tio, diz polícia.
Caso ocorreu em bairro de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.


Um homem de 44 anos foi morto pelos dois sobrinhos após impedir o furto de um cavalo na tarde desta quinta-feira (17) em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo a Polícia Militar, o caso ocorreu no Bairro Parque Leblon, onde um jovem de 24 e 26 anos tentaram usurpar um cavalo da residência do tio, que ofereceu resistência à ação.

saiba mais
Ainda de acordo com a PM, os sobrinhos que não conseguiram levar o cavalo deram facadas no tio, que teve morte imediata após ser atingido na cabeça, costas, ombro e a região lateral. A polícia informou que a vítima recebeu pelo menos 11 perfurações. Após o crime, os suspeitos fugiram pelo matagal e seguem foragidos.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

Assaré - MP denuncia subtenente por desviar comida de presos



Além de desviar comida destinada aos presos da cadeia pública, policial militar usava viatura para transportar funcionários da sua fábrica de telhas, segundo o Ministério Público. Promotoria denunciou também conivência do policial com jogo do bicho e liberação indevida de motocicletas apreendidas
O Ministério Público Estadual entrou com ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o subtenente Rogério Vidal da Luz, de Assaré, no Cariri, responsável pela unidade policial militar do município. O promotor Edgard Jurema de Medeiros solicitou à Justiça o afastamento e a indisponibilidade dos bens do policial.



De acordo com o promotor, o subtenente Rogério Vidal é acusado de transportar nas viaturas da PM e do programa Pró-Cidadania funcionários da sua fábrica de telhas e tijolos. Além disso, segundo a denúncia, o subtenente dava a seus funcionários a alimentação destinada aos presos da cadeia pública do município. A denúncia chegou ao promotor após queixa dos detentos sobre a diminuição da quantidade de alimentos.

O subtenente também é acusado de descumprir recomendação expedida pelo Ministério Público no ano passado que trata da proibição de jogo do bicho e outros jogos de azar em Assaré, com os quais o policial teria sido conivente. Outra irregularidade é o descumprimento de uma segunda recomendação, sobre apreensão de veículos. Segundo apontam as investigações, o PM liberava motocicletas por conta própria, o que desrespeita as normas previstas no Código de Processo Penal.

Processo na PM
De acordo com o relações-públicas da Polícia Militar, tenente-coronel Fernando Albano, a corporação instaurou procedimento administrativo contra o subtenente de Assaré para apurar os fatos. Conforme o tenente-coronel, a PM tomou conhecimento das denúncias por meio do Ministério Público. Ainda segundo ele, o processo pode culminar com sanção administrativa ou abertura de inquérito militar. Em caso de inquérito, o policial pode ser até expulso da corporação.

Em abril deste ano, O POVO publicou série especial sobre o aumento de 50% de policiais expulsos no Ceará, em comparação com o mesmo período do ano pasado.
 
OPOVO tentou contato com o subtenente Rogério Vidal, mas nenhuma ligação feita na tarde e na noite de ontem foi atendida na unidade policial de Assaré.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material públicos configura crime de improbidade administrativa. Além da denúncia do Ministério Público, foi aberto processo administrativo.

Números

27
Policiais militares foram expulsos da corporação até o dia 3 de abril deste ano. Em 2011, o número de expulsos no mesmo período foi 18.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

PF: Cachoeira pagou prostituta para filho de governador




O contraventor Carlinhos Cachoeira pagou jantar e uma garota de programa para acompanhar Eduardo Siqueira Campos, então secretário de Planejamento do Tocantins e filho do governador Siqueira Campos (PSDB), relata a PF no inquérito da operação Monte Carlo. O encontro foi na noite de 19 de maio de 2011, em Goiânia. No dia seguinte, em interceptação telefônica entre Cachoeira e Cláudio Abreu, eles comemoram o ‘arranjo’ para agradar ao secretário. Cachoeira reclama do valor da conta, R$ 1 mil, e Abreu o ironiza: “Você deu para avisar para vir de Brasília só para tomar vinho, bem feito!”

Seus trens...
E Cachoeira se explica: “Mas precisava disso, né, para você ganhar seus trens, meus trens, é que to F. né”, em referência a possíveis contratos da Delta no Tocantins.
..Meus trens
Foi Cachoeira quem tratou a bela para Eduardo. Dia 19, a PF o flagra conversando com a mulher, para fazer um agrado a “quem realmente governa” no Tocantins.
Programão, oh!
Na conversa gravada dia 20, Cláudio Abreu indaga Cachoeira: “A menina ficou com o Eduardo, ontem?”. E Cachoeira: “Ficou, oh, só na conta lá paguei mil reais, viu Cláudio!? Só para ter uma ideia”. E o diretor da Delta complementa: “Mas é lógico, a sua língua.. que você deu pra avisar pra tomar vinho aí..” Cachoeira explica que precisava.
O citado
Procurado pela coluna, Eduardo Siqueira Campos disse que passou por tragédia familiar no ano passado, quando perdeu um filho, e foi a Goiânia para conhecer um médium. Disse também que está com problemas de saúde na família, mas não negou as informações.
Em defesa
Hoje secretário de Relações Institucionais, Siqueira diz que a Delta não tem qualquer contrato com o governo do estado que passa por sua gestão ou conhecimento. E emendou que a conversa gravada pela PF ‘é uma citação de terceiros’ sobre seu nome.
O vice
José Serra (PSDB) já decidiu. O seu vice na chapa para disputar a prefeitura de São Paulo será o secretário de Educação do prefeito Kassab, Alexandre Schneider (PSD).
Mutirão
Revela o presidente do partido, senador Valdir Raupp: o PMDB Jovem vai lançar 8 mil candidatos a vereador, entre 21 a 25 anos. O PMDB deve registrar 50 mil candidatos a edis.
Arara
O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), está arara, não tucano. Ele foi a Brasília e pediu ao partido a vaga cedida pelos tucanos ao senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) na CPI. É que Randolfe insiste em convocar o Marconi e o PSDB nada faz.
Pegou geral
O recado de Marconi foi claro, que não o abandonassem. E se o quiserem convocar para a CPI, ele vai, mas devem ir também os governadores do DF, Agnelo Queiroz (PT), e do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).
Zico em inglês
O livro ‘Zico, uma lição de vida’, de Marcus Vinicius Bucar Nunes (Ed. Thesaurus) será lançado dia 8 de junho na Feira do Livro de Nova York. A edição em inglês figura na banca virtual da Apple com classificação 5 estrelas.
Olho na briga
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) festeja a briga entre PSDB e PPS no Mato Grosso do Sul. Delcídio é pré-candidato ao governo e de olho no espólio. O ex-governador Zeca do PT ronda a urna, mas o senador tem a vez.
Só 2014
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB) não é candidato à presidência doSenado ano que vem. Já avisou ao partido que quer o governo do Maranhão.
Do papai
Marco Antônio Cabral, o mais político dos filhos, vai representar o governador Sérgio Cabral hoje no II Seminário Nacional do PMDB em Brasília, onde os caciques desfilarão.
Ponto Final
Zico é craque até em inglês.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

Quixadá - Mais de 20 mil pessoas estão recebendo água por meio de carros-pipas em Quixadá


Exército reinicia nova etapa da operação pipa em Quixadá e agricultores ficam contentes. 

A ação teve reinício com 35 caminhões pipas, estes retornaram o abastecimento de água nas comunidades rurais da Terra dos Monólitos. No intervalo que a ação esteve paralisada, desde a primeira semana de abril, a Prefeitura garantiu o abastecimento das comunidades, contratando com recursos próprios carros pipas, investimento na ordem de R$ 82.505,20 (oitenta e dois mil quinhentos e cinco reais e vinte centavos).

A operação realizada pelo Exército Brasileiro atende atualmente 20.201 pessoas na zona rural de Quixadá.
Porém, em entrevista o secretário de Agricultura de Quixadá disse que ainda a necessidade de ampliar a ação, “Nosso corpo técnico da Secretaria está preparado para atender as demandas vindas do homem do campo, que não são poucas. Relacionado ao abastecimento dos caminhões pipas, nossa meta é ampliar ainda mais o número de beneficiados, o que já estamos trabalhando junto à coordenação da operação”, ressaltou.

A água retirada para o abastecimento das comunidades vem de dois grandes reservatórios (açudes) localizados nas comunidades de Marias Pretas (Distrito de Juá) e Assentamento Boa Vista (Distrito de São João dos Queiroz).

Além da operação pipa, outras iniciativas amenizam os efeitos da estiagem em Quixadá. A Prefeitura de Quixadá, por meio do Departamento de Administração de Bens e Serviços Públicos (DEMASP), mantém abastecimento regular de água na sede dos Distritos de Califórnia, Juá I e II, São Bernardo, São João dos Queiroz, Dom Mauricio e Custódio.

 Já a sede do Distrito de Juatama recebe o abastecimento por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE). Mais de mil famílias recebem água por meio do Projeto São José, do Governo do Estado do Ceará.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Politica - Por corrupção, todos os vereadores de cidade de AL são presos


A pedido da 17ª Vara Criminal da Capital, a Força Nacional cercou nesta quinta-feira o prédio da Câmara de Vereadores de Rio Largo, a 25 km de Maceió, e prendeu todos os integrantes do Legislativo Municipal, acusados de corrupção. Segundo as denúncias, eles aprovaram a venda de um terreno, que valia R$ 21,5 milhões, por R$ 700 mil, a uma empresa. 

A área foi vendida pelo prefeito da cidade, Toninho Lins, mas com aval da Câmara. Todos estão sendo encaminhados ao sistema prisional. 


Conforme denúncia do Movimento de Combate à Corrupção, feita às polícias Federal e Civil, o prefeito Toninho Lins pediu, em 2010, a desapropriação de uma área de 252 hectares, pertencente à usina Utinga Leão, para a construção de casas populares. Pagou R$ 700 mil pela operação. A usina, com dívidas nas receitas federal e estadual, está falida. As residências não saíram.

Depois, com o aval da Câmara, o prefeito vendeu o terreno a uma empresa, pelo mesmo valor da desapropriação, sem licitação: R$ 700 mil. Isso significa que o metro quadrado do terreno custou R$ 0,27. 

Na área, está sendo erguido um empreendimento comercial e residencial, com 9 mil lotes, que custam não menos que R$ 20 mil, cada. A suspeita é que a operação envolva uma tentativa de burlar impostos federais e estaduais.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Terra

Policia - Assaltantes explodem duas agências bancárias em Apuiarés nesta sexta



Duas agências bancárias de Apuiarés, no Vale do Curú, foram explodidas na madrugada desta sexta-feira (18). De acordo com informações de populares, os assaltantes chegaram por volta de 00:30h.

O ataque atingiu as agências do Bradesco e Banco do Brasil. Durante a ação criminosa houve troca de tiros entre policia e bandidos.
Ainda não foram divulgadas informações sobre os valores levados e a quantidade de homens envolvidos.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Ceará Agora

Policia - Bandido é preso com 84 pedras de crack enfiadas no traseiro



Não é incomum bandidos aparecerem com coisa enfiadas em lugares indiscretos, como você pode ver aqui.

Entretanto, talvez tenhamos achado um vencedor na categoria "maior número de coisas enfiadas".

O americano Alex Boulet, de 29 anos, foi preso em Rockingham, no Estado da Carolina do Norte.

Um policial havia parado o carro de Alex e notou algo estranho nas calças do cara.


Levaram o rapaz então para tirar um raio X e tomaram o maior susto quando descobriram que ele tinha cerca de 84 pedras de crack embaladas individualmente enfiadas no traseiro.

Depois que ele foi obrigado a "expelir" tudo, tiraram outro raio X e descobriram que ele ainda tinha cerca de 218 capsulas de droga e até um pouco de maconha lá dentro.

Segundo o boletim de ocorrência, o cara foi obrigado a colocar tudo para fora e depois foi parar detido.

Essa habilidade especial vai ser bem útil para ele na cadeia.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Programa do Rochinha

Entrevista - Ratinho fura “Domingo Espetacular” e será o primeiro a entrevistar o ex-presidente Lula




O ex-presidente da República, Luiz Inácio LuLa da Silva, estará no palco do “Programa do Ratinho”, para falar pela primeira vez na TV, após estar curado de um câncer na laringe.
 
 A TV Record também estava tentando uma entrevista com Lula, outro detalhe é o que o presidente Lula sempre disse que iria no CQC da band, mas parece que escolheu mesmo foi o SBT!
 
A entrevista está prevista para ir ao ar na próxima terça-feira, (22), no SBT.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Sobral 24 Horas

Empresária é presa por fazer sexo em táxi após bebedeira de 12 hora




Sexo e álcool no mundo árabe são assuntos bem delicados. E eles são o ponto central da prisão da empresária britânica Rebecca Blake, de 29 anos, em Dubai (Emirados Árabes). 
De acordo com a versão oficial, a mulher fez sexo no banco traseiro de um táxi com o irlandês Conor McRedmond, após uma longa bebedeira de 12 horas. Rebecca foi acusada de fazer sexo fora do casamento e em local público, crimes considerados gravíssimos pelas leis islâmicas. As acusações se estenderam ao parceiro dela. 
O sexo ilegal foi denunciado pelo próprio motorista do táxi. Inconformado com a cena, ele parou o veículo diante de um carro da polícia. 
Os policiais se aproximaram do táxi e flagraram a cena de sexo. 
A britânica diz que a versão foi "inventada" e garantiu que estava sozinha no carro. Para ela, tudo isso aconteceu porque o taxista a viu com uma garrafa de cerveja, noticiou o "Daily Mail". 
A polícia recolheu os passaportes de Rebecca e Conor, que podem ser condenados a até três anos de prisão.
Autoridades dos Emirados Árabes processaram nos últimos anos vários cidadãos britânicos que vivem no país árabe (ao todo são cerca de 100 mil). A maior parte dos casos se relaciona com comportamento indecente.
Um dos casos mais famosos foi o de Vince Acors e Michelle Palmer (fotos acima), flagrados fazendo sexo na praia de Jumeirah, em 2008. Eles foram condenados a três meses de prisão, mas a pena foi suspensa e os dois foram imediatamente deportados. Em 2010, a corretora Charlotte Adams e Ayman Najafi foram ficaram presos por um mês depois de terem sido vistos se beijando e se abraçando em um restaurante de Dubai.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Sobral 24 Horas

Policia - Suspeito de assaltar três policiais em menos de 24h é preso



Policiais do Ronda do Quarteirão prenderam, na tarde desta quinta-feira (17), um suspeito de assaltar três policiais, sendo um soldado, um subtenente e um major da Polícia Militar, além de duas pessoas em menos de 24horas. Os assaltos eram cometidos na avenida Costa Oeste, do Projeto Vila do Mar, na Barra do Ceará, em Fortaleza.

De acordo com os policiais, o suspeito faz parte de um trio que começou a agir na tarde desta quarta-feira (16) no local. A primeira vítima foi o major da PM que parou na avenida para tirar foto e acabou sendo roubado. Já o subtenente e o soldado, além dos pertences pessoais, tiveram as motocicletas roubadas.

Após as denúncias,  Paulo Henrique Muniz, de 20 anos, foi preso na favela Coqueirinha, que fica no mesmo bairro. No momento da prisão ele tentou fugir com a moto roubada do subtenente, mas acabou sendo capturado.

Com ele, a polícia encontrou drogas, uma faca e um revólver calibre 38. Após a prisão, Paulo foi  encaminhado ao 33º Distrito Policial, no bairro Goiabeiras. Os dois outros suspeitos ainda estão foragidos.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Jangadeiro Online

Policia - Homem passa ao menos 6 h com faca encravada na cabeça, no CE



Um agricultor passou pelo menos 6 horas horas com uma faca encravada na cabeça após sofrer uma tentativa de homicídio no interior do Ceará. O homem de 28 anos perdeu parte da visão, mas sobreviveu e não tem sequelas neurológicas, segundo informou nesta terça-feira (15) o médico João Ananias Machado Filho, do hospital Santo Antônio, em Barbalha, no Sul do estado. A faca atingiu o olho direito do rapaz, que teve alta na semana passada.

Na quarta-feira (2), o agricultor deu entrada no hospital Santo Antônio por volta das 11h, foi sedado e entubado, até o momento da cirurgia, por volta das 17h. "Ele estava com muita dor e, até para ficar mais calmo, foi sedado", disse.

Segundo João Ananias, médico que fez a cirurgia, o procedimento durou cerca de três horas e meia. "Ele está se recuperando muito bem", afirmou o neurocirurgião. O homem perdeu a visão do olho direito porque a faca atingiu o nervo óptico. A cirurgia terminou por volta de 20h30 e, desde então, o homem está sob observação. "Ele correu muito risco. O grande receio da cirurgia era pegar algum vaso, como a carótida, que podia ser fatal", disse o médico.

Segundo o administrador do Hospital Santo Antônio, Egberto Santos, ele recebeu relatos de que o homem andou um quilômetro até o hospital em Caririaçu, de onde foi transferido para o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. "Como no hospital regional não tem neurocirurgião, ele foi transferido novamente para o hospital Santo Antônio", explicou.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:G1

CPI do Cachoeira - CPI aprova 77 requerimentos de convocação


 
A CPI do Cachoeira aprovou nesta quinta-feira 77 requerimentos de convocação de personagens envolvidos em denúncias de ligação com a máfia do contraventor Carlinhos Cachoeira, que controlava os caça-níqueis em Goiás. Entre os mais de 40 nomes mencionados (algumas pessoas são citadas em mais de um requerimento), aparecem o ex-chefe de gabinete do governo do Distrito Federal Cláudio Queiroz, a ex-mulher de Cachoeira, Adriana Aprígio, e os delegados da Polícia Federal Deuselino Tavares e Fernando Byron, que foram cooptados pelo grupo.


Antes, a Comissão Parlamentar de Inquérito havia aprovado, em bloco, requerimentos que pedem à Justiça a íntegra de conversas telefôncias interceptadas nas operações Vegas e Monte Carlo, o sequestro dos bens de Cachoeira e a relação das viagens internacionais feitas pelo contraventor e pelo senador Demóstenes Torres. Os parlamentares também pediram informações sobre transações financeiras de integrantes da quadrilha.

Ficaram de fora da pauta, por ora, requerimentos de convocação do ex-presidente da construtora Delta, Fernando Cavendish, e do ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot. Mas os itens ainda podem ser apreciados na reunião, que segue em andamento.

Sigilo - No início da reunião, a CPI do Cachoeira aprovou a proposta de recorrer ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), e à Justiça Federal para que seja suspenso o sigilo das informações recolhidas nas operações Vegas e Monte Carlo. As duas investigações, coordenadas pela Polícia Federal, desbarataram um esquema de contravenção coordenado pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira e levaram a indícios de envolvimento do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e de parlamentares de pelo menos seis siglas (PT, PSDB, PP, PTB, PPS e PCdoB).
Conforme os requerimentos aprovados, a CPI irá encaminhar a Lewandowski um pedido para a revogação do sigilo imposto ao inquérito da Operação Vegas e ao juiz federal da 11ª Vara Federal da Seção Judiciária de Goiânia para a suspensão da confidencialidade da ação penal que envolve a Operação Monte Carlo.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Veja

CPI do Cachoeira - CPI aprova quebra de sigilo de ex-diretor da Delta e de filiais da empreiteira no Centro-Oeste



A CPI do Cachoeira aprovou nesta quinta-feira a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do ex-diretor da empresa Delta no Centro-Oeste, Cláudio Abreu, das filiais da empreiteira em Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal e de empresas apontadas como “laranja” no esquema coordenado pelo contraventor Carlinhos Cachoeira. 

O relator do colegiado, deputado Odair Cunha (PT-MG), defendeu, porém, que até o momento não existem indícios para que os parlamentares aprovem também o acesso aos dados confidenciais da construtora em nível nacional ou de seu ex-presidente, o empresário Fernando Cavendish.


Segundo o parlamentar, a CPI não descarta colocar em votação num outro momento as quebras de sigilo da matriz da empreiteira, do próprio Cavendish e de governadores de estado que aparecem em grampos da Polícia Federal recolhidos nas operações Vegas e Monte Carlo. As duas investigações, coordenadas pela PF, desbarataram um esquema de contravenção coordenado pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira e que levou a indícios de envolvimento do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e de parlamentares de pelo menos seis siglas (PT, PSDB, PP, PTB, PPS e PCdoB).

“Há indícios suficientes de que  todas as filiais comandadas por Cláudio Abreu tiveram o senador Demóstenes Torres e o próprio Carlinhos Cachoeira como sócios ocultos em suas operações”, disse o relator. “Há evidências de que a Delta, que estava sob o comando de Claudio Abreu, serviu à organização criminosa. Mas não há ainda indícios suficientes para a quebra de sigilo além das suas filiais no Centro-Oeste. Não há indícios que me levem a propor a quebra de sigilo ampla, geral e irrestrita de todas as filiais da empresa Delta e do empresário Fernando Cavendish.”

Na mesma sessão da CPI, os parlamentares aprovaram 77 requerimentos com 36 quebras de sigilo e a convocação de 51 personagens envolvidos em denúncias de ligação com a máfia do contraventor Carlinhos Cachoeira, que controlava os caça-níqueis em Goiás. Entre os nomes convocados estão o irmão de Demóstenes, Benedito Torres, ex-procurador-geral de Justiça de Goiás, o sobrinho do bicheiro, Leonardo de Almeida Ramos, o ex-chefe de gabinete do governo do Distrito Federal Cláudio Monteiro, a ex-mulher de Cachoeira, Andréa Aprígio, e os delegados da Polícia Federal Deuselino Tavares e Fernando Byron, que foram cooptados pelo grupo.

Antes, a Comissão Parlamentar de Inquérito havia aprovado, em bloco, requerimentos que, entre outras informações, pedem à Justiça a íntegra de conversas telefônicas interceptadas nas operações. Os parlamentares também requisitaram que a Justiça bloqueie os bens de Cachoeira e que seja disponibilizada a relação das viagens internacionais feitas pelo contraventor e pelo senador Demóstenes Torres. 

Os parlamentares pediram ainda informações sobre transações financeiras de integrantes da quadrilha. Os congressistas querem o compartilhamento de futuros relatórios da PF, a relação de diligências feitas pelos policiais e a proposta para que o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica, vinculado ao Ministério da Justiça, negocie acordos de cooperação para identificar as contas e bens de Cachoeira e do senador Demóstenes Torres no exterior.

Sigilo - No início do encontro desta quinta-feira, a CPI do Cachoeira aprovou a proposta de recorrer ao ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), e à Justiça Federal para que seja suspenso o sigilo das informações recolhidas nas operações Vegas e Monte Carlo. Conforme os requerimentos aprovados, a CPI irá encaminhar a Lewandowski um pedido para a revogação do sigilo imposto ao inquérito da Operação Vegas e, ao juiz federal da 11ª Vara Federal da Seção Judiciária de Goiânia, a suspensão da confidencialidade da ação penal que envolve a Operação Monte Carlo.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Veja

CPI - CPI rechaça ofensiva de Collor e PT contra imprensa



A CPI do Cachoeira rechaçou nesta quinta-feira uma tentativa de agressão à imprensa livre. O senador Fernando Collor (PTB-AL), o único presidente da história a ser cassado por corrupção, havia apresentado um requerimento pedindo à Polícia Federal (PF) todos os diálogos entre Carlinhos Cachoeira e Policarpo Júnior, chefe da sucursal de VEJA em Brasília.  O pedido, regimentalmente injustificável, tinha um objetivo claro: intimidar o trabalho da imprensa investigativa. A tentativa de intimidação teve o efeito inverso.

A reação à tentativa de Collor e seus mais novos amigos, os petistas, gerou discursos notáveis em defesa da liberdade de imprensa. O debate teve início porque o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG), havia incluído o requerimento em uma extensa lista que seria votada - e aprovada - em bloco.
O anúncio provocou uma mobilização imediata de parlamentares da base governista e da oposição. Eles lembraram o óbvio: a Polícia Federal isentou o jornalista de VEJA e definiu os contatos como mera relação de uma fonte com um repórter investigativo.

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) - aliado do PT e do governo Dilma - pôs-se de pé e proferiu um discurso memorável em defesa da imprensa livre: "Ninguém sabe do mundo da corrupção, quer seja do mensalão, quer seja de outros casos, ninguém pode saber desses casos conversando com perfis apenas como o da madre Teresa de Calcutá”, afirmou. "Ouvimos dois delegados de polícia. A sessão foi secreta, mas seu conteúdo não o pode ser nesse momento. Perguntei se houve crime e peremptoriamente a resposta foi não", afirmou, em referência aos investigadores Raul Alexandre Marques e Matheus Mella Rodrigues, ouvidos pela CPI do Cachoeira nas últimas semanas.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) também condenou a iniciativa: "Não há como aceitar qualquer tipo de ameaça, por velada que seja, à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa", disse ele, lembrando que não houve qualquer ilegalidade por parte de Policarpo. "Estou estarrecido. É uma afronta à liberdade de expressão consagrada na Constituição. É uma revanche ou busca de submeter essa CPI a um prazer pessoal", disse o deputado Rubens Bueno (PPS-PR)
O senador Pedro Taques (PDT-MT), que fez carreira como procurador de Justiça, foi enfático: “Esse requerimento é absolutamente inconstitucional, é de uma inconstitucionalidade chapada. O requerimento é absolutamente ridículo. Pinçar dados apenas do senhor Policarpo se revela como vingança, autoritarismo. A CPI não é um instrumento de vingança de parlamentares contra órgãos de imprensa”, afirmou.

Vergonha - Collor também teve de passar pelo constrangimento de ouvir um colega de partido, o deputado Sílvio Costa (PTB-PE), fazer um apelo direto pela retirada do requerimento. Costa também se dirigiu aos petistas, que haviam apoiado a tentativa de intimidação: "O PT precisa de autocrítica e está colocando o coração antes da razão. Não se pode convocar um jornalista que prestou serviço à democracia do Brasil, que mostrou à opinião pública que a corrupção está muito forte".

A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) reforçou o discurso do colega: “O jornalista vai aonde está a informação e às vezes a informação está no inferno, não está no céu”. Foi ela, aliás, quem destacou uma questão técnica que só reforçava o absurdo do requerimento de Collor: além de persecutório, o pedido não fazia sentido porque a CPI votaria, em seguida, um requerimento pedindo a íntegra de todos os áudios obtidos até agora pela Polícia Federal.

Foi a intervenção da senadora que permitiu ao relator Odair Cunha desistir da empreitada sem admitir a derrota: "Diante da fala da senadora Kátia Abreu sobre o problema da prejudicialidade e para que não venham com nenhum tipo de generalização, vou encaminhar pela prejudicialidade desse requerimento", afirmou o petista.

O senador Humberto Costa (PT-PE) e o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que haviam apoiado o senador alagoano, se calaram. Collor foi deixado só. Como única saída, aceitou a decisão do relator. As tentativas de intimidação não devem cessar com a primeira derrota de Collor e do PT na CPI. Mas o Parlamento demonstrou estar atento às ameaças à liberdade de imprensa.
Veja o que disseram os parlamentares contrários à tentativa de intimidação:
Deputado Miro Teixeira (PDT-RJ): "Vou citar de cor, mas lhes garanto que, em poucos minutos, posso acessar aqui o computador e lhes trazer decisão do Supremo Tribunal Federal, com voto condutor do Ministro Celso de Melo, afirmando que a função do jornalista é investigar. Ele tem o dever de investigar, e ninguém sabe do mundo da corrupção, quer seja do mensalão, quer seja de outros casos de corrupção como já examinamos aqui nesta CPI, ninguém pode saber desses casos conversando exclusivamente com perfis como o da Madre Teresa de Calcutá. O jornalista de investigação, a exemplo do policial, conversa, sim, com pessoas próximas ao crime. Senão, não obtém as informações".

Senador Alvaro Dias (PSDB-PR): "Um estadista norte-americano afirmou: 'Entre um governo sem imprensa e uma imprensa sem governo, prefiro a última alternativa'. E não há como não verificar, em determinadas incursões nesta Comissão Parlamentar de Inquérito, uma velada ameaça à liberdade de imprensa, que temos de repudiar com a veemência e a contundência possíveis. A tentativa que se faz hoje, por exemplo, afronta a legislação vigente no País, desde a Constituição – e não tenho tempo para citar os artigos –, o Código de Ética dos jornalistas brasileiros,o  Código de Conduta dos Jornais, o Código Civil, o Código de Processo Civil, o Código de Processo Penal, a Convenção Americana de Direitos Humanos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

Esse requerimento é uma afronta a todos esses documentos legais do país e internacionais (...) Seria um precedente pernicioso e inominável, senhor Presidente! É uma indignidade tentar trazer aqui, como réu, um jornalista que apenas cumpriu o seu dever, que exercitou a sua profissão com dignidade, e essa atividade com dignidade foi aqui sustentada por dois delegados, em sessão secreta, que não admitiram ter havido qualquer ilícito praticado por esse jornalista ou por qualquer outro jornalista".
Senador Pedro Taques (PDT-MT): "Esse requerimento, com respeito ao seu autor, é ridículo, porque – e vou falar com referência às próprias palavras do seu autor – ele diz 'pincemos'. Pinça é um instrumento que se utiliza para separar do todo; pinça é algo que se revela como vingança; pinça é algo que se revela como autoritarismo. Voto contra. O PDT não aceita perseguição. Por isso, senhor presidente, este requerimento é inconstitucional, ofende tratados internacionais, como o Pacto de São José da Costa Rica, a Declaração Universal de 1948. Ele é absolutamente inconstitucional".

Senadora Kátia Abreu (PSD-TO): "O jornalista vai aonde está a informação. E, às vezes, essa informação está no inferno; não está no céu, não. Jamais esse jornalista poderia encontrar informações sobre o crime organizado do senhor Carlinhos Cachoeira com os senadores do bem, com pessoas do bem. Infeliz ou felizmente, os jornalistas têm o direito, garantido pela Constituição, de ir até às profundezas do inferno para procurar as informações para trazer à luz da sociedade (...) O Brasil não é a Venezuela, não é a Argentina e não vai caminhar por essa direção".


Deputado Rubens Bueno (PPS-PR): "Isso é uma afronta à liberdade de expressão, consagrada na Constituição Cidadã do Brasil. Isso não é absolutamente nada a não ser uma revanche ou busca de submeter esta CPI a um prazer pessoal de responder a alguém por este ou aquele momento da vida pública do País. E nós não podemos concordar com isso (...). Isso é um sentimento totalitário. E não podemos, de forma alguma, avalizar esse sentimento presente neste requerimento".

Deputado Sílvio Costa (PTB-PE): "Eu quero saber se, realmente, o mensalão era uma mentira. Não era, porque tem 40 aí complicados. Quero saber se aquela matéria do Ministério dos Transportes era mentira. Ela também não era, e tem muita gente complicada. VEJA não compactuou com a corrupção nem prejudicou a democracia. Nós não podemos transformar esta CPI numa espécie de paraíso do revanchismo (...).  

Nós passamos 20 anos neste país com a imprensa calada. Nós passamos 20 anos neste País com os censores dizendo: 'Isso pode sair; isso não pode sair'. O PT lutou pela democracia neste País. O PT é sócio da democracia neste País. O PT não pode negar a sua história. O PT precisa fazer uma autocrítica. O PT está botando o coração antes da razão. O PT está errado! Não se pode convocar um jornalista que prestou um serviço à democracia do Brasil. 

Não se pode convocar um jornalista que mostrou para a opinião pública do Brasil que a corrupção está muito forte. Isso é um erro do PT(...). Senador Collor, o senhor tem uma oportunidade histórica, porque com Alagoas o senhor já se reencontrou, o senhor tem oportunidade de se reencontrar com o Brasil.

 Eu lhe faço um apelo: o senhor poderia retirar esse requerimento. Esse requerimento não ajuda o país, não ajuda a democracia. Senador Collor, reencontre-se com o país".




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Veja

Quixeramobim - Polícia encontra mais drogas e celulares dentro da Cadeia Pública de Quixeramobim


Os policiais também efetuaram uma busca nos arredores da cadeia.
A quarta vistoria somente este mês já retirou mais de 20 celulares mais da cadeia pública de Quixeramobim, Sertão Central cearense. A última mais uma vez a polícia conseguiu apreender vários objetos de uso proibido dentro da unidade.

Segundo as informações, a vistoria aconteceu após a guarnição de serviço ouvir uma pancada no teto da cadeia pública e ao subir até a guarita no alto da muralha avistar uma sacola. Dentro da mesma foi encontrado uma faca e um litro de bebida alcoólica em uma embalagem pet.


 Em virtude desta descoberta por parte dos policiais, foi efetuada uma vistoria nas dependências da cadeia e no pátio interno onde foram encontrados enterrados, dois celulares, dois carregadores de celular, quatro baterias para celular e uma arma de fabricação caseira. Os policiais também conseguiram localizar 75 gramas de maconha prensada.  Toda a vistoria foi comandada pelo Tenente Coronel Calixto, comandante da CIA Provisória.

Os policiais também efetuaram uma busca nos arredores da cadeia, para tentar localizar a pessoa que tinha jogado os primeiros objetos, mas não localizaram o mesmo. Todo material encontrado foi entregue ao agente penitenciário responsável pela cadeia para ser encaminhado à Secretaria de Justiça do Estado.

Durante a tarde a polícia realizou a apreensão de paredão de som na localidade de Cupim, aproximadamente 5 km da sede do município. Segundo a polícia o mesmo estava ligado em alto volume perturbando o sossego dos moradores daquela localidade. O paredão de som montado no reboque de placa OCL 8106, era puxado pelo veículo Ford KA de placas NVD 5245, foram apreendidos e entregues na Delegacia Municipal de Polícia Civil de Quixeramobim para adoção das medidas cabíveis.

Mais Informações:
Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim
Rua Dr. Miguel Pinto, 100
(88) 3441-0302

Fernando Ivo
Correspondente em Quixeramobim


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Madalena - Secretaria da Justiça realiza conferência sobre defesa do consumidor em Madalena


O território é formado pelos municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramotí. 

A secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, em parceria com a prefeitura de Madalena, e a participação dos municípios integrantes do território da cidadania dos Sertões de Canindé, realizou a Conferência Territorial de Defesa do Consumidor, tendo como tema central, "Avanços, Desafios e Pespectivas da Municipalização da Defesa do Consumidor".

Após palestra proferida pela professora da Universidade Federal do Ceará Shandra Aguiar, foram formados dois grupos de trabalho e elaboradas as propostas
que serão apresentadas na conferência estadual, também foram  eleitos e homologados os delegados que representarão o território na I conferência estadual de proteção e defesa do consumidor que ocorrerá de 04 a 06 de julho de 2012 em Fortaleza.
 
O prefeito Wilson de Pinho que se encontrava em Brasília, foi representado pela secretária Maria Stela Pinho, já a secretária da Justiça e Cidadania Dra. Mariana Lobo foi representada pela Dra. Lissa Aguiar, e o ministério público pelo promotor de justiça da comarca de Madalena, Dr, Gustavo Jansem.
 

Participaram da conferência, entidades governamentais e da sociedade civíl dos municípios integrantes do território dos Sertões de Canindé.


O território da cidadania dos Sertões de Canindé, é formado pelos municípios de Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramotí.
Chico Almir
Correspondente em Madalena




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

Lula no Face - Ex-presidente Lula lança página oficial no Facebook



Lula diz que essa nova iniciativa é mais uma forma de contato com as pessoas e uma maneira de reunir todos aqueles interessados em compartilhar esperança e solidariedade na luta por um mundo mais justo
A foto de capa da página exibe o ex-presidente colocando a faixa presidencial na sucessora, Dilma Rousseff
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quinta-feira sua página oficial na rede social Facebook, no endereço facebook.com/ lula. No vídeo de apresentação de cerca de um minuto, com um mapa-múndi ao fundo e com destaque para o Brasil, Lula diz que essa nova iniciativa é mais uma forma de contato com as pessoas e uma maneira de reunir todos aqueles interessados em compartilhar esperança e solidariedade na luta por um mundo mais justo. A página de Lula é administrada pelo Instituto Lula.


"A internet permite que todos possam ter uma voz, espero que vocês acompanhem por aqui os projetos que estou construindo no Instituto Lula, para ampliarmos a cooperação do Brasil com a África e com a América Latina. E também que opinem, participem, divulguem informações para continuarmos juntos, com a presidenta Dilma, a melhorar a vida de milhões de pessoas no Brasil", diz o ex-presidente no vídeo, pedindo aos internautas: "Curta a nossa página porque queremos reunir aqui todos os interessados em continuar compartilhando esperança e solidariedade na luta por um mundo mais justo."
A foto principal da página exibe o ex-presidente colocando a faixa presidencial na sua sucessora e afilhada política, Dilma Rousseff.

 Lula começou oficialmente no Facebook com cerca de 60 mil pessoas curtindo a sua página, em razão da migração do perfil não oficial criado anteriormente por iniciativa de fãs do ex-presidente. O vídeo de apresentação, em menos de uma hora, já tinha mais de 600 pessoas curtindo e mais de 100 comentários, a maioria parabenizando o ex-presidente por essa iniciativa e desejando plena recuperação de sua saúde.
Título
Na próxima segunda-feira, Lula receberá o Título de Cidadão Paulistano no plenário 1º de Maio da Câmara Municipal de São Paulo, a partir das 19 horas, em um evento que deverá reunir o pré-candidato do PT à Prefeitura nessas eleições, Fernando Haddad, e a senadora petista Marta Suplicy. O título é concedido aos que, mesmo não sendo naturais do município, tenham desenvolvido sua trajetória na cidade que o homenageia. "É um reconhecimento da comunidade pelo trabalho e vida de cidadãos que tenham, de alguma forma, contribuído para seu desenvolvimento", diz o vereador Alfredinho (PT), autor da iniciativa.

Segundo o vereador, a história de Lula é um exemplo para toda uma geração. Justifica a homenagem destacando que a agenda presidencial de Lula nos dois mandatos trouxe muitos benefícios a São Paulo. E destaca programas de Infraestrutura como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), ações na área da educação, como o novo Enem, a expansão das universidades públicas e as mais de 232 mil bolsas do Prouni só na cidade de São Paulo.
"Sem dúvida alguma estamos diante de uma grande referência para aqueles que, como eu e a grande parte dos cidadãos deste País, sonham em construir uma sociedade em que não haja miséria, exploração ou desrespeito aos direitos fundamentais das pessoas", complementou Alfredinho.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

CPI do Cachoeira - Vaccarezza é flagrado tentando blindar Sérgio Cabral em CPI


O deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) foi flagrado durante sessão da CPI do Cachoeira, garantindo blindagem do PT ao governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), que corria risco de ser convocado a depor na comissão.
As imagens da troca de mensagens de celular entre Vaccarezza, um dos principais articuladores da base governista na CPI, e Cabral foram registradas por um cinegrafista e exibidas na edição desta quinta-feira do "Jornal do SBT".
"A relação com o PMDB vai azedar na CPI. Mas não se preocupe, você é nosso e nós somos teu [sic]", escreveu Vaccarezza a Cabral.


A convocação do governador fluminense era defendida por parte dos parlamentares integrantes da CPI. O governador é amigo de Fernando Cavendish, presidente licenciado do Conselho de Administração da Delta Construções, empreiteira pivô do caso Carlinhos Cachoeira.

Fotos e vídeos divulgados nas últimas semanas pelo deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) em seu blog mostram Cabral e Cavendish juntos em Paris, em momentos de descontração em um restaurante de luxo.

Desde o início da gestão de Sérgio Cabral, em 2007, a Delta firmou contratos de mais de R$ 1,4 bilhão com o governo fluminense, a maior parte sem licitação.
Em pronunciamento durante a sessão da CPI, na manhã desta quinta-feira, Vaccarezza chegou a dizer que eventuais superfaturamentos não são exclusividade da Delta e defendeu a restrição do alcance das investigações.

"Se tiver superfaturamento em uma obra ou outra, não é competência dessa CPI investigar. É de outra. Como tem [superfaturamento] de outras empreiteiras", disse.

Um requerimento pedindo a convocação de Cabral foi redigido, mas, depois de acordo entre a base governista e a oposição, não chegou a ser votado.

O acordo resultou, também, na desistência de convocação dos governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT).
Também ficou de fora da CPI, ao menos por ora, a atuação nacional da Delta, que poderia atingir Cavendish. A investigação sobre a empreiteira ficará restrita ao Centro-Oeste.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Estado