v

terça-feira, 22 de maio de 2012

Quixadá - Falta de segurança nos distritos de Quixadá


Será que os políticos dormem bem enquanto as casas dos seus eleitores dos distritos estão sendo assaltadas?
Querendo conhecer a realidade do meu município, e sendo fã de São Tomé, resolvi fazer um “tour” pelos distritos para ver de perto se os reclames dos meus ouvintes se eram verdadeiros ou não. Confesso que por vezes cheguei a não acreditar nas informações que a mim chegavam a todo instante, através de telefonemas, cartas ou até mesmo pessoalmente. Para passar a limpo tantos apelos resolvi ver de perto, pois, sinceramente, não acreditava nos descasos nos distritos a mim relatados.


Confesso que tomei um grande susto ao ver “ao vivo e a cores” a realidade dessas comunidades que vivem completamente a “Deus dará” pela completa falta de segurança. Todas as denúncias que chegaram eram o espelho da verdade “nua e crua”. Era o eco dos nossos conterrâneos, moradores dos distritos que, não agüentando mais o esquecimento das autoridades municipais e estaduais, resolveram depositar sua última esperança a um simples radialista.

Para o amigo leitor ter uma idéia, a sede de Quixadá tem um batalhão da briosa Polícia Militar com várias viaturas, um grupo de policiais da cavalaria, o Ronda e mais uma delegacia de policia civil. Agora gostaria de fazer uma pergunta: Você se acha seguro com todo esse aparato policial em Quixadá? Imagine então os nossos irmãos dos distritos, onde algumas poucas localidades são consideradas sortudas ou “preteridas” por terem dois abnegados policiais, diga-se de passagem, somente aos finais de semana, sem nenhuma estrutura (viatura). Some-se a isto o fato de que até a alimentação destes bravos soldados, quem fornece é a população, e o que é pior meu amigo, têm distritos que não tem policiamento em dia nenhum para garantir a integridade física daquelas esquecidas comunidades.

O tratamento que é dispensado pelos nossos políticos aos irmãos dos distritos é digno de registro. É triste observar o total abandono do poder público nas coisas mais básicas dos distritos que é a segurança, saúde e educação, e ver que a cada época de eleição a palavra de ordem é repetir as mesmas promessas das campanhas anteriores.


Em 2012, teremos mais um pleito eleitoral, e mesmo faltando ainda mais de cinco meses para as eleições, as visitas dos tradicionais “políticos avoantes”, que só aparecem em um determinado período do ano, já começaram aparece. Tudo passa a ser motivo de festa, forrós, jogos e até churrascos promovidos por esses aproveitadores de almas inocentes, que nas suas santas simplicidades renascem na esperança de dias melhores, alimentada pelas enganosas promessas de campanha veiculadas nos possantes carros de som e através também das emissoras de rádios, instrumentos mais escutados pelos nossos irmãos do sertão.

Às vezes me pergunto: será que os políticos dormem bem enquanto as casas dos seus eleitores dos distritos estão sendo assaltadas? Ou enquanto as filhas dessas pessoas simples sendo estupradas? Ou ainda quando jovens são assassinados por coisas banais, ou estão se drogando? O que me revolta é o simples fato de tudo isso estar acontecendo por causa do não cumprimento das promessas de campanha. Como fica a consciência desses representantes do povo ao ouvir pelos noticiários que, por falta de segurança, um dos itens da pauta de seus discursos, poderiam ter sido evitados vários homicídios com aquela verba destinada a segurança, mas, que foi desviada para compra de carros novos e artigos de luxo exibidos pelas ruas e avenidas.
Quixadá precisa de um projeto de segurança para o município como um todo (sede e distritos).

 Não só a sede deve ter uma delegacia de arquitetura bonita, mas, precisamos também que seja repensada a segurança em todos os distritos, criando um posto policial com uma viatura, dando também aos policiais condições dignas, onde sejam fornecidas, no mínimo, água e alimentação para que eles possam desempenhar bem a suas funções. O que vemos hoje são políticos fingindo que os distritos estão bem, pois nunca andam lá e na época das eleições sobem nos palanques e repetem os velhos discursos de sempre, entre eles que irão trabalhar pela segurança dos distritos. 
 
Todos nós sabemos que a grande maioria dos atuais políticos quixadaenses, não tem nenhum compromisso para representar nossa cidade, tampouco vontade e consciência para lutar pelas coisas mais básicas que uma cidade necessita. Para isso basta dizer não para aqueles que repetidamente se candidatam e quando eleitos desapareceram como num passo de mágica (políticos avoantes), e só reaparecem alguns meses próximos das eleições. Este filme todos nós já assistimos muitas vezes em Quixadá. Em breve teremos mais uma vez esses “artistas” de volta ao belo cenário da terra dos monólitos com a cara e olhar penoso de santo.

Wanderley Barbosa
Jornalista e Radialista profissional
Coluna Opinião do Leitor
As opiniões aqui expressas não necessariamente coincidem com a do portal Revista Central.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Central

PEC do Trabalho Escravo pode ser votada nesta 3ª feira


“Após ser adiada por duas vezes, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Trabalho Escravo pode ser votada hoje (22). A matéria está pronta para votação na Câmara dos Deputados, mas foi retirada de pauta nas últimas semanas a pedido da bancada ruralista. Até a semana passada, as divergências eram sobre o conceito de trabalho escravo. Agora, os deputados que defendem a proposta não querem alterações no Código Penal quanto à definição de trabalho análogo à escravidão, como foi sugerido pela bancada ruralista.

Os parlamentares que são contra a PEC querem uma definição mais precisa sobre a perda da propriedade, se comprovada responsabilidade sobre a manutenção de trabalhadores em situação análoga à escravidão. Os deputados da bancada ruralista consideraram o texto da PEC genérico, pois não detalha com exatidão os conceitos de trabalho escravo e trabalho degradante. 
Na semana passada, após diversos debates sobre o texto, deputados e senadores fecharam um acordo. Quando a Câmara aprovar o projeto, o Senado deve incluir no texto a regulamentação por meio de projeto de lei complementar (PLC). Esse PLC deverá detalhar o que caracteriza trabalho escravo, o que é trabalho degradante e como será feita a punição de quem promove a atividade – que pode chegar à expropriação dos imóveis urbanos e rurais daqueles que forem flagrados utilizando esse tipo de mão de obra.”


Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Escândalo dos Banheiros – Processo chega ao STJ


“Um novo passo foi dado no longo caminho burocrático que emperra o envio do processo sobre o “escândalo dos banheiros” aos órgãos que darão continuidade à investigação. O documento, concluído pelo Ministério Público Estadual (MPE) há mais de 20 dias, foi protocolado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que decidirá se compartilha, ou não, todas as provas com a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ambos os órgãos querem apurar o escândalo. A expectativa é que a decisão do STJ saia ainda nesta semana.

Na última quinta-feira – três dias após a data inicialmente prevista –, uma equipe do Ministério Público teve encontro, em Brasília, com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, único responsável por enviar o processo ao STJ.
Ninguém no MPE quis dar detalhes sobre a conversa, argumentando que o processo tramita em segredo de Justiça. Entretanto, O POVOapurou que o documento reúne dados bancários sigilosos, que mostrariam “fortes indícios” da participação do ex-presidente do TCE, Teodorico Menezes, nas irregularidades.
O escândalo dos banheiros foi denunciado em julho do ano passado, quando O POVO constatou que associações comunitárias do Interior, algumas presididas por parentes e funcionários de Teodorico, receberam dinheiro da Secretaria Estadual das Cidades para construir kits sanitários para famílias de baixa renda – sem, no entanto, terem cumprido o prometido.
Uma fonte que teve acesso à investigação disse que o processo do MPE, encaminhado ao STJ, também faz menção a secretários de Estado, ex-funcionários da Secretaria das Cidades e do TCE. Os nomes citados deverão ser investigados por diferentes órgãos, já que alguns – caso de Teodorico – possuem foro privilegiado.”



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Charge do Clayton





Postada:Gomes Silveirak
Fonte:Eliomar de Lima

Senador convida Xuxa para ato de assinatura de lei contra pedófilos


A apresentadora declarou que foi vítima de pedófilos durante a adolescência. Foto: TV Globo/DivulgaçãoA apresentadora declarou que foi vítima de pedófilos durante a adolescência
As declarações de Xuxa no programa Fantástico, da TV Globo, no domingo (21), já está causando repercussão. A apresentadora, que admitiu ter sido vítima de pedófilos na adolescência, foi convidada pelo senador Magno Malta para falar na instalação da subcomissão de abusos contra crianças, da Comissão de Direitos Humanos. 

De acordo com o site oficial de Malta, o político ainda pretende solicitar à presidente Dilma Rousseff que Xuxa - junto à nadadora Joanna Maranhão - esteja presente no ato de assinatura da sanção da Lei Joanna Maranhão, que permitirá que adultos denunciem abusos sofridos durante a infância. 


"Quero aproveitar esta oportunidade para divulgar a nova lei e despertar o interesse de muitas vitimas que tiveram a alma sufocada na infância e agora podem soltar o grito de esperança no combate aos abusadores de crianças", disse o senador e presidente da CPI da Pedofilia. 

De acordo com Malta, as declarações de Xuxa e Joanna irão estimular outras vítimas a denunciarem seus agressores. "Sei de outros artistas de TV que vão aproveitar a coragem de Xuxa e farão o mesmo, denunciado algozes que mutilaram a infância, deixando sequelas emocionais", acentuou ele. 

Segundo Xuxa, a sua dificuldade em se relacionar com um homem pode estar ligada ao trauma do assédio. A apresentadora contou ter sido vítima do melhor amigo de seu pai, do noivo de sua avó e de um professor, em um período que se estendeu até os 13 anos. A nadadora, por sua vez, denunciou o técnico, Eugênio Miranda, mas foi impedida pelo Ministério Público de continuar a ação e sofreu processos por difamação, movidos pelos advogados do técnico. 

"Os algozes da Joana, da Xuxa e de muitas meninas e meninos vão pagar pelo que fizeram. A Lei Joana Maranhã, junto com a Lei Maria da Penha, fecha um ciclo de impunidade da violência praticada contra as mulheres. Parabéns a Xuxa pela coragem de detalhar sua intimidade em favor das crianças humilhadas, abusadas, estupradas e que tiveram sua infância assassinada por criminosos", enfatizou o político.





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Terra

"Xuxa não contou a versão original da história com Pelé", diz cantora

Brita Brazil (à direita) postou em seu Facebook a sua versão da história sobre como Xuxa conheceu Pelé. Foto: Facebook/ReproduçãoBrita Brazil (à direita) postou em seu Facebook a sua versão da história sobre como Xuxa conheceu Pelé

A atriz e cantora Brita Brazil, que já foi amiga de Xuxa Meneghel, postou nesta segunda-feira (21) em seu perfil no Facebook uma foto com a apresentadora na capa da revista Manchete da década de 80.
Depois de assistir ao depoimento emocionado de Xuxa no Fantástico do último domingo (20), Brita quis contar a sua versão da história sobre como ela havia apresentado a rainha dos baixinhos a Pelé.
Contrariando a história contada por Xuxa, Brita diz que o ex-jogador a convidou "para ver o show da Simone". Como ela se mostrou entediada, ele disse a ela que convidasse
uma amiga para se juntar ao casal, e inclusive aceitou pagar o táxi quando soube que a amiga - Xuxa - não tinha dinheiro para chegar ao espetáculo.

Como Brita não mostrou interesse nele, Pelé teria voltado sua atenção a Xuxa, perguntando a Brita se ela "se importaria em dar a ele o telefone da amiga loirinha que tinha saido com eles" na ocasião.
Brita, que anteriormente usava seu nome real, Márcia Brito, ainda postou uma outra foto dela com Xuxa, de 1996, no aniversário de seu primeiro neto, em Los Angeles.

Depois de uma grande quantidade de comentários recebidos, a cantora disse que a apresentadora - que fez uma série de revelações no domingo envolvendo os abusos sexuais que sofreu, sua relação com Ayrton Senna e Pelé, e até uma proposta indiscreta do rei do pop, Michael Jackson - é "uma ótima pessoa, porém não se dedicou a se conhecer em trabalhos disponíveis e talvez não quisesse sofrer as consequencias do ativismo".

Veja a íntegra do texto de Brita:
"Versão original da história de como Xuxa conheceu o Pelé (pode ser que ela tenha se esquecido). Como ela disse hoje na entrevista ao Fantástico, que a capa da Manchete era uma loira (ela) uma morena (Luisa Brunet) uma negra e uma ruiva? Como? Eu era a ruiva ou a negra? No final das fotos, ele me chamou pra ver o show da Simone... Ainda antes de começar o show fiquei visilvemente entediada, pois ele estava cheio de seguranças e pessoas ricas da alta sociedade, o papo era fútil, eu estava quase dormindo na mesa... Então ele disse: quer chamar uma amiga tua, pra te fazer companhia? Eu disse que sim, e na época Xuxa e eu éramos amigas. Fui à portaria do Canecão, pois não existia celular, e liguei pra ela. (...) Depois deste dia o Pelé me convidou para jantar, e fomos algumas vezes. Só que o que me interessava nele era que ele tomasse uma posição contra o racismo, isso em 1980. Como ele viu q não ia rolar nada mais divertido do que ativismo, perguntou se eu me importaria de dar a ele o telefone da minha amiga loirinha que tinha saido conosco naquele dia. Eu dei imediatamente".





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Terra

Pesquisa - Homens “afeminados” têm menos problemas de coração

"Meniiiiina..."Pesquisadores do Reino Unido acharam um bom motivo para os machões pensarem em desenvolver um pouquinho mais a sensibilidade. No estudo, Kate Hunt, Heather Lewars, Carol Emslie e David Batty cruzaram dados sobre a saúde cardíaca com os níveis de “masculinidade” e “feminilidade” de 1.551 voluntários. Esses índices foram previamente “calculados” em 1988, segundo um critério que considerou predominantemente masculinos traços de personalidade como agressividade, liderança e disposição em correr riscos; e femininos aspectos como delicadeza, sensibilidade às necessidades alheias e gostar de crianças. Até 2005, 13% dos participantes homens tinha morrido em decorrência de problemas cardíacos – condição à qual aqueles com maior nível de “feminilidade” se mostraram menos vulneráveis. “Os resultados sugerem que as construções sociais de gênero têm influência sobre o risco de problemas de saúde. No caso, de coração”, diz o estudo.






Postada:Gomes Silveira
Fonte:Sobral 24 Horas

Pesquisa - Comer carne faz homens se sentirem mais “machos”


Responda à pergunta: comer um bife sangrando parece mais coisa de homem ou mulher? E devorar uma barra de chocolate? Pois é. Foi com perguntas como essas que alguns pesquisadores americanos perceberam a relação entre a carne e o mundo masculino.
 
Eles queriam entender por que homens, geralmente, comem menos vegetais do que as mulheres (não, não tem nada a ver com dieta). E a pesquisa concluiu que, para eles, comer carne parece mais coisa de homem do que pedir uma saladinha.
 
Para comprovar, mais de 300 alunos classificaram 23 comidas, numa escala de 0 a 10, como femininas e masculinas (0 era “nem um pouco [feminino ou masculino]” e 10 “extremamente”). E adivinhe? O bife mal passado foi eleito o rei das comidas masculinas, seguido porhambúrguer, bife bem passado, carne moída com chili e frango. No mundo feminino, o primeiro lugar ficou com o chocolate, óbvio. 
 
Depois apareceram pêra, salada de frango, sushi e frango.
Em outro teste, os alunos leram descrições sobre meninos e meninas, incluindo os hábitos alimentares de cada um deles. E, para eles, quem comia carne bovina parecia muito mais macho do que quem comia peixe ou só vegetais.
 
Mas isso é herança dos nossos antepassados. Quando precisávamos da caça para sobreviver eram eles, os homens, que cuidavam da tarefa. Logo, a carne era associada aos machos fortes e guerreiros da tribo.
 
A publicidade também dá uma mãozinha para manter essa relação. Já viu algum comercial de carne, tipo aqueles sanduíches com três hambúrgueres e bacon, ser estrelado por umamulher? Mas se a ideia é vender a nova salada, aí tudo bem convidar uma atriz.
 
Mas a gente nem precisa mais caçar um bicho para poder comer carne. É 2012 e não há mal nenhum em um bife dividir espaço no prato com uma salada. Seja você um homem ou uma mulher.

(Essa foto acima é com o Gary Mason, um ex-boxeador que morreu no ano passado)
Crédito da foto: gettyimages





Postada:Gomes Silveira
Fonte:Sobral 24 Horas

Politica - Deputada Rachel Marques pede mais segurança no campo

O assassinato de Zé Maria Tomé foi um caso emblemático e reafirma a luta pela reforma agrária, pelo direito a terra e pela defesa do meio ambiente, afirmou a deputada Rachel Marques (PT) durante audiência pública na Comissão de Defesa Social que debateu, na tarde desta segunda-feira (21/05), “A Violência no Campo”. Ela cobrou mais agilidade na investigação da morte do ambientalista José Maria Filho (Zé Maria Tomé), assassinado em Limoeiro do Norte, em abril de 2010.

Rachel lembrou a luta do ambientalista contra o uso indiscriminado de agrotóxicos no Vale do Jaguaribe e alertou que os conflitos por terra e a violência no campo têm aumentado.
O professor da Uece, João Rameres, fez um histórico da violência rural no Brasil e lembrou que, na Chapada do Apodi, a pulverização de agrotóxicos era feita por aviões, até sobre as casas dos agricultores. “A morte de Zé Maria Tomé não foi só um crime contra a vida, mas contra uma comunidade inteira. Essas empresas usam uma estrutura feita pelo Estado, que não protege a população”.

O delegado do Departamento de Policiamento do Interior, Jocel Dantas, disse que os assassinos de Zé Maria Tomé já foram presos e a investigação sobre os mandantes prossegue em sigilo. Dantas ressaltou ainda que “apesar das várias lutas envolvendo questões de terra no Ceará, nenhum outro crime ligado a esta questão foi registrado do Estado após a morte do ambientalista”.

O promotor Edílson Batista também disse que há poucos casos de violência ligados a disputas de terra no Estado. Ele destacou, porém “que este é um assunto polêmico, pois a questão agrária vem se perpetuando no Brasil e isso vem gerando muitos conflitos”.
A ouvidora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fabíola Gomes ressaltou que a concentração da posse de terras no Brasil é histórica e a violência gerada por esses conflitos tem aumentado bastante. “A concretização da reforma agrária é fundamental para acabar com essa violência e para o desenvolvimento do País”, pontuou Fabíola.

Também participaram do debate o vereador João Alfredo; a procuradora da República, Nilce Cunha Rodrigues; o coordenador estadual do Movimento dos Sem Terra (MST), Luis Eduardo Sousa; liderança de entidades rurais e representantes do Ibama, da Defensoria Pública do Estado e da Comissão de Justiça e Paz da CNBB









Postada:Gomes Silveira
Fonte:Rachel Marques

Politica - Sucessão em Fortaleza – Nelson Martins diz que não foi procurado


“O secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins (PT), afirmou que não foi procurado pelo PT nem pelo PSB para tratar da possível inclusão de seu nome como pré-candidato à prefeitura de Fortaleza. “Tenho ouvido muitos comentários sobre isso, mas ninguém do PT nem do PSB me procurou oficialmente”, garantiu Martins.

Indagado se gostaria de ser candidato, o secretário respondeu que “claro que gostaria”,
mas ponderou que os nomes que já estão colocados como pré-candidatos são “muito bons”. Por isso, segundo ele, “não seria ético” ficar comentando possível candidatura, já que, por enquanto, seu nome não está cogitado de forma oficial.Ontem, na coluna Política, do O POVO, o jornalista Erivaldo Carvalho mencionou que informações de bastidores dão conta de que o governador Cid Gomes (PSB) estaria disposto a manter-se aliado ao projeto petista caso o nome de Nelson Martins fosse considerado como possível candidato. Martins é considerado militante histórico do PT. Em 2012, segundo ele, completaram-se 30 anos de sua filiação ao partido.

Para o secretário, o objetivo principal para o PT nesse momento deve ser a manutenção da aliança com o PSB. Ele disse que, para isso se concretizar, está faltando apenas “o governador e a prefeita poderem sentar logo pra conversar”. O presidente municipal do PT, Raimundo Ângelo, disse não acreditar que Nelson Martins se colocará na disputa entre os pré-candidatos. “Se o Nelson tivesse essa intenção, conhecendo como eu conheço, já teria procurado o partido”, avaliou. Porém, Ângelo disse que, se isso ocorrer, Martins será ouvido porque tem “direito legítimo” e é um“militante histórico do partido”.




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Eliomar de Lima

Politica - Senador Demóstenes Torres diz a colegas que tem medo ser preso


Demóstenes Torres teria envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) revelou a colegas que o procuram que seu temor maior, caso perca o mandato e o foro privilegiado
no STF, é o de ser preso.
Há precedente: Jader Barbalho (PMDB-PA) renunciou
ao mandato de senador em 2001 e foi preso em 2002. 

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Meio Norte

Entrevista - Lula muda de ideia e diz que vai ao "Programa do Ratinho" só no final do mês

Ratinho recebe o ex-presidente Lula na terça, no SBT
O ex-presidente Lula adiou a ida dele ao "Programa do Ratinho" (SBT).
Antes programada para esta terça-feira (22) a entrevista ficou para a quinta-feira da próxima semana, 31.
De acordo com a assessoria de imprensa do SBT, a mudança ocorreu "devido a um imprevisto".
A entrevista seria a primeira entrada ao vivo de Lula para uma entrevista na TV aberta desde que ele se recuperou de um câncer na região da garganta.



 


DISPUTA
A presença de Lula era disputada por vários programas, e por várias emissoras, especialmente a Record, que tem dado forte apoio ao governo Dilma.
Lula teria optado por Ratinho pelo caráter popular de seu programa e, claro, por estar em horário nobre.
O programa está em ascensão no ibope e tem ficado frequentemente com a vice-liderança de ibope.
A entrevista de Lula a Carlos Massa, o Ratinho, é parte da estratégia do PT para dar visibilidade a Fernando Haddad, pré-candidato do PT a prefeito de São Paulo.

Postada:Gomes Silveira
Fonte:Antonio Viana

"MEUS ENCANTOS" - Paula Fernandes mostra lado mais mulherão em novas fotos de divulgação


Paula Fernandes provou que está com tudo em cima. Em fotos divulgadas para promover o álbum "Meus Encantos", a cantora posou de barriguinha de fora, calça justa, e um farto decote, deixando sua imagem de garota romântica de lado, e assumindo uma versão mais "mulherão".


O Quinto álbum da carreira de Paula,chega às lojas na semana que vem, no dia 29 de maio. As informações são do UOL.



































Postada:Gomes Silveira
Fonte:O Povo

ZOOFILIA: Homem de 50 anos é preso fazendo sexo com uma jumenta na praia


 
Um homem foi preso em flagrante na madrugada desta segunda-feira (21) acusado de fazer sexo com uma jumenta. O fato aconteceu por volta das 2 horas na Praia Formosa, em Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa.
Policiais militares faziam rondas pelo local quando perceberam um homem em atitude suspeita dentro da praia com o animal. Os PMs se aproximaram e perceberam que Josivando Sousa Silva, 50 anos, estava fazendo sexo com a jumenta.
Ele recebeu voz de prisão e foi levado para a Delegacia de Cabedelo, onde alegou que estava apenas dando banho na jumenta.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Força Tática 

CPI do Cachoeira - STF nega pedido de Cachoeira para adiar depoimento à CPI



Carlinhos Cachoeira, durante depoimento na CPI dos Bingos no Senado Federal em BrasÌlia, DF em 2005 Carlinhos Cachoeira, durante depoimento na CPI dos Bingos no Senado Federal em BrasÌlia, DF em 2005 
 
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou na noite desta segunda-feira o pedido da defesa do contraventor Carlinhos Cachoeira para que ele não comparecesse ao depoimento à CPI agendado para esta terça no Congresso Nacional. Em decisão monocrática, o magistrado também rejeitou a possibilidade de prorrogação do prazo para que a defesa tivesse acesso aos autos e concluiu, por fim, que não existem obstáculos que impeçam a presença do bicheiro à comissão de inquérito.


Esta foi a segunda vez que a defesa de Cachoeira recorreu à Suprema Corte para, sob o argumento de violação do direito à ampla defesa, tentar adiar o depoimento do bicheiro à CPI. Após ter conseguido aval do próprio Celso de Mello para não comparecer à comissão de inquérito na semana passada, a defesa argumentou à Corte que o prazo de oito dias concedido pela CPI para a consulta de documentos na “sala cofre” do colegiado não seria suficiente para analisar, antes do depoimento marcado para esta terça-feira, os mais de 90 mil áudios e 15 mil páginas das investigações da Polícia Federal.

Sem o prazo considerado suficiente pela defesa, os advogados do contraventor, Márcio Thomaz Bastos e Dora Cavalcanti, argumentavam que a CPI estaria violando o direito à ampla defesa, princípio garantido pela Constituição Federal. Na avaliação de Bastos, além de cópias dos documentos das investigações, a defesa precisaria de três semanas, contadas a partir da retirada dos documentos, para que a oitiva do bicheiro pudesse ser agendada.
Na última semana, também sob a alegação de "cerceamento de defesa", os advogados de Cachoeira conseguiram adiar o depoimento que ele daria à CPI. Diante da decisão judicial na época, os próprios parlamentares da comissão aprovaram a reconvocação do bicheiro.
 
 
 
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Revista Veja