v

terça-feira, 15 de maio de 2012

Ceará - Base campeã



Como há muito tempo não se via, o Ceará tem destaques do título em jogadores vindos das categorias de base

A torcida alvinegra que comemorou no último domingo o título cearense viu com desconfiança, no início do ano, a política do club e em aproveitar jovens jogadores das categorias de base, capitaneada pelo então técnico Dimas Filgueiras. Certamente com a ideia que tratava-se de um paliativo para um time que precisava reduzir despesas pelo rebaixamento à Série B do Brasileiro.

Mas, quatro meses depois, o Vovô campeão com o técnico PC Gusmão - Dimas foi remanejado no decorrer da campanha para coordenador das categorias de base - tem jogadores importantes na campanha vitoriosa que foram lançados graças à nova política da diretoria.

Atletas como o atacante Romário, o zagueiro Potiguar, o volante Everton e o meia Paulinho, tiveram participação mais efetiva na campanha, principalmente os dois primeiros, que jogaram a decisão de domingo contra o Leão. Além deles, o lateral-direito Reginaldo e o zagueiro Dener completam o elenco de profissionais. Foi o primeiro título profissional do sexteto.

Como principais destaques, o zagueiro Potiguar, titular na partida, e Romário, que incendiou o jogo no segundo tempo, sofrendo o pênalti, cobrado e convertido por Felipe Azevedo, que deu o titulo ao clube.

"Desde o começo acreditaram em mim. Agradeço ao Dimas por tudo, por ter me lançado, e pelo PC por ter me dado mais oportunidades. Como torcedor do Ceará, não tenho palavras para descrever esse título, estar em campo num momento como esse. Se você tem um sonho, lute até o fim, a estrada é árdua, mas muito gostosa", ensina o atacante alvinegro Romário.

O zagueiro Potiguar também afirmou que a "ficha" ainda não caiu. "O Dimas me lançou, o PC me deu a oportunidade como titular e deu resultado. Ser campeão logo em meu primeiro ano como profissional é gratificante demais. Não imaginava ser titular logo, e ainda mais sendo campeão. Agora quero ser campeão da Série B do Brasileiro", declarou o jovem zagueiro.

Agradecimento

Durante a comemoração do título no domingo, uma cena chamou a atenção. Os jovens campeões agradecendo a Dimas Filgueiras, técnico que os lançou. "Esse reconhecimento deles, desse jovens, e da torcida, é que me emociona mais. Eles têm um grande futuro no Ceará e na carreira", diz.

Para o "Soldado", trata-se de um reconhecimento de seu trabalho. Ele diz que pretende revelar ainda mais jogadores, já que agora é coordenador técnico das categorias de base do clube. "Neste ano, subi muitos, pelo trabalho que a diretoria quis desenvolver. Romário, Potiguar e Everton. O Ceará provou que pode preparar jogadores para o time de cima e esse é o meu trabalho agora", declarou Dimas.

Com mais de 40 anos de Ceará, Dimas diz acreditar que o clube não revelava jogadores por desorganização administrativa, perdendo muitos deles. "O Ceará sempre trabalhou na base para os outros, perdendo jogadores que revelávamos para eles. Agora, trabalhamos para a gente. Mostramos que o jogador da casa não deve nada a ninguém", comentou.

Ele acrescenta que muitos desses jogadores estouravam em outros clubes e o Ceará não ganhava nada com isso. Agora isso acabou. "Hoje, podem até levar um jogador, mas terão que pagar um percentual para o clube formador. O Ceará hoje é organizado e sabe se proteger".

Assim como no ano passado, quando Vágner Mancini foi o técnico após sua saída, Dimas também contribuiu para o título de 2012. "Iniciei o trabalho como técnico montando o elenco. O PC fez esse time jogar seu melhor, como ele sempre faz".

SAIBA MAIS

Presente

No dia de seu aniversário, 13 de maio, Dimas Filgueiras viu o Ceará sagrar-se bicampeão cearense. Ao fim da partida, Dimas deu uma volta olímpica com o presidente Evandro Leitão e viu a torcida cantar "parabéns pra você". Emocionado, Dimas comemorou. "No dia 13, meu aniversário, sempre que decidimos um campeonato nós vencemos. E aconteceu de novo. Essa torcida merecia esta festa"

Começo

Quando Dimas começou o trabalho visando o Estadual desse ano, em 26 de dezembro de 2011, ele promoveu a subida de 11 jogadores das categorias de base. O lateral-direito Reginaldo, os zagueiros Anderson Lima e Potiguar, os volantes Rômulo e Everton, os meias Paulinho, Luiz Henrique e Mathaus, além dos atacantes Maxuel, Romário e Epitácio. A maioria deles estão emprestados a outros clubes para ganhar experiência e devem ganhar uma nova chance em breve




Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário