
Depois de estabelecer o recorde de vitórias por pilotos diferentes em um início de temporada, a Fórmula 1 desembarca no Canadá com chances reais de aumentar a série. O equilíbrio entre as equipes e a imprevisibilidade resultante dos pneus Pirelli deixa pelo menos oito pilotos na briga por uma vitória inédita.
Pastor Maldonado, vencedor do Grande Prêmio da Espanha, foi um dos cinco pilotos que já garantiram o topo do pódio da Fórmula 1 em 2012
Jenson Button, Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Nico Rosberg, Pastor Maldonado e Mark Webber, nesta ordem, já subiram ao lugar mais alto do pódio neste Mundial. E tirando os pilotos das equipes Toro Rosso, Caterham, Marussia e Hispania, que não chegaram perto do pódio nas seis primeiras etapas, na fila por uma vitória aparecem Lewis Hamilton, Michael Schumacher, Felipe Massa, Kimi Raikkonen, Romain Grosjean, Bruno Senna, Kamui Kobayashi e Sérgio Perez.
Qualquer um desses sete tem condições de cruzar a linha de chegada em primeiro. Hamilton é apontado como o favorito entre eles. O britânico, campeão em 2008, tem o melhor retrospecto do ano em classificatórios, sendo o mais rápido em três ocasiões: na Austrália, na Malásia e em Barcelona, onde só não largou na pole por ter sido punido por não retornar aos pits. Na China e no Bahrein, Hamilton largou na primeira fila, e em Mônaco foi quarto no grid.
Exigências
O circuito Gilles Villeneuve exige muito dos motores, com 67% da volta em aceleração máxima, e dos freios, com reduções drásticas de velocidade em pelo menos quatro pontos. Com supostamente o melhor conjunto aerodinâmico e impulsionada pelos motores Mercedes, vencedores de três das últimas cinco corridas em Montreal, a McLaren deve ser muito competitiva neste domingo.
"No papel, eu acho que nosso carro se mostrará bem adaptado às condições do circuito: nós mostramos na Espanha sermos muito bons em curvas de alta, mas nós também fomos rápidos no setor final, mais lento e técnico -, afirmou Hamilton, vencedor do GP do Canadá de 2007, seu ano de estreia na Fórmula 1, mas que este ano ainda persegue a primeira vitória.
"Eu sei que os resultados que todos queremos chegarão em breve, e eu estou ansioso para levar esta luta para Montreal, que é uma das minhas corridas favoritas da temporada", afirma o campeão mundial de 2008.
Outro piloto que pode desafiar por vitória neste domingo é Michael Schumacher. Também com motor Mercedes, o alemão é o maior vencedor na história do circuito, com sete vitórias, além de seis poles. "Nós vimos em Mônaco que podemos ser fortes e aqui temos mais ou menos uma situação semelhante e que pode ser favorável a nós", disse.
Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário