v

sábado, 16 de junho de 2012

Definição de alianças - Dificuldades para fechar acordos


Os partidos poderão fechar suas alianças e definir candidatos até o próximo dia 30, como determina o calendário

Está cada vez mais difícil para o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) firmar uma aliança forte que garanta mais espaços na propaganda eleitoral gratuita ao senador Inácio Arruda, candidato à Prefeitura de Fortaleza na disputa eleitoral de outubro próximo. Com a desistência do PSB em apoiar o candidato do PT na Capital, algumas legendas que estavam acordando com PCdoB, agora estão em dúvida em dar apoio ao nome de Inácio, e poderão seguir junto com o partido do governador Cid Gomes.

O Partido Progressista (PP) que em reunião de seu diretório municipal, decidiu apoiar Inácio Arruda, agora, depois de decisão do PSB, volta atrás e deve iniciar conversas com os partidos da base de apoio do Governo.

O presidente da municipal do PP em Fortaleza, Jaime Cavalcante, disse que o partido está reavaliando o apoio dado, mas garantiu que a tendência da legenda é mesmo ir junto com o PCdoB de Inácio. No entanto, existe uma possibilidade grande de isso não ser concretizado, uma vez que o presidente estadual da sigla, deputado federal, José Linhares, acredita que o apoio deva ser dado ao PSB.

"Lógico que depois do fim dessa briga entre PT e PSB nós teremos que ter outra conversação com os partidos aliados, mas o desejo da Municipal é ir com o PCdoB, por conta do espaço que teremos e devido as disputas proporcionais", ressaltou Jaime Cavalcante.

Já o presidente municipal do Partido Comunista do Brasil, Luis Carlos Paes, disse que está em conversação firme com PP e também com o PRB, que segundo ele, teria mostrado interesse grande em ir coligado com sua legenda. No entanto, o presidente do PRB em Fortaleza, Gelson Ferraz, afirmou que não existe nada fechado em sua legenda, ainda que a tendência do partido seja fazer parte do arco de aliança da chapa encabeçada pelo partido do governador Cid Gomes, o PSB.

Simpáticos

"Tivemos conversa com o Gelson Ferraz e com o deputado Ronaldo Martins nesta semana, e eles disseram que estavam juntos conosco. O PP também tem reafirmado que iria com a gente, por conta de nossos compromissos políticos, eles estariam simpáticos com nossas propostas", afirmou Luís Carlos, que tenta encontrar uma solução para seu partido não ir sozinho nas eleições, o que enfraqueceria a candidatura de Inácio.

O apoio de demais legendas à candidatura de um partido se dá, principalmente, pelo tempo de propaganda política em rádio e televisão, o que fica prejudicado sem o apoio de agremiações a um candidato. O dirigente afirmou ainda que, independente das alianças formadas, o PCdoB irá, sim, lançar a candidatura do senador em outubro. De acordo com ele, o partido tem interesse especial em Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis, e nesses lugares a intenção de vitória é maior.

O PCdoB só vai fazer sua convenção no fim do prazo definido pela legislação eleitoral para a homologação dos candidatos. Até o dia 30 de junho o partido insistirá nas negociações para compor o quadro de alianças.



Postada:Gomes Silveira
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário